Tiago Henrique da Silva Gomes
Licenciando em Letras pela Universidade Federal de São Carlos. Cursando o último período. Realizei iniciação científica em Literatura Espanhola em 2015/2016 sobre a clássica obra "Don Quijote de La Mancha". Atualmente trabalho em meu projeto de conclusão de curso, também em Literatura Espanhola. dessa vez analisando obras contemporâneas de autores afroespanhóis.
Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência de 2014 a 2017 tendo contato com o meio docente e discente, e assim, adquirindo experiência profissional.
Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2017 -
Liderança, Gestão de pessoas e do conhecimento para inovação. (Carga horária: 45h). , Veduca, VEDUCA, Brasil.
2017 - 2017
Gestão do Conhecimento Legislativo. (Carga horária: 60h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
Participação em eventos
(Re)Leituras possíveis das obras de Shakespeare e Cervantes em homenagem aos 400 anos de suas mortes (e em tempos de loucura). 2016. (Encontro).
Mesa-redonda ?História, memória e testemunho nas literaturas hispano-americanas?. 2016. (Seminário).
A Paixão. 2015. (Encontro).
FÓRUM DE DEBATES ? DIÁLOGOS TRANSVERSAIS: Literatura e cinema na América Latina ? anos 20. 2014. (Outra).
Minicurso ?Literatura, cultura e identidade: um olhar sobre a obra de Carlos Fuentes, Julio Cortázar e Gabriel García Márquez. 2014. (Outra).
Minicurso ?Narrativa, memória e representação na literatura brasileira". 2014. (Outra).
Poesia brasileira contemporânea e tradição: diálogos. 2014. (Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2016
Em um lugar de La Mancha, o cavaleiro da liberdade, Descrição: A história de Dom Quixote é bastante conhecida: o protagonista entrega-se à leitura de livros de cavalaria, toma por verdade personagens e acontecimentos, decide tornar-se cavaleiro andante e sair pelo mundo em busca de aventuras. Para realizar seu projeto, o personagem, considerado louco, se entrega à expressão de sua vontade, pensa, delibera, decide, age. Nesse sentido, pode-se dizer que Dom Quixote é um personagem criado por outro personagem, o fidalgo Alonso Quijano, que, ao realizar seu projeto, consegue ampliar seu campo de liberdade, até então, condicionado por estreitos limites racionais, formais, sociais. Este projeto de pesquisa procurou demonstrar por meio de exemplos extraídos da Primeira Parte de Don Quijote de la Mancha que o personagem fez uso de sua liberdade para realizar seu projeto de tornar-se um cavaleiro andante e sair pelo mundo para viver aventuras semelhantes as dos heróis de suas leituras. Pode-se dizer que Dom Quixote inclui tanto outros personagens quanto o leitor em sua aventura e que todos experimentam dessa liberdade. Sendo assim, podemos afirmar que Dom Quixote é o cavaleiro da liberdade, e, mais do que isso, uma representação da Liberdade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tiago Henrique da Silva Gomes - Integrante / Joyce Rodrigues Ferraz Infante - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2014
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2014 - 2018
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 12
Outras informações:
A bolsa tem término em dezembro de 2017.
2017 - Atual
Centro de Educação e Formação ao AdolescenteVínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 10
2017 - Atual
Conquista BrasilVínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 2
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tiago Henrique da Silva Gomes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?