Cleber Macedo de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2010), mestrado e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e especialização em Docência na educação profissional e tecnológica pelo IFSUDESTEMG Campus Rio Pomba. É Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP). Atuei como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Campus Santana e como coordenador do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal do Amapá- Campus Porto Grande. Atua como docente do curso superior de engenharia agronômica e cursos técnicos em Agropecuária, agroecologia e Agronegócio (Integrado, Subsequente e Proeja) nas áreas de fitossanidade, defesa sanitária vegetal, fitotecnia e produção orgânica e agroecologia. Atuou como professor da Faculdade Vértice de 2014 a 2018 e como professor substituto do IFSUDESTEMG Campus Manhuaçu de setembro de 2017 a abril de 2018, atuando no curso técnico em Cafeicultura. Atuou como monitor da disciplina de Hidráulica, irrigação e drenagem e monitor voluntário da disciplina de Entomologia Geral. Tem experiência docência nas áreas de fitotecnia, entomologia, estatística e solos.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Entomologia

2012 - 2016

Universidade Federal de Viçosa
Título: Associative learning in immatures and adults of generalist predators
, Ano de obtenção: 2016. Angelo Pallini. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Entomologia

2010 - 2012

Universidade Federal de Viçosa
Título: Interactions of Ricoseius loxocheles (Acari: Phytoseiidae) and coffee leaf rust
, Ano de Obtenção: 2012.Angelo Pallini.Coorientador: João Alfredo Marinho Ferreira, Madelaine Venzon. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: café; Hemileia vastatrix; Ricoseius loxocheles.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Especialização em andamento em Engenharia de Segurança do Trabalho

2023 - Atual

Faculdade Educamais

Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica

2017 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste Minas Gerais
Título: APRENDIZADO SIGNIFICATIVO NO ENSINO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Orientador: Natiélia Oliveira Nogueira

Graduação em Licenciatura em Biologia

2021 - 2023

Centro Universitário Venda Nova do Imigrante
Título: A IMPORTÂNCIA DA REDE FEDERAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Graduação em Agronomia

2005 - 2010

Universidade Federal de Viçosa
Orientador: Angelo Pallini

Pós-doutorado

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Formação complementar

2011 - 2111

Negócio Certo Rural. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2010 - 2101

Planajemento ambiental e zoneamento. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2019 - 2019

UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE ESTATÍSTICO E CONFECÇÃO DE FIGURAS PARA PUBLICAÇÕES. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2019 - 2019

Produção de flores de corte, flores de vaso e plantas ornamentais. (Carga horária: 2019h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2018 - 2018

Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho Rural. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2018 - 2018

Sistemas Produtivos e Manejos Culturais na Floricultura. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2018 - 2018

Inserção de árvore na propriedade rural do bioma cerrado. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2016 - 2016

Análise de solo e recomendação de calagem e adubação. (Carga horária: 60h). , Universidade Online de Viçosa, UOV, Brasil.

2015 - 2015

Análise de experimentos. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2015 - 2015

Planejamento de experimentos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2015 - 2015

Legislação e ferramentas do Ensino Superior. (Carga horária: 3h). , Faculdade Vértice, UNIVERTIX, Brasil.

2014 - 2014

Práticas culturais em pequenas propriedades voltadas ao MI Plantas daninhas. (Carga horária: 8h). , Faculdade Vértice, UNIVERTIX, Brasil.

2013 - 2013

Estatística multivariada no software R. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2013 - 2013

Introdução ao uso do Software R. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2012 - 2012

Análises de dados de ecologia no R. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2010 - 2010

Ecohidrologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2009 - 2009

Pragas do café e seu controle. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2009 - 2009

Análise dos riscos ambientais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2009 - 2009

Controle Anternativo de Pragas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2009 - 2009

Pragas de hortaliçcas e seu controle. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2009 - 2009

Implantação de lavouras cafeeiras montanhosas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2008 - 2008

Controle Anternativo de Pragas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2008 - 2008

Monitoramento de recursos ambientais via satélite. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2008 - 2008

Perícia Ambiental. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Entomologia.

Organização de eventos

OLIVEIRA, C. M. . V Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal ? Enedif. 2021. (Congresso).

OLIVEIRA, C. M. . I Simpósio ProfEpt/IFAP. 2021. (Outro).

OLIVEIRA, C. M. . IX Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UniVértix. 2016. (Congresso).

OLIVEIRA, C. M. . VIII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UniVértix. 2015. (Congresso).

Lima, E. R. ; OLIVEIRA, C. M. . IV Simpósio de Entomologia. 2013. (Outro).

OLIVEIRA, C. M. . IV Simpósio de Entomologia. 2013. (Congresso).

OLIVEIRA, C. M. . III Simpósio de Entomologia. 2011. (Congresso).

VENZON, M. ; OLIVEIRA, C. M. . IV Workshop sobre controle alternativo de pragas e doenças. 2010. (Congresso).

OLIVEIRA, C. M. ; PALLINI, A. . Dia de Campo de São Miguel do Anta. 2010. (Outro).

OLIVEIRA, C. M. . III Workshop sobre Controle Alternativo de Pragas e Doenças. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

Dia de campo: da agroecologia. 2023. (Outra).

Mais Comida, Menos Agrotóxico. 2023. (Seminário).

II Mostra de Pesquisa e Pós-graduação.ProfEPT e a verticalização de ensino no IFAP. 2022. (Outra).

Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal - ENEDIF.?Como garantir a qualidade dos periódicos??. 2021. (Encontro).

III Semana acadêmica da Agronomia: nutrição e fertilidade do solo.Eficiência na adubação do cafeeiro. 2021. (Outra).

I Simpósio do Mestado em Educação Profissional - ProfEPT/IFAP.?Produtos Educacionais na Área de Ensino da Capes: O que Há Além da Forma??. 2021. (Simpósio).

I Simpósio do Mestado em Educação Profissional - ProfEPT/IFAP.A Avaliação da Confiabilidade de Questionários a Partir da Análise do Coeficiente Alfa de Cronbach?. 2021. (Simpósio).

I Simpósio do Mestado em Educação Profissional - ProfEPT/IFAP.?Espaços Formais e não Formais de Educação? no I Simpósio do Mestrado em Educação Profissional ? ProfEPT/IFAP. 2021. (Simpósio).

Pacote de Cursos de Extensão Remoto - CER.?Escrita científica: desvendando os segredos de um trabalho de sucesso?. 2021. (Outra).

?Agro em debate: experiências profissionais?.?Os desafios fitossanitários da produção agrícola na Amazônia. 2020. (Outra).

Agro em debate: experiências profissionais.?Agricultura familiar: desafios impostos pela pandemia?. 2020. (Outra).

Agro em debate: experiências profissionais.?Áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo?,. 2020. (Outra).

Agro em debate: experiências profissionais.?Os insetos na agricultura?. 2020. (Outra).

Encontro dos Coordenadores de Cursos Técnico e Superiores. 2020. (Encontro).

II Encontro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão - ENEPEG do Ifap. 2020. (Encontro).

Curso de extensão teórico-prático de análise de sementes.Curso de extensão teórico-prático de análise de sementes. 2019. (Oficina).

Encontro Pedagógico Multi-Campi do IFAP. 2019. (Encontro).

Redação científica.Curso de extensão "Redação científica". 2019. (Oficina).

VI Jornada de Iniciação Científica do IFAP. 2019. (Outra).

Extensão rural moderna.Curso de extensão "Extensão rural moderna". 2018. (Oficina).

II Simpósio de segurança alimentar e nutricional.Uso da agricultura de base agroecológica para produção de alimentos saudáveis. 2018. (Simpósio).

Manejo integrado de pragas.Curso de extensão "Manejo Integrado de Pragas". 2018. (Oficina).

Visita técnica ao CEPEC e Heringer. Visita técnica ao CEPEC e Heringer. 2017. (Exposição).

Interpretação da análise de solo e recomendação de adubação.Interpretação da análise de solo e recomendação de adubação. 2016. (Outra).

Visita técnica "Embrapa Milho e Sorgo".Visita técnica "Embrapa Milho e Sorgo". 2016. (Encontro).

Regressão linear simples e ajuste de equações de regressão utilizando programas computacionais.Regressão linear simples e ajuste de equações de regressão utilizando programas computacionais. 2015. (Outra).

Estatística multivariada no software R. 2013. (Outra).

Introdução ao uso do software R. 2013. (Outra).

IV Simpósio Brasileiro de Acarologia. 2013. (Simpósio).

Analises de dados de ecologia no R. 2012. (Encontro).

ASIC 2012 Costa Rica. 2012. (Congresso).

Dia de campo de lançamento de livro sobre identificação e manejo ecológico de pragas da pimenta.Preparo de calda sulfocálcica. 2012. (Encontro).

XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. 2012. (Congresso).

Feira do conhecimento de Viçosa 2011.Insetos e ácaros: quem são eles e o que eles fazem?. 2011. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2011. (Congresso).

IV Seminário sobre ultradiluições e sistemas dinamizados. 2010. (Seminário).

IV Workshop sobre Controle Alternativo de Pragas e Doenças. 2010. (Simpósio).

Seminário Gestão Socioambiental: um passo para a sustentabilidade. 2010. (Seminário).

V Ciclo de Palestras - Meio Ambiente: Desafios atuais que abordou a temática tecnologias Urbanas. 2010. (Simpósio).

V Ciclo de Palestras - Meio Ambiente: Desafios Atuais que abordou a temática Tecnologis Urbanas. 2010. (Seminário).

VII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.Avaliação da resistência de duas populações do predador Phytoseiulus macropilis Banks (Acari: Phytoseiidae) ao acaricida abamectin. 2010. (Simpósio).

V Simpósio Brasileiro sobre silício na agricultura. 2010. (Simpósio).

XIV Seminário sobre ciências básicas em homeopatia. 2010. (Seminário).

XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia. Abamectina e azadiractina afetam o forrageamento do ácaro predador Phytoseiulus macropilis?. 2010. (Congresso).

80 Semana do Fazendeiro. 2009. (Outra).

I Simpósio de Bolsistas da Unidade Regional EPAMIG Zona da Mata (UREZM).Avaliação da resistência de duas populações do predador Phytoseiulus macropilis Banks (Acari: Phytoseiidae) ao acaricida abamectin. 2009. (Seminário).

Seminário Básico Sobre Agricultura Irrigada. 2009. (Seminário).

VI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.Resistência do ácaro predador Phytoseiulus macropilis Banks (Acari: Phytoseiidae) ao acaricida abamectin em cultivo de morango. 2009. (Seminário).

XIX Simpósio da UFV de Iniciação Científica.Quetotaxia determina a habilidade de Phytoseiulus longipes em penetrar na teia de tetranychus evansi?. 2009. (Simpósio).

XXII AgroEx - Seminário do Agronegócio para exportação. 2009. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Entomologia. Biologia e preferência para oviposição do ácaro Tetranychus mexicanus (Acari: Tetranychidae) em morangueiro. 2008. (Congresso).

III Seminário da Agronomia. 2008. (Seminário).

III Workshop sobre Controle Alternativo de Pragas e Doenças. 2008. (Outra).

II Simposio Brasileiro de Acarologia.Participação. 2008. (Simpósio).

Semana Acadêmica da Agronomia 2008. 2008. (Encontro).

X Encontro Sobre Produçaõ de Café com Qualidade: Produção de Café Conilon, Viabilidade e Perspectivas em Áreas não Tradicionais. 2008. (Encontro).

XVIII Simpósio de Iniciação Científica.AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOLÓGICOS DE Tetranychus mexicanus (ACARI: TETRANYCHIDAE) EM MORANGUEIRO. 2008. (Simpósio).

