Sanandreia Torezani Perinni

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017), possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013), graduação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e literaturas pela Faculdades Integradas Castelo Branco (2002). É Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Espírito Santo, atuando nos cursos técnicos integrados, licenciatura e pós-graduação - especialização. Foi membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - Napne - 2007 a 20221 e presidente do Fórum dos Napnes no Ifes de 2019 a 2020. De fevereiro de 2015 a dezembro de 2019 atuou como Diretora de Ensino do Ifes Campus Centro-Serrano, Santa Maria de Jetibá-ES. De fevereiro de 2020 a maio de 2025 atuou como Diretora de Ensino Técnico do Ifes - Reitoria/Proen.É pesquisadora nas temáticas de educação especial inclusiva - acessibilidade, práticas inclusivas e gestão na EE. Atua no Comitê Permanente da EJA-EPT (Proeja) do Ifes desde 2021, nos estudos da Educação Profissional de nível médio - diretrizes para cursos técnicos integrados e no acompanhamento da oferta de concomitantes e subsequentes.

Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2014 - 2017

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Do direito à educação: O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas e a inclusão escolar no Ifes
, Ano de obtenção: 2017. Rogério Drago. Palavras-chave: Napne, Educação Profissional; inclusão; AEE.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Ensino Profissionalizante.

Mestrado em Educação

2011 - 2013

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: A apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental: um estudo de caso
, Ano de Obtenção: 2013.Rogerio Drago.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Lingua Espanhola

2009 - 2009

Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: La enseñanza de Español como lengua extrajera: aspectos a serem reflexionados para una enseñanza de calidad.
Orientador: Selma de Agiar Rocha

Especialização em Língua Inglesa

2004 - 2004

Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: The teaching of English Language in High School
Orientador: Bianca Della Nina

Especialização em ´Língua Portuguesa

2003 - 2004

Universidade Salgado de Oliveira
Título: Abordagens sobre o processo de ensino da Leitura
Orientador: MAria Teresa XAvier

Graduação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e literaturas

1999 - 2002

FACULDADES INTEGRADAS CASTELO BRANCO

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Práticas educacionais inclusivas na área de deficiência intelectual. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2011

Español Avanzado. (Carga horária: 400h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

2009 - 2010

Mastering English Course. (Carga horária: 650h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

2008 - 2008

Ensino de Língua Inglesa na Escola Pública. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura, SITESCOLA, Brasil.

2008 - 2008

Treinamento no Uso do Portal de Periódico da Capes. (Carga horária: 40h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2008 - 2008

Adeus lousa e Giz: A escola na era da informática. (Carga horária: 40h). , Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura, SITESCOLA, Brasil.

2006 - 2006

Educação Africanidades Brasil. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Organização de eventos

PERINNI, S. T. . VI Jornada de Integração e 19a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ifes. 2022. (Outro).

PERINNI, S. T. . A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: TEXTOS E CONTEXTOS. 2021. (Outro).

PERINNI, S. T. . III Encontro dos Napnes do Ifes. 2018. (Outro).

MORETTO, C. ; ZORTEA, K. S. ; CHAMBELA, S. M. G. ; PERINNI, S. T. . III Ciclo de Debates: Diferença, Diversidade e Educação". 2014. (Outro).

PERINNI, S. T. ; DRAGO, R. ; JESUS, D. M. ; VICTOR, S. L. . II Seminário Nacional de Educação Especial e XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. 2012. (Outro).

Participação em eventos

VI COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE COGNIÇÃO E LINGUAGEM.Educação profissional e tecnológica em perspectiva inclusiva. 2022. (Outra).

IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal,. 2021. (Encontro).

A BNCC e Avaliação. 2018. (Outra).

III Encontro dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes).Caminhos da Educação Especial no Ifes: O que está prescrito nos documentos e práticas institucionais. 2018. (Encontro).

II Seminário Nacional do ensino Médio Integrado. 2018. (Seminário).

IV Seminário Nacional de Educação Especial, XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva e I Seminário de Pesquisas de Pós-Graduação Lato Sensu na Perspectiva da Inclusão.O NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS-Napne NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. 2016. (Seminário).

