Cristiane Bastos Pacanowski

Possui graduação em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Tem experiência na área de Comunicação, com curso de extensão em Edição Executiva pela Fundação Getúlio Vargas (RJ), e ênfase em Edição Multiplataforma, literatura ilustrada infantil e juvenil e ficção adulta. Atualmente é sócia-diretora da Pipa Agência Literária e de Projetos Culturais, que representa autores, ilustradores e editores brasileiros e estrangeiros no Brasil e no exterior. Desde 2008 participa das principais Feiras do Livro, como a Feira de Frankfurt, a Feira de Bolonha, a Feira de Bogotá e já foi selecionada para o fellowship da Feira de Frankfurt (2010) pelo Consulado Alemão no Rio de Janeiro em parceira com o Instituto Goethe, e para o fellowship da Feira do Quebec, no Canadá, pela Associação Nacional dos Editores de Livros daquele país. Na Pipa Agência atua como Diretora de Conteúdos e Inovação e trabalha desenvolvendo projetos de livros impressos e digitais, conteúdo interativo, aplicativos móveis e plataformas online. É responsável pela curadoria, seleção, aquisição e adaptação de conteúdos para o Brasil, bem como pela consultoria de projetos de leitura, arte e tecnologia para instituições educacionais e centros culturais.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial

1998 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Custom Publishing
Orientador: Maura Sardinha

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Edição multiplataforma.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Participação em eventos

Feira do Livro Infantil de Bolonha. Venda de direitos e compra de títulos para edição e publicação no Brasil. 2017. (Feira).

Feira do Livro de Bogotá. Venda de direitos e compra de títulos para edição e publicação no Brasil. 2016. (Feira).

Feira do Livro Infantil de Bolonha. Venda de direitos e compra de títulos para edição e publicação no Brasil. 2015. (Feira).

Feira do Livro Infantil de Bolonha. Venda de direitos e compra de títulos para edição e publicação no Brasil. 2014. (Feira).

Feira do Livro de Frankfurt. Venda de direitos e compra de títulos para edição e publicação no Brasil. 2010. (Feira).

Feira do Livro de Frankfurt. Venda de direitos e compra de títulos para edição e publicação no Brasil. 2008. (Feira).

Outras produções

PACANOWSKI, C. B. . Pipa Agência de Conteúdos e Projetos Culturais. 2016; Tema: site da Pipa Agência de Conteúdos. (Site).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Pipa Agência Literária e de Projetos Culturais

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Sócia-diretora, Carga horária: 40

Outras informações:
Diretora de Conteúdo e Inovação Editorial - Pipa Agência de Conteúdos e Projetos Culturais ? Consultoria de projetos editoraiis de literatura infantojuvenil impressos e digitais (conteúdos em português, inglês, espanhol e francês) ? Pesquisa, concepção, curadoria e direção de ação educativa para incentivo à leitura: com projetos de literatura impressos e interativos com uso de tecnologia para crianças e jovens (livros-jogos, app-books, apps de leitura imersiva, literatura transmídia, realidade aumentada, realidade virtual, chatbots, voicebots) para Sala Educativa da exposição imersiva internacional "A Biblioteca à Noite", no Sesc Rio (2019). Gerenciamento da equipe externa de produção, mediadores e da oficina de mediação de leitura para crianças e famílias nos fins de semana. - Concepção, curadoria e direção de Festival Lucha Libro Rio, competição literária de contos com autores inéditos, em que o vencedor terá seu livro de contos publicado em edição impressa, ebook e audiobook. O Festival conta com ações de contrapartida social educacional que prevê o desenvolvimento de uma metodologia para oficinas de escrita criativa, gêneros literários e técnicas de redação para o ENEM direcionadas a alunos do ensino médio. Criação de chatbot para disseminar a metodologia através das redes sociais do Festival. ? Pesquisa, curadoria e seleção de portfólios de ilustradores e autores de livros ilustrados brasileiros e estrangeiros inéditos para agenciamento de direitos e publicação no Brasil. ? Venda de direitos autorais de editoras, autores e ilustradores brasileiros e estrangeiros: representação e agenciamento com foco no segmento infantojuvenil nas feiras de Colômbia, Itália, Alemanha, Canadá. ? Edição e desenvolvimento de conteúdo e consultoria literária (tradução, edição de texto, gestão de conteúdo e gerenciamento de equipes externas trabalhando em cada projeto). ? Desenvolvimento de catálogo internacional para editoras brasileiras e negociação de contratos internacio

2013 - 2015

Pipa Agência Literária e de Projetos Culturais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editora executiva de literatura infantojuveni, Carga horária: 40

