Alexsandra Silva de Oliveira

Psicóloga, Graduada em psicologia pelo Centro Universitário Uningá, bacharelado/formação de Psicólogo (2012). Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, com ênfase na linha de pesquisa em fenomenologia- UEM (2018). Formação em Gestalt-Terapia pelo Instituto Maringaense de Gestalt-Terapia. Especialização em Sentinelas (Doula da Morte) pela Casa do Cuida - São Paulo. Pós Graduanda em Humanização e Cuidados Paliativo. Atua como Psicóloga Clínica no SPES Psicologia e, faz parte do corpo docente do curso de Graduação em Psicologia e Medicina do Centro Universitário Uningá. Também, atua como supervisora de estagio institucional, clinica e preceptora no contexto hospitalar. Áreas de interesse/atuação: Psicologia, Fundamentos da Psicologia, Psicologia da Saúde e Hospitalar, Morte e Morrer, Luto e Cuidados Paliativos. Ainda, tem por área de interesse a psicologia social, violência de gênero, diversidade sexual, políticas públicas da infância e adolescência, Gestalt-terapia, Fenomenologia, Existencialismo.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2016 - 2018

Universidade Estadual de Maringá
Título: Ser Criança em Instituição de Acolhimento
, Ano de Obtenção: 2018.Lucia Cecília da Silva.

Especialização em Formação em Gestalt-Terapia

2018 - 2021

Instituto Maringaense de Gestalt-Terapia
Título: COMPREENDENDO O PROCESSO VIDA E MORTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Orientador: Patrícia Constantin Faria

Graduação em Psicologia

2008 - 2012

Centro Universitário Ingá
Título: Compreendendo os Padrões de Apego na Iminência da Morte em Pacientes Oncológicos em fase terminal
Orientador: Raquel Antoniassi
Bolsista do(a): Promube, PR, Brasil.

Formação complementar

2013 -

Grupo de Estudo em Fenomenologia e Existencialismo. (Carga horária: 84h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2021 - 2021

Escuta especializada, revelação espontânea e depoimento especial. (Carga horária: 36h). , Escola de Gestão do Paraná, EGP, Brasil.

2021 - 2021

Morte: Um tema para ser abordado na infância. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Unifamma, UNIFAMMA, Brasil.

2021 - 2021

Redes de Atenção e Proteção, Serviços e Fluxos de Atendimento a infância. (Carga horária: 24h). , Escola de Gestão do Paraná, EGP, Brasil.

2020 - 2020

Curso Perdas na Infância e Adolescência: Crise, Sintoma e Amadurecimento. (Carga horária: 10h). , Núcleo de Apoio Apego e Perdas, NAAP, Brasil.

2020 - 2020

XVII Encontro Carioca de Gestalt-Terapia. (Carga horária: 4h). , Instituto Carioca de Gestalt-Terapia, ICGT, Brasil.

2020 - 2020

MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO NO SUAS. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Socioeducação, ENS, Brasil.

2018 - 2018

Escuta. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Pós graduação em Psicologia. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Grupo de Estudo e Crescimento em Gestalt - Terapia. (Carga horária: 20h). , Gestalt em Movimento, GM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Saúde.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Hospitalar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Gestalt-terapia.

Organização de eventos

OLIVEIRA, A. S. . Proteção Integral. Diversidade e Enfrentamento das Violências. 2018. (Congresso).

OLIVEIRA, A. S. . Abuso e Exploração Sexual Infantil. 2018. (Outro).

OLIVEIRA, A. S. . Abuso e Exploração Sexual Infantil. 2017. (Outro).

OLIVEIRA, A. S. . Abuso e Exploração Sexual Infantil. 2016. (Outro).

OLIVEIRA, A. ; Alexsandra Oliveira ; OLIVEIRA, A. S. . O SUAS que temos e o SUAS que queremos. 2015. (Congresso).

Participação em eventos

Capacitação: Fluxo e Protocolo Municipal de Atendimento às crianças e Adolescentes em Situação de Violência.Protocolo Municipal de Atendimento às crianças e Adolescentes em Situação de Violência. 2019. (Outra).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, E O IV SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS, E III CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL. 2019. (Congresso).

Campanha Faça Bonito. 2018. (Encontro).

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.Enfrentamento as Violências. 2018. (Outra).

Oficina de Prevenção e Manejo Clínico do Suicídio. 2018. (Oficina).

Semana do Combate ao Abuso e Exploração Sexual.Abuso e Exploração Sexual Infantil. 2018. (Encontro).

SocioEducação em Debate. 2018. (Encontro).

VII CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia da UEM. 2018. (Congresso).

VII CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia da UEM. 2018. (Seminário).

XIV Jornada Acadêmica Uningá. Ser Criança em Instituição de Acolhimento. 2018. (Congresso).

Semana do Combate ao Abuso e Exploração Sexual.Enfrentamento as Violências. 2017. (Encontro).

Saúde Mental: um diálogo intersetorial. 2016. (Encontro).

Saúde Mental InfantoJuvenil: um diálogo intersetorial. 2016. (Encontro).

Semana do Combate ao Abuso e Exploração Sexual.Abuso e Exploração Sexual Infantil. 2016. (Encontro).

Semana do Combate ao Abuso e Exploração Sexual.O segredo. 2016. (Encontro).

I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Colorado. 2015. (Simpósio).

Implantação do Plano Nacional do Sistema Socioeducativo.Medida Socioeducativa. 2015. (Outra).

O Segredo.Filme: O Segredo. 2015. (Encontro).

VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Colorado. 2015. (Simpósio).

XV Encontro Paranaense de Psicologia. 2015. (Encontro).

