Maiara Alves do Carmo
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, desenvolvendo pesquisa acerca do Ensino de História na Bahia do século XIX. Mestra em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia (2018), realizando pesquisa sobre a trajetória política e intelectual de Francisco Agostinho Gomes (1769-1842). Especialista em História da Bahia pela Faculdade São Bento da Bahia (2017). Licenciada em História pelo Centro Universitário Jorge Amado (2014), onde desenvolveu, através da Iniciação Científica, pesquisa sobre o Bairro do Comércio e a Associação Comercial da Bahia (1840-1940). Associada a ANPUH/BA. Tem interesse em História Política do Brasil e Bahia Colonial e Imperial; História da Educação; História dos Compêndios, Manuais e Recursos Didáticos no Brasil Oitocentista; História do Ensino de História e Trajetórias. Atualmente é professora de História do Ensino Fundamental Anos Finais no Colégio Mendel Vilas e professora de História do Ensino Fundamental Anos Finais no Villa Global Education.
Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2021 - Atual
Universidade Federal da Bahia
Título: O Ensino de História no Liceu Provincial da Bahia (1834-1889)
Profª Drª Solyane Silveira Lima. Palavras-chave: Educação; História da Educação; História do Ensino de História.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Mestrado em História
2016 - 2018
Universidade Federal da Bahia
Título: Rerum novus nascitur ordo: a trajetória de Francisco Agostinho Gomes (1769-1842)
, Ano de Obtenção: 2018.Profª Drª Ana Paula Medicci.Coorientador: Profª Drª Lina Maria Brandão de Aras. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ilustração; Política; Trajetória.
Especialização em História da Bahia
2015 - 2017
Faculdade São Bento da Bahia
Título: Ars Liber: Francisco Agostinho Gomes e a formação da Biblioteca Pública da Bahia (1811-1821)
Orientador: Profº Ms. Moisés Amado Frutuoso
Graduação em Licenciatura em História
2011 - 2014
Centro Universitário Jorge Amado
Título: O Bairro do Comércio na Salvador Republicana (1900-1919)
Orientador: Profª Drª Cláudia Moraes Trindade
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil.
Formação complementar
2021 - 2021
Construção de Métodos Ativos e Novas Tecnologias na Aprendizagem. (Carga horária: 50h). , Inovaê Educação, INOVAE, Brasil.
2021 - 2021
Audiências Autênticas e Composições Digitais. (Carga horária: 10h). , Inovaê Educação, INOVAE, Brasil.
2020 - 2020
Pré-História Geral e do Brasil. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Oeste da Bahia, UFOB, Brasil.
2019 - 2020
Mendel Fly - Língua Inglesa. (Carga horária: 60h). , Colégio Mendel Vilas, CMV, Brasil.
2019 - 2019
A Escrita da História. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2016 - 2017
Língua Inglesa. (Carga horária: 360h). , Núcleo Permanente de Extensão em Letras, NUPEL, Brasil.
2016 - 2017
Língua Francesa. (Carga horária: 360h). , Programa de Proficiência em Língua Estrangeira da UFBA, PROFICI, Brasil.
2016 - 2016
A História da Bahia através do acervo do IGHB. (Carga horária: 12h). , Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, IGHB, Brasil.
2016 - 2016
O Indivíduo na Perspectiva da História Conectada. (Carga horária: 7h). , Encontro Internacional de História Colonial, EIHC, Brasil.
2016 - 2016
A Ciência como objeto da História. (Carga horária: 8h). , VIII Encontro Estadual de História, ANPUH-BA, Brasil.
2014 - 2014
O Regime Militar e a Música Popular Brasileira. (Carga horária: 6h). , Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, IGHB, Brasil.
2014 - 2014
Dorival Caymmi - Vida e Obra. (Carga horária: 6h). , Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, IGHB, Brasil.
2014 - 2014
História Geológica da Bahia. (Carga horária: 12h). , Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, IGHB, Brasil.
2014 - 2014
Iconografia Musical. (Carga horária: 9h). , Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, IGHB, Brasil.
