Eliana Novaes Procópio de Araújo
Possui graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) e Mestrado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia( 2014) Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo- USP(2016) Atualmente é membro do conselho gestor e fiscal do Observatorio da Longevidade Humana e Envelhecimento - Olhe, Leciona em regime parcial da Faculdade Paulista de Serviço Social como professor convidado da especialização em gerontologia. Docente do Instituto Sedes Sapientiae, ministra curso de aperfeiçoamento em Gerontologia Social e de expansão em Educação para o Envelhecimento e de Educação para o Cuidado- Idosos do Instituto Sedes Sapientiae, professora convidada do curso de especialização em gerontologia da UNIP. Realiza Psicoterapia - Consultório Particular e gestão psicogerontologica de idosos e familia - Consultório Particular. Tem experiência na área de Psicogerontologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, estimulação psicocognitiva, preparação para segunda carreira, orientação emocional para longevidade,orientação aos familiares de idosos com fragilidades,orientação de cuidadores e de rotina domiciliar, gestão em serviços em instituição de longa permanencia e centro-dia.Autora do livro : Práticas psicogerontológicas nos cuidados de idosos .Editora Juruá, 2012.
Informações coletadas do Lattes em 15/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Gerontologia
2008 - 2011
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Gestão de serviços psicogerontológicos em Instituição de Longa Permanênias: A implantação de uma ação profissional ocorrida de 1993 a 2009,Ano de Obtenção: 2011
Ruth Gelehrter da Costa Lopes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Família; Idoso; Psicogerontologia; ILPI; funcionários.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP
1973 - 1978
Formação complementar
2013 - 2013
Bases Teóricas e Metodológicas para Escrita Cient. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Políticas Publicas no envelhecimento. (Carga horária: 28h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Seminário Envelhecimento Masculino. (Carga horária: 22h). , O Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2008 - 2008
Simpósio Internacional Psiquiatria Geriátrica. (Carga horária: 12h). , Instituto de Psiquiatria, IP/CCGESP, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Demências. (Carga horária: 8h). , Instituto de Psiquiatria, IP/CCGESP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Atualização em Gerontologia Social. (Carga horária: 340h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
O Desafio do Envelhecimento no Brasil. (Carga horária: 3h). , Associação de Amparo ao Idoso, IDOSO, Brasil.
2006 - 2006
V curso Introdutório de reabilitação Cognitiva. (Carga horária: 20h). , Centro Paulista de Neuropsicologia, CP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Psicogerontologia : Fundamentos e perspectivas. (Carga horária: 100h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Gerontologia. (Carga horária: 340h). , Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, SANTOS, Brasil.
2004 - 2004
memórias e temporalidades. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Congresso de Instituições de longa permanência. (Carga horária: 8h). , Gerp, SBGG- SP, Brasil.
2003 - 2003
Perspectivas na Prevenção e Avanços no tratamento. (Carga horária: 580h). , Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, SSP, Brasil.
2001 - 2001
Atualização de Dança Senior e exercicios /ativação. (Carga horária: 16h). , Associação de Dança Sênior, ADS, Brasil.
2000 - 2000
Dança de integração e recreação para idosos. (Carga horária: 16h). , Instituto de Desenvolvimento Emocional Aplicado, IDEA, Brasil.
2000 - 2000
Construindo uma equipe de sucesso. (Carga horária: 16h). , Instituto de Desenvolvimento Emocional Aplicado, IDEA, Brasil.
2000 - 2000
Transtornos de Ansiedade. (Carga horária: 16h). , Escola Paulista de Psicologia Avançada, EPPA, Brasil.
2000 - 2000
Orientação Vocacional e Profissional. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2000
Terapia Comportamental Cognitiva. (Carga horária: 16h). , Escola Paulista de Psicologia Avançada, SP, Brasil.
1999 - 1999
Dança Senior e Exercícios de Ativação Básico. (Carga horária: 16h). , Instituto de Desenvolvimento Emocional Aplicado, SP, Brasil.
1998 - 1998
Apoio emocional aos cuidadores de idososl. (Carga horária: 16h). , Instituto de Desenvolvimento Emocional Aplicado, SP, Brasil.
