ROSIMARY ROSA PIRES ZANETTI

Rosimary Rosa Pires Zanetti é mestra em Educação em Ciências e em Matemática, pela UFG; especialista em Educação Matemática, pela UFG, especialista em Teoria Psicanalítica pela FIP, especialista em Psicanálise Clínica pela FIC; Licenciada em Matemática pela UFG e Graduada Pedagogia pela FAFIBE, Graduanda em Teologia pela SEID/UNIFIL. Professora das séries iniciais do ensino fundamental, ensino médio, superior e pós-graduações. Atualmente é professora regente no ensino fundamental, na educação de Adolescentes Jovens e Adultos (EAJA) na Escola Municipal Jardim Nova Esperança (2º segmento) e Professora regente, no ensino fundamental, Ciclo II (4º ao 6º ano) na Escola Municipal Padre Pelágio, ambas em Goiânia. Foi professora formadora do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE)/ SME de Goiânia, de 2006 a 2015. Participou como voluntária do Projeto de pesquisa: Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Princípios e práticas da organização do Ensino, coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura - FEUSP- núcleo UFG Coordenado pelo Prof. Dr. Wellington Lima Cedro. Participa Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT) e do Clube de Matemática do IME/UFG, ambos coordenados pelo mesmo professor (Dr. Wellington Lima Cedro). Linhas de Pesquisa: Formação de professores de Matemática e ensino-aprendizagem de Matemática na perspectiva da Teoria Histórico Cultural, Teoria da Atividade e Teoria Psicanalítica.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ? PPGECM

2013 - 2015

Universidade Federal de Goiás
Título: PROVA BRASIL: COMPREENDENDO OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES,Ano de Obtenção: 2015
WELLINGTON LIMA CEDRO.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado interrompido em 2009 em Mestrado em Educação e Psicanálise

2006 - interrompida

Centro de Orientação e Organização Psicanalítica
Título: Fatores que corroboram ao sentimento aversivo em relação ao estudo de matemática em crianças de 6 a 8 anos,Orientador: Antônio Eustáquio Ferreira
Coorientador: Antonio Edmar Jacinto da Silva. Ano de interrupção: 2009Palavras-chave: Educação Matemática.Setores de atividade: Educação.

Especialização em Teoria Psicanalítica

2017 - 2018

Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista
Título: Psicanálise,Sintomas e Transtornos de Personalidade
Orientador: João Marcos Costa

Especialização em Psicanálise Cínica

2017 - 2018

Faculdades Integradas de Cruzeiro
Título: Psicanálise, Sintomas e Transtornos de Personalidade
Orientador: João Marcos Costa

Especialização em Educação Matemática

1998 - 2000

Universidade Federal de Goiás
Título: TRIGONOMETRIA
Orientador: Ms VALDIR VILMAR DA SILVA

Graduação em andamento em Teologia

2017 - Atual

Centro Universitário Filadélfia

Graduação em Pedagogia

2015 - 2018

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança
Título: .Atividade Pedagógica e a Organização do Ensino no Clube de Matemática: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural
Orientador: Maria de Lourdes Ribeiro Farias

Graduação em matemática-licenciatura

1994 - 1997

Universidade Federal de Goiás
Título: ANALISE COMBINATÓRIA,BINOMIO DE NEWTON E PROBABILIDADE
Orientador: GISELE GUSMÃO

Formação complementar

2017 - 2017

Conceptos y aplicaciones de la teoría de la objetivación. (Carga horária: 16h). , Programa de Pós Graduação em Educação Ciências e Matemática, PPGECM- UFG, Brasil.

2017 - 2017

Formação continuada de Professores da EAJA da RME de Goiânia 2ª edição. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, SME- GOIÂNIA, Brasil.

2016 - 2016

?Educação e Infância: concepções e desafios?. (Carga horária: 40h). , PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, PPGECM-UFG, Brasil.

2016 - 2016

Formação continuada de Professores da EAJA da RME de Goiânia. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Goiânia, SME- GOIÂNIA, Brasil.

2016 - 2016

A organização do ensino na perspectiva lógico-histórica: pres. teóricos e m. (Carga horária: 40h). , PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, PPGECM-UFG, Brasil.

