Érika Fernanda Trindade

Possui graduação em Educação Física Bacharel pela Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (SP) (2019). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física.

Informações coletadas do Lattes em 15/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Educação Física Bacharel

2015 - 2019

Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (SP)
Título: Efeitos do Treinamento Funcional em idosas acima de 70 Anos
Orientador: Lucimara da Palma Correa

Formação complementar

2018 - 2018

Seminário de Futsal. (Carga horária: 30h). , Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (SP), FAESO, Brasil.

2015 - 2015

Musculação, nutrição e biomecânica do movimento. (Carga horária: 10h). , Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (SP), FAESO, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Personal Trainer.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Proprietária do Studio.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Efeitos da implantação do programa de treinamento funcional sobre a aptidão física e a composição corporal em idosos, Descrição: O treinamento funcional tem como característica trabalhar a integração dos movimentos proporcionando a melhora da aptidão física. Esse tipo de treinamento por trabalhar com uma grande variedade de exercícios, com grandes amplitudes de movimentos e velocidade, faz com que a resposta nos receptores proprioceptivos sejam maiores trazendo benefícios ao praticante e diminuindo a incidência de lesões. Ao longo da nossa vida nosso corpo sofre agressões externas e vai perdendo parte da eficiência de alguns movimentos, fazendo com que a pessoa diminua suas habilidades e agilidade para executar tarefas do cotidiano. Para diminuir a velocidade da perca de habilidades motoras é recomendado a prática de exercícios físicos. Objetivo Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos do treinamento funcional em idosas acima de 70 anos. Métodos: O estudo iniciou com 8 idosas (75,2 2,8 anos), a mostra foram avaliadas inicialmente através de antropometria, o estado nutricional através do (IMC), e a relação cintura e quadril através do (ICQ) e percentual de gordura. A aptidão física foi avaliada através da bateria Sênior Fitness Test, que é compostas pelos testes de: flexibilidade, resistência de força, agilidade e equilíbrio dinâmico e resistência aeróbica. O treinamento funcional foi aplicado no período de 12 semanas, 3x por semanas com duração de 50 minutos para cada aula, divididas entre 10 min aquecimento, 30 min parte principal e 10 min volta a calma. Resultados: Os testes apresentados em escore segundo o que os autores propõe, onde foram observados melhoras significativas na resistência muscular dos membros inferiores, escore de 11-13 para 13- 15, não havendo alteração nos membros superiores mantendo o escore 16,8, flexibilidade para membros inferiores escore -2,0 para -1,9 - 0,2, mobilidade física escore 7,6 para 7,6- 6,7, flexibilidade para membros superiores (ombro) escore -5,5 para -5,4 ? -3,1 e por fim resistência aeróbica escore 413 para 414-480. Conclusão: Diante dos seguintes resultados, conclui- se que o treinamento funcional foi eficaz na melhora da aptidão física das idosas frágeis. Palavras-chave: Treinamento Funcional; idosas; aptidão física.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Erika Fernanda Trindade - Coordenador / Lucimara da Palma Correa - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2018

Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (SP)

Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Orientador de atividades físicas, Carga horária: 8

2019 - 2019

Studio Fit Treinamento Funcional e Pilates

Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Proprietária, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Administração Periodização no treinamento funcional Alongamento, mobilidade e liberação miofascial Atendimento como Personal trainer Professora na sala de musculação

2019 - Atual

autônomo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador de atividades físicas, Carga horária: 40

Outras informações:
Atendimento como Personal trainer Professora na sala de musculação.