Márcia Regina Mendes Santos
Doutora pelo Programa de Estudos da Linguagem na UFRN ( 2021) Link para acesso à tese https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33182.Mestre em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa- FLUL (2009); Especialista em Texto e Gramática pela UEFS/UNICAMP (1999) e graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1995).Coordena a linha de Letramento e Formação Docente no Grupo de Pesquisa LEFOR ( Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor ( 2024) Foi membro do Grupo de Pesquisa CULTVI - Cultura Visual, Educação e Linguagem; Membro do Grupo de Pesquisa DIFEBA ( Diversidade, formação, educação Básica e discursos)Foi coordenadora de Área do Projeto de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES (2014/2016) intitulado Linguagem, docência e diversidade: vivências e aprendizagens, atuou em 2013 como coordenadora do projeto de pesquisa intitulado Cultura Visual e Aprendizagem: Leitura e práticas transversais. Em 2011/2013 atuou como coordenadora do curso de Pós Graduação Latu sensu em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na UNEB- CAMPUS XVI. Experiência docente na área de Educação( professora nos cursos de Pedagogia e Letras) mas especificamente lecionando os componentes de Alfabetização e Linguística, Leitura e produção textual, Linguística Textual, Seminário Interdisciplinar de Pesquisa (SIP), Prática Pedagógica, TCC e Estágio Supervisionado em Letras. Desenvolve pesquisa na área de Letramentos da Contemporaneidade, com foco nos eventos e práticas de letramento do professor em formação inicial, assim como na área de formação docente: competências, habilidades e saberes dos discentes de Letras e sua participação no PIBID . Docência e Estágios em espaços não escolares e agência social de letramento. Atualmente, coordena a linha de pesquisa Letramentos e Formação Docente no LEFOR - Grupo de Pesquisa em Linguagem, Estudos Culturais e Formação do (a) Leitor(a), vinculado ao Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED)(2022)
Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Estudos da Linguagem
2017 - 2021
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: LETRAMENTOS: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES ? PROJETOS DE LETRAMENTO, AGÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Orientador: Maria do Socorro Oliveira
Bolsista do(a): Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil. Palavras-chave: Estágio supervisionado; Profissionalidade docente; Transformação social; Espaços não formais de ensino.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Linguística
2005 - 2009
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras
Título: O Estudo das Inferências na Compreensão de um Texto Escrito, Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Maria Armanda Costa
Bolsista do(a): Programa de Capacitação Docente- UNEB, PAC, Brasil.
Especialização em Texto e Gramática
1999 - 1999
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: O diferente não é erro
Orientador: Sírio Possente
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Docente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Organização de eventos
SANTOS, M. R. M. . SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE LETRAS. 2024. (Outro).
SANTOS, M. R. M. . SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS. 2023. (Outro).
SANTOS, M. R. M. . SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS. 2023. (Outro).
SANTOS, M. R. M. . WEBINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2022. (Congresso).
SANTOS, M. R. M. . WEBINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2021. (Congresso).
SANTOS, M. R. M. . V SEPEL - SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LETRAMENTO. 2018. (Outro).
SANTOS, M. R. M. ; SILVA, P. V. . II Seminário de Avaliação PIBID Campus IV. 2015. (Outro).
SANTOS, M. R. M. . II Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagens. 2014. (Congresso).
SANTOS, M. R. M. . VI Seminário de Estudos Linguísticos e Literários e II Jornada de Extensão do CULTVI. 2013. (Outro).
SANTOS, M. R. M. . Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagens. 2012. (Outro).
SANTOS, M. R. M. . Cultura Visual e Produção do Saber no PIBID. 2012. (Outro).
SANTOS, M. R. M. . Seminário Interdisciplinar de Estágio Supervisionado. 2004. (Outro).
Participação em eventos
GELNE - GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE. FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA ESCRITOS PELOS BOLSISTAS ID ? PIBID/LETRAS/UNEB. 2024. (Congresso).
GELNE - GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE. Ensino de língua portuguesa no contexto da formação de professores: gêneros textuais/discursivos e práticas de letramento,. 2024. (Congresso).
I CONGRESSO NORTE -NORDESTE PIBID/RP - CONENORTE. AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: SINGULARIDADES DESENHADAS NA ESCRITA DOS BOLSISTAS ID - PIBID/LETRAS/UNEB. 2024. (Congresso).
XII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Projetos de multiletramentos no contexto da educação básica: formação de professores e práticas de ensino. 2024. (Simpósio).
