Thiago Pereira Falcão

Thiago Falcão é Professor Adjunto do Curso de Comunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. Coordena o Grupo de Pesquisa em Games da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM. É Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e foi bolsista PDSE/Capes na McGill University, em Montreal, no Canadá; possui Pós-Doutorado na área de Comunicação Audiovisual, realizado junto à Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo/SP. Se dedica, em seus esforços como pesquisador, a questões relacionadas aos game studies, media studies e a representações dos gêneros do fantástico nas mídias. Seu trabalho de pesquisa resultou na publicação de diversos artigos, capítulos e co-autorias de livros. Possui atuação junto ao mercado publicitário, tendo exercido, ao longo de sua carreira, os cargos de Diretor de Arte (Hall Comunicação, 9Ideia), Gerente de Planejamento e de Mídias Sociais (Soda Virtual) e, mais recentemente, de Gerente de Inteligência de Mercado (Wei Inteligência). Tem formação em jornalismo, com atuação concentrada na esfera do jornalismo de entretenimento, tendo ocupado o cargo de Editor no portal DNB Online, especializado na cobertura da cena nacional de música eletrônica, além de ter escrito para outros diversos veículos voltados para o entretenimento. Sua experiência no mercado da comunicação engloba todo o processo de produção, desde a concepção de produtos até sua execução e posterior avaliação: atuou como diretor de arte desenvolvendo peças impressas e digitais, coordenou esforços de design e, ainda, produziu trilhas sonoras, editou e finalizou filmes de curta e longa duração. Dentre suas experiências acadêmicas, destaca ter sido professor da disciplina de Criação Multimídia do Projeto Irradiar - parceria entre o MINC e a Fundação Tempo Glauber (RJ) - no qual enfocou, principalmente, a pós-produção para vídeo. Foi professor-convidado de uma série de MBAs e especializações sobre Comunicação Digital e Jornalismo Online, entre elas a da Universidade Tiradentes de Maceió/AL, da Universidade Salvador (UNIFACS) de Salvador/BA e da Estácio / PB, em João Pessoa, na Paraíba, além de ter sido professor de vários outros cursos de especialização nos quais suas disciplinas transitaram entre os seguintes assuntos: advergames, conteúdo e monitoramento em redes sociais e inteligência de mercado.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea

2010 - 2014

Universidade Federal da Bahia
Título: Não Humanos em Jogo: Agência e Prescrição em World of Warcraft
Orientador: em McGill University ( Gabriella Coleman)
com André Luiz Martins Lemos. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Mundos Virtuais; Video games; Teoria do Ator-Rede; Agência.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Cibercultura.

Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea

2008 - 2010

Universidade Federal da Bahia
Título: Uma Incursão sobre as Estruturas Comunicacionais em Mundos Virtuais: Estudo sobre a Mediação dos Diálogos pela Figura do Jogo,Ano de Obtenção: 2010
José Carlos Santos Ribeiro.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Mundos Virtuais; Círculo Mágico; Cibercultura; Sociabilidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Graduação em Comunicação Social

2003 - 2007

Universidade Federal da Paraíba
Título: Universo, Metaverso, Multiverso - Mundos Virtuais como Híbridos entre Jogos Eletrônicos e Comunidades Virtuais
Orientador: Wellington Pereira
Bolsista do(a): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.

Graduação interrompida em 2003 em Publicidade e Propaganda

2001 - Atual

Instituto de Educação Superior da Paraíba
Ano de interrupção: 2003

Graduação interrompida em 2002 em Ciência da Computação

1999 - Atual

Universidade Federal da Paraíba
Ano de interrupção: 2002

Curso técnico/profissionalizante em Informática

1995 - 1998

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
Bolsista do(a): Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET-PB, Brasil.

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Pós-doutorado

2014 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Audiovisual.

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

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Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cultura Contemporânea.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos de Mídia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Game Studies.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Criação em Comunicação.

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Organização de eventos

FALCÃO, THIAGO . XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2013. (Congresso).

FALCÃO, THIAGO ; SILVA, Tarcízio. ; RIBEIRO, J. C. . Simsocial - Simposio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade. 2011. (Congresso).

ANDRADE, L. A. ; FALCÃO, THIAGO ; BRUNI, P. ; ALVES, Lynn. R. G. . VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2010. (Congresso).

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Participação em eventos

Seminário de Estudo do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (CONSIA).Aprendendo a Jogar: Media Literacy e os Usos dos Video Games. 2017. (Seminário).

Bit.Week 2014.Videogames: Por Que Ensinar a Jogar?. 2014. (Encontro).

III Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco.Videogames: Por Que Ensinar a Jogar?:. 2013. (Encontro).

Semana de Comunicação Estácio - FIB.Entendendo Mecânicas de Jogabilidade em Jogos Sociais. 2011. (Encontro).

19° Encontro Nacional da Compós. Estruturas de Agenciamento em Mundos Virtuais: Mundos Ficcionais como Vetores para o Comportamento Social In-Game. 2010. (Congresso).

Aula Inaugural 2010.2 dos Cursos de Comunicação e Design da Universidade Luterana do Brasil.Jogos Sociais: Padrões de Interação e Consumo. 2010. (Outra).

VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Projetando Realidades Sintéticas: Discutindo Fundamentos do Game Design. 2010. (Seminário).

VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2010. (Seminário).

VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação."NarrNet" - Um Jogo Didático sobre Narração em Games, Filmes e Histórias em Quadrinhos. 2010. (Seminário).

4o Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação do Centro Universitário Jorge Amado - INTERCULTE.Games como ferramenta de comunicaçao: desvendando os segredos do ARG da Unijorge. 2009. (Seminário).

Desenvolvimento Sustentável, Cooperação Internacional e o Uso das TICs como Instrumentos de Mediação Social e Cultural nos Processos Migratórios. 2009. (Simpósio).

III Simpósio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.Quando a Realidade é Sintética: Jogos Eletrônicos e seus Múltiplos Contextos Experienciais. 2009. (Simpósio).

Seminário Novos Meios de Mídia, Cinema e Literatura.A Narrativa Literária e Cinematográfica nos Games. 2009. (Seminário).

Workshop Realidade Sintética em Jogos Eletrônicos, Comunicação e Cultura.Panorama Histórico dos Video Games. 2009. (Outra).

Workshop Realidade Sintética em Jogos Eletrônicos, Comunicação e Cultura.Jogos em Rede e Estruturas Sociais. 2009. (Outra).

RPG e Cultura no Oriente Feudal.Construção de Personagens e Roteiros em RPGs. 2007. (Encontro).

II Escola de Informática da SBC. 1999. (Outra).

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Participação em bancas

Aluno: Érica D?Alessandro Junho de Lemos

PEREIRA, V. A.;FERREIRA, E.FALCÃO, THIAGO. Análise comparativa de estruturas narrativas em jogos digitais. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Souza Lima

FERREIRA, E.; PICADO, José Benjamim;FALCÃO, THIAGO. Caminho em Ruínas: A Distopia de Jogos Vorazes como Diagnóstico do Tempo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Matheus Tagé Veríssimo Ribeiro

GOSCIOLA, V.; SILVA, F. F.; MAGNO, M. I. C.;FALCÃO, THIAGO. Heróis em Convergência: A Narrativa Transmídia como Fator de Presença Cultural do Universo dos Vingadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Luiz Felipe Matsya de Aruanda Ramos Garrocho

JOSEPHSON, J. Z. A.FALCÃO, THIAGO; ALZAMORA, G. C.;DANDREA, C. F. B.. Temos que Pegar: Espirais de Apropriação e Regras Autoimpostas de Jogabilidade em trechos de vídeos de Let's Play do jogo Pokemon LeafGreen. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ewerton Lopes Silva de Oliveira

FORMIGA, A. A.; LINO, N. C. Q.;REGO, T. G.FALCÃO, THIAGO. Classificação de Tópicos para Textos Curtos em Redes Sociais. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Danielle de Macedo Leite

CARAVELA, G. B. M.SILVEIRA JUNIOR, P. M.FALCÃO, THIAGO. Autobiografia no Jogo: a formação dos avatares e das histórias no jogo The Sims 3. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Riccardo Migliore

MAGALHAES, L. A. M.; SILVA, R. J. V.; GOMES, J. L.; ASSIS, C. L.;FALCÃO, THIAGO. REPRESENTAÇÕES DIALÓGICAS DO OUTSIDER NO CINEMA DE JIM JARMUSCH: ESTRANHOS NO PARAÍSO, GHOST DOG E PATERSON. 2020. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Schneider Ferreira Reis de Souza

TROTTA, F. C.; SA, S. M. A. P.; CAMBRIA, V.;FERREIRA, E.FALCÃO, THIAGO. A Cultura da Game Music: Consumo e Produção de Fãs em Momentos Além-Jogo. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ivan Mussa Tavares Gomes

SOARES, L. P.FERREIRA, E.OLIVEIRA, F. C. R. M.FALCÃO, THIAGO; PEREIRA, V. A.. O Jogador Descentralizado: Comunicação Humano-Videogame no Contexto Pós-Minecraft. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Allana Dilene de Araújo de Miranda

MAGALHAES, L. A. M.; NUNES FILHO, P.;SUPPIA, A.; TERZAKIS, P.;FALCÃO, THIAGO. "Há algo de mim em você": Personagem e Espaço em Blade Runner e Her. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Letícia Perani Soares

OLIVEIRA, F. C. R. M.; RODRIGUES, R. T. P.; PIMENTA, F. J. P.;FALCÃO, THIAGOFRAGOSO, S. D.. 'O Maior Brinquedo do Mundo': A Influência Comunicacional dos Games na História da Interação Humano-Computador. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: JORGE BRAUN NETO

SCHLICKMANN, R.; FEUERSCHUTTE, S. G.; ALPERSTEDT, G. D.; HOFFMANN, M. G.;FALCÃO, THIAGO. O Fenômeno dos Esports na Perspectiva Organizacional. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Allana Dillene Araújo Miranda

MAGALHAES, L. A. M.FALCÃO, THIAGO; SILVA, E. M.; SILVA, R. J. V.. Personagem e Espaço Narrativo em Blade Runner e Her. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Irene Kelly Sá de Oliveira Figueirêdo

