Laurinda Cruz da Silva

Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da UFS como pesquisadora voluntária nos anos de 2019/2020, e como bolsista nos anos de 2020/2021 envolvida em projeto de pesquisa focado em Estudos Linguísticos em Linguística de Texto. Atuou no Programa de Iniciação a Docência 2018/2020 como bolsista e Programa de Residência Pedagógica 2020/2022 como voluntária. É membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Texto e Tecnologia (LETTEC/UFS) da Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve pesquisa na área de Linguística de Texto, com ênfase na teoria da referenciação, coerência, argumentação, sociocognição e multimodalidade textual.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2018 - 2022

Universidade Federal de Sergipe

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

Colégio São Lucas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Participação em eventos

I JORNADA VIRTUAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO GRUPO GEEAL DO CURSO DE LETRAS DA UNEAL CAMPUS III. 2021. (Congresso).

IV WORKSHOP EM LINGUÍSTICA TEXTUAL. 2021. (Encontro).

Minicurso Ensinar a Argumentar ou Convidar ao Confronto com a Incerteza. 2021. (Outra).

Seminário PIBID/RP/PROLICE: compartilhando experiências em tempos remotos m. 2021. (Seminário).

AULA INAUGURAL PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2020. (Encontro).

Escola de Verão da ABRALIN. 2020. (Oficina).

Formação de professores em questão: contextos e práticas dos programas institucionais. 2020. (Encontro).

I CIESD Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos e VI SENAL Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento,. 2020. (Congresso).

Minicurso Argumentação: Procedimentos teórico-analíticos. 2020. (Outra).

Olimpíada de Língua portuguesa: encontro formativo para professores. 2020. (Olimpíada).

Rodas de Conversa em Semântica e Pragmática: amostra de vídeos. 2020. (Outra).

ASPECTO VERBAL: TEMPO, MODO, PESSOA, NÚMERO E CONJUGAÇÃO. 2019. (Oficina).

I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PIBID. 2019. (Encontro).

I Seminário de apresentação de pesquisas de pós-doutorado do CECH. 2019. (Seminário).

LÍNGUA GREGA I: NÍVEL BÁSICO. 2019. (Oficina).

Políticas e contatos linguísticos. 2019. (Outra).

VI SEMAC 29° EIC/COPES REDAÇÃO CIENTÍFICA T3. 2019. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. C. ; MATOS, D.L. . A construção do espaço literário em consonância com o definhamento das instituições sociais pela perspectiva do panóptico em O Primo Basílio.. Revista Barbante , v. X, p. 32-41, 2022.

  • LIMA, G. O. S. ; SILVA, L. C. ; NASCIMENTO, J. P. F. . Estratégias de referenciação e ensino: práticas, experiências e desafios em ambientes digitais.. In: Juscelino Francisco do Nascimento; Daniel Costa Dias. (Org.). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO NORDESTE BRASILEIRO: PERSPECTIVAS EM CONTEXTO REGIONAL.. 1ed.São Carlos - São Paulo: Pedro & João Editores, 2023, v. 1, p. 185-206.

  • SILVA, L. C. ; PENHA, I. G. S. . Ateliê da escrita: a construção da coerência textual. In: Geralda de Oliveira Santos Lima; Samuel de Souza Matos; Caio César Costa Santos. (Org.). Pesquisa em linguística: abordagens contemporâneas. 1ed.Aracaju -SE: Criação Editora., 2020, v. vol 4, p. 27-54.

  • SILVA, L. C. ; LIMA, G. O. S. . TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO SOB A PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVO-INTERACIONAL. In: 31º Encontro de Iniciação Científica da UFS, 2021, São Cristóvão. Livro de resumo do 31º Encontro de Iniciação Científica da UFS. São Cristóvão: Editora UFS, 2021. v. 11.

  • SILVA, L. C. ; LIMA, G. O. S. . ATELIÊ DA ESCRITA: A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL. In: 30° Encontro de Iniciação Cientíca ? EIC 2020, 2020, São Cristóvão. Revista In- terdisciplinar de Pesquisa e Inovação (REVIPI), 2020. v. 07.