1998 - 1998
Hipnoterapia-Introdução à Terapia Ericksoniana. (Carga horária: 16h). , Escola Paulista de Psicologia Avançada, SP, Brasil.
1996 - 1996
Maioridade : Espaço Reviver. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SBGG, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em O Idoso Institucionalizado. (Carga horária: 16h). , Direção Regional de Saúde da Secretaria do Estado da Saúde de SP, DIR 07 - ARARAQ, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Jornada de Arte terapia. (Carga horária: 8h). , Instituto Sedes Sapientae, SSP, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Psicanálise na Velhice. (Carga horária: 20h). , Instituto Sedes Sapientae, SP, Brasil.
1992 - 1993
Extensão universitária em orientação e aconselhamento no envelhecimento. (Carga horária: 1200h). , Instituto Sedes Sapientae, SSP, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Especialização em Gerontologia Social. (Carga horária: 340h). , Instituto Sedes Sapientae, SSP, Brasil.
1979 - 1980
Extensão universitária em Especialização em psicodiagnóstico infantil. (Carga horária: 1200h). , Escola Paulista de Medicina, EPM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva/Especialidade: Psicogerontologia.
Organização de eventos
ARAUJO, E. N. P. . Comissão de Título de Especialista em Gerontologia : colaboração questões. 2018. (Outro).
Participação em eventos
10 Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. 2017. (Congresso).
Economia da Longevidade oportunidade de crescimento.Economia da Longevidade. 2015. (Seminário).
III Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo. Envelhecimento Ativo. 2015. (Congresso).
Workshop: " Longevidade e testamento vital: Estamos Preparados. 2015. (Outra).
XV Semana de Gerontologia.Longevidade como Oportunidade: Práxis Contemporâneas. 2015. (Simpósio).
14 Semana de Gerontologia. 2013. (Congresso).
8o Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. Instituição contextos e abordagens: adaptação e inserção do idoso. 2013. (Congresso).
8o Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. "Oficina Pedagógica_ currículo e carga horária mínimos para formação de cuidador de idosos. 2013. (Congresso).
Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. 2012. (Seminário).
XIII Simposio Anual do SGHC- FMUSP / Curso de Atualização em Geriatria e Gerontologia.A Psicoterapia de Solução de Problemas como Intervenção na promoção de envelhecimentosaudável, em idosos de um residencial em SãoPaulo, Brasil. 2012. (Simpósio).
XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. A Psicogerontologia na humanizaçâo de serviços especializados ao idoso. 2012. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de Longa Permanência do Hospital Santa Catarina. 2011. (Congresso).
Participação em bancas
ARAUJO, E. N. P.; SILVEIRA, N.. O. Ricca. Asilo um mal mais que necessário!. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerontologia) - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão.
CORTE, B.;ARAUJO, E. N. P.. O envelhecimento em pessoas com deficiencia intelectual: que deseja corpo que envelhece. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerontologia) - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão.
ARAUJO, E. N. P.; OLIVEIRA, B.. Trabalho Voluntário em um Centro Dia para Idosos. Repersussões na carreira de profissionais da área de reabilitação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gerontologia) - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão.
ARAUJO, E. N. P.. Avaliador da comissão julgadora de trabalhos científicos. 2015. Sociedade brasileira de Geriatria e Gerontologia.
Orientou
A importância do idoso na comunidade indígena de Jaguapiru de Dourados, Mato-Grosso do Sul; Início: 2009; Orientação de outra natureza; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
CAIRES, C. S. ; ARAUJO, E. N. P. . Abordagem centrada na pessoa, atenção gerontológica e política nacional de humanização:aproximações entre teoria, praxis e política pública. Encontro: revista de psicologia , v. 17, p. 23-33, 2014.
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. . Instituições de longa permanencia: novas possibilidades contemporâneas. Revista Kairós (Online) , v. 8, p. 1, 2011.
-
ARAUJO, E. N. P. . Práticas Psicogerontológicas nos Cuidados de Idosos. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2012. 143p .
