Camila Souza de Andrade

Mestre em Estudos de Linguagem (UFF). Pós-graduada em Leitura e Produção de Textos (UFF). Pós-graduada em Gestão Escolar (FAVENI). Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado (FAVENI). Graduada em Letras Português/Inglês (UERJ). Graduada em Pedagogia (UNINTER). Possuo experiência docente em todas as etapas da Educação Básica e no Ensino Superior. No âmbito da pesquisa, possuo interesse em: políticas educacionais, políticas linguísticas e formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM

2016 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: Políticas linguísticas e internacionalização acadêmica: entre o status da língua inglesa e a promoção do plurilinguismo, Ano de Obtenção: 2018
Telma Cristina de Almeida Silva Pereira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira; Internacionalização; Política Linguística.

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

2019 - 2021

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A importância do atendimento educacional especializado na educação inclusiva nas escolas
Orientador: Ana Paula Rodrigues

Especialização em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção)

2019 - 2020

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: O gestor escolar: qual a sua importância na construção de uma escola participativa?
Orientador: Ana Paula Rodrigues

Especialização em Leitura e Produção de Textos

2015 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: O ensino da habilidade de leitura em língua inglesa no ensino médio: análise de atividades propostas em um livro didático
Orientador: Sonia Monnerat Barbosa

Graduação em Pedagogia

2018 - 2019

Centro Universitário Internacional
Título: O ensino de inglês nas séries iniciais: uma reflexão acerca da ausência de políticas linguísticas para esse segmento
Orientador: Fernanda Lúcia Ferreira

Graduação em Letras Português/Inglês

2010 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Afetividade e aprendizagem: um estudo sobre a aquisição de língua inglesa
Orientador: Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra
Bolsista do(a): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC, Brasil.

Formação complementar

2023 - 2024

Extensão universitária em Alfabetização e letramento. (Carga horária: 120h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.

2023 - 2023

Aprendizagens em Foco: Processos Didáticos e Gestão da Sala de Aula. (Carga horária: 35h). , Escola de Formação Paulo Freire, EPF, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Censo Escolar. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Tutoria na Plataforma Moodle / CEDERJ. (Carga horária: 30h). , CEDERJ, CEDERJ, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Autismo. (Carga horária: 240h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Orientação Educacional. (Carga horária: 240h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Formação em EAD com ênfase na Tutoria Cederj. (Carga horária: 90h). , CEDERJ, CEDERJ, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Didáticas Inovadoras para o Ensino de Inglês. (Carga horária: 40h). , Instituto Singularidades, IS, Brasil.

2016 - 2016

Políticas de Linguagem com ênfase em contato linguístico para educação. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Tecnologias Digitais na sala de aula. (Carga horária: 30h). , CEDERJ, CEDERJ, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Docência Online:Gestão eFormação de Tutores em EAD. (Carga horária: 30h). , CEDERJ, CEDERJ, Brasil.

2015 - 2015

Processo de Comunicação eComunicação Institucional. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2014

Extensão universitária em Curso de Extensão a Distância de LIBRAS. (Carga horária: 40h). , Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Saúde da Voz e Expressão. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Políticas Linguísticas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas Educacionais.

Organização de eventos

ANDRADE, C. S. . Grande Olimpíada Acadêmica de Língua Inglesa. 2019. .

Participação em eventos

?A empatia na formação do educador?- Semana de Formação Docente para Mediadores. 2021. (Outra).

?Ferramentas Moodle? - Semana de Formação Docente para Mediadores. 2021. (Outra).

?Dialogando com a prática: Metodologias ativas na educação e gamificação?, organizado pela equipe da disciplina Prática de Ensino 2 - UERJ, em parceria com a Fundação Cecierj. 2020. (Encontro).

Considerações sobre a Educação em Tempos de Pandemia.". 2020. (Encontro).

II Seminário Interno de Práticas Educativas em Educação a Distância. 2020. (Seminário).

II Seminário Interno de Práticas Educativas em Educação a Distância - LIPEAD/UNIRIO. 2020. (Seminário).

II SILIF Ensino de línguas e inclusão social: experiências e reflexões. 2020. (Simpósio).

Primeira infância: desafios das escolas, das famílias e da sociedade para o futuro. 2020. (Encontro).

Semana da rede de educação de maricá/2020: novos desafios por uma educação transformadora. 2020. (Seminário).