CARVALHO, Z. N. P.; SILVA, F. F.;FALCÃO, THIAGO. Buzzfeedização do jornalismo: a influência do BuzzFeed Brasil na produção de conteúdo jornalístico em portais brasileiros. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Leonardo Andrada de Mello

SILVA, S. R.;BRIGNOL, L. D.FALCÃO, THIAGO. Capital Social, Violência e Joysticks: Resistência nas Comunidades sobre Jogos Digitais. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ricardo Luís Guimarães dos Santos

FLEXOR, C.; CERQUEIRA, J.;FALCÃO, THIAGO. Produção de Experiência Imersiva em Video Games Pervasivos de Realidade Aumentada: Os Casos de Pokemon Go, The Walking Dead, Ghostbusters World e Harry Potter: Wizards Unite. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jéssica Raissa Pessoa Barros

SILVA, M. V. B.; NICOLAU, M. A.;FALCÃO, THIAGO. A Saga do Batman em Gêneros Diversos: As Traduções Intersemióticas no Contexto do Audiovisual. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Agamenon Porfírio de Lima Filho

SILVA, M. V. B.;LIRA, B. S.FALCÃO, THIAGO. Escritas de Si e Memória no Cinema Autobiográfico de Alejandro Jodorovsky. 2019.

Aluno: Edyelton Marinho de Souza

BEZERRA, E. P.; LINS, E. S.;FALCÃO, THIAGO. Workin' Day and Night: A Reconfiguração Póstuma Artística de Michael Jackson e do Consumo dos Fãs. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Juliana Souza Lima

FERREIRA, E.FALCÃO, THIAGO; SCHNEIDER, M. A. F.. Caminho em Ruínas: A Distopia de Jogos Vorazes como Diagnóstico do Tempo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Melissa Maria Fontenele Gomes

SILVA, M. V. B.;PAIVA, C. C.FALCÃO, THIAGO. O Efeito de Real na Tevê: Aproximações Estilísticas entre Ficção e Documentário nas Séries Contemporâneas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ely Marques Ferreira

FALCÃO, THIAGO; NICOLAU, M. A.;BEZERRA, E. P.. Um Mecanismo para Representação Visual de Imagens para a Internet a partir do Deep Dream Generator. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Alia Nasim Chaudhry

FALCÃO, THIAGOBEZERRA, E. P.; NICOLAU, M. A.. A Infografia Interativa para Visualização de Dados. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Tarcizio Macedo

FALCÃO, THIAGO; CORRAL, M.; AMARAL FILHO, O.. JOGANDO COM O ESPETÁCULO: a experiência social e as dinâmicas dos jogadores no universo da comunidade de esporte eletrônico de League of Legends em Belém do Pará. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em COMUNICAÇÃO, CULTURA E AMAZÔNIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Roseni Guimarães Corrêa de Moraes

GOSCIOLA, V.; MAGNO, M. I. C.;FALCÃO, THIAGO. Cultura Multitelas - Uma Explosão de Telas Conectadas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Matheus Tagé Veríssimo Ribeiro

GOSCIOLA, V.; SILVA, F. F.; MAGNO, M. I. C.;FALCÃO, THIAGO. Heróis em Convergência. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Valdeci Ribeiro da Gama

MAGNO, M. I. C.;GOSCIOLA, V.FALCÃO, THIAGO. Cibercultura Comunicacional: O Acesso Midiático dos Deficientes Visuais na Era das Mediações Digitais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Wellintina Luzia de Oliveira Moraes

FALCÃO, THIAGO; RODRIGUES, U. M.. O Sonhos das Crianças diante dos Entraves Educacionais no seu Cotidiano. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Educação, Pobreza e Desigualdade Social a Distância) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gildacy Santos de Lacerda

MASSUCHIN, M. G.; RODRIGUES, U. M.;FALCÃO, THIAGO. Formas de Pensar, Sentir e Agir de Crianças sob a Condicionalidade da Educação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Educação, Pobreza e Desigualdade Social a Distância) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Discutindo Práticas de Estímulo à Leitura

MASSUCHIN, M. G.; RODRIGUES, U. M.;FALCÃO, THIAGO. Thalitta Rosa Nascimento. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Educação, Pobreza e Desigualdade Social a Distância) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jorge Leandro Martins Sousa

SILVA JUNIOR, C. B. A.;LIBERIO, C. G.FALCÃO, THIAGO. The Last of Us: A FIcção Midiática no Videogame. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lineker Costa Silva

FALCÃO, THIAGO; MASSUCHIN, M. G.; GEHLEN, M. A.. Plano de Comunicação para a Igreja Cristo Salvador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Railson de Andrade Carvalho

FALCÃO, THIAGO; MASSUCHIN, M. G.; GEHLEN, M. A.. Plano de Comunicação para a Igreja Cristo Salvador. 2017.