2014 - 2014
Ensino de História da Bahia. (Carga horária: 80h). , Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia, FPC, Brasil.
2014 - 2014
História da Música Popular Brasileira. (Carga horária: 15h). , Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, IGHB, Brasil.
2013 - 2013
História da Bahia. (Carga horária: 60h). , Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, IGHB, Brasil.
2013 - 2013
Conversando com a sua História. (Carga horária: 50h). , Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia, FPC, Brasil.
2013 - 2013
Leitura e Transcrição de Documentos - Paleografia. (Carga horária: 36h). , Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2012 - 2013
Introdução à Economia Política. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2011 - 2011
Introdução ao Marxismo. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Bahia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
Organização de eventos
CARMO, Maiara Alves do ; FONSECA, M. B. ; SANTANA, F. P. ; RIBEIRO, D. ; CARVALHO JUNIOR, A. P. D. ; JUNQUEIRA, L. F. ; TRINDADE, C. M. . Seminário de Ensino de História da Unijorge. 2013. (Outro).
CARMO, Maiara Alves do ; CARVALHO JUNIOR, A. P. D. . Ciclo de Palestras Problematizando a História: debate com mestres e doutores. 2013. (Outro).
CARMO, Maiara Alves do ; CARVALHO JUNIOR, A. P. D. . Ciclo de Palestras Problematizando a História: debate com mestres e doutores. 2012. (Outro).
Participação em eventos
Congresso da UFBA 2023. Ensino de História: da "História Magistra Vitae" à Pedagogia Decolonial. 2023. (Congresso).
31º Simpósio Nacional de História.A trajetória do professor Ignácio José Aprígio da Fonseca Galvão e o Liceu Provincial da Bahia (1835-1839). 2021. (Simpósio).
VIII Encontro Internacional de História Colonial.Francisco Agostinho Gomes: a trajetória de um intelectual ilustrado na Capitania da Bahia (1769-1842). 2021. (Encontro).
A Escrita da História: ensino, ideias, biografias e livros.Francisco Agostinho Gomes e a Ilustração na Capitania da Bahia. 2019. (Outra).
I Semana de História da Unijorge.Rerum novus nascitur ordo: a trajetória de Francisco Agostinho Gomes (1769-1842). 2019. (Simpósio).
VIII Semana de História da UFBA.Philosophiae Principia: as atividades mineralógicas e científicas de Francisco Agostinho Gomes na Capitania da Bahia (1799-1806). 2018. (Encontro).
I Seminário de Pesquisa da Linha Sociedade, Relações de Poder e Região.Rerum novus nascitur ordo: a trajetória de Francisco Agostinho Gomes (1769-1842). 2017. (Seminário).
V SEHPOLIS - Seminário de História Política.O Enigma da Pedra de Ouro: Francisco Agostinho Gomes e a Conjuração Baiana de 1798. 2017. (Seminário).
V Simpósio de História Regional e Local: Poderes e Resistências.Ars Liber: Francisco Agostinho Gomes e a Biblioteca Pública da Bahia (1811-1821). 2017. (Simpósio).
Calendários, Visões do Tempo e Imaginário Popular através da História (IGHB). 2016. (Outra).
Guiné em Movimento - Coreografias sociais, deslocamentos e fruição de saberes através dos balés nacionais - Fundação Pedro Calmon. 2016. (Seminário).
I Congresso Baiano de Inovação e Tecnologia na Educação. O Ensino de História através das fontes documentais: o caso das lutas políticas na Bahia (1798-1838). 2016. (Congresso).
IV Encontro de Leitura e Escrita do Geling.Luzes, Ciências e Letras: Francisco Agostinho Gomes e a Biblioteca Pública da Bahia (1811-1821). 2016. (Encontro).
IV Semana de História da UNEB: História e Democracia.Francisco Agostinho Gomes e a exploração das minas de ferro e cobre na Capitania da Bahia (1799-1806). 2016. (Encontro).
Seminário Caminhos do Livro e da Leitura.A Idade de Ouro do Brasil: Francisco Agostinho Gomes e a Biblioteca Pública da Bahia (1800-1821). 2016. (Seminário).