Seminário Educadores do Futuro - Conectando Gerações. 2020. (Seminário).

VIII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Estácio de Sá (UNESA). 2020. (Seminário).

BNCC: Do Currículo à Escola. 2019. (Outra).

Tecnologia e Aprendizagem. 2018. (Outra).

1a Jornada de Políticas para o Ensino e Formação em Línguas Estrangeiras. 2017. (Outra).

Ciclo de Palestras Português para Estrangeiros. 2017. (Outra).

III Seminário de Línguas.O ensino de línguas estrangeiras no espaço acadêmico: o PULE como ação de política linguística. 2017. (Seminário).

III Seminário do Grupo de Pesquisa Linguagem & Sociedade. 2017. (Seminário).

Indicadores para la Internacionalización. 2017. (Outra).

IV ENEALL.PULE: ação de política linguística universitária para o ensino de línguas estrangeiras. 2017. (Encontro).

VIII SAPUERJ.Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras: o PULE como ação de política linguística. 2017. (Seminário).

VIII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras.PULE e IsF: ações de políticas linguísticas universitárias em contexto de internacionalização acadêmica. 2017. (Seminário).

X Congresso Internacional da Abralin. As políticas linguísticas e o ensino de língua inglesa: uma reflexão a partir das representações dos alunos. 2017. (Congresso).

"Duas línguas quantas normas?", sobre a relação entre o Português Europeu e o Português brasileiro. 2016. (Outra).

"Escola sem partido: O que é? A quem interessa?. 2016. (Outra).

III Colóquio do Laboratório de Pesquisas em Contato Linguístico - LABPEC : "Dinâmicas etnolinguísticas em debate". 2016. (Outra).

III Seminário de Crítica Textual - Autores e Livros: Gênese e Transmissão Textuais. 2016. (Seminário).

I Seminário do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística - PPLIN. 2016. (Seminário).

IX ENPLIRJ - Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro.Representações de alunos do ensino médio sobre a aprendizagem do inglês como língua estrangeira. 2016. (Encontro).

Language islands in the flood: language change and language shift. 2016. (Outra).

VII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras ? UFF.Monitora do evento. 2016. (Seminário).

VII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós- graduação do Instituto de Letras ? UFF.Representações linguísticas na aprendizagem de inglês: o caso do COLUNI. 2016. (Seminário).

I Encontro de letras com o ensino e a diversidade étnica. 2015. (Encontro).

II Colóquio do Laboratório de Pesquisa em Estudos de Contato Linguístico ? LABPEC: ?B/ORDERS IN MOTION: PRÁTICAS E MIGRAÇÕES?. 2015. (Outra).

VI Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras ? UFF: Interlocuções em Letras: Pesquisas em Diálogo. 2015. (Seminário).

25ª UERJ Sem Muros, 23ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. Afetividade e aprendizagem: um estudo sobre a aquisição de língua inglesa.. 2014. (Congresso).

I Seminário do Grupo de Pesquisa ?Linguagem & Sociedade?: complexidade e multiplicidade das práticas socioculturais e sociolinguísticas. 2014. (Seminário).

VIII ENPLIRJ - 2014 VIII Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro.O afeto negativo e positivo na aquisição de língua inglesa.. 2014. (Encontro).

II Encontro de Literaturas de Língua Inglesa da FFP ? As literaturas em língua inglesa na contemporaneidade. 2013. (Encontro).

IV Pensares Movem Nosso Pensar e II Fórum de Pesquisas Discentes. 2013. (Outra).

Compartilhando Experiências - Possibilidades para a implementação da 10.639/03 nas escolas públicas gonçalenses. 2012. (Oficina).

Folheto Aberto: o cordel em cena. 2012. (Outra).

III Seminário de Estudos Literários. 2012. (Seminário).

Seminário Educação Básica e Diversidade Étnico-racial. 2012. (Seminário).

I Fórum de Pesquisas Discentes. 2011. (Outra).

II Seminário Educação Popular Movimentos Sociais e Formação de Professores: Diálogos entre saberes e experiências brasileiras. 2011. (Seminário).

I Jornada de Inclusão "Uma Nova Leitura de Mundo". 2011. (Outra).

Language Learning: from a Psycholinguistic Approach to a Sociocultural View. 2011. (Outra).

