Daísa Teixeira
Possui graduação em Letras / Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade Aberta de Lisboa (2017), com ênfase em Educação a Distância e eLearning. Membro efetivo do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, Santarém-Portugal. Professora adjunta na Universidade Federal do Espírito Santo-UFES da disciplina Tecnologias da Informação e da Comunicação como Apoio Educacional, no curso de Pedagogia, da UFES. Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia EAD/UFES, em parceira Capes/UAB/UFES, o período de 2015 a 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais na Educação e Educação a Distância. Coordenou o Curso de Especialização Formação de Mediadores em EAD, em convênio UFES/UAB/Capes. Coordenou a equipe de formação do PROUCA, no Espírito Santo. Coordenou o Projeto de Investigação MIMETIC, em cooperação com a Universidade de Poitiers, França, no período 2009/2011. Integrou a diretoria da Associação Brasileira de Hipertexto e Tecnologias Educacionais - ABEHTE, no biênio 2012/2013. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa de Hipertexto e Tecnologia Educacional-NEPEHTE na Universidade Federal do Espírito Santo (Cnpq). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Humanização e Técnica - GEPHT (Cnpq). Atua nos seguintes temas: educação a distância; eLearning; tecnologias e educação; formação de professores em ambientes virtuais; hipertexto e tecnologia educacional; cultura digital; humanização e técnica.
Informações coletadas do Lattes em 21/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2002 - 2006
Universidade de São Paulo
Título: Tecnologias digitais na educação: implantação e implementação no ensino público do Espírito Santo
Vani Moreira Kenski. Palavras-chave: Tecnologias e Educação; Formação de Professores; I.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Superior.
Mestrado em Educação
1997 - 2001
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: A Formação de Professores Multiplicadores para os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) no Espírito Santo: Programa de Informática Educativa - ProInfo/ ES,Ano de Obtenção: 2001
Janete Magalhães Carvalho.Palavras-chave: Tecnologias e Educação; Formação de Professores; P.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Especialização em Informática Educativa
1997 - 1997
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Projeto com a Linguagem LOGO
Orientador: Crediné Menezes
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Universidade Aberta de Lisboa, UAb, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias na Educação / Especialidade: Formação de Professores. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias na Educação.
Formação complementar
2014 -
Francês. (Carga horária: 350h). , Centro de Linguas para a Comunidade, CLC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Tecnologias e Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação de professores para o uso das TICs na Educação.
Organização de eventos
TEIXEIRA, D. ; CEZARINO, K. A. ; LOPES, O. ; SOUZA, S. F. ; Finardi, Kyria R. . V Encontro de Hipertexto e Tecnologia Educaional: tecnologia, educação e compromisso social. 2013. (Outro).
TEIXEIRA, D. ; RANGEL, I. S. . I Colóquio dos Núcleos e Laboratórios do Centro de Educação - I CONULAB. 2013. (Outro).
TEIXEIRA, D. ; Finardi, Kyria R. ; LOPES, Orlando ; SOUZA, Santinho F. ; MORAES, Mariza S. . I Encontro Capixaba de Hipertexto e Tecnologia Educacional. 2012. (Outro).
TEIXEIRA, D. . I Encontro Presencial do Curso de Especialização Formação de Mediadores EAD. 2010. (Outro).
Participação em eventos
Seminário Pós-Doc e Estágio Doutoral DEED 2018.Construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Mestrado Pedagogia do eLearning-Portugal e Pedagogia EaD ? Brasil.. 2018. (Seminário).
XXV Colóquio AFIRSE: A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação ? 30 anos de AFIRSE em Portugal..Formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem: interação e mediação com tecnologias digitais.. 2018. (Seminário).
98ª Assembleia de Investigadores do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão.Formação de Professores por meio de mecanismos de e- learning .. 2017. (Encontro).
I Seminário Luso-Brasileiro: Pedagogia, Aprendizagem Online e Tecnologias Digitais no Ensino Superior.Pedagogia EaD na Universidade Federal do Espírito Santo/Brasil: contexto histórico e cenários de mediação e interação com tecnologias na formação de professores. 2017. (Seminário).
Tertúlia Centro Local de Aprendizagem de Coruche.Formação de professores a distância. 2017. (Seminário).
Campus Européen D`été de l`Université de Poitiers. 2013. (Seminário).
Encontro de Coordenadores Proinfo. 2013. (Encontro).
Forgradsudeste 2013.Convergência entre educação presencial e a distancia.. 2013. (Seminário).
"Educação e Museus na contemporaneidade". 2012. (Oficina).
Educaparty. 2012. (Congresso).
Educaparty: Como usar, criar e compartilhar Recursos Educacionais Abertos. 2012. (Oficina).
VI Seminário Internacional: as redes educativas e as tecnologias- práticas/teorias sociais na contemporaneidade.Projeto de Investigação MIMETIC: formação de professores para o uso das TICs na Educação. 2011. (Seminário).