XII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO E A FORMAÇÃO DOCENTE: uma análise dos relatos de experiência escritos pelos bolsistas id - PIBID/letras/UNEB. 2024. (Simpósio).
ECLAE.A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROJETOS DE LETRAMENTO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. 2023. (Encontro).
SIMELP.ESTÁGIO II ? A AÇÃO DIDÁTICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: AGÊNCIA SOCIAL E TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2019. (Simpósio).
SIMELP - MINICURSO LETRAMENTO CRÍTICO. 2019. (Simpósio).
VII CLAFPL ? CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. PROJETOS DE LETRAMENTO NAS OFICINAS DE ESTÁGIO II DO CURSO DE LETRAS: AGÊNCIA SOCIAL E TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2018. (Congresso).
V SEPEL - SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LETRAMENTO.GDO - LETRAMENTO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2018. (Seminário).
V SEPEL - SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LETRAMENTO.A prática pedagógica do estágio II do curso de Letras e os projetos de letramento: agência social e transformação. 2018. (Seminário).
ABRALIN. OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: UM ESPAÇO NÃO ESCOLAR DE ENSINO. 2017. (Congresso).
I SEMET - Seminário de (Multi) Letramentos, Educação e Tecnologias. 2017. (Seminário).
IV SINALGE SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS.OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA E O TRABALHO DOCENTE. 2017. (Simpósio).
SIEL _ Simpósio Interdisciplinar de Estudos Linguísticos.Um olhar para o Estágio II e os Projetos de Intervenção. 2017. (Simpósio).
II Reunião Científica: Diálogos Filológicos e Literários.Entre Rabiscos e Palavras: Os desafios da Docência. 2016. (Simpósio).
I Simpósio de Letramento, Identidades e Formação de Educadores.OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: Um estudo sobre as práticas de leitura e escrita num espaço não formal. 2016. (Simpósio).
XXVI Jornada de Estudos Linguísticos GELNE. AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NUM ESPAÇO NÃO ESCOLAR DE ENSINO: OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA. 2016. (Congresso).
Desleituras em Série.Saberes Docentes em Contexto de Formação Inicial: Um estudo sobre o processo formativo dos graduandos/bolsistas de Iniciação à Docência. 2015. (Outra).
19º CONGRESSO DE LEITURA NO BRASIL - COLE. DOCÊNCIA PARTILHADA: A experiência do Pibid no município de Irecê/Ba. 2014. (Congresso).
19º CONGRESSO DE LEITURA NO BRASIL - COLE. A LEITURA E A PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS NA COMPREENSÃO DO TEXTO ESCRITO. 2014. (Congresso).
II ENCONTRO INTERNACIONAL DE CULTURA VISUAL, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS.Mesa Redonda: Análise do Discurso e Semiótica. 2014. (Encontro).
I ENCONTRO DE GESTORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA.O PIBID E A PESQUISA NA ESCOLA BÁSICA. 2013. (Encontro).
II SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO PIBID/UNEB.DOCÊNCIA PARTILHADA: REFLEXÕES NO PIBID. 2013. (Seminário).
Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagens.O PIBID E A PESQUISA NA ESCOLA BÁSICA. 2012. (Encontro).
I SEMINÁRIO BAIANO PIBID SEC-IAT. 2012. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO PIBID/UNEB.A PESQUISA NO PIBID. 2012. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE LEITURA DO PIBID: ESPAÇOS E TEMPOS DA/NA FORMAÇÃO DO LEITOR.A PESQUISA NO PIBID. 2012. (Seminário).
SIPE - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E ESTÁGIO. 2011. (Seminário).
I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO TERRITÓRIO DE IRECÊ.LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. (Encontro).
IX ENCONTRO NACIONAL DE INTERAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL.O Papel das inferências na compreensão do texto escrito: Uma pesquisa com alunos Portugueses. 2010. (Encontro).
SIPE - Seminário de Pesquisa e Estágio. 2010. (Seminário).
Seminário Estadual de Formação de Professores/Formadores do Projovem Campo - Saberes da Terra. 2009. (Seminário).
SIP - Seminário Interdisciplinar de Pesquisa.O Estudo das Inferências na Compreensão do Texto Escrito. 2009. (Seminário).
Encontro sobre Português como Língua não Materna. 2008. (Encontro).
IIIº Fórum de Partilha Linguística.O Estudo das Inferências na Compreensão do Texto Escrito. 2008. (Encontro).
I Jornadas sobre o Ensino de Português. 2008. (Congresso).