Semana de Letras: Linguagem, diversidade e reflexão. 2011. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Joana Darc Alves Guida

ANDRADE, C. S.; ANDRADE, G.O.. Deficiências múltiplas: na perspectiva do autismo e sindrome de joubert. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliane Aparecida Da Silva Alves De Souza

ANDRADE, C. S.; BARBOSA, G.S.. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Griffo Meirelles

ANDRADE, C. S.; MEIRELLES, C.G.. Letramento na alfabetização letrar para alfabetizar ou alfabetizar letrando?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Rangel de Sousa

ANDRADE, C. S.; MIRANDA, C.. O papel da psicologia no combate ao bullying nas instituições escolares. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Karollin Karoline Dias Silva

ANDRADE, C. S.; COSTA, G. S.. Reflexões sobre o papel do professor e as dificuldades de ensino-aprendizagem. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elen Cristine Siqueira Melo Lima

ANDRADE, C. S.; PINHO, M.C.E. Educação inclusiva: reflexões sobre fatores favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane de Santana Batista

ANDRADE, C. S.; VIANA, E. M.. A importância da leitura literária no processo de aprendizagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Michele de Deus Vasconcelos Rocha

ANDRADE, C. S.; SOUZA, R.R.. A importância da ludicidade no fazer/ser pedagógico da educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daiana de Souza Silva

ANDRADE, C. S.; MENDONÇA, V.C.. A importância do brincar na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paola Bitencourt Maia

ANDRADE, C. S.; VIANA, E.M.. Alfabetização de alunos com TDAH imperícia docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: MÁRCIA DA CUNHA GOMES

ANDRADE, C. S.; ALMEIDA, V.S.. Uma experiência de aprendizagem na sala de apoio pedagógico e educacional (sape) em uma escola pública do município de Quatis ? RJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Cardoso Araújo

ANDRADE, C. S.; VARGAS, D.S.. O ensino de leitura e as práticas curriculares dos/nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Izabela De Paula Xavier Silveira

ANDRADE, C. S.; DALCOL, C. I. G.. A música na Educação Infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda de Souza Mello Fraga

ANDRADE, C. S.; PEREIRA, L. S.. A precarização do trabalho docente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Érica Gonçalves Flôres Cruz

ANDRADE, C. S.; VIANA, E.M.. Alfabetização e letramento sob a perspectiva de Paulo Freire. 2020.

Aluno: Rita De Cassia Gomes Domingues Pereira

ANDRADE, C. S.; OLIVEIRA, M.C.. Educação de jovens e adultos: realidade e perspectivas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: SUELLEN FERREIRA DA SILVA

ANDRADE, C. S.; CABRAL, D.. A construção da autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rebeca Natalia Celestino

ANDRADE, C. S.; PEREIRA, L. S.. A importância da educação infantil para a formação do indivíduo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: BRUNA DA SILVA BERNARDINO

ANDRADE, C. S.; LIMA, V. S.. A linguagem teatral como elemento sociocultural na Educação Infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatyani Teixeira Juvenal

ANDRADE, C. S.; TOMAS, N. S. B.. A música e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil em crianças de 4 a 5 anos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lívia Villas Silva Bazeth

ANDRADE, C. S.; SOUZA, A. P. O.. A musicalidade na educação infantil: processos cognitivos para uma aprendizagem significativa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Wendy Santos Elethério

ANDRADE, C. S.; SILVA, C. E.. A relação família-escola e afetividade no cotidiano da educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Erica Tannus Bittencourt

ANDRADE, C. S.; NEVES, D. B. P.. Brincar é coisa séria! A importância do brincar no desenvolvimento infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thainá Aparecida da Silva de Oliveira

ANDRADE, C. S.; CORAIS, M. C.. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciene da Silva Martins Abel

ANDRADE, C. S.; SAMPAIO, C. S.. Literatura infantil e sua relevância no processo de alfabetização. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Moraes Camacho Estrela

ANDRADE, C. S.; SOUZA, J. C. S. H. E.. O lúdico na formação continuada do professor da educação infantil: o planejamento coletivo como espaço de estudo e partilha. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Basilio Mendonça

ANDRADE, C. S.; DANTAS, R. N. S.. O papel da afetividade na aprendizagem significativa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

ANDRADE, C. S.. Integrante do Comitê de Avaliação de propostas submetidas ao Edital Integrado de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão n 02/2023. 2023. Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio.