2016 - 2016

EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: concepções e desafios. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2014 - 2014

DISCUTINDO AS POTENCIALIDADES DO USO DOS QUADRINHOS N ENSINO DE MATEMÁTICA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2013 - 2014

PROF I/OBMEP. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2013 - 2013

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DE LA ENSEÑANZA DE LAS. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2013 - 2013

PROF I OBMEP. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2013 - 2013

HISTÓRIA EM QUADRINHOS E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2012 - 2012

Sequência Didática:uma prop.de ens. e apren. gen t. (Carga horária: 50h). , Centro de Formação dos Profissionais da Educação, CEFPE, Brasil.

2011 - 2011

FORM. PELA ESC. - CONTROLE SOCIAL P/ CONSELHEIROS. (Carga horária: 40h). , MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE-MEC, Brasil.

2009 - 2010

Pró-letramento em matematica. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2009 - 2009

Formação pela Escola -PTE. (Carga horária: 40h). , MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE-MEC, Brasil.

2009 - 2009

Formação pela Escola -Competencias basicas. (Carga horária: 40h). , MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE-MEC, Brasil.

2009 - 2009

Formação pela Escola -PDDE. (Carga horária: 40h). , MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE-MEC, Brasil.

2009 - 2009

Programa Formação Pela Escola - PLI. (Carga horária: 40h). , MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, MEC - FNDE, Brasil.

2009 - 2009

Formação pela escola-PENAE. (Carga horária: 40h). , MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE-MEC, Brasil.

2006 - 2009

Psicanálise Clínica. (Carga horária: 1620h). , Centro de Orientação e Organização Psicanalítica, CORPO, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Teorias da Aprendizagem. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2008 - 2008

Gestar I - Lingua Portuguesa. (Carga horária: 200h). , Centro de Formação dos Profissionais da Educação, CEFPE, Brasil.

2007 - 2007

Construindo o currículo dos ciclos de formação. (Carga horária: 120h). , Centro de Formação dos Profissionais da Educação, CEFPE, Brasil.

2007 - 2007

GTE - Trabalho pedagógico na EAJA. (Carga horária: 80h). , Centro de Formação dos Profissionais da Educação, CEFPE, Brasil.

2007 - 2007

Resignificando o curriculo da EAJA. (Carga horária: 100h). , Centro de Formação dos Profissionais da Educação, CEFPE, Brasil.

2007 - 2007

Ensino de Mat. a partir da Contrução de Conceitos. (Carga horária: 100h). , Centro de Formação dos Profissionais da Educação, CEFPE, Brasil.

2006 - 2006

Repensando currículos dos ciclos de formação. (Carga horária: 60h). , Centro de Formação dos Profissionais da Educação, CEFPE, Brasil.

2006 - 2006

GTE - EAJA. (Carga horária: 80h). , Centro de Formação dos Profissionais da Educação, CEFPE, Brasil.

2005 - 2005

Gestar I Matemática - preparatório formação profes. (Carga horária: 120h). , Centro de Formação dos Profissionais da Educação, CEFPE, Brasil.

2005 - 2005

Repensando currículos dos ciclos de formação. (Carga horária: 60h). , Centro de Formação dos Profissionais da Educação, CEFPE, Brasil.

2004 - 2004

Patrimõnio Cultural e Educação. (Carga horária: 180h). , Secretária Municipal de Educação de Goiânia, SME, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Análise no Rn. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Análise Real. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Álgebra Multilinear. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2001 - 2001

Reflexões sobre o ensino da matematica no E.F.. (Carga horária: 15h). , Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação, CEPAE, Brasil.

2001 - 2001

A Construção da autonomia pelo ensino da Matema.. (Carga horária: 15h). , Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação, CEPAE, Brasil.

1999 - 1999

Metodologia e Técnica em Matemática. (Carga horária: 6h). , Conhecer Assessoria e Cursos, CAC, Brasil.

1999 - 1999

Ed. Mat. - Novas propostas da SME de Goiania. (Carga horária: 100h). , Centro de Formação dos Profissionais da Educação, CEFPE, Brasil.

1996 - 1996

Planejamento didatico de niveo Medio. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

1996 - 1996

Pensamento Matematico. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

1994 - 1994

Trigonometria. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

1993 - 1993

Capacitação para professores de alfabetização. (Carga horária: 40h). , Secretaria Estadual de Educação, SEDUC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e Aprendizagem na Educação Básica.

Organização de eventos

PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa . VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Outro).

PIRES ZANETTI, R. R. . VI Jornada Pedagógica da SME de Goiânia-Aprendizagem e Desenvolvimento: um diálogo em Rede. 2012. (Outro).