A Leitura em Portugal: Desenvolvimento e Avaliação. 2007. (Simpósio).
Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. 2007. (Outra).
IIº Fórum de Partilha Linguística. 2007. (Encontro).
Sucesso e Insucesso - Escola, Economia e Sociedade. 2007. (Seminário).
XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. 2007. (Encontro).
Fórum Mundial de Educação São Paulo: Educação Cidadã para uma cidade Educadora. Fórum Mundial de Educação. 2004. (Congresso).
I Seminario de Pesquisa e Extensão.I Seminário de Pesquisa e Extensão. 2004. (Seminário).
XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos. XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos. 2004. (Congresso).
II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. 2003. (Encontro).
I Seminário Brasileiro em Educação: Rumos e Desafios.I Seminário Brasileiro em Educação: Rumos e Desafios. 2002. (Seminário).
VI Congresso Naciona de Estudos Linguisticos e Literarios. VI Congresso Nacional de Estudos Linguisticos e Literários. 2002. (Congresso).
V Jornada Pedagógica de Lapão.Oficina de Metodologia da Lingua Portuguesa. 2002. (Oficina).
V Congresso de Estudos Linguisticos e Literarios. V Congresso de Estudos Linguisticos e Literarios. 2000. (Congresso).
Participação em bancas
SANTOS, M. R. M.; GONZATI, A. D.; OLIVEIRA, M. S. SABERES DA TERRA E SABORES LITERÁRIOS: RECONHECIMENTO E ENCANTAMENTO CULTURAL POR MEIO DE OFICINAS DE LETRAMENTO. 2023. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL do CENTRO DE CIÊNCIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PAZ, A. M.O.; GOMES, G. S. B. B.;SANTOS, M. R. M.. PROJETO DE LETRAMENTO E EMPREENDEDORISMO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. 2023. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL do CENTRO DE CIÊNCIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANTOS, M. R. M.; OLIVEIRA, M.S.. PROFLETRAS. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANTOS, M. R. M.. A PESQUISA NO PIBID: implicações no ensino. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, C. L.;SANTOS, M. R. M.. Nucleação e os impactos sócio-educacionais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Cultura e Con) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. A dificuldade na produção de textos por alunos da 8ª série. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; Crizeide M. Freire; SILVA A. L. G.. Processamento da Leitura na perspectiva da Neurociência: decodificação e atribuição de sentido. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; GOMES, A. R.; SANTOS T.N.S. Desafios e Possibilidades no Ensino de Língua Portuguesa nas aulas remotas em tempos pandêmicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; Crizeide M. Freire; SANTOS, G. R.. A poesia na formação da subjetividade do leitor: um estudo nas classes do fundamental I. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; Crizeide M. Freire; SANTOS, G. R.. Práticas de Letramento nas séries finais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; Crizeide M. Freire; SANTOS, G. R.. PIBID:saberes e habilidades em construção na formação dos licenciandos em Língua Portuguesa da UNEB/Campus IV. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; SILVA, M. I.; GOMES, A. R.. A mediação materna no processo de Leitura e contação de histórias no ambiente familiar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. Abordagem das Estratégias de Leitura nas aulas de Língua Inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; BEZERRA, B. S.; SILVA, M. I.. A Persuasão no Discurso Religioso Midiático. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. A Escrita em Língua Escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; CUNHA, R. M. S. L.; Silva M. I. O JOGO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA DIFERENTES APRENDIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; LAPA, R. M. S.; SILVA, M. I.. O CONTEXTO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESFERA PÚBLICA MUNICIPAL: MEMÓRIA, IDENTIDADE E NARRATIVAS DE VIDA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; LAPA, R. M. S.; Silva M. I. O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO AMBIENTE RURAL: Identidade e Aprendizagens Significativas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; BARRETO, M. I. S.; CUNHA, R. M. S. L.. AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR DO E. MÉDIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; SILVA, P. V.; SANTOS, G. R.. REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. O USO DO LIVRO DIDÁTICO PELO PROFESSOR NOS TRABALHOS COM A LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NO E.M.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. A VARIAÇÃO NO USO DOS PRONOMES-SUJEITOS NÓS E A GENTE EM CORPUS ORAL NA REGIÃO PIEMONTE DA CHAPADA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÉ REQUISITOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.