32ª Reunião da ANPED - Sociedade, Cultura e Educação: novas regulações?. 2009. (Congresso).
Conferência Estadual de Educação Básica.O papel das TICs na Educação e a Inclusão Digital. 2007. (Encontro).
I Workshop de Informática na Educação.Informática Educativa: desafios e avanços. 2007. (Encontro).
Seminário Cidadania Digital.Tecnologias digitais: perspectivas na educação pública do Espírito Santo. 2007. (Seminário).
Seminário Cidadania Digital.Tecnologias digitais no ensino público. 2006. (Seminário).
II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade. 2005. (Congresso).
Seminário Nacional sobre Política de Valorização de trabalhadores em Educação. 2004. (Seminário).
XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Vivendo desafios educaionais na virtualidade. 2004. (Encontro).
Educaçao pública: reformar ou transformar?. Formação inicial e continuada dos professores: algumas reflexões necessárias. 2003. (Congresso).
III Encontro de professores para estudos dos PCN.Tecnologias na Educação. 2003. (Encontro).
Seminário Estadual de Política Educacional do Estado do Espírito Santo. 2003. (Seminário).
X Congresso Internacional de Educação a Distância: alcançando qualidade através do planejamento competente. EAD para formação e reciclagem de professores da educação fundamental e de agentes do INSS no marco de e-Governo. 2003. (Congresso).
I Encontro Regional do Proinfo-ES.Formação de professores para o uso da informática na educação. 2002. (Encontro).
IV Simpósio Brasileiro de Comunicação e Educação.Olhar Digital: redescobrindo o Espírito Santo. 2002. (Simpósio).
V Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste.A formação de professores multiplicadores para os núcleos de tecnologia educacional (NTEs), no Espírito Santo: Programa de Informática Educativa (Proinfo/ES). 2002. (Encontro).
I Congresso Internacional de Telemática na Educação. Olhar Digital: redescobrindo o Espírito Santo. 2001. (Congresso).
II Seminário de Informática Educativa NTE Noroeste: tecnologia educacional e novos paradigmas.Uso Pedagógico da Internet. 2001. (Seminário).
II Seminário Informática Educativa do NTE Metropolitano: ambientes inovadores e a aprendizagem.O Núcleo de Tecnologia Educacional Metropolitano e a formação de professores para os ambientes de aprendizagem com novas tecnologias. 2001. (Seminário).
VIII Congresso Internacional de Educação a Distância. Dependência e Adaptação a distância: uma experiência pioneira no ES. 2001. (Congresso).
III Congresso Brasileiro LOGO: Informática educativa - LOGO, tecnologia e criatividade. 1992. (Congresso).
Participação em bancas
TEIXEIRA, D.. Gestão Democrática: um estudo sobre o trabalho do gestor escolar de duas escolas públicas do município de Alto Paraíso ? Rondônia. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Educacional) - Universidade Aberta de Lisboa.
TEIXEIRA, D.. Educação a Distância no estado de Rondônia ? Brasil: alternativa para uma educação promissora. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Educacional) - Universidade Aberta de Lisboa.
TEIXEIRA, D.. Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia: um estudo de caso do diário eletrônico. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Educacional) - Universidade Aberta de Lisboa.
TEIXEIRA, D.; PUCHEU, D.;WILLIAMSON, G.. Competencia del professorado para la interculturalidad. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação) - Université de Poitiers.
TEIXEIRA, DAISA; PUCHEU, D.;WILLIAMSON, G.. Evaluación de un plan de intervención de una sequencia didáctica con apoyo de las TIC para el aprendizaje como segunda lengua (E/L2) - Analisis multicaso de los inmigrantes africanos y asiaticos alfabetizados de la Asociación para la integración Linguistica del inmigrante de Madrid (ASILIM). 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação) - Université de Poitiers.
TEIXEIRA, D.MURTA, Claudia. L.; KUSTER, N. B.; PAULA, R. C. F. DE;. A Paralaxe: modernidade, informática e educação.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Mediadores em EAD) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA, E. M.;TEIXEIRA, D.. M.. Cromatografia em camada delgada: uma proposta de abordagem como objeto de aprendizagem na modalidade de ensino a distância.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Mediadores em EAD) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA, E. M.;TEIXEIRA, D.. S.; MARINS, A. A. L.; BERTUANI, P. G.; FILHO, Y. F.. O estudo da cinética química como objeto de aprendizagem na modalidade de ensino a distância. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Mediadores em EAD) - Universidade Federal do Espírito Santo.
TEIXEIRA, D.. Transdisciplinaridade na educação de jovens e adultos: pedagogia de projetos numa perspectiva transdisciplinar, como elemento necessário ao processo ensino-aprendizagem.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional) - CEFETES.
TEIXEIRA, D.. A importância da linguagem teatral na educação de jovens e adultos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional) .
TEIXEIRA, D.. O papel da informática na educação de jovens e adultos: perspectivas e análise da integração no proceso pedagógico. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional) - CEFETES.