Outras informações:
Editora executiva de literatura infantojuvenil e gerente de direitos internacionais - Editora Rovelle ? Edição de livros de literatura infantojuvenil de autores nacionais e estrangeiros. ? Avaliação de originais, curadoria de catálogo, aquisição de títulos internacionais, gestão da programação de lançamentos e gerenciamento da equipe de design e assistentes. ? Tradução (inglês e espanhol), preparação de originais, redação de textos, de catálogo e de divulgação, produção de conteúdo para mídias sociais da editora. ? Desenvolvimento de catálogos em inglês e em espanhol e de estratégias para a venda de títulos em feiras internacionais (Bolonha, Frankfurt, Québec, Bienal de São Paulo e do Rio de Janeiro). ? Negociação de contratos e venda de títulos para Suíça (+Alemanha e Áustria), Coreia do Sul, México (+Espanha e América Latina) e China. ? Selecionada para o fellowship da Associação Nacional dos Editores de Livros do Québec, abr/2015.

2009 - 2013

Pipa Agência Literária e de Projetos Culturais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editora de livros internacionais ficção, Carga horária: 40

Outras informações:
Editora de livros internacionais ficção e obras de referência - Editora Sextante ? Seleção, contratação e gerenciamento da equipe de tradutores, diagramadores e revisores em cada projeto. ? Edição e redação de textos, gerenciamento editorial para fechamento de arquivos e conferência das provas da gráfica. ? Experiência internacional: participação na Feira de Frankfurt 2010, como professional convidada pelo Consulado Alemão e pelo Instituto Goethe. Programação com reuniões, visitas a bibliotecas, livrarias e escolas, e seminários dentro e fora da Frankfurt Book Fair.

2006 - 2009

Pipa Agência Literária e de Projetos Culturais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora editorial projetos internacionai, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora editorial de projetos internacionais - Ed. Senac Rio ? Avaliação de originais, curadoria de catálogo, elaboração de pareceres, negociação com agentes literários e editoras, contratação e produção editorial de títulos internacionais. ? Venda de direitos autorais e participação na Feira de Frankfurt em 2008, como coordenadora de projetos internacionais e integrante do projeto Brazilian Publishers, organizado pela Câmara Brasileira do Livro e pela Agência Brasileira de Promoção e Investimentos (CBL/Apex-Brasil). ? Seleção e contratação de equipe externa de tradutores, copidesques, diagramadores e designers; edição de texto; redação; revisão e edição de releases.

2005 - 2006

Pipa Agência Literária e de Projetos Culturais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editora, tradutora e revisora freelancer, Carga horária: 40

Outras informações:
Editora, tradutora e revisora freelancer ? Realização de diversos trabalhos como freelancer (com créditos nas obras), atuando em pesquisa de conteúdo, redação, tradução, edição, legendagem, copidesque e revisão para Sextante, Intrínseca, Objetiva, Globo Livros, Alfaguara, Civilização Brasileira, Seleções do Reader?s Digest, Record, Best Bolso, Rocco, Ediouro, Zahar, José Olympio, Casa da Palavra e Barsa Planeta Internacional.

2004 - 2005

Pipa Agência Literária e de Projetos Culturais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editora e coordenadora editorial do setor Pha, Carga horária: 40

Outras informações:
Editora e coordenadora editorial do setor Pharma - Editora Elsevier ? Coordenação de projetos editoriais vendidos para os principais laboratórios da indústria farmacêutica. ? Negociação de direitos autorais com escritórios da Elsevier fora do Brasil e com editoras estrangeiras; edição de textos; levantamento e negociação de custos editoriais e gráficos; identificação e contratação de equipe de tradutores técnicos, designers, redatores, revisores, diagramadores.

2003 - 2004

Pipa Agência Literária e de Projetos Culturais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de promoção e marketing, Carga horária: 40

Outras informações:
Assistente de promoção e marketing - Seleções do Reader's Digest ? Revisão e adaptação das peças promocionais produzidas para cada uma das campanhas de marketing direto da empresa, desde campanhas one-shot a catálogos sazonais e anuais.

2003 - 2003

Pipa Agência Literária e de Projetos Culturais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editora, tradutora e revisora freelancer, Carga horária: 40

Outras informações:
Editora, tradutora e revisora freelancer ? Realização de diversos trabalhos como freelancer (com créditos nas obras), atuando em pesquisa de conteúdo, redação, tradução, edição, legendagem, copidesque e revisão para Sextante, Intrínseca, Objetiva, Globo Livros, Alfaguara, Civilização Brasileira, Seleções do Reader?s Digest, Record, Best Bolso, Rocco, Ediouro, Zahar, José Olympio, Casa da Palavra e Barsa Planeta Internacional.

