Júlio César Marques de Lima
Julio Lima possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atuou como Engenheiro de Planejamento do Sistema Elétrico da CEMIG Distribuição S/A desde o ano de 1988. Possui experiencia na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em proteção, automação e operação de sistemas elétricos de potência. Também possui experiencia em gerenciamento de projetos (PMO) para implantação de subestações e linhas de transmissão. É membro ativo do Comitê de Proteção e Automação (CE B5) do CIGRE Brasil desde o ano de 2006, secretário do referido Comitê desde 2016 e representante brasileiro em grupos de trabalho do Subcomitê de Proteção e Automação (SC B5) do CIGRE Internacional. Desde 2015 é professor da PUC Minas atuando no curso de graduação em Engenharia Elétrica e no curso de Pós-graduação em Automação de Sistemas Elétricos.
Informações coletadas do Lattes em 30/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Elétrica
1996 - 2002
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Aspectos de Proteção e Controle do Gerador Síncrono Subexcitado,Ano de Obtenção: 2002
Dr. José Celso Borges de Andrade.Coorientador: Eng. Marco Paulo Delboni. Palavras-chave: Proteção; Gerador síncrono; Sistemas Elétricos de Potência.Grande área: Engenharias
Graduação em Engenharia Elétrica
1980 - 1985
Formação complementar
2013 - 2015
Especialização em Gestão. (Carga horária: 255h). , Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
2013 - 2013
Auditoria em Projetos. (Carga horária: 24h). , Instituto de Educação Tecnológica, IETEC, Brasil.
2008 - 2008
REgulaçãoe Negócios no Setor de Energia Elétrica. (Carga horária: 68h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Proteção Numérica de Distância. (Carga horária: 24h). , CIGRE Brasil, CIGRE, Brasil.
2005 - 2005
Conferência Internacional da Norma IEC 61850. (Carga horária: 16h). , CIGRE Brasil, CIGRE, Brasil.
2005 - 2005
Proteção Diferencial Digital. (Carga horária: 24h). , CIGRE Brasil, CIGRE, Brasil.
2000 - 2000
Computer Relaying for Power Systems. (Carga horária: 24h). , Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial, FIPAI, Brasil.
2000 - 2000
I Seminário Técnico de Proteção de Geradores. (Carga horária: 24h). , INEPAR, INEPAR, Brasil.
2000 - 2000
Digitalização de Usinas e Subestações. (Carga horária: 16h). , CIGRE Brasil, CIGRE, Brasil.
2000 - 2000
Tecnologias Aplicáveis a Linhas e Subestações. (Carga horária: 24h). , Companhia Energética de Minas Gerais, CEMIG, Brasil.
1999 - 1999
Curso sobre Proteção de Barras. (Carga horária: 20h). , CIGRE Brasil, CIGRE, Brasil.
1999 - 1999
Curso sobre Proteção de Linhas de Transmissão. (Carga horária: 32h). , CIGRE Brasil, CIGRE, Brasil.
1997 - 1997
Proteção de Geradores. (Carga horária: 24h). , CIGRE Brasil, CIGRE, Brasil.
1996 - 1996
Comportamento Transitório de Sistemas de Aterramento. (Carga horária: 60h). , Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Proteção Digital de Sistemas Elétricos. (Carga horária: 40h). , INEPAR, INEPAR, Brasil.
1995 - 1995
Treinamento em Transformadores de Força. (Carga horária: 24h). , Toshiba do Brasil, TOSHIBA, Brasil.
1994 - 1994
Máquina Síncrona - Regime Permanente. (Carga horária: 40h). , Companhia Energética de Minas Gerais, CEMIG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Gerenciamento de Projetos e Empreendimentos.
Organização de eventos
LIMA, J. C. M. . X Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos - SIMPASE. 2013. (Congresso).
LIMA, J. C. M. . CIGRE SC B5 Meeting and Colloquium 2013. 2013. (Congresso).
LIMA, J. C. M. . IX Seminário Técnico de Proteção e Controle. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
CIGRE SC B5 Meeting and Colloquium 2017. Contribution Question 3.08 - Dynamic Load shedding scheme implemented by IEDs. 2017. (Congresso).