ANDRADE, C. S.. Integrante do Comitê Científico da XVII FECTI 2023 ? Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. 2023. ISERJ/FAETEC.

ANDRADE, C. S.. Projeto de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão, na Grande Área LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTE, no âmbito dos EDITAIS INTEGRADOS DE ENSINO, PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO n02 E 03/2022, referentes aos programas institucionais de incentivo a projetos e bolsas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).. 2022. Instituto Federal do Rio de Janeiro.

ANDRADE, C. S.. Avaliadora de Projetos de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão, na Grande Área Interdisciplinar e Ensino, no âmbito dos Editais Integrados de Ensino, Pesquisa e Extensão n01 e 02/2020 (IFRJ).. 2020. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

ANDRADE, C. S.. Avaliadora dos trabalhos da área de Educação e Ciências Sociais no VII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE). 2020. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.

ANDRADE, C. S.. I JIEX - I Jornada Interna de Extensão - II Semana de Extensão: "Política de Extensão, Tecnologia e Cultura". 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

ANDRADE, C. S.. XIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão & IV INOVARSE. 2017. Universidade Federal Fluminense.

ANDRADE, C. S.. EXPOTEC RIO 2017 - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

ANDRADE, C. S.. XI FECTI - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.. 2017. CEDERJ.

Orientou

Monique Francisca de Souza

O papel da afetividade no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Camila Souza de Andrade;

Ana Paula Pintos Nunes

Revisão literária das contribuições das Políticas Nacionais de Inclusão para alunos com TEA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Camila Souza de Andrade;

Joseli da Conceição Silva

Afetividade e aprendizagem no âmbito escolar; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Camila Souza de Andrade;

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, C. S. . A ausência de políticas linguísticas para o ensino de Língua Inglesa na Educação Infantil. REVISTA DE ESTUDOS ACADÊMICOS DE LETRAS , v. 14, p. 164-174, 2021.

  • SANTOS, R. A. B. ; ANDRADE, C. S. ; JUCA, J.M.B. ; BARRETO, C.C. . A utilização de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 21, p. 1, 2021.

  • ANDRADE, C. S. . A importância da habilidade de leitura no processo de aprendizagem de língua inglesa no contexto da Educação Básica. REVISTA DE ESTUDOS ACADÊMICOS DE LETRAS , v. 11, p. 107-122, 2018.

  • ANDRADE, C. S. ; SILVA, F. A. E. ; SILVA, G.M.P ; MAFRA, G.P. . ANACpédia: termos da aviação. Aviation in Focus , v. 5, p. 11-24, 2014.

  • SILVA, F.A.E. ; MAFRA, G.P. ; ANDRADE, C. S. . ANACpédia: o que é, status atual e disponibilização na Internet. Aviation in Focus , v. 4, p. 44, 2013.

  • CASTRO, A. T ; SILVA, F. A. E. ; SILVA, G.M.P ; ANDRADE, C. S. . A importância do inglês e do espanhol para a capacitação na aviação civil. Aviation in Focus , v. 4, p. 10, 2013.

  • ANDRADE, C. S. ; SANTOS, R. A. B. . Da sala de aula para a internet: ferramentas para mediar à aprendizagem no ambiente online. In: Fábio Marques de Souza; Jean Carlos da Silva Monteiro,; Lidemberg Rocha de Oliveira. (Org.). As Tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. 1ed.São Paulo: Mentes Abertas, 2020, v. 1, p. 65-72.

  • ANDRADE, C. S. . PULE e IsF: ações de políticas linguísticas universitárias em contexto de internacionalização acadêmica.. In: VIII SAPPIL, 2017, Niterói. Anais do VIII SAPPIL - Estudos de Linguagem, 2017. v. 1. p. 111-121.

  • ANDRADE, C. S. ; PEREIRA, T.C.A.S . As políticas linguísticas e o ensino de língua inglesa: uma reflexão a partir das representações dos alunos.. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2017, Niterói. ANAIS DO X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN - UFF 2017, 2017. v. 1. p. 1195-1307.

  • ANDRADE, C. S. . Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras: o PULE como ação de Política Linguística. In: 8 Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Letras da UERJ, 2017, Rio de Janeiro. Anais do 8 Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Letras da UERJ. SP: Monomito Editorial, 2017. v. 01. p. 9-14.

