Patricia Resende Teixeira

Profissional com 22 anos de experiência na iniciativa privada. Graduada em Comunicação Institucional e Relações Públicas (IESB/Brasília ? 2005); MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (inconcluso). Nos últimos 10 anos trabalhou com coordenação de projetos em cooperativismo, nas áreas de formação profissional, promoção social e responsabilidade socioambiental. Implantou planos de capacitação, coordenou e operacionalizou seminários, congressos, e workshops estaduais. Organizou e produziu campanhas, eventos corporativos e maratonas de inovação, onde atuou também como mentora. Idealizou modelo de ferramenta online para recepcionar ações sociais desenvolvidas por cooperativas criando base de dados em plataforma web, gerindo evolução de resultados por região, por estado e resultados por ciclo anual. Com o sistema de dados consolidado foi possível amadurecer iniciativas locais antes pautadas pelos objetivos do milênio (ODM), e a partir de 2016 para os ODS, contribuindo com a agenda 2030 e impulsionando a transformação social do entorno das cooperativas e instituições parceiras pelo Brasil. Os resultados das primeiras experiências piloto foram apresentados em seminários dos ODS na Tailândia, Mongólia, assembleia da ONU em Nova Iorque, (2017). Habilidade sólida na condução e interlocução com equipes técnicas e projetos atuando como facilitadora interorganizações.

Informações coletadas do Lattes em 17/03/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Comunicação Institucional e Relações Públicas

2001 - 2005

Instituto de Educação Superior de Brasília
Título: Estratégias de comunicação e mobilização: um estudo sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM)
Orientador: Elizabeth Pazito Brandão e Maria da Graça Monteiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Institucional e Relações Públicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, P. R. . Multieficiência e engajamento são debatidos em fórum de RH. Gestão Cooperativa, p. 42 - 43, 01 out. 2019.

  • TEIXEIRA, P. R. . Inovação que inspira é modelo para bancos internacionais. Gestão Cooperativa, p. 28 - 29, 01 dez. 2018.

  • TEIXEIRA, P. R. . Sociedades sustentáveis por meio da cooperação é tema de simpósio. Gestão Cooperativa, p. 30 - 31, 01 dez. 2018.

  • TEIXEIRA, P. R. . Valores para toda a vida. Gestão Cooperativa, p. 6 - 8, 01 dez. 2018.

  • TEIXEIRA, P. R. . Primeira cooperativa de executivos dedicada à gestão. Gestão Cooperativa, p. 41 - 41, 01 out. 2018.

  • TEIXEIRA, P. R. . Liderança feminina é impulsionada pelo Sicredi. Gestão Cooperativa, p. 50 - 51, 01 out. 2018.

  • TEIXEIRA, P. R. . Ações para transformar o mundo. Gestão Cooperativa, p. 31 - 31, 01 jun. 2018.

  • TEIXEIRA, P. R. ; MELO, Z. S. . Estratégias de comunicação e de mobilização: um estudo sobre o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) 2006 (Resumo de pesquisa documental).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2005 - 2005

Fundação Instituto de Administração

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenou o núcleo FIA/ base Brasilia, como ponto focal no CFA - Conselho Federal de Administração e forneceu suporte técnico para desenvolvimento de pesquisa nacional do Sistema CFA/CRA.

2005 - 2008

Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultora Especialista em Projeto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Executou in loco (municípios assistidos) ações dos convênios firmados pelo PROEP/FNDE/MEC em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento ? BID. Elaborou Planos de trabalhos desde a reprogramação orçamentária até compatibilização de informações nos sistemas de controle do governo (SIAFI, SISPP, SIASG).

2008 - 2013

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no DF

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Capacitação e Promoção Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Elaborou projetos, planos de trabalho anuais com foco em educação cooperativa e capacitação profissional, monitorou indicadores de qualidade na gestão de cooperativas e desenvolvimento humano dos empregados e associados de Cooperativas do DF, planejou e executou ações estratégicas para viabilizar a implantação de programas e projetos; supervisionou processos de licitações e contratos, desenvolveu relatórios e pareceres, além da coordenação de eventos. Destaques: Representou o Centro-Oeste no Comitê para elaboração da diretriz nacional de Promoção Social do Sescoop. Representou o Centro-Oeste no Comitê de reestruturação do programa Cooperjovem (Educação para Cooperação).

2013 - 2017

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Promoção Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Executou processos administrativos dos projetos sociais de sua carteira, elaborou relatório de gestão, notas técnicas de editais de licitação, acompanhou e fiscalizou a execução de contratos, atuou como interlocutora junto das unidades estaduais para supervisão de cronograma das entregas de dados e resultados de cada fase de projeto. Alimentou sistema de informação, compilou dados parciais e fechamento de resultados de campanhas anuais, revisou publicações, redigiu artigos e prestou assessoria em entrevistas. Destaque: Coordenou de 2013 a 2017 o Dia de Cooperar ? Programa de responsabilidade socioambiental das cooperativas brasileiras em consonância com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, impulsionado pelo sistema cooperativista (CNCoop OCB Sescoop) nos 26 estados e no Distrito Federal. www.diac.somoscooperativismo.coop.br.

2018 - 2019

Vincere Associados

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Relações Públicas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Captação de patrocinadores para o programa Canal Cooperativo e revista Gestão Cooperativa, veículos voltados ao segmento do Agronegócio e do Cooperativismo. Produção de conteúdo para pautar as matérias com foco na gestão, entrevistas e produção. Realizou assessoria de comunicação institucional para Vincere, nos veículos: Jornal Tribuna Rural (tiragem mensal) Revista Gestão Cooperativa (tiragem bimestral) e programa Canal Cooperativo (veiculação semanal) na rede CNT e TV Climatempo, nas TVs por assinatura de todas as operadoras com sinal digital nas cinco regiões do Brasil. Destaque: Como mídia parceira, apoiou a Vincere Associados no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio realizado no Transamérica Expo Center nos dias 23 e 24 de outubro 2018, em São Paulo. www.mulheresdoagro.com.br www.canalcooperativo.com.br.

2019 - 2019

Instituto Fenasbac

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Relações Institucionais e novos negócios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Captação de novas cooperativas para expansão dos negócios de consultoria e educação corporativa do instituto. Condução, facilitação de processos e interlocução com equipes técnicas e projetos atuando como facilitadora interorganizações. Atuou como membro de equipes facilitadoras em eventos corporativos e imersão com as altas lideranças. Destaque: No campo da cultura de inovação colaborou na coordenação de maratona de desenvolvimento de novos modelos de negócios, HACKATHON Desafio InovAsbac, contendo aproximadamente 200 desenvolvedores e equipes multidisciplinares.

2017 - Atual

PR Comunica

Vínculo: Empreendedora, Enquadramento Funcional: Consultora Empresarial

Outras informações:
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas Edição de jornais não diários Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial Edição de jornais diários Promoção de vendas Filmagem de festas e eventos Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente Edição de livros Edição de cadastros, listas e de outros produtos gráficos Edição de revistas.