-
ARAUJO, E. N. P. . Instituição de Longa Permanencia: necessidade contemporânea dos idosos. In: Telma de Almeida Busch Mendes. (Org.). Manuais de Especialização Geriatria e Gerontologia. 1ed.Barueri: Editora Manole, 2014, v. 8, p. 241-253.
-
ARAUJO, E. N. P. . Intervenções psicogerontológicas na promoção de envelhecimento bem-sucedido. In: William Malagutti; Ana Maria Amato Bergo. (Org.). Abordagem Interdisciplinar do Idoso. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2010, v. , p. 67-76.
-
ARAUJO, E. N. P. . Como é a escolinha para idosos. Jornal da Tarde, São Paulo, p. 14 - 14, 21 set. 2008.
-
ARAUJO, E. N. P. . Eles sobem na passarela e desfilam vitalidade depois do setenta anos. Revista da Folha, São Paulo, p. 36 - 39, 05 set. 2008.
-
ARAUJO, E. N. P. . 100 dicas para quem vai viver mais. Equilibrio - Folha de São Paulo, São Paulo, p. 4 - 14, 17 jul. 2008.
-
ARAUJO, E. N. P. . Aposentadoria: fim ou começo de uma nova vida. uol.
-
ARAUJO, E. N. P. ; ARAUJO, E. N. P. . Gerontologia Mundial: novos desafios na sociedade contemporânea. Revista Portal do Envelhecimento, São paulo.
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. ; ARAUJO, E. N. P. . Ancianos con Demencia en una Residencia Geriátrica: El baile como Intervenciónn. In: IV Congreso Internacional de gerontologia: Gerontologia y Políticas Públicas: asumiendo compromisos para un envejecimiento activo, 2013, San José. Gerontologia y Políticas Públicas: asumiendo compromisos para un envejecimiento activo. San Jose: Programa de Posgrado de Gerontologia, 2013. v. 1.
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. . Cuidados aos idosos com demencia em uma instituição residencial. In: 8 Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2013, São Paulo. poster digital. São Paulo, 2013.
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. . Projeto de Vida Pessoal: a humanização dos cuidados de idosos em um residencial em São Paulo, Brasil. In: XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2012, Rio de Janeiro. Envelhecimento; oportunidades, desafios e conquistas. Rio de Janeiro: Geriatria e Gerontologia, 2012.
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. . A Psicoterapia de Solução de Problemas como intervenção na promoção de envelhecimento saudável, em idosos de um residencial em São Paulo, Brasil. In: XIII Simpósio Anual do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP XXX Curso de Atualização em Geriatria e Gerontologia, 2012, São Paulo. XIII SIMPÓSIO Anual deo Serviço de Geriatria e Gerontologia do HC-FMUSP. São Paulo: GERO, 2012. v. XIII.
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. . A Terapia Matinal: um cuidado em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos em São Paulo. In: 7° Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2011, Santos. Anais do 7° Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2011.
-
ARAUJO, E. N. P. ; Silveira, N.D.R. ; LOPES, R. G. C. . Educação e Orientação Psicogerontológica de Equipe Multidisciplinar em Instituição de Longa Permanência para Idosos em São Paulo, Brasil. In: XVII congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Geriatria e Gerontologia. Fortaleza: Geriatria e Gerontologia, 2010. v. 4. p. 446-447.
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. . A Terapia do Entardecer: um cuidado em uma instituição de Longa Permanencia para idosos em São Paulo, Brasil. In: Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte. Geriatria e Gerontologia. Belo Horizonte: Geriatria e Gerontologia, 2010. v. 4. p. 34.
-
ARAUJO, E. N. P. . Jornal Nosso Lar, Recurso Terapêutico na estimulação da memória cognitiva em idosos de um residencial. In: 6° Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2009, São Paulo. Envelhecimento e Saúde, 2009. v. 15. p. 29.
-
ARAUJO, E. N. P. . Orientação terapêutica de idosos e de seus familiares em um residencial do tipo "Assisted Living". In: 6° Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2009, São Paulo. Envelhecimento e Saúde, 2009. v. 15. p. 28.
-
ARAUJO, E. N. P. . Oficina de dança senior na estimulação de idosos fragilizados em um residencial do tipo "assisted living". In: 6° Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2009, São Paulo. Envelhencimento e Saúde, 2009. v. 15. p. 28.
