HELOISA FIGUEIRA PINSON

Cursando a Pós Graduação de Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos na Faculdade Anhanguera -Franca/SP; Participando do Programa de Pós Graduação da UNESP- Campus de Franca/SP com a matéria "Trabalho Social com Famílias"; Formada em Serviço Social na UNESP- Campus de Franca/SP; Educadora Social da instituição Caminhar Franca/SP - Associação de Famílias Pessoas e Portadores de Paralisia Cerebral, destinada a prestação de serviços da assistência especializada, para pessoa com deficiência e suas famílias de média complexidade na modalidade de Unidade Referenciada; Desenvolvi a pesquisa "A participação da família como ferramenta para a inclusão social da pessoa com deficiência".

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos

2024 - Atual

Faculdade Anhanguera - Franca

Graduação em Serviço Social

2020 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: TCC: A participação da família como ferramenta para a inclusão social da pessoa com deficiência.
Orientador: Dra Professora Adriana Giaqueto Jacinto

Curso técnico/profissionalizante em Administração

2017 - 2019

Escola técnica Dr Domingos Minicucci Filho- Botucatu

Formação complementar

2024 -

Autismo, Politicas Públicas e inclusão.. (Carga horária: 22h). , Federação das Apaes do Estado de São Paulo, FEAPAES/SP, Brasil.

2024 -

Trabalho Social com famílias. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Proteção Social no SUAS à Indivíduos em Situação de Violências. (Carga horária: 40h). , Capacitação cidadania do GOV, GOV, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. (Carga horária: 40h). , Capacitação cidadania do GOV, GOV, Brasil.

2022 - 2022

3º Semana Técnica da Assistência Social. (Carga horária: 8h). , Uniapae-SP, UNIAPAE-SP, Brasil.

2022 - 2022

Congresso Científico: Desafio p/a inclusão social da pessoa com deficiência. (Carga horária: 20h). , Federação das Apaes do Estado de São Paulo, FEAPAES/SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço social.

Organização de eventos

PINSON, H. F. . 20° Jornada CAMINHAR -?Um dia após o diagnóstico.?. 2024. (Congresso).

Participação em eventos

20° Jornada CAMINHAR.Um dia após o diagnóstico. Refletind os benefícios da arte relacionados às vivências das pessoas com deficiência e uma roda de conversa promovida por uma equipe multidisciplinar, para esclarecimentos técnicos e científicos das questões emocionais.. 2024. (Seminário).

Benefícios do INSS. Conhecer para Orientar..Capacitação em direito previdenciário: Entendendo e Propagando os direitos do INSS.. 2024. (Encontro).

5ª Semana Preta."Resistências Transatlânticas". 2023. (Seminário).

IV CONGRESSO CIENTÍFICO ONLINE DA FEAPAES-SP.?LUTA ANTICAPACITISTA: Protagonismo da pessoa com deficiência e suas famílias como estratégia de redução de barreiras. 2023. (Seminário).

?Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) ? Mesa de Abertura: Reforma Agrária e Projeto de País?. Mesa de Abertura: Reforma Agrária e Projeto de País? organizado pelo Núcleo Agrário Terra e Raiz (NATRA). 2022. (Congresso).

3° Congresso Científico da FEAPAES. Desafios para a inclusão social da pessoa com deficiência múltipla e autismo.. 2022. (Congresso).

3º Semana Técnica da Assistência Social.Curso disponibilizado pela Uniapae-SP de forma online.. 2022. (Seminário).

Aula Inaugural da FCHS - UNESP/Franca. "De George Floyd a Agatha Felix: lutas transnacionais por justiça racial realizada de forma on-line.. 2022. (Congresso).

Aula Publica na UNESP/Franca.. O Serviço Social e a luta pela efetivação dos direitos da pessoa com deficiência no Brasil. 2022. (Congresso).

Aula Pública UNESP-Campus de Franca/SP. Encarceramento em massa e punitivismo no Brasil de Bolsonaro com Luciana Boiteux.. 2022. (Congresso).

CINE PETSS.Intitulada ?EM UMA CULTURA DE MORTE, VIVER É DESOBEDIÊNCIA CIVIL?. 2022. (Oficina).

Envelhecimento, Políticas públicas e sociedade..Encontro do grupo de pesquisas e estudos: Envelhecimento, Políticas públicas e sociedade.. 2022. (Encontro).

Evento Vivências Negras e Latinas. Evento Vivências Negras e Latinas, palestra e roda de conversa realizada de forma online.. 2022. (Congresso).

Jornada Universitária pela Reforma Agrária. Brasil e o desmonte da educação popular nos territórios camponeses.. 2022. (Congresso).

Mesa de Reflexões. Questão Social e Serviço Social no Paraguai. 2022. (Congresso).

Oficina "Trabalho da (o) assistente social - conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional".Oficina "Trabalho da (o) assistente social - conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional". 2022. (Oficina).

Oficina de "Saúde mental e população negra"."Saúde mental e população negra". 2022. (Oficina).

O Serviço Social e a luta pela efetivação dos direitos da pessoa com deficiência no Brasil..Luta na garantia e efetivação dos direitos da pessoa com deficiência.. 2022. (Seminário).

Palestra: Sigilo profissional e Serviço Social. Sigilo profissional e Serviço Social - elementos para pesquisa sobre a prática da (o) assistente social e diálogos com a pós-graduação. 2022. (Congresso).

Seminário ministrado pelo Concelho Federal de Serviço Social (CFESS).Seminário Nacional Serviço Social, ética e o direito ao aborto.. 2022. (Seminário).

Congresso da UJS Montes Claros. atividade Educação em tempos de pandemia - A importância do Enem e o Ensino a distancia.. 2020. (Congresso).

Serviço Social e Relações Étnico-Raciais.?Elas Por Elas: Histórico Das Relações Étnico-Raciais No Serviço Social?. 2020. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • PINSON, H. F. . A participação da família como ferramenta para a inclusão social da pessoa com deficiência.. In: IV CONGRESSO CIENTÍFICO ONLINE DA FEAPAES-SP, 2023, Franca. Anais do Congresso Científico Online da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, 2023.

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    ORIENTAÇÃO FAMILIAR COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DA INCLUSÃO., Descrição: Esta pesquisa explora a orientação familiar como uma estratégia para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias. Ao refletir que a família perpassa por inúmeros desafios significativos na promoção da inclusão, será estudado como a orientação familiar pode promover uma participação ativa em diversos contextos sociais. Além disso, será pesquisado o papel das estratégias de orientação na formação de redes de apoio eficazes e na promoção de ambientes inclusivos nas comunidades, propondo caminhos para fortalecer o suporte familiar e comunitário, essencial para alcançar uma qualidade de vida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heloisa Figueira Pinson - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Caminhar - Associação de Famílias Pessoas e Portadores de Paralisia Cerebra. , R. Ana Cláudia Lopes Diniz Coelho, nº4161, Jardim Piratininga, 14403794 - Franca, SP - Brasil, Telefone: (16) 994029118

Experiência profissional

2023 - Atual

Caminhar -Associação de Famílias Pessoas e Portadores de Paralisia Cerebral

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 44