REGIANE PEREIRA GOMES

Formação Acadêmica e Atuação ProfissionalPossui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), concluída em 2003. Atualmente, atuo como professora na Escola Estadual Padre Cesar Albisetti Plena (ETI), onde leciono desde 2004, com experiência no ensino de Ciências, Biologia, Química e Física. Ao longo da minha trajetória, também exerci a função de Orientador Pedagógico por três anos na mesma instituição, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras e o acompanhamento pedagógico de alunos e professores. Minha linha de pesquisa está voltada para "Educação e Sexualidade em seus aspectos genéticos", com foco na integração entre conhecimentos biológicos e questões sociais, promovendo uma abordagem humanizada e científica no ambiente escolar. Complementando minha formação, possuo Especialização em Mídias Digitais para Educação, que me permitiu incorporar ferramentas tecnológicas e metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, sou mestre em Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO), polo Cuiabá, onde aprofundei conhecimentos e práticas voltadas para a educação científica, com ênfase na formação de professores e na melhoria do ensino de Biologia.Habilidades e AfinidadesDocência: Experiência consolidada no ensino de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) para o Ensino Fundamental e Médio, com enfoque na contextualização dos conteúdos e na promoção do pensamento crítico.- Orientação Pedagógica: Atuação no apoio à gestão escolar, planejamento de atividades pedagógicas e mediação de conflitos, visando ao desenvolvimento integral dos estudantes.- Pesquisa e Extensão: Interesse em temas como educação, sexualidade, genética e o uso de tecnologias digitais na educação, com o objetivo de promover uma educação inclusiva e atualizada.- Formação Continuada: Comprometido com a atualização constante, buscando integrar teoria e prática para contribuir com a qualidade da educação pública.Objetivo ProfissionalBusco consolidar minha carreira acadêmica e profissional, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes, por meio de uma educação científica contextualizada e humanizada. Tenho interesse em projetos que integrem pesquisa, ensino e extensão, com foco na melhoria da qualidade do ensino público e na formação de educadores.

Informações coletadas do Lattes em 29/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Profbio UFMT

2020 - 2023

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: ?SAÚDE E SEXUALIDADE NA ESCOLA: EDUCAÇÃO SEXUALE ASPECTOS GENÉTICOS.?, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Midias digitais para educação

2017 - 2019

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: o uso do aparelho celular na escola pelos estudantes
Orientador: Andrea Ferraz Fernandez

Graduação em Ciências Biológicas

1999 - 2003

Universidade Federal de Mato Grosso
Orientador: Guilherme Lumina Pupatto

Formação complementar

2017 - 2019

Curso de especialização em mídias digitais para educação. (Carga horária: 400h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

II jornada de Integração Profbio.Nutrição ,saúde e obesidade. 2020. (Outra).

Mostra Brasileira de Foguetes.Mostra Brasileira de Foguetes. 2019. (Outra).

Produções bibliográficas

  • GOMES, R. P. ; CARVALHO, M. . SD,Nutrição, Saúde e Obesidade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Escolha Maker: A escola da escolha pela cultura maker, Descrição: O Movimento Maker toma conta das escolas com o 'Clube de Protagonismo da Cultura Maker'. Essa iniciativa inovadora visa disseminar o conhecimento científico e tecnológico entre os alunos, estimulando o letramento tecnológico e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. Através de um ciclo iterativo de desenvolvimento, o projeto cria um ambiente propício para a experimentação, a criatividade e a resolução de problemas. Os alunos vão colocar a mão na massa, explorando novas ideias e testando diferentes soluções para desafios complexos. Com esse aprendizado prático, eles desenvolvem habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico, design thinking, habilidades digitais e empreendedorismo. Durante o projeto, os alunos devem assumir o controle do seu aprendizado, explorando seus interesses e desenvolvendo suas habilidades de acordo com seu próprio ritmo. Espera-se que haja uma transformação inovadora no ambiente de ensino, preparando os alunos para os desafios do futuro. Eles devem sair da escola com as ferramentas e conhecimentos necessários para ter sucesso na vida pessoal e profissional. Por fim, o Clube de Protagonismo da Cultura Maker' será mais do que um simples projeto, é uma oportunidade única para os alunos se conectarem com o mundo da tecnologia e do saber, abrindo portas para uma formação unilateral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Regiane Pereira Gomes - Coordenador / Jorge Luís da Silva Vieira - Integrante / Joao Paulo Barbosa de Oliveira - Integrante / Larissa Tauany Izidório de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Outra.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2004 - Atual

Escola Estadual Padre Cesar Albisetti

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

2004 - 2007

Escola Municipal Guiomar Maria da Silva

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 30