IV Seminário Nacional de Educação Especial, XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva e I Seminário de Pesquisas de Pós-Graduação Lato Sensu na Perspectiva da Inclusão.PROCESSOS ESCOLARES COTIDIANOS: A DEFICIÊNCIA VISUAL E O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2016. (Seminário).

IV Seminário Nacional de Educação Especial, XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva e I Seminário de Pesquisas de Pós-Graduação Lato Sensu na Perspectiva da Inclusão. 2016. (Seminário).

11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Deficiência visual e a apropriação do conhecimento: possibilidades e desafios. 2014. (Encontro).

III Seminário Nacional de Educação Especial e XIV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. 2014. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Implicações do Atendimento Educacional Especializado no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com deficiência visual. 2014. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Síndrome de Apert. 2014. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Deficiência visual e a apropriação do conhecimento no ensino fundamental: possibilidades e desafios. 2014. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. 2014. (Congresso).

"Educação e inclusão: perspectivas comparadas (Portugal/Brasil)". 2013. (Seminário).

II Conferência Nacional de Educação - Etapa Estadual. 2013. (Outra).

II Conferência Nacional de Educação - Etapa Municipal. 2013. (Outra).

III Congresso Internacional "Educação Inclusiva e Equidade". A Apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental". 2013. (Congresso).

III Seminário de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão.A Apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino regular: um estudo de caso (pôster). 2012. (Seminário).

II Seminário Nacional de Educação Especial e XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva.A Apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental: um estudo de caso (pôster). 2012. (Seminário).

II Seminário Nacional de Educação Especial e XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva.Algumas Palavras sobre a Síndrome de West. 2012. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial. A apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental: um estudo de caso.. 2012. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial. Conhecendo a Síndrome de West (Pôster). 2012. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de História da Educação. 2011. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de História da Educação. 2011. (Oficina).

II Congresso Internacional de Educação. 2006. (Congresso).

I Fórum Regional De Ensino das Escolas Agrotécnicas federais da Região Sudeste. 2005. (Outra).

I Seminário de Formação Continuada de Professores - PCN em ação. 2002. (Seminário).

III Seminário Integrado de Educação da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina. 2000. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Rosiane Nascimento do Santíssimo

PERINNI, S. T.. ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PÚBLICO DAS RESERVAS DE VAGAS. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: GILDEVÂNIA DE FARIA PORCINO SANTOS

PERINNI, S. T.. INGRESSO E ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO PROCESSO SELETIVO DE CURSOS INTEGRADOS DO IFES, CAMPUS SÃO MATEUS. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Raíza Teixeira Griffo Vasconcelos

PERINNI, S. T.. PROGRAMA EDUCATIVO EM ATITUDES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

PERINNI, S. T.. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Cibele Franco Costa Marques

PERINNI, S. T.; ZORTEA, K. S.; PIONTKOVSKY, D.. A educação física no ensino médio: entre práticas e formações nos cotidianos escolares. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores do Ifes) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Joyce Sthephany Fonseca Moreira

PERINNI, S. T.. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENHO DE REPRESENTAÇÃO HUMANA E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA EXPRESSÃO ?COR DE PELE?. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores do Ifes) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Alberto Chambela Neto

PERINNI, S. T.. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA BOVINOCULTURA LEITEIRA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores do Ifes) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Lucio Marques Peçanha

PERINNI, S. T.. A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR NO IFES. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores do Ifes) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Alcinéia Gonçalves, Flávia N

PERINNI, S. T.. A. Tonoli; et al.Uso de modelos didáticos de artrópodes: estratégias e desafios para o ensino de ciências na escola fundamental.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Alana Gomes Ribeiro

PERINNI, S. T.. Redes Sociais: Sua influências no rendimento escolar e suas estratégias no ensino aprendizagem de biologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Renata Moraes Serafini

PERINNI, S. T.. Utilização da tecnologia em sites no ensino de biologia com alunos do ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Ana Paula Guimarães Trindade e Tatiele Rodrigues de Sá

PERINNI, S. T.; DRAGO, R.; SILVEIRA, L. V.. Síndrome de Down e a estimulação precoce: um olhar a partir do banco de teses da CAPES.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