Unijorge.Compartilhando experiências: da Universidade ao mercado de trabalho, a trajetória de ex-alunos de História da Unijorge. 2016. (Outra).
VI Encontro Internacional de História Colonial.Rerum novus nascitur ordo: Francisco Agostinho Gomes e a exploração das minas de ferro e cobre na Capitania da Bahia (1799-1806). 2016. (Encontro).
VIII Encontro Estadual de História.O Sete de Setembro de Francisco Agostinho Gomes: federalismo e a crise do governo regencial em 1839. 2016. (Encontro).
VII Semana de História da UFBA.Francisco Agostinho Gomes e a exploração das minas de ferro e cobre na Capitania da Bahia (1799-1806). 2016. (Encontro).
Caminhos para o 2 de Julho: de Pirajá ao Campo Grande - Centro de Memória da Bahia. 2015. (Outra).
Guerras Neerlandesas na Bahia (1624-1654): história e fontes de pesquisa - Centro de Memória da Bahia. 2015. (Outra).
IV Seminário de História Política (UFBA). 2015. (Seminário).
Práticas Pedagógicas para a Geração 3.0: Reflexões e Desafios. 2015. (Oficina).
12ª Semana de Museus: coleções criam conexões. O Regime Militar e o Cinema Novo (1964-1985). 2014. (Exposição).
5º SIUNI - Simpósio de Iniciação Científica da Unijorge.O Bairro do Comércio nos primeiros anos da Primeira República: modernidade e tradição (1900-1919). 2014. (Simpósio).
9º Interculte.O Bairro do Comércio nos primeiros anos da Primeira República: modernidade e tradição (1900-1919). 2014. (Encontro).
1º Seminário de Literatura Portuguesa - Gabinete Português de Leitura. 2013. (Seminário).
4º SIUNI - Simpósio de Iniciação Científica da Unijorge.A História Social do Bairro do Comércio através da imprensa: da idade do ouro ao projeto de revitalização. 2013. (Simpósio).
8º Interculte. Comerciantes Espanhóis em Salvador (1920-1930). 2013. (Congresso).
A Imprensa na Independência da Bahia - Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. 2013. (Seminário).
Cem Anos do Porto de Salvador - Fundação Pedro Calmon. 2013. (Seminário).
Debate sobre a Redução da Maioridade Penal. 2013. (Exposição).
III Colóquio Internacional de Literatura Brasileira - Cacau: a volta ao mundo em 80 dias. Academia Baiana de Letras. 2013. (Outra).
O uso de redes colaborativas para o acesso a fontes históricas - Fundação Pedro Calmon. 2013. (Oficina).
Seminário Búzios: 215 anos da luta por igualdade no Brasil. 2013. (Seminário).
Seminário Internacional Independências nas Américas: 190 anos da Independência do Brasil na Bahia. 2013. (Seminário).
7º Interculte - Centro Universitário Jorge Amado. 2012. (Congresso).
III Encontro de São Lázaro - Universidade Federal da Bahia. 2012. (Encontro).
Oficina de crítica de cinema para Web - 2º Festival de Cinema Universitário da Bahia. 2012. (Oficina).
O padre Anchieta e a problemática indígena brasileira. 2012. (Outra).
Problematizando a História: Debates com Mestres e Doutores - Unijorge. 2012. (Seminário).
XXIX Celebração Popular de Canudos. 2012. (Feira).
Participação em bancas
CARMO, Maiara Alves do; SILVA, M. D. C. E.; MACHADO, H. A.. A Trajetória Política de Casimiro Mendes de Carvalho em São José do Peixe-PI (1945-1962). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Piauí.
Produções bibliográficas
-
CARMO, Maiara Alves do ; IGLESIAS MAGALHAES, P. A. . O Sete de Setembro de Francisco Agostinho Gomes: imprensa e censura na Bahia regencial (1839). REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE , v. 1, p. 19-39, 2022.
