Lucineide Frota Bessa

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Acre (1982), Mestre em Enfermagem na Atenção à saúde da Mulher pela Universidade Federal da Bahia (1997) e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP de Ribeirão Preto(2002). Pós-doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2008), professora Adjunta da Universidade Federal do Acre, Enfermeira obstétrica concursada pela ABENFO. Pesquisadora na área de saúde da mulher e da criança e enfermagem obstétrica, com estudos sobre as seguintes temáticas: humanização, parto, parteiras tradicionais, aleitamento materno, parto natural. Fez treinamento em casas de parto do Japão, através de convênio entre o Ministério da Saúde e Cooperação Internacional Japonesa - JICA.

Informações coletadas do Lattes em 13/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

1999 - 2002

Universidade de São Paulo
Título: Ação educativa: uma perspectiva para humanização do parto?
Marli Vilella Mamede. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Humanização; parto; ação educativa; maternidade segura.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem de Saúde Pública. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Obstétrica. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem. Setores de atividade: Saúde Humana; Educação.

Mestrado em Enfermagem

1995 - 1997

Universidade Federal da Bahia
Sílvia Lúcia Ferreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: condições de trabalho; parteiras; parteiras tradicionais.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher. Setores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Enfermagem Obstétrica

2001 - 2001

Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros obstetras

Especialização em Administração Hospitalar

1990 - 1991

Faculdade São Camilo

Especialização em Especialização em Anatomia, Organologia e Fisiolog

1989 - 1989

Universidade Federal do Acre

Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento na área de saúde da mulher

1994 - 1994

Universidade Federal da Bahia
Ano de finalização: 1994;

Graduação em Enfermagem

1979 - 1982

Universidade Federal do Acre

Pós-doutorado

2006 - 2007

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. , Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: saúde da mulher.

Formação complementar

2005 - 2005

Curso de Assistência ao Parto Humanizado no Japão. , organized by the Japan International Cooperation.

2005 - 2005

the Intensive Japanese Language Course. , organized by the Japan International Cooperation.

2005 - 2005

Treinamento em casas de parto e maternidades do ja. , Cooperação Internacional japonesa.

2002 - 2002

implantação/consolidação de Comitês de Ética em pe. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.

2001 - 2001

Iniciativa Hospital Amigo da Criança. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1998 - 1998

Introdução à qualidade total. , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

1998 - 1998

Curso sobre consulta de Enfermagem. , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.

1994 - 1994

Aperfeiçoamento na área de saúde da mulher. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1994 - 1994

Curso Oficina da Mulher. , Associação Brasileira de Enfermagem.

1988 - 1988

Curso de nível superior em pneumologia Sanitária. , Secretaria de Saúde do Estado do Acre.

1987 - 1987

Treinamento em Saúde Pública. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.

1986 - 1986

Curso sobre Assistência Integral à Saúde da Crianç. , Secretaria de Saúde do Estado do Acre.

1983 - 1983

Integração pediátrica. , Sociedade Brasileira de Pediatria.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Participação em eventos

VI congresso nacional da Rede Unida. VI congresso nacional da Rede Unida. 2005. (Congresso).

19th Annual Congress of Japan Academy of Midwifery. 19th Annual Congress of Japan Academy of Midwifery. 2005. (Congresso).

XIV seminário de iniciação científica PIBIC/UFAC/EMPRAPA e IV mostra de pesquisa e pós-graduação.Aleitamento materno no municipio de Acrelândia Acre. 2005. (Seminário).

II conferência Internacional sobre humanização do parto e nascimento.II conferência Internacional sobre humanização do parto e nascimento. 2005. (Outra).

Conferência Ética na Investigação Científica.Conferência Ética na Investigação Científica. 1999. (Outra).

Abertura do Ano letivo de 1998 - UFAC.Abertura do Ano letivo de 1998 - UFAC. 1998. (Outra).

Seminário SAI/SIH/SUS - auditoria e informatização em saúde.Seminário SAI/SIH/SUS - auditoria e informatização em saúde. 1996. (Seminário).