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. ; MIRANDA, R. D. . Therapeutic orientation to adapt elderly and their family in an assisted living facility. In: 19th IAGG World Congress of Gerontology and Geriatrics, 2009, Paris. Abstract book of 19th IAGG World Congress of Gerontology and Geriatrics, 2009. v. 13. p. s334-s335.
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. . Grupos de reminiscência: a valorização da identidade e subjetividade dos idosos de um residencial em São Paulo. In: III Congresso Íbero-americano de Psicogerontologia, 2009, São Paulo. anais do III Congresso Íbero-americano de Psicogerontologia, 2009.
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. . Intervenção Psicogerontológica em homens residentes em instituição de longa permanência. In: V SEminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria, 2009, Campinas. Intervenção Psicogerontológica em homens residentes em instituição de longa Permanência, 2009.
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. ; LIMA, L.F. . Intervenções Psicogerontologicas como recurso na promoção de relacionamento intergeracional e qualidade de vida , em uma Instituição do tipo "Assisted Living". In: XVI Congresso Brasileiro de Gereatria e Gerontologia, 2008, Porto Alegre. Geriatria & Gerontologia. Fortaleza: Geriatria & Gerontologia, 2008. v. 2. p. 326.
-
ARAUJO, E. N. P. ; SERIACOPI, R. ; L.F, L. ; PASCOA, L. P. ; CORRAL, L. R. ; PANIS, V. ; MIRANDA, R. D. . Desfile de modas como intervenção terapêutica na promoção da auto-estima e integração social, em um residencial para idosos. In: 5° Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2007, Santos. Envelhecimento e Saúde. São Paulo: Atha Comunicação e Editora, 2007. v. 13. p. 62.
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. ; SERIACOPI, R. . Evolução de quatro anos no perfil cognitivo em uma instituição de longa permanência para idosos independentes. In: 5° Congresso Paulista de Gereatria e Gerontologia, 2007, Santos. Envelhecimento e Saúde. São Paulo: Atha Comunicação e Editora, 2007. v. 13. p. 63.
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. ; SERIACOPI, R. ; PAULA, F. R. ; LORO, F. C. C. ; BERTASSI, V. C. ; LIMA, L.F. . Oficinas Terapêuticas como Recurso na Promoção de Saúde Mental em uma instituição do tipo "Assisted Living". In: XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2006, Goiania. Envelhecimento com Dignidade: Tecnologia e Humanismo. Goiania: Evento All, 2006. v. 1. p. 277.
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. . Implanting emotional health and human activities sextor in a Brazilian assisted living facility. In: 18th World Congress of the International Association of Gerontology, 2005, Rio de Janeiro. Active Aging in the XXI Century: Participation, Health and Security. São Paulo: Ed. Manole, 2005. v. 1. p. 52.
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. . Senior dancing - physical and socializing activity in assisted living, São Paulo, Brazil. In: 18th World Congress of the International Association of Gerontology, 2005, Rio de Janeiro. Active Aging in the XXI Century: Participation, Health and Security. São Paulo: Ed. Manole, 2005. v. 1. p. 331.
-
MIRANDA, R. D. ; PASCOA, L. P. ; ARAUJO, E. N. P. ; PERRACINE, M. ; WESTPHAL, C. F. . Falls and performance on Berg`s test, in assisted living facility residents. In: 18 th World Congress of International Association of Gerontology, 2005, Rio de Janeiro. Active Aging in the XXI Century: Participation, Health and Security. São Paulo: Editora Manole, 2005. v. 1. p. 348.
-
ARAUJO, E. N. P. ; SILVA, K. R. ; MIRANDA, R. D. . Implantação do setor de saúde emocional & atividades humanas em um" assisted living" para idosos investindo no envelhecer em crescimento. In: 4ª Congresso Paulista de geriatria e gerontologia, 2004, Santos. Anais-Gerp2004. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2004. v. 12. p. 47-47.