Aluno: Beatriz Bárbara Teixeira

MARINO, A.;FALCÃO, THIAGO; MONTEIRO, M. M.. Documentário: Imigração e Sobrevivência - Sírios e Haitianos no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Octavio Felipe Leonello Lobianco

POLIVANOV, B.OLIVEIRA, T. M.FALCÃO, THIAGO. População 4:Criação e Produção a partir do Conceito de Álbum-Jogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thalyta da Matta

OLIVEIRA, T. M.FERREIRA, E.FALCÃO, THIAGO. Publicidade na Realidade Virtual: Uma Pesquisa Aplicada com Oculus Rift. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Morena Maria Couto Soares

FALCÃO, THIAGO; RODRIGUES, G.; ATEM, G. N.. Game of Thrones e Cultura Participativa: A Influência dos Fãs na Narrativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Milane Maria Gomes

FALCÃO, THIAGOHOLANDA, A. F. C.; ARAUJO, F. J. C.. Site Camaçari Esporte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade 2 de Julho.

Aluno: Patricia Santos de Oliveira

SOUZA, C. M. D.FALCÃO, THIAGO; GUEDES, A. P.. Mais Esporte: A Transmissão do Jornalismo Esportivo de Salvador por meio de Vídeo na Web. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Amália Kelle Cerqueira Rosado

GUEDES, A. P.;SOUZA, C. M. D.FALCÃO, THIAGO. Avenida Paralela - A Expansão da Cidade de Salvador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Bruno Ricci

RIBEIRO, J. C.ZEBRAL, A. C.FALCÃO, THIAGO. Desenvolvimento de uma Maquete Virtual Navegável para o Mercado Imobiliário de Salvador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Hipermídia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

FALCÃO, THIAGOFERREIRA, E.; SOUZA, R. R. G.. Jogos Digitais Educacionais. 2017. Universidade Federal da Bahia.

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Comissão julgadora das bancas

André Fabrício da Cunha Holanda

LEMOS, André; OLIVEIRA, Fátima;HOLANDA, André.; CARDOSO FILHO, J. L. C.; FONTES, M. L.. Não humanos em jogo: agência e prescrição em World of Warcraft. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

André Luiz Martins Lemos

Lemos, A.; RIBEIRO, J. C. S.; ALVES, L.. Uma inserção sobre as estruturas comunicacionais em mundos virtuais. Estudo sovre a mediação dos diálogos pela figura do Jogo. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho

HOLANDA, A. C.; REGIS, F. C.; LEMOS, A.; FONTES, M.;CARDOSO FILHO, Jorge.. Não humanos em jogo: agência e prescrição em World of Warcraft. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Lynn Rosalina Gama Alves

ALVES, L. R. G.; LEMOS, A.; RIBEIRO, J. C.. Uma incursão sobre as estruturas comunicacionais em mundos virtuais: Um estudo sobre a mediação dos diálogos pela figura do jogo. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

José Carlos Santos Ribeiro

RIBEIRO, J. C.; LEMOS, A. L. M.; ALVES, L.. Uma incursão sobre as estruturas comunicacionais em mundos virtuais. Estudo sobre a mediação dos diálogos pela figura do jogo. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e cultura contemporâneas) - Faculdade de Comunicação - UFBa.

José Carlos Santos Ribeiro

RIBEIRO, J. C.; LEMOS, A. L. M.; ROMANO, M. C. J. S.. Formas Sociais do Jogo na Cultura Contemporânea. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemp.) - Programa de Pós-graduaçãoem Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA).

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Orientou

Mateus Silomar Melo da Silva

Reconfiguração do Star System através do Influenciador Digital: Um Estudo de Caso da Celebridade GKay; 2020; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Edielson Ricardo da Silva

A Cor e o Gênero da Desigualdade: As Mulheres Negras em Telenovelas da Rede Globo; 2020; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Flávio Junior Freitas Ferreira

Estratégias Socioeducativas das Telenovelas em Tempos de Convergência: Uma Análise da Narrativa de Gênero e Sexualidade na Esfera Ficcional de "A Força do Querer"; 2020; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Tarcízio Pereira Macedo

Like a Pro: Dinâmicas Sociais no e-Sport; 2018; Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO, CULTURA E AMAZÔNIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Thiago Pereira Falcão;

Fabiana Veiga Guerra

Experiência Narrativa nos Games: Heavy Rain, The Last of Us,; 2015; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Coorientador: Thiago Pereira Falcão;

Leyslie de Oliveira Emiliano Martins Pereira

Transformações de A Gata Borralheira em Cinderela: do Conto ao Cinema; 2015; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Coorientador: Thiago Pereira Falcão;

Allana Dilene de Araújo de Miranda

"Há algo de mim em você": Personagem e Espaço em Blade Runner e Her; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba,; Coorientador: Thiago Pereira Falcão;

Gildacy Santos de Lacerda

Formas de Pensar, Sentir e Agir de Crianças sob a Condicionalidade da Educação; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Educação, Pobreza e Desigualdade Social a Distância) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Thallita Rosa Nascimento

Discutindo Práticas de Estímulo à Leitura; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Educação, Pobreza e Desigualdade Social a Distância) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Wellintina Luzia de Oliveira Moraes

Os Sonhos das Crianças diante dos Entraves Educacionais no seu Cotidiano; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Educação, Pobreza e Desigualdade Social a Distância) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Douglas Alves Medeiros

Jogo Móvel Locativo de Sucesso: Um Estudo de Caso do Game Pokémon Go; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias) - Universidade Tiradentes; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Rafael Aparecido Bezerra