XIII SIMPASE - SIMPÓSIO DE AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS.Implementação de Sistemas de Automação de Subestações Digitais no Brasil ? Desafios e Constatações. 2017. (Simpósio).
XIV SNPTEE-Seminário Nac. Prod. e Transmissão En. Eletrica.MUDANÇAS EM PROCEDIMENTOS DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO EM TEMPOS DE MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E REDUÇÃO DE PESSOAL.. 2017. (Seminário).
46a. Sessão Bienal do CIGRE. Contribuição na Sessão do SC B5 (Proteção e Automação). 2016. (Congresso).
XIII STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle.CONSIDERAÇÕES RELATIVAS À FILOSOFIA E PADRONIZAÇÃO DAS FUNÇÕES DE PROTEÇÃO NA CONEXÃO DE ACESSANTES AO SISTEMA ELÉTRICO DA CEMIG DISTRIBUIÇÃO. 2016. (Seminário).
CIGRE SC B5 Meeting and Colloquium 2015. Contribuição na Sessão do SC B5.. 2015. (Congresso).
45a Sessão Bienal do CIGRE. Contribuição na Sessão do SC B5 (Proteção e Automação).. 2014. (Congresso).
XII STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle.Participaçao como relator de uma das sessões do evento.. 2014. (Seminário).
CIGRE SC B5 Meeting and Colloquium 2013. Contribuição na Sessão do SC B5.. 2013. (Congresso).
44a Sessão Bienal do CIGRE. Contribuição na Sessão do SC B5 (Proteção e Automação).. 2012. (Congresso).
PAC World Conference - Latin América 2012. 2012. (Seminário).
XI STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle.Participação como relator em uma das sessões do evento. 2012. (Seminário).
SC B5 Meeting and Colloquium 2011. Contribuição na Sessão do SC B5.. 2011. (Congresso).
43a. Sessão Bienal do CIGRE. Contribuição na Sessão do SC B5 (Proteção e Automação).. 2010. (Congresso).
5o. Congresso de Gerenciamento de Projetos. 2010. (Seminário).
X STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle.Participação como relator em uma das sessões do evento.. 2010. (Seminário).
CIGRE SC B5 Meeting and Colloquium 2009. Contribuição na Sessão do SC B5.. 2009. (Congresso).
XX SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica.Gerenciamento dos ajustes e configurações de relés de proteção. 2009. (Seminário).
42a Sessão Bienal do CIGRE. Contribuição na Sessão do SC B5 (Proteção e Automação).. 2008. (Congresso).
IX STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle.Gerenciamento das informações de ajustes de relés de proteção.. 2008. (Seminário).
CIGRE SC B5 Meeting and Colloquium 2007. Contribuição na Sessão do SC B5.. 2007. (Congresso).
41a Sessão Bienal do CIGRE. Contribuição na Sessão do SC B5 (Proteção e Automação).. 2006. (Congresso).
I Colóquio sobre os Rumos da Proteção Digital de Sistemas Elétricos.Rumos da Proteção Digital - Visão das Empresas. 2006. (Simpósio).
VIII STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle.Utilização das informações de localização de faltas na análise e desempenho de linhas de transmissão com elevado índice de faltas. 2005. (Seminário).
VI SIMPASE - Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos. 2005. (Simpósio).
Western Protective Relay Conference. 2004. (Congresso).
VII Seminário Técnico de Proteção e Controle - STPC.Revisão crítica da filosofia de proteção contra perda de excitação em geralores síncronos. 2003. (Seminário).
IV SIMPASE - Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos.Requisitos Técnicos para Digitalização de Subestações na CEMIG.. 2000. (Simpósio).
II CIERTEC. 1999. (Seminário).
VI Seminário Técnico de Proteção e Controle - STPC. 1998. (Seminário).
VI SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento Elétrico da Operação e Expansão. 1998. (Simpósio).
V STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle.Metodologia para Avaliação do Desempenho Operacional do Religamento Automático em Linhas de Transmissão. 1995. (Seminário).