-
CARMO, Maiara Alves do . Verbete: GOMES, Francisco Agostinho. In: OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; PIMENTA, João Paulo. (Org.). Dicionário da Independência do Brasil. 1ed.São Paulo: EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo, 2022, v. , p. 415-415.
-
CARMO, Maiara Alves do . Rerum novus nascitur ordo: a trajetória de Francisco Agostinho Gomes (1769-1842). In: Ana Paula Medicci, Maria José Rapassi Mascarenhas, Marcelo Pereira Lima. (Org.). Veredas da História Política. 1ed.Salvador: UFBA, 2018, v. , p. 294-308.
-
CARMO, Maiara Alves do . Ars Liber: Francisco Agostinho Gomes e a formação da Biblioteca Pública da Bahia (1811-1821). In: V Simpósio de História Regional e Local: Poderes e Resistências, 2017, Salvador. V Simpósio de História Regional e Local: Poderes e Resistências. Salvador: EDUNEB, 2017. v. I. p. 384-396.
-
CARMO, Maiara Alves do . O Sete de Setembro de Francisco Agostinho Gomes: federalismo e a crise do governo regencial em 1839. In: VIII Encontro Estadual de História, 2016, Feira de Santana. Anais do VIII Encontro Estadual de História. Feira de Santana: Associação Nacional de História - Seção Bahia, 2016. v. 1. p. 11-17.
-
CARMO, Maiara Alves do . A Trajetória de Ignácio José Aprígio da Fonseca Galvão e o primeiro livro didático de História impresso no Brasil. In: XI Encontro Estadual de História, 2022, Salvador. (De) Colonialidades da História: independências, imperialismos e cidadanias. Salvador: ANPUH-BA, 2022. p. 144-144.
-
CARMO, Maiara Alves do ; SANTOS, S. R. . Ensino de História: debates em torno de uma historiografia. In: XI Encontro Estadual de História, 2022, Salvador. (De) Colonialidades da História: independências, imperialismos e cidadanias. Salvador: ANPUH-BA, 2022.
-
CARMO, Maiara Alves do . Francisco Agostinho Gomes: a trajetória de um intelectual ilustrado na Capitania da Bahia (1769-1842). In: VIII Encontro Internacional de História Colonial, 2021, Recife. Encontro Internacional de História Colonial - Impérios Coloniais da Era Moderna: rupturas e permanências. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2021. v. 1. p. 467-467.
-
CARMO, Maiara Alves do . A trajetória do professor Ignácio José Aprígio da Fonseca Galvão e o Liceu Provincial da Bahia (1835-1839). In: 31º Simpósio Nacional de História: história, verdade e tecnologia, 2021, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do 31º Simpósio Nacional de História: história, verdade e tecnologia. Rio de Janeiro: ANPUH-Brasil, 2021. v. 1. p. 1090-1090.
-
CARMO, Maiara Alves do . O Ensino de História no Liceu Provincial da Bahia (1834-1889). In: VI Encontro Estadual de Ensino de História, 2021, Vitória da Conquista. VI Encontro Estadual de Ensino de História - Ensino e Aprendizado da História Hoje: perspectivas de futuro em tempos distópicos. Vitória da Conquista: ANPUH-BA, 2021. p. 18-19.
-
CARMO, Maiara Alves do . O Sete de Setembro de Francisco Agostinho Gomes: contestação da ordem imperial e do governo regencial (1839). In: VI Seminário de História Política: 130 anos de República no Brasil, 2019, Salvador. VI SEHPOLIS: 130 anos de República no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2019. v. I. p. 37-37.
-
CARMO, Maiara Alves do . Ars Liber: Francisco Agostinho Gomes e a formação da Biblioteca Pública da Bahia (1811-1821). In: XXIX Simpósio Nacional de História: Contra os Preconceitos: História e Democracia, 2017, Brasília. Caderno de Resumosdo XXIX Simpósio Nacional de História: Contra os Preconceitos: História e Democracia. Brasília: Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil, 2017. v. I. p. 1453-1453.