Gerenciamento de Crise: Identificar, Planejar, Executar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias) - Universidade Tiradentes; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Eidy Cézar de Lima

Gerenciamento de Crise: Identificar, Planejar, Executar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias) - Universidade Tiradentes; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Narelle Morganna Bernardo Pantaleão

Marketing digital: o uso da internet e das mídias digitais como ferramentas de estratégia política; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias) - Universidade Tiradentes; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Vanessa Ramone Macena Maciel

Internet e Ciberdemocracia: Como as Novas Tecnologias Digitais estão Modificando a Construção da Cidadania; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing Digital) - Faculdade Estácio da Paraíba; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Tiago Sitônio Guedes

Internet e Ciberdemocracia: Como as Novas Tecnologias Digitais estão Modificando a Construção da Cidadania; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing Digital) - Faculdade Estácio da Paraíba; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Laura Glapinski Zacca

O Jornalismo como Efeito de Real no Universo Ficcional de Harry Potter; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Lucas Pessoa de Freitas

Beyond the Fog: Criação e Desenvolvimento de uma História Interativa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Lineker da Costa Silva

Plano de Comunicação para a Igreja Cristo Salvador; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

Railson de Andrade Carvalho

Plano de Comunicação para a Igreja Cristo Salvador; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Thiago Pereira Falcão;

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Foi orientado por

José Carlos Santos Ribeiro

Uma incursão sobre as estruturas comunicacionais em mundos virtuais; Estudo sobre a mediação dos diálogos pela figura do jogo; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Faculdade de Comunicação - UFBa,; Orientador: José Carlos Santos Ribeiro;

Vicente Gosciola

2016; Universidade Anhembi Morumbi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Vicente Gosciola;

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Produções bibliográficas

  • MACEDO, Tarcízio ; FALCÃO, THIAGO . Like a Pro: Communication, Camaraderie and Group Cohesion in the Amazonian Esports Scenario. ENTERTAINMENT COMPUTING , v. 1, p. 100354, 2020.

  • MARQUES, D. G. R. ; FALCÃO, THIAGO . Pagando para Vencer, Parte 2: Serialização, Power Creep e Capitalismo Tardio. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE) , v. 16, p. 529-553, 2019.

  • MACEDO, Tarcízio ; FALCÃO, THIAGO . E-Sports, herdeiros de uma tradição. InTexto , v. 45, p. 246-267, 2019.

  • MACEDO, T. ; FALCÃO, THIAGO . Group Dynamics in Esports: Delving into the Semi-professional League of Legends Amazonian Scenario. COMMUNICATIONS IN COMPUTER AND INFORMATION SCIENCE (PRINT) , v. 1, p. 1-16, 2019.

  • FALCÃO, THIAGO ; SOARES, L. P. . O Lúdico e a Cultura (Digital). LUMINA (JUIZ DE FORA) , v. 11, p. 1-3, 2017.

  • FALCÃO, THIAGO ; MARQUES, D. G. R. . Pagando para vencer: Cultura, Agência e Bens Virtuais em Video Games. REVISTA CONTRACAMPO , v. 36, p. 133-156, 2017.

  • FALCÃO, THIAGO ; MARQUES, D. G. R. . Aprendendo a Jogar. Revista Metamorfose , v. 2, p. 6-10, 2017.

  • MARQUES, D. G. R. ; FALCÃO, THIAGO . ?I Will Play Overwatch with You?: Dinâmicas de Apresentação de jogadores de Overwatch na plataforma Fiverr. CULTURAS MIDIÁTICAS , v. 10, p. 202-221, 2017.

  • FALCÃO, THIAGO . Jogo, o caminho menos trilhado. SESSÕES DO IMAGINÁRIO (IMPRESSO) , v. 22, p. 12, 2017.

  • CONDE, M. G. ; FALCÃO, THIAGO . Distribuição e circulação de conteúdos jornalísticos em mídias sociais contemporâneas: o Instant Articles do Facebook e o Accelerated Mobile Pages do Google. REVISTA ESTUDOS DE JORNALISMO , v. 6, p. 88-98, 2017.

  • FERREIRA, E. ; FALCÃO, THIAGO . Atravessando as bordas do círculo mágico: imersão, atenção e videogames. Comunicacao, Midia e Consumo (Online) , v. 13, p. 73, 2016.

  • FALCÃO, THIAGO . Relações de Ação e Agência em World of Warcraft. Mídia e Cotidiano , v. 10, p. 5-28, 2016.

  • FALCÃO, THIAGO . Interfaces: de quem é este problema?. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual , v. 4, p. 6, 2015.

  • FALCÃO, THIAGO . Paratextos, programas de ação?. Significação. Revista de cultura audiovisual , v. 42, p. 373, 2015.

  • FALCÃO, THIAGO ; AQUINO, M. C. . Sociabilidade e jogo em redes sociais baseadas em localização: dinâmicas interacionais e o sistema de badges do Foursquare. Comunicacao, Midia e Consumo (Online) , v. 10, p. 97-127, 2013.