-
ARAUJO, E. N. P. ; SILVA, K. ; MIRANDA, R. D. . Oficina de memória e atividade de estimulação cognitiva em um assisted living brasileiro:da promoção da qualidade mnêmica ao resgate de auto-estima. In: 4 Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2004, Santos. Gerp- 2004. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2004. v. 12. p. 47-47.
-
ARAUJO, E. N. P. ; SILVA, K. ; MIRANDA, R. D. . A dança Senior como instrumento de convivencia social nas atividades de um assisted living brasileiro para idosos. In: 4 Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2004, santos. GERP-2004. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2004. v. 12. p. 47-47.
-
ARAUJO, E. N. P. ; Watanabe,H. A. W. . O Centro Dia , Nova Possibilidade de Cuidados ao Idoso: relato de experiência. REVISTA KAIRÓS GERONTOLOGIA , 2018.
-
ARAUJO, E. N. P. ; SANTOS, V. G. . Transtorno de acumulação compulsiva de idosos: possibilidades de cuidados e questões de saúde publica. Revista Kairós (Online) , 2016.
-
CAIRES, C. S. ; OLIVEIRA, A. C. F. ; ARAUJO, E. N. P. . PÒS- MEnopausa, Disfunção Sexual e Personalidade: Explorando Alguns Conceitos. Unopar Científica Ciências Biológicas e da Saúde , 2015.
-
ARAUJO, E. N. P. . Abordagem Centrada na Pessoa, Atenção Gerontológica e Política Nacional de humanização: aproximações entre práxis , teoria e política pública. Encontro: revista de psicologia , 2014.
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. ; SILVA, K. R. . Implantação do Setor de Saúde Emocional & Atividades Humanas em um "assisted living" : investindo em um envelhecer em crescimento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. ; SILVA, K. R. . A Dança Sênior como instrumento de Convivência Social nas Atividades De um " Assisted Living Brasileiro para Idosos". 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. ; SILVA, K. R. . Oficina de Memória e Atividades De Estimulação Cognitiva em um " Assisted Living" Brasileiro : Da primoção da qualidade Mnêmica ao resgate de auto estima ". 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. . " Senior Dancing- Physical and Socializing Activity in Assisted Living, São Paulo, Brazil". 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. . " Implanting Emotional Health and Human Activities Sector in a Brazilian assisted Living Facillity. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MIRANDA, R. D. ; PERROTTI, T. C. ; PASCOA, L. P. ; ARAUJO, E. N. P. ; KATO, E. M. ; PERRACINE, M. . Presentation Falls and performance on Berg's , test, in assisted living facility Residents. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. ; R.C, S. ; F.R, P. ; G.S.B, L. ; F.C.C, L. ; V.C, B. ; L.F, L. . Oficinas Terapeuticas como recurso na promoção de saúde Mental em uma Instituição do tipo " assisted living". 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. ; R.C, S. ; G.S.B, L. ; L.F, L. ; PASCOA, L. P. ; L.R, C. ; V.C.B, P. . Evolução de 4 anos no perfil Cognitivo em uma instituição de longa permanência para idosos independentes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. ; G.S.B, L. ; R.C, S. ; L.F, L. ; PASCOA, L. P. ; L.R, C. ; V.C.B, P. . Desfile de Modas como Intervenção Terapeutica na promoção da Auto estima e Integração Social , em um Residencial para idosos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. ; L.F, L. ; MIRANDA, R. D. . Intervenções Psicogerontologicas como recurso na promoção de relacionamento intergeracional e qualidade de vida , em uma Instituição do tipo "Assisted Living". 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. ; FONSECA, B. C. F. F. ; FERREIRA., N. L. ; ALMEIDA, V. L. . A dança do carimbó: expressão de arte e vitalidade na velhice. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, E. N. P. ; SILVA, A. C. L. ; FONSECA, B. C. F. F. ; DOMENICO, C. ; CARVALHO, M. C. ; FERREIRA., N. L. ; ALMEIDA, V. L. . Dança e arte na velhice: corpos em movimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, E. N. P. ; SILVA, A. C. L. ; FONSECA, B. C. F. F. ; DOMENICO, C. ; CARVALHO, M. C. ; FERREIRA., N. L. ; ALMEIDA, V. L. . Dança Sênior como atividade de estimulação física, cognitiva e emocional de um "assisted living" brasileiros para idosos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Jornal Nosso Lar, Recurso Terapêutico na estimulação da memória cognitiva em idosos de um residencial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Orientação terapêutica de idosos e de seus familiares em um residencial do tipo "Assisted Living". 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Oficina de dança senior na estimulação de idosos fragilizados em um residencial do tipo "assisted living". 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. ; MIRANDA, R. D. ; LOPES, R. G. C. . Therapeutic orientation to adapt elderly and their family in an assisted living facility. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. . Intervenção Psicogerontólogica em homens residentes em instituição de longa permanência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CORTE, B. ; ARAUJO, E. N. P. . Produções Acadêmicas: quais são as tendencias gerontológica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. . Instituições de longa permanência:sistematização de cuidados psicogerontológicos na promoção de moradia saudável. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. . Dança e Arte na velhice: corpos em movimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. . Grupos de Reminiscência:a valorização subjetiva de idosos de um residencial em São Paulo,Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. ; LOPES, R. G. C. . A terapia do Entardecer: um cuidado em uma instituição de longa permanência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. ; Silveira, N.D.R. ; LOPES, R. G. C. . Educação e Orientação Psicogerontológica de Equipe multidisciplinar em Instituição de Longa Permanencia para Idosos em São Paulo,Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. . A Psicogerontologia na humanização de serviços especializados ao idoso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Projeto de vida Pessoal: a humanização dos cuidados de idosos em um residencial em São Paulo, Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. ; ARAUJO, E. N. P. . A Convivencia em um Lar: humanização nocuidado e nas relações interpessoais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAUJO, E. N. P. . A Humanização em Práticas gerontológicas aos idosos de um Residencial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Diferentes Olhares. Construindo Praticas Psicogerontológicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Adaptação e inserção do idoso em ILPI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . modalidades de moradias e centro-dia para idosos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Demencias: arte de cuidar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAUJO, E. N. P. . Psicologia do Envelhecimento : Conceitos Teóricos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Modalidades de residencias para idosos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Adaptação e Inserção do Idosos em ILPI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . dificuldades emocionais dos idosos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Demencias: orientações no cuidar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . O protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as Idades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Longevidade humana e cuidados com a melhor idade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. ; ARAUJO, E. N. P. . Espiritualidade e Finitude. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Dependência e Vulnerabilidade Social na Velhice. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Leal, M. G. S. ; ARAUJO, E. N. P. . Educação para o Envelhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAUJO, E. N. P. ; OLIVEIRA, B. ; Leal, M. G. S. . Educação para o Cuidado- Idosos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAUJO, E. N. P. . Faces Múltiplas da Velhice. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Escutas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Longeviver: aquisições e satisfações pessoais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Educação para o envelhecimento ; novas conquistas na longevidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Emoções : seu poder pessoal e qualidade de vida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Memória : somos aquilo que lembramos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Idoso dependente: plano de cuidados aos familiares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . O envelhecimento com suas diferentes velhices. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Solidão em Idosos: dificuldades da vida moderna. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Lembranças : de Natal e Final de Ano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Gerontologia: novos desafios. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Envolvimento Social: um novo estilo de vida. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Aposentadoria: construção de Projetos de Vida. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Super idosos: geração da longevidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Cuidador Familiar de Idosos: suas dificuldades!!!. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Gerontologia : Construção Histórica e Social da Velhice. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Aposentadoria : Nova Identidade Profissional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Proteção e assistencia social básica ao segmento idoso: concepções de convivencia e de fortalecimento de vínculos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Testes para rastrear e avaliar : nível cognitivo, depressão, demência e suicídio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . O Centro Dia para Idosos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Workshop: Apresentação de Plano de Intervenção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Planejamento do Cuidado: biológico e biográfico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Diversos tipos de demência e orientação de condutas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Dificuldades emocionais e cognitivas: intervenções. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Estratégias de enfrentamento para situações difíceis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Procedimentos que previnem o estresse do cuidador. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Amor e Sexo na terceira idade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. . Membro da Comissão Avaliadora de trabalhos Científicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. . 11 Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, E. N. P. . Fundação Aniela e Tadeusz Ginsberg. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Super idosos : geração de longevidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Cuidador Familiar de Idosos e suas dificuldades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Festas de Natal e Ano Novo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, E. N. P. . Psicogerontologia na formação de profissionais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Dificuldades com a Memoria. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Sexualidade na Velhice. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Sexualidade na Velhice. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Orientações Práticas aos idosos com demência. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . Política Publica, Idoso e Cidadania. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, E. N. P. . "Radar do Envelhecimento" 2010 (Paper).