PIRES ZANETTI, R. R. . V Jornada pedagógica - Aprender em rede: educar na diversidade. 2006. (Outro).

Participação em eventos

Colóquio GEPAPe 2018. 2018. (Outra).

Colóquio do GEPAPe 2017. 2017. (Outra).

Simpósio Internacional Ens. Desenvolvimental e Didáticas Es. 2017. (Simpósio).

VI EnGEM- Encontro Goiano de Educação Matemática.ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: CLUBE DE MATEMÁTICA E O TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA. 2017. (Encontro).

Seminário:Contribuições da teoria da atividade para o ensino e a pesquisa sobre atividade pedagógica. 2016. (Seminário).

XII Encontro Nacional de Educação Matemática,.CONQUISTA DE TERRITÓRIOS: ATIVIDADE LÚDICA NO CLUBE DE MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).

Seminário do Projeto de Pesquisa.OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES, NA PROVA BRASIL. 2015. (Seminário).

SEMINÁRIO DO PROJETO DE PESQUISA. 2015. (Seminário).

VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Seminário).

WHORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CONECTIVIDADE E POSSIBILIDADESSSI. 2015. (Outra).

XI SIMPÓSIO DA EDUCAÇÃO ,XVI SEMINÁRIO INTEGRADO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IV MOSTRA DE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2015. (Simpósio).

IV SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO- EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENS. FUND. princípios e práticas da organização do ensino. 2014. (Seminário).

I Workshop do PROF-OBMEP.TRIANGOLITOS. 2014. (Seminário).

VII SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO. DE PROJETOS DE DISSERTAÇÃO.PROVA BRASIL: COMPREENDENDO OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. 2014. (Seminário).

XI CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2014. (Congresso).

XI CONPEEX - CONHECIMENTO, INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO.. PROVA BRASIL: COMPREENDENDO OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. 2014. (Congresso).

36ª REUNIÃO NACIONAL 2013 DA ANPED -Sistema Nac. de Educ. e Part. Popular:desafio para as políticas educacionais. 2013. (Outra).

CICLO DE DEBATES SOBRE FORM. DE PROF. NA UFG. 2013. (Encontro).

III SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO- EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENS. FUND. princípios e práticas da organização do ensino.Clube de Matemática: núcleo UFG. 2013. (Seminário).

III SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO- EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENS. FUND. princípios e práticas da organização do ensino. 2013. (Seminário).

VI EBEM-ENC. BRASILEIRO DE EDUC. E MARXICISMO- FE-UFG -GO. 2013. (Encontro).

VI SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PROJETOS- MECM-UFG -u. 2013. (Seminário).

XI ENEM.PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A AVALIAÇÃO E A PORCENTAGEM DE ACERTOS DOS DESCRITORES, NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. 2013. (Encontro).

13º Congresso Pensar 2012. Currículos. 2012. (Congresso).

VI Jornada Pedagógica da SME-Aprendizagem e Desenvolvimento:.Aprendizagem e Desenvolvimento um Diálogo em Rede. 2012. (Outra).

Conferencia "Educação publica e as Perspectivas do trabalho docente".Participante. 2011. (Outra).

III FÓRUM GOIANO DA LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. 2010. (Outra).

XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação.Conhecimento e modernidade - Novos e velhos desafios. 2010. (Simpósio).

IX Edição do pensar - Congresso e feira de educação. Educação: inclusão pelo esporte, arte e cultura. 2008. (Congresso).

II Encontro de didática e Prática de ensino - EDIPE.A didática e os diferentes espaços, tempos e modos de aprender e ensinar. 2007. (Encontro).

VI Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos. EJA - Educação Básica e Formação Continuada. 2007. (Congresso).

VII Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos. Diversidade Étnico-racial. 2007. (Congresso).

XVI Simpósio de estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Goiás. Sociedade, conhecimento e formação. 2007. (Congresso).

A Interface entre a psicanalise e a educação numa perspectiva de saude.Participante. 2006. (Seminário).

Fenomenologia da linguagem da angustia.Participante. 2006. (Seminário).

I Colóquio de formação de professores na EAJA.Formação de Professores na EAJA. 2006. (Seminário).

I Seminario Municipal de Educação - "Divulgando o Plano Municipal de Educação".Participante. 2006. (Seminário).

IV Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos. Leitura e Escrita na EJA. 2006. (Congresso).