  • ANDRADE, C. S. . Representações linguísticas de alunos de uma escola pública acerca do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. In: Sappil - Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF., 2016, Niterói. Sappil - Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF., 2016. p. 116-124.

  • ANDRADE, C. S. . Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras: o PULE como ação de política linguística. In: VIII SAPUERJ - Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Letras da UERJ, 2017, Rio de Janeiro. VIII SAPUERJ - Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Letras da UERJ, 2017.

  • ANDRADE, C. S. . As políticas linguísticas e o ensino de língua inglesa: uma reflexão a partir das representações dos alunos. In: X Congresso Internacional da Abralin, 2017, Niterói. Anais X Congresso Internacional da Abralin, 2017.

  • ANDRADE, C. S. . O ensino de línguas estrangeiras no espaço acadêmico: o PULE como ação de política linguística. In: III Seminário de Línguas, 2017, Seropédica. Caderno de Resumos, 2017.

  • ANDRADE, C. S. . PULE e IsF: ações de políticas linguísticas universitárias em contexto de internacionalização acadêmica. In: VIII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF, 2017, Niterói. Anais do Sappil, 2017.

  • ANDRADE, C. S. . Representações linguísticas na aprendizagem de inglês: o caso do COLUNI. In: Sappil - Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF., 2016, Niterói. Cadernos de Resumos do VII Sappil, 2016. p. 99-99.

  • ANDRADE, C. S. . Afetividade e aprendizagem: um estudo sobre a aquisição de língua inglesa.. In: 25ª UERJ Sem Muros, 2014, Rio de Janeiro. 23ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2014. p. 940-940.

  • ANDRADE, C. S. ; BEZERRA, I. C. R. M. . ?EU SÓ VENHO POR CAUSA DAS PESSOAS E DA PROFESSORA?: REFLETINDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO AFETO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. In: Jornadas de Estudos da Linguagem - JEL VIII, 2014, Rio de Janeiro. Jornadas de Estudos da Linguagem - JEL VIII, 2014.

  • ANDRADE, C. S. . As políticas linguísticas e o ensino de língua inglesa: uma reflexão a partir das representações dos alunos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, C. S. . O ensino de línguas estrangeiras no espaço acadêmico: o PULE como ação de política linguística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. S. . PULE e IsF: ações de políticas linguísticas universitárias em contexto de internacionalização acadêmica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. S. . Internacionalização e ensino de línguas estrangeiras: o PULE como ação de política linguística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. S. . PULE: ação de política linguística universitária para o ensino de línguas estrangeiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. S. . Representações linguísticas na aprendizagem de inglês: o caso do COLUNI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. S. . Representações de alunos do ensino médio sobre a aprendizagem do inglês como língua estrangeira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, C. S. . Afetividade e aprendizagem: um estudo sobre a aquisição de língua inglesa.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. S. ; CERQUEIRA, K. P. . O afeto negativo e positivo na aquisição de língua inglesa.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

ANDRADE, C. S. . Membro da Comissão Científica da XI FECTI - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. 2017.

ANDRADE, C. S. . Afetividade e aprendizagem: um estudo sobre a aquisição de língua inglesa. 2014. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2019

    Laboratório de pesquisas em contato linguístico LABPEC, Descrição: O LABPEC desenvolve estudos e pesquisas sobre Línguas em/de contato em situações etnolinguísticas e culturais. Tem por objetivo central identificar, descrever e analisar situações de manutenção, perda e revitalização de línguas e culturas autóctones e alóctones; de contexto de imigração e de escravidão; de fronteiras e de ensino de línguas. O grupo tem por meta avaliar e propor ações de política e planejamento linguístico para diferentes situações de CL. As pesquisas estão inseridas na Linha História, Política e Contato Linguístico do PPG em Estudos de Linguagem da UFF. Os produtos são apresentados em teses, dissertações e demais publicações da área. Desde 2015 desenvolvemos um projeto de cooperação internacional bilateral de cotutela doutoral (CAPES-DAAD) em parceria com a Europa-Universität Viadrina - PROBRAL II, na área de estudos culturais, através do qual são abordados temas sobre processos de transculturalidade e etnicidade em movimento (B/orders in motion).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Souza de Andrade - Integrante / Telma Cristina de Almeida Silva Pereira - Coordenador / Xoan Lagares - Integrante / Mônica Maria Guimarães Savedra - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Sobre professor e pesquisador: o papel do afeto na mão dupla das narrativas de experiências docentes, Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo contribuir para a ampiação do escopo teórico em relação às seguintes instâncias: [a] Prática Exploratória ao propiciar um aprofundamento da significação de alguns construtos que serão foco da reflexão, quais sejam: desenvolvimento mútuo , agência , inclusão , conforme apresentado acima; [b] estudos sobre construção de conhecimentos por aprofundar o olhar à relação que se estabelece entre cognição e afeto; [a] estudos da narrativa por aprofundar a contribuição para o entendimento acerca de como narrativizamos as experiências pessoais de forma a construir o sentido de quem somos, de como aprendemos, etc. nos contextos institucionais em que transitamos. Finalmente, esta pesquisa busca desenvolver-se no sentido de mobilizar os sentidos dos praticantes envolvidos para, ao estranharem o que fazem, perceberem uns aos outros e a riqueza da experiência humana, bem como outros caminhos a serem trilhados através da investigação sistemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Souza de Andrade - Integrante / Diego Fernandes Coelho Nunes - Integrante / Karen Pedreira Cerqueira - Integrante / Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra - Coordenador / Leandro Bonin de Andrade - Integrante.

