Leonardo Neves

Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ, da Universidade Candido Mendes. Foi pesquisador com bolsa de Mestrado pelo CNPq. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá (2008). É Tutor Presencial da UFRRJ (2023, Polo Magé, do curso de Administração, na disciplina Gestão de Marketing. Também e Tutor Orientador na mesma diciplina, na UFRRJ. Foi tutor presencial no CEDERJ, 2014 a 2015 (Polo Miguel Pereira) responsável pelas disciplinas Marketing Turismo, Turismo e Sociologia, Cultura Brasileira, do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, do CEFET\RIO. Foi professor assistente nas disciplinas de Teoria Sociologia I, Sociologia Brasileira, nos cursos de Graduação em Ciências Sociais do IUPERJ (2015 a 2017). É pesquisador do Laboratório de Movimentos Sociais e Mídia(LMSM) http://www.lmsm.slg.br/. Tem experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo (sindical, terceiro setor, Empresarial, Científico). Foi diretor da Rádio Cúpula dos Povos, na Rio+20. É Assessor de Imprensa do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro(SSDPFRJ) E-mail: leonardo.comunic@gmail.com/ tel: 97047865 zap/ \telefone: 995566458// 9984500473

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em SOCIOLOGIA

2014 - 2016

S B I
Título: Nas Ondas do "Construindo Sucesso": o rádio como instrumento de luta sindical, Ano de Obtenção: 2016
Fernando Antonio da Costa Vieira.Coorientador: a definir. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação interrompida em 2021 em Direito

2019 - Atual

Universidade Castelo Branco
Ano de interrupção: 2021

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2001 - 2008

Universidade Estácio de Sá
Título: Uma análise de discurso do caderno de economia do jornal O Globo
Orientador: Soraya Venegas Ferreira

Formação complementar

2019 - 2019

Curso de formação política. (Carga horária: 220h). , RenovaBr, RBR, Brasil.

2014 - 2014

Tutoria na Plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Formação em enfase na Tutoria CEDERJ. (Carga horária: 90h). , Fundação Centro e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, CECIERJ, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Economia para Jornalistas. (Carga horária: 108h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Produção e Reportagem para o Rádio. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

1999 - 2000

Curso de Câmera Man. (Carga horária: 360h). , SENAC, S_FORN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: movimentos sociais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia do trabalho.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: comunicação.

Participação em eventos

Semana do Direito do Instituto Vianna Junior."A Crítica da Mídia na Formação Jurídica da Fake News e a Influência no Inquérito Policial". 2018. (Seminário).

" Palestra sobre Turismo e Sociedade, para alunos do Cederj "."Turismo e Sociedade". 2017. (Outra).

I Semana Discente do programa de Pós-graduação em Sociologia do IUPERJ.Mídia, Democracia e Espaço Público. 2017. (Encontro).

Mesa Redonda , tema "Dia do Livro"."o dia do Livro". 2017. (Encontro).

Sociologia Jurídica Contra Dogmática? Pontos de convergência. Na subida do Morro me contaram: conflitos, resistência e negociação em um bairro da periferia juiz forana.. 2017. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa do Curso de Direito- Campos Nova América - Universidade EStácio de Sá.Direitos Sociais, Econômia, Multiculturalismo e Democracia. 2016. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa do Curso de Direito - Campus Nova America."Cúpula dos Povos e a Busca pelo Direito à Comunicação através do Rádio". 2016. (Seminário).

III Encontro de Turismo do Curso de Tecnologia de Gestão em Turismo- CEFET/RJ." O que fazer em tempos de Crise". 2015. (Encontro).

simpósio Internacional Sobre Juventude Brasileira: os Jovnes e seus Outros.VI Simpósio Internacional Sobre Juventude Brasileira: os Jovens e seus Outros. 2015. (Simpósio).

coninter 3. Intenções pré-copa:uma análise de notícias do jornal O globo sobre as manifestações dos movimentos sociais que precedem a copa. 2014. (Congresso).

II Encontro de Turismo do Curso de Tecnologia de Gestão em Turismo."Olhar Fotográfico Do Turismo". 2014. (Oficina).

IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. Tensões Pré-Copa: uma Análise das notícias sobre os Movimentos Sociais antes da Copa do Mundo, no Jornal OGlobo. 2014. (Congresso).

Orientou

Patrícia de Abreu Monteiro Azevedo

O reflexo da pandemia de Covid-19 no e-commerce da empresa Magazine Luiza; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Neves;

Leonardo dos Reis Matheus

Estratégia de Marketing em Jogos Eletrônicos: Um Estudo Sobre Jogo Super Mário Bros e a Nintendo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Neves;

Thamires klem da Silva Chabudet

A Importância do Marketing no E-commerce de Pijamas e Homewear; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Neves;

Produções bibliográficas

  • MACHADO, A. W. ; NEVES, L. . Na Subida Do Morro Me Contaram: Conflitos, Resistência e Negociações em Um Bairro da Periferia Juizforna. 1. ed. Belo Horizonte: Dialética, 2019. v. 1. 177-202.p .

  • NEVES, L. . O Rádio como Instrumento de Luta Sindical: comunicação sindical e recepção no mundo do trabalho1. In: INTERCOM - 41 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Joinville - SC ? 2 a 8/09/2018, 2018, Joinville - SC ?. INTERCOM 2018. Joinville: INTERCOM, 2018. p. 2179-2194.

  • NEVES, L. . O uso do marketing de guerrilha nas manifestações: uma propaganda que revela os interesses na busca pelo poder do Sindicato dos Servidores da Policia Federal. In: V Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas -Nucleas, 2016, Rio de janeiro. V Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas -Nucleas. Rio de Janeiro: UERJ, 2016. p. 186-186.

  • NEVES, L. . Rádio Cúpula dos Povos e a criminalização do direito à comunicação. In: III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración de la América Latina y el Caribe, 2015, GOIÂNIA. III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración de la América Latina y el Caribe. Goiânia: Rede Acadêmica Diálogos em Mercosul, 2015. v. III. p. 1561-1584.

  • NEVES, L. . Tensões Pré-Copa: uma análise das notícias sobre os Movimentos Sociais antes da Copa do Mundo, no jornal O Globo. In: IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2014, Rio de Janeiro. IV Congresso Internacional de Estudos das Américas. Rio de Janeiro: UERJ/NUCLEAS/FCE/Faculdade de Direito,2014, 2014. v. 1.

  • NEVES, L. . INTENÇÕES PRÉ-COPA:UMA ANÁLISE DAS NOTÍCIAS DO JORNAL O GLOBO NAS MANIFESTAÇÕES. In: CONINTER3, 2014, Salvador. A Copa do Mundo é Nossa. Movimentos Sociais no País do Futebol. Salvador: UCSAL, 2014. v. v.21. p. 19-46-46.

  • NEVES, L. . UPAC: O Fogo do Terceiro Milênio. In: 1 Congresso Aberto da Universidade Popular de Arte e Ciência 11 Fala, Comunidade, 2011, Rio de Janeiro. O Saber em Todo Ser. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Núcleo de Cultura Ciência e Saúde, 2011. v. 1. p. 32-33.

  • NEVES, L. . ?VISÕES SOBRE A RAÇA E A MODERNIDADE NO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO: EM BUSCA DO SUICÍDIO DO RACISMO?. In: VI Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros, 2015, Rio de Janeiro. VI Jubra. RIO DE JANEIRO: UFRJ, 2015. v. VI. p. 493-493.

  • NEVES, L. . Tensões Pré-Copa: uma análise das notícias sobre os movimentos Sociais antes da Copa do Mundo, no jornal O Globo. In: IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2014, Rio de janeiro. IV Congresso Internacional de Estudos das Américas. Rio de Janeiro: UERJ/Nucleas/FCE/ Faculdade de Direito 2014, 2014. v. 1. p. 305-306.

