Maria Cecília Lemos Gontijo
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é autônoma - IBTA e clt da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: recrutamento e seleção, socialização organizacional, treinamento e desenvolvimento, função gerencial, competências de liderança, relações de gênero e representação social.
Informações coletadas do Lattes em 11/08/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Administração
2003 - 2005
Universidade Federal de Minas Gerais
Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: socialização organizacional; programas de trainee; Trainee; Recursos Humanos.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
Formação complementar
2001 - 2001
SAP/R3 Módulo HR. , Companhia Energética de Minas Gerais.
2001 - 2001
Etiqueta Profissional, Cerimonial e Eventos. , Companhia Energética de Minas Gerais.
2000 - 2000
Orientação para Crédito Brasil Empreendedor. , Sebrae MG.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Suéco
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Participação em eventos
XXVIII Enanpad. XXVIII Enanpad. 2004. (Congresso).
IV Semana da Face Evoluindo para um mundo sem fronteiras.IV Semana da Face Evoluindo para um mundo sem fronteiras . 2000. (Seminário).
IX Semana de Iniciação Científica da UFMG.IX Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2000. (Encontro).
I Semana do Conhecimento da UFMG.I Semana do Conhecimento da UFMG. 2000. (Encontro).
IV Semana de Graduação da UFMG.IV Semana de Graduação da UFMG. 2000. (Encontro).
III Semana da Face A melhoria da sociedade é o futuro da participação.III Semana da Face A melhoria da sociedade é o futuro da participação . 1999. (Seminário).
A Organização do Trabalho no Novo Capitalismo: Flexibilização e Ética..A Organização do Trabalho no Novo Capitalismo: Flexibilização e Ética.. 1999. (Simpósio).
Orientou
A Importância da Aplicação de Ferramentas de Apoio nos Processos de Tomada de Decisão Econômico-Financeiras das Organizações; Início: 2004; Orientação de outra natureza; Faculdade Novos Horizontes; (Orientador);
Recrutamento E Seleção: Um Estudo Sobre O Processo De Intermediação De Mão De Obra Da Secretaria Do Emprego E Relações Do Trabalho No Município De Américo Brasiliense; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Maria Cecília Lemos Gontijo;
Estagiários: Como Têm Ocorrido Os Estágios De Alunos Pertencentes Ao Curso De Administração De Empresas Da Unip Campus Araraquara?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Maria Cecília Lemos Gontijo;
Características E Desafios Enfrentados Por Mulheres Gerentes Em Empresas De Médio A Grande Porte Do Setor Privado Na Região De Araraquara; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Maria Cecília Lemos Gontijo;
Resistência À Mudança: Um Estudo Com Gerentes Intermediários De Empresas Privadas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Maria Cecília Lemos Gontijo;
Elaboração De Um Plano Estratégico Para A Profissionalização Do Futebol A Partir Das Categorias De Base; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Maria Cecília Lemos Gontijo;
Produções bibliográficas
-
GONTIJO, M. C. L. ; Correa, A. M. H ; Assis, L. B ; MELO, M. C. de O. L ; CARRIERI, A. P. . Soldadinhos-de-chumbo e bonecas: representações sociais do masculino e feminino em jornais de empresas. RAC. Revista de Administração Contemporânea , v. 11, p. 191-211, 2007.
-
GONTIJO, M. C. L. . Encontros e desencontros no processo de socialização organizacional: Um estudo de caso com profissionais contratados por meio de programas de trainees. Jornal Novos Horizontes, Belo Horizonte, p. 08 - 08, 01 abr. 2005.
-
GONTIJO, M. C. L. ; Correa, A. M. H ; Assis, L. B ; BITENCOURT NETO, E. . Jornais de Circulação Interna: a reprodução das representações sociais do feminino e do masculino no chão-de-fábrica. In: XXVIII Enanpad, 2004, Curitiba. Anais do XXVIII Enanpad, 2004.
-
GONTIJO, M. C. L. ; Correa, A. M. H ; RODRIGUES, Junia Marçal ; MELO, M. C. de O. L . De Estatal à Privada: Um Estudo de Caso da Trajetória Gerencial em Contexto de Mudanças. In: XXXIX Asamblea Anual de CLADEA, 2004, Santo Domingo. Anais da XXXIX Asamblea Anual de CLADEA, 2004.
-
GONTIJO, M. C. L. ; Assis, L. B ; Correa, A. M. H . Jornais de Circulação Interna: a Reprodução das Representações Sociais do Feminino e do Masculino no Chão-de-Fábrica. In: XXXIX Asamblea Anual de CLADEA, 2004, Santo Domingo. Anais da XXXIX Asamblea Anual de CLADEA, 2004.
-
GONTIJO, M. C. L. ; Correa, A. M. H ; RODRIGUES, Junia Marçal ; MELO, M. C. de O. L . A Trajetória Gerencial na Turbulência das Reestruturações: Um Estudo de Caso em uma Empresa Privatizada. In: XV Enangrad., 2004, Florianópolis. Anais do XV Enangrad., 2004.
-
GONTIJO, M. C. L. . O papel da Liderança como um Fator de Sucesso do Endomarketing. In: XXXVIII Asamblea Anual de CLADEA, 2003, Lima. XXXVIII Asamblea Anual de CLADEA, 2003.
Outras produções
GONTIJO, M. C. L. . Modelo de Gestão Aplicado às Subsidiárias Integrais de Energia Elétrica da CEMIG. 2002.
GONTIJO, M. C. L. . Diagnóstico do Subsistema Gerencial: O Perfil da Equipe Administrativa de uma Superintendência. 2002.
GONTIJO, M. C. L. . Relatório Gerencial de Sá Carvalho S.A. Fechamento 2001. 2002.
GONTIJO, M. C. L. . Treinamentos Externos, MBA`s? Extensão, Especialização e Mestrado. 2001.
GONTIJO, M. C. L. . O Processo de Qualificação Empresarial como um Condicionante para a Formação do Cidadão. 2000.
GONTIJO, M. C. L. . Relatório Anual de Pesquisa e Atividades do Programa Especial de Treinamento PET / Administração.. 2000.
GONTIJO, M. C. L. . Práticas Administrativas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GONTIJO, M. C. L. . Práticas de Secretariado. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - 2004
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60
Outras informações:
Professora da disciplina Introdução à Administração para a turma de turismo/2o período da UFMG.
Atividades
-
02/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Cepead, .,Linhas de pesquisa
2001 - 2002
Companhia Energética de Minas GeraisVínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiária / consultora
Atividades
-
02/2001 - 08/2002
Estágios .,Estágio realizado, - Desenvolvimento e apoio aos processos administrativos, com foco em Recursos Humanos, Responsabilidade Social e Organização.
2004 - 2005
Faculdade Novos HorizontesVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 72
Atividades
-
02/2004
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Recursos Humanos, Teoria Geral da Administração
1999 - 2000
Programa especial de TreinamentoVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 4
Atividades
-
03/1999 - 12/2000
Pesquisa e desenvolvimento , UFMG, .,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Cecília Lemos Gontijo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?