Luciana Baptista

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Cursou Pos graduacao em Design de interacao na Faculdade de Tecnologia Senac RIO. Atualmente cursa Pos graduacao em Neurociencias e Comportamento pela PUCRS. Atua como User Experience designer - T I V I T. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: transformação digital, design de software, ux design, desenvolvimento de sistemas e design thinking.

Informações coletadas do Lattes em 15/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Neurociência e Comportamento

2019 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Especialização interrompida em 2014 em Design de interação

2013 - Atual

Faculdade de Tecnologia Senac Rio
Ano de interrupção: 2014

Graduação em Desenho Industrial

2005 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Sanitário público - Design e Cidadania
Orientador: Freddy Van Camp

Formação complementar

2019 - 2019

Scale Up - Design System Operations. , A Associação de Design de Interação (Capítulo Joinville), IXDA JOINVILLE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.

Produções bibliográficas

  • BAPTISTA, L. . Coffee & Code Joinville e UXLab TOTVS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAPTISTA, L. . Workshop de Design Thinking, Carol (Machine Learning). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAPTISTA, L. . Workshop de ideação em logística. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Prêmios

2011

Jovens Designers - IV Amostra, Jovens Designers.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

T I V I T

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: User Experience Designer

Outras informações:
Participacao em projetos para o banco Itaú e desenvolvimento web, wireframes, sitemaps, uxos de navegacao, aplicacao de testes de usabilidade, criacao de websites e manipulacao de imagens em projetos multiplataformas.

2019 - 2019

SME - Secretaria Municipal de Educação de São

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: UX/UI DESIGNER (Designer de produto)

Outras informações:
AMcom Sistemas de Informacao/ Secretaria Municipal de Educacao de Sao Paulo Atuando como designer de produtos tenho a funcao de elaborar produtos digitais que requer pensar em estrategia, pesquisa, arquitetura da informacao e interacao visual, entre outros pontos. Para cumprir os objetivos, preciso estar atenta a experiencia do usuario (UX), a interface do usuario

2017 - 2019

TOTVS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: UX/UI/SERVICE DESIGNER

Outras informações:
Nos projetos que participei liderava todo o processo de desenho da experiência do usuario, desde da concepcao de alto nivel ate os mais nos detalhes de design visual, coletando feedbacks e dados de todo processo. Contato direto com usuarios com o objetivo para entender e aprofundar cenarios atraves de entrevistas, testede guerrilha e pesquisas secundarias. Atraves da design sprint validando melhorias ou novas oportunidades nos produtos, gerando hipoteses e alternativas com base nos insights coletados, compreendendo os problemas e anseios dos usuarios, atraves de analise de jornada, indicadores, comportamentos e fluxos. Criava fluxos de navegacao, site maps, wireframes e prototipos navegaveis para produtos digitais multi plataformas (mobile/ desktop/ coletores). E finalizo com a criacao das telas dos produtos (web e aplicativos). No ultimo ano tive a oportunidade de facilitar alguns workshops e treinamentos de ?Analise Heurísticas para DEVs? para alcancar os objetivos da empresa e multiplicar o conhecimento.

2011 - 2017

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica

Vínculo: Terceirizada, Enquadramento Funcional: DESIGNER DE INTERFACE DO USUARIO, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participacao em projetos de pesquisa e desenvolvimento web, wireframes, sitemaps, fluxos de navegacao, aplicacao de testes de usabilidade, criacao de websites e manipulacao de imagens em projetos multiplataformas.

2019 - 2020

Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Objetivo da pesquisa: - Descobrir qual melhor ferramenta do Design Thinking, Service Design e Metodologia Ágil se aplicam as necessidades do projeto, e podem colaborar para o levantamento do escopo, facilitando assim a tomada de decisão na definição de funcionalidades do sistema; - Aplicar técnicas de cocriação com o público alvo para enriquecer a construção do produto, e funcionalidades necessárias no conceito de MVP (Produto Mínimo Viável) tendo como resultado um sistema mais assertivo e alinhado com as necessidades dos usuários; - Utilizar como insumo o resultado da pesquisa ?Evolução do Guia de Serviços Fiocruz? (realizada por Manuela Roitman), para melhor conhecer a experiência do usuário de chegar e se locomover na instituição (campus de Manguinhos e Instituto Fernandes Figueira), para identificar possíveis pontos que permitam melhorias e, talvez, algum tipo de inovação.