PERINNI, S. T.; MARTINELLI, R. T.. Membro de Comissão responsável pelo processo seletivo de professor substituto, edital 03/2008, de 11/07/2008. (EAFST). 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

PERINNI, S. T.; NEVES, A. L.; ABREU, A. M. F. G.. Membro de Banca de Concurso de Professor Substituto da EAFST (atual IFES-Campus Santa Teresa), edital nº 03, de 28/03/2007.. 2007. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

PERINNI, S. T.; SOUZA, G. M.; FERREIRA, A. C. G.. Banca examinadora da prova de desempenho didático e de títulos pra contratação de profesor substituto de Língua Portuguesa. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Orientou

LUCIANA ALBUQUERQUE SCHUSTER

O PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE LINHARES: FORMAÇÃO PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA; Início: 2024; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Especial Inclusiva) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; (Orientador);

KAROLINNE BROMONSCHENKEL PEDRINI BROZEGHINI

TRABALHO COLABORATIVO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE CARIACICA - ES; Início: 2024; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu em Educação Especial Inclusiva) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; (Orientador);

Lucas Carvalho de Sousa

COMMUNICATIVE APPROACH: UMA EXPERIÊNCIA NA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR ; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores do Ifes) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Sanandreia Torezani Perinni;

Rayane Ferron de Souza

A CONTRIBUIÇÃO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores do Ifes) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Sanandreia Torezani Perinni;

Luana Beatriz Reinholz Barbosa

O ENSINO HÍBRIDO COMO METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores do Ifes) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Sanandreia Torezani Perinni;

Gilciani Maria Bausen Dantas

A SALA DE AULA INVERTIDA E A ABORDAGEM TRIANGULAR: PRÁTICAS NO ENSINO DE ARTE NO ENSINO MÉDIO; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores do Ifes) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Sanandreia Torezani Perinni;

Gabriela Loss

CONTAÇÃO DE HISTORIAS E O DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores do Ifes) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Sanandreia Torezani Perinni;

Tamires Lacerda Gomes da Silva

O processo de escolarização de estudantes com autismo no ensino médio: apontamentos acerca da educação especial inclusiva; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Sanandreia Torezani Perinni;

Larissa Bonatto Sampaio

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UMA ANÁLISE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO IFES CAMPUS SANTA TERESA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Sanandreia Torezani Perinni;

Veronica Loureiro Bridi

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFES CAMPUS SANTA TERESA: EM FOCO A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Sanandreia Torezani Perinni;

Larissa Bonatto Teixeira

A percepção dos alunos do ensino médio acerca da Síndrome de Down: aspectos biológicos e socias; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Sanandreia Torezani Perinni;

Uilliam Martins Torezani

Concepções de professores de biologia acerca da inclusão de pessoas com deficiência: um estudo de caso; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Sanandreia Torezani Perinni;

Scarlett dos Anjos de Oliveira

Percepções acerca do ensino de ciências para alunos com deficiência auditiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Sanandreia Torezani Perinni;

Francielly Casotti Gonzales

O Ensino de biologia e o sujeito com autismo: um estudo de caso; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Sanandreia Torezani Perinni;

Paula Janini Raphascki Gadiola

A deficiência Mental e o Ensino de Ciências Biológicas: possibilidades e desafios; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Sanandreia Torezani Perinni;

Produções bibliográficas

  • PERINNI, S. T. . A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: ASPECTOS HISTÓRICOS E LEGAIS. Revista Intelletto , v. 4, p. 125, 2019.

  • PERINNI, S. T. . Deficiência visual e a apropriação do conhecimento no ensino fundamental: possibilidades e desafios. Revista Pró-Discente: Caderno de Produções Acadêmico-Científicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES) , v. 20, p. 7-23, 2014.

  • SILVEIRA, L. V. ; DRAGO, R. ; PERINNI, S. T. ; COSTA, A. M. ; BRAVO, D. O. M. ; DIAS, I. R. ; FERRARI, M. G. ; PEROVANO, M. ; RODRIGUES, P. S. ; ALONSO, R. G. ; TRENTO, S. S. M. ; MOZER, T. A. ; BURGOS, V. P. B. . Educação Especial e Educação Inclusiva: Teoria, Pesquisa e Prática. 1. ed. São Paulo: Pedro & João editores, 2018. v. 1. 200p .

