Thyrson Danilo Barbosa Machado
É Pósgraduado em Metodologia do Ensino Superior pela FAMETTIG - Faculdades Integradas Olga Mettig, e possui Graduação em Educação Artística, Bacharelado em Desenho com Ênfase em Computação Gráfica (Design), pela UNIFACS - Universidade Salvador (1999). Ministrou aulas como professor titular da UNEF - Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana e da FAT - Faculdade Anísio Teixeira em Feira de Santana. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design Gráfico, de Produtos Industriais, Arquitetônicos, de Comunicação Visual em geral, de Jornalismo, de Marketing, de Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, design, comunicação visual, design industrial, projeto, globalização, estudos, análises, pesquisas, extensões, práticas e aplicações dos elementos e desenvolvimento de projetos nas áreas afins. Tem também algumas outras habilidades nos campos da instrumentação de cursos e consultorias, prestando serviços para o Instituto de Artesanato Visconde de Mauá. Já na área das terapias bioenergéticas, possui especializações em terapias alternativas como: massagem indiana (Ayurvédica), Reiki, Florais entre outras práticas terapeuticas que trabalham os ambientes físico, psicológico, psicossomático, energético e fisiobiocorporal.
Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Metodologia do Ensino Superior
2004 - 2005
Faculdades Integradas Olga Mettig
Título: Design: arte, elemento artístico ou aplicado? O estudo da arte do Design, como elemento artístico, no contexto do mundo globalizado e frente ao neoliberalismo.
Orientador: Elizeu Clementino de Souza e Jumara Novaes Sotto Maior
Graduação em Educação Artística
1995 - 1999
Universidade Salvador
Título: Calendário de parede
Orientador: Cleomar Rocha
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design/Especialidade: Design Gráfico de Produto Industrial Arquitetônico e de Marketing e Publicidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística/Especialidade: Produção de Conceitos Formas Desenvolvimento e Produtos Bem Como Produções Artísticas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
Participação em eventos
Curso de Terapia Quântica e I MOstra Técnica do Sistema Floral Quântico.Curso de terapia Quântica e Sistema Floral Quântico. 2006. (Oficina).
Curso de Massagem Indiana Ayurvédica.Curso de Massagem Indiana Ayurvédica. 2000. (Outra).
Curso livre de Reiki 1 e 2.Curso de Reiki 1 e 2. 2000. (Outra).
Participação em bancas
MACHADO, T. D. B.. Julgamento da marca do Micareta de Feira de Santana. 2011. Arte Capital.
Orientou
Design: arte, elemento artístico ou aplicado? O estudo da arte do Design, como elemento artístico, no contexto do mundo globalizado e frente ao neoliberalismo; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Integradas Olga Mettig; Orientador: Thyrson Danilo Barbosa Machado;
Calendário de Parede; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade Salvador; Orientador: Thyrson Danilo Barbosa Machado;
Produções bibliográficas
-
MACHADO, T. D. B. . Oficina de Pagemaker. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
MACHADO, T. D. B. . Associativismo e Relações Interpessoais. 2014.
MACHADO, T. D. B. . Associativismo e Relações Interpessoais. 2014.
MACHADO, T. D. B. . Resgate de Identidade Cultural. 2013.
MACHADO, T. D. B. . Associativismo e Relações Interpessoais. 2013.
MACHADO, T. D. B. . Resgate de Identidade Cultural. 2013.
MACHADO, T. D. B. . Resgate de Identidade Cultural. 2013.
MACHADO, T. D. B. . Associativismo e Relações Interpessoais. 2012.
MACHADO, T. D. B. . Resgate de Identidade Cultural. 2012.
MACHADO, T. D. B. . Resgate de Identidade Cultural. 2011.
MACHADO, T. D. B. . Resgate de Identidade Cultural. 2011.
MACHADO, T. D. B. . Associativismo e Relações Interpessoais. 2011.
MACHADO, T. D. B. . Resgate de Identidade Cultural. 2011.
MACHADO, T. D. B. . Empreendedorismo. 2011.
MACHADO, T. D. B. . Resgate de Identidade Cultural. 2010.
MACHADO, T. D. B. . Resgate de Identidade Cultural. 2010.
MACHADO, T. D. B. . Resgate de Identidade Cultural. 2010.
MACHADO, T. D. B. ; Alunos semestralizados na disciplina Produção Gráfica I . Jornal Lúdico. 2007.
MACHADO, T. D. B. ; Alunos semestralizados na disciplina Produção Gráfica I . Jornal Mural. 2007.
MACHADO, T. D. B. ; Alunos semestralizados na disciplina Produção Gráfica II . Com Texto - Jornal Laboratório da UNEF - Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana. 2006.
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - 2012
Faculdade Anísio TeixeiraVínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor Titular
Atividades
-
06/2007 - 02/2012
Ensino, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação e Criatividade Publicitária, Estética e História da Arte, Planejamento e Produção Gráfica, Web Design
2006 - 2009
Unidade de Ensino Superior de Feira de SantanaVínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor titular
Atividades
-
10/2006 - 07/2009
Ensino, Jornalismo e Publicidade & Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada ( Jornalismo e Publicidade & Propaganda ), Produção Gráfica I e II ( Jornalismo )
2000 - 2005
Colégio AcadêmicoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32
Outras informações:
Estive como professor titular da disciplina de Artes Visuais pelo período de três anos, sendo que afastei-me da docência de 2002 a 2004, retornando a instituição em 2005 para fazer uma substituição.
Atividades
-
03/2000 - 12/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Artes Visuais
1997 - 1999
Copiadora UniversitáriaVínculo: Operação, Programação e Design, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 20
Outras informações:
Nesta empresa prestei serviços como operador de micro-impressões, programador visual e designer gráfico, também sem comprovação em carteira.
Atividades
-
01/1997 - 12/1999
Serviços técnicos especializados , Copiadora Universitária, .,Serviço realizado, Operador de Micro-impressões, Programador Visual e Designer Gráfico.
1996 - 1998
Escola Estadual Mário Costa NetoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Nesta instituição dei aulas sem comprovação em carteira pelo período de dois anos, sendo que destes, seis meses, estava como professor estagiário.
Atividades
-
01/1996 - 12/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Artes, Artesanato e Desenho
1992 - 1994
New Wave English CourseVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Nesta instituição ministrava aulas da língua, comportamento e cultura inglesa para públicos variados dos níveis 1 e 3 ( o curso possuía 4 níveis ) e também não possuía carteira assinada.
Atividades
-
01/1992 - 12/1994
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Inglês
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thyrson Danilo Barbosa Machado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?