II Festival Ecologico Cultural das Aguas de Mato Grosso. Congressista. 2004. (Congresso).

5º Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educalção de Goias. Congressista. 2001. (Congresso).

III Encontro de educadores do ensino basico. Congressista. 2001. (Congresso).

I Seminário de Especialistas em Língua Portuguesa e Literatura.Analise da literatura brasileira e o ensino nos anos iniciais. 2001. (Seminário).

PENSAR XXI - Congresso e feira de Educação. Congressista. 2001. (Congresso).

PENSAR XXI - Congresso e feira de Educação. Congressista. 2000. (Congresso).

VI Jornada Goiana de Filosofia de Direito.Jusnaturalismo e Dialética. 1999. (Seminário).

V Jornada de Educação Matematica.Participante. 1998. (Encontro).

Seminário Municipal sobre Lei de Diretrizes e Bases.Repensando a gestão da escola: o projeto pedagógico e a comunidade escolar. 1997. (Seminário).

XI Semana do IMF - Instituto de Matemática e Física.XI Semana do IMF - Instituto de Matemática e Física. 1996. (Seminário).

XIX Congresso nacional de matemática aplicada e computacional - CNMAC. Congresso nacional de matemática aplicada e computacional. 1996. (Congresso).

X Semana do IMF - Instituto de Matemática e Física.Introdução às Funções e à derivada / Mudança de coordenadas na integral. 1995. (Oficina).

IX Semana do IMF - Instituto de matemática e física.Uma proposta construtiva para ensino de medidas. 1994. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Camila de Melo Rodrigues

PASSARINHO, B. B.; VIEIRA, L. B.;PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa. Uma Sequência Didática para Cálculo de Área via Metodologias Ativas de Ensino. 2017.

PIRES ZANETTI, R. R.. VII Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino - EDIPE. 2017. Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino - EDIPE.

Orientou

Alunos do curso Matemática Licenciaturas Plenas Parceladas

Matemática Elementar; 1999; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Rosimary Rosa Pires Zanetti;

Alunos do curso Matemática Licenciaturas Plenas Parceladas

Álgebra Linear; 1998; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Rosimary Rosa Pires Zanetti;

Alunos do curso Matemática Licenciaturas em Matemática

Álgebra Linear , Geometria I, Cálculo I e Geometria Analítica; 1996; Orientação de outra natureza; (matemática-licenciatura) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosimary Rosa Pires Zanetti;

Produções bibliográficas

  • PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa ; CEDRO, W. L. . A ATRIBUIÇÃO DO SENTIDO PESSOAL POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA AO USO DO MATERIAL CONCRETO E A RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTE NA PROVA BRASIL. In: Sabrina do Couto de Miranda; João Roberto Resende Ferreira; Mirley Luciene dos Santos.. (Org.). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E SEUS REFLEXOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 1ed.Goiânia: Editora Vieira, 2018, v. , p. 159-186.

  • PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa . PROVA BRASIL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES SOBRE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AOS NÚMEROS E OPERAÇÕES. In: Wellington Lima Cedro;Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes.. (Org.). O sistema de avaliação e os programas de formação de professores da educação básica. 1ed.Campinas- SP: Pontes Editoras, 2016, v. 4, p. 111-129.

  • PIRES ZANETTI, R. R. . Projeto LCB-Notícias-A Construção do Saber pelos alunos da classe trabalhadora-LCB Notícias. Vivências da Prática Pedagógica -EAJA- Educação de Adolescentes Jovens e Adultos, Goiânia-go, p. 36 - 36, 06 jul. 2012.

  • PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa ; CEDRO, W. L. . ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: CLUBE DE MATEMÁTICA E O TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA. In: VI ENCONTRO GOIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2017, Urutaí - Go. VI ENCONTRO GOIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. GOIÂNIA: SBEM--GO: ANAIS DO VI ENGEM, 2017. v. 6. p. 567-578.

  • CARVALHO, ROSÉLIA JOSÉ DA SILVA ; PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa ; BATISTA, K. R. . CONQUISTA DE TERRITÓRIOS: ATIVIDADE LÚDICA NO CLUBE DE MATEMÁTICA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, SÃO PAULO - SP. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. SÃO PAULO -SP: UNIVESIDADE CRUZEIRO DO SUL, 2016. v. 12.