TEIXEIRA, D.. O mundo do trabalho e a educação de jovens e adultos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional) - CEFETES.
TEIXEIRA, D.. Educação de jovens e adultos e evasão escolar: uma análise qualitativa sobre a EMEF Martin Lutero Flexal II (Cariacica-ES) no contexto da segregação socioespacial nos anos de 2006/2007. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional) - CEFETES.
TEIXEIRA, D.. Razões que dificultam o acesso dos alunos de EJA ao laboratório de informática a partir do olhar dos professores. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional) - CEFETES.
TEIXEIRA, D.; CAMARGO, F. M. B.. AS PERCEPÇÕES DA APRENDIZAGEM DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA UNIDADE MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ERNANI SOUZA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo.
TEIXEIRA, D.. A.; CAMPOS,L. S.; LIMA, R.A..As tecnologias e o software Tux Paint no processo de ensino-aprendizagem de crianças na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SCHWARTZ, C. M.;TEIXEIRA, DAISA; FERREIRA FILHO, J. F.. Processo seletivo simplificadao para professor substituto na área de Pedagogia. 2009. Universidade Federal do Espírito Santo.
Orientou
C; ;ZIVIANI, M; C; N; ;PINHEIROS, R; S; ; SANTOS, V; ; Concepções práticas de ensino na EAD; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Mediadores em EAD) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daísa Teixeira;
S; ; TRARBACH, M; A; ;GOMES, M; G; M; ; Educação a distância ou sem distância?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Mediadores em EAD) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daísa Teixeira;
L; L; ; FURLANI, C; J; ; MINETE, R; A; ; Vivência como tutores e como alunos da modalidade EAD: um relato de experiência; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Mediadores em EAD) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daísa Teixeira;
V; ; SCARAMUSSA, F; ; SCARAMUSSA, L; ; TRISTÃO, M; R; A perspectiva dialógica dos fóruns como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem EAD; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Mediadores em EAD) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daísa Teixeira;
M; ; SOUZA, N; A; ;; Universidade Aberta do Brasil: atividades acadêmicas no polo UAB de São Mateus; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Mediadores em EAD) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daísa Teixeira;
P; ;REAL, R; M; F; ; Objeto de Aprendizagem como mediador no processo de aprendizagem de conceitos e vivências psicológicas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Mediadores em EAD) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daísa Teixeira;
L; ; SEIBEL, V; L; M; ;OLIVEIRA, W; R; ;OLIVEIRA, N; Um curso de Moodle no Moodle como objeto de aprendizagem no preparo para a mediação em EAD; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Mediadores em EAD) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daísa Teixeira;
; Plataforma Moodle & ensino de língua estrangeira, arquitetura do ambiente virtual de aprendizagem, direitos autorais; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Mediadores em EAD) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daísa Teixeira;
A transdiciplinaridade na Educação de jovens e adultos: pedagogia de projetos numa perspectiva transdiciplinar como elemento necessário ao processo ensino e aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Profissional Técnica) - Centro Fderal de Educação Tecnológica do Espírito Santo; Orientador: Daísa Teixeira;
Razões que dificultam o acesso aos alunos da EJA ao laboratório de informática a partir do olhar dos professores; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Profissional Técnica) - Centro Fderal de Educação Tecnológica do Espírito Santo; Orientador: Daísa Teixeira;
AS PERCEPÇÕES DA APRENDIZAGEM DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA UNIDADE MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ERNANI SOUZA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Daísa Teixeira;
A; ; CAMPOS,L; S; ; LIMA, R; A; ; O software TUX PAINT no processo ensino-aprendizagem de crianças de 1 ano da Educação Infantil"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Daísa Teixeira;
Produções bibliográficas
-
CASOTTI, JANAYNA BERTOLLO COZER ; TEIXEIRA, DAÍSA . UMA ABORDAGEM DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. MATRAGA , v. 26, p. 396-414, 2019.
-
2014 TEIXEIRA, D. ; PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA ; DOS SANTOS JÚNIOR, VITAL P. . Information Technology and Communication in Education: Two Sides of the Coin in Brazil. International Journal of Recent Contributions from Engineering, Science & IT (iJES) , v. 2, p. 21-25, 2014.
-
TEIXEIRA, D. . TICs NO ENSINO PRESENCIAL: EVIDÊNCIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES) , v. 7, p. 79-96, 2013.
-
TEIXEIRA, D. ; ALVES, João Batista Pereira ; ALCÂNTARA, Maria Madalena Alexandre . Formação inicial e continuada dos professores: algumas reflexões necessárias. Anais do XX Congresso do Sindiupes, Vitória, ES, v. 20, p. 59-64, 2003.
-
TEIXEIRA, D. ; BERGMANN, Helenice Maria . Olhar Digital: redescobrindo o Espírito Santo, 2002.
-
TEIXEIRA, D. ; BRASIL, Sandra Mara ; MURTA, Claudia . Dependência e Adaptação a distância via internet: uma experiência pioneira no Espírito Santo, 2001.
