Vitor Hugo Costantino

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Letras (português-espanhol) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente, doutorando em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolve pesquisas nas áreas de literatura, cinema e artes, com ênfase nas relações intermidiais, na crítica cinematográfica e na historiografia do cinema em contextos lusófonos. Dedica-se ao estudo das intersecções entre literatura e cinema e às representações políticas e estéticas no cinema do século XX. Integra o Grupo de Pesquisas em Dramaturgia, Cinema, Literatura e outras Artes (GPDC-LoA/UNESP) e desenvolve atualmente projeto de doutorado voltado à historiografia do cinema e às dinâmicas intermidiais no campo dos estudos de Multimeios.

Informações coletadas do Lattes em 08/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Multimeios

2026 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Pedro Maciel Guimarães Júnior

Mestrado em Estudos Literários

2023 - 2025

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Branquinho da Fonseca, ditadura e vampirismo: estudo da narrativa O Barão na literatura e no cinema., Ano de Obtenção: 2025
Renata Soares Junqueira.Coorientador: Mariana Veiga Copertino Ferreira da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Letras

2019 - 2022

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Branquinho da Fonseca, Ditadura e Vampirismo: Estudo da narrativa O Barão na literatura e no cinema
Orientador: Renata Soares Junqueira
Bolsista do(a): Secretária de Educação Superior (SESU) - MEC, SESU/MEC, Brasil.

Graduação interrompida em 2019 em Direito

2018 - Atual

Universidade de Araraquara
Ano de interrupção: 2019

Curso técnico/profissionalizante em andamento em Curso Técnico de Teatro

2022 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro
Bolsista do(a): Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

COLÉGIO PEQUENO PRÍNCIPE

Ensino Fundamental (1º grau)

2006 - 2014

COLÉGIO PEQUENO PRÍNCIPE

Formação complementar

2023 - 2023

Sociologia da Educação I. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2023 - 2023

Filosofia da Educação I. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2023 - 2023

História da Educação I. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2023 - 2023

Minicurso Narrativas africanas de língua portuguesa na sala de aula. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2022 - 2023

Habilitação Proficional Tecnica em Teatro. (Carga horária: 592h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro, Brasil.

2021 - 2021

Juntos por mais educação para o desenvolvimento sustentável. , Instituto Goethe São Paulo, GOETHE, Brasil.

2019 - 2019

Minicurso - Aprendendo alemão com a serie Unsure Mütter Unsure Väter. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Relações Intersemióticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria Literária.

Organização de eventos

JUNQUEIRA, R. S. ; COSTANTINO, V. H. . Debate ?Mulheres no Cinema: Desafios Ontem e Hoje?. 2024. (Outro).

COSTANTINO, V. H. . PET Apresenta: As ramificações do curso de Letras. 2023. (Outro).

COSTANTINO, V. H. . PET Apresenta: Afinal, como é pesquisar na área de Letras?. 2022. (Outro).

COSTANTINO, V. H. . PET Apresenta: As inutillidades da vida. 2022. (Outro).

COSTANTINO, V. H. . PET Apresenta: Cânone literário brasileiro: reflexões sobre a formação de leitores pelos vestibulares. 2021. (Outro).

COSTANTINO, V. H. . PET Apresenta: Personagens Trans na literatura brasileira: existentes ou faltantes. 2021. (Outro).

COSTANTINO, V. H. . PET Apresenta: IV Ciclo de Estímulo à Pesquisa. 2021. (Outro).

COSTANTINO, V. H. . PET Apresenta: Fracassamos? A literatura brasileira em dois tempos de um país dividido.. 2020. (Outro).

COSTANTINO, V. H. . PET Apresenta: Loucura e Poder em Poe, Machado e Maupassant.. 2020. (Outro).

Participação em eventos

XXV Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários & Seminário de Pesquisas do Grupo de Estudos do Discurso (GEDi). 2025. (Seminário).

Diálogos entre cinema e literatura: Edgar Pêra e Luís Porto a partir de Fernando Pesoa.O Barão em texto e tela: de Branquinho da Fonseca a Edgar Pêra. 2024. (Seminário).

Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes.Expressões do Autoritarismo: Análise Comparativa de O Barão de Branquinho da Fonseca e sua Adaptação Cinematográfica. 2024. (Encontro).

I Fórum Itinerante "Mulheres Artistas" e da I Mostra de Cinema de Mulheres. 2024. (Outra).

