ORLEANS FERREIRA DA SILVA JUNIOR

Engenheiro Civil, com experiência na execução, planejamento e controle de obras, elaboração de cronograma físico-financeiro, desenvolvimento dos indicadores de manutenção com desempenho através de metodologias ágeis, agindo de acordo com os custos e prazos estabelecidos. Atua na execução de projetos conquistando os objetivos propostos dentro de um prazo e parâmetros de qualidade determinados, com atuação em obras públicas, e em empresa global como VALE S/A, regendo os setores industriais, comerciais, residenciais, focado em resultados com base em custo, prazo e qualidade com responsabilidade em Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Docência no Ensino Fundamental e Médio

2019 - 2020

Faculdade UniBF
Título: Trabalho de Conclusão do Curso
Orientador: CARLOS HOEGEN

Graduação em Engenharia Civil

2014 - 2019

Faculdade Pitágoras
Título: Construções Sustentáveis na Engenharia Civil
Orientador: André Machado

Formação complementar

2018 - 2018

Leitura e Interpretação de projetos de combate a incêndio. (Carga horária: 40h). , EMIS SOLAR, EMIS, Brasil.

2018 - 2018

Software Eberick. (Carga horária: 96h). , EMIS SOLAR, EMIS, Brasil.

2018 - 2018

Matemática e sua Tecnologias. (Carga horária: 60h). , NEGRO COSME, NEGRO COSME, Brasil.

2018 - 2018

Informática e Novas Tecnologias. (Carga horária: 60h). , NEGRO COSME, NEGRO COSME, Brasil.

2018 - 2018

Leitura de Interpretação de projetos arquitetônicos, elétrico, hidrossa.. (Carga horária: 40h). , EMIS SOLAR, EMIS, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Capacitação em Sistema de Informação Geográfica,. (Carga horária: 25h). , Empresa Júnior de Geografia, GEOTEC, Brasil.

2010 - 2010

AutoCad 2D. (Carga horária: 48h). , Neves Engenharia, NE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.

Participação em eventos

GESTAO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM ECONOMICA E LEGAL EM PROCESSOS DE PRODUCAO.GESTAO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM ECONOMICA E LEGAL EM PROCESSOS DE PRODUCAO. 2015. (Encontro).

O PAPEL DO PROFISSIONAL DE QUALIDADE NO MERCADO ATUAL.O PAPEL DO PROFISSIONAL DE QUALIDADE NO MERCADO ATUAL. 2015. (Encontro).

II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão. II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão. 2014. (Feira).

Produções bibliográficas

  • SILVA JUNIOR, O. F. . São luís da Fundação a Colonização um Olhar de Engenheiro Sobre o Centro Histórico.. 1. ed. , 2016. v. 1000. 124p .

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Singular Engenharia e Empreendimentos Imobiliarios

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação nas atividades de suprimentos, orçamento, fiscalização de atividades produzidas, controle de qualidade dos materiais disponíveis, entrega de relatórios de obra, sob a supervisão do engenheiro responsável.

2018 - 2018

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades de fiscalização dos documentos emitidos, elaboração de relatórios de qualidade, composição de custos, atuação na elaboração de projetos, onde se fazia necessário a ocorrência rotineiramente de viagens para medições, atuando junto com o setor de topografia e engenharia.

2018 - 2019

Novvel Engenharia Ltda

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação em obras públicas, na construção de duas escolas localizadas no município de Rosário, nas reformas do Liceu Maranhense/SLS, UEB no município de Rosário, com atividades de planejamento, fiscalização e controle de obras, onde aplicou uma metodologia de controle e monitoramento em tempo real pelos aplicativos(diário de obras.net/Trello), obtendo um melhor gerenciamento e análise dos resultados utilizando preceitos do Lean Construction, obtendo uma visão a curto, médio e longo prazo das obras

2020 - 2021

Instituto Educacional Rosa de Saron

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fund. II, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor ensino básico na escola particular IERS

2020 - Atual

Omega Serviços e Manutenções Industriais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Planejador, Carga horária: 45

Outras informações:
Responsável pelo planejamento, requisição e controle dos recursos materiais necessários para execução dos serviços dentro do site da Vale, atuando na área de planejamento estratégico e acompanhamento em campo das atividades em execução, participante no processo de análise e emissão dos pedidos de materiais no sistema integrado da empresa SGI/SAP. Responsável pela elaboração e controle do cronograma executivo e dos cronogramas das paradas de manutenção programadas; responsável pelo envio dos reports semanais e quinzenais, com apresentação semanal a gerência e partes interessadas das atividades nas semanas [S-1,S,S+1], reportando os desvios e destaques ; participação nas reuniões de KP'is com análise e tomada de decisões para o cumprimento do escopo proposto; e recebimento das demandas de manutenção por parte do PCM identificando problemas e propondo soluções na área. Utiliza o Ms Project para gerenciamento dos cronogramas, com habilidades no Power Bi e outras linguagens de prog.