Curso " As culturas do milho e do sorgo e tecnologia de sementes ". 2006. (Outra).

I Ciclo de Palestras de Agronomia. 2006. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Dorielzamo Monteiro Campos

OLIVEIRA, C. M.; Almeida, D. F.; DIAS, A. S.. Os sujeitos da prática do currículo integrado no curso técnico em agroecologia do Instituto Federal do Amapá - Campus Agrícola Porto Grande. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) - IFAP.

Aluno: JOSIELSON DA SILVA ARRELIAS

OLIVEIRA, C. M.; BERNARDO, A. M. G.; SUASSUNA, J. F.. Computação em nuvem: tempos e espaços pedagógicos de aprendizagem colaborativa na Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Amapá.. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) - IFAP.

Aluno: Ana Cláudia Figueiredo Martins

Almeida, D. F.; OLIVEIRA, R. I. R.;OLIVEIRA, C. M.. IMPLANTAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)) - Instituto Federal do Amapá.

Aluno: Willian Santos do Vale

PALLINI, A.; Perez, A.L.;OLIVEIRA, CLEBER M.. Liberação combinada de Neoseiulus californicus (McGregor) e Phytoseiulus macropilis (Banks) para o controle de Tetranychus urticae Koch na cultura do morango (Fragaria x ananassa Duch).. 2018. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Elidiane Medeiros de Souza

OLIVEIRA, C. M.; ALENCAR, V. G.; BERNARDO, A. M. G.. ?A aula prática como ferramenta de aprendizagem significativa no ensino de Geografia?. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) - IFAP.

Aluno: Dorielzamo Monteiro de Campos

OLIVEIRA, C. M.; PRATES, A. E.; COSTA, C. S.. ?Os sujeitos da prática do currículo integrado no curso técnico em agroecologia do Instituto Federal do Amapá - Campus Agrícola Porto Grande?. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)) - Instituto Federal do Amapá.

Aluno: Ilça Daniela Monteiro Tomaz

OLIVEIRA, C. M.; PRATES, A. E.; COSTA, C. S.. Marcos legais da Educação Especial da Educação Profissional e Tecnológica: seus reflexos nos documentos que regulamentam o acesso e permanência do aluno PAEE ? um estudo de caso do Instituto Federal do Amapá?. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)) - Instituto Federal do Amapá.

Aluno: Márcia Rejane Ferreira Rocha Bezerra

OLIVEIRA, C. M.; Azevedo, L.C.; Bottentuint Junior,, J. B.. ?Metodologias ativas como forma de aperfeiçoar o trabalho docente.?. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Aluno: ANA CLAUDIA FIGUEIREDO MARTINS PENHA

OLIVEIRA, C. M.; Sousa, E. P.; Ripardo Filho, H. S.. Organização e memórias do Núcleo de atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais específicas no Instituto Federal do amapá ? campus Macapá e Laranjal do Jari. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)) - Instituto Federal do Amapá.

Aluno: Rogerio Luiz da Silva Ramos

OLIVEIRA, C. M.; Bastos, A. M.; Dias, C. A. G. M.. O PODCAST COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.. 2020.

Aluno: Kelly Cristina Barbosa de Souza

OLIVEIRA, C. M.; Silva, D. A. S.; BERNARDO, A. M. G.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÍGOCO: Os desafios para Atuação na Educação profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Amapá.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)) - Instituto Federal do Amapá.

Aluno: Luis Paulo Barbosa e Charles Reis

SILVA, A. G.;OLIVEIRA, C. M.; SOUTO, R. N. P.. Manejo de pragas subterrâneas no sistema plantio direto. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agricultura de Baixo Carbono na Amazônia - ABC) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Aline Cristiana da Silva

ROSA, D. R. Q.; Silva, D. M. N.;OLIVEIRA, C. M.. Estimativa da pegada hídrica verde da cultura do café no município de Caratinga-MG. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cafeicultura Sustentável) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste Minas Gerais.

Aluno: Marcelo de Souza Cesar,

NOGUEIRA, NATIÉLIA OLIVEIRA; Silva, D. M. N.;OLIVEIRA, C. M.. LEVANTAMENTO DA FERTILIDADE DOS SOLOS UTILIZADOS PARA CAFEICULTURA NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU-MG. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cafeicultura Sustentável) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste Minas Gerais.

Aluno: José Paulo de Araújo e Romário de Sousa Araújo

OLIVEIRA, C. M.; SUASSUNA, J. F.. Exploração do açaí de várzea em áreas nativas e manejadas da comunidade foz do rio Mazagão Velho, Mazagão, Amapá. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação No Campo-Física e Biologia) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Ariane Gomes Severino e Renata Martins da Silva

OLIVEIRA, C. M.. Produtividade da rúcula com utilização de diferentes adubos agroecol[ogicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: Ramon Henrique Martins e Vander Pixe de Souza

De Oliveira, C.M.. Eficiência das fossas industrial e artesanal em relação à qualidade do efluente e ao custo de implantação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: José Arlindo de OLIVEIRA

De Oliveira, C.M.. Efeito da água ferruginosa no entupimento de gotejadores em sistemas de irrigação localizada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: Felipe Galdino Pires e Willian Sávio de Oliveira

De Oliveira, C.M.. Elaboração e validação de uma escala diagramática da ferrugem asiática da soja. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: Rafael Martins dos Santos

De Oliveira, C.M.. Eficiência do fosfito de potássio no controle de doenças pós-colheita em frutos de morango. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: Bruno Venzel Alves e Ítalo Rodrigues Pirassol Neves

De Oliveira, C.M.. Avaliação do efeito do regulador vegetal Stimulate na germinação de sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de café. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: José do Carmo da Silva e Reinan Ferreira Dutra Junior

De Oliveira, C.M.. Análise da eficiência do sistema de tratamento de esgoto doméstico implantado em um projeto habitacional rural. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: Graziele Cristina de Oliveira

De Oliveira, C.M.. Estudo sobre patologias em fachadas de edificações localizadas no centro da cidade de Matipó - MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: Raquel Oliveira Salgado

De Oliveira, C.M.. Gênero: a percepção dos egressos do curso de engenharia civil da faculdade Vértice - Univertix. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Vértice.

Aluno: Weverton Souza

OLIVEIRA, C. M.. Estudo do potencial e viabilidade da utilização de água da chuva para fins não potáveis em uma edificação não residencial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Vértice.

Aluno: Pedro Henrique Almeida

OLIVEIRA, C. M.. Análise de custo e viabilidade entre drywall e alvenaria convencional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Vértice.

Aluno: Cayque Vieira Albergaria

OLIVEIRA, C. M.. Avaliação de concretagem: patologias encontradas em vigas, lajes e pilares em uma construção de São João do Manhuaçu - MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Vértice.

Aluno: Katiússia Francisca de Souza

OLIVEIRA, C. M.. Planejamento de projetos de studio de beleza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Vértice.

Aluno: Gisele Mendes

OLIVEIRA, C. M.. Utilização de cola branca PVA como aditivo na argamassa para impermebialização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Vértice.

Aluno: Fernando Acipreste Netto

OLIVEIRA, C. M.. Influência do relevo na formação de chuvas na região do Vale do Rio Santana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: João Marcos Lopes Ferreira e Welisson Antônio R Oliveira

OLIVEIRA, C. M.. Resposta da alface a diferentes fontes de nitrogênio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: João Marcos Gonçalves Pereira

OLIVEIRA, CLEBER M.; BERNARDO, A. M. G.;Rogerio Gomes Pêgo. Avaliação da eficiência do controle químico de tiririca Cyperus rotundus L.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: João Marcos Lopes Ferreira e Welinson Antônio R

OLIVEIRA, CLEBER M.; BERNARDO, A. M. G.;Rogerio Gomes Pêgo. Oliveira.Fontes de nitrogênio na cultura da alface. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: Alan Purificati de Souza Corrêa

OLIVEIRA, C. M.. Levantamento do estado de conservação de nascentes do córrego do Gambá do município de Matipó. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: Aline Cristina Rocha Santiago e Jucélia Rodrigues Alves

Rogerio Gomes Pêgo; BERNARDO, A. M. G.;OLIVEIRA, CLEBER M.. Avaliações do efeito do inoculante (Azospirillum brasiliense) na produtividade da cultura do milho (Zea mays L.). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: Márcio Santos Rodrigues

OLIVEIRA, CLEBER M.; Macedo, D.M.; GALDINO, M. P.. Viabilidade da utilização da casca de café em condicionador de substratos para a produção de mudas de maracujá doce (Passiflora alata curtis). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: Danilo Aguiar Batista

OLIVEIRA, CLEBER M.; Macedo, D.M.; GALDINO, M. P.. Caracterísiticas biométricas de frutos de physalis(Physalis peruviana) e germinação de sementes tratadas com giberelina.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: Gusmar Galvão Martins de Deus

OLIVEIRA, CLEBER M.; Macedo, D.M.; GALDINO, M. P.. Resíduos de Agrotóxico em Alimentos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

Aluno: Antônio de Fátima Filho e Janes Carlos Vieira

OLIVEIRA, C. M.. Flutuação populacional de mosca das frutas em cafezais em Martins Soares, Santa Margarida e São João do Manhuaçú, Minas Gerais, Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice.

OLIVEIRA, C. M.. Avaliação pôsteres no XI Seminário Científico da Agro Centro-Oeste Familiar 2023. 2023. Universidade Federal de Goiás.

OLIVEIRA, C. M.. Avaliação pôsteres no XI Seminário Científico da Agro Centro-Oeste Familiar 2023. 2023. Universidade Federal de Goiás.

OLIVEIRA, C. M.. Avaliação pôsteres no XI Seminário Científico da Agro Centro-Oeste Familiar 2023. 2023. Universidade Federal de Goiás.

ALMEIDA, W. L.; BERNARDO, A. M. G.; ALMEIRA, D. F.; SALES, V. H. G.;OLIVEIRA, C. M.. Comissão avaliadora do Exame nacional de acesso do ProfEPT. 2022. Instituto Federal do Amapá.

OLIVEIRA, C. M.; BERNARDO, A. M. G.; Almeida, D. F.; SALES, V. H. G.; PANTOJA, W. M. F.. Banca avaliadora do ProfEPT - Exame nacional de acesso 01/2020. 2021. Instituto Federal do Amapá.

OLIVEIRA, C. M.. Processo seletivo para contratação de professor substituto do IFAP. 2019. Instituto Federal do Amapá.

OLIVEIRA, C. M.. Comitê científico X Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UniVértix. 2017. Faculdade Vértice.

OLIVEIRA, C. M.. Comitê científico IX Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UniVértix. 2016. Faculdade Vértice.

OLIVEIRA, C. M.. Comitê científico VIII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UniVértix. 2015. Faculdade Vértice.

OLIVEIRA, C. M.. IV Simpósio de Entomologia. 2013. Universidade Federal de Viçosa.

