Carlos Cesar de Lima veras

Doutorando em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bacharel e licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de graduando em Letras, com habilitação em Português e Alemão, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui experiência nas áreas de educação, pesquisa e documentação. Atuou como professor em instituições da rede particular de ensino, estagiário no Centro de Documentação do Jornal do Comércio e Rádio Tupi, estagiário em Monitoria de Educação Ambiental na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e estagiário no Centro de Documentação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História Comparada

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A silenciosa tática do projetor: A produção cinematográfica estadunidense como continuidade do processo de disputa e domínio ideológico no contexto político mundial pós-Guerra Fria,
Orientador: José Costa D'Assunção Barros
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cinema; ideologia; Guerra Fria.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História Social

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A violência pedagógica da fome em Deus e o Diabo na Terra do Sol: História e cinema no Brasil nas décadas de 1950 e 1960,Ano de Obtenção: 2017
Andrea Casa Nova Maia.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cinema novo; estética da fome; glauber rocha.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em andamento em Letras - Português e Alemão

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em História

2009 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A República de Weimar através do cinema: contextualização histórica de "O Gabinete do Dr. Caligari"
Orientador: Flaviano Bugatti Isolan

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Formação de alunos-tutores em Educação a Distância. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2018 - 2018

Inglês para fins específicos: Humanidades nível B2. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Imagem e texto na educação contemporânea. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Alemão

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VERAS, C. C. L. . XIII Simpósio de História Comparada. 2019. (Congresso).

VERAS, C. C. L. . IV Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História. 2016. (Congresso).

VERAS, C. C. L. . X Jornada Discente do Programa de Pós Graduação em História Social / UFRJ. 2015. (Congresso).

VERAS, C. C. L. . XXXII Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2013. (Congresso).

VERAS, C. C. L. . X Semana de História UERJ. 2012. (Congresso).

VERAS, C. C. L. . XI Semana de História UERJ. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro Fluminense de Teoria da História e Historiografia.Coordenação do Simpósio Temático "Cinema, História pública e imagens: narrativas e construções de poder nas fontes historiográficas". 2019. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Laura Moutinho Nery

ISOLAN, F. B.;NERY, L. M.; VIEIRA, B. M.. A REPÚBLICA DE WEIMAR ATRAVÉS DO CINEMA ? CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DE O GABINETE DO DOUTOR CALIGARI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Eduardo Pinto de Pinto

MAIA, A. C. N.;PINTO, Carlos Eduardo Pinto de.; BRETAS, M. L.. A violência pedagógica da fome em Deus e o Diabo na Terra do Sol: história e cinema no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. 2017.

Carlos Eduardo Pinto de Pinto

MAIA, A. C. N.; BRETAS, M. L.;PINTO, Carlos. E. P. de. As disputas político-ideológicas no cinema brasileiro nas décadas de 1950-1960: Deus e o Diabo na Terra do Sol e os questionamentos sociais do Cinema Novo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Andréa Casa Nova Maia

MAIA, A. C. N.; CHACON, E.; BRETAS, M.L.. As disputas político-ideológicas no cinema brasileiro nas décadas de 1950-1960: Deus e o Diabo na Terra do Sol e os questionamentos sociais do Cinema Novo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcos Luiz Bretas da Fonseca

BRETAS, M. L.; MAIA, A. C. N.; PINTO, C. E. P.. A violência pedagógica da fome em Deus e o Diabo na Terra do Sol: história e cinema no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Andréa Casa Nova Maia

A violência pedagógica da fome em Deus e o Diabo na Terra do Sol: História e Cinema no Brasil nas décadas de 1950 e 1960; 2017; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa Casa Nova Maia;

Flaviano Bugatti Isolan

A República de Weimar através do cinema: contextualização histórica de "O gabinete do Dr; Caligari"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flaviano Bugatti Isolan;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VERAS, C. C. L. . Entre sombras e distorções: A República de Weimar em O Gabinete do Dr. Caligari. Revista Discente Ofícios de Clio , v. 2, p. 9-24, 2018.

  • VERAS, C. C. L. . A violência pedagógica da fome: Deus e o Diabo na Terra do Sol e as relações entre história, cinema e experiência. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2019. v. 1. 152p .