Prêmios

2019

Certificado de reconhecimento pelo empenho e cuidado na elaboração das provas adaptadas, PENSI.

2016

Bolsa de Mestrado, CAPES.

2013

Bolsa de Iniciação Científica, UERJ.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEF Séries Iniciais, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Regente no Ensino Fundamental Séries Iniciais. Das funções exercidas: I - ministrar aulas para turmas de Ensino Fundamental Séries Iniciais; II - produzir e corrigir atividades; III - participar de reuniões e atendimentos aos responsáveis; IV - participar de reuniões com a equipe diretiva; V - participar dos cursos/palestras de formação docente organizados pela Secretaria de Educação.

2024 - Atual

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 10

Outras informações:
Tutora a Distância vinculada as Disciplinas Pedagógicas- UERJ.

2020 - 2021

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Presencial, Carga horária: 5

Outras informações:
Tutora Presencial vinculada as Disciplinas Pedagógicas ? UFRRJ. Tutora Presencial das disciplinas de Estágio Supervisionado II, III e IV dos cursos de licenciatura em Física e Matemática do polo São Gonçalo. Desligamento a pedido.

Atividades

  • 03/2024

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Sobre a Diversidade na Educação

  • 10/2020 - 09/2021

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III, Estágio Supervisionado IV

  • 10/2020 - 09/2021

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III, Estágio Supervisionado IV

  • 03/2020 - 09/2020

    Ensino, Biologia, Física, Matemática, Química, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I

2020 - 2021

Prefeitura Municipal de Maricá, PM/Maricá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente II, Carga horária: 25

Outras informações:
Professora de Regente no Ensino Fundamental Séries Iniciais. Das funções exercidas: I - ministrar aulas para turmas de Ensino Fundamental Séries Iniciais; II - produzir e corrigir atividade; III ? participar de reuniões e atendimentos aos responsáveis; IV - participar de reuniões com a equipe diretiva; V ? participar dos cursos/palestras de formação docente organizados pela Secretaria de Educação de Maricá; VI - Exoneração a pedido.

2018 - 2020

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar I, Carga horária: 13

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Produção Textual em turmas do Ensino Superior. Das funções exercidas: I - ministrar aulas de Língua Portuguesa; II - ministrar oficinas de leitura para alunos do curso de Direito do campus Presidente Vargas; III - ministrar aulas de Comunicação Contemporânea para alunos dos cursos de Administração, Gestão de Pessoas, Turismo e Ciências Contábeis no campus Presidente Vargas e Alcântara; IV - produzir e corrigir atividades de Língua Portuguesa e Produção Textual.

2018 - 2018

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 7

Outras informações:
Oficina de Leitura, Interpretação e Produção de Textos oferecida aos alunos do Ensino Superior com o objetivo de preparar os discentes para o ENADE.

Atividades

  • 02/2018 - 12/2020

    Outras atividades técnico-científicas , Estácio, Estácio.,Atividade realizada, Oficinas de Leitura e Produção de Textos.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Contemporânea

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Contemporânea, Ementa: Oralidade x Escrita, clareza, concisão, coerência e coesão. Variação e adequação da linguagem. Gêneros corporativos e a comunicação no ambiente laboral e virtual. A estrutura do texto dissertativo. Comunicação social, interpretação e leitura.