Orientou

Elidiane Medeiros de Souza

As aulas práticas no ensino de solos; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)) - Instituto Federal do Amapá; (Orientador);

Ilça Daniela Monteiro Tomaz

MARCOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E SEUS REFLEXOS NOS DOCUMENTOS QUE REGULAMENTAM O ACESSO E A PERMANÊNCIA DO ALUNO PAEE: um estudo de caso no Instituto Federal do Amapá; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)) - Instituto Federal do Amapá; (Orientador);

Amanda Steffane do Nascimento da Costa e Iana N

da Silva; Qualidade e conservação pós-colheita de cebolinha submetida ao hidroresfriamento; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - IFAP; (Orientador);

Dorielzamo Monteiro de Campos

Os sujeitos da prática do currículo integrado no curso técnico em agroecologia do Instituto Federal do Amapá - Campus Agrícola Porto Grande; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)) - Instituto Federal do Amapá,; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

JOSIELSON DA SILVA ARRELIAS

Computação em nuvem, promoção de tempos e espaços pedagógicos no ensino técnico do Campus Porto Grande do Instituto Federal do Amapá; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)) - Instituto Federal do Amapá,; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Ramon David Campos Muniz

Uso de diferentes substratos na produção de mudas de alface para sistema hidropônico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Wander Maxwell Canova

Uso de diferentes substratos na produção de mudas de alface para sistema hidropônico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Ian Borel mendes de Souza

Alteração na qualidade do café submetido a diferentes métodos de armazenamento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Lucas da Silva Oliveira

Alteração na qualidade do café submetido a diferentes métodos de armazenamento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Rodrigo Wesley Berbert

Alteração de características químicas do solo sob efeito de diferentes corretivos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Gislayne Alves Garcia

Alteração de características químicas do solo sob efeito de diferentes corretivos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Celso Sena Gouvêa

Efeito da adubação molibidica e nitrogenada sobre a produtividade do feijoeiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Clauderson Miranda Pereira

Efeito da adubação molibidica e nitrogenada sobre a produtividade do feijoeiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Junio Alves de Castro

EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MOLÍBDICA SOBRE A PRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS COMERCIAIS DE ALFACE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Janes Carlos

FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE MOSCA DAS FRUTAS EM CAFEZAIS DE MARTINS SOARES, SANTA MARGARIDA E SÃO JOÃO DO MANHUÇU, MINAS GERAIS; BRASIL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Antonio Filho

FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE MOSCA DAS FRUTAS EM CAFEZAIS DE MARTINS SOARES, SANTA MARGARIDA E SÃO JOÃO DO MANHUAÇU, MINAS GERAIS; BRASIL; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Faculdade Vértice; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

LOYSE SANTOS NASCIMENTO

Avaliação da germinação e do vigor de sementes de cupuaçu (Theobroma grandiflorum); 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - IFAP, IFAP; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Anny Caroline Miranda Kunkel

Percepção do mercado consumidor do Amapá em relação ao setor da floricultura; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - IFAP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Cleverton França Vaz

Fatores associados ao consumo de hortaliças no Amapá; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal do Amapá, IFAP; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Iana Nogueira da Silva

Reaproveitamento dos resíduos sólidos orgãnicos provenientes do restaurante universitário Campus Proto Grande do IFAP para produção de composto orgânico; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - IFAP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Amanda Steffane do Nascimento da Costa

Qualidade e conservação pós-colheita de cebolinha submetida ao hidroresfriamento; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - IFAP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Sâmia da Silva oliveira

Percepção do mercado consumidor do Amapá em relação ao setor da floricultura; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - IFAP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Jordan Picanço Costa

Desenvolvimento de cultivares de soja (Glycine max) resistentes ao glifosato para a região do Amapá; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agroecologia) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Francisca Daniela Pereira de Oliveira

Desenvolvimento de cultivares de soja (Glycine max) resistentes ao glifosato para a região do Amapá; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agronegócio) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Maurício Nunes do Carmo

Desenvolvimento de cultivares de soja (Glycine max) resistentes ao glifosato para a região do Amapá; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Amanda Stéfanne do Nascimento

Desenvolvimento de cultivares de soja (Glycine max) resistentes ao glifosato para a região do Amapá; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

STEFFANE PEREIRA DE MAGALHÃES

Desenvolvimento de cultivares de soja (Glycine max) resistentes ao glifosato para a região do Amapá; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Francisca Marrilene de Sousa Lima

Desenvolvimento de cultivares de soja (Glycine max) resistentes ao glifosato para a região do Amapá; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agronegócio) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Jordan Picanço Costa

Levantamento florístico das plantas daninhas do campo agrícola do Ifap; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agroecologia) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Sammia da Silva Oliveira

Levantamento florístico de plantas daninhas do campo agrícola do Ifap; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agroecologia) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Steffane Peraira de Magalhães

Levantamento florístico de plantas daninhas do campo agrícola do Ifap; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Ricardo Arizono dos Reis

Viabilidade Econômica da produção de alface em sistema hidropônico com tubos de PVC; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Faculdade Vértice, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Lucelia Martins Pimentel

Desenvolvimento de práticas curriculares do curso de técnico em agroecologia; 2023; Orientação de outra natureza - IFAP; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Elianne Emelle Sousa Costa

Desenvolvimento de práticas curriculares do curso de técnico em agroecologia; 2023; Orientação de outra natureza - IFAP; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Mario Alexandre Sousa de Oliveira

Desenvolvimento de práticas curriculares do curso de técnico em agroecologia; 2023; Orientação de outra natureza - IFAP; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Elíude Viana Ferreira

Desenvolvimento de práticas curriculares do curso de técnico em agroecologia; 2023; Orientação de outra natureza - IFAP; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Alexandro Brito Coelho

Desenvolvimento de práticas curriculares do curso de técnico em agropecuária; 2023; Orientação de outra natureza - IFAP; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Michele Ribeiro do Nascimento

Desenvolvimento de práticas curriculares do curso de técnico em agropecuária; 2023; Orientação de outra natureza - IFAP; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Viviane Costa Freitas

Desenvolvimento de práticas curriculares do curso de técnico em agroecologia; 2023; Orientação de outra natureza - IFAP; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Mario Alexandre Sousa de Oliveira

Avaliação da germinação e do vigor de sementes de cupuaçu (Theobroma grandiflorum); 2022; Orientação de outra natureza - IFAP; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Raquel Beatriz da Silva

Desenvolvimento de cultivares de soja (Glycine max) resistentes ao glifosato para região do Amapá; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

ULISSES DOS SANTOS ROSARIO

Desenvolvimento de cultivares de soja (Glycine max) resistentes ao glifosato para região do Amapá; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Marlon Dias de Souza

Desenvolvimento de cultivares de soja (Glycine max) resistentes ao glifosato para região do Amapá; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Mariani Catarino Goncalves

Desenvolvimento de cultivares de soja (Glycine max) resistentes ao glifosato para região do Amapá; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Kelren Santos Melo

Desenvolvimento de cultivares de soja (Glycine max) resistentes ao glifosato para região do Amapá; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Sâmia da Silva oliveira

Levantamento florístico de plantas daninhas do campo agrícola do Ifap; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Adriele do Nascimento Costa

Inspeção e defesa sanitária vegetal e animal; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Daniella Martins da Cruz

Inspeção e defesa sanitária vegetal e animal; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Elaynne Crys Alves da Costa

Inspeção e defesa sanitária vegetal e animal; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Jardel da Silva e Silva

Inspeção e defesa sanitária vegetal e animal; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroecologia) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Rian Alberto Freitas Lima

Desenvolvimento de cultivares de soja (Glycine max) resistentes ao glifosato para região do Amapá; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal do Amapá; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

VALMIRA HOSTE DUTRA

Fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Faculdade Vértice; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Márcio Santos Rodrigues

Entomologia geral; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Faculdade Vértice; Orientador: Cleber Macedo de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • DUTRA, VALMIRA HOSTE ; AMORIM, LIVIA MARA ARAUJO ; BERNARDO, ANA MARIA GUIMARÃES ; ALVES, EDIANE CONCEIÇÃO ; OLIVEIRA, CLEBER MACEDO DE ; DIAS, DENISE CUNHA FERNANDES DOS SANTOS . Qualidade fisiolÃgica de sementes de Physalis peruviana sob condiÃÃes de estresse hÃdrico. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e44011225997, 2022.

  • PEREIRA, JAMILLI SANTOS MARTINS ; OLIVEIRA, CLEBER MACEDO DE ; FECURY, AMANDA ALVES ; DENDASCK, CARLA VIANA ; DIAS, CLAUDIO ALBERTO GELLIS DE MATTOS . A educação formal indígena no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 5, p. 47-59, 2022.

  • ARRELIAS, J. S. ; BERNARDO, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. M. . Reflections on collaborative learning and the use of ICT (TIC) in professional and technological education. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. 1, 2022.

  • OLIVEIRA, CLEBER MACEDO DE ; SUASSUNA, JANIVAN FERNANDES ; BERNARDO, ANA MARIA GUIMARÃES ; SILVA, FLAVIANA GONÇALVES DA . Pesquisa experimental colabora no processo ensino-aprendizagem em Metodologia CientÃfica: uma experiência na Engenharia AgronÃmica. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e37311225642, 2022.

  • OLIVEIRA, CLEBER MACEDO DE ; BERNARDO, ANA MARIA GUIMARÃES ; NOGUEIRA, NATIÉLIA OLIVEIRA . Aprendizagem significativa no ensino de biologia do Ensino Médio. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 1, p. 129-152, 2020.

  • BERNARDO, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. M. ; ROSA, D. R. Q. . Disfonia: impacto no processo ensino-aprendizagem no ensino superior. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE , v. 10, p. 136, 2020.

  • OLIVEIRA, CLEBER M. ; PALLINI, ANGELO ; BERNARDO, ANA M.G. ; VEIGA, VALÉRIA R. ; BRITO, LUAN A.R. ; VENZON, MADELAINE ; LIMA, ERALDO R. ; JANSSEN, ARNE . Associative learning in immature lacewings (Ceraeochrysa cubana). Entomologia Experimentalis et Applicata , v. 9, p. 775, 2019.

  • VACACELA AJILA, HENRY E. ; FERREIRA, JOÃO A. M. ; COLARES, FELIPE ; OLIVEIRA, CLEBER M. ; BERNARDO, ANA MARIA G. ; VENZON, MADELAINE ; PALLINI, ANGELO . Ricoseius loxocheles (Acari: Phytoseiidae) is not a predator of false spider mite on coffee crops: What does it eat?. EXPERIMENTAL AND APPLIED ACAROLOGY (ONLINE) , v. 74, p. 1-11, 2018.

  • BERNARDO, A. M. G. ; DE OLIVEIRA, C. M. ; OLIVEIRA, R. A. ; VACACELA, H. E. ; VENZON, M. ; PALLINI, A. ; JANSSEN, A. . Performance of Orius insidiosus on alternative foods. JOURNAL OF APPLIED ENTOMOLOGY , v. 141, p. 702-707, 2017.

  • GIRALDO MONTOYA, SEBASTIÁN ; MOTOIKE, SERGIO YOSHIMITSU ; KUKI, KACILDA NAOMI ; DE OLIVEIRA, CLEBER MACEDO ; GOMES HONORIO, ISABELA CRISTINA . Registro da presença e danos causados por coleopteros em macaúba. Pesquisa Florestal Brasileira (Online) , v. 35, p. 159, 2015.

  • OLIVEIRA, CLEBER M. ; FERREIRA, JOÃO A. M. ; OLIVEIRA, RAFAEL M. ; SANTOS, FRANCISCO O. ; PALLINI, ANGELO . Ricoseius loxocheles, a phytoseiid mite that feeds on coffee leaf rust. Experimental & Applied Acarology , v. 1, p. 1, 2014.

  • JANSSEN, A. ; FONSECA, J. O. ; COLARES, F. ; SILVA, L. ; PEDROSA, A. R. P. ; Lima, E. R. ; VAN WIJK, M. ; PALLINI, A. ; OLIVEIRA, C. M. ; SABELIS, M. W. ; LESNA, I. . Time scales of associating food and odor by predator communities in the field. Behavioral Ecology , v. 00, p. 1-8, 2014.

  • D. Rezende ; Fadini ; H. Oliveira ; OLIVEIRA, C. M. ; MELO, J. ; GUEDES, R. N. ; PALLINI, A. . Fitness costs associated with low-level dimethoate resistance in Phytoseiulus macropilis. Experimental & Applied Acarology , v. 59, p. 00, 2013.

