Girlane Gomes Hebert

Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em cafeicultura. Projeto de pesquisa, que tem como base; Cafeicultura familiar: arranjos e distribuição espacial de cafeeiros irrigado no sistema de fileiras duplas na Amazônia Ocidental.

Informações coletadas do Lattes em 15/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Agronomia

2019 - Atual

Universidade Federal de Rondônia

Ensino Médio (2º grau)

2016 - 2018

PADRE EZEQUIEL RAMIM

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Arranjos e distribuição espacial de cafeeiros irrigado no sistema de fileiras duplas na Amazônia Ocidental, Descrição: O Brasil destaca-se no cenário mundial por ser o maior produtor e exportador de café. Segundo dados da CONAB (2019) a produção de café arábica (Coffea arábica) correspondeu ao montante de 34,47 milhões de sacas e de café conilon e/ou robusta (Coffea canephora) 14,52 milhões de sacas beneficiadas, oriundas de seis principais estados produtores, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Rondônia e Bahia. Tratando-se apenas da produção de café conilon e/ou robusta no Brasil, a quantidade produzida corresponde a aproximadamente 30% da produção nacional, destacando-se como principais produtores os estados do Espírito Santo, Bahia e Rondônia (PEZZOPANE, CASTRO, et al., 2010). Em Rondônia a cafeicultura é uma atividade de grande importância em razão de sua expressiva influência na agricultura e na economia, além de relevante capacidade de absorção de mão de obra, uma das fontes de maior geração de emprego (OLIVEIRA e FILHO, 2009). Nos últimos anos o estado vem se modificando na produção do grão, reduzindo a área de implantação e adensando o modelo de plantio. Essa evolução na cafeicultura rondoniense vem da seleção de genótipos cada vez mais produtivos e uso de novas tecnologias como irrigação, manejo da lavoura e nutrição de plantas, principalmente (DIAS et al., 2014). Dentre os sistemas de irrigação mais indicados para se utilizar na cafeicultura se destaca o de gotejamento. Por ser um sistema de maior efetividade na distribuição de água, nutrientes e por utilizar pouca mão de obra. (SOBREIRA et al., 2011). Desse modo, com a tendência de mecanização das lavouras visando redução de mão de obra braçal, o espaçamento é um fator importantíssimo no momento de planejar o plantio de uma área nova. Segundo Carvalho e Guimarães et al. 2006 lavouras implantadas com o sistema de adensamento entre plantas na linha de cultivo e entre linhas, tendem a ter maior produtividade com menor custo de produção. Entretanto, na implantação da lavoura, o plantio adensado tem suas formas de serem aplicados e, uma das maneiras é a utilização do sistema de fileiras duplas, muito utilizado na fruticultura. Segundo Trindade e Borges et al. (2004) o plantio de fileiras dupla permite maior aproveitamento de luz, facilidade no controle de plantas daninhas pelo sombreamento e, principalmente possibilidade da mecanização da maior parte das atividades de manejo da lavoura cafeeira..... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Girlane Gomes Hebert - Coordenador / franciele França Duarte - Integrante / roberto marinho - Integrante / Jairo Rafael Machado Dias - Coordenador - Integrante / kesia naine ramos simao - Integrante / maisa de carvalho mendes - Integrante / Luan Henrique Martiniano Souza - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Fortalecimento da cadeia produtiva do café na Amazônia, Descrição: Em Rondônia o cultivo de cafeeiros tem sido realizado frequentemente sob condições irrigadas, em razão da distribuição irregular das precipitações ao longo do ano. Consequentemente a prática da fertirrigação que consiste na distribuição parcelada dos fertilizantes, solúveis em água pelo sistema de irrigação tem sido adotada. Neste sentido, objetiva-se avaliar a performance dos sistemas de produção de cafeeiros submetidos a fertilização potássica. O delineamento experimental será em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas. A parcela principal será constituída pelos sistemas de produção (fertirrigado, irrigado e sequeiro). E, nas subparcelas serão alocadas quatro doses de potássio (200, 400, 600 e 800 kg/ha de K2O) com três repetições. Mensalmente será avaliado o crescimento vegetativo do cafeeiro e, adicionalmente, os parâmetros fisiológicos da parte aérea da planta e morfológicos do sistema radicular, assim como os atributos físico-químicos do solo e o estado nutricional da lavoura. Nas safras 2019/2020 serão avaliados os componentes de produção e a qualidade do café produzido. Serão ajustados modelos de regressão para as doses de potássio e teste de média para os sistemas de produção (Tukey p 0,05) quando apresentarem diferenças significativas pelo teste F da ANOVA, ao nível de 5% de probabilidade. O projeto subsidiará tomadas de decisões quanto a adoção de inovação tecnológica nos cafezais do estado no que se refere ao uso e manejo da irrigação e fertirrigação... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Girlane Gomes Hebert - Integrante / franciele França Duarte - Integrante / roberto marinho - Integrante / PAULO GUILHERME SALVADOR - Integrante / Adjalma França de Campos Neto - Integrante / Anderson Cristian Bergamin - Integrante / Fábio Régis de Souza - Integrante / Douglas Revesse da Silva - Integrante / Vando Miossi Rondelli - Integrante / Claudemir Schwanz Turcato - Integrante / VANESSA MARIANO FREISLEBEN - - Integrante / Gustavo Francino Mariano - Integrante / Jairo Rafael Machado Dias - Coordenador - Coordenador / ESPINDULA MARCELO C - - Integrante / kesia naine ramos simao - Integrante / maisa de carvalho mendes - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - Atual

Setor experimental - Culturas Perenes na Amazônia ( Chácara Modelo II), SEC

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio com sistema produtivo de CACAU E CAFÉ.