  • 08/2019 - 12/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Estácio, Estácio.,Atividade realizada, Oficina de Leitura: o texto narrativo e sua estrutura.

  • 08/2019 - 12/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Estácio, Estácio.,Atividade realizada, Oficina de Leitura: o texto descritivo e sua estrutura.

  • 08/2019 - 12/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Estácio, Estácio.,Atividade realizada, Oficina de Leitura: o texto dissertativo e sua estrutura.

  • 08/2019 - 12/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Estácio, Estácio.,Atividade realizada, Oficina de Leitura: plágio e normas ABNT.

  • 08/2019 - 12/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Estácio, Estácio.,Atividade realizada, Oficina de Leitura: a pesquisa científica.

  • 08/2019 - 12/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Estácio, Estácio.,Atividade realizada, Oficina de Leitura: gêneros textuais corporativos.

  • 08/2019 - 12/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Estácio, Estácio.,Atividade realizada, Oficina de Leitura: (re) conhecendo os gêneros textuais na universidade.

2018 - 2021

Colégio e Curso PENSI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Língua Inglesa em turmas do Ensino Fundamental Séries Finais (6 ano ao 9 ano, regular e preparatório militar) e do Ensino Médio (1 ao 3 ano). Das funções exercidas: I - ministrar aulas de Língua Inglesa; II - produzir e corrigir atividades de Língua Inglesa.

2018 - 2018

Colégio Monsenhor Raeder

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora de Língua Inglesa em turmas da Educação Infantil. Das funções exercidas: I - ministrar aulas de Língua Inglesa; II - produzir e corrigir atividades de Língua Inglesa; III - participar semanalmente de reuniões com a coordenação pedagógica.

2016 - 2018

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsa na modalidade mestrado vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF).

2016 - 2018

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio docente de 60h, na disciplina Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira, sob a supervisão da Profª Drª Telma Pereira, na graduação em Letras, em 2016.2 e em 2017.2.

Atividades

  • 03/2016 - 02/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Letras.,Linhas de pesquisa

  • 07/2017 - 12/2017

    Estágios , Instituto de Letras.,Estágio realizado, Estágio Docente - Mestrado (Estágio supervisionado - disciplina: Linguística Aplicada, na graduação).

  • 07/2016 - 12/2016

    Estágios , Instituto de Letras.,Estágio realizado, Estágio Docente - Mestrado (Estágio supervisionado - disciplina: Linguística Aplicada, na graduação).

2014 - 2016

Instituto Castanheira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora de Língua Inglesa em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Das funções exercidas: I - Ministrar aulas e orientar os alunos; II- Realizar e corrigir exercícios de Língua Inglesa.

2014 - 2016

WIZARD BRASIL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Inglês, Carga horária: 6

Outras informações:
Das funções exercidas: I- Ministrar aulas e orientar os alunos; II- Realizar e corrigir exercícios de Língua Inglesa; III- Participar dos programas de capacitação; IV- Semanalmente participar da reunião pedagógica; V- Preencher o diário de classe apresentando os conceitos dos alunos nas quatro habilidades de comunicação (escrita, leitura, audição e fala).

2013 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UERJ), Carga horária: 20

Outras informações:
Integrante pesquisador de Iniciação Científica do projeto intitulado: Sobre professor e pesquisador: o papel do afeto na mão dupla das narrativas de experiências docentes, coordenado pela professora Drª Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra. Das funções exercidas: I - realizar leituras literárias e teóricas sobre a temática da pesquisa. II - realizar resumos e relatórios sobre as atividades realizadas. III - realizar encontros semanais a fim de discutir as leituras realizadas. IV - auxiliar o professor-orientador no que tange ao desenvolvimento do projeto. V - participar de congressos, simpósios e eventos da área da Letras sempre que possível.

2012 - 2013

Agência Nacional de Aviação Civil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Apoio no curso EAD Basic Aviation English for ANAC, agendamento, aplicação e correção de provas de inglês e espanhol para servidores da ANAC e pesquisa terminológica para a confecção do glossário da ANAC (ANACpédia).

2011 - 2012

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Tradução e/ou revisão de tabelas, gráficos e textos, publicação de documentos e comunicados diversos no site do IBGE e levantamento de vocabulários para ser inserido no glossário trilíngue do IBGE.