  • BRAVO, D. O. M. ; DIAS, I. R. ; SILVEIRA, L. V. ; FERRARI, M. G. ; DRAGO, R. ; PERINNI, S. T. ; BURGOS, V. P. B. ; GONRING, V. M. . Sindrome de West. In: Rogerio Drago. (Org.). Síndromes/; conhecer, planejar e incluir. 4ed.Rio de Janeiro: WAK, 2024, v. 1, p. 83-100.

  • PERINNI, S. T. ; FERRARI, M. G. . Educação Especial e Educação Inclusiva no contexto da Educação Profissional integrada do Instituto Federal do Espírito Santo: as subjetividades e as práticas. In: Rogério Drago; Michell Pedruzzi Mendes Araújo; Israel Rocha Dias. (Org.). Inclusão de pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento em espaçostempos educativos: rflexões e possibilidades. 1ed.Campos de Goytacazes: Encontrografia, 2021, v. Único, p. 99-116.

  • FERRARI, M. G. ; PERINNI, S. T. . Adolescência e Subjetividade. In: Rogério Drago e Lívia Vares. (Org.). Vigotski - Teoria e Prática. 1ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2020, v. , p. 43-53.

  • PERINNI, S. T. . Síndrome de West. In: Rogério Drago. (Org.). Síndromes: conhecer, planejar, incluir. 3ed.Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019, v. , p. 83-100.

  • PERINNI, S. T. . Do direito à educação: a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. In: Rogério Drago; Michell Pedruzzi Mendes Araújo. (Org.). Educação Especial e Educação Inclusiva: teoria, pesquisa e prática. 1ed.São Paulo: Pedro & João editores, 2018, v. 1, p. 47-69.

  • PERINNI, S. T. . A apropriação do conhecimento pelo aluno cego: em foco a língua inglesa. In: DRAGO, Rogério. (Org.). Transtornos do desenvolvimento e deficiência: inclusão e escolarização. 1ed.Rio de Janeiro: WAK, 2014, v. , p. 127-154.

  • PERINNI, S. T. ; GONRING, V. M. . Síndrome de Apert. In: DRAGO, Rogério. (Org.). Estudos e Pesquisas sobre Síndormes - Relatos de Caso. 1ed.Rio de Janeiro: WAK, 2013, v. 1, p. 75-98.

  • GONRING, V. M. ; PERINNI, S. T. . Autismo. In: DRAGO, Rogério. (Org.). Estudos e Pesquisas sobre Síndormes - Relatos de Caso. 1ed.Rio de Janeiro: WAK, 2013, v. 1, p. 163-176.

  • PERINNI, S. T. . Síndrome de West. In: DRAGO, Rogério. (Org.). Síndromes: Conhecer, planejar, incluir. 2ed.Rio de Janeiro: WAK, 2013, v. 1, p. 83-100.

  • PERINNI, S. T. . Síndrome de West. In: Rogério Drago. (Org.). Síndromes: Conhecer, planejar e incluir. 1ªed.Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012, v. 01, p. 83-100.

  • PERINNI, S. T. . Deficiência visual e a apropriação do conhecimento no ensino fundamental: possibilidades e desafios. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos-SP. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014. v. 1.

  • PERINNI, S. T. . Implicações do Atendimento Educacional Especializado no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com deficiência visual. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos-SP. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014. v. 1.

  • GONRING, V. M. ; PERINNI, S. T. . Síndrome de Apert. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos-SP. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014. v. 1.

  • PERINNI, S. T. . DEFICIÊNCIA VISUAL E A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anped Sudeste, 2014, São João Del Rei-MG. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Anped Sudeste, 2014. v. 1. p. 19-30.

  • PERINNI, S. T. . A Apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental'. In: III Congresso Internacional 'Educação e Equidade', 2013, Almada. Atas do III Congresso Internacional ?Educação Inclusiva e Equidade?.. Almada-Portugal: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial., 2013. v. 1. p. 290-306.

