Renan Siqueira da Silva
Doutor (2023) e Mestre (2018) em Ensino e História das Ciências pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e Licenciado em Física (2014) pela Universidade de São Paulo (USP). Estuda a utilização de filmes como fontes históricas com ênfase em obras nacionais de ficção científica. Também atua como professor de física e de eletivas (cinema e automação), tendo experiência em instituições dos setores públicos e privados. Atualmente é pesquisador colaborador da Universidade Federal do ABC e estuda as imagens científica repercutidas em produções fílmicas brasileiras lançadas durante a Ditadura Militar (1964-1985), além da interface entre a história das ciências e ensino de ciências no contexto de formação de professores. É membro do Grupo de Pesquisa em Interfaces entre História das Ciências e Educação Científica (GIHCEC) e do Grupo de pesquisa de História, Teoria e Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (GHTC).
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática
2019 - 2023
Universidade Federal do ABC
Título: O cinema como fonte para a história da ciência: uma análise da ficção científica brasileira produzida durante a Ditadura Militar (1964-1985)
Breno Arsioli Moura.
Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática
2016 - 2018
Universidade Federal do ABC
Título: A ciência e o cientista em Guerra dos Mundos (1953)
, Ano de Obtenção: 2018.Breno Arsioli Moura.
Graduação em Licenciatura em Física
2009 - 2014
Universidade de São Paulo
Título: Ciência no cinema: uma abordagem cultural para o ensino de física.
Orientador: Maria Regina Dubeux Kawamura
Pós-doutorado
2024
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências. , Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
Formação complementar
2023 - 2023
Licenciatura em Matemática. (Carga horária: 760h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em A mecânica, o eletromagnetismo e a relatividade: continuidades e descontinu. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2021 - 2021
Aulas de ciências bem-sucedidas para o aluno do século XXI. (Carga horária: 25h). , Instituto Educacional Futuro da Ciência, IEFC, Brasil.
2021 - 2021
Curso de Pedagogia Histórico Crítica: Ciência, Currículo e Didática. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2021 - 2021
O cinema brasileiro moderno (1955-1965): novos olhares e abordagens. (Carga horária: 8h). , MUSEU DA IMAGEM E DO SOM, MIS, Brasil.
2021 - 2021
Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em O Princípio de Arquimedes nos livros didáticos do PNLD 2018: apreciação mul. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2020 - 2020
MC02 - História da ciência no Brasil (1945-2002). (Carga horária: 6h). , 17º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 17º SNHCT, Brasil.
2020 - 2020
Ciência no Brasil ? A metáfora do mito de Sísifo. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2020 - 2020
Por Que Confiar nas Ciências? Epistemologias Para o Nosso Tempo. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Teoria da relatividade de Einstein. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Maria Antonia, CUMA, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Pré-cálculo. (Carga horária: 60h). , Claretiano - Faculdade, Claretianorc, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E ENSINO: FOMENTO À REFLEXÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO CIEN. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Educação Midiática e Práticas Educomunicativas. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em História e filosofia da astronomia: conceitos e estratégias para seu ensino. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Curso de óptica: teoria e experimentos.. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Curso de teatro. (Carga horária: 90h). , Teatro dos Arcos, TEATRO DOS ARCOS, Brasil.
2006 - 2006
Curso de teatro. (Carga horária: 70h). , Teatro do Ator, TEATRO DO ATOR, Brasil.
2006 - 2006
Curso de cinema. (Carga horária: 160h). , Produções Cinematográficas José Mojica Martins, PRODUÇÕES CINEMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema e ensino de ciências.
Organização de eventos
SILVA, R. S. . XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2021. (Outro).
SILVA, R. S. . UFABC para todos - 2019. 2019. (Outro).
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . 4ª Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST-LA). 2018. (Congresso).
Participação em eventos
17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). .. 2023. (Olimpíada).
26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. .. 2023. (Olimpíada).
Simpósio Nacional - Ciência, Desenvolvimento, Democracia e Liberdade: História das Ciências e da Tecnologia no Brasil, 1945-2000..Imagens da ciência e dos cientistas em filmes brasileiros de ficção científica censurados pela Ditadura Militar (1964-1985).. 2023. (Simpósio).
