Suele Aparecida Mendes Santos

Formação em Gestão Ambiental com experiência em geologia ambiental mais especificamente no processamento de dados cartográficos, coleta e análise de amostras de sedimento,solo e água.Atualmente trabalho em Licenciamento Ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Gestão Ambiental

2019 - 2020

Faculdade Estácio de Carapicuíba, Estácio Carap
Bolsista do(a): Banco Santander, S, Brasil.

Graduação interrompida em 2018 em Ciências Ambientais

2014 - Atual

Universidade Federal de São Paulo
Ano de interrupção: 2018

Curso técnico/profissionalizante

2011 - 2012

Escola Técnica Guaracy Silveira

Formação complementar

2017 -

Pagamento por Serviços Ambientais. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2017 -

Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento dos Corpos de Água. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2019 - 2019

Educação para a sustentabilidade. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2019 - 2019

Inspetor De Qualidade. (Carga horária: 164h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.

2019 - 2019

Estudo de Impacto de Vizinhança. (Carga horária: 40h). , Ministério do Desenvolvimento Regional, MDR, Brasil.

2017 - 2018

ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL. (Carga horária: 40h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2017 - 2017

.Práticas Mecânicas de conservação do solo e da água. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2017 - 2017

Introdução ao Geoprocessamento. (Carga horária: 40h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2017 - 2017

Tornar a Unidade de Conservação visível: estratégia para promover articulaç. (Carga horária: 40h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2017 - 2017

Gerenciamento de resíduos sólidos.. (Carga horária: 40h). , Serviço Florestal Brasileiro (SFB), SFB/MMA, Brasil.

2017 - 2017

Monitoramento da qualidade de água. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2017 - 2017

Reducing Emissionsing Emissions from Deforestation. (Carga horária: 40h). , United Nations Organization, UN, Estados Unidos.

2017 - 2017

Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para espaços educadores. (Carga horária: 25h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2017 - 2017

Conflitos em Unidades de Conservação: estratégias de enfrentamento e mediaç. (Carga horária: 2017h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2013 - 2013

Prevenção, Preparação e Respostas á acidentes quí. (Carga horária: 45h). , Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude, OPAS/OMS, Brasil.

2012 - 2012

Manejo de solo.. (Carga horária: 20h). , Escola Técnica Guaracy Silveira, ETEC, Brasil.

2011 - 2011

Ciências e Tecnologia. (Carga horária: 45h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Fisolosofia GNU (Open Source- Free Software). (Carga horária: 6h). , Centro de Difusão de Técnologia e Conhecimento, CDTC, Brasil.

2009 - 2009

Introdução á Lógica de Programação. (Carga horária: 45h). , Instituto de Matemática e Estatisticas., IME USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Organização de eventos

SANTOS, S. A. M. . Semana Cultural Cientifica da Unifesp Diadema. 2017. (Outro).

Participação em eventos

21º Encontro de Iniciação cientifica do Instituto de Botânica de SP.Fósforo e nitrogênio do perifíton como métrica para avaliação da retenção de nutrientes em um wetland artificial (Lago das Garças, PEFI, São Paulo). 2017. (Encontro).

20º Encontro de Iniciação Científica do Instituto de Botânica PIBIC-IBT.Efeitos do enriquecimento por fósforo sobre a colonização do perifiton em substrato artificial: avaliação da estrutura da comunidade.. 2016. (Encontro).

23° Reunião Anual do Instituto de Botanica.Efeitos do enriquecimento e sua interrupção sobre a estrutura e composição química do perifíton. 2016. (Encontro).

19° Encontro de Iniciação Cientifica do Instituto de Botânica.EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO POR FÓSFORO E NITROGÊNIO SOBRE A COLONIZAÇÃO DO PERIFÍTON EM SUBSTRATO ARTIFICIAL: EXPERIMENTO EM MESOCOSMOS DE FUNDO ABERTO. 2015. (Encontro).

22ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.Efeitos do enriquecimento por fósforo e nitrogênio sobre a colonização do perifíton em substrato artificial: experimento em mesocosmos de fundo aberto. 2015. (Outra).

V ISemana Cientifica e Cultural da Unifesp Diadema. EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO POR FÓSFORO E NITROGÊNIO SOBRE A COLONIZAÇÃO DO PERIFÍTON EM SUBSTRATO ARTIFICIAL: EXPERIMENTO EM MESOCOSMOS DE FUNDO ABERTO. 2015. (Exposição).