-
CARMO, Maiara Alves do . Ars Liber: Francisco Agostinho Gomes e a Biblioteca Pública da Bahia (1811-1821). In: V Simpósio de História Regional e Local: Poderes e Resistências, 2017, Santo Antônio de Jesus. Caderno de Resumos. Santo Antônio de Jesus: UNEB/DCH-V, 2017. v. 1. p. 69-70.
-
CARMO, Maiara Alves do . O Enigma da Pedra de Ouro: Francisco Agostinho Gomes e a Conjuração Baiana de 1798. In: V Seminário de História Política: diálogos históricos e historiográficos, 2017, Salvador. Caderno de Resumos do V SEHPOLIS: diálogos históricos e historiográficos. Salvador: EDUFBA, 2017. v. 1. p. 55-55.
-
CARMO, Maiara Alves do . Rerum novus nascitur ordo: Francisco Agostinho Gomes e a exploração das minas de ferro e cobre na Capitania da Bahia (1799-1806). In: VI Encontro Internacional de História Colonial, 2016, Salvador. Caderno de Resumos. Salvador: Editora da Universidade Estadual da Bahia, EDUNEB, 2016. v. VI. p. 315-315.
-
CARMO, Maiara Alves do . Rerum novus nascitur ordo: a trajetória do ilustrado Francisco Agostinho Gomes (1769-1842). In: 11º Interculte - Artes Híbridas: por uma estética da contemporaneidade, 2016, Salvador. Anais do 11º Interculte - Artes Híbridas: por uma estética da contemporaneidade. Salvador: Unijorge, 2016. v. 1. p. 458-459.
-
CARMO, Maiara Alves do . O Sete de Setembro de Francisco Agostinho Gomes: federalismo e a crise do governo regencial em 1839. In: VIII Encontro Estadual de História: Espaços da História, 2016, Feira de Santana. Caderno de Resumos, 2016. v. VIII. p. 16-17.
-
CARMO, Maiara Alves do . Rerum novus nascitur ordo: Francisco Agostinho Gomes, um ilustrado baiano em tempos de transformações (1790-1842). In: 10º Interculte - Cinemas possíveis: rupturas e autorias na contemporaneidade, 2015, Salvador. Anais do 10º Interculte - Cinemas possíveis: rupturas e autorias na contemporaneidade. Salvador: Unijorge, 2015. v. 1. p. 333-334.
-
CARMO, Maiara Alves do . O Bairro do Comércio nos primeiros anos da Primeira República: modernidade e tradição (1900-1919). In: 9º Interculte: entre acordes e estimas, um olhar antropológico da musicalidade brasileira, 2014, Salvador. Anais do 9º Interculte. Salvador: Unijorge, 2014. v. 1. p. 124-124.
-
CARMO, Maiara Alves do ; JASMIM, D. M. ; ANDRADE, A. S. ; BOMFIM, T. S. ; SILVA, M. A. N. . A História Social do Bairro do Comércio através da imprensa: da idade do ouro ao projeto de revitalização. In: VIII Interculte, 2013, Salvador. 8º Interculte - O Eu no mundo: tempo, vida e mídias sociais. Salvador: Unijorge, 2013. v. 1. p. 42-42.