  • FALCÃO, THIAGO ; AQUINO, M. C. . Camadas Relacionais de Prescrição: Rascunhos para uma Metodologia de Análise dos Jogos Eletrônicos. ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste , v. 1, p. 145-157, 2013.

  • FALCÃO, THIAGO . Às Margens de uma Nova Corrida do Ouro: Notas Introdutórias sobre Trabalho e Lazer em Mundos Virtuais. Revista Eletrônica CoMtempo , v. 2, p. 1-11, 2010.

  • FALCÃO, THIAGO . Afinal, Quem Protagoniza as Fábulas de Hoje? Texto, Narrativa e Produção de Sentido em MMORPGs. Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB , v. 1, p. 28-46, 2010.

  • FALCÃO, THIAGO ; NOBRE, C. . Jornalismo, Tecnologia e Apropriação: Algumas Reflexões. Temática (João Pessoa. Online) , v. 5, p. 1-10, 2009.

  • FALCÃO, THIAGO ; RIBEIRO, J. C. . Mundos Virtuais e Identidade Social: Processos de Formação e Mediação através da Lógica do Jogo. Logos (Rio de Janeiro) , v. 30, p. 84-96, 2009.

  • FALCÃO, THIAGO ; RIBEIRO, J. C. ; BRUNET, K. S. . Comunicação Móvel e Jogos em Espaços Híbridos. E-Compós (Brasília) , v. 11, p. 1-15, 2008.

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Outras produções

FALCÃO, THIAGO . Exposição Reforma e Reinvenção. 2013.

FALCÃO, THIAGO . Exposição Itinerância Videobrasil 2012 | 2013. 2013.

CARROZZO, Stella ; FALCÃO, THIAGO . Exposição Rubem Valentim. 2012.

FALCÃO, THIAGO . Exposição Rubem Valentim. 2012.

FALCÃO, THIAGO . Exposição Almandrade. 2012.

FALCÃO, THIAGO . Computação Gráfica: Prêmio Braskem de Teatro. 2011.

FALCÃO, THIAGO . 29a Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas. 2011.

FALCÃO, THIAGO . Cd Trilhas do Aprendente e Mapa de Navegação do aprendente Vol. I. 2007.

FALCÃO, THIAGO . Parecer: Revista E-Compós. 2019.

FALCÃO, THIAGO . Parecer / E-Compós. 2019.

FALCÃO, THIAGO ; BRENNAND, E. . Conexão Ciência. 2006.

FALCÃO, THIAGO . UFPbaja - Equipe Paraíba. 2006.

FALCÃO, THIAGO . Mensuração de Resultados em Campanhas Interativas e Indicadores de Desempenho. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FALCÃO, THIAGO . Mediação, Conteúdos Digitais e Interatividade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FALCÃO, THIAGO . Mediação, Conteúdos Digitais e Interatividade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FALCÃO, THIAGO . Mensuração de Resultados em Campanhas Interativas e Indicadores de Desempenho. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FALCÃO, THIAGO . Criação Multimídia. 2013. .

FALCÃO, THIAGO . Jogos Eletrônicos: Padrões de Interação e Consumo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FALCÃO, THIAGO . Advergames. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CARROZZO, S. ; FALCÃO, THIAGO . Rubem Valentim. 2012. (Editoração/Catálogo).

FALCÃO, THIAGO . Advergames. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FALCÃO, THIAGO ; ANDRADE, L. A. . Gamificação e Transmídia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FALCÃO, THIAGO . Midias Locativas e Geolocalização. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FALCÃO, THIAGO . Criação Multimídia / MG. 2010. .

FALCÃO, THIAGO . Criação Multimídia / BA. 2010. .

FALCÃO, THIAGO . Criação Multimídia / PB. 2010. .

FALCÃO, THIAGO . Criação Multimídia / RJ. 2010. .

ANDRADE, L. A. ; BRUNI, P. ; FALCÃO, THIAGO . A Fórmula do Conhecimento. 2009. (Alternate Reality Game (Jogo Eletrônico)).

FALCÃO, THIAGO . Sina - A Sorte de um Homem. 2007. Audiovisual.

FALCÃO, THIAGO . Boi da Cara Preta. 2007. Audiovisual.

FALCÃO, THIAGO . Estibordo. 2006. Audiovisual.

FALCÃO, THIAGO . O que nos liga é a Música. 2006. Vídeo.