  • VERAS, C. C. L. . Crises de representação e o avanço protofascista ? Uma análise comparada entre governos socialdemocratas na República de Weimar (1919 ? 1933) e Brasil (2003 ? 2016). In: 6ª Semana de História da Universidade Federal Fluminense, 2018, Niterói. Anais da 6ª Semana de História da Universidade Federal Fluminense, 2018. p. 468-478.

  • VERAS, C. C. L. . O ?herói? solitário contra as ?hordas do mal?: Rambo e a instrumentalização política dos filmes pelos Estados Unidos contra o mundo na década de 1980. In: XIII Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado, 2018, Rio de Janeiro. Anais da Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado, 2018. v. 4. p. 896-905.

  • VERAS, C. C. L. . O cinema como agente legitimador: permanências da Guerra Fria no cinema estadunidense. In: X Semana de História Política, 2015, RIO DE JANEIRO. X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA - Minorias Étnicas, de Gênero e Religiosas, 2015. p. 484-493.

  • VERAS, C. C. L. . A arte como missão: literatura e cinema como instrumentos de mudança e resistência política e social. In: X Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado, 2015, Rio de Janeiro. Anais da X Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado, 2015. v. 1.

  • VERAS, C. C. L. . Rambo, o garoto propaganda - Os usos políticos do cinema estadunidense durante os governos de Ronald Reagan (1981 - 1989) e George W. Bush (2001 - 2009). 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VERAS, C. C. L. . Construindo o roteiro de uma 'cruzada' contemporânea: o cinema estadunidense e o papel do produto cultural na defesa da Guerra ao Terror no pós-11 de setembro de 2001. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERAS, C. C. L. . 'Eles estão aqui e vocês são os próximos!' - Diálogos do cinema estadunidense de ficção científica na década de 1950 com a Guerra Fria. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VERAS, C. C. L. . O 'herói' solitário contra as 'hordas do mal': Rambo e a instrumentalização política do cinema pelos Estados Unidos contra o mundo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERAS, C. C. L. . Devir revolucionário e a representação feminina em Deus e o Diabo na Terra do Sol. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERAS, C. C. L. . Crises de representação e o avanço protofascista - Uma análise comparada entre os governos socialdemocratas na República de Weimar (1918 - 1933) e Brasil (2003 - 2016). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VERAS, C. C. L. . Imagens à margem da modernidade: uma dialética da fome no cinema nacional das décadas de 1950 e 1960. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERAS, C. C. L. . Imagens à margem da modernidade: uma dialética da fome no cinema nacional das décadas de 1950 e 1960. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERAS, C. C. L. . A tela provocativa: cinema e polêmica da discussão de processos e traumas históricos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VERAS, C. C. L. . O cinema como agente legitimador: permanências da Guerra Fria no cinema estadunidense. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VERAS, C. C. L. . Cinema brasileiro em tempos de industrialização: permanências e rupturas na produção cinematográfica da década de 50. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VERAS, C. C. L. . A percepção histórica do Cinema como produto de seu tempo O caso de O Gabinete do Dr. Caligari.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VERAS, C. C. L. . Cinema-História: identidades e projetos de memória no cinema argentino e brasileiro nos anos 60. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2018

    Educandário Thales de Mileto

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 4

  • 2016 - 2017

    Maximus Sistema de Ensino

    Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 6

  • 2015 - 2016

    CENTRO EDUCACIONAL EMÍLIA MEDEIROS

    Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 8

  • 2012 - 2014

    Rádio Tupi / RJ

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de História, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Catalogação e arquivamento de documentos impressos e áudios do Centro de Documentação da Rádio; catalogação de documentos do Centro de Documentação e Memória do Jornal do Comércio / Diários Associados.

  • 2013 - 2014

    Microlins Franchising

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de História - EJA, Carga horária: 4

  • 2012 - 2012

    Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atuação em projeto educativo, vinculado à realização do evento Rio +20. Realização de aulas sobre educação ambiental e social em escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

  • 2012 - 2012

    Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação em levantamento de dados internos e externos, de cunho historiográfico.