LAURA MARQUES DE OLIVEIRA
Graduanda de Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG sobre os impactos nos direitos humanos de sanções econômicas enquanto mecanismos unilaterais de responsabilização de Estados no sistema internacional. Coordenadora Discente, Membro e Competidora do Núcleo de Moot Courts da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando em competições nacionais e internacionais que simulam julgamentos de cortes e tribunais internacionais. 6 melhor oradora do Brasil nas rodadas nacionais e 36 melhor oradora do mundo nas rodadas internacionais da Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition 2023. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI/UFU), sobretudo, nos temas "Litígios internacionais", "Direito Internacional Público e "Direito ao Asilo"
Informações coletadas do Lattes em 14/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2020 - 2020
Justice. (Carga horária: 72h). , Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
2020 - 2020
English Language Program. (Carga horária: 60h). , Tamwood Language Centers, TAMWOOD, Canadá.
2008 - 2017
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 669h). , Centro de Cultura Anglo-Americana, CCAA, Brasil.
2016 - 2016
Semi-Intensive English Program. (Carga horária: 60h). , ELS Language Centers, ELS, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
O instituto do asilo frente ao Direito Internacional: abordagens pós-coloniais sobre a concessão da proteção a sujeitos do Sul Global, Descrição: Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A presente pesquisa visa analisar o Direito Internacional sob uma perspectiva crítica para compreender os impactos da colonialidade nos processos, tomadas de decisão e implementação de regulações pelos Estados e instituições internacionais que se perpetuam no século XXI, especialmente no que tange o trato migratório. Por estar inserido em um sistema anárquico formado por unidades igualmente soberanas, o funcionamento do Direito Internacional depende primordialmente da adesão voluntária dos Estados às normas voltadas, entre outros,à proteção dos direitos humanos, o que inclui a recepção de migrantes. Ocorre que, justamente por esse sistema anárquico não ser realmente igualitário, há nações que se sobrepõem umas às outras em virtude do legado colonial e imperial que ainda as mantém em uma situação de superioridade, perpetuando um modelo que as permite criar as regras do sistema internacional consoante os seus valores e anseios. Noutros termos, o legado da colonização alavancou o Norte Global à posição de domínio político-econômico e atribuiu a ele um papel ativo na formulação do Direito Internacional em detrimento do Sul Global e dos seus sujeitos, que se deslocam por entre as fronteiras nacionais em grande número. Essa conjuntura impacta nos mais diversos campos do Direito Internacional, sobretudo nos mecanismos de proteção dos Direitos Humanos no concernente a pedidos de asilo. Em vista disso, a presente pesquisa busca avaliar se, no século XXI, cortes europeias e internacionais ampliaram a utilização deste instituto ou se perpetuaram visões restritivas dos Estados do Norte Global no tocante a recepção de migrantes, limitando o acesso de não-nacionais ao seu território, principalmente aqueles advindos do Sul Global. Noutros termos, propõe-se estudar como a imposição dos interesses de Estados do Norte Global, como reflexo da colonialidade, obstrui a assecuração de direitos de pessoas sul-globalistas, em específico, de solicitantes de asilo por meio de decisões internacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Laura Marques de Oliveira - Integrante / Tatiana de Almeida Freitas Rodrigues Cardoso Squeff - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
-
2022 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI), Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI) promove encontros quinzenais para debates sobre os mais diversos temas de direito internacional público, direito internacional privado, e direitos humanos. A finalidade do grupo é reunir pesquisadores nas áreas de Direito Internacional para o desenvolvimento de artigos científicos e resumos expandidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laura Marques de Oliveira - Integrante / Tatiana de Almeida Freitas Rodrigues Cardoso Squeff - Coordenador / Thiago Gonçalves Paluma Rocha - Integrante.
-
2020 - 2020
Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI), Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI) promove encontros quinzenais para debates sobre os mais diversos temas de direito internacional público, direito internacional privado, e direitos humanos. A finalidade do grupo é reunir pesquisadores nas áreas de Direito Internacional para o desenvolvimento de artigos científicos e resumos expandidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laura Marques de Oliveira - Integrante / Tatiana de Almeida Freitas Rodrigues Cardoso Squeff - Coordenador / Thiago Gonçalves Paluma Rocha - Integrante.
Prêmios
2023
6ª melhor oradora do Brasil, International Law Students Association - Jessup Moot Court Competition 2023.
2023
36ª melhor oradora do mundo, International Law Students Association - White & Case Jessup Moot Court Competition 2023.
2022
6ª melhor oradora do Brasil, International Law Students Association - Jessup Moot Court Competition 2022.
2019
Delegação Destaque na Simulação - SIMUNA 2019, Colégio Nacional.
2018
Menção Honrosa na Simulação - SIMUNA 2018, Colégio Nacional.
2017
Delegação Destaque na Simulação de um Comitê da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) - SIMUNA 2017, Colégio Nacional.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional, sob a coordenação dos Professores Tatiana Squeff e Thiago Paluma, ambos da Faculdade de Direito, no subnúcleo 'Moot Court' - equipe Direito Internacional Público
Atividades
-
03/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de LAURA MARQUES DE OLIVEIRA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?