-
TEIXEIRA, DAISA . Formação de professores em ambiente virtual: interação e mediação com tecnologias digitais. In: RIBEIRO, Ana Isabel; BARROS, Daniela Melaré Vieira (Orgs.). (Org.). Pedagogia e didática com as tecnologias digitais no ensino superior. 1ªed.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, 2019, v. , p. 21-34.
-
TEIXEIRA, D. . Formação de professores em ambiente virtual: interação e mediação com tecnologias digitais. In: A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação ? 30 anos de AFIRSE em Portugal. Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal.. (Org.). Pinhal, J.; Cavaco, C.; Cardona, Mª.J.; Costa, F.; Marques, J.; Faria, R. (Orgs.). 1ªed.Lisboa: Afirse, 2019, v. , p. 1638-1649.
-
TEIXEIRA, D. ; BARROS, D. M. V. . Interação e Interatividade (verbete). In: Daniel Mill. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1ed.Campinas: Papirus, 2018, v. , p. 369-372.
-
TEIXEIRA, D. . Histórico da Educação a Distância no Espírito Santo. In: Juçara Luzia Leite; Moema Martins Rebouças. (Org.). TV na Escola e os desafios de hoje: trajetória, vivências e reflexões no Espírito Santo. 1ªed.Vitória: UFES, 2005, v. , p. 67-71.
-
TEIXEIRA, D. ; NEGRINI, Luciane Stefanato ; PONTINE, Yara Lúcia de Oliceira . Escolas informatizadas e ligadas à rede: a experiência do ProInfo no Espírito Santo. In: Ali Chain; Maria Alexandra Cunha; Peter T. Knight; Solon Lemos Pinto. (Org.). @-gov.br a próxima revolução brasileira: eficiência, qualidade e democracia: o governo eletrônico no Brasil e no mundo.. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004, v. , p. 125-135.
-
Finardi, Kyria R. ; TEIXEIRA, D. ; PREBIANCA, G. V. VIEIRA. ; SANTOS JUNIOR, V. . Information Technology and Communication in Education: Two Sides of the Coin in Brazil. International Journal of Recent Contributions from Engineering, Science & IT (iJES)., Brasil, p. 21 - 25, 15 maio 2014.
-
TEIXEIRA, DAISA . Capacitação de Profissionais da Educação para o uso das Tecnologias. A Gazeta, Espírito Santo, p. 05 - 05, 23 nov. 2007.
-
TEIXEIRA, DAISA . Inclusão Digital na Escola Pública. A Gazeta, Espírito Santo, p. 03 - 03, 22 nov. 2007.
-
TEIXEIRA, DAISA . Tecnologias Digitais no Ensino Público. A Gazeta, Espírito Santo, p. 03 - 03, 30 jun. 2006.
-
TEIXEIRA, DAISA . FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS. In: XXV Colóquio Afirse: A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação ? 30 anos de AFIRSE em Portugal, 2018, LIsboa. ATAS DO XXV COLÓQUIO DA AFIRSE PORTUGAL. Lisboa: Afirse, 2018. p. 1638-1649.
-
TEIXEIRA, DAISA . Mapas de Atividades do curso de Pedagogia EAD: propostas de movimentos de interação/mediação com a tecnologia. In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2016, São João del-Rei. XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2016.
-
MURTA, Claudia ; TEIXEIRA, D. ; FINARDI, K. R. ; SENA, C. F. . HUMANIZATION AND TECHNIQUE: THEORETICAL AND PRACTICAL FOUNDATIONS FOR A DISCIPLINE IN DISTANCE EDUCATION DEGREE COURSES AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF ESPIRITO SANTO. In: EDULEARN15, 2015, Barcelona. EDULEARN15 Proceedings, 2015. p. 1513-1518.
-
TEIXEIRA, D. ; MURTA, Claudia . Projeto de Investigação MIMETIC: formação de professores para o uso das TICs na Educação. In: VI Seminário Internacional: as redes educativas e as tecnologias práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e as Tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.
-
TEIXEIRA, D. ; MURTA, Claudia . Projeto de Investigação MIMETIC: formação de professores para o uso das TICs na Educação. In: 17 Congresso Internacional de Educação a Distância, 2011, Manaus. 17 Congresso Internacional ABED, 2011.
-
TEIXEIRA, D. ; MURTA, Claudia . Projeto de Investigação MIMETIC: formação de professores para o uso das TICs na Educação. In: VI Seminário Internacional: as redes educativas e as tecnologias- práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de Janeiro. VI Seminário Internacional: as redes educativas e as tecnologias - práticas/terias sociais na contemporaneidade, 2011.
-
TEIXEIRA, D. . Capacitação de profissionais da educação para o uso de tecnologias digitais. In: Seminário Cidadania Digital, 2007, Vitória. A Gazeta / Caderno Especial, 2007.