Participação em bancas
PEREIRA FILHO, C. S.; Peterson de Resende; Marisa Lages Murta;LIMA, J. C. M.. Análise do Desempenho dos Filtros Digitais para Proteção de Sistemas Elétricos de Potência. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GOUVEIA JUNIOR, M. M.; FERREIRA, D. G.;LIMA, J. C. M.. Implementação de esquemas de proteção e controle de subestações utilizando a Norma IEC 61850. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
GOUVEIA JUNIOR, M. M.; FERREIRA, D. G.;LIMA, J. C. M.. Vantagens obtidas com a introdução de novas tecnologias no projeto de subestações. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
GOUVEIA JUNIOR, M. M.; FERREIRA, D. G.;LIMA, J. C. M.. Vantagens do IEC 61850 na comunicação entre dispositivos eletrônicos inteligentes e o sistema supervisório. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
GOUVEIA JUNIOR, M. M.; FERREIRA, D. G.;LIMA, J. C. M.. Protocolos de comunicação aplicados em automação de subestações do sistema interligado nacional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
GOUVEIA JUNIOR, M. M.; FERREIRA, D. G.;LIMA, J. C. M.. Sel Healing Grid: Funções, Aplicações e Desenvolvimento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
GOUVEIA JUNIOR, M. M.; FERREIRA, D. G.;LIMA, J. C. M.. Melhores práticas e metodologias de testes em IEDs baseados na Norma IEC 61850. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
GOUVEIA JUNIOR, M. M.; FERREIRA, D. G.;LIMA, J. C. M.. Requisitos mínimos de monitoramento de transformadores e os seus benefícios. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
GOUVEIA JUNIOR, M. M.; FERREIRA, D. G.;LIMA, J. C. M.. Análise técnico-econômica da aplicação de disjuntores de 138 kV com restabelecimento automatizado em circuitos de transformadores de potência de subestações de distribuição de energia: estudo de caso da subestação Lontra da CEMIG Distribuição. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
GOUVEIA JUNIOR, M. M.; FERREIRA, D. G.;LIMA, J. C. M.. Aplicações de Redes de Automação em Subestações Industriais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
GOUVEIA JUNIOR, M. M.; FERREIRA, D. G.;LIMA, J. C. M.. Utilização da técnica de MapReduce na análise de perturbações em sistemas elétricos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
GOUVEIA JUNIOR, M. M.; FERREIRA, D. G.;LIMA, J. C. M.. A Norma IEC 61850 como propulsora da automação de subestações para interagir com a rede elétrica inteligente. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
GOUVEIA JUNIOR, M. M.; FERREIRA, D. G.;LIMA, J. C. M.. Restrições e benefícios da utilização da Norma IEC 61850 em subestações elétricas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
GOUVEIA JUNIOR, M. M.; FERREIRA, D. G.;LIMA, J. C. M.. Modernização de uma subestação do sistema elétrico de potência: estudo de caso do retrofit da subestação Três Marias da CEMIG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
FERREIRA, D. G.; P. JUNIOR, I. H.;LIMA, J. C. M.. A Automação de Subestações ? Uma visão sobre Sistema de Proteção, Controle e Supervisão.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA.