Produções bibliográficas

  • MENDES-SANTOS, SUELE APARECIDA ; FERRAGUT, CARLA . Evaluating the periphyton as a bioreactor for removal of nutrients in a shallow hypereutrophic reservoir. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE) , v. 33, p. 10, 2021.

  • SANTOS, S. A. M. ; FERRAGUT, C. . Fósforo e nitrogênio do perifíton como métrica para avaliação da retenção de nutrientes em um wetland artificial (Lago das Garças, PEFI, São Paulo). In: 21º Reunião Anual de Iniciação Cientifica do Instituto de Botânica, 2017, São Paulo. FÓSFORO E NITROGÊNIO DO PERIFÍTON COMO MÉTRICA PARA AVALIAÇÃO DA RETENÇÃO DE NUTRIENTES EM UM WETLAND ARTIFICIAL (LAGO DAS GARÇAS, PEFI, SÃO PAULO), 2017.

  • SANTOS, S. A. M. ; SANTOS, T. R. ; FERRAGUT, C. . - Efeitos do enriquecimento por fósforo sobre a colonização do perifiton em substrato artificial: avaliação da estrutura da comunidade. In: XX Encontro de Iniciação científica do Instituto de Botânica, 2016. Livro de Resumos XX Encontro de Iniciação científica do Instituto de Botânica.

  • SANTOS, S. A. M. ; SANTOS, T. R. ; FERRAGUT, C. . EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO POR FÓSFORO E NITROGÊNIO SOBRE A COLONIZAÇÃO DO PERIFÍTON EM SUBSTRATO ARTIFICIAL: EXPERIMENTO EM MESOCOSMOS DE FUNDO ABERTO. In: 22ª Reunião Anual do Instituto de Botânica, 2015, São Paulo. A Botânica nas estratégias ambientais, 2015.

  • SANTOS, S. A. M. ; FERRAGUT, C. ; SANTOS, T. R. . EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO POR FÓSFORO E NITROGÊNIO SOBRE A COLONIZAÇÃO DO PERIFÍTON EM SUBSTRATO ARTIFICIAL: EXPERIMENTO EM MESOCOSMOS DE FUNDO ABERTO. In: XIX Encontro de Iniciação Científica do Instituto de Botânica - 2015, 2015, São Paulo. Programa e Livro de Resumos, 2015.