  • H. Oliveira ; Molina-Rugama, A. J. ; Fadini ; Rezende, D. ; SOTO, A.G. ; OLIVEIRA, C. M. ; PALLINI, A. . Induced defense in Eucalyptus trees increases with prolonged herbivory. Revista Colombiana de Entomología , v. 36, p. 1-4, 2010.

  • M. A. M. Fadini ; PALLINI, A. ; VENZON, M. ; OLIVEIRA, C. M. . Uso de ácaros predadores para o controle biológico de ácaros-praga. Informe Agropecuário (Belo Horizonte) , v. 30, p. 7-13, 2009.

  • OLIVEIRA, C. M. ; VAZ, C. F. ; SOARES, J. V. A. ; BARBOSA, B. S. ; MACIEL, A. S. ; BERNARDO, A. M. G. . A Rede Federal e a oferta de cursos de ciências biológicas. In: Cleber Bianchessi. (Org.). Educação no contexto contemporâneo: ensino, diálogos e perspectivas - vol. 2. 1ed.Curitiba: Bagai, 2023, v. 2, p. 99-108.

  • OLIVEIRA, C. M. ; SILVA, F. G. ; SUASSUNA, J. F. ; BERNARDO, A. M. G. ; BRITO, A. C. U. ; Bastos, A. M. ; GOMES, R. K. S. . Panorama da Covid-19 no estado do Amapá. In: Miguel Albuquerque; Tiago Gandra. (Org.). Paorama da Covid-19 no Brasil. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. , p. 35-40.

  • OLIVEIRA, C. M. ; SILVA, F. G. ; SUASSUNA, J. F. ; BERNARDO, A. M. G. ; BRITO, A. C. U. ; Bastos, A. M. ; GOMES, R. K. S. . ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO AMAPÁ. In: Miguel Albuquerque; Tiago Gandra. (Org.). Panorama da Covid-19 no Brasil. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. , p. 337-348.

  • OLIVEIRA, C. M. ; BERNARDO, A. M. G. ; SUASSUNA, J. F. ; SILVA, F. G. . Extensionismo e pandemia: uma experiência virtual no Instituto Federal do Amapá. In: Flávia Karolina Lima duarte Barbora; Luiz Ricardo Fernandes de Farias Aires; Ivan Gomes Pereira. (Org.). Ifap 10 anos de trajetória, desafios, progresso científico, tecnológico e educacional no Amapá. 1ed.Macapá: EDIFAP, 2021, v. , p. 191-.

  • Ferreira, J. A. M. ; RODRIGUEZ-CRUZ, F. A. ; OLIVEIRA, CLEBER M. ; Lemos, F. ; VENZON, M. ; PALLINI, A. . Controle biológico de ácaros. In: Halfeld-Vieira, B. de A; Marinho-Prado, J.S.; Nechet, K. de L.; Morandi, M.A.B.; Bettiol, W.. (Org.). Defensivos agrícolas naturais: uso e perspectivas. 1ed.Brasília, DF: Embrapa, 2016, v. 1, p. 398-456.

  • PICANCO, G. B. ; VAZ, C. F. ; BARBOSA, B. S. ; OLIVEIRA, C. M. ; BERNARDO, A. M. G. . Qualidade de substratos alternativos para a produção de mudas de cupuaçu. In: XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023, Goiânia. XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023.

  • SOARES, J. V. A. ; VAZ, C. F. ; LIMA, G. S. ; OLIVEIRA, C. M. ; BERNARDO, A. M. G. . Cultivando o bem: extensão e solidariedade. In: XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023, Goiânia. XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023.

  • LIMA, G. S. ; VAZ, C. F. ; GONCALVES, A. C. F. ; OLIVEIRA, C. M. ; BERNARDO, A. M. G. . Germinação de sementes de açaí (Euterpe oleracea Mart.) em função do estádio de maturação do fruto. In: XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023, Goiânia. XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023.

  • GONCALVES, A. C. F. ; LIMA, G. S. ; VAZ, C. F. ; LIMA, A. S. ; OLIVEIRA, C. M. ; BERNARDO, A. M. G. . Qualidade de sementes de abóbora Cucurbita moschata Duch em função do estádio de maturação e tempo de armazenamento no fruto. In: XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023, Goiânia. XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023.

  • VAZ, C. F. ; SOARES, J. V. A. ; BARBOSA, B. S. ; OLIVEIRA, C. M. ; BERNARDO, A. M. G. . Alimentação saudável: consumo de hortaliças no estado do Amapá, Brasil. In: XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023, Goiânia. XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023.

  • NASCIMENTO, L. S. ; GOMES, A. M. ; PEREIRA, C. M. ; ARANHA, L. C. ; BERNARDO, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. M. . Alterações fisiologicas de sementes de jurubeba Solanum paniculatum L. em função do estádio de maturação do fruto. In: XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023, Goiânia. XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023.

  • GOMES, A. M. ; PEREIRA, C. M. ; NASCIMENTO, L. S. ; ARANHA, L. C. ; OLIVEIRA, C. M. . Difusão de tecnologia agropecuária no Instituto Federal do Amapá - Campus Agrícola Porto Grande. In: XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023, Goiânia. XI Seminário Científico Sobre Agricultura Familiar - 2023, 2023.

  • COSTA, A. S. N. ; VERAS, M. L. M. ; SILVA, I. N. ; OLIVEIRA, C. M. . Qualidade e conservaçao pós-colheita de cebolinha submetida ao hidroresfriamento. In: 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023, Porto Grande. 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023.

  • SOARES, J. V. A. ; VAZ, C. F. ; LIMA, G. S. ; BERNARDO, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. M. . Cultivando o bem: uma experiência de aproximação entre ensino e extensão. In: 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023, Porto Grande. 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023.

  • SILVA, I. N. ; VERAS, M. L. M. ; COSTA, A. S. N. ; OLIVEIRA, C. M. . Reaproveitamento dos resíiduos sólidos orgânicos provenientes do restaurante do Ifap Campus Porto Grande para produção de composto orgânico. In: 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023, Porto Grande. 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023.

  • NASCIMENTO, L. S. ; OLIVEIRA, M. A. S. ; BERNARDO, A. M. G. ; GOMES, A. M. ; OLIVEIRA, C. M. . Teste de vigor em sementes de cupuaçu. In: 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023, Porto Grande. 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023.

  • VAZ, C. F. ; SOARES, J. V. A. ; BARBOSA, B. S. ; OLIVEIRA, C. M. ; BERNARDO, A. M. G. . Barreiras e facilitadores do consumo de hortaliças em adultos do estado do Amapá, Brasil. In: 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023, Porto Grande. 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023.

  • KUNKEL, A. C. M. ; OLIVEIRA, S. S. ; OLIVEIRA, C. M. ; BERNARDO, A. M. G. ; VERAS, M. L. M. . Percepção do mercado consumidor do estado do Amapá em relação ao setor da floricultura. In: 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023, Porto Grande. 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023.

  • GOMES, A. M. ; PEREIRA, C. M. ; VAZ, C. F. ; BERNARDO, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. M. . Dia de campo: ferramenta de aproximação entre comunidade Ifapiana e agricultores. In: 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023, Porto Grande. 19 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amapá : Bicentenário da Independência :200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, 2023.

  • FREITAS, C. B. C. ; VAZ, C. F. ; ALMEIDA, E. B. ; CATARINO, M. D. ; OLIVEIRA, C. M. . Avaliação de diferentes substratos no desenvolvimento de mudas de repolho. In: II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022, Porto Grande. II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022.

  • COSTA, K. S. Q. ; TEIXEIRA, D. P. ; PICANCO, G. B. ; SOUZA, J. D. ; OLIVEIRA, C. M. . Avaliação do desenvolvimento de mudas de alface em diferentes tipos de substrato. In: II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022, Porto Grande. II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022.

  • LIMA, A. S. ; MOREIRA, A. V. P. ; GOMES, L. C. ; CORREA, L. N. ; RAMOS, R. P. ; OLIVEIRA, C. M. . Avaliação de diferentes tipos de substratos na produção de mudas de melão imperial. In: II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022, Porto Grande. II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022.

  • GONCALVES, A. C. F. ; BERNARDO, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. M. . Análise da influência do estádio de maturação do fruto na qualidade fisiológica de sementes de abóbara (Cucurbita moschata Duch). In: XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 2022, Macapá. XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 2022.

  • VAZ, C. F. ; OLIVEIRA, C. M. ; BERNARDO, A. M. G. . Adaptabilidade de brássicas às condições edafoclimáticas do município de Porto Grande - AP. In: II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022, Porto Grande. II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022.

  • Reis, R. A. ; Alves, J. R. ; OLIVEIRA, C. M. . Viabilidade econômica da produção de alface em sistema hidropônico com tubos de PVC. In: IX Semana de Iniciação Científica - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVÉRTIX, 2018, Matipó. IX Semana de Iniciação Científica - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVÉRTIX, 2018.

  • Martins, A. L. ; Martins, A. L. ; Azevedo Junior, M. A. ; BERNARDO, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. M. ; Reis, I. M. C. . Qualidade de mudas e plantas de alface produzidas em diferentes substratos comerciais e conduzidas na hidroponia. In: X FAVE - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX, 2017, Matipó. Anais do X FAVE - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX - Matipó/MG, 2017.

  • Reis, R. A. ; Alves, J. R. ; Silva, R. P. ; Monteiro, P. A. G. ; Ângelo, F. P. ; OLIVEIRA, C. M. ; BERNARDO, A. M. G. . Inoculação com rizóbio e a interação com a adubação nitrogenada sobre a produtividade do feijoeiro - cultivar IPR Tuiuiú. In: X Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX, 2017, Matipó. Anais do X FAVE - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX - Matipó/MG, 2017.

  • Souza, J. P. T. ; Neto, J. R. G. ; Viana, P. E. S. ; OLIVEIRA, C. M. . Efeito de diferentes combinações de substrato na produção de mudas de rúcula. In: X Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX, 2017, Matipó. Anais do X FAVE - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX - Matipó/MG, 2017.

  • Vargas, G. O. ; Ribeiro, J. W. L. ; Vieira, E. S. ; Oliveira Júnior, C. R. ; OLIVEIRA, C. M. . Qualidade de mudas de tomateiro do tipo santa clara I-5300 em diferentes substratos. In: X Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX, 2017, Matipó. Anais do X FAVE - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX - Matipó/MG, 2017.

  • Dutra, V. H. ; Amorim, L. M. A. ; BERNARDO, A. M. G. ; Alves, E. C. ; OLIVEIRA, C. M. . Estresse hídrico por PEG-600 em sementes de Physalis peruviana L.. In: X Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX, 2017, Matipó. Anais do X FAVE - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX - Matipó/MG, 2017.

  • Oliveira, J. A. ; OLIVEIRA, RAFAEL M. ; OLIVEIRA, C. M. . Efeito de água ferruginosa no entupimento de gotejadores em sistema de irrigação localizada. In: X Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX, 2017, Matipó. Anais do X FAVE - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX - Matipó/MG, 2017.

  • Berbert, R. W. ; Garcia, G. A. ; OLIVEIRA, C. M. . Alteração de atributos químicos do solo sob diferentes fontes de calcário e rochagem. In: X Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX, 2017, Matipó. Anais do X FAVE - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX - Matipó/MG, 2017.

  • Oliveira, L. S. ; SOUZA, I. B. M. ; OLIVEIRA, C. M. . Variação na qualidade do café submetido a diferentes métodos de armazenamento. In: X Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX, 2017, Matipó. Anais do X FAVE - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX - Matipó/MG, 2017.