Orientou
PARQUES FOTOVOLTAICOS: Análise técnica-econômica entre estruturas fixas e seguidores solar de um eixo; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; (Orientador);
Implementação de Esquemas de Proteção e Controle de Subestações utilizando a Norma IEC 61850; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Vantagens Obtidas com a introdução de Novas Tecnologias no Projeto de Subestações: Projeto de modernização da SE Volta Grande; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Vantagens do IEC 61850 na comunicação entre dispositivos eletrônicos inteligentes e o sistema supervisório; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Protocolos de Comunicação Aplicados em Automação de Subestações do Sistema Interligado Nacional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Self Healing Grid: Funções, aplicações e desenvimento; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Melhores práticas e metodologias de testes em IEDs baseados na Norma IEC 61850; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Requisitos mínimos de monitoramento de transformadores e os seus benefícios; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Aplicações de Redes de Automação em Subestações IndustriaIs; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Análise técnico-econômica da aplicação de disjuntores de 138 kV com restabelecimento automatizado em circuitos de transformadores de potência de subestações de distribuição de energia: estudo de caso da subestação Lontra da CEMIG Distribuição; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Utilização da técnica de MapReduce na análise de perturbações em sistemas elétricos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Restrições e benefícios da utilização da Norma IEC 61850 em Subestações Elétricas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Modernização de uma subestação do sistema elétrico de potência: estudo de caso do retrofit da subestação Três Marias da CEMIG; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
A Automação de Subestações ? Uma visão sobre Sistema de Proteção, Controle e Supervisão; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
A Norma IEC 61850 como propulsora da automação de subestações para interagir com a Rede Elétrica Inteligente; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em P-os Graduação em Automação de Sistemas Elétricos) - Centro Universitário UNA; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
AVALIAÇÃO DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DE TRANSFORMADORES DE INSTRUMENTOS ÓTICOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
ESTUDO COMPARATIVO DAS USINAS HIDRELÉTRICAS REVERSÍVEIS E AS USINAS CONVENCIONAIS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
ESTUDO COMPARATIVO DA TRANSMISSÃO CA MEIA-ONDA E TRANSMISSÃO CC; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA CONEXÃO DE USINAS FOTOVOLTAICAS NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ALTA TENSÃO DO NORTE DE MINAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
INFLUÊNCIA DA NORMA IEC-61850 NA ESPECIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE PROTEÇÃO, CONTROLE E AUTOMAÇÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
ANÁLISE DO DESEMPENHO DO GERADOR DE INDUÇÃO AUTO-EXCITADO OPERANDO ISOLADAMENTE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Aspectos Práticos para Especificação e Dimensionamento de Sistemas de Aterramento em Baixa Tensão; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Análise comparativa da eficiência de relés com foco em medição de frequência para detecção de ilhamento; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Estudo de instalação e funcionamento de grupos geradores a diesel; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
SISTEMA DE PROTEÇÃO ELÉTRICA PARA CONEXÃO DE GERADORES DISTRIBUIDOS À REDE DE DISTRIBUIÇÃO EM MÉDIA E BAIXA TENSÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
SMART GRID ? A EVOLUÇÃO DA REDE INTELIGENTE NO BRASIL COMPARADA A OUTROS PAÍSES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A OPERAÇÃO REMOTA E LOCAL DE UMA CENTRAL ELÉTRICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
MICROCONTROLADOR ARDUINO NO CONTROLE DA TECNICA HIDROPÔNICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
INFLUÊNCIA DA NORMA IEC 61850 NOS PROJETOS DE PAINÉIS ELÉTRICOS DE SUBESTAÇÕES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Júlio César Marques de Lima;
Produções bibliográficas
-
CROSSLEY, P. ; LOKEN, R. ; CARDENAS, J. ; FITCH, J. ; GWYN, B. ; MEMPEL, C. ; NOVOSEL, D. ; Fernando Gonzales ; LIMA, J. C. M. ; MARTINS, N. C. ; SPAHIU, P. ; MASIKE, C. . Life-time Management of Relay Settings - Working Group B5.31. 1. ed. Paris: CIGRE, 2013. v. 1. 42p .
-
CROSSLEY, P. ; LOKEN, R. ; CARDENAS, J. ; FITCH, J. ; GWYN, B. ; MEMPEL, C. ; NOVOSEL, D. ; Fernando Gonzales ; LIMA, J. C. M. ; MARTINS, N. C. ; Confort Masike ; SPAHIU, P. . Life-time Management of Relay Settings. Electra CIGRE, Paris/França, 03 jun. 2013.
-
HADDAD, R. S. ; LIMA, J. C. M. ; TERRA, L. D. B. . Colapso de Tensão - Análise Crítica do Método de Obtenção da Margem de Colapso por Fluxos de Potência Sucessivos e Aproximação Parabólica. Cadernos de Engenharia IPUC, Belo Horizonte/MG, p. 53 - 60, 01 dez. 1997.
-
LIMA, J. C. M. ; RAPOSO, E. M. ; OLIVEIRA, A. R. C. ; MORAIS, A. M. ; VALADARES, M. A. . Implantação de Escritório de Gerenciamento de Projetos na CEMIG Distribuição. Mundo PM.
