Ana Karoline dos Santos Lima

Graduação em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís - Maracanã. Integrou o Núcleo de Maricultura (NUMAR) do IFMA - Campus São Luís Maracanã e atualmente integra o Laboratório de Ecologia Aquática (LEA/IFMA), onde desenvolve pesquisas de avaliação de resíduos sólidos associada á visitação em praias de macromaré da ilha do Maranhão - MA. Atuou em projetos de pesquisa que visa o diagnóstico da poluição plástica e a utilização de índices como instrumento para gestão de praias na Ilha do Maranhão. Tem interesse na área de Ecologia nos seguintes temas: Monitoramento ambiental, Poluição Microplástica e Macroplástica, Ecossistemas Marinhos e Conservação Ambiental

Informações coletadas do Lattes em 16/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

2023 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- Campus Pe, IFMA/Pedreiras

Graduação em Licenciatura em Ciências agrárias

2018 - 2022

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS SÃO LUIS - MARACANÃ
Título: A OUTRA FACE DO LAZER E TURISMO: Avaliação da poluição costeira por resíduos sólidos em praias de macromaré da Ilha do Maranhão - MA
Orientador: Caio Brito Lourenço

Curso técnico/profissionalizante em Auxiliar Veterinária

2018 - 2019

Centro de Ensino Profissionalizante

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

ESCOLA MODELO BENEDITO LEITE

Formação complementar

2022 - 2022

Laudo de Vistoria em Propriedades Rurais: Impactos Ambientais. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, IFMA, Brasil.

2021 - 2021

Projeto de Pesquisa: da elaboração a apresentação dos resultados. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, IFMA, Brasil.

2021 - 2021

Minicurso - Plataforma SISGEN. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, IFMA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Educação Ambiental. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Libras: Compreensão Básica. (Carga horária: 90h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

Treinamento/Oficina em Acessibilidade aplicada á 13ª feira do livro. (Carga horária: 6h). , Secretaria Municipal da Educação, SEMED, Brasil.

2019 - 2019

PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS. (Carga horária: 10h). , Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã, IFMA, Brasil.

2018 - 2019

Intermediário de Inglês. (Carga horária: 120h). , Núcleo de Cultura Linguística, NCL, Brasil.

2015 - 2017

Básico de Inglês. (Carga horária: 300h). , Núcleo de Cultura Linguística, NCL, Brasil.

2012 - 2013

Curso técnico/profissionalizante em Capacitação Administrativ. , Datacontrol Educação e Tecnologia, DET, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Libras

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Saberes etnoecológicos de catadores de tarioba (Iphigenia brasiliensis) no município de São José de Ribamar, Maranhão, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Izabel Cristina da Silva Almeida Funo em 07/02/2022., Descrição: A mariscagem é uma atividade de pesca artesanal que pode servir para subsistência, ou renda principal ou complementar para famílias marisqueiras. No Maranhão, a tarioba (Iphigenia brasiliensis) é considerada um importante recurso pesqueiro da mariscagem, constituindo um dos principais itens alimentares das populações que vivem ao longo do litoral. Esta espécie é encontrada enterrada aproximadamente a até 15 cm de profundidade em fundos areno-argiloso ou lodoso do infralitoral de áreas estuarinas do litoral maranhense. Devido a grande procura pela espécie, seu extrativismo se torna cada vez maior nos bancos naturais da região, no entanto, são escassos os trabalhos realizados especificamente com a mariscagem dessa espécie, sobretudo no litoral maranhense. Nessa perspectiva, visando fornecer subsídios que possam contribuir para o manejo sustentável e a conservação dos estoques naturais das espécies presentes na região, o objetivo do presente trabalho será avaliar o conhecimento etnoecológico de catadores de tarioba no município de São José de Ribamar, Maranhão. A caracterização do conhecimento etnoecológico dos pescadores sobre o marisco e a prática da mariscagem será realizada por meio de questionários, contendo perguntas sobre a atividade de mariscagem, conhecimento sobre a espécie, aspectos socioeconômicos, forma de beneficiamento e comercialização para uma melhor compreensão do modo de pensar dos catadores e do contexto em que ocorre a atividade de cata dos moluscos. Para complementar a coleta de dados serão feitas observações diretas e conversas informais de valor relevante para a pesquisa, o chamado diário de campo, além de revisão bibliográfica. Com a realização dessa pesquisa espera-se a obtenção de informação sobre o conhecimento etnoecológico dos pescadores do município de São José de Ribamar sobre a espécie I. brasiliensis, o meio ambiente, e como eles produzem e reproduzem as condições necessárias para manejar esse recurso pesqueiro da mariscagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Karoline dos Santos Lima - Integrante / Izabel Cristina da Silva Almeida Funo - Coordenador / VITORIA MAIA MACHADO - Integrante / ANA LUÍZA DE MORAES CASTRO - Integrante / Aline Rodrigues Gomes - Integrante / Thayson Garcia Reis Santos - Integrante / Regiane da Silva Almeida - Integrante.