XXVI Simpósio de Educação da Rede Azul.Práticas educativas e de resolução de conflitos pós-período de isolamento social. 2023. (Simpósio).
18o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Filmes como fontes históricas: obras distópicas e futuristas lançadas durante o regime militar (1964-1985). 2022. (Congresso).
Círculos de Construção de Paz nas Escolas - Noções Básicas - T2,. 2022. (Outra).
II Colóquio Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Ensino Médio: práticas docentes em tempos de pandemia. 2022. (Outra).
II Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP. 2022. (Congresso).
I Semana de Educação e Sustentabilidade. 2022. (Outra).
IV Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. Resistência e acomodação no filme Abrigo Nuclear (PIRES, 1982): história das ciências no cinema.. 2022. (Congresso).
XXV Simpósio de Educação da Rede Azul. 2022. (Simpósio).
3 Seminário de Educação Inclusiva no Ensino Médio e Técnico do IFSul (SEDINETEC). 2021. (Seminário).
Diálogos possíveis entre a história, a filosofia e a sociologia das ciências e o ensino de ciências. Ciclo de seminários - módulo I. 2021. (Seminário).
I Encontro sobre História e Filosofia no Ensino de Física do Sul do Brasil. 2021. (Encontro).
II Encontro de Ensino e História - Educação e História em Rede - Centro Acadêmico de História - Àgora (CAHISA/UVA). 2021. (Encontro).
I Simpósio Nacional do Projeto Memória - Histórias das Ciências e Tecnologias: onde estão as mulheres?. 2021. (Simpósio).
IV Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: Profissão docente em questão. 2021. (Outra).
Pesquisa de Egressos.A ciência e o cientista em Guerra dos Mundos (1953). 2021. (Seminário).
ScIC5 ?Science Is Cool? Virtual Unconference. 2021. (Outra).
Trabalho docente e a pesquisa em educação: as contribuições da teoria de Maurice Tardif e colaboradores.. 2021. (Seminário).
Um referencial de competências para a formação docente. 2021. (Outra).
XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - Enpec em Redes,. 2021. (Encontro).
XX Encontro USP - Escola. 2021. (Encontro).
XXIV Simpósio de Educação da Rede Azul - CONSTRUIR SÓ SE CONJUGA NO PLURAL: O DINAMISMO DA (RE)INVENÇÃO DOCENTE. 2021. (Simpósio).
XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física.O CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA COMO FONTE HISTÓRICA DA CIÊNCIA - UMA ANÁLISE DO FILME O QUINTO PODER (1962). 2021. (Simpósio).
17 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2020. (Seminário).
III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. O cinema como fonte histórica da ciência uma análise da ficção científica brasileira. 2020. (Congresso).
VIII Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências.VIII Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências. 2020. (Outra).
XXIII Simpósio de Educação da Rede Azul - Do alfabeto ao algoritmo: o professor em missão contínua de encantamento. 2020. (Simpósio).
Jornada de Formação em Comunicação, Educação e Consumo (PPGCOM ESPM). 2019. (Outra).
4ª CONFERÊNCIA LATINO AMERICANA DO IHPST.A imagem científica presente no filme Guerra dos Mundos (1953).. 2018. (Outra).
Debate CEDEM Marx 200 anos: Por onde começar a ciência?. 2018. (Outra).
I Encontro do Programa de Pós-graduação da FE-USP.A ciência e o cientista em Guerra dos Mundos (1953). 2018. (Encontro).
I Encontro sobre Educação Especial e Inclusiva. 2018. (Simpósio).
II Seminário de Professores da Escola Pública - Integrando Saberes.Aquecimento Global e a Pluralidade de ideias no Ensino de Ciências.. 2018. (Seminário).
II Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática.Guerra dos Mundos (1953): um estudo da imagem da ciência no cinema.. 2018. (Simpósio).
IV Congresso Acadêmico da UNIFESP. Guerra dos Mundos (1953): um estudo da imagem da ciência no cinema.. 2018. (Congresso).
Workshop Teaching Nature of Science Trought History: A Classroom Demonstration (Charles Keeling & Measuring Atmospheric CO2).. 2018. (Outra).
