Sabrina Jesus Borges

Mestra em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual da Bahia, com pesquisa voltada para avaliação de proficiência, especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia (2013), graduada em Letras Vernáculas com Português como Língua Estrangeira pela Universidade Federal da Bahia (2010.2), graduada em Letras Vernáculas também pela Universidade Federal da Bahia (2010.1) e graduada em Comunicação Social-Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador (2004).Atuou como colaboradora na Universidade Federal da Bahia como professora de Português para estrangeiros, coordenadora e professora de Português para estrangeiros na Diálogo School e é professora autônoma de Português para estrangeiros para fins específicos.Experiência na elaboração, aplicação e correção do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), atuando na área de pesquisa em avaliação de proficiência de português como língua estrangeira.

Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Estudo de Linguagens

2014 - 2016

Universidade do Estado da Bahia
Título: O processo avaliativo na Interação face a face do exame Celpe-Bras e sua relação com os elementos provocadores,Ano de Obtenção: 2016
Adelaide Pereira de Oliveira.

Especialização em Estudos Línguisticos e Literários

2011 - 2013

Universidade Federal da Bahia
Título: A avaliação no ensino de Português como língua estrangeira
Orientador: Iracema Luiza de Souza

Graduação em Letras Vernáculas -Português - Língua Estrangeira

2006 - 2010

Universidade Federal da Bahia

Graduação em Letras Vernáculas -Português - Língua Estrangeira

2006 - 2010

Universidade Federal da Bahia

Graduação em Comunicação Social-Publicidade e Propaganda

2000 - 2004

Universidade Católica do Salvador

Formação complementar

2018 - 2018

INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS). (Carga horária: 170h). , INSTITUTO TECNOLÓGICO BRASILEIRO, ITB, Brasil.

2015 - 2015

Leitura vai, escrita vem:práticas em sala de aula.. (Carga horária: 30h). , Escrevendo O Futuro, EF, Brasil.

2015 - 2015

Sequência didática: Aprendendo por Meio de Resenha. (Carga horária: 80h). , Escrevendo O Futuro, EF, Brasil.

2014 - 2014

Keeping it Real: Race, Class, and Youth (...). (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2013 - 2013

Interação Face a Face- Celpe-Bras. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2013 - 2013

Criatividade e Inovação no Desenvolvimento de Pess. (Carga horária: 50h). , Associação Brasileira de Recursos Humanos, ABRH, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação Celpe-Bras. (Carga horária: 32h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2013 - 2013

Recredenciamento de Postos aplicadores do Celpe-Br. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Aspectos microestruturais de provas discursivas. (Carga horária: 100h). , Associação de Apoio à Pesquisa - UnB, AAP, Brasil.

2012 - 2012

Oficina de elaboração de itens do CELPE-Bras. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2010 - 2010

O verbo em contexto. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação Celpe-Bras. (Carga horária: 32h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2007 - 2007

O Movimento Tropicalista: Releituras. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

BORGES, S. J. . Seminários de grupos de Pesquisa 2014: linguagens, práticas e contextos. 2014. (Outro).

Participação em eventos

I JORNADA DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.A relação intercultural presente nos elementos provocadores da Interação Face a Face do Celpe-Bras. 2016. (Outra).

SINCELPE- III Simpósio Internacional Celpe-Bras e I Seminário de Português para falantes de outras.Minicurso: Elaboração de Elementos Provocadores: Reflexões. 2016. (Oficina).

UFBA 70 anos. Ensino de Português Brasileiro a Falantes de Outras Línguas. 2016. (Congresso).

Simpósio da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira.A relação dos Gêneros discursivos em uma sequência de elementos provocadores do exame oral do Celpe-Bras.. 2014. (Simpósio).

Simpósio da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira.Com um Limão, uma limonada: uma sequência didática para estudantes de PLE. 2014. (Simpósio).

Encontro de Português como Lingua Estrangeira. A avaliação em sala de aula de Português como Língua Estrangeira. 2013. (Congresso).

Simpósio Internacional do Celpe-Bras.A avaliação em sala de aula de Português como Língua Estrangeira. 2013. (Simpósio).