  • Reis, R. A. ; OLIVEIRA, C. M. ; Alves, J. R. . Viabilidade Econômica da produção de alface em sistema hidropônico com tubos de PVC. In: X Semana Acadêmica dos Cursos de Graduação da UniVértix, 2017, Matipó. X Semana Acadêmica dos Cursos de Graduação da UniVértix, 2017.

  • GIRALDO MONTOYA, SEBASTIÁN ; MOTOIKE, SERGIO YOSHIMITSU ; Rocha, H. N. ; OLIVEIRA, C. M. ; KUKI, KACILDA NAOMI . Ocorrência de Bolax flavolineata (Mannerheim, 1829) (Coleoptera, Scarabaeidae) em macaúba (Acrocomia aculeata) em Acaiaca - MG. In: VII FAVE - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX, 2014, Matipó. Anais do VII FAVE - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - UNIVERTIX - Matipó/MG, 2014. p. 15-18.

  • Montoya, S.G. ; Motoike, Y.S. ; Rocha, H.N. ; OLIVEIRA, C. M. ; Kuki, K.N. . Presença dos insetos Parisoschoenus obesulus e Bolax sp. em uma população natural de macaúba (Acrocomia aculeata) Acaiaca - MG, Brasil.. In: I Congresso Brasileiro de Macaúba, 2013, Patos de Minas. I Congresso Brasileiro de Macaúba, 2013. v. 1. p. 1.

  • LIMA JUNIOR, N. B. ; RAMOS, A. G. ; GONZÁLEZ, M. R. ; MACHADO, T. M. M. ; OLIVEIRA, C. M. . Proposta de um modelo associativo para a introdução de ovinocultura à cafeicultura existente em áreas de montanha no Brasil. Uma aplicação no município de Araponga - MG. In: Simpósio Internacional Sobre Caprinos e Ovinos de Cortes, 2011, João Pessoa. V Simpósio Internacional Sobre Caprinos e Ovinos de Cortes, 2011.

  • OLIVEIRA, R. M. ; VENZON, M. ; Brito, E.F. ; OLIVEIRA, C. M. ; Duarte, M.V.A. ; PALLINI, A. . Toxicidade de formulações de nim ao ácaro-branco e a plantas de pimenta-malagueta. In: VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2011, Fortaleza / CE. VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2011.

  • OLIVEIRA, C. M. ; VENZON, M. ; M. A. M. Fadini ; D. Rezende ; PALLINI, A. . Avaliação da resistência de duas populações do predador Phytoseiulus macropilis Banks (Acari: Phytoseiidae) ao acaricida abamectin. In: VII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2010, Belo Horizonte - MG. VII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2010.

  • OLIVEIRA, C. M. ; M. A. M. Fadini ; VENZON, M. ; PALLINI, A. . Resistência do ácaro predador Phytoseiulus macropilis Banks (Acari: Phytoseiidae) ao acaricida abamectin em cultivo de morango. In: VI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2009, Belo Horizonte. VI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2009.

  • OLIVEIRA, R. M. ; SOTO, A. ; OLIVEIRA, C. M. ; VENZON, M. ; PALLINI, A. . Avaliação da produção de tomate com aplicação de produtos alternativos para o controle do ácaro vermelho Tetranychus evansi. In: I Simposio Brasileiro de Agropecuária Sustentável, 2009, Viçosa. I Simposio Brasileiro de Agropecuária Sustentável, 2009.

  • VAZ, C. F. ; OLIVEIRA, C. M. ; BERNARDO, A. M. G. . Fatores associados ao consumo de hortaliças no estado do Amapá. In: II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022, Porto Grande. II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022.

  • SOARES, J. V. A. ; GONCALVES, A. C. F. ; LIMA, G. S. ; DIAS, P. C. R. ; SILVA, A. C. C. ; OLIVEIRA, C. M. . Desenvolvimento de mudas de pepino em diferentes substratos. In: II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022, Porto Grande. II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022.

  • KUNKEL, A. C. M. ; OLIVEIRA, S. S. ; BERNARDO, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. M. ; VERAS, M. L. M. . Percepção do mercado consumidor do Amapá em relação ao setor da floricultura. In: II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022, Porto Grande. II Mostra de pesquisa e Pós-graduação, 2022.

  • LIMA, G. S. ; BERNARDO, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. M. . Determinação do ponto de maturidade fisiológica de sementes de açaí (Euterpe Oleracea Mart.) produzidas em Porto Grande - AP. In: XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 2022, Macapá. XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 2022.

  • LIMA, G. S. ; BERNARDO, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. M. . Determinação do ponto de maturidade fisiológica de sementes de açaí (Euterpe Oleracea Mart.) produzidas em Porto Grande - AP. In: XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 2022, Macapá. XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 2022.

  • NASCIMENTO, L. S. ; BERNARDO, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. M. . Determinação do vigor de sementes de cupuaçu. In: XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 2022, Macapá. XI Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 2022.

  • RAMOS, R. L. S. ; OLIVEIRA, C. M. . ?OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO?,. In: I CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2021, Uiraúna (PB). I CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Uiraúna (PB), 2021.

  • BERNARDO, A. M. G. ; Ângelo, F. P. ; DOMINGUES, G. ; SILVEIRA, E. C. ; OLIVEIRA, C. M. ; DIAS, D. C. F. S. ; OLIVEIRA, E. E. . EXPOSIÇÃO SUBLETAL DE Euschistus heros AO INSETICIDA IMIDACLOPRIDE RESULTA EM MAIORES INCREMENTOS POPULACIONAIS EM NÍVEL DE CAMPO. In: II Simpósio de Ecotoxicologia e Ecofisiologia animal da UFV, 2019, Viçosa. II Simpósio de Ecotoxicologia e Ecofisiologia animal da UFV, 2019.

  • OLIVEIRA, C. M. ; SILVA, C. J. ; CHAVES, I. L. R. ; SANTOS, A. ; BERNARDO, A. M. G. ; DOMINGUES, G. ; OLIVEIRA, E. E. . EXPOSIÇÃO SUBLETAL AO INSETICIDA IMIDACLOPRIDE POTENCIALIZA O COMPORTAMENTO DE ACASALAMENTO DE Euchistus heros EM CONDIÇÕES DE SEMI-CAMPO. In: II Simpósio de Ecotoxicologia e Ecofisiologia Animal da UFV, 2019, Viçosa. II Simpósio de Ecotoxicologia e Ecofisiologia Animal da UFV, 2019.

  • LIMA, H. C. ; MAGALHAES, A. L. ; BASTOS, A. B. S. ; AGUIAR, I. S. ; SILVA, J. G. ; OLIVEIRA, C. M. . Adaptabilidade e estabilidade de cultivares de melão no Amapá. In: Mostra Acadêmica do Campus Porto Grande, 2019, Porto Grande. I Mostra Acadêmcia do Campus Porto Grande, 2019.

  • MAGALHAES, S. P. ; DIAS, P. C. R. ; SOUZA, L. R. D. ; MAGALHAES, A. P. ; SILVA, J. G. ; OLIVEIRA, C. M. . Avaliação de cultivares de soja (Glycine max) transgência para a região do cerrado amapaense. In: Mostra Acadêmica do Campus Porto Grande, 2019, Porto Grande. I Mostra Acadêmcia do Campus Porto Grande, 2019.

  • MAGALHAES, A. P. ; SOUZA, L. R. D. ; DIAS, P. C. R. ; MAGALHAES, S. P. ; SILVA, J. G. ; OLIVEIRA, C. M. . Seletividade de cultivares de soja (Glycine max) transgênica para a região do Amapá. In: Mostra Acadêmica do Campus Porto Grande, 2019, Porto Grande. I Mostra Acadêmcia do Campus Porto Grande, 2019.

  • SILVA, A. A. ; GOMES, T. C. ; NASCIMENTO, L. S. ; OLIVEIRA, C. M. . Avaliação de cultivares de soja transgênica Bt no cerrado do Estado do Amapá. In: Mostra Acadêmica do Campus Porto Grande, 2019, Porto Grande. I Mostra Acadêmcia do Campus Porto Grande, 2019.

  • OLIVEIRA, S. S. ; MAGALHAES, S. P. ; GOMES, T. C. ; COSTA, J. P. ; BERNARDO, ANA MARIA G. ; OLIVEIRA, C. M. . Levantamento florístico das plantas daninhas da área do campus agrícola do IFAP - Porto Grande. In: Mostra Acadêmica do Campus Porto Grande, 2019, Porto Grande. I Mostra Acadêmcia do Campus Porto Grande, 2019.

  • MAGALHAES, S. P. ; COSTA, A. S. N. ; OLIVEIRA, C. M. . Desenvolvimento de cultivares de soja resistente ao glifosato na região do Amapá. In: Mostra Acadêmica do Campus Porto Grande, 2019, Porto Grande. I Mostra Acadêmcia do Campus Porto Grande, 2019.

  • OLIVEIRA, C. M. ; SILVA, F. G. ; MORAES, F. K. C. ; BERNARDO, ANA MARIA G. . Tecnoquiz: aprendendo brincando. In: Mostra Acadêmica do Campus Porto Grande, 2019, Porto Grande. I Mostra Acadêmcia do Campus Porto Grande, 2019.

  • OLIVEIRA, C. M. ; Reis, R. A. ; Alves, J. R. ; Silva, R. P. ; Monteiro, P. A. G. ; Ângelo, F. P. ; BERNARDO, A. M. G. . Inoculation with Rhizobium sp. improves productivity of black beans - cultivar IPR Tuiuiú. In: IV Simpósio Internacional de Microbiologia e Biotecnologia, 2018, Viçosa. IV Simpósio Internacional de Microbiologia e Biotecnologia, 2018.

  • VACACELA, H. E. ; SOUZA, J. H. C. ; OLIVEIRA, C. M. ; Ferreira, J. A. M. ; PALLINI, A. . Predação e sobrevivência de Ricoseius loxocheles (De Leon, 1965) (Acari: Phytoseiidae) nos diferentes estágios do ácaro da mancha-anular Brevipalpus phoenicies (Geijskes, 1939) (Acari: Tenuipalpidae). In: Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2015, São José do Rio Preto. Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2015.

  • VACACELA, H. E. ; SOUZA, J. H. C. ; OLIVEIRA, CLEBER M. ; Ferreira, J. A. M. ; PALLINI, A. . Performance of Ricoseius loxocheles on different food sources. In: V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015, Viçosa. V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015.

  • BERNARDO, A. M. G. ; PALLINI, A. ; Janssen A. ; C. R. Dias ; OLIVEIRA, C. M. . Alimentos alternativos para imaturos de Orius laevigatus (Hemiptera, Anthocoridae). In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2014, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica, 2014.

  • VEIGA, V. R. ; PALLINI, A. ; Janssen A. ; OLIVEIRA, C. M. ; OLIVEIRA, H. A. ; BERNARDO, A. M. G. . Resposta olfativa de larvas de Ceraeochrysa cubana (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae). In: Simpósio de Intregração Acadêmica, 2014, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica, 2014.

  • OLIVEIRA, C. M. ; PALLINI, A. ; VEIGA, V. R. ; BERNARDO, A. M. G. ; Janssen A. . Aprendizagem associativa de odores em larvas de predadores. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2014, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica, 2014.

  • Matioli, A ; OLIVEIRA, C. M. ; Ferreira, J. A. M. ; SANTOS, F. O. ; PALLINI, A. . Nova estrutura morfológica encontrada na descrição taxonômica das formas jovens de Ricoseius loxocheles (De Leon, 1965) (Acari: Phytoseiidae). In: IV Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2013, Bento Gonçalves - RS. IV Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2013.