GOMES, G. S. F.;SANTOS, M. R. M.. Dois caminhos que se encontram: Produção Textual e Gramática, a busca por uma convivência na linguagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. A Formação de Leitores: As implicações das atividades de leitura realizadas no ambiente escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
Ferreira, Maxsilane dos Santos; Brito, Renata Pires;SANTOS, M. R. M.. Leitura e Produção Textual: Uma investigação sobre o livro didático de português da 6ª série. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
Lima, Iolanda Santana; Sousa, Michelle Reis;SANTOS, M. R. M.. Imagens Femininas nos Contos de Fadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
AMARAL, M. S.;SANTOS, M. R. M.. Amaral, Maria Goreti S. Oliveira, Marinez A. da Si.A Influência dos Gêneros Textuais na Formação do Sujeito Leitor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. Alfabetização e a Formação do Leitor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. Concurso Público para professor-assistente - UNEB. 2011. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. Concurso Público para Professor Auxiliar. 2010. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. Concurso Publico para Professor Auxiliar. 2005. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; SILVA, M. I.; BEZERRA, B. S.. COMISSÃO DE AACC. 2014. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; SANTOS, J.; BANDEIRA, J.. COMISSÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO. 2013. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. COMISSÃO PARECER INCENTIVO PROFISSIONAL. 2013. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. COMISSÃO PARECER PROMOÇÃO FUNCIONAL. 2013. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.. LETRAMENTO NAS ESCOLAS. 2012. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; CARDOSO, E. I.. A SOCIOLINGUÍSTICA SERTANEJA: UMA EXPERIÊNCIA LEXICOGRÁFICA NA ESCOLA DE UAUÁ. 2012. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, M. R. M.; SANTOS, F. P. S.. ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O GÊNERO CORDEL. 2012.
Orientou
PROJETOS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E SUPERAÇÕES; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTUDO DA ESCRITA E ENSINO) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
Análise do uso do livro didático na Educação infantil no eixo linguagem e escrita: Um recurso a mais para a aprendizagem?; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTUDO DA ESCRITA E ENSINO) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
A POESIA NA FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE DO LEITOR NAS CLASSES DO FUNDAMENTAL I; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA DA UNEB- CAMPUS IV: SABERES E HABILIDADES EM CONSTRUÇÃO; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Ensino de Gramática e Gêneros Textuais: Uma parceria; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Concepção de linguagem e a prática dos educadores do CEESP; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
DOCÊNCIA PARTILHADA: A experiência do Pibid; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
O LEITOR ADOLESCENTE CONTEMPORÂNEO E SUAS LEITURAS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
Literatura Infantil: caminhos e descobertas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
O PIBID e suas implicações com os processos de escrita, leitura e compreensão textual; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
Um Exemplo de Leitor : Experiências de Leitura no Ponto de Leitura Café Cultural em Jussara; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
A Importância do Projeto Universidade para Todos nas redações e processos seletivos ENEM; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
O PIBID E SUAS IMPLICAÇÕES COM OS PROCESSOS DE ESCRITA, LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
O ENSINO E A PESQUISA NO PIBID; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
A dificuldade na produção de textos por alunos da 8 serie; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
A EXPERIENCIA LEITORA DOS/DAS DISCENTES NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA: preferências, influências e motivações; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
A poesia na formação da subjetividade do leitor: um estudo nas classes do fundamental I; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
O Uso de Estratégias de Leitura e Compreensão como Prática Social; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS : Estudo de caso nos quartos anos A e B da Escola Profª Deniolmar Alves Silva Lima, na cidade de Serrolândia ? Ba; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
LEITURA E ESCRITA NOS DIFERENTES CONTEXTOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM SERROLÂNDIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
O uso do livro didático pelo professor nos trabalhos com a leitura e produção escrita no ensino médio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
DESATANDO OS NÓS DA ORTOGRAFIA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
O uso do paradidático na escola; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
Mudanças semânticas: o vocabulário do dia-dia do sertanejo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
O perfil do professor de L; Portuguesa do 6º ao 9º ano; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
A presença de expressões típicas da oralidade nas dissertações dos alunos do 3º ano do Ensino Medio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
Inovação no léxico no povoado de Recife de Jussara-Ba: O caso dos adjetivos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
A Alfabetização e a Formação do Leitor; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Márcia Regina Mendes Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, M. R. M. . O Estudo das Inferências na Compreensão do Texto Escrito: Uma pesquisa com alunos portugueses. 1ª. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2016.
-
Santos, Márcia Regina Mendes ; Silva, Patrícia Vilela da . A prática pedagógica dos projetos de letramento no estágio supervisionado em espaços não escolares. In: Adilson Tadeu Basquerote;Eduardo Pimentel Menezes. (Org.). Ensino e Aprendizagem: novas práticas, novos saberes 2. 598ed.Ponta Grossa - PR: AYA Editora, 2024, v. 2, p. 96-106.