  • PERINNI, S. T. . A Apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental: um estudo de caso (pôster). In: II Seminário Nacional de Educação Especial, XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2012, Vitória-ES. A educação especial no cenário educacional brasileiro: indícios, registros e práticas de inclusão.. Vitória-ES: GM Gráfica e Editora, 2012.

  • PERINNI, S. T. . A apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental: um estudo de caso.. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos- SP. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos - SP: Editora Cubo, 2012. v. Único. p. 8684-8696.

  • PERINNI, S. T. . Conhecendo a Síndrome de West. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos- SP. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos - SP: Editora Cubo, 2012. v. Único. p. 6468-6480.

  • PERINNI, S. T. . Algumas Palavras sobre a Síndrome de West. In: II Seminário Nacional de Educação Especial, XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2012, Vitória-ES. A educação especial no cenário educacional brasileiro: indícios, registros e práticas de inclusão.. Vitória-ES: GM Gráfica e Editora, 2012. v. v.1.

  • PERINNI, S. T. . O NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS-Napne NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. In: IV Seminário Nacional de Educação Especial, XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva e I Seminário de Pesquisas de Pós-Graduação Lato Sensu na Perspectiva da Inclusão, 2016, Vitória-ES. Caderno de Programação e Resumos: Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e justiça social. Vitória: Ufes, 2016. v. 1. p. 170-170.

  • PERINNI, S. T. . PROCESSOS ESCOLARES COTIDIANOS: A DEFICIÊNCIA VISUAL E O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: IV Seminário Nacional de Educação Especial, XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva e I Seminário de Pesquisas de Pós-Graduação Lato Sensu na Perspectiva da Inclusão, 2016, Vitória-ES. Caderno de Programação e Resumos. Vitória-ES: UFES, 2016. v. 1. p. 184-184.

  • PERINNI, S. T. . A Apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental'. In: III Congresso Internacional 'Educação e Equidade', 2013, Almada. Atas do III Congresso Internacional ?Educação Inclusiva e Equidade?.. Almada-Portugal: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial., 2013. v. 1. p. 139-139.

  • PERINNI, S. T. ; CHAMBELLA, S. M. G. . Implantando a terminalidade específica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFES. In: III Congresso Internacional 'Educação e Equidade', 2013, Almada. Atas do III Congresso Internacional ?Educação Inclusiva e Equidade?.. Almada-Portugal: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial., 2013. v. 1. p. 249-250.

  • PERINNI, S. T. . O Ensino de inglês e o aluno cego: um estudo de caso. In: Seminário: Diversidade e práticas Educacionais Inclusivas, 2011, Vitória-ES. Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas, 2011.

  • ELISANGELA DOS SANTOS DE OLIVEIRA ; PERINNI, S. T. . A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESPÍRITO SANTO ? POSSIBILIDADES E DESAFIOS A PARTIR DOS DADOS DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERINNI, S. T. ; ELISANGELA DOS SANTOS DE OLIVEIRA ; COTONHOTO, L. A. . Formação em serviço no Instituto Federal do Espírito em EJA-EPT/Proeja: buscando a superação dos desafios e a garantia de direitos.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERINNI, S. T. . Educação Especial e Educação inclusiva como mecanismos de garantia do direito à Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERINNI, S. T. . O exercício cotidiano para a promoção de práticas educacionais inclusivas: em foco as ações do Napne. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERINNI, S. T. . O exercício cotidiano para a promoção de práticas educacionais inclusivas: em foco as ações do Napne. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERINNI, S. T. . A Mediação no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERINNI, S. T. . A aprorpiação da lingua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental: um estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERINNI, S. T. . Deficiência visual e a apropriação do conhecimento no ensino fundamental: possibilidades e desafios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERINNI, S. T. ; CHAMBELLA, S. M. G. . Implantando a terminalidade específica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERINNI, S. T. . A Apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERINNI, S. T. . A aprorpiação da lingua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERINNI, S. T. . Algumas Palavras sobre a Síndrome de West (Pôster). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERINNI, S. T. . A Apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental: um estudo de caso (pôster). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERINNI, S. T. . A Apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino regular: um estudo de caso (pôster). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERINNI, S. T. . A apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental: um estudo de caso.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERINNI, S. T. . Conhecendo a Síndrome de West (Pôster). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PERINNI, S. T. . A aprorpiação da lingua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental: um estudo de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

PERINNI, S. T. ; ELISANGELA DOS SANTOS DE OLIVEIRA ; COTONHOTO, L. A. . Guia para diagnóstico e construção do mapa de oferta EJA-EPT no Ifes. 2024. (Formação de Profissionais da educação).

