Beatriz Araújo Isidoro

Beatriz Isidoro. Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Artista visual, arte-educadora e pesquisadora. Tem experiência com oficinas de cerâmica no ensino formal e não-formal e assistência técnica em ateliês de cerâmica. Como artista transita entre diversas linguagens como a pintura, aquarela e gravura. Atualmente a produção artística volta-se mais consistentemente para a cerâmica. Quanto à pesquisa, foi bolsista com bolsa PIBIC (2023).

Informações coletadas do Lattes em 27/01/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Licenciatura em Artes Visuais

2020 - Atual

universidade estadual paulista
Título: Construção de casas de passarinho: vivência de cerâmica na EMEF Espaço de Bitita
Orientador: Rejane Galvão Coutinho

Formação complementar

2023 - 2023

Construção de forno tradicional. (Carga horária: 4h). , Amanda Magrini, MAGRINI, Brasil.

2023 - 2023

Visita técnica: Formação e características das argilas. (Carga horária: 3h). , Amanda Magrini, MAGRINI, Brasil.

2023 - 2023

Racismo e Educação Antirracista. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.

2023 - 2023

Queima a lenha em forno tradicional. (Carga horária: 4h). , Amanda Magrini, MAGRINI, Brasil.

2023 - 2023

Pintura em cerâmica na técnica de underglaze. (Carga horária: 20h). , Consentino Cerâmica, CONSENTINO, Brasil.

2023 - 2023

Aluna especial na disciplina: Contar histórias e caminhar com ancestrais. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.

2022 - 2022

Panela de Barro. (Carga horária: 4h). , Amanda Magrini, MAGRINI, Brasil.

2021 - 2021

Introdução aos esmaltes. (Carga horária: 4h). , Amanda Magrini, MAGRINI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ARTE-EDUCAÇÃO.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cerâmica.

Organização de eventos

ISIDORO, B. A. ; BOMBARDI, A. ; CASTELLI, H. S. . Ciclo de atividades práticas de conhecimentos ancestrais sobre cerâmica que ultrapassam as barreiras da universidade. 2023. (Outro).

Participação em eventos

Além dos Corpos: Entre Rastros e Existências. Brasil para quem?. 2023. (Exposição).

Seminário Temático dos Cursos de Graduação da Unesp - Experiências e desafios em decorrência da Pandemia da Covid-19. 2023. (Seminário).

Mistura confusa de seres que o acaso parece ter aproximado II. Pedro: que saudades da Serra. 2022. (Exposição).

Mistura confusa de seres que o acaso parece ter aproximado. Pedro: que saudades da Serra. 2021. (Exposição).

Produções bibliográficas

  • ISIDORO, B. A. ; BOMBARDI, A. ; CASTELLI, H. S. . CONSTRUÇÃO E QUEIMA DE FORNO TRADICIONAL A LENHA NO IA - UNESP: UMA VIVÊNCIA COM O BARRO DOS PÉS ÀS MÃOS. In: Simpósio Amò, 2023, Bauru. Anais do Simpósio Amò, 2023.

  • ISIDORO, B. A. . PRODUÇÃO CIENTÍFICA HIBRIDIZADA: UMA EXPERIÊNCIA NO GRUPO DE PESQUISA DE ARTEMÍDIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. In: XXXV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2023, São Paulo. Anais do XXXV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2023.

  • ISIDORO, B. A. ; BOMBARDI, A. ; CASTELLI, H. S. . Construção e queima de forno tradicional a lenha do IA-Unesp: uma vivência com o barro dos pés às mãos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

ISIDORO, B. A. . Oficina de Engobe. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ISIDORO, B. A. . Oficina de casas de passarinho. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ISIDORO, B. A. . Brasil para quem?. 2022. Fotografia.

ISIDORO, B. A. . Pedro: que saudades da serra. 2021. Pintura.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2023

    PRODUÇÃO CIENTÍFICA HIBRIDIZADA: UMA EXPERIÊNCIA NO GRUPO DE PESQUISA DE ARTEMÍDIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a importância e impacto da vivência da Iniciação Científica hibridizada dentro do grupo de pesquisa de Artemídia no contexto do período pandêmico,levando em consideração os obstáculos para produção de conhecimento acarretadas pela suspensão das aulas presenciais no ano de 2020 em decorrência das medidas de segurança sanitárias governamentais. Portanto, com base nesse panorama surge o objeto de investigação desta pesquisa: de que maneira é possível que a Iniciação Científica hibridizada realizada durante o período da graduação e, com suas dificuldades devido ao período pandêmico, auxiliou na minha formação para a universidade e me preparou para o mercado de trabalho? A metodologia empregada é a pesquisa-ação netnográfica exploratória. O objetivo geral desta investigação é compreender o papel da IC em minha formação como estudante e profissional que ingressará no mercado de trabalho e, o objetivo específico é refletir acerca do tema proposto para esse edital de bolsa PIBIC. A pesquisa aplica conhecimentos empíricos e práticos vivenciados nos ateliês em consonância com o referencial teórico-bibliográfico existente e apresenta resultados parciais de coleta de dados por registros netnográfico e fotográficos obtidos durante a vivência do ensino remoto hibridizado e dos ateliês-laboratórios. (Orientador: Pelópidas Cypriano de Oliveira). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Beatriz Araújo Isidoro - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitoria no conjunto de disciplinas Mídia I(Computação 2D); Mídia II (Computação 3D); Mídia V(Vídeo); no Artemídia Residente: Ateliê-Laboratório; Artemídia Residente: Estratégias e Técnicas de Estudo; Artemídia Residente: Empreendedorismo e Inovação em Artes, nos Ateliê-Laboratório: [ALICE] Ateliê-Laboratório de Imagem Cinética Eletrônica, [ALFA] Ateliê-Laboratório de Fotografia em Artes e [ALEIA] Ateliê-Laboratório de Empreendedorismo e Inovação em Artes, sob orientação do Prof. Dr. Pelópidas Cypriano de Oliveira, no período de junho a dezembro de 2022, cumprindo uma carga horária total de 224 horas.

2023 - 2023

EMEF Espaço de Bitita

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 12

Outras informações:
Estágio obrigatório de Licenciatura em Artes Visuais. Acompanhar os estudantes e professoras da escola em turmas do Ensino Fundamental I e II. (205h)

2022 - 2022

Ser Âmica

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 60

Outras informações:
Modelagem e acabamento de peças, organização do espaço, aula para alunos do projeto, reciclagem de argila, montagem e desmontagem de forno, tornear peças em torno educativo, peneirar esmaltes para uso.