Oficina de trabalho sobre integração docente assistencial na área de saúde da mulher.Oficina de trabalho sobre integração docente assistencial na área de saúde da mulher. 1995. (Oficina).

I Encontro Internacional de Enfermagem de Países de Língua Oficial Portuguesa.I Encontro Internacional de Enfermagem de Países de Língua Oficial Portuguesa. 1995. (Encontro).

XI Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Brasil Central e I Congresso de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia. XI Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Brasil Central e I Congresso de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia. 1994. (Congresso).

I Encontro das Escolas de Enfermagem da região Nordeste.I Encontro das Escolas de Enfermagem da região Nordeste. 1994. (Encontro).

I Encontro docente assistencial de enfermagem da região Nordeste.I Encontro docente assistencial de enfermagem da região Nordeste. 1994. (Encontro).

XI Encontro de Enfermagem do Nordeste.XI Encontro de Enfermagem do Nordeste. 1994. (Encontro).

Ciclo de administração em enfermagem.Ciclo de administração em enfermagem. 1991. (Outra).

Seminário de Saúde Pública.Seminário de Saúde Pública. 1986. (Seminário).

Pré-conferência Nacional de Saúde.Pré-conferência Nacional de Saúde. 1986. (Outra).

Seminário integrado para implantação do Programa de Controle de Infecções Respiratórias Agudas (IRA) e Terapia de Reidrtação Oral (TRO).Seminário integrado para implantação do Programa de Controle de Infecções Respiratórias Agudas (IRA) e Terapia de Reidrtação Oral (TRO). 1983. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Marizete Argolo Teixeira

BESSA, L. F.. Meu neto precisa mamar! E agora? construindo um cotidiano de cuidado junto com mulheres avós e seus familiares para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno fundamentado no interacionalismo simbólico. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Margarida de Aquino Cunha

BESSA, L. F.; Tavares-Neto; Andrade; LOPES, C. M.. Gestação na adolescência e recém-nascido de baixo peso em uma maternidade pública de Rio Branco(Acre). 2002. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde (Curso Novo)) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Celiane Maria de Medeiros Alves e Luís Alberto Eamara Vargas

BESSA, L. F.; MUNIZ; ACUNÃ. Avaliação do estado nutricional de mulheres residentes em municipios do interior do Acre. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em saúde da família) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Darisléia Machado dos Santos et

BESSA, L. F.. al.. Prevalência do vírus de hepatite B nas gestantes notificadas na vigilância epidemiológica nos anos de 2001e 2002 no município de Rio Branco-Acre. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem obstétrica) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Suleima Pedrosa Vasconcelos; Adriana Kilda Cordeiro Bessa

BESSA, L. F.. Avaliando o SIS Pré Natal em Rio Branco=-Acre. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem obstétrica) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Simone de Fátima Cesar da Silva

BESSA, L. F.; MUNIZ; LOPES, C. M.. O universo de mulheres mães na fronteira da esperança - Assis Brasil/Acre. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em saúde da família) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Marcela Figueiredo Ribeiro; Terezinha de Jesus Barcelar

BESSA, L. F.. Surto epidêmico de diarréia em Rio Branco. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Luciano de Melo Gadelha

BESSA, L. F.. A Educação continuada de Enfermeiros em instituições hospitalares Públicas de Rio Branco. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Iane O

BESSA, L. F.. de Moura.O Cuidado humanizado da assistência de Enfermagem à parturientes e seus familiares. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Cléia Bernardino de Souza

BESSA, L. F.. Caminhos e descaminhos da dependência química. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Acre.

BESSA, L. F.. Banca de concurso público para professor titular de Enfermagem fundamental e médico-cirúrgica. 2006. Universidade Federal do Acre.

BESSA, L. F.. Presidente da Banca examinadora do concurso público para provimento de vagas na categoria professor auxiliar. 1997. Universidade Federal do Acre.

BESSA, L. F.. Presidente da banca examinadora do concurso público na área de Enfermagem em Obstetrícia e Ginecologia. 1994. Universidade Federal do Acre.