-
SANTOS, M. R. M. ; SILVA, P. V. . FORMAÇÃO DOCENTE. In: Ana Lúcia Gomes da Silva, Juliana Cristina Salvadori, Obdália Santana Ferraz Silva. (Org.). ABECEDÁRIO PEDAGÓGICO SOB RASURA: educação e(m) diversidade. 1ed.Salvador: ALECRIM JORNAL E EDITORA, 2023, v. 1, p. 5-482.
-
Márcia Regina Mendes Santos . A prática pedagógica do estágio II do curso de Letras e os projetos de Letramento: um olhar para o imprevisível. In: Marcelo Máximo Purificação, Wanda Pereira de Lima, Janaína Rodrigues Nascimento (orgs). (Org.). Formação Docente: contextos, sentidos e prática 2. 1eded.Ponta Grossa: ATENA EDITORA, 2022, v. 2, p. 27-36.
-
SANTOS, M. R. M. ; OLIVEIRA, M.S. . Estágio II ? A ação Didática em Espaços não formais de Ensino: agência Social e Transformação PedagógicaMAÇÃO PEDAGÓGICA. In: Vicente, Renata Barbosa; Defendi, Cristina Lopomo. (Org.). (Org.). Estudos de linguagem em perspectiva: caminhos da interculturalidade. 1ed.: ed. Porto de Galinhas/ UFRPE, 2020, v. 1, p. 7361-7368.
-
SANTOS, M. R. M. ; OLIVEIRA, M.S. . ESTÁGIO II ? ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES: AGÊNCIA SOCIAL E TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA. In: Michélle Barreto Justus. (Org.). Formação de Professores e a Condição do Trabalho Docente. 1ed.Ponta Grossa PR: Atena Editora, 2019, v. v1, p. 81-92.
-
SANTOS, M. R. M. ; SILVA, P. V. . Linguagem, Docência e Diversidade: vivências e aprendizagens. In: Diversidade, docência e pesquisa na Educação Básica. In: Ana Lúcia Gomes da Silva; Camila de Souza Figueiredo; Márcea Andrade Sales. (Org.).. (Org.). Da Iniciação à Docência: Ressignificando a prática docente. 1ªed.Salvador / Bahia: EDUNEB, 2016, v. 1, p. 05-76.
-
SANTOS, M. R. M. ; SANTOS T.N.S . AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: SINGULARIDADES DESENHADAS NA ESCRITA DOS BOLSISTAS ID - PIBID/LETRAS/UNEB. In: I Congresso Norte-Nordeste PIBID/RP - CONENORT, 2024, Salvador. NOVOS TEMPOS, NOVOS ARES: trilhando perspectivas outras para formação docente nos programas PIBID e RP. CAMPINA GRANDE PB: REALIZE EDITORA, 2024. v. 1.
-
SANTOS, M. R. M. . Um olhar sobre o estágio II e os projetos de Intervenção. In: SIEL - Simpósio interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2017, Fortaleza. Linguagem como Prática Social. Fortaleza: Editora da universidade Estadual do Ceará, 2017. v. II.
-
SANTOS, M. R. M. . AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NUM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA. In: GELNE - Grupo de Estudos do Nordeste, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos LIVRO DE RESUMOS Da XXVI JORnaDa DO GRUpO DE EStUDOS LInGUíStIcOS DO nORDEStE, 2016. v. I. p. 1-850.
-
SANTOS, M. R. M. . A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROJETOS DE LETRAMENTO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. In: ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO - ECLAE, 2023, Salvador. ANAIS DO IX ECLAE ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADS AO ENSINO. FEIRA DE SANTANA: Editora Zarte,, 2023. v. 1. p. 01-543.
-
SANTOS, M. R. M. ; OLIVEIRA, M.S. . A prática pedagógica do estágio II do curso de letras e os projetos de letramento: agência social e transformação. In: VII Clafpl - Congresso Latino-americano de formação de professores de línguas, 2019, Belém do Pará. Anais do congresso latino-americano de formação de professores de Línguas. Belém do Pará, 2018. v. 3.
-
SANTOS, M. R. M. . DOCÊNCIA PARTILHADA: A experiência do Pibid no município de Irecê/Ba. In: 19º COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2014, CAMPINAS. LEITURAS SEM MARGENS. CAMPINAS: FE/CAMPINAS, 2014. v. iv.
