MELCHISEDECH CÉSAR DA SILVA NETO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2007), pós-graduação em Psicologia Hospitalar pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2011) e pesquisando na área de Ciências Sociais e Educação Ambiental. Atualmente é psicólogo do Governo do Estado do Amapá e psicólogo técnico da área de saúde da Prefeitura Municipal de Santana. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: grupo de crescimento; empoderamento; auto-estima e, abordagem centrada na pessoa, dependência afetiva, empoderamento; mulher; psicologia social e self.
Informações coletadas do Lattes em 21/10/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Psicologia Hospitalar
2010 - 2011
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: Hospital Centrado no Doente
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
Participação em eventos
I Semana Científica e Psicologia. 2003. (Encontro).
Participação em bancas
MARTINS, GRAÇA; SENA, A.;SILVA NETO, M. C.. MÃES DEPRESSIVAS E SUAS INFLUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá.
SEBASTIANI, C.; FERREIRA, A.;SILVA NETO, M. C.. O AMOR NA CENA DO CRIME: UMA VISÃO PSICANALÍTICA SOBRE OS PROCESSOS PSIQUICOS NOS CRIMES PASSIONAIS A PARTIR DA MÚSICA "MATO E MORRO POR VOCÊ". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá.
RACHID FILHO, N.; SEBASTIANI, C.;SILVA NETO, M. C.. ANDRADE.TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE IDENTIDADE NO FILME FRAGMENTADO: UMA ANÁLISE PSICOPATOLÓGICA DO PERSONAGEM KEVIN WENDELL CRUMB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá.
MARTINS, GRAÇA; OLIVEIRA, ADRIANA;SILVA NETO, M. C.. COSTA.CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL NO CONTROLE DO ESTRESSE ENTRE PARTICIPATES DE UM GRUPO DE DIABETES MELLITUS DO ESTADO DO AMAPÁ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá.
MARTINS, GRAÇA;SILVA NETO, M. C.. PREVALÊNCIA DA DEPRESSÃO: UM ESTUDO COM ÍNDIOS DA CASA DE APOIO À SAÚDE DO ÍNDIO: CASAI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá.
CRESTANI, P.;SILVA NETO, M. C.. A DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES COM PAIS SEPARADOS: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá.
MARTINS, GRAÇA;SILVA NETO, M. C.. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: NOVOS DESAFIOS PARA OS DOCENTES DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá.
MARTINS, GRAÇA;SILVA NETO, M. C.. DISTORÇÕES COGNITIVAS FRENTE AO MEDO DE DIRIGIR: UM ESTUDO DE CAMPO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá.
MARTINS, GRAÇA;SILVA NETO, M. C.. HABILIDADE SOCIAL CONJUGAL E SUA INFLUÊNCIA NO NÍVEL DE HABILIDADES SOCIAIS DOS FILHOS ADOLESCENTES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá.
MARTINS, GRAÇA;SILVA NETO, M. C.. O PROCESSO DE DEVOLUTIVA AOS PAIS NO ATENDIMENTO INFANTIL: UMA VISÃO COGNITIVA COMPORTAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá.
MARTINS, GRAÇA;SILVA NETO, M. C.. A PRESENÇA DE IDEAÇÃO SUICIDA EM ADOLESCENTES NA CIDADE DE MACAPÁ: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá.
OLIVEIRA, ADRIANA;SILVA NETO, M. C.. DA SILVA.EMPODERAMENTO DA COMUNIDADE NEGRA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA ESSE PROCESSO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá.