-
ARAUJO, E. N. P. . " Quem vai cuidar?". http://www.portaldoenvelhecimento.net/artigos/z849.htm, 2010 (Paper).
-
ARAUJO, E. N. P. . " Idosos dependentes: dificuldades que surgem nas relações familiares". http://www.portaldoenvelhecimento.net/artigos/z880.htm, 2010 (Paper).
-
ARAUJO, E. N. P. . " Longevidade e qualidade de vida: riscos e desafios". http://www.portaldoenvelhecimento.net/artigos/z933.htm, 2010 (Paper).
-
ARAUJO, E. N. P. . Cuidadores Familiares: "Herois desconhecidos de um sistema de saúde desfavorável". Portal do Envelhecimento, 2010 (Paper).
-
ARAUJO, E. N. P. . velhice e Relações intergeracionais. São Paulo: Revista Portal de Divulgação, 2010 (Paper).
-
ARAUJO, E. N. P. . idosos Dependentes: Velhice com Dignidade. são Paulo: Revista/index.php portal do envelhecimento, 2011 (artigo).
-
ARAUJO, E. N. P. . Cuidadores Familiares: a arte de cuidar da longevidade. São Paulo: Revista/ index.php. portal do envelhecimento, 2011 (artigo).
-
ARAUJO, E. N. P. . Projeto de Vida Pessoal: novas possibilidades na velhice. São Paulo: revista/ index.php portal do envelhecimento, 2011 (artigo).
-
ARAUJO, E. N. P. . Demências: Novos desafios. Portal do Envelhecimento, 2010 (Paper).
Outras produções
ARAUJO, E. N. P. . Reintegração da Pessoa Idosa no lar e na sociedade pós alta. 2020.
ARAUJO, E. N. P. . elaboração de questões na prova escrita do concurso da prova especialista da SBGG. 2019.
OLIVEIRA, B. ; ARAUJO, E. N. P. . Gerontologia social. 2019.
ARAUJO, E. N. P. . Curso de Atualização das Cuidadoras nas Práticas de atendimento a Idosos com Demencia. 2015.
ARAUJO, E. N. P. . Cuidado de Si. 2014.
ARAUJO, E. N. P. . Demências: Orientações no cuidar. 2013.
ARAUJO, E. N. P. . Perfil dos idosos no Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAUJO, E. N. P. . Dia Nacional do Idoso. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAUJO, E. N. P. . O idoso com espirito jovem. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAUJO, E. N. P. . Pesquisa do IBGE mostra que idosos em atividades vivem mais. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAUJO, E. N. P. . SEXUALIDADE NA VELHICE. 2020; Tema: ORIENTAÇÃO AOS iDOSOS. (Blog).
ARAUJO, E. N. P. . DIFICULDADES COM A MEMÓRIA. 2019; Tema: EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A MEMORIZAÇÃO. (Blog).
ARAUJO, E. N. P. . PSICOGERONTOLOGIA NA ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE. 2019; Tema: TRABALHO DE ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA SAUDE. (Rede social).
ARAUJO, E. N. P. . FESTAS DE NATAL E ANO NOVO. 2019; Tema: BLOG. (Blog).
ARAUJO, E. N. P. . SUPER IDOSOS. 2019; Tema: ATENDIMENTO E CUIDADO NO ENVELHECIMENTO. (Blog).
ARAUJO, E. N. P. . Blog : Escutas. 2018; Tema: Cuidados e orientações em atendimento a idosos, familiares e profissionais da área gerontológica. (Blog).
ARAUJO, E. N. P. . CUIDADOR FAMILIAR DE IDOSOS. 2018; Tema: ATENDIMENTO NA VELHICE. (Blog).