I Fórum Itinerante "Mulheres Artistas" e da I Mostra de Cinema de Mulheres.Mulheres e repressão sexual no Cinema Brasileiro. 2024. (Outra).

Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa e de Estudos Literários e o I Seminário de Avaliação dos Programas da Unesp ? Área 41 CAPES. 2024. (Outra).

11º Colóquio do PPLB, Modernismos Luso-Brasileiros: História, Ciência e Cultura e 25 anos do CER - Centro de Estudos Regianos. 2023. (Seminário).

35º edição da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa - Festival de Teatro (SLAMC).AÇÃO FORMATIVA ?Introdução à crítica teatral: por uma poética do olhar, coordenada por Guilherme Diniz, integrando a programação da 35a edição da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa - Festival de Teatro (SLAMC), promovida pela Secretaria Municipal da Cult. 2023. (Outra).

Aula Aberta 19.10: O rap como instrumento de ensino em sala de aula. 2023. (Outra).

Café Filosófico - Do manuscrito à edição digital: A Farsália de Lucano e outras obras raras do acervo da Biblioteca da FCLAr". 2023. (Encontro).

Colóquio Interdisciplinar Poesia e Outras Artes. 2023. (Outra).

Interlocutor do EVENTO DE FINALIZAÇÃO DO PROJETO RONDON, vinculado no PROJETO RONDON - ENCERRAMENTO DA OPERAÇÃO SENTINELAS AVANÇADAS?.?EVENTO DE FINALIZAÇÃO DO PROJETO RONDON?. 2023. (Outra).

Mesa-Redonda/Palestra intitulada ?20 anos da Lei no 10.639/03: Literaturas Africanas nas Escolas?. 2023. (Outra).

Mesa-Redonda/Palestra intitulada ?Des espaces foulés et refoulés dans La Saison des abattis de Lyne-Marie Stanley". 2023. (Outra).

Mesa-Redonda/Palestra intitulada ?Literatura indígena como instrumento de luta contra pré-conceitos, estereótipos e discriminações?. 2023. (Outra).

Mesa-Redonda/Palestra intitulada ?O pensamento vegetal: a literatura e as plantas". 2023. (Outra).

Mesa-Redonda/Palestra intitulada ?Poema em prosa: o ritmo por si mesmo?. 2023. (Outra).

Mesa-Redonda/Palestra intitulada ?Sobre o gótico no Brasil: da terra ignota à cartografia ? e ao que ainda espreita nas sombras?. 2023. (Outra).

PET Apresenta: As ramificações do curso de Letras. 2023. (Outra).

Sessão de Debate de projetos de pesquisa intitulada ?Drama e Cinema ?, do XXIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e V Jornada do Grupo de Estudos da Narrativa (GEN).Branquinho da Fonseca, ditadura e vampirismo. 2023. (Seminário).

VIII Workshop da Pós-Graduação em Letras. 2023. (Outra).

XXIX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP). 2023. (Congresso).

XXXV Congresso de Iniciação Científica da Unesp ? FCL/Araraquara,. 2023. (Congresso).

II Encontro Conjunto NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Indígenas Brasileiros.Atividade Cultural: Os poemas de Bertold Brecht em quimeras modernas. 2022. (Encontro).

I Seminário de Educação, Diversidade e Direitos Humanos. 2022. (Seminário).

Live Linguagem, Literatura e Afetividade na Educação Infantil,. 2022. (Outra).

PET Apresenta: Afinal, como é pesquisar na área de Letras?. 2022. (Outra).

PET Apresenta: As inutillidades da vida. 2022. (Outra).

XXIII Semana de Letras. 2022. (Outra).

XXII Seminário de Pesquisa em Estudos Literários (PPGELI/UNESP) e VII Workshop do Grupo de Pesquisa em Dramaturgia e Cinema (GPDC),.Branquinho da Fonseca, Ditadura e Vampirismo: estudo da narrativa O Barão na literatura e no cinema. 2022. (Seminário).

XXXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp: Minicurso ?Orientações para submissão de projetos de pesquisa no Sistema Plataforma Brasil?. 2022. (Congresso).

PET Apresenta: Cânone literário brasileiro: reflexões sobre a formação de leitores pelos vestibulares?,e. 2021. (Outra).

PET Apresenta: IV Ciclo de Estímulo à Pesquisa. 2021. (Outra).

PET Apresenta: Personagens Trans na literatura brasileira: existentes ou faltantes??,s. 2021. (Outra).

XXII Semana de Letras: Apresentação de Trabalho - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO: Literatura em ação: formação literária na Educação Básica. 2021. (Congresso).