10 Congresso Anglo. 2017. (Congresso).
I Simpósio da Pós-Graduação em Ensino, História das Ciências e Matemática da UFABC. 2016. (Simpósio).
XI Encontro USP Escola. 2016. (Encontro).
X Encontro USP - Escola. 2015. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA, R. S.. 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2022.
SILVA, R. S.. 19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2021. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
SILVA, R. S.. X Encontro de Iniciação Científica. 2020. Universidade Federal do ABC.
Produções bibliográficas
-
SIQUEIRA DA SILVA, RENAN ; ARSIOLI MOURA, BRENO . Resistência e acomodação científica no cinema brasileiro durante a ditadura militar (1964-1985). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA , v. 16, p. 493-520, 2023.
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . O filme Guerra dos Mundos (1953) e as percepções sobre a ciência e o trabalho científico na Guerra Fria. ALEXANDRIA (UFSC) , v. v.14, p. 43-62, 2021.
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. ; DIETRICH, A. M. . Guerra dos Mundos (1953) e a visão de ciência no pós-guerra.. CONTEMPORARTES: REVISTA SEMANAL DE DIFUSÃO CULTURAL , v. 7, p. 1, 2017.
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . O cinema como fonte histórica da ciência: uma análise da ficção científica nacional a partir do acervo da cinemateca brasileira.. In: Rochele de Quadros Loguercio, Alcina Maria Testa Braz da Silva,. (Org.). Narrativas de uma escola de formação: VIII escola de formação de pesquisadores em educação ciências (VIII EFPEC). 1ed.Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2022, v. 1, p. 244-250.
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . A ciência e o cientista em Guerra dos Mundos (1953). In: Elio Carlos Ricardo, Ermelinda Moutinho Pataca Pataca, Flávia Ginzel, Hadassa Harumi Castelo Onisaki, Kimi Tomizaki, Larissa Jordão Pino, Livia Viana Ribeiro da Silva, Maria da Graça Jacintho Setton, Maurilane de Souza Biccas, Nuria Hanglei Cacete, Tatian. (Org.). Pesquisa em educação: diversidade e desafios. 1ed.São Paulo: Portal de Livros Abertos da USP, 2019, v. 1, p. 340-350.
-
SILVA, R. S. . Práticas educativas e de resolução de conflitos pós-período de isolamento social. In: XXVI Simpósio de Educação da Rede Azul, 2023, São Paulo. Tornando visível práticas educativas potentes,, 2023.
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . Resistência e acomodação no filme abrigo nuclear (pires, 1982): história das ciências no cinema. In: IV Simposio PEHCM UFABC, 2022, Santo André. Anais do Evento: VI Simposio PEHCM UFABC, 2022.
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . O cinema como fonte histórica da ciência: uma análise da ficção científica nacional a partir do acervo da Cinemateca Brasileira.. In: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2020, Santo André. UFABC e Sociedade: Estreitando as relações. Santo André, 2020. v. 3. p. 332-338.
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . Guerra dos Mundos (1953): um estudo da imagem da ciência no cinema.. In: II Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2018, Santo André. Docência e Currículo na atualidade: desafios e perspectivas, 2018. v. 02. p. 309-316.
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . Imagens da ciência e dos cientistas em filmes brasileiros de ficção científica censurados pela Ditadura Militar (1964-1985).. In: Simpósio Nacional - Ciência, Desenvolvimento, Democracia e Liberdade: História das Ciências e da Tecnologia no Brasil, 1945-2000., 2023, Salvador.. Caderno de resumos - Simpósio Nacional - Ciência, Desenvolvimento, Democracia e Liberdade: História das Ciências e da Tecnologia no Brasil, 1945-2000., 2023.
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . Filmes como fontes históricas - obras distópicas e futuristas lançadas durante o regime militar (1964-1985).. In: 18o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2022, São Paulo. 18o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia - caderno de resumos, 2022.
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . A imagem científica presente no filme Guerra dos Mundos (1953). In: 4ª CONFERÊNCIA LATINO AMERICANA DO IHPST, 2018, Santo André. História, Filosofia, Sociologia e Ensino de Ciências na América Latina: refletindo sobre os desafios e conquistas das últimas décadas, 2018.