-
TEIXEIRA, D. . Tecnologias digitais no ensino público. In: Seminário Cidadania Digital, 2006, Vitória. A Gazeta / Caderno Especial: Inclusão Digital, 2006.
-
TEIXEIRA, D. ; LÚC, Yara ; STEFENONI, Luciane . Escolas conectadas em rede: a experiência do ProInfo/ES. In: X Encontro Internacional de Educação a Distância, 2003, Porto Alegre, 2003.
-
TEIXEIRA, D. . Novas Tecnologias e Educação. In: III Encontro de Professores para estudos dos PCN, 2003, Guarapari, 2003.
-
TEIXEIRA, D. . Novas Tecnologias e formação de professores. In: IV Encontro de Professores para estudos dos PCN, 2003, Vitória, 2003.
-
TEIXEIRA, D. ; ALVES, João Batista Pereira ; ALCÂNTARA, Maria Madalena Alexandre . Formação inicial e continuada de professores: algumas reflexões necessárias. In: XX Congresso do SINDIUPES, 2003, Vitória. Educação pública: reformar ou transformar?, 2003. p. 59-64.
-
TEIXEIRA, D. ; ALVES, João Batista Pereira ; ALCÂNTARA, Maria Madalena Alexandre . Formação inicial e continuada dos professores: algumas reflexões necessárias. In: Educaçao pública: reformar ou transformar?, 2003, Vitória. Educação Pública: reformar ou transformar?, 2003. p. 59-63.
-
TEIXEIRA, D. ; BERGMANN, Helenice Maria . Olhar Digital: redescobrindo o Espírito Santo. In: IV Simpósio Brasileiro de Comunicação e Educação e I Encontro de Comunicação e Educação de Pnta Grossa, 2002, Ponta Grossa. Comunicação e Educação: caminhos integrados, 2002.
-
TEIXEIRA, D. . A formação de professores multiplicadores para os núcleos de tecnologia educacional (NTEs) no Espírito Santo: programa de informática educativa (PROINFO/ES). In: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação e do Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Educação, 2002, Águas de Lindóia. V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002.
-
TEIXEIRA, D. ; BERGMANN, Helenice Maria . Olhar Digital: redescobrindo o Espírito Santo. In: IV Simpósio Brasileiro de Comunicação e Educação, 2002, Ponta Grossa. IV Simpósio Brasileiro de Comunicação e Educação, 2002.
-
TEIXEIRA, D. . Dependência e Adaptação a distância via internet: uma experiência pioneira no Espírito Santo. In: VIII Congresso Internacional de Educação a Distância, 2001, Brasília. VIII Congresso Internacional de Educação a Distância, 2001.
-
TEIXEIRA, D. ; BERGMANN, Helenice Maria . Olhar Digital: redescobrindo o Espírito Santo. In: I Congresso Internacional de Telemática na Educação, 2001, Fortaleza. Olhar Digital: redescobrindo o Espírito Santo, 2001.
-
FINARDI, K. R. ; TEIXEIRA, D. . Information Technology and Communication at UFES. In: International Conference of Interactive Computer Aided Blended Learning,, 2013, Santa Catarina. International Conference of Interactive Computer Aided Blended Learning,, 2013. v. 1. p. 79-82.
-
TEIXEIRA, D. . Desafios e Avanços da Educação com as Atividades Remotas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TEIXEIRA, DAISA . Construção de ambientes virtuais de aprendizagem: Mestrado Pedagogia do eLearning-Portugal e Pedagogia EaD-Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TEIXEIRA, DAISA . FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, D. . Formação de professores a distância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, D. . Pedagogia EaD na Universidade Federal do Espírito Santo/Brasil: contexto histórico e cenários de mediação/interação com tecnologias na formação de professores.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TEIXEIRA, D. . Formação de Professores através de mecanismos de e-learning. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, DAISA . Mapas de Atividades do curso de Pedagogia EAD: propostas de movimentos de interação/mediação com a tecnologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TEIXEIRA, D. ; Delboni, T. ; Kretli, S. . Base Nacional Comum Curricular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, D. ; Finardi, Kyria R. ; MURTA, Claudia ; SENA, C. F. . HUMANIZATION AND TECHNIQUE: THEORETICAL AND PRACTICAL FOUNDATIONS FOR A DISCIPLINE IN DISTANCE EDUCATION DEGREE COURSES AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF ESPIRITO SANTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FINARDI, K. R. ; TEIXEIRA, D. . Information Technology and Communication at UFES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, D. ; MURTA, Claudia . Projeto de Investigação MIMETIC: formação de professores para o uso das TICs na Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, D. ; MURTA, Claudia . Projeto de Investigação MIMETIC: formação de professores para o uso das TICs na Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, D. . Teleducação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, DAISA . Informática Educativa: desafios e avanços. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, DAISA . Colóquio: O papel das TICs na Educação e a inclusão digital. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, DAISA . Vivendo desafios educaionais na virtualidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, DAISA . Painel EAD par formação de professores da educação fundamental e secundária e de agentes do INSS no marco do e-governo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, DAISA . A formação de professores multiplicadores para os Núcleos de Tenologia Educaional no Esprito Santo: programa de informática educativa (Proinfo/ES). 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
TEIXEIRA, D. . ?Contar histórias: a arte de brincar com as palavras?. 2019.