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Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Economia Política do Jogo: Dinâmicas Colonizadoras do Capitalismo Tardio nos Video Games, Descrição: Este projeto tem por intuito discutir os processos de midiatização e colonização por parte das estratégias do capitalismo tardio do âmbito dos Esports. A condição a partir da qual este esforço se inicia é uma que percebe tanto as implicações de um projeto de hegemonia epistemológica quanto da dimensão do design por parte de corporações que administram plataformas específicas. Neste sentido, nos debruçamos, sobretudo, sobre as estratégias desenhadas pela Blizzard Entertainment em sua cartela de Esports.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Thiago Pereira Falcão - Coordenador / Daniel Gois Rabelo Marques - Integrante / Tarcízio Macedo - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Dinâmicas de Consumo em Online Video Games: Apropriação e Subversão no Universo de Warcraft, Descrição: Este projeto se debruça sobre um fenômeno de crescente importância na cultura dos jogos eletrônicos: as dinâmicas de apropriação e de subversão de estruturas econômicas que estão subscritas a jogos massivos online. Ao observar dois contextos sociotécnicos específicos ? um relacionado ao MMORPG World of Warcraft (Blizzard Entertainment, 2004) e outro relacionado ao digital card game Hearthstone (Blizzard Entertainment, ? nosso intuito é identificar as formas através das quais se dá a relação entre produtores e consumidores, considerando que comportamentos são criados para responder alterações no sistema e, de forma semelhante, aspectos técnicos do sistema são alterados para contornar comportamentos indesejados por parte dos jogadores. De forma específica, observaremos criticamente o comércio de moeda (gold farming) e a prestação de serviços in game dentro de World of Warcraft; e as práticas de netdecking e pay-to-play em Hearthstone, atentando em especial para a tensão construída entre comunidade e desenvolvedor, e como esta é responsável pela criação de um tecido social que, ao mesmo tempo em que é particular a estes video games, oferece importantes dados acerca das relações de consumo na cultura contemporânea.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Thiago Pereira Falcão - Coordenador / Emmanoel Ferreira - Integrante / Daniel Gois Rabelo Marques - Integrante / Ivan Mussa - Integrante / Nataly Alencar Trovão - Integrante.

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Prêmios

2018

Best Paper | SBGames 2018, Sociedade Brasileira de Computação.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Comunicação. , Campus I, Loteamento Cidade Universitária, 65900410 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32167136, URL da Homepage:

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Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2019

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Programa de Pós-Graduação em Comunicação.,Cargo ou função, Coordenador.

2016 - 2019

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2017

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e as Mídias, Jornalismo Especializado A: Edição de Vídeo

  • 04/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) - Imperatriz, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) - Imperatriz, .,Cargo ou função, Comissão de Criação do Mestrado em Comunicação.

  • 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) - Imperatriz, .,Cargo ou função, Coordenação de Estágio Curricular.

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Fotojornalismo, Estética e as Mídias

  • 09/2016 - 01/2017

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Programação Visual, Cinevideojornalismo

2016 - 2016

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor do Bacharelado em Rádio, TV e Internet, lecionando as disciplinas "Edição de Imagens", "Projeto Experimental I" e "Estudos de Semiótica".

2014 - 2016

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PNPD Capes, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministrou, enquanto bolsista no PPGCOM, a disciplina 'Tópicos especiais para processos midiáticos na cultura audiovisual', tendo como foco a 'Introdução aos Game Studies'. Ementa: A disciplina aborda o campo dos game studies, de forma histórica, discutindo tanto os jogos eletrônicos como medium singular ? ao apresentar materialidade e potência de experiência próprios ? quanto considera que seu entendimento deve se dar em meio à rica ecologia dos meios de comunicação na cultura contemporânea. O objetivo é compor um panorama no qual questões clássicas e recentes do campo estejam diretamente relacionadas à experiência midiática contemporânea.

Atividades

  • 02/2016

    Ensino, Rádio, Tv e Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Edição de Imagens, Projeto Experimental I, Estudos da Semiótica

  • 12/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em Comunicação, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Game Studies

2015 - 2016

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente, Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor das disciplinas de 'História e Teoria dos Games II'; e 'Mídia e Ficção Científica', no curso de Estudos de Mídia da UFF. História e Teoria dos Games II: Ementa: A disciplina aborda o campo dos game studies, de forma histórica, discutindo tanto os jogos eletrônicos como medium singular ? ao apresentar materialidade e potência de experiência próprios ? quanto considera que seu entendimento deve se dar em meio à rica ecologia dos meios de comunicação na cultura contemporânea. O objetivo é compor um panorama no qual questões clássicas e recentes do campo estejam diretamente relacionadas à experiência midiática contemporânea. Mídia e Ficção Científica: Ementa: A Ficção Científica é um gênero narrativo que permeia o espectro midiático contemporâneo. Surgido na literatura e logo apropriado pelo cinema, hoje podemos encontrar traços dele nos mais diversos produtos ? desde peças publicitárias a histórias em quadrinhos, passando, naturalmente, pela televisão e por toda cultura audiovisual. O intuito desta disciplina é buscar uma abordagem compreensiva, não necessariamente histórica, para a relação entre o gênero da Ficção Científica e a cultura contemporânea, partindo de um recorte de obras que contemple desde a produção alternativa até o contexto mainstream. No decorrer deste trajeto serão propostas investigações acerca do léxico do gênero, de sua estrutura narrativa, seu vocabulário próprio, conceitos e teorias.