-
LIMA, J. C. M. ; Marisa Lages Murta ; P. JUNIOR, I. H. ; BRAZ, A. S. . MUDANÇAS EM PROCEDIMENTOS DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO EM TEMPOS DE MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E REDUÇÃO DE PESSOAL. In: XXIV SNPTEE - Seminário Nac. Prod. Transmissão de Energia Elétrica, 2017, Curitiba - PR. XXIV SNPTEE, 2017.
-
PAULINO, M. E. C. ; D. Lellys ; LIMA, J. C. M. . Implementação de Sistemas de Automação de Subestações Digitais no Brasil ? Desafios e Constatações. In: XIII SIMPASE - Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos, 2017, Rio de Janeiro. XIII SIMPASE - Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos, 2017.
-
PAULINO, M. E. C. ; LIMA, J. C. M. ; D. Lellys ; CARMO, U. A. ; PENARIOL, G. ; CASCAES, A. ; BASTOS, M. . Tendências e Orientações de Critérios para Especificação e Documentação Propostos para o Ciclo de Vida de Sistemas Digitais de Automação de Subestações no Brasil. In: XIII STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle, 2016, Brasília - DF. Tendências e Orientações de Critérios para Especificação e Documentação Propostos para o Ciclo de Vida de Sistemas Digitais de Automação de Subestações no Brasil, 2016.
-
LIMA, J. C. M. ; DUARTE, J. V. P. ; P. JUNIOR, I. H. ; BRAZ, A. S. ; OLIVEIRA, A. M. . CONSIDERAÇÕES RELATIVAS À FILOSOFIA E PADRONIZAÇÃO DAS FUNÇÕES DE PROTEÇÃO NA CONEXÃO DE ACESSANTES AO SISTEMA ELÉTRICO DA CEMIG DISTRIBUIÇÃO. In: XIII STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle, 2016, Brasília - DF. CONSIDERAÇÕES RELATIVAS À FILOSOFIA E PADRONIZAÇÃO DAS FUNÇÕES DE PROTEÇÃO NA CONEXÃO DE ACESSANTES AO SISTEMA ELÉTRICO DA CEMIG DISTRIBUIÇÃO, 2016.
-
D. Lellys ; CARMO, U. A. ; PAULINO, M. E. C. ; LIMA, J. C. M. ; SILVEIRA, G. . Perspectiva de Utilização de Novas Arquiteturas de Sistemas Digitais de Supervisão Controle e Automação em Subestações Totalmente Digitalizadas. In: XI SIMPASE - Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos, 2015, Campinas - SP. Perspectiva de Utilização de Novas Arquiteturas de Sistemas Digitais de Supervisão Controle e Automação em Subestações Totalmente Digitalizadas, 2015.
-
D. Lellys ; LIMA, J. C. M. ; CARMO, U. A. ; NETO, F. ; PAULINO, M. E. C. . Perspectiva de Aplicação da Merging Unit e do Barramento de Processo (IEC 61850-9-2 LE) no Campo das Proteções Diferenciais. In: XXIII SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2015, Foz do Iguaçu - PR. Perspectiva de Aplicação da Merging Unit e do Barramento de Processo (IEC 61850-9-2 LE) no Campo das Proteções Diferenciais, 2015.
-
D. Lellys ; LIMA, J. C. M. ; CARMO, U. A. ; PAULINO, M. E. C. ; NETO, F. . PERSPECTIVA DE APLICAÇÃO DA MERGING UNIT E DO BARRAMENTO DE PROCESSO (IEC 61850-9-2 LE) NO CAMPO DAS PROTEÇÕES DIFERENCIAIS. In: XXIII SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão Energia Elétrica, 2015, Foz do Iguaçu - PR. PERSPECTIVA DE APLICAÇÃO DA MERGING UNIT E DO BARRAMENTO DE PROCESSO (IEC 61850-9-2 LE) NO CAMPO DAS PROTEÇÕES DIFERENCIAIS, 2015.