XXII Semana de Letras: Apresentação de Trabalho - SESSÕES DE COMUNICAÇÃO: Literatura e outras intersemioses. 2021. (Congresso).

XXII Semana de Letras: Evento Cultural - Evento Cultural: Catanza. 2021. (Congresso).

XXII Semana de Letras: Mesa-redonda - Democratização da literatura dentro e fora da sala de aula. 2021. (Congresso).

XXII Semana de Letras: Mesa-redonda - Letras e inclusão: um olhar atento para a acessibilidade. 2021. (Congresso).

XXII Semana de Letras: Palestra - Conferência de Abertura, ministrada pela Profa. Dra. Fabiana Cristina Komesu. 2021. (Congresso).

XXI Sudeste PET. 2021. (Congresso).

Para Pensar o PET. 2020. (Encontro).

PET Apresenta: Fracassamos? A literatura brasileira em dois tempos de um país dividido. 2020. (Outra).

PET Apresenta: Loucura e Poder em Poe, Machado e Maupassant. 2020. (Outra).

Mesa redonda. 2019. (Seminário).

Minicurso de Alemão. 2019. (Seminário).

Semana da Língua Alemã. 2019. (Outra).

Workshop La poesía, el arte y la cultura en la guerra civil espanõla. 2019. (Oficina).

XX Semana de Letras: a Conferência: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE CRISE NA EDUCAÇÃO,. 2019. (Congresso).

XX Semana de Letras: Conferência: POR QUE QUEERIZAR O CURRÍCULO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS?. 2019. (Congresso).

XX Semana de Letras: conferência ESTILOS E ESTRATÉGIAS DE PODER NO GÊNERO ENTREVISTA POLÍTICA,. 2019. (Congresso).

XX Semana de Letras: conferência LÍNGUAS AFRICANAS E COLONIAIS EM DISCURSOS DE PODER,. 2019. (Congresso).

XX Semana de Letras: Mesa Redonda O DISCURSO (IN)JORNALISTICO NA DISPUTA PELA VERDADE,. 2019. (Seminário).

XX Semana de Letras: Mesa Redonda REGISTRO DE LÍNGUAS INDÍGENAS,. 2019. (Congresso).

XX Semana de Letras: Minicurso ANÁLISE DO DISCURSO: LINGUAGEM, SUJEITO E PODER,. 2019. (Congresso).

XX Semana de Letras: Minicurso LÍNGUA, LITERATURA, RESISTÊNCIA E IDENTIDADE: O CASO DA LITERATURA GALEGA,. 2019. (Congresso).

XX Semana de Letras: Minicurso PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (PLAc): DA TEORIA À PRÁTICA,. 2019. (Congresso).

XX Semana de Letras da UNESP - A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL,. 2019. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • COSTANTINO, V. H. . Las desigualdades sociales y el sistema escolar en el Cabo Verde colonial: una lectura de «Dragão e Eu», de Teixeira de Sousa. [sic] Revista arbitrada de la Associación de Profesores de Literatura del Uruguay , v. 39, p. 82-92, 2025.

  • COSTANTINO, V. H. . O retrato da tirania e do vampiro em O barão, de Branquinho da Fonseca. https://periodicos.ufmg.br/index.php/cesp/article/view/53302 , v. 44 n.71, p. 35-50, 2024.

  • COSTANTINO, Vitor Hugo . A mise en abyme no filme ¿O Barão¿, de Edgar Pêra: uma interpretação dos intertítulos como recurso narrativo. Intermidialidades: intersecções entre literatura, cinema e música. 1ed.: Pimenta Cultural, 2025, v. , p. 106-133.

  • COSTANTINO, V. H. ; LIMA, E. ; XAVIER, R. . Do sagrado à ruína: o sofrimentio e o subtexto bíblico em O Meu Caso (1986) e O Gebo e a Sombra (2012), de Manoel de Oliveira. In: OLIVEIRA, S. M. P.; MARTELETO, E. L.; SILVA, M. V. C.; SILVA, F. M.. (Org.). Ramificações de frondosa árvore: ensaios interartísticos para a Professora Renata Soares Junqueira. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2025, v. 1, p. 239-255.

  • CUNHA, P. ; COSTANTINO, V. H. . Personagens em trânsito: o deslocamento nas lentes de Edgar Pêra. In: OLIVEIRA, S. M. P.; MARTELETO, E. L.; SILVA, M. V. C.; SILVA, F. M.. (Org.). Ramificações de frondosa árvore: ensaios interartísticos para a Professora Renata Soares Junqueira. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2025, v. 1, p. 141-158.

