Alfonso Flores Romero

Profissional com sólida formação acadêmica, incluindo graduações em Comércio Exterior (Faculdade Técnica Internacional), Espanhol-Português (Centro Universitário ETEP) e Literatura Española (Universidad Inca Garcilaso de La Vega, 1991). Possui especializações Lato Sensu em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar (Faculdade Santo André) e Comércio Exterior (Faculdade Dom Alberto), com MBA em Gestão de Pessoas em andamento. Complementou sua formação com cursos de extensão em Música, Meditação e Musicoterapia, Alfabetização e Letramento, e Literatura Espanhola. Acumula mais de 15 anos de experiência docente em escolas estaduais, 8 anos em instituições particulares e 4 anos no ensino superior, ministrando disciplinas nas áreas de Língua Espanhola, Administração, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos e Marketing, incluindo cursos de qualificação profissional pelo SENAC. Atualmente é professor de Espanhol na rede estadual do Acre.

Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Comércio Exterior

2020 - 2024

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA
Título: O Desenvolvimento do Comércio Transfronteiriço na Tríplice Fronteira Brasil￾Peru-Bolívia: Oportunidades e Desafios para o Estado do Acre
Orientador: DSc. ANA PAULA RODRIGUES

Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escola

2012 - 2013

Faculdade Santo André
Título: "A internet não contribui com a educação...quando não é usada corretamente"
Orientador: Profa. Dra. Margarida Arcari

Graduação em Letras

2024 - 2024

Centro Universitário ETEP
Título: GAMIFICAÇÃO E PSICOMOTRICIDADE: DESENVOLVENDO JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE MOTIVAÇÃO DA LEITURA E FALA EM PORTUGUÊS E ESPANHOL
Orientador: Cinthia Rocha da Silva

Graduação em Comercio Exterior

2007 - 2010

Faculdade de Tecnologia Internacional

Graduação em Literatura

1987 - 1991

Universidad Inca Garcilaso de La Vega

Formação complementar

2024 - 2024

Extensão universitária em Literatura Espanhola. (Carga horária: 230h). , Instituto Nacional de Aperfeiçoamento Profissional, INCI, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Alfabetização e Letramento na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. (Carga horária: 250h). , Instituto Nacional de Aperfeiçoamento Profissional, INCI, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Música, Meditação e Musicoterapia. (Carga horária: 160h). , Faculdades Metropolitanas de São Paulo, FAMESP, Brasil.

2020 - 2024

MBA em Comércio Exterior. (Carga Horária: 620h). , Faculdade Dom Alberto, DOM ALBERTO, Brasil.

2017 - 2017

Ciência e Tecnologia no Contexto na Globalização. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2017 - 2017

Comércio Exterior. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2017 - 2017

Fudamentos da Administração. (Carga horária: 60h). , Veduca, VEDUCA, Brasil.

2012 - 2012

Elaboração de Projetos. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação e Esporte -Ac, SEE-AC, Brasil.

2011 - 2012

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. (Carga horária: 100h). , Núcleo de Tecnologia Educacional (AC), NTE-AC, Brasil.

2004 - 2004

Introdução ao Conceito de Reciclagem de Lixo. (Carga horária: 8h). , Grupo Simões, GRUPO SIMÕES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em bancas

Aluno: Rafaella Bayma

TEIXEIRA, P. P. S.;BRASIL, P. J. S.ROMERO, A. F.. A importância da assessoria de imprensa na entidade filantrópica Jocum. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Comunicação) - UNINORTE.

Produções bibliográficas

  • ROMERO, A. F. . El uso de las tecnologias para el empreendedorismo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROMERO, A. F. . Hablando español en las misiones. 2010. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Instituto Imaculada Conceição-Acre

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

2006 - Atual

Colégio Meta

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de Espanhol

1996 - 1997

Colegio Nacional de Yarinacocha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Literatura Regionalista y professor de Ação Cívica

2006 - 2006

Escola Estadual Armando Noguerira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor temporário

2000 - 2000

Escola Estadual Bertha Vieira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Temporário

2003 - 2004

Escola Estadual Elozira dos Santos Thomé

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Temporário

2007 - 2007

Escola Estadual Glória Perez

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Temporário

1995 - 1995

Grande Unidade Escola Genaro Herrera

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Literatura e Educação Cívica

1999 - 1999

Heloísa Mourão Marques

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor temporário