  • SILVA, L. C. ; LIMA, G. O. S. . TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO SOB A PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVO-INTERACIONAL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. C. ; LIMA, G. O. S. . ATELIÊ DA ESCRITA: A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. C. . Linguagem e argumentação: os operadores argumentativos.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    Ateliê da escrita: texto dissertativo-argumentativo sob a perspectiva sociocognitivo-interacional, Descrição: Nesta pesquisa, propõe-se observar e discutir como as práticas de ensino de produção escrita estão sendo trabalhadas no Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte em Aracaju/SE, as quais dão subsídios para a escrita da redação do ENEM. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Textual na atualidade, examinamos algumas respostas de entrevistas feitas com o professor e os alunos do 2° ano do ensino médio e, também, uma atividade desenvolvida por eles. Após as análises podemos afirmar que o ensino-aprendizagem pautado na construção de conhecimentos dá suporte para o bom desempenho nas competências 2 e 3 da prova de redação do ENEM, uma vez que a partir das interações durante a formação, o estímulo à pesquisa e a problematização de assuntos possibilitam um acervo, no qual, o aluno poderá elaborar seu projeto de texto e defender seu ponto de vista com coerência. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe COPES/UFS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Laurinda Cruz da Silva - Coordenador / Geralda de Oliveira Santos Lima - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Ateliê da escrita: a construção da coerência textual., Descrição: Esta pesquisa busca, tendo em vista o atual cenário da educação básica brasileira e as investigações no âmbito da Linguística Textual, investigar como as práticas de produção textual estão sendo trabalhadas pelos professores de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte em Aracaju/SE com vista ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Partindo do princípio de que embora as atividades de leitura e escrita façam parte do cotidiano dos estudantes do Ensino Médio, os mesmo possuem extrema dificuldade para escrever oriundo da ausência de uma perspectiva que possibilite ao educando vivenciar o seu texto de forma reflexiva. Dessa forma, nossa investigação se pauta nas competências 2 e 3 do ENEM no que concerne ao processo de compreensão e elaboração de um projeto de texto, tendo em vista os estudos do texto pelo viés sociocognitivo interacional que contempla a referenciação, a construção da coerência e a argumentação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Laurinda Cruz da Silva - Coordenador / Isis Gabrielle Silva da Penha - Integrante / Isabel Maria Santos - Integrante / Geralda de Oliveira Santos Lima - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2021

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

Outras informações:
Atuação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica nos períodos de 2019/2020 e 2020/2021, desenvolvendo respectivos projetos de pesquisa como voluntária e bolsista: Ateliê da Escrita: A construção da coerência textual e Ateliê da Escrita: Texto dissertativo-argumentativo sob a perspectiva sociocognitivo-interacional.

2020 - 2022

Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Atheneu

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Residente de língua portuguesa

Outras informações:
No Programa de Residência Pedagógica em Língua Portuguesa no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, escola da rede estadual de ensino de Aracaju/SE, realizaram-se práticas de atuação docente, assim como capacitação profissional. Foram desenvolvidas aulas em modalidade remota e presencial, configurando uma formação dual para o residente sendo possível o contato com suas especificidades, tecnologias e estratégias para o ensino. Em primeira instância fez-se a capacitação teórico-metodológica sobre a docência a saber dos documentos oficiais e parâmetros educacionais. Em segundo momento consolidou-se a regência de classe nas aulas de língua portuguesa e redação nas turmas de 3° série do ensino médio da referida escola, prestando suporte educacional por meio de: elaboração de material revisional com questões do ENEM, suporte na correção das redações, produção de podcast "Revisacast" no Spotify, como ferramenta pedagógica, com dicas dos assuntos que mais caem na prova do ENEM. Por fim a produção de relatório e apresentação de trabalho em seminário institucional.

2018 - 2020

Colégio Estadual José Rollemberg Leite

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Graduanda em atuação do PIBID/UFS