Atividades

  • 07/2015 - 07/2016

    Ensino, Estudos de Mídia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Crítica de Games, História e Teoria dos Games II, Mídia e Ficção Científica, Mídia e Horror

2010 - 2014

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Partindo de um entendimento da ideia de social advindo da Teoria Ator-Rede (TAR) (LATOUR, 2005), para a qual as relações de agência se distribuem entre humanos e não humanos de forma simétrica, este trabalho demonstra como atores não humanos estão presentes e se insinuam como mediadores, sendo vitais para o processo de construção do tecido social no Massive Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG) World of Warcraft. Para tanto, nos utilizamos de um arcabouço teórico multidisciplinar que combina elementos do campo dos estudos de mídia, das ciências sociais e dos game studies, articulando estes através da lente interpretativa da TAR. Nos concentramos sobre as noções de prescrição e discriminação para criar um modelo de análise que capacite uma noção de agência aplicada aos jogos eletrônicos que não empreenda distinções a priori acerca do contexto analisado. O trabalho, com base na pesquisa realizada, estabelece uma crítica da aproximação a World of Warcraft no sentido de que a experiência do MMORPG se transforma crucialmente em seu uso. Os períodos de observação e de contato para com os informantes datam de março de 2010 até fevereiro de 2014.

2008 - 2010

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Esta pesquisa consistiu em uma aproximação teórica às estruturas comunicacionais encontradas em mundos virtuais ? ambientes interacionais multiusuário navegáveis espacialmente através de um avatar. A hipótese que move o trabalho é a de que os aspectos do jogo, representados de duas formas distintas, como objeto e como atividade, trabalham no sentido de produzir um enquadramento do contexto sócio-comunicacional, mediando as relações entre os usuários/jogadores quando estas são estabelecidas a partir do ambiente. Elegemos como objeto de estudo o contexto interacional relativo ao ambiente World of Warcraft (WoW), lançado pela Blizzard Entertainment no ano de 2004 e ainda ativo (dado de 2016). A pesquisa consiste em uma observação não-participante, se utilizando de princípios da etnografia virtual para realizar a coleta dos dados, estes analisados com base nas referências bibliográficas que dão suporte a este trabalho.

Atividades

  • 02/2010 - 07/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2008 - 02/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação, .,Linhas de pesquisa

2010 - 2012

Museu de Arte Moderna da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20

2012 - 2017

Universidade Tiradentes

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor das disciplinas: Mediação, Conteúdos Digitais e Interatividade nas Mídias Sociais - 24h Ementa: Conceitos de estratégia, execução e mensuração com redes sociais; Ferramentas de estatísticas de acesso do seu site: número totais de visitas, taxa de rejeição e tempo médio do visitante no site; Uso de FanPages em negócios online; Gerenciamento de ferramentas digitais; otimização da comunicação online; Direcionamento de públicos interno e externo; Google Docs e recursos de compartilhamento de documentos; Google Calendar, e criação de eventos entre os funcionários; Otimização; diálogo e organização coletiva de uma empresa; Prospecção de clientes e manutenção de cliente utilizando mídias sociais. Mensuração de Resultados em Campanhas Interativas e Indicadores de Desempenho Ementa: Processos de desenvolvimento, implementação, análise e acompanhamento de resultados de projetos e de produtos para Mídias Digitais e Interativas; Cibercultura e Economia Digital Modelo de Negócios; Estratégias de Marketing Digital Desenvolvimento e Implementação de Projetos Métricas Para Análise de Produtos; Planejamento de projetos de análise de métricas; Principais métricas de um site e ferramenta de análise; Conceitos de métricas do Google Analytics; Performance de campanhas digitais. Ferramenta de monitoramento de tráfego online; Planejando campanhas online.

Atividades

  • 11/2012

    Ensino, Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mensuração de Resultados em Campanhas Interativas e Indicadores de Desempenho, Mediação, Conteúdos Digitais e Interatividade nas Mídias Sociais

2011 - 2015

Faculdade Estácio da Paraíba

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professor da disciplina 'Jogos Eletrônicos: Padrões de Interação e Consumo' e da disciplina 'Advergames'. Ementa: A proposta do módulo é capacitar o corpo discente a lidar com Jogos Eletrônicos como ferramentas adequadas e eficazes para a comunicação, considerando não só seus aspectos técnicos, relacionados à produção, mas também os aspectos da linguagem envolvidos neste processo. Tópicos de interesse: Contexto cultural dos Jogos Eletrônicos; Princípios do Game Design; Jogos para Sites de Redes Sociais; Newsgames; Advergames; Padrões de Interação; Padrões de Consumo; Métricas.

Atividades

  • 11/2011 - 02/2015

    Ensino, MBA em Marketing Digital, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Jogos Eletrônicos: Padrões de Interação e Consumo, Advergames

2013 - 2013

Faculdade Juvêncio Terra

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor da Disciplina 'Marketing e Mídias Sociais': Ementa: Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Era da informação. Laços sociais e o impacto nas redes online. Principais serviços: Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e YouTube. Mercado de compra coletiva. Estratégias de redes sociais. Planejamento de ações e campanhas. Impacto da mobilidade. CRM nas redes sociais. Melhores práticas.

2014 - 2015

Wei Inteligência

Vínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 44

2013 - 2014

SODA VIRTUAL

Vínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

2006 - 2008

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 12/2006 - 02/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Aplicações em Vídeo Digital, .,Linhas de pesquisa

2004 - 2004

Núcleo de Tecnologia da Informação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2000 - 2003

Núcleo de Tecnologia da Informação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2003 - 2004

PBWeb Internet Technology

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2002 - 2003

Concepto Internet

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte / Web, Carga horária: 40

1999 - 1999

Ponto R Comunicação

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2000 - 2002

9ideia Comunicação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Arte, Carga horária: 40