PERINNI, S. T. . Formação: A Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio: textos e contextos. 2021. (Formação de Profissionais da educação).

PERINNI, S. T. ; COTONHOTO, L. A. ; BARCELLOS, A. P. . Curso Mooc: Compreendendo a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio: textos e contextos. 2021. (Curso Mooc).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Centro-Serrano. , Rua Principal, S/N, Fazenda Pagung, Caramuru, 29660000 - Santa Maria de Jetibá, ES - Brasil, Telefone: (27) 998605584, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - 2013

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

Outras informações:
Estudante do curso de Mestrado em Educação e Membro efetivo do Grupo de estudos e pesquisa em educação e inclusão no contexto da escola comum (GEPEI).

2005 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Diretora de Ensino Técnico do Ifes-Proen-Reitoria - 02/2020 Diretora de Ensino no Campus Centro-Serrano - 02/2015 a 01/2020 Substituta do Cargo de Direção de Coordenação Geral de Ensino, 2006-2010. Professora efetiva do quadro de servidores no ensino básico, técnico e tecnológico na área de linguagens e tópicos especiais da educação

2004 - 2005

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora de inglês nos cursos técnicos de nível médio e subsequente.

Atividades

  • 11/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.Linhas de pesquisa

  • 02/2020 - 05/2025

    Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.Cargo ou função, Diretora de Ensino Técnico do Ifes - Proen - Portaria 304, de 07/02/2020 - DOU 10/02/2020, P. 28, Seção 2..

  • 02/2015 - 01/2020

    Direção e administração, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Centro-Serrano.Cargo ou função, Diretora de Ensino - Portaria 310/GR de 10/02/2015.

  • 07/2014 - 01/2015

    Direção e administração, Campus Santa Teresa.Cargo ou função, Coordenadora de Integração Escola-Comunidade da Estrutura Administrativa designada pela portaria GR nº 1367 de 18/07/2014, DOU de 22/07/14, seção 2.

  • 10/2013 - 01/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Santa Teresa.Cargo ou função, Titular na Comissão Setorial de Avaliação Institucional.

  • 03/2010 - 01/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Santa Teresa.Cargo ou função, Membro efetivo do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas-NAPNE, designada pelas portarias 094/DG de 23/03/2010 e 099/DG de 15/03/2013..

  • 01/2014 - 08/2014

    Ensino, Gênero e Diversidade na Escola, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Supervisora do Curso

  • 11/2013 - 08/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Santa Teresa.Cargo ou função, Equipe de desenvolvimento do Curso de Aperfeiçoamento em "Gênero e Diversidade na Escola".

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Diversidade e Educação

2002 - 2003

Prefeitura Municipal de São Roque do Canaã

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor MaMPB, nível IV, padrão 1, Carga horária: 25

Outras informações:
Regência de classe nas disciplinas de português e inglês para as séries finais do ensino fundamental.

2003 - 2003

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Frederico Pretti"

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Designação Temporária, Carga horária: 25

Outras informações:
Regência de Classe na disciplina de inglês para a 2ª e 3ª séries do ensino médio regular e suplência fase II, 2º e 3º períodos.

1999 - 1999

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Frederico Pretti"

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Designação Temporária, Carga horária: 25

Outras informações:
Regência de classe na disciplina de inglês para a 1ª série do ensino médio

2000 - 2000

Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio "David Roldi"

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Designação Temporária, Carga horária: 25

Outras informações:
Regência de classe na disciplina de inglês para o ensino médio.

1998 - 1998

Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio "David Roldi"

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Designação Temporária, Carga horária: 25

Outras informações:
Regente de classe na disciplina de inglês para o nível médio.