-
SILVA, R. S. . Que história é essa? O cinema como fonte para a história das ciências.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . Imagens da ciência e dos cientistas em filmes brasileiros de ficção científica censurados pela Ditadura Militar (1964-1985).. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, R. S. . Práticas educativas e de resolução de conflitos pós-período de isolamento social. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . Filmes como fontes históricas: obras distópicas e futuristas lançadas durante o regime militar (1964-1985). 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . Resistência e acomodação no filme Abrigo Nuclear (PIRES, 1982): história das ciências no cinema.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, R. S. . Fontes audiovisuais. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. S. . Pesquisa de Egressos: A ciência e o cientista em Guerra dos Mundos (1953). 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, R. S. . O cinema de ficção científica Brasileira como fonte histórica da ciência - uma análise do filme o quinto Poder (1962). 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . Apresentação de projeto.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . O cinema como fonte histórica da ciência uma análise da ficção científica brasileira. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, R. S. . Guerra dos Mundos (1953): um estudo da imagem da ciência no cinema.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, R. S. . Aquecimento Global e a Pluralidade de ideias no Ensino de Ciências.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . Guerra dos Mundos (1953): um estudo da imagem da ciência no cinema.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . A imagem científica presente no filme Guerra dos Mundos (1953).. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, R. S. ; MOURA, B. A. . A ciência e o cientista em Guerra dos Mundos (1953). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SILVA, R. S. . Parecer para a revista A Física na Escola (FnE).. 2024.
SILVA, R. S. . Parecer para a evista Brasileira de História da Ciência (RBHC).. 2024.
SILVA, R. S. . Parecer para trabalhos submetidos à FEBRACE - 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia,. 2023.
SILVA, R. S. . Parecer para trabalhos submetidos à FEBRACE - 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia,. 2022.
SILVA, R. S. . Parecer para trabalhos submetidos à FEBRACE - 19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia,. 2021.
SILVA, R. S. . Parecer para trabalhos submetidos ao X Encontro de Iniciação Científica, XIII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 15° Congresso de Iniciação Científica da USCS. 2020.
SILVA, R. S. . Parecer para trabalhos submetidos ao I Encontro Mineiro de Ensino de Física.. 2019.
SILVA, R. S. . A ciência e o cientista em 'Guerra dos Mundos'. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, R. S. . Cinema, Ciência e Ditadura Militar.. 2024. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SILVA, R. S. . Conceitos físicos nas engenharias. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, R. S. . Física no cinema. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, R. S. . Física do meio ambiente. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, R. S. . SER - Editora Atica S/A. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Edição de material didático).
SILVA, R. S. . Maxi -Editora Atica S/A. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Leitura crítica).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
A história das ciências no Brasil (1964-1985) em filmes nacionais com temáticas distópicas: proposta para formação de professores., Descrição: Utilização de filmes de ficção científica (FC) nacionais com temáticas distópicas para se discutir as relações entre ciência, política, cultura e economia durante a Ditadura Militar (1964-1985) em um contexto de um curso de formação de professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renan Siqueira da Silva - Integrante / Breno Arsioli Moura - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. , Rua Abolição, Vila São Pedro, 09210180 - Santo André, SP - Brasil, Telefone: (11) 49960000
Experiência profissional
2023 - Atual
Colégio Emilie de VilleneuveVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Representante de de Ciências da Natureza., Carga horária: 4
2020 - Atual
Colégio Emilie de VilleneuveVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20
Outras informações:
- Leciona também as disciplinas eletivas de Cinema e Automação.
2018 - 2021
SESI ViIla CarrãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 14
2015 - 2020
Colégio Santo Antonio de LisboaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de física, Carga horária: 14
2017 - 2018
EXTERNATO SANTO ANTONIOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 10
2015 - 2016
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 16
2014 - 2014
Cursinho FEA USPVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor de física.
2011 - 2011
Estação CiênciaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor de visitas na área de física.
2012 - 2014
Girassol Estudos OrientadosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
Professor de aulas particulares e acompanhamento escolas nas disciplinas de física e matemática.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Renan Siqueira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?