-
ORDACGI FILHO, J. M. ; SOLERO, R. B. ; OLIVEIRA, J. F. ; LIMA, J. C. M. ; SIQUEIRA, I. P. ; VIOTTI, F. A. ; MORAES, R. M. ; CARMO, U. A. ; RODRIGUES, M. A. M. . Data and Information Structure to Cope with Sharing and Allocation of PAC Functions. In: 44a Sessão Bienal do CIGRE, 2012, Paris/França. 44a Sessão Bienal do CIGRE, 2012.
-
ORDACGI FILHO, J. M. ; SOLERO, R. B. ; OLIVEIRA, J. F. ; LIMA, J. C. M. ; M. JUNIOR, J. B. ; MARTINS, F. ; PUPPI, L. S. ; MORAES, R. M. . On the Fast Evolution Towards the Optimization of Simulation, Software and Hardware for SIPS in Brazil. In: PAC World Conference, 2011, Dublin/irlanda. PAC World Conference, 2011.
-
PEREIRA FILHO, C. S. ; LIMA, J. C. M. ; BRAZ, A. S. . Uma Plataforma para o Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento de Relés Digitais de Proteção. In: XXI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - SNPTEE, 2011, Florianópolis/SC. XXI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - SNPTEE, 2011.
-
CROSSLEY, P. ; LOKEN, R. ; FITCH, J. ; GWYN, B. ; MEMPEL, C. ; CARDENAS, J. ; NOVOSEL, D. ; MARTINS, N. C. ; LIMA, J. C. M. . Lifetime Management of Relay Settings. In: 43a. Sessão Bienal do CIGRE, 2010, Paris/França. 43a. Sessão Bienal do CIGRE, 2010.
-
CROSSLEY, P. ; LOKEN, R. ; FITCH, J. ; GWYN, B. ; MEMPEL, C. ; CARDENAS, J. ; NOVOSEL, D. ; MARTINS, N. C. ; LIMA, J. C. M. . Lifetime Management of Relay Settings. In: 9th Conference on Developments in Power System Protection - IET DPSP, 2009, Glasgow/Escócia. 9th Conference on Developments in Power System Protection - IET DPSP, 2009.
-
CROSSLEY, P. ; LOKEN, R. ; FITCH, J. ; GWYN, B. ; MEMPEL, C. ; CARDENAS, J. ; NOVOSEL, D. ; MARTINS, N. C. ; LIMA, J. C. M. . Lifetime Management of Relay Settings. In: CIGRE SC B5 Meeting and Colloquium 2009, 2009, Jeju/Coréia do Sul. CIGRE SC B5 Meeting and Colloquium 2009, 2009.
-
LIMA, J. C. M. ; PAULI, A. ; RIGOTTO JUNIOR, G. J. ; ARRUDA, G. A. G. ; AREIAS NETO, L. A. ; OLIVEIRA, J. F. ; M. JUNIOR, J. B. ; RODRIGUES, M. A. M. ; RAMOS, M. J. ; HAYDT, M. ; AMORIM, W. . Gerenciamento dos Ajustes e Configurações de Relés de Proteção. In: XX SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2009, Recife - PE. Gerenciamento dos Ajustes e Configurações de Relés de Proteção, 2009.
-
BRAZ, A. S. ; LIMA, J. C. M. . Análise e Investigação da Recusa de Atuação de uma Proteção Diferencial de Barras - Experiências e Lições Aprendidas. In: IX Seminário Técnico de Proteção e Controle - STPC, 2008, Belo Horizonte?MG. IX Seminário Técnico de Proteção e Controle - STPC, 2008.
-
LIMA, J. C. M. ; PAULI, A. ; AREIAS NETO, L. A. ; ARRUDA, G. A. G. ; OLIVEIRA, J. F. ; M. JUNIOR, J. B. ; RODRIGUES, M. A. M. ; RAMOS, M. J. ; HAYDT, M. ; AMORIM, W. . Gerenciamento das Informações de Ajustes de Relés de Proteção. In: IX STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle, 2008, Belo Horizonte - MG. Gerenciamento das Informações de Ajustes de Relés de Proteção, 2008.