  • COSTANTINO, V. H. . A janela (Maryalva Mix): uma análise das figuras femininas do filme de Edgar Pêra. In: JUNQUEIRA, Renata Soares; CUNHA, Paulo.. (Org.). Mulheres nos Cinemas e Audiovisuais: paralelos Brasil-Portugal. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2024, v. , p. 275-299.

  • COSTANTINO, V. H. . Entrevista à cineasta Adélia Sampaio. In: JUNQUEIRA, Renata Soares; CUNHA, Paulo.. (Org.). Mulheres nos Cinemas e Audiovisuais: paralelos Brasil-Portugal. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2024, v. 1, p. 303-349.

  • COSTANTINO, V. H. . Entrevista à cineasta Tereza Trautman. In: JUNQUEIRA, Renata Soares; CUNHA, Paulo.. (Org.). Mulheres nos Cinemas e Audiovisuais: paralelos Brasil-Portugal. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2024, v. 1, p. 351-392.

  • COSTANTINO, V. H. . Francisco Alvim: poesia marginal e ditadura. In: PIRES, Antônio Donizeti; VIVALDO, L. V.. (Org.). Em trânsito transverso: leituras de poesia brasileira contemporânea. 1ed.São Paulo - SP: Cultura Acadêmica, 2024, v. 1, p. 81-94.

  • SILVA, K. E. N. ; NASCIMENTO, R. P. ; FERREIRA, A. L. G. ; PIAI, L. ; SILVA, G. P. ; CALIMAN, B. C. ; FORESTO, D. A. ; CAMARGO, V. O. ; SILVA, B. F. R. ; COSTANTINO, V. H. ; PEREIRA, J. G. ; NASCIMENTO, J. R. ; PESTANA, R. ; SANTOS, D. A. O. ; PERINA, C. ; OLIVEIRA, A. C. . A LEITURA ANTES E DEPOIS DO INGRESSO NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO COM MEMBROS DOS GRUPOS PET?S DA UNESP DE ARARAQUARA (PETARA). In: XXI Encontro da Região Sudeste dos Grupos PET - XXI Sudeste PET/UNESP, 2023, Atibaia. Anais do XXI Encontro dos Grupos do Programa de Educação Tutorial da Região Sudeste (Sudeste PET), 2023.

  • CALIMAN, B. C. ; CAMARGO, V. O. ; COSTANTINO, V. H. ; FERREIRA, A. L. G. ; FORESTO, D. A. ; NASCIMENTO, J. R. ; NASCIMENTO, R. ; OLIVEIRA, A. C. ; PEREIRA, J. G. ; PERINA, C. ; PESTANA, R. ; PIAI, L. ; SANTOS, D. A. O. ; SILVA, B. F. R. ; SILVA, G. P. ; SILVA, K. E. N. . A leitura antes e depois do ingresso na universidade: um estudo com membros dos grupos PETs da UNESP de Araraquara (PETARA). In: XXI Encontro da Região Sudeste dos Grupos PET - XXI Sudeste PET/UNESP, 2021, Araraquara. Anais do XXI Encontro dos Grupos do Programa de Educação Tutorial da Região Sudeste (Sudeste PET), 2021.

  • COSTANTINO, V. H. . ANÁLISE SEMIÓTICA DA PERSONIFICAÇÃO DO HORROR DE DANDY MOTT, PERSONAGEM DO SERIADO AMERICAN HORROR STORY. In: XXXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2023, Atibaia. Anais do XXXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp: Reflexos da Pandemia no Letramento e na Cultura Científica, 2023.

  • COSTANTINO, V. H. . O retrato da tirania e do vampiro em O Barão, de Branquinho da Fonseca. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTANTINO, V. H. . Desdobramentos da obra literária de Branquinho da Fonseca no teatro e no cinema. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALIMAN, B. C. ; CAMPOS, A. S. ; COSTANTINO, V. H. ; FERREIRA, A. L. G. ; FOGACA, M. E. G. ; IBRAHIM, L. M. ; MANOEL, A. L. C. . A leitura e a experiência da fruição estética na terceira idade: compartilhamentos entre petianos e membros da UNATI. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTANTINO, V. H. ; CAMPOS, A. S. . Análise semiótica da personificação do horror de Dandy Mott, personagem do seriado American Horror Story. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTANTINO, V. H. . Branquinho da Fonseca, ditadura e vampirismo: um estudo da narrativa O Barão na literatura e no cinema. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTANTINO, V. H. . Análise semiótica da personificação do horror de Dandy Mott, personagem do seriado American Horror Story. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALIMAN, B. C. ; CAMARGO, V. O. ; COSTANTINO, V. H. ; FERREIRA, A. L. G. ; FORESTO, D. A. ; NASCIMENTO, J. R. ; NASCIMENTO, R. ; OLIVEIRA, A. C. ; PEREIRA, J. G. ; PERINA, C. ; PESTANA, R. ; PIAI, L. ; SANTOS, D. A. O. ; SILVA, B. F. R. ; SILVA, G. P. ; SILVA, K. E. N. . Analisando o nível de leitura antes e após o ingresso na universidade: o caso dos grupos PET do campus de Araraquara. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