2001 - 2003

Pipa Agência Literária e de Projetos Culturais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente editorial de livros e vídeos, Carga horária: 30

Outras informações:
Assistente editorial de livros e vídeos - Seleções do Reader's Digest ? Assistência à Diretoria Editorial, à Diretoria de Arte e a quatro editores de projeto. ? Edição de texto, gerenciamento de materiais para tradutores, copidesques, revisores e designers. ? Traduções, versões e revisões internas (obras literárias, contratos etc.), além de contato com instituições ligadas ao livro, como sindicato, câmara de comércio, agentes literários no Brasil e no exterior.

1999 - 2003

Pipa Agência Literária e de Projetos Culturais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de inglês como segunda língua, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora de inglês como segunda língua - CCAA

2013 - 2015

Editora Rovelle

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editora executiva de literatura infantojuveni, Carga horária: 40

Outras informações:
Editora executiva de literatura infantojuvenil e gerente de direitos internacionais - Editora Rovelle ? Edição de livros de literatura infantojuvenil de autores nacionais e estrangeiros. ? Avaliação de originais, curadoria de catálogo, aquisição de títulos internacionais, gestão da programação de lançamentos e gerenciamento da equipe de design e assistentes. ? Tradução (inglês e espanhol), preparação de originais, redação de textos, de catálogo e de divulgação, produção de conteúdo para mídias sociais da editora. ? Desenvolvimento de catálogos em inglês e em espanhol e de estratégias para a venda de títulos em feiras internacionais (Bolonha, Frankfurt, Québec, Bienal de São Paulo e do Rio de Janeiro). ? Negociação de contratos e venda de títulos para Suíça (+Alemanha e Áustria), Coreia do Sul, México (+Espanha e América Latina) e China. ? Selecionada para o fellowship da Associação Nacional dos Editores de Livros do Québec, abr/2015.

2009 - 2013

Editora Sextante

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editora de livros internacionais ficção e obr, Carga horária: 40

Outras informações:
Editora de livros internacionais ficção e obras de referência - Editora Sextante ? Seleção, contratação e gerenciamento da equipe de tradutores, diagramadores e revisores em cada projeto. ? Edição e redação de textos, gerenciamento editorial para fechamento de arquivos e conferência das provas da gráfica. ? Experiência internacional: participação na Feira de Frankfurt 2010, como professional convidada pelo Consulado Alemão e pelo Instituto Goethe. Programação com reuniões, visitas a bibliotecas, livrarias e escolas, e seminários dentro e fora da Frankfurt Book Fair.

2006 - 2009

Editora Senac Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora editorial projetos internacionai, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora editorial de projetos internacionais - Ed. Senac Rio ? Avaliação de originais, curadoria de catálogo, elaboração de pareceres, negociação com agentes literários e editoras, contratação e produção editorial de títulos internacionais. ? Venda de direitos autorais e participação na Feira de Frankfurt em 2008, como coordenadora de projetos internacionais e integrante do projeto Brazilian Publishers, organizado pela Câmara Brasileira do Livro e pela Agência Brasileira de Promoção e Investimentos (CBL/Apex-Brasil). ? Seleção e contratação de equipe externa de tradutores, copidesques, diagramadores e designers; edição de texto; redação; revisão e edição de releases.

2004 - 2005

Editora Elsevier

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora editorial projetos Pharma

Outras informações:
Editora e coordenadora editorial do setor Pharma - Editora Elsevier ? Coordenação de projetos editoriais vendidos para os principais laboratórios da indústria farmacêutica. ? Negociação de direitos autorais com escritórios da Elsevier fora do Brasil e com editoras estrangeiras; edição de textos; levantamento e negociação de custos editoriais e gráficos; identificação e contratação de equipe de tradutores técnicos, designers, redatores, revisores, diagramadores.

2003 - 2004

Seleções do Reader's Digest

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de promoção e marketing, Carga horária: 40

Outras informações:
Assistente de promoção e marketing - Seleções do Reader's Digest ? Revisão e adaptação das peças promocionais produzidas para cada uma das campanhas de marketing direto da empresa, desde campanhas one-shot a catálogos sazonais e anuais.

2001 - 2003

Seleções do Reader's Digest

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente editorial de livros e vídeos, Carga horária: 30

Outras informações:
Assistente editorial de livros e vídeos ? Assistência à Diretoria Editorial, à Diretoria de Arte e a quatro editores de projeto. ? Edição de texto, gerenciamento de materiais para tradutores, copidesques, revisores e designers. ? Traduções, versões e revisões internas (obras literárias, contratos etc.), além de contato com instituições ligadas ao livro, como sindicato, câmara de comércio, agentes literários no Brasil e no exterior.

1999 - 2003

CCAA - Centro de Cultura Anglo-Americana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de inglês como segunda língua, Carga horária: 30