BESSA, L. F.. Presidente da Banca examinadora do processo seletivo para professor substituto da área Saúde da Criança/ Saúde da Mulher.. 1999. Universidade Federal do Acre.

BESSA, L. F.. Secretária da banca examinadora do processo seletivo para professor substituto. 1998. Universidade Federal do Acre.

BESSA, L. F.. Presidente da Comissão encarregada do processo simplificado para professor substituto na área de Enfermagem Materno - Infantil - Obstetrícia.. 1994. Universidade Federal do Acre.

Orientou

Maria Lenita Duarte Aguiar

Saúde sexual e reprodutiva na adolescência; 2004; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Lucineide Frota Bessa;

Maisa Gonçalves Araújo

Análise de dados sobre mortalidade materna no sistema de informação de mortalidade (SIM) no município de Rio Branco-Acre no período de 1999 a 2002; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Acre; Orientador: Lucineide Frota Bessa;

Vitor Dantas Muniz

Aleitamento materno no municpipio de Acrelândia -Acre; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucineide Frota Bessa;

Adriana Kilda Cordeiro Bessa

Anticoncepção: uma questão de cidadania; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Acre; Orientador: Lucineide Frota Bessa;

Adriana Bessa, Danúsia Sena, Sílvia Helena e Teidy Pereira

Abortos entre adolescentes atendidas na Maternidade Bárbara Heliodora; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Acre; Orientador: Lucineide Frota Bessa;

Raimundo Jesus Pinheiro e Elza Fernanda Leão de Assis

Vestindo a camisinha feminina; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Acre; Orientador: Lucineide Frota Bessa;

Adriana Kilda Cordeiro Bessa

Anemia ferropriva e aleitamento materno; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Acre; Orientador: Lucineide Frota Bessa;

Produções bibliográficas

  • BESSA, L. F. . Condições de trabalho de parteiras tradicionais. Cadernos UFAC - Estudos e pesquisas, Editora UFAc - Acre, n.06, p. 108-118, 2000.

  • BESSA, L. F. . Condições de trabalho de parteiras tradicionais; algumas características no contexto domiciliar rural. Revista da escola de Enfermagem -USP, Brasil, v. 33, n.3, p. 250-254, 1999.

  • BESSA, L. F. . O trabalho da parteira tradicional rural: trabalho produtivo ou reprodutivo?. Revista de enfermagem da UERJ, Rio de Janeiro, v. 7, n.2, p. 154-158, 1999.

  • BESSA, L. F. . Opiniões de mulheres e homens a respeito da utilização dos métodos contraceptivos. Texto & Contexto enfermagem, Florianópolis _SC, v. 6, n.nº 1, p. 247-259, 1997.

  • BESSA, L. F. . Maternidade: Dilema entre o nascimento e a morte. Revista Baiana de Enfermagem , Salvador, v. 9, p. 127-129, 1996.

  • BESSA, L. F. (Org.) . Saúde da mulher: desafios a vencer.. Rio Branco: Prelo - Editora UFAC, 2004. 303p .

  • BESSA, L. F. ; FERREIRA, Sílvia Lúcia . Mulheres e parteiras: contribuição ao estudo do trabalho feminino em contexto domiciliar rural.. Salvador: GRAFUFBA, 1999. 125p .

  • BESSA, L. F. . Anticoncepção: uma questão de cidadania.. Rio Branco: Gráfica UFAC, 1998. 26p .

  • BESSA, L. F. . As práticas educativas como possibilidade para se promover a hunanização do parto. Saúde da Mulher: desafios a vencer. Rio Branco: EDUFAC, 2004, v. 285, p. 8-285.

  • BESSA, L. F. . Liderança: Demarcando caminhos. Liderança: Demarcando caminhos. Salvador: D&A editora, 1998, v. , p. 53-75.

  • BESSA, L. F. ; Mamede . PPSUS - Saúde na Amazônia. Assistência obstétrica não médica no Acre. Informativo DECIT Resultados de pesquisas, Ministério da Saúde, p. 1 - 3, 05 jun. 2008.