TEIXEIRA, D. . Projeto de Extensão De onde vêm? Pertencimento dos sujeitos do campo nas escolas de Ensino Fundamental do município de Serra. 2019.
TEIXEIRA, DAISA . Formação Continuada de Gestores e Professores : Relações étnico-raciais. 2019.
TEIXEIRA, DAISA . II CURSO DE EXTENSÃO CONSTRUIR CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019.
TEIXEIRA, DAISA . CURSO: Contar histórias: a arte de brincar com as palavras. 2019.
TEIXEIRA, DAISA ; MURTA, Claudia . Grupo de Estudos e Pesquisa em Humanização e Técnica - GEPHT. 2014.
TEIXEIRA, DAISA ; PUCHEU, D. ; WILLIAMSON, G. . Délibérations des jurys de soutenances Euromime. 2013.
TEIXEIRA, DAISA . Formação Aberta e a Distância em Cineclubismo - Relatório Técnico. 2013.
TEIXEIRA, D. ; JESUS, A. C. ; TEIXEIRA, M. . Formação Aberta e a Distância em Cineclubismo. 2012.
TEIXEIRA, D. ; SOUZA, Santinho F. . Formação Continuada para a Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no Ensino Presencial da UFES. 2012.
TEIXEIRA, D. ; LOPES, Orlando ; SOUZA, S. F. ; Finardi, Kyria R. . Criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Hipertexto e Tecnologia Educaional - NEPEHTE/UFES. 2012.
Pacheco, H. S. ; Dadalto, M. G. ; TEIXEIRA, D. . Comissão de Avaliação de Estagio Probatório. 2012.
TEIXEIRA, D. . Implantação e Desenvolvimento do Projeto-Piloto para o uso do Laptop Educacional em Escolas Públicas do Espírito Santo. 2011.
TEIXEIRA, D. . Sabatina sobre Escolas em Tempo Integral. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
TEIXEIRA, DAISA . Metodologia EAD para o curso de Gestão em saúde. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Webconferência).
TEIXEIRA, D. ; MURTA, Claudia ; LIMA, M. A. V. M. ; SANTANNA, P. C. . Relatório Técnico do Projeto de Investigação MIMETIC. 2011. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2018
Movimentos de mediação e interação docente online no planejamento de cursos para formação inicial e continuada de professores em ambientes virtuais de aprendizagem, Descrição: Pesquisa realizado no estágio pós-doutoral na Universidade Aberta de Portugal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Daísa Teixeira - Coordenador / Daniela Melaré Vieira Barros - Integrante.
-
2013 - 2014
Projeto de Investigação MIMETIC-Fase II: formação de professores para o uso das TICs na educação, Descrição: O Projeto de Investigação MIMETIC : formação de professores para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Educação objetiva proporcionar uma formação a distância destinada a desenvolver a cultura profissional das TICE (Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação) nos professores do Ensino Médio e do Ensino Superior. O projeto assume uma perspectiva metodológica básica do tipo internacional e intercultural. A versão piloto francesa desta formação foi testada e colocada em prática durante o ano acadêmico de 2006-2007 (6 participantes) e 2007-2008 (20 participantes), pela Universidade de Poitiers, da França. O projeto focalizou a utilização de um dispositivo on line que se apoia em uma pedagogia de projetos locais orientados a distância. O conjunto de atividades propostas foi organizado tomando por base os referenciais franceses de competência TIC nível geral (C2i ? certificado informático e de Internet, nível 1) e nível docente (C2i2e ? certificado informático e de Internet, nível 2, para o docente). O Projeto foi concebido a partir da constatação de que, em diversos países, observa-se uma diferença constante entre os equipamentos informáticos existentes nos estabelecimentos de ensino e o nível de uso que se faz das tecnologias disponíveis. Essa diferença se expressa tanto a nível quantitativo (duração e freqüências da utilização dos equipamentos) como em termos de modificações das práticas pedagógicas e dos resultados escolares. As causas, múltiplas e sistemáticas, evidenciam a necessidade de questionar o lugar que ocupam as tecnologias na escola, assinalando que a organização e a forma de escolarização pretendida são pouco abertas a atividades de aprendizagem requisitadas para o uso das TICs.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daísa Teixeira - Coordenador / Claudia Murta - Integrante / Caio Teixeira - Integrante.
