Sebastiana Marculino da Silva

Possui graduação em Gestão em Recursos Humanos pela Universidade Paulista (2018), iniciou pós graduação em licitações e contratos em 2022 na Escola Mineira de Direito - EMD. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública Federal. Atuou de 2008 a 2019 em vários cargos no Serviço Florestal Brasileiro -SFB, vinculado ao MMA e a partir de 2019 ao MAPA. Sendo: de 2008 a 2015 como chefe de serviço (DAS 101.1) na Coordenação de licitações e Contratos, na função de pregoeira, desenvolvendo atividades de elaboração de termos de referências, editais, notas técnicas, respostas a pareceres jurídicos, impugnações e recursos administrativos, instrução de processos administrativos, operacionalização de pregões eletrônicos, dispensas e inexigibilidade nos sistemas governamentais SIAS e Comprasnet, realização de licitações com as regras do Banco Mundial, neste período integrou a equipe de elaboração do Plano de Logística Sustentável do Ministério de Meio Ambiente (https://www.gov.br/mma/pt-br/centrais-de-conteudo/pls-20mma-20-20versao-20final-2021-05-13-pdf); de 2015 a 2018 como Coordenadora de Licitações e Contratos (DAS 101.3), além das atividades descritas no cargo anterior era responsável pela coordenação da equipe, controle de execução e prazos de contratos administrativos e, de 01/2019 a 08/2019 como Gerente de Administração e Logística (DAS 101.4), nesta função gerenciava a Coordenação de licitação e contratos, serviço de almoxarifado, logística, patrimônio e RH, responsável pela elaboração de normativos, atuando no planejamento, execução, suporte e gestão da área administrativa do órgão. De 10/2019 a 06/2020 atuou como consultora para a empresa INOV Tecnologia, responsável pela inclusão da empresa para participação de licitações do governo federal, estadual e municipal, operacionalização das licitações no sistema Comprasnet, elaboração de propostas, envio de lances, apresentação e respostas de recursos administrativos. A partir de 07/2020 até a presente data atua como assistente administrativo na Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação do MMFDH, as principais atividades realizadas são: elaboração de pesquisa de preços, notas técnicas, Estudos técnicos preliminares, instrução de processos para novas contratações, prorrogações e reajustes.

Informações coletadas do Lattes em 08/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Gestão em Recursos Humanos

2009 - 2018

Universidade Paulista

Pós-doutorado

2022

Pós-Doutorado. , ESCOLA MINEIRA DE DIREITO, EMD, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Formação complementar

2022 - 2022

1° Congresso Brasileiro de Direito Público. (Carga horária: 16h). , ESCOLA MINEIRA DE DIREITO, EMD, Brasil.

2022 - 2022

Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos. (Carga horária: 16h). , ESCOLA MINEIRA DE DIREITO, EMD, Brasil.

2017 - 2017

Execução e Fiscalização de Contratos Administrativos. , Escola da AGU, AGU, Brasil.

2016 - 2016

Gestão de Riscos e Controles Internos. , Controladoria-Geral da União, CGU/PR, Brasil.

2016 - 2016

Governança e Gestão das Aquisições. , Tribunal de Contas da União, TCU, Brasil.

2016 - 2016

60 acórdãos do TCU que devem ser conhecidos.... , ZENITE - INFORMAÇÃO E CONS. EM ADM. PUBL, ZICAP_FORN, Brasil.

2016 - 2016

Aspectos de Licitações na Implementação do Projetos Financiados pelo Banco. , Banco Mundial, BANCO MUNDIAL, Brasil.

2015 - 2015

Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. , Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, PLANEJAMENTO, Brasil.

2015 - 2015

Obras e Serviços de Engenharia. , ELO Consultoria Empresarial e Produção de Eventos, ELO, Brasil.

2015 - 2015

Critérios de Sustentabilidade para Compras Públicas. , Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, PLANEJAMENTO, Brasil.

2013 - 2013

Seminário Compras Estratégicas Compartilhadas. , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento de Competências Interpessoais. , Dale Carnegie Training, DALE, Brasil.

2012 - 2012

Redação Oficial e Novo Acordo Ortográfico. , Prime Treinamentos, PRIME, Brasil.

2011 - 2011

Elaboração de Editais para Aquisições no Setor Público. , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2011 - 2011

Gestão de Contratos e Suprimentos. , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Outras produções

SILVA, S. M. . PLANO DE LOGISTICA SUSTENTÁVEL MMA-SFB. 2013.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Serviço Florestal Brasileiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: GERENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Nesta função gerenciava a Coordenação de licitação e contratos, serviço de almoxarifado, logística, patrimônio e RH, responsável pela elaboração de normativos, atuando no planejamento, execução, suporte e gestão da área administrativa do órgão.

2015 - 2018

Serviço Florestal Brasileiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Na Coordenação de Licitações e Contratos (DAS 101.3), além das atividades descritas no cargo anterior era responsável pela coordenação da equipe, controle de execução e prazos de contratos administrativos.

2008 - 2015

Serviço Florestal Brasileiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CHEFE DE SERVIÇO, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuei como chefe de serviço (DAS 101.1) na Coordenação de Licitações e Contratos, na função de pregoeira, desenvolvendo atividades de elaboração de termos de referências, editais, notas técnicas, respostas a pareceres jurídicos, impugnações e recursos administrativos, instrução de processos administrativos, operacionalização de pregões eletrônicos, dispensas e inexigibilidade nos sistemas governamentais SIAS e Comprasnet, realização de licitações com as regras do Banco Mundial, neste período integrou a equipe de elaboração do Plano de Logística Sustentável do Ministério de Meio Ambiente (https://www.gov.br/mma/pt-br/centrais-de-conteudo/pls-20mma-20-20versao-20final-2021-05-13-pdf).

2019 - 2020

INOV TECNOLOGIA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: CONSULTORA, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela inclusão da empresa para participação de licitações do governo federal, estadual e municipal, operacionalização das licitações no sistema Comprasnet, elaboração de propostas, envio de lances, apresentação e respostas de recursos administrativos.

2020 - Atual

R7 FACILITIES

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, Carga horária: 44

Outras informações:
A partir de 07/2020 até a presente data atua como assistente administrativo na Coordenação - Geral de Tecnologia da Informação do MMFDH, as principais atividades realizadas são: elaboração de pesquisa de preços, notas técnicas, estudos técnicos preliminares, instrução de processos para novas contratações, prorrogações e reajustes. Auxílio no treinamento de novos integrantes do setor na área de pesquisa de preços e elaboração de documentos.