Gabriel da Silva Nascimento
Graduando em Engenharia de Computação pelo IFPB - Campus Campina Grande, atua como estagiário em otimização na ENACOM (2022 - Atual). Participou de projeto de pesquisa e iniciação cientifica relacionado a inteligência artificial e ensino de programação. Possuí conhecimentos em programação (Python, C\C++), sistemas embarcados, eletrônica digital e microcontrolada. Assim como experiência em microcontroladores (Arduino, STM32, ESP32) para automação e interfaceamento; em criação e aplicação de modelos para predição de séries temporais ou problemas de classificação; em mineração e análise de dados. Interesse em pesquisas envolvendo inteligência artificial, analise de dados, sistemas embarcados / microcontrolados.
Informações coletadas do Lattes em 29/01/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Engenharia de Computação
2019 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
Produtividade científica brasileira sob a perspectiva de gênero durante a pandemia de Covid-19, Descrição: As atividades de pesquisa científica, em geral, foram afetadas pela pandemia da COVID-19 e pela necessidade de distanciamento. Neste artigo, é feita uma análise do impacto da COVID-19 na pesquisa científica brasileira, examinando o número de manuscritos completos publicados no período de 2018 a 2021, considerando o gênero do pesquisador. Um rastreador é implementado para extrair os nomes dos pesquisadores brasileiros dos artigos, e alguns modelos de aprendizado de máquina (SVM, BiLSTM e CNN) são aplicados para classificar o sexo dos autores. Alguns modelos são capazes de prever com precisão o gênero em mais de 95% dos casos. Além disso, verificamos que em 2021 houve queda de 37,47% nas publicações de artigos de pesquisadores brasileiros. Os resultados indicam que houve maior queda de publicações para o sexo feminino na maioria dos modelos de aprendizado de máquina aplicados, corroborando diferenças na distribuição das atividades domésticas e cuidados familiares entre os dois gêneros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriel da Silva Nascimento - Integrante / Verônica Maria Lima Silva - Coordenador / Samara Martins Nascimento - Integrante / DAVI EMMANUEL DE LIMA RODRIGUES - Integrante.
-
2021 - 2022
Desenvolvimento de um Jogo Educacional para Apoio no Ensino da Programação, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Victor André Pinho de Oliveira em 23/12/2022., Descrição: O objetivo deste trabalho é apresentar Codeland, um jogo educacional em desenvolvimento para auxiliar no ensino da lógica de programação com Python. Trata-se de um Role-Playing Game que está sendo desenvolvido no RPG Maker MV seguindo o processo de desenvolvimento ENgAGED, um modelo criado especificamente para o desenvolvimento de jogos educacionais. Na avaliação realizada com os estudantes que jogaram primeira versão do jogo, destacou-se como aspecto positivo a percepção dos alunos em como o jogo se relaciona com a disciplina, sendo considerado pela maioria como uma ferramenta adequada de aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gabriel da Silva Nascimento - Integrante / Victor Andre Pinho de Oliveira - Coordenador / Maria Eduarda Cunha Silva Araújo - Integrante / Jhonatan Guilherme Oliveira - Integrante / Luiz Medeiros Neto - Integrante / Ayrtton Lucas Silva - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, IFPB - Campus de Campina Grande. , Rua Tranquilino Coelho Lemos, Dinamérica, 58432300 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 996734758
Experiência profissional
2021 - 2022
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IfpbVínculo: , Enquadramento Funcional:
2022 - Atual
Engenharia Assistida por ComputadorVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Otimização, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gabriel da Silva Nascimento e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?