-
2013 - 2014
Mediações da Tecnologia na Educação, Descrição: Descrição: Esse projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver pesquisas relacionadas a: Hipertextos, contextos culturais e linguagens com a utilização das TICs: funcionalidades e serviços oferecidos pela Web 2.0 aplicados ao ensino e à aprendizagem; distintos caminhos de navegação não-linear que compõem as redes hipermidiáticas; autoria; expressão e publicação de ideias que incorporam diferentes linguagens; produções em coautoria. Docência, aprendizagem e cultura digital: formação de professores para a utilização das TICs; ambientes virtuais na educação presencial; educação a distância; metodologias para o ensino de línguas (L1 e L2) utilizando tecnologias; escola e cultura digital; práticas pedagógicas utilizando redes sociais. Tecnologias móveis no ensino e na aprendizagem: implantação de dispositivos móveis na educação; produção de conteúdos para mobile-learning; estratégias de ensino e aprendizagem com tecnologias móveis. Discurso e cultura digital: estudos analíticos, de base linguístico-discursiva, dos textos produzidos e veiculados nos suportes digitais; leitura e escrita; gêneros textuais e ensino. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . .. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daísa Teixeira - Coordenador / Finardi, Kyria R. - Integrante.
-
2013 - 2013
Mediação com Tecnologias na Construção de Identidade e Inclusão Social em Escolas Da Periferia Urbana e Campesina, Descrição: Esta pesquisa é parte da pesquisa intitulada Mediações da Tecnologia na Educação, com registro 4177/2013 na PRPPG, e integra o projeto DIGIT-M-ED-II: Transforming Pedagogy through Digit@l Media Around the Globe, coordenado pelo prof Dr Michalis Kontopodis, da Universidade de Amsterdam. Universidades da Holanda, Dinamarca,Grécia, Rússia, Brasil e México são parceiras neste projeto. A Universidade Federal do Espírito Santo representa, no projeto, o contexto brasileiro para investigar a mediação das tecnologias na construção identitária de crianças da periferia urbana e campesina. A pesquisa abordará dois contextos educativos particulares, a saber: uma escola da periferia urbana do município de Cariacica e uma escola em contexto campesino. Participarão crianças/estudantes da periferia urbana de Cariacica-ES-BRASIL, da escola municipal São João Chrisóstomo que participa do projeto Um Computador por Aluno (UCA), resultado da parceria entre o Governo Federal e a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica. Envolverá 10 (dez) alunos e 01 professor do 4 ano do ensino fundamental. A escola recebeu laptops educacionais, em número suficiente para que cada um dos alunos e professores os utilizem como recurso no processo de ensino e aprendizagem. A escola possui acesso sem fio à internet em todos os seus espaços físicos. As crianças/estudantes da escola Maria Julita, localizada no Assentamento Vale da Esperança, conhecido ainda como Assentamento Tomazini, também serão parceiras desta pesquisa. Esse assentamento, cujo latifúndio foi ocupado em 1997, abriga 22 famílias distribuídas em 394 hectares, está localizado no córrego seco, distrito de Santo Antônio, em Santa Teresa- ES- BRASIL. Maria Julita é a escola do assentamento, com aproximadamente 90 crianças. Crianças de 4 a 12 anos de idade, frequentam a escola em classe multisseriadas. A análise dos dados terá por fundamentação teórica a função mediadora da linguagem.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daísa Teixeira - Coordenador / Finardi, Kyria R. - Integrante / Gerda Margit Schütz Foerste - Integrante / Erineu Foerste - Integrante / Andréia Chiari Lins - Integrante / Thalyta Monteiro - Integrante.
-
2012 - 2013
Construção de cidadania por meio da apropriação de recursos tecnológicos: evidências do projeto Um Computador por Aluno-UCA, Descrição: Descrição: A pesquisa tem como objetivo explorar o potencial dos recursos tecnológicos do laptop educacional com propostas de utilização voltadas para a produção de hipertextos que possibilitem ampliar e aprofundar temáticas como o reconhecimento de si no espaço social, cultural, histórico e familiar; Analisar a apropriação de uma ferramenta tecnológica educacional e seu papel na construção de cidadania e identidade de alunos envolvidos no projeto UCA. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daísa Teixeira - Coordenador / Finardi, Kyria R. - Integrante.
-
2010 - 2012
Projeto de Investigação MIMETIC: formação de professores para o uso das TICs na Educação, Descrição: O Projeto de Investigação MIMETIC : formação de professores para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Educação objetiva proporcionar uma formação a distância destinada a desenvolver a cultura profissional das TICE (Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação) nos professores do Ensino Médio e do Ensino Superior. O projeto assume uma perspectiva metodológica básica do tipo internacional e intercultural. A versão piloto francesa desta formação foi testada e colocada em prática durante o ano acadêmico de 2006-2007 (6 participantes) e 2007-2008 (20 participantes), pela Universidade de Poitiers, da França. O projeto focalizou a utilização de um dispositivo on line que se apoia em uma pedagogia de projetos locais orientados a distância. O conjunto de atividades propostas foi organizado tomando por base os referenciais franceses de competência TIC nível geral (C2i ? certificado informático e de Internet, nível 1) e nível docente (C2i2e ? certificado informático e de Internet, nível 2, para o docente). O Projeto foi concebido a partir da constatação de que, em diversos países, observa-se uma diferença constante entre os equipamentos informáticos existentes nos estabelecimentos de ensino e o nível de uso que se faz das tecnologias disponíveis. Essa diferença se expressa tanto a nível quantitativo (duração e freqüências da utilização dos equipamentos) como em termos de modificações das práticas pedagógicas e dos resultados escolares. As causas, múltiplas e sistemáticas, evidenciam a necessidade de questionar o lugar que ocupam as tecnologias na escola, assinalando que a organização e a forma de escolarização pretendida são pouco abertas a atividades de aprendizagem requisitadas para o uso das TICs. Outro fator importante é o tipo de formação que os docentes recebem para utilizar as TICs nas atividades pedagógicas. É dada pouca ou nenhuma importância a este aspecto tanto na formação inicial como na formação continuada dos professo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daísa Teixeira - Coordenador / Claudia Murta - Integrante.