  • OLIVEIRA, C. M. ; Ferreira, J. A. M. ; VENZON, M. ; PALLINI, A. . Interactions of Ricoseius loxocheles (Acari: Phytoseiidae) and coffee leaf rust. In: Fourth International Symposium on Biological Control of Arthropods, 2013, Pucon, Chile. Fourth International Symposium on Biological Control of Arthropods, 2013.

  • Rezende, D. ; M. A. M. Fadini ; OLIVEIRA, C. M. ; Duarte, M.V.A. ; H. Oliveira ; PALLINI, A. . Ausência de custos adaptativos associado a resistência de Phytoseiulus macropilis (Banks) (Acari: Phytoseiidae). In: IV SIBAC- Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2013, Bento Gonçalves - RS. IV SIBAC- Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2013.

  • OLIVEIRA, C. M. ; SANTOS, F. O. ; SILVEIRA, A. S. ; Ferreira, J. A. M. ; PALLINI, A. . Ricoseius loxocheles (De Leon, 1965) (Acari: Phytoseiidae): avaliação de seu hábito alimentar em cafeeiro. In: IV SIBAC- Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2013, Bento Gonçalves - RS. IV SIBAC- Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2013.

  • Rezende, D. ; Fadini ; OLIVEIRA, C. M. ; DUARTE, M. V. A. ; H. Oliveira ; PALLINI, A. . Há custo adaptativo ligado a resistência de Phytoseiulus macropilis?. In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012.

  • OLIVEIRA, C. M. ; Ferreira, J. A. M. ; OLIVEIRA, R. M. ; SANTOS, F. O. ; PALLINI, A. . BIOLOGY AND LIFE TABLE OF THE PHYTOSEIID MITE Ricoseius loxocheles De Leon FEEDING ON COFFEE RUST FUNGUS (Hemileia vastatrix ). In: 24th International Conference on Coffee Science, 2012, San Jose. 24th International Conference on Coffee Science, 2012.

  • Oliveira, E. F. ; Oliveira, J. F. ; OLIVEIRA, C. M. ; Oliveira, J. M. ; PALLINI, A. ; Ferreira, J. A. M. . RESPOSTAS DE Tetranychus evansi BAKER & PRITCHARD (ACARI: TETRANYCHIDAE) AO RISCO DE PREDAÇÃO. In: III Simpósio Brasileiro de Acarologia - SIBAC, 2011, Campinas - SP. Anais do III Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2011.

  • SANTOS, F. O. ; Ferreira, J. A. M. ; OLIVEIRA, C. M. ; Rafael ; BALBINO, H. M. ; PALLINI, A. . Desenvolvimento de Ricoseius loxocheles (De Leon, 1965) (Acarina: Phytoseiidae) em folhas de cafeeiro infectadas com Hemileia vastatrix Berk. et Br.. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2011, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica - 2011, 2011.

  • Reis, I. L. ; Lima, E. R. ; OLIVEIRA, C. M. ; DeSouza, O ; PALLINI, A. ; Elliot, S. L. . Inserção de meios alternativos de comunicação com o aluno e sua influência na disciplina Entomologia Geral. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2011, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica - 2011, 2011.

  • OLIVEIRA, R. M. ; OLIVEIRA, C. M. ; Lemos, F. ; SOTO, A.G. ; VENZON, M. . Abamectina e azadiractina afetam o forrageamento do ácaro predador Phytoeiulus macropilis?. In: II Simpósio de Entomologia, 2010, Viçosa. II Simpósio de Entomologia, 2010.

  • D. Rezende ; M. A. M. Fadini ; OLIVEIRA, C. M. ; Duarte, M.V.A. ; H. Oliveira ; PALLINI, A. . Resistance of the predatory mite Phytoseiulus macropilis Banks (Acari: Phytoseiidae) to dimethoate. In: XIII International Congress of Acarology, 2010, Recife. XIII International Congress of Acarology, 2010.

  • OLIVEIRA, C. M. ; Duarte, M.V.A. ; Rezende, D. ; Lemos, F. ; Brito, E.F. ; PALLINI, A. . Quetotaxia determina a habilidade de Phytoseiulus longipes em penetrar na teia de tetranychus evansi?. In: XIX Simpósio da UFV de Iniciação Científica, 2009, Viçosa. XIX Simpósio da UFV de Iniciação Cientifica, 2009.

  • Duarte, M.V.A. ; OLIVEIRA, C. M. ; Rezende, D. ; Lemos, F. ; PALLINI, A. . FÊMEAS DE Phytoseiulus macropilis (Banks, 1905) REDUZEM A TAXA DE OVIPOSIÇÃO PARA EVITAR COMPETIÇÃO INTRA-ESPECÍFICA DE SUA PROLE. In: XIX Simpósio da UFV de Iniciação Científica, 2009, Viçosa. XIX Simpósio da UFV de Iniciação Cientifica, 2009.

  • OLIVEIRA, C. M. ; D. Rezende ; P. S. Argolo ; C. R. Dias ; M. A. M. Fadini ; PALLINI, A. . AVALIAÇÃO DOS EFEITOS SUBLETAIS DOS ACARICIDAS ABAMECTIN E DIMETOATO SOBRE A RESPOSTA OLFATIVA DO ÁCARO PREDADOR PHYTOSEIULUS MACROPILIS BANKS (ACARI: PRHYTOSEIIDAE). In: II Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2008, Poços de Caldas. II Simposio de Acarologia, 2008. p. 117-117.

  • P. S. Argolo ; M. A. M. Fadini ; E. Oliveira ; OLIVEIRA, C. M. ; H. Oliveira ; J. M. Scardini ; PALLINI, A. . EFEITO DA RESISTÊNCIA INDUZIDA DIRETA SOBRE O CRESCIMENTO POPULACIONAL DO ÁCARO RAJADO Tetranychus urticae EM MORANGUEIRO. In: II Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2008, Poços de Caldas. II Simposio de Acarologia, 2008. p. 66-66.

  • E. Oliveira ; P. S. Argolo ; OLIVEIRA, C. M. ; H. Oliveira ; M. A. M. Fadini ; PALLINI, A. . EFEITOS DA TEMPERATURA NA BIOLOGIA DE Tetranychus mexicanus (McGREGOR) EM MORANGUEIRO. In: II Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2008, Poços de Caldas. II Simposio de Acarologia, 2008. p. 70-70.

  • OLIVEIRA, C. M. ; P. S. Argolo ; E. Oliveira ; H. Oliveira ; Fadini ; PALLINI, A. . Biologia e preferência para oviposição do ácaro Tetranychus mexicanus (Acari: Tetranychidae) em morangueiro. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

  • P. S. Argolo ; Fadini ; OLIVEIRA, C. M. ; Rafael ; H. Oliveira ; E. Oliveira ; MARINHO, J.S. ; PALLINI, A. . Especificidade da defesa induzida direta às espécies de ácaros que infestam o morangueiro. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

  • OLIVEIRA, C. M. ; P. S. Argolo ; Rafael ; Fadini ; E. Oliveira ; PALLINI, A. . AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOLÓGICOS DE Tetranychus mexicanus (ACARI: TETRANYCHIDAE) EM MORANGUEIRO. In: XVIII Simpósio de Iniciação Científica, 2008, Viçosa. XVIII Simposio de Iniciação Científica, 2008.

  • VENZON, M. ; Rafael ; GIRALDO, A.S. ; OLIVEIRA, C. M. ; PALLINI, A. . EFEITOS, LETAL E SUBLETAL, DA CALDA SULFOCÁLCICA E DE TRÊS PRODUTOS À BASE DE NIM NO CONTROLE DE Tetranichus evansi EM TOMATEIRO. In: XVIII Simposio de Iniciação Científica, 2008, Viçosa. XVIII Simposio de Iniciação Científica, 2008.

  • OLIVEIRA, C. M. . Comitê de Ética em Pesquisa e Ciências Agrárias.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, C. M. . Desafios e persppectivas do retorno das atividades presenciais na educação superior. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, C. M. . ProfEPT e a verticalização de ensino no IFAP. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, C. M. . Como garantir a qualidade dos periódicos?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, C. M. ; VENZON, M. ; Fadini ; D. Rezende ; PALLINI, A. . Avaliação da resistência de duas populações do predador Phytoseiulus macropilis Banks (Acari: Phytoseiidae) ao acaricida abamectin. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Fadini ; AMARAL, L.S. ; OLIVEIRA, C. M. ; VENZON, M. ; H. Oliveira . Controle biológico do ácaro-rajado Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae) no morangueiro com ácaros predadores. Belo Horizonte 2008 (Boletim Técnico).

Outras produções

OLIVEIRA, C. M. . EDITAL N 02/2021/PROEPPI/IFAP Edital para Concessão de bolsa de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IFAP no ano de 2021. 2021.

OLIVEIRA, C. M. . Parecerista de projeto de curso de Especialização em Cafeicultura Sustentável. 2020.

OLIVEIRA, C. M. . EDITAL N 01/2020/PROPESQ/IFAP - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC e PIBIC-Jr). 2020.

OLIVEIRA, C. M. . Avaliador Ad Hoc de Projetos de Inovação e Extensão do IFSULDEMINAS. 2020.

OLIVEIRA, C. M. . Avaliador ad hoc projeto(s) de pesquisa do curso de Especialização em Cafeicultura Sustentável do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais ? Campus Manhuaçu, modalidade projeto de pós-graduação, área de conhecimento Agronomia.. 2020.

OLIVEIRA, C. M. . Avaliação de trabalhos submetidos para a I Mostra Acadêmica do Campus Porto Grande. 2019.

OLIVEIRA, C. M. . Avaliação de trabalhos submetidos para X Fave - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - uNIVÉRTIX. 2017.

OLIVEIRA, C. M. . Avaliação de trabalhos submetidos para X Fave - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - uNIVÉRTIX. 2016.

OLIVEIRA, C. M. . Avaliação de trabalhos submetidos para X Fave - Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice - uNIVÉRTIX. 2015.

ARRELIAS, J. S. ; OLIVEIRA, C. M. . EPT nas nuvens. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto educacional).

BERNARDO, A. M. G. ; OLIVEIRA, C. M. ; SILVA, F. G. . CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE ANÁLISE DE SEMENTES. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, C. M. ; BERNARDO, A. M. G. ; SILVA, F. G. . Redação científica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, C. M. ; CORREIA, R. G. ; ARANDAS, A. M. . Manejo integrado de pragas e métodos de controle. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, C. M. . Interpretação da análise de solo e recomendação de adubação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, C. M. . Interpretação da análise de solo e recomendação de adubação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, C. M. . Regressão linear simples e ajuste de equações de regressão utilizando programas computacionais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, C. M. . Regressão linear simples e ajuste de equações de regressão utilizando programas computacionais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, C. M. . Preparo da calda sulfocálcica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, C. M. . Identificação de ácaros predadores em café. 2011. .

OLIVEIRA, C. M. . Como as plantas se defendem dos herbívoros. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, C. M. . Insetos: conhecer para preservar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    ADAPTABILIDADE DE BRÁSSICAS ÀS CONDIÇÕES EDAFOCLIMÁTICAS DO MUNICÍPIO DE PORTO GRANDE - AP, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Integrante / Ana Maria Guimarães Bernardo - Coordenador / Cleverton França Vaz - Integrante.

  • 2022 - Atual

    AVALIAÇÃO DA GERMINAÇÃO E DO VIGOR DE SEMENTES DE CUPUAÇU (Theobroma grandiflorum), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Coordenador / Ana Maria Guimarães Bernardo - Integrante / Loyse Santos Nascimento - Integrante / Mario Alexandre Sousa de Oliveira - Integrante.