  • BESSA, L. F. . Pesquisa sobre humanização do parto. Jornal Rio Branco, Rio Branco-Acre, p. 05 - 05, 05 set. 2002.

  • BESSA, L. F. . Perfil das parteiras tradicionais. Jornal A Tribuna, Rio Branco-Acre, p. 03 - 03.

  • BESSA, L. F. . Current health policy strategies for delivery humanization in Brazil. In: ICOWHI, 2005. 15th ICOWHI.

  • BESSA, L. F. . Educational action: a perspective towards delivery humanization?. In: ICOWHI, 2004. 15th ICOWHI.

  • BESSA, L. F. . Looking for an approach that favors teaching and learning: thechers experience. In: ICOWHI, 2004. 15th ICOWHI.

  • BESSA, L. F. . Anais do I seminário sobre a integração das regiões Norte, Centro-Oeste, parte do Nordeste para implantação de um núcleo de Pós-Graduação na área de enfermagem. In: I seminário sobre a integração das regiões norte, parte do nordeste para implantação de um núcleo alternativo de pós-graduação na área de enfermagem, 1991, Brasília. Anais do I seminário sobre integração das regiões Norte, Centro-oeste, parte do nordeste para implantação de um núcleo alternativo de Pós-graduação na área de Enfermagem, 1991. p. 65-68.

  • BESSA, L. F. ; Ronie P. Dias . Massagem de mama em maternidades e casas do Japão: relato de experiência. In: II conferência Internacional sobre humanização do parto e nascimento, 2005, Rio de Janeiro. II conferência de humanização do parto e nascimento. Rio de Janeiro: Rehuna, 2005.

  • BESSA, L. F. ; Muniz ; Cunha . Prática do aleitamento materno nomunicípio de Acrelândia -Acre. In: II conferência internacional sobre humanização do parto e nascimento, 2005, Rio de Janeiro. II conferência internacional sobre humanização do parto e nascimento. Rio de Jnaeiro: Rehuna, 2005.

  • BESSA, L. F. ; Ferreira, D.F . Os exercícios como estratégia para o parto natural e alívio da dor. In: II conferência internacional sobre humanização do aprto e nascimento, 2005, Rio de Janeiro. ii CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE HUMANIZAÇÃO DO APRTO E NASCIMENTO. Rio de Janeiro: Rehuna, 2005.

  • BESSA, L. F. . Indicadores de assistência à saúde materna. In: 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Curitiba-paraná. 53º CBen -A Concretude Social e Política da Enfermagem. Curitiba-Paraná, 2001.

  • BESSA, L. F. . Porque maternidade segura e humanização do parto?. In: III Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2000, Rio de Janeiro. III Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Rio de Janeiro, 2000. p. 81-81.

  • BESSA, L. F. . Preparação pscofísica para o parto: uma intervenção educativa. In: III Congresso Brasileiro dos Conselhos de enfermagem, 2000, Rio de Janeiro. III Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000. p. 92-92.

  • BESSA, L. F. . Políticas de saúde Brasileira que priorizam a ação educativa com vistas a maternidade segura e o parto humanizado. In: VII Colóquio Panamericano de investigacíon en enfermería, 2000, Bogotá-Colômbia. VII Colóqui Panamericano de investigacíon en Enfermeria. Bogotá- Colômbia, 2000. p. 60-60.

  • BESSA, L. F. . Promoção da saúde do idoso no Brasil. In: VII Colóquio Panamericano de investigacíon en enfermería, 2000, Bogotá-Colômbia. VII Colóqui Panamericano de investigacíon en enfermería. Bogotá-Colômbia, 2000. p. 88-88.

  • BESSA, L. F. . Ação educativa dirigida às gestantes e acompanhantes: um relato de experiência. In: Conferência Internacional sobre humanização do parto e Nascimento, 2000, Fortaleza-Ceará. Confer~encia Internacional sobre humanização do parto e Nascimento. Fortaleza-Ceará, 2000. p. 57-57.

