Marcelo Geovani Epifanio
Possui graduação em Tecnologia em Processos Químicos pela Faculdade de Tecnologia de Campinas (2017) e curso técnico de Química (209). Atualmente é técnico químico da Universidade Estadual de Campinas atuando no laboratório de ensino da Química Orgânica e Inorgânica. Possui experiência em laboratório de controle de qualidade, análises instrumentais e controle de processos fabris.
Informações coletadas do Lattes em 06/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Tecnólogo em Processos Químicos
2014 - 2017
Faculdade de Tecnologia de Campinas
Título: Biogás: um breve histórico dos métodos de obtenção e suas aplicações.
Orientador: Fabiana Cristina Andrade Corbi
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Químico
2008 - 2009
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.
Produções bibliográficas
-
JUSTO, A. P. ; MARTINES, D. N. ; PEREIRA, E. S. ; LEHMANN, E. L. ; BARBOSA, J. D. ; TASIC, L. ; STEOLA, L. R. ; EPIFANIO, M. G. ; ARIMATHEA, M. O. M. ; SANTOS, M. C. ; SOUZA, M. C. ; BENEDITO, R. ; SANTOS, S. S. R. ; MISSANO, T. M. . Apêndice 2: Tratamento e Descarte de Resíduos Químicos. In: Ljubica Tasic. (Org.). Apêndice 2: Tratamento e Descarte de Resíduos Químicos. 1ed.Campinas: Átomo, 2017, v. 1, p. 432-438.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Químico, Carga horária: 40
Outras informações:
Realizo o preparo das aulas ministradas no laboratório do ensino da Química Orgânica e Inorgânica, sendo as principais atividades: preparo e padronização de soluções, tratamento de solventes e reagentes, organização do laboratório, aferição e gerenciamento de equipamentos laboratoriais, manutenção e gestão do estoque de reagentes e vidrarias, tratamento e segregação de resíduos químicos. Outras atividades realizadas são análises instrumentais (Cromatografia Gasosa, Espectroscopia de Infravermelho e no UV-Vis) preparo de amostras para análises instrumentais (GC-MS e RMN) e orientação de bolsistas e estagiários.
2012 - 2015
central analiticaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Química, Carga horária: 40
Outras informações:
Realizou análises Físico-Químicas clássicas e instrumentais de amostras de diversas naturezas. Principais técnicas utilizadas: Cromatografia de íons, Espectrofotometria de Absorção Atômica, Espectrofotometria de Emissão Atômica, Espectroscopia de no Ultravioleta e visível, medição de rotação óptica, espectroscopia de fluorescência. Análises Clássicas: Titulações, gravimetria, determinação de acidez, medição de pH e análises em combustíveis. Outras rotinas: Preparo de amostras por digestão ácida, abertura em forno microondas e calcinação, preparo e padronização de soluções, elaboração de relatórios, tratamento de dados, manutenção da organização e estoque de reagentes do laboratório.
2012 - 2012
Fertilizantes Heringer S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Laboratório, Carga horária: 40
Outras informações:
Contratado em caráter de tempo determinado, realizou análises de composição química de amostras de fertilizantes e matérias primas. Principais técnicas: Gravimetria e instrumentais (Colorímetro).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Geovani Epifanio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?