-
SANTOS, M. R. M. . A LEITURA E A PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS NA COMPREENSÃO DO TEXTO ESCRITO. In: 19º COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2014, CAMPINAS. LEITURAS SEM MARGENS. CAMPINAS: FE/CAMPINAS, 2014. v. iv.
-
SANTOS, M. R. M. . O Estudo das Inferências na Compreensão do Texto Escrito. In: IIIº Fórum de Partilha Linguística, 2008, Lisboa. Fórum de Partilha Linguística, 2008. v. III.
-
SANTOS, M. R. M. . Ensino Ortográfico: "Comu consertá esse desvio". In: XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos, 2004, João Pessoa - Paraíba. XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos, 2004.
-
SANTOS, M. R. M. . O ENSINO E A PESQUISA NO PIBID. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE CULTURA VISUAL, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS, 2012, JACOBINA. O ENSINO E A PESQUISA NO PIBID, 2012.
-
SANTOS, M. R. M. . Lentes Projetadas para a Leitura Escrita. In: II Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino- ECLAE, 2003, Paraíba. Encontro Nacional de Ciencias da Linguagem, 2003.
-
SANTOS, M. R. M. . O diferente não é erro. In: IV Congresso de Estudos Linguisticos e Literários, 2000, Feira de Santana. IV Congresso de Estudos Linguisticos e Literarios, 2000.
-
SANTOS, M. R. M. . DOCÊNCIA PARTILHADA: A experiência do Pibid no município de Irecê/Ba. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , 2014.
-
SANTOS, M. R. M. . A LEITURA E A PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS NA COMPREENSÃO DO TEXTO ESCRITO. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , 2014.
-
SANTOS, M. R. M. . Projeto de Letramento Crítico: os temas contemporâneos transversais e sua articulação com os eixos das práticas de linguagem. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, M. R. M. . Ensino de língua portuguesa no contexto da formação de professores: gêneros textuais/discursivos e práticas de letramento,. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, M. R. M. . QUESTÕES DE COMPREENSÃO TEXTUAL NOS LIVROS DIDÁTICOS: É PRECISO CONHECER!!!. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, M. R. M. . AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO E A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO ESCRITO PELOS BOLSISTAS ID - PIBID. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, M. R. M. ; OLIVEIRA, M.S. . ESTÁGIO II ? A AÇÃO DIDÁTICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: AGÊNCIA SOCIAL E TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. R. M. . Letramento acadêmico: estágio II - Espaço de profissionalização docente, agência e transformação social. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, M. R. M. . PROJETOS DE LETRAMENTO NAS OFICINAS DE ESTÁGIO II DO CURSO DE LETRAS: AGÊNCIA SOCIAL E TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M. R. M. . Os eventos de Letramento na Casa Rebeca: Um espaço não escolar de Ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. R. M. . OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA E O TRABALHO DOCENTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. R. M. . Um olhar para o Estágio II e os Projetos de Intervenção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, M. R. M. . Entre Rabiscos e Palavras: Os desafios da docência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. R. M. . OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: Um estudo sobre as práticas de leitura e escrita num espaço não formal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. R. M. . AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NUM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, M. R. M. . Prática de Ensino e Formação Docente: Pesquisa e Produção de conhecimento na Formação de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, M. R. M. . Saberes Docentes em contexto de formação inicial: Um estudo sobre o processo formativo dos graduandos/bolsistas de Iniciação à Docência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. R. M. . Docência Partilhada: a experiência do PIBID no Município de Irecê. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, M. R. M. . Universidade e Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, M. R. M. . Leitura, Gêneros Textuais e Transposição Didática: Perspectivas para formação de Professores de Língua. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, M. R. M. . Leitura, gêneros textuais e transposição didática: perspectivas para a formação de professores de língua. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, M. R. M. . Os passos e percalços do professor de Língua Portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. R. M. . O Papel das Inferências na Compreensão Textual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. R. M. ; MIRANDA, D. L. ; SANTANA, M. A. O. . COMPETÊNCIAS, SABERES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NAS REPRESENTAÇÕES DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS 2014 (artigo).
Outras produções
SANTOS, M. R. M. . Comissão de Aproveitamento de AACC - Atividades Acadêmico-Científico-Cultural. 2015.
SANTOS, M. R. M. . Comissão de Matrícula Especial. 2015.
SANTOS, M. R. M. . Comissão de Matrícula Especial. 2014.