  • BESSA, L. F. . Expectativas e vivências de um grupo de mulheres sobreo parto: o espaço da dor. In: Conferência Internacional sobre humanização do parto e nascimento, 2000, Fortaleza - ceará. Conferência Internacional sobre humanização do parto e Nascimento. Fortaleza-ceará, 2000. p. 97-97.

  • BESSA, L. F. . Acompanhando a parturiente: Experiência vivenciada por docentes e discentes. In: 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congresso Panamericano de Enfermería, 1999. 51º Congresso Brasileiro de Enfermageme 10º Congresso Panamericano de Enfermería. Florianópolis, 1999. p. 218-218.

  • BESSA, L. F. . Incidência e prevalência de abortos entre adolescentes. In: 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congresso Panamericano de Enfermería, 1999, Florianópolis. 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congresso Panamericano de Enfermería.. Florianópolis-SC, 1999. p. 541-541.

  • BESSA, L. F. . Anemia no 1º ano de vida. In: 51º CongressoBrasileiro de Enfermagem e 10º Congresso Panamericano de Enfermería, 1999, Florianópolis-SC. 51] Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congresso Panamericano de Enfermería. Florianópolis, 1999. p. 450-450.

  • BESSA, L. F. . Características da parteira tradicional: trabalho produtivo ou reprodutivo?. In: Rede Nacional Norte e Nordeste de estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero, 1998, Maceió. Cadernos resumos do VI REDOR _ Rede Regional Norte/ Nordeste de estudos e pesquisas sobre mulher e relaçoes de gênero. Maceió, 1998. p. 06-10.

  • BESSA, L. F. . Práticas terapêuticas populares utilizadas pelas parteiras tradicionais rurais. In: 50º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1998, Salvador-Bahia. Resumo do 50º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1998. p. 312-312.

  • BESSA, L. F. ; Mamede . Ação educativa; uma perspectiva para humanização do parto?. Revista Baiana de Enfermagem , 2007.

Outras produções

BESSA, L. F. ; Mamede . Relatório final de pesquisa. 2007. (Relatório de pesquisa).

BESSA, L. F. . Atendente de Enfermagem Básica. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BESSA, L. F. . Atendente de Enfermagem Básica. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BESSA, L. F. . Camisinha feminina: mais responsabilidade para a mulher?. 1999.

BESSA, L. F. . Parteiras trdicionais e condição feminina.. 1998.

BESSA, L. F. . Desigualdades de gênero na utilização de métodos contraceptivos.. 1997.

BESSA, L. F. . A história das parteiras tradicionais de Rio Branco - Zona rural.. 1995.

Prêmios

1999

Agradecimento pela Dedicação, Pro-Reitoria de Assuntos Comunitários e Extensão - UFAC.

1998

Título de reconhecimento, Pro-Reitoria de Assuntos Comunitários e Extensão UFAC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Acre, Departamento de Ciências da Saúde. , BR 364, Km 4 Campus Universitário, Distrito Industrial, 69915-900 - Rio Branco, AC - Brasil, Telefone: (68) 39012585, Fax: (68) 39012585, URL da Homepage:

Experiência profissional

1989 - Atual

Universidade Federal do Acre

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora do quadro efetivo, regime de Dedicação Exclusiva

Atividades

  • 12/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências da Saúde, .,Linhas de pesquisa

  • 06/1989

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração hospitalar, Enfermagem na atenção à saúde da mulher, Enfermagem materno - infantil

  • Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração aplicada à Enfermagem

  • 12/1993 - 12/1994

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 11/1991 - 11/1993

    Direção e administração, Departamento de Ciências da Saúde, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem materno - infantil

  • 02/1991 - 03/1991

    Direção e administração, Departamento de Ciências da Saúde, Curso de Enfermagem.,Cargo ou função, Responsável pela coordenação do curso de Enfermagem.

  • 02/1990 - 03/1990

    Direção e administração, Departamento de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Rsponsável pela Diretoria do Departamento de Ciências da Saúde.

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Atividades de instrução e coordenação da área de saúde

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Habilitação básica de saúde