-
OLIVEIRA, A. M. ; SANT?ANNA, B. V. S. ; LIMA, J. C. M. ; GOMES, A. J. B. R. . Critérios para Conexão de Novas Gerações no Sistema Elétrico da CEMIG. In: VIII Seminário Técnico de Proteção e Controle - STPC, 2005, Rio de Janeiro/RJ. VIII Seminário Técnico de Proteção e Controle - STPC, 2005.
-
ANDRADE, A. D. ; MARKIEWIKS, R. L. ; FARIA, T. G. A. ; LIMA, J. C. M. . Influência do Comportamento de Pássaros no Desempenho de Linhas de Transmissão. In: XVIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - SNPTEE, 2005, Curitiba/PR. XVIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - SNPTEE, 2005.
-
LIMA, J. C. M. ; MARKIEWIKS, R. L. ; FARIA, T. G. A. ; ANDRADE, A. D. . Utilização das Informações de Localização de Faltas na Análise de Desempenho de Linhas de Transmissão com Elevado Índice de Faltas Indeterminadas. In: VIII STPC - Seminário Técnico de Proteção e Controle, 2005, Rio de Janeiro - RJ. Utilização das Informações de Localização de Faltas na Análise de Desempenho de Linhas de Transmissão com Elevado Índice de Faltas Indeterminadas, 2005.
-
PEREIRA FILHO, C. S. ; VELOSO, H. M. ; LIMA, J. C. M. . Um Novo Método para a Localização de Faltas em Redes e Linhas de Distribuição utilizando o Método de Injeção de CorrenteIU. In: Encontro Regional Latino-americano do CIGRE - ERLAC, 2003, Puerto Iguazu/Argentina. Encontro Regional Latino-americano do CIGRE - ERLAC, 2003.
-
PEREIRA FILHO, C. S. ; VELOSO, H. M. ; LIMA, J. C. M. . SISLOC - Sistema Localizador de Faltas para Redes de Distribuição. In: XVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - SNPTEE, 2003, Uberlândia/MG. XVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - SNPTEE, 2003.
-
LIMA, J. C. M. ; DELBONI, M. P. ; ANDRADE, J. C. B. . Revisão Crítica da Filosofia de Proteção contra Perda de Excitação em Geradores Síncronos. In: VII Seminário Técnico de Proteção e Controle, 2003, Rio de Janeiro - RJ. VII STPC, 2003.
-
LIMA, J. C. M. ; ROCHA, G. A. ; LOPES, M. A. A. . Utilização da Oscilografia Digital na Malha de Distribuição da CEMIG: Ganhos Obtidos, Problemas Atuais e Perspectivas. In: XIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica - SENDI, 2000, Foz do Iguaçu/PR. XIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica - SENDI, 2000.
-
LIMA, J. C. M. ; RIBEIRO, G. M. ; ROCHA, M. C. . Requisitos Técnicos para Digitalização de Subestações na CEMIG. In: IV SIMPASE - Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos, 2000, Brasília - DF. IV SIMPASE, 2000.
-
RIBEIRO, G. M. ; OLIVEIRA, J. F. ; GOMES, N. S. ; LIMA, J. C. M. . CEMIG Practical Experience in Transmission Line Fault Location. In: CIGRE SC B5 Meeting and Colloquium 1999, 1999, Florença/Itália. CIGRE SC B5 Meeting and Colloquium 1999, 1999. v. Único.
-
LIMA, J. C. M. ; RIGOTTO JUNIOR, G. J. ; SOUZA, W. M. ; SOUZA, P. A. . Impacto da Proteção Digital nas Atividades de Cálculo de Ajustes e Análise de Perturbações. In: VI Seminário Técnico de Proteção e Controle - STPC, 1998, Natal/RN. VI Seminário Técnico de Proteção e Controle - STPC, 1998. v. Único.