-
2007 - 2008
Projeto de pesquisa Sala de Aula Digital na Educação Pública do Espírito Santo, Descrição: Pesquisa em realização em 20 (vinte) escolas de ensino Fundamental e Médio da Grande Vitória. Pretende identificar e disseminar para as escolas públicas estaduais algumas práticas pedagógicas com tecnologias digitais, basicamente com equipamentos do tipo Quadro Digital Interativo e TV multimídia. A pesquisa abrange as disciplinas Língua Portuguesa, Geografia, História e Biologia. 150 professores e 16 mediadores estão envolvidos na produção, coleta e análise dos dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daísa Teixeira - Coordenador., Financiador(es): Secretaria de Estado da educação do Espírito Santo - Auxílio financeiro / Secretaria de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação. , Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, 29075-910 - Vitoria, ES - Brasil, Telefone: (27) 40092095
Experiência profissional
2008 - Atual
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora da disciplina Tecnologias da Informação e da Comunicação como Apoio Educacional, para o Curso de Pedagogia.
2008 - Atual
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2015
Direção e administração, Centro de Educação.,Cargo ou função, Coordenação do Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia EAD.
-
08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação.,Cargo ou função, Coordenação da Comissão de Pesquisa do Centro de Educação.
-
08/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Pedagógico, Departamento de Linguagens, Cultura e Educação - DLCE.,Linhas de pesquisa
-
08/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias da Informação e da Comunicação como Apoio Educacional
1982 - 2008
Secretaria de Estado da Educação e EsporteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Atua como multiplicadora no Programa de Informática Educativa - ProInfo da SEED/MEC, na Secretaria de Estado da Educação.
Antes de 1990 atuou como professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio.
A carga horária, hoje, é de 40 horas.
Atividades
-
01/2007
Serviços técnicos especializados , UFES.,Serviço realizado, Coordenação de assistência no curso de pós-graduação a distância em Gestão Educacional - Escola de Gestores.
-
01/2006
Serviços técnicos especializados , CEFETES.,Serviço realizado, Docente no curso de especialização Proeja.
-
12/1995 - 05/1998
Serviços técnicos especializados , Departamento de Apoio Técnico e Pedagógico, Centro de Informática na Educação.,Serviço realizado, Acompanhamento e avaliação das atividades de informática educativa nas escolas públicas do ES.
-
06/1995 - 11/1995
Serviços técnicos especializados , Departamento de Apoio Técnico e Pedagógico, Centro de Informática na Educação.,Serviço realizado, Participou da elaboração do projeto de implantação e implementação técnica e pedagógica do ProInfo no ES.
-
09/1990 - 04/1994
Serviços técnicos especializados , Departamento de Apoio Técnico e Pedagógico, Centro de Informática na Educação.,Serviço realizado, Formação de professores para a utilização da informática na educação e implantação de laboratórios de informática em escolas públicas estaduais .
2000 - 2008
Associação de Ensino Integrado Organizado UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações:
Professora Português Instrumental e Reda~ção Técnica para os cursos de Graduação em Administração e Ciências Contábeis.
Atividades
-
02/2000 - 01/2001
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
02/2000 - 01/2001
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
1996 - 2002
Instituto de Ensino Superior Prof Nelson Abel de AlmeidaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Além de lecionar a disciplina Língua Portuguesa, teve participação como uma das coordenadoras do Programa de Dependência e Adaptação a Distância, que inaugurou, de fato, o Centro de Educação a Distância (CEaD), da Instituição.
Atividades
-
04/1999 - 03/2002
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação a Distância, Programa de Dependência e Adaptação a Distância.,Serviço realizado, Coordenação do Programa de Dependência e Adaptação via internet.
-
03/1996 - 03/2002
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
03/1996 - 03/2002
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
1995 - 1998
Sociedade Educacional do Espírito SantoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Atividades
-
06/1995 - 12/1998
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
06/1995 - 12/1998
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
06/1995 - 12/1998
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
06/1995 - 12/1998
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
06/1995 - 12/1998
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daísa Teixeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?