-
CARMO, Maiara Alves do ; SANTOS, S. R. . Ensino de História: da 'História Magistra Vitae' à Pedagogia Decolonial. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARMO, Maiara Alves do . A Trajetória de Ignácio José Aprígio da Fonseca Galvão e o primeiro livro didático de História impresso no Brasil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARMO, Maiara Alves do ; SANTOS, S. R. . Ensino de História: debates em torno de uma historiografia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARMO, Maiara Alves do . A trajetória do professor Ignácio José Aprígio da Fonseca Galvão e o Liceu Provincial da Bahia (1835-1839). 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARMO, Maiara Alves do . Francisco Agostinho Gomes: a trajetória de um intelectual ilustrado na Capitania da Bahia (1769-1842). 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARMO, Maiara Alves do . O Ensino de História no Liceu Provincial da Bahia (1834-1889). 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARMO, Maiara Alves do . Francisco Agostinho Gomes e a Ilustração na Capitania da Bahia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARMO, Maiara Alves do . Rerum novus nascitur ordo: a trajetória de Francisco Agostinho Gomes (1769-1842). 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARMO, Maiara Alves do . Philosophiae Principia: as atividades mineralógicas e científicas de Francisco Agostinho Gomes na Capitania da Bahia (1799-1806). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARMO, Maiara Alves do . Rerum novus nascitur ordo: a trajetória de Francisco Agostinho Gomes (1769-1842). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARMO, Maiara Alves do . Ars Liber: Francisco Agostinho Gomes e a Biblioteca Pública da Bahia (1811-1821). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARMO, Maiara Alves do . O Enigma da Pedra de Ouro: Francisco Agostinho Gomes e a Conjuração Baiana de 1798. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARMO, Maiara Alves do ; ALVES, V. B. S. . Compartilhando experiências: da Universidade ao mercado de trabalho, a trajetória de ex-alunos de História da Unijorge. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARMO, Maiara Alves do . Francisco Agostinho Gomes e a exploração das minas de ferro e cobre na Capitania da Bahia (1799-1806). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARMO, Maiara Alves do . Francisco Agostinho Gomes e a exploração das minas de ferro e cobre na Capitania da Bahia (1799-1806). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARMO, Maiara Alves do . Rerum novus nascitur ordo: Francisco Agostinho Gomes e a exploração das minas de ferro e cobre na Capitania da Bahia (1799-1806). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARMO, Maiara Alves do . Luzes, Ciências e Letras: Francisco Agostinho Gomes e a Biblioteca Pública da Bahia (1811-1821). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARMO, Maiara Alves do . O Sete de Setembro de Francisco Agostinho Gomes: federalismo e a crise do governo regencial em 1839. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARMO, Maiara Alves do . O ensino de História através das fontes documentais: o caso das lutas políticas na Bahia (1798-1838). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARMO, Maiara Alves do . A Idade de Ouro do Brasil: Francisco Agostinho Gomes e a Biblioteca Pública da Bahia (1800-1821). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARMO, Maiara Alves do . O Bairro do Comércio na Salvador Republicana (1900-1919). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARMO, Maiara Alves do . O Regime Militar e o Cinema Novo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARMO, Maiara Alves do . O Bairro do Comércio nos primeiros anos da Primeira República: modernidade e tradição (1900-1919). 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARMO, Maiara Alves do . O Bairro do Comércio nos primeiros anos da Primeira República: modernidade e tradição (1900-1919). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARMO, Maiara Alves do ; ANDRADE, A. S. ; JASMIM, D. M. . A História Social do Bairro do Comércio através da imprensa: da idade do ouro ao projeto de revitalização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARMO, Maiara Alves do . Comerciantes Espanhóis em Salvador (1920-1930). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARMO, Maiara Alves do ; ANDRADE, A. S. ; JASMIM, D. M. ; SILVA, M. A. N. ; BOMFIM, T. S. . A História Social do Bairro do Comércio através da imprensa: da idade do ouro ao projeto de revitalização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARMO, Maiara Alves do . O Ensino de História na Bahia Provincial (1834-1889). 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
