LINDALVA DO CARMO DE OLIVEIRA PINTO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1993). Atualmente é professora Especialista na SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMETÁ Especialista em Educação - Secretaria Estadual de Educação do Pará, lotada no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins - EETEPA-Cametá. Possui experiência na área de Educação, com ênfase Gestão Escolar, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica. Fez Pós Graduação em Educação e Linguagem. Em Gestão Escolar. Em Escola que Protege. Atualmente Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Cultura - PPGEDUC, Ano 2020. É pesquisadora de Politicas Publicas na Educação Profissional ofertada na EETEPA/Cametá, enfatizando principalmente a oferta dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.

Informações coletadas do Lattes em 17/03/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação e Cultura

2020 - Atual

Universidade Federal do Pará
Título: O PRONATEC COMO POLITICA PUBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, IMPLANTAÇÃO NO CIEBT-CAMETÁ,Orientador:
ODETE DA CRUZ MENDES.Palavras-chave: PRONATEC; EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; POLITICAS PUBLICAS PARA A JUVENTUDE.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO ESCOLA QUE PROTEGE

2014 - 2016

Universidade Federal do Pará
Título: O ENFRENTAMENTO Á VIOLENCIA E SUAS INTERFACES NA EMEF PROFA. RAIMUNDA BARROS: CAPACITANDO OS DOCENTES DE 1 AO 5 ANO
Orientador: DRA. LUANNA TOMAZ DE SOUZA

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR, AED

2014 - 2016

Universidade Federal do Pará
Título: A GESTÃO DEMOCRATICA E A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS PRATICAS PEDAGOGICAS NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DO BAIXO TOCANTINS
Orientador: LENISE MARIA DA SILVA FERREIRA

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: Uma Abordagem

2008 - 2009

Universidade Federal do Pará
Título: O Vinculo Afetivo no Desenvolvimento da Competencia Leitora nas Series Iniciais
Orientador: Raimundo Nonato Falabela

Graduação em Pedagogia

1987 - 1993

Universidade Federal do Pará
Título: PRATICAS PEDAGOGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientador: NAO ESPECIFICADO

Formação complementar

2018 - 2018

CIRCUITO PEDAGOGICO NO DISTRITO DE JUABA. (Carga horária: 10h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMETÁ, SEMED-CAMETÁ, Brasil.

2018 - 2018

EDUCAÇÃO E BEM ESTAR. (Carga horária: 10h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMETÁ, SEMED-CAMETÁ, Brasil.

2012 - 2012

PRATICAS PEDAGOGICAS E QUALIDADE DE ENSINO. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMETÁ, SEMED, Brasil.

2010 - 2012

METODOLOGIAS DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA. (Carga horária: 240h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMETÁ, SEMED, Brasil.

2011 - 2011

praticas metodologicas para uma aprendizagem diferenciada. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMETÁ, SEMED, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Comissão julgadora das bancas

Janete Farias Teles

Souza, Luanna Tomaz;TELES, J. F.; CARVALHO, F. A. F.. O enfrentamento à violência e suas interfaces na E.M.E.F. Raimunda da Silva Barros: Capacitando os docentes de 1 ao 5 ano. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESCOLA QUE PROTEGE) - Universidade Federal do Pará.

Fabrício Aarão Freire Carvalho

SOUZA, L. T.; TELES, J. F.;CARVALHO, F. A. F.. O enfrentamento à violência e suas interfaces na E.M.E.F Raimunda da Silva Barros: capacitando os docente de 1 ao 5 ano. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ?ESCOLA QUE PROTEGE?) - Instituto de Ciências da Educação da UFPA.

Lenise Maria da Silva Ferreira

FERREIRA, Lenise Maria da Silva. A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS PRATICAS PEDAGOGICAS NA FORMAÇÃO TÉCNICA DOS DISCENTES DO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DO BAIXO TOCANTINS- Cametá. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar (EaD)) - Universidade Federal do Pará.

Doriedson do Socorro Rodrigues

MENDES, O. C.; RIBEIRO, M. E. S.;RODRIGUES, DORIEDSON; PRAZERES, M. S. C.. O PRONATEC COMO POLITICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Implicações na capacitação dos jovens cametaenses atendidos no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins ? EETEPA-Cametá. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Cultura) - Universidade Federal do Pará.

Foi orientado por

Odete da Cruz Mendes

O PRONATEC COMO POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO: Implantação e implicações na capacitação dos jovens cametaenses atendidos pelo programa; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Inter-relações pedagógicas e práticas vivenciadas nas séries iniciais; Análise do vinculo afetivo no desenvolvimento da competência leitora; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagem e Educação; ; ; ) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo;

Luanna Tomaz de Souza

O enfrentamento à violência e suas interfaces na E; M; E; F Raimunda da Silva Barros: capacitando os docentes de 1° ao 5° ano; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luanna Tomaz de Souza;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, Lindalva do C. . O VINCULO AFETIVO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETENCIA LEITORA NAS SERIES INICIAIS. In: DORIENDSON DO SOCORRO RODRIGUES E GILMAR PEREIRA DA SILVA. (Org.). O VINCULO AFETIVO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETENCIA LEITORA NAS SERIES INICIAIS. 1ed.345335293: BIBLIOTECA SETORIAL "SALOMÃO LAREDO", CAMETÁ.PA.BRAIL, 2010, v. 3, p. 111-128.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    O PRONATEC COMO POLITICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Implantação e implicações na capacitação dos jovens atendidos no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins ? EETEPA-Cametá.-Pará, Descrição: A proposta da pesquisa é investigar, no âmbito de coleta de dados, observação e relatos vivenciais, como se deu a implantação e implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego PRONATEC no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins, desde a pactuação MEC/SEDUC até a implantação no CIEBT- EETEPA.Cametá, como importante política publica ofertada, em âmbito federal, no município, com ênfase investigativa sobre a oferta dos cursos FIC?S (Formação Inicial e Continuada), e os resultados destes na vida do jovem, transcorrendo em sua utilidade para o mercado de trabalho local, tipo de formação recebida(ofertada), metodologias, clientela atendida, intuindo a influência do programa como importante instrumento de capacitação e protagonismo juvenil. Com a pesquisa, pretende-se realizar uma análise crítica dos cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC) especialmente dos cursos de Formação Inicial Continuada (FICs), no Centro Integrado de Formação do Baixo Tocantins-CIEBT/Cametá, por entendermos a grande necessidade da oferta dessa modalidade, como capacitação do jovem cametaense na busca de qualificação profissional em âmbito federal e nessa trajetória investigativa identificar a grande importância do programa para a qualificação do jovem cametaense as possíveis demandas de barreiras e/ou limitações, que possam ter sido causas de contratempos no percurso da formação dos alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lindalva do Carmo de Oliveira Pinto - Coordenador / Odete da Cruz Mendes - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria Municipal de Educação de Cametá-Pa. , Travessa Pe. Antonio Franco, 224, Brasilia, 68400000 - Cametá, PA - Brasil, Telefone: (91) 991906214

Experiência profissional

2010 - Atual

Secretaria Estadual de Educação do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: especialista em educação, Carga horária: 150

2002 - Atual

secretaria municipal de educação de cametá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 100

2013 - 2019

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: VICE DIRETORA, Carga horária: 200

2016 - 2018

Secretaria Estadual de Educação do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA ADJUNTA DO PRONATEC, Carga horária: 100

1996 - 2004

instituto nossa senhora auxiliadora

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: prof. de disc. pedagogicas e orientador educ., Carga horária: 200

1989 - 2010

Secretaria Estadual de Saúde do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: agente administrativo, Carga horária: 180