  • 2021 - 2021

    FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO DE HORTALIÇAS NO AMAPÁ, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Integrante / Ana Maria Guimarães Bernardo - Coordenador / Cleverton França Vaz - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Os sujeitos da prática do currículo integrado no curso técnico em agroecologia do Instituto Federal do Amapá - Campus Agrícola Porto Grande, Descrição: Um currículo integrado pretende uma formação de competências para o exercício da leitura da realidade do sujeito formado para além do que parece, bem como a capacidade de transformação do meio em que esse mesmo sujeito ocupa em benefício próprio e social. Esse tipo de educação está ancorado nas garantias previstas em documentos normativos como a BNCC, as Diretrizes Curriculares Nacionais, entre outros, para assegurar a construção e a prática desse currículo principalmente na educação básica. Nesse sentido, objetiva-se com esta pesquisa compreender as influências psicoemocionais e educacionais dos professores na prática ou não do Currículo Integrado. Para isso, aplicar-se-á o método exploratório, com abordagem quali-quantitativa, com análise dos dados baseada na teoria psicanalítica. A técnica utilizada será a entrevista psicológica individual e análise de documentos para as etapas de levantamento de dados e de avaliação do atual currículo do curso técnico em Agroecologia do IFAP, como também para a elaboração e promoção do produto educacional. Contudo, espera-se poder identificar os possíveis impasses que dificultam a aceitação, participação ativa na construção coletiva e execução do currículo integrado no referido curso da Instituição, bem como contribuir para enxergarmos, aceitarmos e, coletivamente, superarmos tais possíveis impasses. E, mesmo diante da constatação de que não há impasse algum, colaborar para melhorarmos a prática do currículo integrado como possibilidade da formação mais humana e integral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Coordenador / Dorielzamo Monteiro de Campos - Integrante.

  • 2021 - Atual

    MARCOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E SEUS REFLEXOS NOS DOCUMENTOS QUE REGULAMENTAM O ACESSO E A PERMANÊNCIA DO ALUNO PAEE: um estudo de caso no Instituto Federal do Amapá, Descrição: Nos últimos anos, uma série de leis e regulamentações acerca da educação inclusiva entraram em vigor no Brasil, provocando significativas transformações políticas e práticas no processo de inclusão educacional. A resolução 04/09 do Conselho Nacional de Educação considera público-alvo da educação especial ? PAEE, aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação. Objetiva-se com a presente pesquisa analisar a legislação brasileira sobre Educação Especial e verificar seus reflexos nos documentos que regulamentam o acesso e permanência do aluno PAEE no IFAP a partir de uma perspectiva inclusiva. O trabalho trata de uma pesquisa qualitativa, estruturada a partir da análise documental. Espera-se com o projeto identificar como tem sido elaborado os documentos normativos do IFAP com vistas a atender às legislações que tratam sobre os direitos dos alunos PAEE de forma a potencializar o acesso e permanência dos alunos PAEE no Instituto, fomentando uma cultura colaborativa que possibilita desenvolvimento de práticas inclusivas, promovendo o processo de inclusão na Instituição.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Coordenador / Ilça Daniela Monteiro Tomaz - Integrante.

  • 2020 - 2022

    Reaproveitamento dos resíduos sólidos orgãnicos provenientes do restaurante universitário Campus Proto Grande do IFAP para produção de composto orgânico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Coordenador / Mario Leno Martins Veras - Integrante / Iana Nogueira da Silva - Integrante.

  • 2020 - 2022

    Percepção do mercado consumidor do Amapá em relação ao setor da floricultura, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Coordenador / Sâmia Silva Oliveira - Integrante / Mario Leno Martins Veras - Integrante / Anny Caroline Miranda Kunkel - Integrante.

  • 2020 - 2021

    Qualidade e conservação pós-colheita de cebolinha submetida ao hidroresfriamento, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Coordenador / Mario Leno Martins Veras - Integrante / Amanda Stédanne do Nascimento da Costa - Integrante.

  • 2020 - 2020

    Desempenho de híbridos de couve-flor e brócolois em Porto Grande - AP, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Integrante / Ana Maria Guimarães Bernardo - Coordenador / Cleverton França Vaz - Integrante / Mayara Pantoja de Aquino - Integrante.

  • 2020 - 2020

    Desempenho de híbridos de couve-flor e brócolois em Porto Grande - AP, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Integrante / Ana Maria Guimarães Bernardo - Coordenador / Cleverton França Vaz - Integrante / Mayara Pantoja de Aquino - Integrante.

  • 2019 - Atual

    DESEMPENHO DE HÍBRIDOS DE COUVE-FLOR E BRÓCOLIS EM PORTO GRANDE - AP, Descrição: O estado do Amapá apresenta baixa produtividade agrícola, sendo assim, boa parte dos produtos consumidos no estado procede de outras regiões. Ademais, o crescimento da população no estado, não foi acompanhado por um aumento na exploração de programas agrícolas, o que reforça a importação de produtos de outras regiões. Porém, o custo para transporte desses produtos é alto, demonstrando a necessidade de técnicas que fortaleçam a produção sustentável. As olerícolas apresentam um enorme valor na alimentação humana. No entanto, é necessário produzir informações técnicas a respeito do cultivo de tais espécies, tornando essas informações disponíveis aos produtores locais, a fim de produzir olerícolas de qualidade e de baixo custo. Os integrantes da família brassicaceae apresentam necessidades de clima frio. Porém, há materiais genéticos que toleram temperaturas superiores a 30°C. O estudo da adaptabilidade de cultivares e divulgação dos dados tornarão possível a ampliação das regiões produtoras e época de cultivo. Com isso, objetiva-se produzir e divulgar informações técnicas sobre o cultivo de brássicas nas condições edafoclimáticas de Porto Grande ? Amapá, estimulando a produção de olerícolas no estado. O estudo será conduzido no período de 02 de abril a 30 de dezembro de 2020, na área da fazenda do Instituto Federal do Amapá, Campus Agrícola Porto Grande ? AP. O delineamento experimental adotado será o inteiramente ao acaso (DIC), com dois tratamentos: Brocoli BRO 68 da Syngenta e a couve-flor híbrida Verona CMS da Seminis, com quatro repetições. Cada parcela será constituída por 16 plantas. O controle de plantas invasoras será realizado com capina manual. A colheita acontecerá quando as cabeças estiverem compactas apresentando botões florais ainda unidos. Será avaliado: diâmetro do caule, altura da planta, número de folhas, massa do caule, massa fresca da inflorescência, diâmetro da inflorescência, ciclo, produtividade. Os dados serão submetidos à análise de variância pelo teste F e a comparação das médias será realizada pelo teste Tukey a 5% de probabilidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Coordenador / Ana Maria Guimarães Bernardo - Integrante.

  • 2019 - Atual

    COLHEITA E PÓS-COLHEITA DE INFLORECÊNCIA DE HELICÔNIA, H. psittacorm L. SUBMETIDAS À SOLUÇÕES DE CONSERVAÇÃO, Descrição: As helicônias são plantas ornamentais tropicais, abundantes no território amapaense, no entanto, o Estado ainda carece de pesquisa cientifica referente a pós-colheita da flor de corte, que viabilizam a produção e o conhecimento da espécie para finalidades especificas da espécie, caracterizando para produção de corte e métodos de conservação, gerando renda e informação ao público em geral. O presente estudo da colheita e pós-colheita, tem o objetivo de favorecer o conhecimento técnico do potencias das inflorescências, assim, facilitando à comunidade a informação e criação de renda. Está sendo realizado a avalição de diferentes concentrações de sacarose e corte, como método de conservação de pós-colheita, nas hastes de helicônias, além do método de ?Pulsing? que ajuda na conservação das inflorescências, esse método é utilizadas após a colheita, durante o transporte ou armazenamento com materiais específicos. O experimento está sendo cunduzido no período de 01 de abril a 30 de novembro de 2020. As hastes florais foram colhidas na fazenda experimental do Instituto Federal do Amapá, Campus agrícola de Porto Grande ? AP, O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 2 x 5 (2: com e sem corte periódico; 5: cinco concentrações de sacarose) com cinco repetições, onde verificou-se: o efeito da concentração de sacarose (0, 5, 10, 15 e 20%) e o efeito do corte periódico na base das hastes. A unidade experimental foi composta por duas hastes florais. A análise da haste floral foi feita a cada 48 horas, onde avaliou-se a cor, brilho das brácteas, ocorrência de manchas, valor comercial, peso fresco e a absorção de água. O valor comercial foi determinado da seguinte forma: 1, para máximo valor comercial; 2, para 10% das brácteas com sintomas de deterioração e ainda com valor comercial; 3, para 25 % das brácteas com sintomas de deterioração e sem valor comercial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Coordenador / BERNARDO, ANA MARIA G. - Integrante.

  • 2019 - Atual

    COMPUTAÇÃO EM NUVEM: PROMOÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ, Descrição: A velocidade de mudanças da cibercultura nos impôs uma nova realidade, a educação é desafiada a se reinventar e se adequar as novas tendências impostas pelo desenvolvimento tecnológico. Este trabalho discute o uso de tecnologias na educação que favoreçam o debate sobre a criação de novos espaços e tempos de aprendizagem colaborativa com a utilização de ferramentas da computação em nuvem. O problema que baliza as discussões é como a computação em nuvem pode contribuir na criação e/ou ressignificação dos espaços e tempos pedagógicos dentro da educação profissional e tecnológica (EPT), considerando uma vertente de educação colaborativa na cibercultura. O objetivo é promover o uso da computação em nuvem por professores e alunos dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amapá ? Ifap, mais especificamente o Campus Macapá e para tanto pretendesse fazer um levantamento com a aplicação de questionário para saber o índice de conhecimento e uso das tecnologias da cloud computing por professores e alunos, seguido da aplicação de uma cartilha eletrônica com vídeos e exemplos de metodologias utilizando as ferramentas da plataforma G suíte for education da google., Ccomo última etapa, aplicaremos um questionário para aferir a qualidade do produto educacional e faremos uma entrevista com professores para que eles possam contribuir com a pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Coordenador / Josielson da Silva Arrelias - Integrante.

  • 2018 - 2018

    LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DAS PLANTAS DANINHAS DO CAMPO AGRÍCOLA DO IFAP ? CAMPUS PORTO GRANDE, Descrição: A infestação com plantas daninhas pode ser responsável por perdas significativas na produção das mais diversas culturas. É importante e necessária a identificação das espécies de plantas daninhas, pois cada espécie apresenta o seu potencial de estabelecer-se na área e sua agressividade pode interferir de forma diferenciada entre as culturas. As plantas daninhas são consideradas plantas que crescem em lugares e momentos indesejáveis. é de grande importância que se tenha o cuidado de manejar as plantas daninhas. Para que se tenha um controle satisfatório das plantas daninhas de uma área, é necessário que se tenha conhecimento das plantas infestante e baseado nessa informação tomamos a decisão do método de controle, seja ele, métodos de controle biológico, químico, ou outros, depende de características particulares de cada espécie. Além disso, o conhecimento das plantas infestante tornará possível o planejamento de integração de métodos de controle, aumentando com isso o espectro de ação de controle, obtendo-se assim um controle eficiente das mais diversas plantas infestantes na área. O objetivo do trabalho é identificar a composição florística de plantas daninhas presentes no Campus do Instituto Federal do Amapá, Campus Porto Grande.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Coordenador / Ana Maria Guimarães Bernardo - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Desenvolvimento de cultivares de soja (Glycine max) resistentes o glifosato para a região do Amapá, Descrição: O avanço da fronteira agrícola brasileira tem feito com que terras antes não cultivadas sejam exploradas economicamente com o cultivo de espécies exóticas e com a utilização de tecnologia para se alcançar altas produtividades. Uma região que tem sido explorada para a produção de grãos é a região do Estado do Amapá.Para que ocorra o sucesso da exploração da soja nessa região é preciso que tenhamos materiais adaptados às condições edafoclimáticas do Estado. Devido à recente atividade sojícola na região do cerrado do Amapá, ainda não se tem uma vasta literatura a respeito dos testes de VCU com os materiais nas condições de plantio no Estado. O objetivo do trabalho é avaliar a adaptação de cultivares de soja resistentes ao glifosato às condições edafoclimáticas da região do cerrado do Amapá.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Coordenador / Gilberto Yokomizo - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Avaliação de cultivares de soja transgênica Bt no cerrado do Estado do Amapá, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE ALFACE EM SISTEMA HIDROPÔNICO COM TUBOS DE PVC, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Coordenador / Ricardo Arizono dos Reis - Integrante., Financiador(es): Faculdade Vértice - Bolsa.