  • SILVESTRE, BRUNO SILVA ; PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa ; MACEDO, ADRIANE SARDINHA . O JOGO NA APROPRIÇÃO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática ? SBEM, 2016, SÃO PAULO - SP. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. SÃO PAULO - SP: UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL, 2016. v. 12.

  • FRIEDRICH, M. ; PIRES ZANETTI, R. R. . PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE A AVALIAÇÃO E A PORCENTAGEM DE ACERTOS DOS DESCRITORES, NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. In: XI ENEM, 2013, CURITIBA. XI ENEM. CURITIBA-PR: Sociedade Brasileira de Educação Matemática ? Regional Paraná, 2013. v. XI.

  • CARVALHO, ROSÉLIA JOSÉ DA SILVA ; PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa ; BATISTA, K. R. . CONQUISTA DE TERRITÓRIOS: ATIVIDADE LÚDICA NO CLUBE DE MATEMÁTICA no XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVESTRE, BRUNO SILVA ; PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa ; MACEDO, ADRIANE SARDINHA . O JOGO NA APROPRIÇÃO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa . OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa . PROVA BRASIL: COMPREENDENDO OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. 2014. (Congresso/ apresentação de Pôster).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa . CLUBE DE MATEMÁTICA:NÚCLEO UFG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa . PROVA BRASIL: COMPREENDENDO OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. 2014. (Congresso). Goiânia: ufg, 2014 (Trabalhos completos publicados em anais de congressos).

Outras produções

PIRES ZANETTI, R. R. . Apresentação de pôster: TRIANGOLITOS - I Workshop do PROF- OBMEP é contado como um curso de extensão com um total de 40 horas (17 a 20 de março de 2014).. 2014.

PIRES ZANETTI, R. R. . VII SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PROJETOS-PROVA BRASIL: COMPREENDENDO OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES-MECM-UFG. 2014.

PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa ; CEDRO, W. L. . Ensino e Aprendizagem da Geometria:Clube de Matemática e o trabalho coletivo na formação da docência. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa ; BATISTA, K. R. ; CARVALHO, ROSÉLIA JOSÉ DA SILVA . Atividade Lúdica no Clube de Matemática: O Jogo na Apropriação do Conhecimento Numérico-Aprender e Ensinar com as Situações Desencadeadoras de Aprendizagem. 2017. .

PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa ; CARVALHO, ROSÉLIA JOSÉ DA SILVA ; AZEVEDO, W. C. . Situações Desencadeadora de Aprendizagem: O brincar e a apropriação do conhecimento numérico no Clube de Matemática. 2017. .

PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa ; CARELI NETO, O. ; BATISTA, K. R. ; GONCALVES, A. C. P. . Clube de Matemática : GEOMETRIA. 2017. .

PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa ; OLIVEIRA, D. C. ; CARVALHO, ROSÉLIA JOSÉ DA SILVA ; SILVA, M. R. ; BATISTA, K. R. . Clube de Matemática : a organização do ensino, Sistema de Numeração Decimal Respaldado na Teoria Histórico Cultural. 2017. .

PIRES ZANETTI, Rosimary Rosa ; GONCALVES, A. C. P. ; BATISTA, K. R. . Clube de Matemática : Sistema de Numeração Decimal. 2017. .

PIRES ZANETTI, R. R. ; CARVALHO, ROSÉLIA JOSÉ DA SILVA ; GARCIA, E. J. A. ; MOHAMED, S. . Clube de Matemática: Geometria. 2016. .

SIVA, G. J. P. ; LEMES, M. V. ; CRUZ, J. H. ; PIRES ZANETTI, R. R. ; FRIEDRICH, M. . A UFG e a OBEMEP nas Escolas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PIRES ZANETTI, R. R. . Formação Continuada de Professores para o Ensino de Matemática nas Séries Iniciais do Ensino fundamental - PRO-LETRAMENTO MATEMÁTICA. 2011. .

PIRES ZANETTI, R. R. . Pro- Letramento de Matemática. 2011. .

PIRES ZANETTI, R. R. . REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA: PRINCÍPIOS E AÇÃO EDUCATIVA. 2011. .

PIRES ZANETTI, R. R. . XVI Semana do IME - Instituto de Matemática e Estatística - Sistema de Numeração Decimal - Uma Questão de Cidadania. 2010. .

PIRES ZANETTI, R. R. . PIC - Programa de Integração Curricular - PIC Matemática - A linguagem matemática no contexto escolar. 2010. .