ARAUJO, E. N. P. . SUPER IDOSOS : GERAÇÃO DA LONGEVIDADE. 2018; Tema: ATENDIMENTO NA VELHICE. (Blog).
ARAUJO, E. N. P. . Aposentadoria : CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE vIDA. 2018; Tema: ORIENTAÇÃO NA VELHICE. (Blog).
ARAUJO, E. N. P. . ENVOLVIMENTO SOCIAL. 2018; Tema: NOVO ESTILO DE VIDA. (Blog).
ARAUJO, E. N. P. . GERONTOLOGIA : NOVOS DESAFIOS. 2018; Tema: ATENDIMENTO AOS iDOSOS. (Blog).
ARAUJO, E. N. P. . Educação para o Envelhecimento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAUJO, E. N. P. . A Psicologia em serviços de acolhimento para pessoas idosas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAUJO, E. N. P. . O estresse no envelhecimento. 2006. .
ARAUJO, E. N. P. . Práticas psicogerontológicas no atendimento de idosos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAUJO, E. N. P. . O estresse no envelhecimento. 2007. .
ARAUJO, E. N. P. . Como envelhecer bem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAUJO, E. N. P. . O estresse no envelhecimento. 2009. .
ARAUJO, E. N. P. . Psicologia do envelhecimento: modelos de atuação. 2010. .
ARAUJO, E. N. P. . Modelos de Atendimento em gerontologia. 2015. .
ARAUJO, E. N. P. . Concurso para obtenção do título de Especialista em Gerontologia da SBGG. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - elaboração de questões na área de envelhecimento para a prova escrita do concurso para obtenção do T).
ARAUJO, E. N. P. . Parcerista na correção de artigos científicos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - parcerista da Revista Kairós).
ARAUJO, E. N. P. . Una sociedad para todas las edades. 2008. (Concurso de experiências gerontologica).
ARAUJO, E. N. P. . Stress no Envelhecimento. 2008. (Palestra).
ARAUJO, E. N. P. . Preconceito na Velhice. 2011. (palestra).
ARAUJO, E. N. P. . Psicologia do envelhecimento: Modelos de atuação. 2010. (Aula).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Consultório Particular. , Alameda Casa Branca, 851, Jardim Paulista, 01408-001 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30645662
Experiência profissional
2009 - Atual
Consultório ParticularVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Gestão psicogerontologica de idosos e familia
1992 - Atual
Consultório ParticularVínculo: Terapeuta, Enquadramento Funcional: Psicoterapia, Carga horária: 24
Outras informações:
Consultório Particular em Psicoterapia e Gerontologia Social
2015 - Atual
Instituto Sedes SapientiaeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Regime Parcial Sedes Sapientae, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - Atual
Instituto Sedes SapientiaeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: ministra curso de aprimoramento e expansão, Carga horária: 4
Outras informações:
Curso de aprimoramento em gerontologia social e de expansão em Educação e envelhecimento
2012 - 2013
Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e ExtensãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Curso de Psicogerontologia: teorias e práticas
2015 - Atual
Faculdade Paulista de Serviço SocialVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Regime Parcial, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - Atual
Faculdade Paulista de Serviço SocialVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 4
1997 - 2009
Liga das Senhoras Católicas - Lar SantanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora em gerontologia e psicóloga, Carga horária: 24
Outras informações:
Desenvolve trabalho de psicogerontologia no setor Saúde Emocional e Atividades Humanas na área de envelhecimento.
1992 - 2009
Liga das Senhoras Católicas - Lar SantanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta, Carga horária: 24
Outras informações:
Consultório particular. Em psicoterapia e Gerontologia Social.
2012 - Atual
Observatório da Longevidade Humana e EnvelhecimentoVínculo: diretoria e conselho fiscal, Enquadramento Funcional: Membro do conselho gestor e fiscal
2015 - Atual
INSTITUTO SEDES SAPIENTAEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de aperfeiçoamento em Geron, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - Atual
INSTITUTO SEDES SAPIENTAEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: docente curso aperfeiçoamento em gerontologia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eliana Novaes Procópio de Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?