SANTOS, M. R. M. ; SILVA, P. V. . LINGUAGEM, DOCÊNCIA E DIVERSIDADE: VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS. 2014.
SANTOS, M. R. M. . Comissão de Aproveitamento de AACC - Atividades Acadêmico-Científico-Cultural. 2013.
SANTOS, M. R. M. . O Papel das Inferências na Compreensão Textual. 2010.
SANTOS, M. R. M. ; CAVICHIOLLI, M. G. F. ; GOMES, A. R. . Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagens. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, M. R. M. . Atividades Complementares à Docência. 2025. (COMISSÃO DE AACC - Atividades complementares à Docência).
SANTOS, M. R. M. . Coordenadora. 2025. (Comissão SETORIAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO).
SANTOS, M. R. M. . RELATÓRIO DE ATIVIDADES (DEDICAÇÃO EXLUSIVA. 2015. (Relatório de pesquisa).
SANTOS, M. R. M. . Análise dos erros linguísticos nos textos escolares. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, M. R. M. . O TCC EM DIREITO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
LETRAMENTOS: ESTÁGIOS, PROJETOS DE LETRAMENTO, AGÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, Descrição: Projeto de pesquisa em Letramentos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Coordenador / Lucas Mendonça da Silva - Integrante / Daniela Gandarela - Integrante.
-
2021 - Atual
Letramentos e formação docente, Descrição: Discute os diversos conceitos dos estudos de Letramentos e as práticas de leitura e escrita processadas por diferentes usuários da língua em situações específicas de comunicação. Procura analisar os eventos e práticas de letramento em contextos educacionais ou fora dele e quais mecanismos de ação discursiva e pedagógica são utilizados pelo professor a fim de caracterizar uma prática reflexiva e crítica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Coordenador / GISELLE RIOS ARAÚJO - Integrante.
-
2017 - Atual
OS EVENTOS DE LETRAMENTO EM UM ESPAÇO NÃO ESCOLAR DE ENSINO: A CASA REBECA, Descrição: Nosso objeto de investigação nessa pesquisa são os eventos de letramento que têm lugar na Casa Rebeca depreendendo as práticas de letramento subjacentes a esses eventos. Pretendemos observar, descrever e refletir sobre o impacto das práticas adotadas pelos grupos de licenciandos da UNEB e o perfil dos sujeitos leitores frequentadores da Casa Rebeca.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Coordenador / Clêuma Alves - Integrante / Daiane César - Integrante.
-
2017 - Atual
Letramento para, na e além da escola: usos, práticas e formação de professores, Descrição: O projeto Letramentos para, na e além da escola: usos, práticas e formação de professores se insere na linha de pesquisa Linguagem e Práticas Escolares, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, da UNISINOS, e na linha de pesquisa Letramentos e Contemporaneidade, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da UFRN. No trabalho que vimos desenvolvendo com professores da rede municipal de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre e de professores de escolas públicas (estaduais e municipais) do Rio Grande do Norte, verificamos a dificuldade que eles próprios apresentam com a produção escrita de diferentes gêneros discursivos. Percebemos também o pouco espaço de sistematização de ensino de escrita, o restrito uso de tecnologias digitais que poderiam fomentar, por exemplo, a escrita colaborativa e a pouca atenção que dispensam à multimodalidade. Do mesmo modo, interessa-nos conhecer a familiaridade deles com a escrita de gêneros que circulam na esfera acadêmica e escolar, bem como as possíveis relações que estabelecem entre essas esferas de atividade humana e outras para além dos ambientes de ensino formal. Nesse sentido, a proposta aqui apresentada propõe-se a investigar os letramentos desenvolvidos por professores em ação na educação básica e em formação, no âmbito de uma disciplina ofertada para duas turmas: a primeira é de graduação em Letras (UNISINOS) e a segunda é de pós-graduação em Linguística Aplicada (UFRN), ambas destinadas a fomentar o desenvolvimento de projetos didáticos de gênero (PDG) e/ou de projetos de letramento (PL) que envolvem a leitura e a escrita como práticas sociais. Para efeito de recorte de pesquisa, nas duas turmas, serão priorizados gêneros da ordem do argumentar. Como produto final, ambas terão a meta de produzir um livro interinstitucional de ensaios sobre a reflexão empreendida nos projetos desenvolvidos, seguindo a proposta de Kiili et all (2013). Essa pesquisa, qualitativa e interpretativista, de natureza etnográfica, ocupa-se com a investigação, de um lado, sobre a produção de objetos de ensino, em que seja necessário o uso de diferentes mídias e, de outro, com o letramento acadêmico/escolar em relação aos letramentos que os participantes desenvolvem para além dessas esferas. Para a geração dos dados, serão acompanhadas as