  • 2013 - Atual

    Interação multi-regional (Norte-Sudeste-Sul) para formação de recursos humanos em Entomologia, Manejo Silvicultural e Tecnologia Florestal no Brasil., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eraldo Rodrigues de Lima em 09/02/2018., Descrição: A perspectiva com o projeto aqui proposto será integrar três programas de pós-graduação, de três regiões do Brasil, em torno de dois eixos: Entomologia e Conservação e Manejo Florestal. A integração dar-se-á por meio de missões de docência para complementação de disciplinas dos cursos dos programas envolvidos e oferecer oportunidades para discentes dos programas envolvidos complementarem sua formação em outros programas de pós-graduação e criar oportunidades para novas linhas de pesquisas e formação de recursos humanos em áreas estratégicas, crescimento dos programas para mudança de nível de avaliação da CAPES. Mais especificamente, as pesquisas serão direcionadas a testar modelos relacionados aos aspectos genéticos, fitotécnicos e fitossanitários das culturas florestais, com ênfase na biologia e controle dos principais insetos-praga das essências florestais. Isto é visível através das linhas de pesquisas dos programas, corpo docente que permite complementação em nível de ensino e pesquisa, interação inter-regional (Norte/Sul/Sudeste), permitindo intercâmbio tecnológico e, consequentemente, favorecendo a consolidação de programas de Pós-Graduação em fase de estabelecimento como é o caso da Ciência Florestal e Ambiental/UFT. A partir desta cooperação, grande oportunidade será criada para os Pós-Graduandos e docentes envolvidos no desenvolvimento científico através do contato com pesquisadores-professores de três programas. O Programa de Pós-Graduação em Entomologia da Universidade Federal de Viçosa (Entomologia/UFV) permite treinamento especializado em diferentes áreas da Entomologia, como Acarologia Agrícola, Taxonomia, Comportamento, Ecologia, Ecotoxicologia de Inseticidas, Biotecnologia Aplicada à Entomologia e Biologia de Insetos, bem como Teorias e Práticas do Controle de Insetos-Praga, Avaliação de Danos, Causas e Previsões do Surto de Pragas, Resistência de Plantas aos Insetos, Controle Biológico e Manejo Integrado de Pragas. O Programa se direciona ao treinamento de Engenheiros Agrônomos, Florestais, Biólogos, Veterinários e outros profissionais de áreas afins. Possui ainda, em fase final, um PROCAD com a Universidade Federal do Tocantins com o PPG em Produção Vegetal daquela instituição. Isto é um forte indicativo do potencial sucesso para o estabelecimento de intercâmbio entre a Entomologia/UFV e os programas de pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais/UFT e Engenharia Florestal/UFPR, como proposto. As novas fronteiras das florestas plantadas, como o Estado do Tocantins, representam também novos desafios ao desenvolvimento de tecnologia e conhecimentos de técnicas silviculturais e de manejo de pragas adequadas às condições edafoclimáticas do Estado que possui, por exemplo, regime de chuva diferenciado e solos de propriedades bastante distintas dos típicos nas regiões Sul e Sudeste, onde a atividade florestal é bastante desenvolvida. Nessa perspectiva, encontra-se a necessidade de desenvolvimento de espécies florestais que, além de serem tolerantes às condições adversas de clima e solo, sejam também tolerantes a pragas e doenças e, em especial, que favoreça e amplie a produção de biomassa de forma sustentável. Embora essa atividade venha se expandindo em áreas de pastagens degradadas e avançando sobre áreas de vegetação nativa pela supressão do cerrado cuja biomassa é convertida em carvão, os impactos sobre a biodiversidade do bioma são pouco estudados. Assim, a formação de mão de obra especializada, para a produção florestal conciliada aos conhecimentos de conservação dos recursos naturais e ambientais, é um dos pontos de grande relevância para a manutenção das áreas naturais e o desenvolvimento de forma sustentável do setor florestal no cenário atual do Estado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (12) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Integrante / Angelo Pallini - Integrante / Eraldo Rodrigues de Lima - Coordenador / Ana Maria Guimarães Bernardo - Integrante / Danival Jose de Souza - Integrante / Antonio Carlos Batista - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

  • 2010 - 2012

    Interaçõestritróficasemcafeeiro:potencialdeusodoácaro Ricoseiusloxocheles(Acari:Phytoseiidae)paracontroleda ferrugemdocafeeiro(Hemileiavastatrix)eácarospragaem CoffeaarabicaL., Descrição: Dentre as principais pragas que atacam o cafeeiro, os ácaros fitófagos Oligonychus ilicis e Brevipalpus phoenicis são as espécies mais encontradas em cafeeiros em MG. Essas espécies causam, respectivamente, severa desfolha e transmissão do vírus da mancha anular do cafeeiro. Os principais inimigos naturais dessas pragas são os ácaros da família Phytoseiidae. Uma espécie comumente encontrada em cafezais da Zona da Mata Mineira é a espécie Ricoseius loxocheles (Acari: Phytoseiidae). Este acaro é observado em associação à presença de ferrugem-do-cafeeiro, doença causada pelo fungo Hemileia vastatrix Berk et Br. e causando perdas na produção em torno de 30% em variedades de Coffea arabica, com reduções na produtividade das plantas. O controle da ferrugem é realizado com uso de fungicidas quimicos não seletivos aos insetos e inimigos naturais. Não existem trabalhos científicos sobre a interação tritrófica (R. loxocheles x H. vastatrix x C. arabica), nem sobre a presença dessa espécie relacionada com a incidência do ataque de ferrugem do cafeeiro, assim como o potencial de agente de controle biológico desse ácaro também sobre os ácaros pragas da cultura. O objetivo geral dessa proposta é avaliar a capacidade de controle da ferrugem-do-cafeeiro pelo ácaro predador R. loxocheles, através de: (1) estudo dos parâmetros biológicos, confecção de tabelas de vida de fertilidade e estimativa da taxa de crescimento populacional de R. loxocheles alimentado com esporos de ferrugem do cafeeiro; (2) estudo da dinâmica populacional de R. loxocheles em plantios de café com ataque de ferrugem do cafeeiro; (3) avaliação da capacidade de dispersão/inoculação de esporos de H. vastatrix em mudas de cafeeiro pelo ácaro R. loxocheles; e, (4) avaliação da capacidade de predação R. loxocheles e a redução da populacão de ácaros praga em cafeeiro. Espera-se que os resultados obtidos contribuiam para programas de controle biológico desse fungo e de ácaros pragas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Integrante / Madelaine Venzon - Integrante / Angelo Pallini - Coordenador / FADINI, M.A.M. - Integrante / Arne Janssen - Integrante / Luiz Antonio Maffia - Integrante / Silma L. Rocha - Integrante / Simon Luke Elliot - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Resistência de ácaros predadores e acaricidas em morangueiro, Descrição: O ácaro rajado Tetranychus urticae Koch é a principal praga da cultura do morangueiro podendo reduzir em até 80% a produção de frutos. Em cultivos comercias de morango, a principal forma de controle de T. urticae é o uso de acaricidas. Este tipo de controle apresenta efeitos indesejáveis como a contaminação do solo/água e a morte de espécies benéficas, como os ácaros predadores. Uma forma de diminuir tais efeitos é a aplicação conjunta do controle biológico e do controle químico de ácaros praga aplicando doses não-letais aos ácaros predadores. Para tanto, é necessário selecionar de ácaros predadores resistentes aos acaricidas. A utilização de ácaros predadores da família Phytoseiidae em manejo integrado tem contribuído para a diminuição do uso de acaricidas. O ácaro predador Phytoseiulus macropilis tem grande potencial para o controle de T. urticae, pois apresenta alta taxa de predação e de crescimento populacional. Entretanto, esse predador é susceptível a vários pesticidas utilizados na cultura do morango. Esse projeto objetiva selecionar ácaros predadores da espécie P. macropilis mais resistentes aos acaricidas Dimetoato e Abamectin através de estudos em laboratório e em casa de vegetação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Cleber Macedo de Oliveira - Integrante / Madelaine Venzon - Integrante / Angelo Pallini - Coordenador / Daniela Rezende - Integrante / Hamilton Oliveira - Integrante / FADINI, M.A.M. - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - 2023

ifap

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

Instituto Federal do Amapá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2020

    Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Organização e memórias de espaços pedagógicos em EPT, Educação do campo, Redação de projetos de pesquisa, Prática de ensino orientada, Prática de pesquisa orientada

  • 01/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Agricultura II, Agroecologia e sistemas agroflorestais, Agroecologia geral, Defesa sanitária vegetal

  • 01/2019

    Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação do Campo

  • 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Agronômica.

  • 05/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ.,Linhas de pesquisa

  • 05/2018

    Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica, Entomologia geral, Estatística Experimental, Introdução à agronomia, Metodologia científica

  • 04/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Culturas anuais - Proeja

  • 01/2020 - 03/2022

    Direção e administração, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ, Campus Santana.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

  • 01/2019 - 02/2020

    Direção e administração, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ.,Cargo ou função, Coordenação do curso Engenharia Agronômica - Portaria 014/2019.

  • 04/2018 - 12/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Agroecologia geral, Produção orgânica, Recursos naturais e energias alternativas, Sistemas agroecológicos de produção vegetal II, Culturas anuais, Defesa sanitária vegetal, Agroecologia e sistemas agroflorestais

2014 - 2018

Faculdade Vértice

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/2014

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Culturas anuais, Estatística experimental, Fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas, Metodologia científica, Olericultura, Probabilidade e estatística

  • 08/2015 - 08/2015

    Extensão universitária , Faculdade Univértix.,Atividade de extensão realizada, Regressão linear simples e ajuste de equações de regressão utilizando programas computacionais.

2017 - 2018

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2017 - 04/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Implantação e condução do cafeeiro, Matemática aplicada, Metodologia para elaboração de proejtos, Morfologia e fisiologia do cafeeiro, Produção de sementes e mudas, Projeto da cadeia produtiva do café

2008 - 2010

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2010 - 2012

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Sem vínculo

2007 - 2007

Pulveriza Fertilizantes Ind. e Com. Ltda

Vínculo: Estagiáro, Enquadramento Funcional: Estagiário voluntário, Carga horária: 40

2010 - 2010

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Monitor nível I, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor nível I da disciplina de Hidráulica, Irrigação e Drenagem do Departamento de Engenharia Agrícola

2010 - 2010

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Estagiário voluntário, Carga horária: 10

Outras informações:
Estagiário voluntário do Departamento de Biologia Aninal/ Entomologia, no projeto Resistência de ácaros predadores e acaricidas em morangueiro, sob orientação do Prof. Dr. Angelo Pallini

2009 - 2010

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitor voluntário da disciplina de Entmologia Agrícola do Departamento de Biologia Aninal