-
LIMA, J. C. M. . Proteção e Automação de Sistemas Elétricos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, J. C. M. . Proteção e Automação de Sistemas Elétricos: uma visão geral.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, J. C. M. . PMO de Empresas e Instituíções Públicas - Case CEMIG Distribuição. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA, J. C. M. . Passo-a-passo para desenvolver um PMO estratégico na empresa - Case CEMIG Distribuição. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA, J. C. M. ; VALADARES, M. A. . Caso CEMIG: A Importância dos Processos na Implantação do Escritório de Projetos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, J. C. M. ; PAULI, A. ; AREIAS NETO, L. A. ; ARRUDA, G. A. G. ; OLIVEIRA, J. F. ; M. JUNIOR, J. B. ; RODRIGUES, M. A. M. ; RAMOS, M. J. ; HAYDT, M. ; AMORIM, W. ; RIGOTTO JUNIOR, G. J. . Gerenciamento dos Ajustes e Configurações de Relés de Proteção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, J. C. M. ; PAULI, A. ; AREIAS NETO, L. A. ; ARRUDA, G. A. G. ; OLIVEIRA, J. F. ; M. JUNIOR, J. B. ; RODRIGUES, M. A. M. ; RAMOS, M. J. ; HAYDT, M. ; AMORIM, W. . Gerenciamento das Informações de Ajustes de Relés de Proteção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, J. C. M. . Proteção e Automação de Sistemas Elétricos de Potência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, J. C. M. . Desafios e Novas Perspectivas para a Proteção Digital de Sistemas Elétricos de Potência - Visão CEMIG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, J. C. M. . Proteção de Sistemas Elétricos contra Curtos-circuitos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DELBONI, M. P. ; ALVES, J. J. R. ; LIMA, J. C. M. . Metodologia para Avaliação do Desempenho do Religamento Automático em Linhas de Transmissão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIBEIRO, G. M. ; LIMA, J. C. M. ; ROCHA, M. C. . Requisitos Técnicos para Digitalização de Subestações na CEMIG. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FARIA, T. G. A. ; LIMA, J. C. M. ; MARKIEWIKS, R. L. ; ANDRADE, A. D. . Utilização das Informações de Localização de Faltas na Análise e Desempenho de Linhas de Transmissão com Elevado Índice de Faltas na CEMIG. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, J. C. M. . Proteção de Sistemas Elétricos contra Curtos-circuitos - Critérios Utilizados pela CEMIG. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, J. C. M. ; DELBONI, M. P. ; ANDRADE, J. C. B. . Revisão Crítica da Filosofia de Proteção contra a Perda de Excitação em Geradores Síncronos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
LIMA, J. C. M. . Equipamentos Primários e Proteção de Subestações. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Companhia Energética de Minas Gerais S/A. , Rua Itambé, 114, Floresta, 30190131 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 33072775, Ramal: 2775, URL da Homepage:
Experiência profissional
1988 - 2017
Companhia Energética de Minas Gerais S/AVínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40
Outras informações:
1988 - 2009 - Engenheiro de Operação do Sistema Elétrico 2009 - 2014 - Gestor de Projetos 2014 - 2017 - Engenheiro de Planejamento do Sistema Elétrico
Atividades
-
04/1988
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Estudos de proteção e análises de perturbações para o sistema elétrico de subtrasmissão e média tensão..
2016 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor titular no curso de graduação em Engenharia Elétrica da PUC Minas - Campus Contagem, respondendo pelas seguintes disciplinas: - Proteção de Sistemas Elétricos - Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica - Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica - Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC) 2.
2016 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado
Outras informações:
Professor das disciplinas Proteção de Sistemas Elétricos e Funções de Automação Local no Curso de Pós-Graduação em Automação de Sistemas Elétricos IEC/PUC Minas.
2015 - 2015
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratato, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor da cadeira de Proteção de Sistemas Elétricos no curso de Engenharia Elétrica da Unidade Contagem.
2015 - 2015
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor das cadeiras optativas Proteção de Sistemas Elétricos e Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica no Curso de Engenharia Elétrica - Unidade Contagem.
2015 - 2015
Centro Universitário UNAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor da disciplina Proteção de Sistemas Elétricos e Orientador do Trabalho de Conclusão do Curso de Pós Graduação em Automação de Sistemas Elétricos.
2014 - 2014
Centro Universitário UNAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor da disciplina MODELO 1 - EQUIPAMENTOS PRIMÁRIOS E PROTEÇÃO
1984 - 1988
Caixa Econômica FederalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Escriturário, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Júlio César Marques de Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?