  • 2022 - Atual

    A outra face do lazer e turismo: distribuição e densidade da poluição plástica associada à visitação em praias de macromaré no Município de São José de Ribamar - MA, Descrição: As praias são habitats chave para avaliar os impactos promovidos pelo homem nos ambientes marinhos devido à sua importância ecológica e econômica. São inúmeros os impactos causados pelos resíduos sólidos nos ambientes costeiros, entre os principais prejuízos está o turismo. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é identificar e quantificar a poluição plástica em praias de macromaré sob influência da Baia de São José e a aplicação de índices de poluição como ferramenta para relacionar os impactos do turismo e lazer. Serão analisadas 14 praias do Município de São José de Ribamar. As coletas serão realizadas no período chuvoso e de estiagem de 2021. Em cada uma das praias será definida uma área de amostragem de 100 m2. Dentro de cada uma dessas unidades amostrais, todos os resíduos plásticos (>10 mm) disponíveis serão coletados. Todos os itens plásticos serão separados e enquadrados de acordo com uma das 54 tipologias de plástico/poliestireno. Os resultados serão apresentados em ?número de itens? e ?densidade?. Para determinar a influência do plástico ao longo das praias do Município de São José de Ribamar, serão aplicados o Índice de Poluição Costeira (IPC) e o Índice de Abundância Plástica (IAP). O estudo irá apresentar um diagnóstico da poluição plástica em 14 praias do município de São José de Ribamar. Os resultados irão identificar as tipologias desses resíduos e as suas possíveis origens. Este estudo poderá ser utilizado pelos gestores públicos no gerenciamento costeiro dessa região, propondo ações como coleta, remoção, tratamento, mitigação e projetos de conscientização ambiental. Essas medidas podem ser utilizadas de acordo com as possíveis origens dos resíduos plásticos e poderão chamar a atenção da população para a necessidade urgente da diminuição do uso de plásticos na nossa rotina, assim como a sua relação com o turismo e lazer.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Karoline dos Santos Lima - Integrante / Caio Brito Lourenço - Coordenador / José de Ribamar Lemos dos Santos - Integrante / Aline Graziela Silva Costa - Integrante / Angelica Valony Silva Serra Martins - Integrante / Ana Beatriz Oliveira Silva - Integrante / Niquison da Silva Lindoso - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Uma ameaça ao paraíso: Diagnóstico da poluição plástica e a utilização de índices como instrumento para gestão de praias de macromaré na Ilha do Maranhão - MA., Descrição: O Brasil tem um dos litorais mais extensos do mundo (~ 8.000 km), que abrange uma variedade de ecossistemas, incluindo manguezais, recifes e praias. O maranhão tem uma das maiores faixas de manguezais da costa brasileira e uma grande quantidade de praias. Devido a importância desse ecossistema, estudos que monitorem o impacto da poluição plástica e proponham ferramentas para a gestão desses ambientes são de suma importância. Esta pesquisa apresentará um diagnóstico sobre o problema do plástico ao longo de vinte e seis praias, definindo pela primeira vez magnitudes, tipologias e origem da poluição plástica. Os resultados apresentados servirão de fomento para que os gestores públicos possam tomar decisões sobre medidas que minimizem o impacto da poluição plástica. A utilização de índices é eficaz devido a facilidade de sua aplicação, proporcionando aos gestores públicos informações técnicas para que possam propor ações para reduzir a poluição plástica. Nesse sentido, o objetivo geral desse projeto é identificar e quantificar a poluição plástica em praias de macromaré sob influência da Baia de São Marcos e a utilização de índices de poluição como ferramenta de gestão desses ambientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ana Karoline dos Santos Lima - Integrante / Caio Brito Lourenço - Coordenador / José de Ribamar Lemos dos Santos - Integrante / Izabel Cristina da Silva Almeida Funo - Integrante / Claudio Magalhaes Bezerra - Integrante / Filipe Melo Pereira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS SÃO LUIS - MARACANÃ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - Atual

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS SÃO LUIS - MARACANÃ

Vínculo: Voluntário (a), Enquadramento Funcional: Voluntário (a), Carga horária: 5

2022 - Atual

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS SÃO LUIS - MARACANÃ

Vínculo: Voluntário (a), Enquadramento Funcional: Voluntário (a), Carga horária: 10

2019 - 2020

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS SÃO LUIS - MARACANÃ

Vínculo: PROGRAMA DE MONITORIA, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
MONITORA VOLUNTARIA DA DISCIPLINA BOTÂNICA E SISTEMÁTICA DE VEGETAL SOB SUPERVISÃO DO PROF.DR. KHEY ALBERT DE AZEVEDO FONTES

2019 - 2019

Secretaria Municipal da Educação

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 40