Orientou
AS CONSEGUÊNCIAS DO ESTRESSE OCUPACIONAL NA ATUAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
À MARGEM DA INVISIBILIDADE: UMA PESQUISA SOBRE A COMPREENSÃO DO MORADOR DE RUA DA ORLA DE MACAPÁ DE SUA INCLUSÃO SOCIAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
LEVANTAMENTO HISTÓRICO DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
UMA REFLEXÃO SOBRE A CULTURA NASCISICA E A RELATIVIZAÇÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
INFLUÊNCIA DO BULLYNG NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO ADOLESCENTE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
O PSICÓLOGO NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA A ATUAÇÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ENFOQUE NA PSICOLOGIA DA SAÚDE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
CARACTERÍSTICAS FAMILIARES DOS ADOLESCENTES DEPENDENTES DE DROGAS ILICITAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
SILVA; O MAL-ESTAR NA POLÍTICA BRASILEIRA: CORRUPÇÃO E A PERVERSÃO NA IMPOSSÍVEL ARTE DE GOVERNAR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS E TRANSTORNO DE CONDUTA NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
FÉLIX; ANSIEDADE: UM DESAFIO AOS CANDIDATOS À AQUISIÇÃO DA PRIMEIRA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO NA CIDADE DE MACAPÁ-AP; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
TERCEIRA IDADE E EJA: REFLETINDO SOBRE OS MOTIVOS E EXPECTATIVAS DO RETORNO À VIDA ESCOLAR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
FIGUEIRA E LAURANA BANDEIRA MACIEL; NOVAS CONFIGURAÇÕES DA FAMÍLIA BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ESTÁCIO DE MACAPÁ-AP; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
DA SILVA E EVELLYN CAROLYNNE COSTA; SINDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL E SEUS ASPECTOS EMOCIONAIS NA CRIANÇA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
Mal-Estar Contemporâneo: ambivalência da internet no contexto sócio familiar do jovem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
Transtorno de Ansiedade Generalizada: um olhar centrado na pessoa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
A Importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil e os Efeitos da Tecnologia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Estácio de Macapá; Orientador: Melchisedech César da Silva Neto;
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, M. S. ; SILVA, M. R. ; SILVA NETO, M. C. . GRUPO DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS: MOTIVAÇÃO DOS PARTICIPANTES NO PROCESSO DE TRATAMENTO. PSICOLOGIA.PT , v. a1167, p. 1-17, 2018.
-
MACEDO, A. P. ; SILVA NETO, M. C. . A FORMAÇÃO FO SELF E A DEPENDÊNCIA AFEITVA. Revista do NUFEN , v. 07, p. 48-77, 2015.
-
GUIMARÃES, A. P. M. ; SILVA NETO, M. C. . A formação do self e a dependência afetiva: uma revisão bibliográfica da abordagem centrada na pessoa. Revista do NUFEN , v. 7, p. 48-77, 2015.
-
RAVENA-CAETE, Voyner ; MONTEIRO, E ; CORREA, M. F ; SILVA NETO, M. C. . Saúde e Exclusão Social: Empoderamento como Estratégia de construção de Bem-Estar. O Público e o Privado (UECE) , v. 13, p. 123-137, 2009.
-
COSTA, L. F. ; SILVA NETO, M. C. . UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE GRUPO DE CRESCIMENTO: potencializando mulheres através de uma relação igualitária. Lato & Sensu (UNAMA) , v. 8, p. 135-138, 2007.
-
SILVA NETO, M. C. . EMPODERAMENTO E RELAÇÕES DE GÊNERO EM UMA COMUNIDADE CARENTE. Lato & Sensu (UNAMA) , v. 5, p. 110-114, 2004.
Prêmios
2017
Destaque Docente 2016, Faculdade Estácio de Macapá.
2016
Destaque Docente 2015, Faculdade Estácio de Macapá.
2015
Destaque Docente 2014, Faculdade Estácio de Macapá.
2014
Destaque Docente 2013, Faculdade Estácio de Macapá.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2018
Faculdade Estácio de Macapá, Estácio MacapáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
2013 - Atual
Governo do Estado do AmapáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 30
2008 - Atual
Prefeitura Municipal de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo Técnico da Área de Saúde, Carga horária: 30
2009 - 2014
Instituto Macapaense de Ensino SuperiorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 17
Atividades
-
08/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa, Ênfase B: Psicologia Hospitalar, Estágio Básico II, Estágio na Ênfase II, História da Psicologia, Matrizes do Pensamento Psicológico III, Psicodiagnóstico
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MELCHISEDECH CÉSAR DA SILVA NETO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?