X Jornada Acadêmica e Científica da Faculdade Ingá. 2012. (Congresso).

X Jornada Acadêmica e Científica da Faculdade Ingá. Compreendendo os padrões de apego na iminência da morte e pacientes oncológicos em fase terminal. 2012. (Congresso).

Curso de Férias em Psicologia Hospitalar. 2011. (Oficina).

Estudos em Gestalt - Terapia. 2011. (Encontro).

II Simpósio Sulbrasileiro de Psicologia Jurídica. 2011. (Congresso).

Oficina Sobre Psicologia nas emergências e desastres. 2011. (Oficina).

O percurso da Infância: a difícil tarefa de tornar-se sujeito. Do Bebê à criança escolar. 2011. (Seminário).

Uso de Psicotrópicos na Infância. 2011. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Psicossomática e psicologia da sa´de. 2011. (Congresso).

XX Semana do Contador de Cianorte. Recrutamento e Seleção: estratégia em Gestão de pessoas. 2011. (Congresso).

Irmãos em Ação.Fenômeno Bullying: o olhar de escolas públicas e privadas na cidade de Maringá - PR. 2010. (Oficina).

Psicanálise e Clínica com Bebês. 2010. (Seminário).

XIII Jornada Acadêmica Científica. 2010. (Congresso).

Jornada de Psicologia da saúde e Hospitalar. 2009. (Congresso).

1ª Semana de Serviço Social. 2008. (Seminário).

A estória do Severino e a História da Severina: discutindo a identidade humana através do teatro.Discutindo a Identidade Humana. 2008. (Encontro).

A estória do Severino e a História da Severina: discutindo a identidade humana através do teatro.Discutindo a Identidade Humana. 2008. (Encontro).

A estória do Severino e a História da Severina: discutindo a identidade humana através do teatro.Discutindo a Identidade Humana. 2008. (Encontro).

III Seminário sobre as áreas de atuação do psicólogo: das práticas tradicionais às práticas emergentes. 2008. (Seminário).

VI Jornada Acadêmica Ingá. 2008. (Congresso).

Orientou

Alexsandra Oliveira

Estágio Institucional; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Centro Universitário Ingá; (Orientador);

Alexsandra Oliveira

Estágio Clínico em Gestalt Terapia; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Centro Universitário Ingá; (Orientador);

Alexsandra Oliviera

Estágio Organizacional; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Centro Universitário Unifamma; (Orientador);

Alexsandra Oliveira

Estágio Institucional; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Centro Universitário Ingá; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • SILVA, LUCIA CECILIA DA ; OLIVEIRA, ALEXSANDRA . Ser criança em instituição de acolhimento. Contradição - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais , 2023.

  • OLIVEIRA, A. ; Alexsandra Oliveira ; OLIVEIRA, A. S. . Escuta Especializada. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, A. ; OLIVEIRA, A. S. . Escuta Protegida. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, A. S. . Escuta Protegida. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, A. ; Alexsandra Oliveira ; OLIVEIRA, A. S. . Relacionamento Interpessoal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, A. S. ; Prado.P.G. (Gessica Pesente do Prado . III CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, E O IV SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS, E III CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, A. S. . Acolhimento Institucional: o trabalho com as famílias de crianças e adolescentes acolhidos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, A. ; OLIVEIRA, A. S. ; Alexsandra Oliveira . Ser Criança em Instituição de Acolhimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, A. S. . Compreendendo os Padrões de Apego na Iminência da Morte em Pacientes Oncológicos em fase Terminal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

OLIVEIRA, A. S. . Jornal Da Band. 2022.

OLIVEIRA, A. S. . TV Melodia. 2022.

OLIVEIRA, A. S. . Melodia FM. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, A. S. . Famílias e o acolhimento institucional. 2020. .

OLIVEIRA, A. S. . Vamos falar de Educação Sexual. 2020. .

OLIVEIRA, A. S. . Regimento Interno. 2018. (Regimento Interno Institucional Casa Lar Menino Jesus).

OLIVEIRA, A. S. . Plano Nacional de Medida Socioeducativo. 2015. (Implantação do Plano Nacional de Medidas Socioeducativas no município de Colorado/PR).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Centro Universitário Ingá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente e supervisora de estágio, Carga horária: 40

2015 - 2021

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL

Vínculo: Contrato anual, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
O contrato termina 05/2021

2014 - 2020

Casa Lar Menino Jesus - Santa Fé/PR

Vínculo: Contrato Anual, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10

Outras informações:
Trabalho como Psicóloga na Instituição Casa Lar Menino Jesus na cidade de Santa Fé, atendendo crianças e adolescentes acolhidas após terem sido encontradas em situação de rua. Exerço trabalho em grupos, atendimentos individuais, discussões dos caso com a equipe técnica, trabalho na execução de implantações de novos projetos para instituição.

2022 - 2023

Clinica de Fisioterapia Polifisio

Vínculo: Prestadora de Servicço, Enquadramento Funcional: Sublocação, Carga horária: 10

2020 - 2022

Clinica Palandri

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10

2021 - 2022

Centro Universitário Unifamma

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

  • 06/2022 - 12/2022

    Extensão universitária , unifamma.,Atividade de extensão realizada, LGBT e o preconceito.

2013 - 2013

Microcamp Maringá

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalhava ministrando aulas de Marketing Pessoal, Orientação Profissional, e nas entrevistas de alunos interessados em ingressarem no mercado de trabalho.

2010 - 2012

Employer Organização de Recursos Humanos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - Atual

SPES Psicologia

Vínculo: Locatária, Enquadramento Funcional: Locatária, Carga horária: 6