aulas das turmas supracitadas, com gravação em áudio e em vídeo, anotações em diário de campo e fotografias. Também serão feitas entrevistas semiestruturadas ao longo do semestre de oferta das disciplinas e visitas de um grupo ao outro. Os dados serão analisados e discutidos à luz dos estudos de letramento, no âmbito de comunidades de prática (WENGER, 2001), dos novos estudos de letramento (GNL, 1996; COPE; KALANTZIS, 2015; PAHL; ROWSELL, 2005) e dos estudos de identidade digital do professor (GOROSPE, xxx?). Como resultado, pretende-se ter uma melhor compreensão de como se dá o processo de desenvolvimento do letramento acadêmico/escolar e multimodal, de como os professores em ação e em formação lidam com as tecnologias digitais e que ressignificações identitárias, conceituais e metodológicas podem ser desenvolvidas por meio do PDG e do PL na construção de conhecimentos entre as universidades em questão e escolas públicas de educação básica do RN e do RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Integrante / Dorotea Frank Kersch - Coordenador / Glícia Marili Azevedo Tinoco - Integrante / Renata Garcia Marques - Integrante / Fabrício Dias de Andrade - Integrante / Jaciara Limeira de Aquino - Integrante / Francisca Vaneíse Fernandes - Integrante / Ana Patrícia Sá Martins - Integrante / Gabriela Krause dos Santos - Integrante.
-
2014 - Atual
Linguagem, docência e diversidade: vivências e aprendizagens, Descrição: Projeto Institucional de Iniciação à Docência. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Coordenador.
-
2011 - 2013
CULTURA VISUAL E APRENDIZAGEM: Leitura e práticas transversais, Descrição: Projeto Institucional de Iniciação à Docência. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Coordenador.
-
2010 - 2013
O Papel das Inferências na Compreensão Textual, Descrição: Esse projeto visa acompanhar bolsistas de iniciação à docência em uma parceria da Universidade com a Escola Básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Especialização: (2) . , Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2009 - 2011
O Papel das Inferências na Compreensão Textual, Descrição: O Projeto ?O Papel das Inferências na Compreensão Textual?, procura unir o que os PCNs chamam de Temas Transversais com o Estudo da Língua Materna, o projeto visa trabalhar a criticidade dos alunos envolvidos levando-os a refletirem sobre os textos e temas estudados, e consequentemente refletindo também sobre a sua realidade e atitudes cotidianas, aflorando assim a formação do seu papel enquanto cidadão. Ao trabalharmos com textos de tipologias diversas e produzidos por diferentes setores da cultura nacional significa, dar aos alunos meios e instrumentos para uma leitura plural do mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2009 - 2010
Os passos e percalços dos Professores de Língua Portuguesa:Uma análise do estudo do papel das inferências na compreensão do texto escrito, Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos profesores de Língua Portuguesa no ensino de Leitura e Produção de sentido e mostrar que o papel do professor é de um contínuo investigador, devendo estar sempre buscando perceber o conhecimento que seus alunos já possuem e o que lhes falta, para, a partir daí, orientar seu trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciencias Humanas. , Av. J. J. Seabra, 158, Estação, 44700000 - Jacobina, BA - Brasil, Telefone: (74) 36214618, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - 2019
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ´Pesquisador
2001 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente B, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciência Humanas.,Linhas de pesquisa
-
10/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Lingua Oral e Escrita, Linguistica Aplicada à Alfabetização
-
10/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil, Estágio Supervisionado em Lingua Portuguesa, Lingua Portuguesa
-
04/2003 - 08/2005
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciencias Humanas e Tecnologias, Departamento de Ciencias Humanas e Tecnologias.,Atividade realizada, Coordenadora do Colegiado de Pedagogia.
-
02/2004 - 12/2004
Estágios , Departamento de Ciencias Humanas.,Estágio realizado, Professora do estágio Supervisionado de Lingua Portuguesa.
2000 - 2009
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
2017 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador
Outras informações:
Aluna do Doutorado em Estudos da Linguagem - PPGel -
2017 - 2017
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: não
Outras informações:
Professor do curso de Pós Graduação Estudos da Escrita e Ensino, ministrando o componente Os documentos oficiais e o ensino de Língua Portuguesa 30h
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcia Regina Mendes Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?