Simpósio SIPLE.Agora podemos falar de tudo. 2012. (Simpósio).

SIPLE - Sociedade Internacional de Português-Língua Estrangeira. 2012. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • BORGES, S. J. . Ensino de Português Brasileiro a Falantes de Outras Línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, S. J. . O exame Celpe-Bras e suas implicações para o ensino de Português como Língua Estrangeira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, S. J. . Com um Limão, uma limonada: uma sequência didática para estudantes de PLE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORGES, S. J. . A relação dos Gêneros discursivos em uma sequência de elementos provocadores do exame oral do Celpe-Bras.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORGES, S. J. . A avaliação da aprendizagem no ensino de português como língua adicional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORGES, S. J. ; JESUS, F. P. . AGORA PODEMOS FALAR DE TUDO: MÓDULO INICIANTE A PARA HISPANOFALANTES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

BORGES, S. J. . O mercado profissional de Português como Língua Estrangeira. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BORGES, S. J. . O profissional de português como língua estrangeira. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BORGES, S. J. . Curso de Formação de Professores de Português como língua estrangeira. 2018. .

BORGES, S. J. . Ensino de língua Portuguesa e Cultura Brasileira. 2014. .

BORGES, S. J. . Língua Portuguesa e Cultura Brasileira. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BORGES, S. J. . Turísmo Linguístico. 2012. .

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    O processo avaliativo da interação face a dace do exame Celpe-Bras e sua relação intercultural com os elementos provocadores, Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo descrever o processo avaliativo do exame de proficiência oral do Celpe-Bras e também estudar a relação intercultural estabelecida pelos instrumentos de motivação da oralidade (os elementos provocadores).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sabrina Jesus Borges - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2013

    A avaliação de ensino/aprendizagem em sala de Aula de Português como Língua Estrangeira, Descrição: O trabalho realizado tem como objetivo descrever e analisar a avaliação do ensino/ aprendizagem em uma instituição e algumas escolas de português como língua estrangeira com o objetivo de verificar como é realizado o processo avaliativo e a formação do professor de Português como Língua Estrangeira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sabrina Jesus Borges - Coordenador / Iracema Luiza de Souza - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tirocínio docente, Carga horária: 4

2008 - 2012

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Português para Estrangeiros, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Português como língua estrangeira em todos os níveis de aprendizagem( básico I, Básico II, Intermediário I, Intermediário II, Avançado I, Avançado II), Elaboração de material didático para o ensino de Português para Estrangeiros.

Atividades

  • 01/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português para estrangeiros (básico, intermediário e avançado).

2014 - 2014

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Avaliadora do Exame Celpe-Bras, Enquadramento Funcional: Avaliadora do Exame Celpe-bras (oral), Carga horária: 40

2013 - 2013

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Avaliadora do Exame Celpe-Bras, Enquadramento Funcional: Avaliadora do Exame Celpe-bras, Carga horária: 40

2013 - 2013

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Elaborador, Carga horária: 20

2013 - 2013

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Avaliadora do Exame Celpe-Bras, Enquadramento Funcional: Avaliadora do Exame Celpe-bras, Carga horária: 40

2012 - 2012

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Avaliadora do Exame Celpe-Bras, Enquadramento Funcional: Avaliadora do Exame Celpe-bras, Carga horária: 40

2012 - 2012

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Avaliadora do Exame Celpe-Bras, Enquadramento Funcional: Avaliadora do Exame Celpe-bras, Carga horária: 40

2011 - 2011

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Avaliadora do Exame Celpe-Bras, Enquadramento Funcional: Avaliadora do Exame Celpe-bras, Carga horária: 40

2011 - 2011

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Avaliadora do Exame Celpe-Bras, Enquadramento Funcional: Avaliadora do Exame Celpe-bras (oral), Carga horária: 40

2012 - 2014

Diálogo School

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora e Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Ensino de português para estrangeiros de diferentes níveis, preparação para o Exame Celpe-Bras, experiência com coordenação pedagógica.

2007 - 2009

Curso e Colégio Sartre

Vínculo: Revisora, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 36

2017 - Atual

Faculdade São Salvador

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Disciplina: Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional, Português II, III e IV.