Celso Luiz de Paschoa Alves

Graduando em Agronomia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus de Alegre. Pesquisador de Iniciação cientifica na área de Olericultura. Foi bolsista pelo CNPq e pela FEST durante a execução dos projetos. Atualmente é bolsista de iniciação cientifica pela UFES. Habilitado com CNH- AB.

Informações coletadas do Lattes em 08/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Agronomia

2019 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2018

EEEFM Jerônimo monteiro

Formação complementar

2023 - 2023

Recuperação de Pastagens Degradadas. (Carga horária: 15h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2023 - 2023

Manejo do Solo com foco em Sistemas Integrados de Produção. (Carga horária: 10h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2023 - 2023

FUNDAMENTOS DE MARKETING. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2022 - 2022

Regulagem de Maquinas e Implementos Agrícolas. (Carga horária: 12h). , Semana Acadêmica de Agronomia, SEAGRO, Brasil.

2022 - 2022

Cadastro Ambiental Rural. (Carga horária: 12h). , Semana Acadêmica de Agronomia, SEAGRO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

'IV SIMPÓSIO DE CAFEICULTURA DO CAPARAÓ E XII ENCONTRO DE CAFEICULTORES DO IFES CAMPUS DE ALEGRE ? ?A CONTRIBUIÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS PARA A CAFEICULTURA BRASILEIRA?'. 2022. (Simpósio).

11 Simpósio do Produtor de Café Conilon: Tecnologias na produção e na qualidade. 2022. (Simpósio).

1 Encontro Técnico da cultura do Café. 2022. (Exposição).

2 Simpósio Incaper Pesquisa. 2022. (Simpósio).

31 SEAGRO- semana academica de Agronomia. 2022. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ALVES, C. L. P. ; OLIVEIRA, F. L. ; MENDES, T. P. ; SOUZA, D. A. ; SILVA, J. A. ; ZUCOLOTO, M. ; DALVI, L. P. . Arranjos de cultivo para taioba sob pomar de bananeira. Semina: Ciências Agrárias Londrina , v. 44, p. 3, 2023.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    Arranjos de cultivo para taioba sob pomar de bananeira, Descrição: As pesquisas associadas ao tema de manejo da biodiversidade em sistemas de produção englobam diversos aspectos, dentre eles a escolha dos melhores arranjos populacionais das plantas cultivadas. A utilização de hortaliças não convencionais, como a taioba Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott, na diversificação dos sistemas produtivos é uma ótima alternativa do ponto de vista de segurança alimentar do produtor e também para a geração de renda. Contudo, na literatura ainda são escassas as informações sobre seu manejo e produção. Nesse sentido, objetivou-se avaliar diferentes densidades de plantio de taioba cultivada em consórcio, sob pomar de bananeiras, verificando seu desenvolvimento e produção. O experimento foi realizado na área experimental da Universidades Federal do Espírito Santo (UFES), localizado no município de Alegre ES. O delineamento foi em blocos casualizados, com seis repetições, no esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram compostas pelos sistemas de plantio em linha simples e duplas. As subparcelas foram compostas pelos espaçamentos entre plantas de 30, 40 e 50 cm. Foram avaliadas a área foliar, número de folhas, matéria fresca e matéria seca de folhas, índices de clorofila, flavonoides e balanço de nitrogênio. Adicionalmente estimou-se a Renda Bruta, através da estimativa da capacidade de produção de folhas, transformada em capacidade de produção de maços de folhas comerciais, que seriam produzidos em 1,0 hectare de taioba, a partir dos arranjos adotados no consórcio com bananeiras. As maiores produções de matérias fresca e seca da taioba foram observadas quando se adotou o maior espaçamento entre plantas (50 cm), tanto em linha simples quanto em linhas duplas. Os arranjos estudados não influenciaram no número de folhas emitidas pelas plantas, por isso, o maior rendimento bruto foi obtido com a maior densidade de plantas, alcançada com o plantio no espaçamento de 30 cm entre plantas, em linhas duplas. Sendo assim, os resultados demonstram que a diversificação da produção do pomar de bananeira, com plantio de taioba em entrelinhas alternadas, representou uma real alternativa de renda extra ao agricultor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Celso Luiz de Paschôa Alves - Integrante / Fábio Luiz de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa de Iniciação cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2021 - 08/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Agrárias e Engenharias - CCAE.,Linhas de pesquisa