PIRES ZANETTI, R. R. . A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. 2010. .

PIRES ZANETTI, R. R. . PIC- LER E ESCREVER: UM DIÁLOGO ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES. 2010. .

PIRES ZANETTI, R. R. . Pro- Letramento de Matemática. 2010. .

PIRES ZANETTI, R. R. . Encontro de Matemática e Letras. 2009. .

PIRES ZANETTI, R. R. . PIC - Programa de Integração Curricular - PIC Matemática - A linguagem matemática no contexto escolar. 2009. .

PIRES ZANETTI, R. R. . Diretrizes curriculares para a educação fundamental da infância e da adolescencia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino).

PIRES ZANETTI, R. R. . PIC - Programa de Integração Curricular - PIC Matemática - A linguagem matemática no contexto escolar. 2008. .

PIRES ZANETTI, R. R. . V Jornada pedagógica - Aprender em rede: educar na diversidade. 2007. .

PIRES ZANETTI, R. R. . Programa de melhoria do rendimento escolar - Gestar I - Matemática. 2007. .

PIRES ZANETTI, R. R. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2007. .

PIRES ZANETTI, R. R. . Cadernos Pedagógicos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação de Trabalhos e Experimentos).

PIRES ZANETTI, R. R. . Gestar I - Matemática. 2006. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - 2016

Centro de Formação dos Profissionais da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA REGENTE, Carga horária: 30

2006 - 2015

Centro de Formação dos Profissionais da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 30

Outras informações:
- Atuação na formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino; - Atuação como formadora nos programas: Programa de Melhoria do Rendimento Escolar - Gestar I, Programa de Integração Curricular - PIC Matemática (A Matemática no Contexto Escolar), Pró-Letramento - Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

2006 - 2009

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 40

Outras informações:
Modalidades de Ensino:Parceladas Curso: Formação de Professor Disciplinas ministradas: Matemática Básica, Metodologia do Ensino da Matemática, Estatística Aplicada, Analise Escolha e Construção do Livro Didático de Matemática

Atividades

  • 01/2006 - 12/2009

    Ensino, Licenciaturas Plenas Parceladas em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Analise Escolha e Construção do Livro Didático de Matemática, Estatística Aplicada, Metodologia do Ensino da Matemática, Matemática Básica

2001 - 2016

Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como professora regente da disciplina Matemática no ensino fundamental EAJA - 5ª a 8ª Séries

2001 - 2016

Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como professora regente da disciplina Matemática no ensino fundamental EAJA - 5ª a 8ª Séries

2006 - 2006

Escola Municipal Lorena Park

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 30

2001 - 2005

Escola Municipal Dona Iaiá Câmara

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 30

2000 - 2001

Escola Municipal Frei Carlos Eurico de Camargo Alves

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 30

1999 - 2001

Colégio Estadual Olavo Bilac

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 40

1999 - 1999

Colégio Estadual Coração de Jesus

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 20

1998 - 1998

Escola Municipal Presidente Vargas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 33

1998 - 2000

ESCOLA MUNICIPAL FREI NAZARENO CONFALONI

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 33

1998 - 1998

Colégio Estadual Crimeia Oeste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 30

1986 - 1990

Escola Estadual de 1º e 2º Graus Humberto Castelo Branco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 40

1986 - 1987

secretaria Municipal de Educação Luciara - MT

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIREÇÃO, Carga horária: 60

Outras informações:
Diretora da Creche " Os Irmãozinhos"

2016 - Atual

Escola Municipal Padre Pelágio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA REGENTE, Carga horária: 30

2016 - Atual

Escola Municipal Jardim Nova Esperança

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 30

1998 - 1998

Escola Municipal Abrão Rassi

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 33

2018 - Atual

Centro Educacional de Apoio Pedagógico

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Formadora

Outras informações:
1) PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR 60 HORAS (GOIÂNIA: CURSO COMPLEMENTAÇÃO EM PEDAGOGIA) 2) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA 60 HORAS ( ANÁPOLIS CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL) 3) FILOSOFIA, ÉTICA PROFISSIONAL E CIDADANIA 60 HORAS (PARAÚNA CURSOS - PEDAGOGIA E COMPLEMENTAÇÃO) 4) METODOLOGIA E CONTEÚDO DO ENSINO DE GEOGRAFIA II 60 HORAS (MONTES CLAROS DE GOIÁS - CURSO - PEDAGOGIA)