COSTANTINO, V. H. . Monitor do Colóquio Interdisciplinar ?Poesia e Outras Artes?. 2023.

COSTANTINO, V. H. . Festa Literária da Morada do Sol (FLISOL): adaptação da peça infantil O Pequeno Príncipe. 2023. Teatral.

COSTANTINO, V. H. . Atividade Cultural: Os poemas de Bertold Brecht em quimeras modernas. 2022. Teatral.

Projetos de pesquisa

  • 2023 - 2025

    Branquinho da Fonseca, Ditadura e Vampirismo: Estudo da narrativa O Barão na literatura e no cinema, Descrição: António José Branquinho da Fonseca (1905-1974) foi um autor do chamado Segundo Modernismo em Portugal e esteve vinculado aos ideais estéticos difundidos pela Presença, influente revista modernista portuguesa fundada em 1927. A produção literária de Branquinho mais conhecida é a novela O barão (1942), publicada originalmente sob seu pseudônimo António Madeira. A partir das personagens, que oscilam entre o real e o fantástico, surgem múltiplas possibilidades de interpretação dessa narrativa, entre as quais aquela que contempla a construção da personagem do Barão como encarnação do ditador português António de Oliveira Salazar. Tal interpretação converge com a proposta da adaptação da obra para o cinema feita pelo cineasta Edgar Pêra e lançada em 2011. Da interseção entre literatura e cinema, a figura do Barão ressurge vinculada a uma simbologia draculesca de viés expressionista que lhe confere uma personalidade singularmente tirânica. É sobre a construção da figura do tirano na obra de Branquinho e sobre a sua potencialização no filme de Edgar Pêra que o estudo comparado incide.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vitor Hugo Costantino - Coordenador / Renata Soares Junqueira - Integrante.

  • 2022 - 2023

    A leitura e a esperiência da fruição estética na terceira idade: compartilhamentos entre petianos e membros da UNATI, Descrição: Pesquisa coletiva realizada pelo grupo PET Letras (FCLAr/UNESP).Este projeto, vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET Letras) da UNESP, propõe um estudo dos níveis e hábitos de leitura dos idosos matriculados na Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), bem como o efeito da fruição literária na qualidade de vida. Na bibliografia básica da pesquisa, destacam-se as reflexões de Candido (2011) sobre o impacto social literário e as considerações de Manguel (2017) e Petit (2013) sobre a recepção de obras literárias. Os resultados da pesquisa apontaram um aumento na prática de leitura entre os alunos da UNATI e sua importância na inclusão social ativa dos idosos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Vitor Hugo Costantino - Integrante / Kananda Emanuela Novaes da Silva - Integrante / Ana Laura Gianesella Ferreira - Integrante / Laís Piai - Integrante / Giovanna Palauro Silva - Integrante / Bruna Cristina Caliman - Integrante / Daniele Atie Foresto - Integrante / Vinicius de Oliveira Camargo - Integrante / Bianca Fernanda Rodrigues da Silva - Integrante / Júlia Gomes Pereira - Integrante / Julia Ribeiro do Nascimento - Integrante / Raphaela Pestana - Integrante / Débora Aparecida Oliveira dos Santos - Integrante / Caroline Perina - Integrante / Andressa Cristina de Oliveira - Coordenador / Renan Paes Nascimento - Integrante.