Uma história do bairro do Comércio: da idade do ouro ao projeto de revitalização (1840-1940), Descrição: A atividade comercial, entre o século XIX e início do XX, foi destaque na economia baiana. Além das trocas internacionais com produtos como o açúcar, fumo e algodão, Salvador também era importante centro comercial de trocas de mercadorias com o Recôncavo e Sertões. Até o início do século XIX, a maioria dos comerciantes da cidade eram portugueses. Essa situação se modifica após a abertura dos portos e os portugueses perdem o monopólio das atividades comerciais na Bahia. Aqui, o comércio envolvia uma pluralidade de camadas sociais, dos grandes negociantes até os ambulantes, corretores e leiloeiros, situação não muito diferente dos dias atuais. A Associação Comercial da Bahia foi fundada em 15 de Julho de 1811, durante a atuação do governador Dom Marcos de Noronha e Brito, VIII Conde dos Arcos, sendo denominada inicialmente como Praça do Comércio. Nesse período inicial até 1840, a Associação foi administrada por juntas diretivas nomeadas pelos Governadores-Gerais e Presidentes da Província da Bahia. A partir de 1840, momento inicial de nosso estudo, essa instituição passou a ser denominada de Associação Comercial da Bahia e seus presidentes eleitos pelos comerciantes associados. A história da Associação Comercial demonstra sua preocupação por atitudes em defesa da economia baiana associadas com discussões acerca dos problemas sociais de cada período. Exemplo disso é a criação recente de um Centro de Cultura com os objetivos de contribuir para a revitalização do bairro do Comércio e o estímulo à participação da comunidade nesse processo. Através da análise de notícias retiradas de jornais, entre 1840 e 1940, pretendemos analisar o percurso histórico dessa importante instituição a partir da visão da imprensa, identificando suas iniciativas nesse período, suas posições relacionadas a questões econômicas e sociais, possibilitando também o estudo da economia desse período, além da conjuntura sócio política da Província e atual Estado da Bahia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maiara Alves do Carmo - Integrante / Daiverson de Melo Jasmim - Integrante / Marcos André Neri da Silva - Integrante / Alice de Serra Andrade - Integrante / Thalisson Santos Bomfim - Integrante / Cláudia Moraes Trindade - Coordenador / Ana Paula Carvalho Trabuco Camelier - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Villa Global EducationVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações:
Leciona o componente curricular de História, para as turmas de 6º e 7º do Ensino Fundamental Anos Finais, nas unidades Villa Paralela e Villa Litoral Norte. Atua no planejamento de aulas, projetos pedagógicos, elaboração e correção de avaliações.
2018 - Atual
Colégio Mendel VilasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22
Outras informações:
Leciona o componente curricular de História para as turmas de 6º e 7º do Ensino Fundamental Anos Finais e o componente "Poder, Política e Sociedade" e "Filosofia do Consumo", do Itinerário Formativo, para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Atua no planejamento de aulas, projetos pedagógicos, elaboração e correção de avaliações. Em 2019 atuou no projeto "Consciência Negra", destaque no site "Catraca Livre" (https://catracalivre.com.br/quem-inova/plataforma-digital-de-leitura-ajuda-a-combater-o-racismo/).
2019 - 2019
Colégio VilasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrou aulas de História para as turmas de 6º e 7º do Ensino Fundamental Anos Finais. Atuou no planejamento de aulas, projetos pedagógicos, elaboração e correção de avaliações.
2018 - 2019
Escola Luz DivinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrou aulas de História para as turmas de 6º, 7º e 8º do Ensino Fundamental Anos Finais. Atuou no planejamento de aulas, projetos pedagógicos, elaboração e correção de avaliações.
2014 - 2015
Instituto do Patrimonio Artistico e Cultural da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações:
Visitas guiadas para turistas, estudantes da rede pública e privada do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação e Especialistas no Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia, unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia. Listagem e pesquisa nos acervos museais.
2014 - 2014
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual Getúlio Vargas. Disciplina ministrada: História
2013 - 2014
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Ensino Fundamental II no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito. Disciplinas ministradas: História e Território, Memória Histórica e Identidade
2013 - 2014
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações:
Pesquisadora da Iniciação Científica do curso de História da Unijorge. Pesquisa desenvolvida com graduandos em História, sob a orientação das professoras Ms. Ana Paula Carvalho Trabuco Camelier e Dra. Cláudia Moraes Trindade.
2015 - 2015
Centro Educacional Jardim PampulhaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora do Ensino Fundamental I e II. Disciplinas ministradas: História e Geografia.
2013 - 2013
Centro Educacional Jardim PampulhaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 17
Outras informações:
Professora do Ensino Fundamental II. Disciplinas ministradas: História e Filosofia.
2011 - 2016
Livraria e Distribuidora MulticampiVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Livreira, Carga horária: 40
Outras informações:
Atendimento na consulta e venda de livros, periodicamente, em escolas, universidades e eventos literários.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maiara Alves do Carmo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?