  • NEVES, L. . I Semana Discente de Sociologia Política IUPERJ-UCAM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, A. W. ; NEVES, L. . Na subida do Morro me contaram: conflitos, resistência e negociação em um bairro da periferia juiz forana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, L. . Cúpula dos Povos e a Busca pelo direito à comunicação através do Rádio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEVES, L. . Visões sobre a raça e a modernidade no pensamento social brasileiro: em busca do suicídio do racismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, L. . Tensões Pré-Copa: uma Análise das notícias sobre os Movimentos Sociais antes da Copa do Mundo, no Jornal OGlobo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, L. . Intenções pré-copa:uma análise de notícias do jornal O globo sobre as manifestações dos movimentos sociais que precedem a copa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

NEVES, L. . 'Olhar Fotográfico do Turismo '. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NEVES, L. . 'Os Ruivos'. 2008. Teatral.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Movimentos sociais e mídia: embates e aproximações, Descrição: Estudar os processos que constituem a mídia brasileira e sua relação com os movimentos sociais. Apreender as estratégias dos movimentos sociais para lidar com a atuação da mídia. A criminalização dos movimentos sociais pela mídia: objetivos e repercussões. Abordar teórico e empiricamente os mecanismos que constituem tanto o discurso midiático, quanto sua prática e a resposta dos movimentos sociais. Perceber o impacto da atuação da mídia na sociedade: leituras acerca do papel dos movimentos sociais. Liberdade de imprensa e regulação da sociedade: a quem interessa? Quais os impactos políticos?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leonardo Neves - Coordenador / Ítalo Pires Aguiar - Integrante / Thiago Celli Moreira de Araujo - Integrante / Adaiane Nascimento da Silva - Integrante / Andrei Maurey de Musacchio Leite - Integrante / Armindo Feliciano de Jesus - Integrante / Thomas José Portugal Coelho e Santos - Integrante / Fernando Antonio da Costa Vieira - Integrante / Osvaldo Moreira da Silva - Integrante.

Prêmios

2019

Medalha Jubileu de Ouro, Associação dos Ex Combatetntes.

2016

representante discente dos Cursos de Mestrado do IUPERJ, IUPERJ.

2012

Ads of the World April 2012 winners (http://adsoftheworld.com/blog/ads_of_the_world_april_2012_winners), Ads of the World Awards.

2011

Troféu Augusto Boal, III Encontro de Teatro em Mauá/SP.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2017

S B I

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Assistente, do Prof. Dr.Paulo Gracino Junior, nas cadeiras de Teoria Sociológica I e Sociologia Brasileira, nos cursos de graduação e Pós-Graduação do IUPERJ

2014 - 2016

S B I

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 5

Outras informações:
Período: 07/2014 - 082015 foi Tutor Presencial, responsável pelas disciplinas Marketing Turismo, Turismo e Sociedade, Cultura Brasileira, no curso de Tecnologia em Gestão de Turismo (Polo Miguel Pereira), ministrado pela CEFET\RIO Integrante do Consórcio CEDERJ.

2010 - Atual

REC Publicidade e Comunicação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de comunicação e novos projetos, Carga horária: 20

Outras informações:
Cargo de coordenação da assessoria de imprensa e projetos de revistas customizadas

2014 - Atual

Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pessoa Jurídica, Carga horária: 30

Outras informações:
Assessor de Imprensa dos Sindicato dos Servidores do Departamento da Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro, atuando em revistas, sites, rede sociais e tendo sobre responsabilidade o departamento de relações institucionais e convênios.

2013 - 2014

Secretaria Municipal do Esporte e Lazer

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: cargo comissionado assessor de imprensa, Carga horária: 30

Outras informações:
Assessoria de imprensa e produção do Jornal, com distribuição em 19 Vilas Olímpicas no Rio de Janeiro, produção de matéria, pauta e fotografia.

2009 - 2011

Rádio Roquette Pinto

Vínculo: Colaborador jornalismo, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 20

Outras informações:
Reportagem, apresentação, produção e redação de rádio. Apresentação e redação do primeiro programa de humor da Rádio Roquette Pinto, idealizado pela presidente Eliane Caruso. Programa: Humor de Segunda.

2006 - 2006

Fundação Nacional de Saúde Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: assessoria de imprensa, Carga horária: 25

2004 - 2006

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de produção, Carga horária: 44

Outras informações:
Operação de Câmera Man, auxiliar de Câmera, Iluminação, apoio aos alunos da produção de matérias para TV Estácio.