  • 2020 - 2021

    A leitura antes e depois do ingresso na universidade: um estudo com membros dos grupos PETs da UNESP de Araraquara (PETARA), Descrição: Pesquisa coletiva realizada pelo grupo PET Letras (FCLAr/UNESP).Este projeto, vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET-Letras) da UNESP, propõe a realização de um levantamento e um diagnóstico dos níveis e hábitos de leitura entre os discentes de graduação em Pedagogia, Ciências Sociais, Economia, Administração Pública, Química, Farmácia e Odontologia, isto é, um público cujo objeto de estudo e trabalho é bastante diverso do público do curso de graduação em Letras. A metodologia de trabalho baseia-se na aplicação de questionários e levantamento dos dados quantitativos e qualitativos que serviram para uma comparação a fim de identificar possíveis convergências e divergências entre os hábitos de leitura destes distintos grupos antes e após o ingresso na universidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Vitor Hugo Costantino - Integrante / Kananda Emanuela Novaes da Silva - Integrante / Ana Laura Gianesella Ferreira - Integrante / Laís Piai - Integrante / Giovanna Palauro Silva - Integrante / Bruna Cristina Caliman - Integrante / Daniele Atie Foresto - Integrante / Vinicius de Oliveira Camargo - Integrante / Bianca Fernanda Rodrigues da Silva - Integrante / Júlia Gomes Pereira - Integrante / Julia Ribeiro do Nascimento - Integrante / Raphaela Pestana - Integrante / Débora Aparecida Oliveira dos Santos - Integrante / Caroline Perina - Integrante / Andressa Cristina de Oliveira - Coordenador / Renan Paes Nascimento - Integrante.

  • 2020 - 2021

    Análise semiótica da personificação do horror de Dandy Mott, personagem do seriado American Horror Story, Descrição: A pesquisa abordou a personificação do horror através de Dandy Mott, personagem da série American Horror Story: Freak Show, do canal FX. Utilizando uma abordagem semiótica de linha francesa, com base na teoria da significação de A. J. Greimas (1917-1992) e seus colaboradores, a análise se concentrou nos elementos que contribuem para a representação da personagem e indicam a manifestação de articulações estruturais na narrativa. Ao entender Dandy Mott pelas relações com outros elementos da obra, os resultados revelam que sua personificação do horror, fundamentada em distúrbios psicológicos, gradualmente se desvenda ao incorporar uma realidade mais profunda e subjetiva. Dessa forma, a representação e personificação do horror em Dandy Mott se baseiam na exposição de seu inconsciente por meio de signos específicos, que evidenciam conteúdos arquetípicos, revelando o desequilíbrio de seu estado psíquico e estabelecendo o inconsciente como um nível fundamental na articulação da significação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vitor Hugo Costantino - Integrante / Alexandre Silveira Campos - Coordenador.

Prêmios

2022

Menção Honrosa trabalho intitulado, XXXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp - FCL/Araraquara.

2014

Honra ao mérito pela participação do VIII Concurso Literário "José Paulo Paes" com o tema: "Patriotismo - um sentimento em extinção", Secretaria Municipal de Educação de Taquaritinga.

2011

Honra ao mérito pela participação no V Concurso Literário, Secretaria Municipal de Educação de Taquaritinga.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara. , Faculdade de Ciências e Letras - Unesp, Campos Ville, 14800901 - Araraquara, SP - Brasil, Telefone: (16) 33346233

Experiência profissional

2025 - 2025

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador de disciplina de pós-graduação, Carga horária: 30

Outras informações:
Colaborador da disciplina de pós-graduação Literatura e Outras Artes (60 horas), oferecida em Araraquara, de 8 a 19 de setembro do corrente ano, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP.

2023 - 2025

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário PAADES, Carga horária: 2

Outras informações:
Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (PAADES) Descrição das atividades do estágio: O pós-graduando Vitor Hugo Costantino acompanhou as aulas da Disciplina "Narrativa Portuguesa II", ofertada para o curso de Letras da Unesp - Campus Araraquara e ministrada pela Profa. Dra. Renata Soares Junqueira.

2020 - 2023

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro do Programa de Educação Tutorial (PET), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.Linhas de pesquisa

2024 - 2024

Universidade da Beira Interior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante Intercambista, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Internacionalização de mestrado acadêmico realizado na Universidade da Beira Interior (UBI), Faculdade de Artes e Letras, financiado pelo Programa CAPES-PrInt. Orientação internacional: Prof. Paulo Manuel Ferreira da Cunha. Duração: 3 meses (2024).

2025 - 2025

Universidad de Chile

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante Intercambista, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Internacionalização de mestrado acadêmico realizado na Universidade do Chile (UChile), Facultad de Comunicación e Imagen, financiado pelo Programa Escala de Pós-Graduação da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Orientação internacional: Profa. Lorena Antezana Barrios. Duração: 1 mês (2025).