  • SANTOS, SUELE APARECIDA MENDES ; DOS SANTOS, THIAGO RODRIGUES ; FURTADO, MARIANA S. R. ; HENRY, RAOUL ; FERRAGUT, CARLA . Periphyton nutrient content, biomass and algal community on artificial substrate: response to experimental nutrient enrichment and the effect of its interruption in a tropical reservoir. LIMNOLOGY , 2017.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Fósforo e nitrogênio do perifíton como métrica para avaliação da retenção de nutrientes em um wetland artificial (Lago das Garças, PEFI, São Paulo), Descrição: Determinar o conteúdo de N e P do perifíton e a biomassa em pontos com diferentes concentrações de nutrientes na água em um reservatório hipereutrófico, visando responder se o conteúdo de N e P estocado foi acoplado à disponibilidade N e P da água e poderia ser usado como métrica na avaliação da capacidade de retenção de nutrientes em biorreatores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Suele Aparecida Mendes Santos - Coordenador / Carla Ferragut - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Fósforo e nitrogênio do perifíton como métricas para avaliação da retenção de nutrientes na comunidade em um reservatório raso hipereutrófico (Lago das Garças, PEFI, São Paulo), Descrição: Considerando a possibilidade da utilização do perifíton como biorreator para remoção de fósforo do ambiente (barreira de perifíton), o presente projeto de pesquisa pretende avaliar o conteúdo de N e P do perifíton e a biomassa em pontos com diferentes concentrações de nutrientes na água em um reservatório hipereutrófico (Lago das Garças, Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, SP). A amostragem será realizada na entrada de esgoto in natura (entrada 7), na entrada de esgoto tratado (tratamento terciário) proveniente do zoológico, no interior e após o banco de macrófitas aquáticas (funciona como wetland artificial) no período seco (período de maior acumulo do perifíton). A quantidade de nutrientes estocado no perifíton após 30 dias de colonização será avaliada pelo conteúdo de N e P e a quantidade de biomassa pela massa seca e clorofila-a. O perifíton será analisado em substrato artificial (lâminas de acrílico). Serão determinadas as seguintes variáveis abióticas: nutrientes totais e dissolvidos, oxigênio dissolvido e CO2 livre e a transparência da água e radiação subaquática. O presente projeto de pesquisa pretende contribuir para o maior entendimento do uso perifíton como bioremediador de sistemas eutrofizados, particularmente reservatórios rasos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suele Aparecida Mendes Santos - Integrante / Carla Ferragut - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Efeitos do enriquecimento por fósforo sobre a colonização do perifíton em substrato artificial: experimento em mesocosmos de fundo aberto, Descrição: O perifíton apresenta importante papel no funcionamento de lagos e reservatórios rasos, os quais são dominantes em nível mundial. A disponibilidade de fósforo na água é um dos principais fatores controladores e determinantes da estrutura do perifíton. O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos do enriquecimento por fósforo sobre o incremento de biomassa e o conteúdo de P do perifíton em substrato artificial durante 30 dias de colonização (Lago das Ninféias, Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, SP). Especificamente, visa responder se o enriquecimento isolado por P tem efeito positivo sobre o incremento de biomassa e conteúdo de P do perifíton em mesocosmo de fundo aberto com presença de macrófitas. Além disso, o estudo visa relacionar a variação sucessional dos atributos estruturais (biomassa algal e orgânica) da comunidade à variação das condições abióticas nos tratamentos. O projeto está inserido no projeto institucional "Influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura e estado nutricional (C, N, P) da comunidade perifítica, fitoplanctônica e metafítica no Lago das Ninféias em dois períodos climáticos? (Fapesp 2009/52253-4). A amostragem da água e do perifíton em substrato artificial (lâminas de acrílico) será realizada no 3º, 6º, 12º e 15º dia do período experimental. Variáveis físicas e químicas da água serão determinadas e o perifíton será avaliado por meio da biomassa e conteúdo de fósforo. Além de contribuir para o projeto institucional, o presente estudo contribuirá para o maior entendimento da ecologia do perifíton em reservatório tropical raso. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suele Aparecida Mendes Santos - Integrante / Carla Ferragut - Coordenador / Thiago Rodrigues dos Santos - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Instituto de Botánica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Atuei no auxílio em Pesquisa na área de Propagação e Conservação de Plantas Nativas nas atividades laboratoriais e de produção de plantas nativas.

2014 - 2017

Instituto de Botánica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno PIBIC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2012

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais

Vínculo: Estágiaria, Enquadramento Funcional: Hidrologia, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2018

Sustentare Junior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro do setor de Planejamento, Carga horária: 10

Outras informações:
Empresa Junior dos alunos de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo.

2020 - 2020

Instituto Caminhos da Mata

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Elaboração de textos, artigos, post(imagem) e moderação/organização de Lives com temáticas relacionadas a meio ambiente.

2020 - 2022

Sigma Plast Brasil

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Qualidade - Controle de Produção, Carga horária: 40

Outras informações:
Organização da documentação relacionada a Garantia de qualidade.Auditoria e Inspeção interna BPF/ Food Defense e Food Fraud. Divulgação, acompanhamento e follow up de não conformidades.Inspeção de madeiras, vidros e plásticos rígidos (abertura e acompanhamentos de chamados)Acompanhar atualizações normas ( FSSC 22000, RDC'S -ANVISA).Lançamento da documentação de matéria prima recebida.Controlar qualificação de fornecedores de matéria prima e insumos.Controle de cronograma de analises microbiológicas como também calibração dos equipamentos do laboratório e da fábrica.Ensaios físico-químicos de amostras de etapas de impressão.

2022 - 2023

Acciona, Acciona

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Meio Ambiente, Carga horária: 40

Outras informações:
Aplicação de Diálogos/treinamentosFiscalização do canteiro de obras.Controle da saída de resíduos (solicitação de retirada, emissão de mtr.)Relatórios semanais.Analise de efluentes, fumaça preta .Acompanhamento de auditores externos.

2023 - Atual

Prefeitura Municipal Itapevi

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Meio Ambiente, Carga horária: 40

Outras informações:
Licenciamento Ambiental