Sandra Ferrari

possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor adjunto nível a da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de software.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Produção

2001 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Proposta de Metodologia para Controle de Qualidade em uma Fábrica de Software
Roberto Carlos dos Santos Pacheco. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção. Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software) e Prestação de Serviços em Informática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcello Thiry Comicholi da Costa

PACHECO, Roberto Carlos Santos;TODESCO, J. L.; GIMENES, I. M. S.; BRUZAROSCO, D. C.; ALVES, J. B. M.;THIRY, M.. Proposta de Metodologia para Controle de Qualidade em uma Fábrica de Software. 2007. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marcello Thiry Comicholi da Costa

PACHECO, Roberto Carlos Santos;TODESCO, J. L.THIRY, M.; ALVES, J. B. M.; BRUZAROSCO, D. C.. Proposta de Metodologia para Controle de Qualidade em uma Fábrica de Software. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

ROBERTO CARLOS DOS SANTOS PACHECO

PACHECO, Roberto C STODESCO, José LeomarGIMENES, Itana Maria de SouzaBRUZAROSCO, Donizete CarlosALVES, João Bosco da Mota; THIRY,Marcello Thiry Comicholli. Proposta de Metodologia para Controle de Qualidade em uma Fábrica de Software. 2007. Tese (Doutorado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Itana Maria de Souza Gimenes

PACHECO, Roberto; ALVES, J. B.; BRUZAROSCO, Donizete Carlos; THIRY, M.;GIMENES, I. M. S.. Proposta de uma metodologia para controle de qualidade em uma fábrica de software. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marco Aurelio Amaral Henriques

Amaral Henriques, M. A.. Integração da Ferramenta de Teste POKE-TOOL em Ambientes de Engenharia de Software. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Katia Regina Trevisol

Folclore na educação infantil; Início: 2004; Orientação de outra natureza; Universidade do Oeste de Santa Catarina; (Orientador);

Katia Regina Trevisol

Folclore na educação infantil; Início: 2004; Orientação de outra natureza; Universidade do Oeste de Santa Catarina; (Orientador);

Mario Jino

Integração da Ferramenta de Teste POKE-TOOL em Ambientes de Engenharia de Software; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Mario Jino;

ROBERTO CARLOS DOS SANTOS PACHECO

Proposta de Metodologia para Controle de Qualidade em uma Fábrica de Software; 2007; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Roberto Carlos dos Santos Pacheco;

José Carlos Maldonado

Integração da Ferramenta de Teste de Software POKE-TOOL em Ambientes de Engenharia de Software; 1998; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Jose Carlos Maldonado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERRARI, S. ; Maldonado, J. C. ; Gimenes, I. M. S. . Integração da Ferramenta de Teste POKE-TOOL em Ambientes de Engenharia de Software. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Gimenes, I. M. S. ; FERRARI, S. . Melhorando a Qualidade do Processo de Teste através de uma Ferramenta Integrada. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gimenes, I. M. S. ; MARTIMIANO, L. A. F. ; FERRARI, S. . Integração da Ferramenta de Teste de Software POKE-TOOL em PCTE. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERRARI, S. . MTPAS - Montador de Tela para a Linguagem PASCAL. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERRARI, S. . Implementação de uma base de Dados de Informação sobre Educação Universitária na América Latina. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Avaliação do emprego de métricas em diferentes estilos arquiteturais de linha de produto de software, Descrição: Linha de Produto de Software (LPS) é uma das técnicas mais utilizadas atualmente para viabilizar a reutilização de software. Neste sentido, vários trabalhos vêm sendo realizados com o intuito de aprimorá-la. O desenvolvimento de produtos de uma LPS é baseado na arquitetura genérica definida para o seu domínio. Para garantir a reutilização e a redução do impacto causado por mudanças em componentes, recomenda-se que os componentes de uma arquitetura sejam minimamente acoplados. Assim, o conceito de modularidade é essencial para o desenvolvimento de uma LPS devendo ser priorizado desde a definição de sua arquitetura inicial. Entretanto, o projeto arquitetural pode ser complexo, devido a interesses espalhados em diferentes pontos no escopo do software, chamados de interesses transversais, como tratamento de exceções e persistência. Muitas vezes, esses interesses não são modularizados adequadamente. Métricas arquiteturais fornecem indicadores de modularidade e, portanto, podem auxiliar na identificação de anomalias de modularidade. Porém, há indícios de que as métricas arquiteturais convencionais não sejam sensíveis a interesses arquiteturais e, portanto, não consigam auxiliar o arquiteto de software na identificação de anomalias de modularidade relacionadas a interesses transversais. Existe um conjunto de métricas arquiteturais sensíveis a interesses para propiciar uma identificação efetiva de anomalias de modularidade referentes a interesses transversais em arquiteturas de software. Essas métricas foram utilizadas em estudos experimentais e ficou comprovada a sua eficácia na detecção de anomalias de modularidade em arquiteturas orientadas a aspectos. Neste projeto, pretende-se aplicar métricas convencionais e métricas sensíveis a interesses em arquiteturas de LPS de diferentes estilos a fim de compará-las e determinar suas respectivas eficácias. Serão desenvolvidos experimentos de aplicação das métricas às arquiteturas sob os princípios da engenharia de software expe. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sandra Ferrari - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    Infra-estrutura de apoio a Processos de Negócios baseada em Reutilização e Aspectos, Descrição: As organizações estão cada vez mais se especializando em seus objetivos principais de negócio e sub-contratando a realização de atividades secundárias. A cooperação entre organizações tem sido facilitada pelos recursos atualmente disponíveis na Internet. Embora em locais fisicamente distribuídos, é atualmente possível para as organizações disponibilizarem seus serviços, assim como consumirem serviços de outras organizações de forma dinâmica. As linguagens de representação de negócios permitem a especificação de processos inter-organizacionais. Esses processos executam serviços Web disponíveis na Internet, Intranet ou Extranet. Para realizar um processo inter-organizacional é necessário o estabelecimento de um contrato eletrônico que envolve além de serviços funcionais, atributos de qualidade que se caracterizam como requisitos não-funcionais. Uma vez estabelecido um contrato eletrônico este é monitorado durante a execução do processo não somente para garantir as regras de cooperação, mas também para obtenção de dados sobre a qualidade dos serviços executados. Uma outra questão importante é possibilitar a reutilização de processos de negócio. Essa reutilização pode se dar em nível de contratos eletrônicos, arquiteturas de processos ou componentes de processo. A abordagem de linha de produto de software permite que especificações genéricas de elementos de processo possam ser definidas. Assim, este projeto tem como objetivo desenvolver métodos e ferramentas de apoio a processos de negócio baseado na tecnologia de serviços Web. Um dos problemas de avaliação de resultados de projetos de software está na falta de planejamento de estudos experimentais e no rigor de execução deste. Este projeto seguirá os conceitos de engenharia de software experimental para avaliar os seus resultados por meio de estudos de caso quantitativos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Ferrari - Coordenador.

  • 1991 - 1992

    SISTEMA HEURISTICO DE OTIMIZACAO DE CAVAS ATRAVES DE BLOCOS REGULARES COM DIMENSOES VARIAVEIS, Descrição: Entre as questoes envolvidas no planejamento da explo- racao a ceu aberto de um deposito de mineral, o problema da de- terminacao de seus limites otimos(cava otima) tem um papel fun- damental na orientacao da producao. A tecnica tradicionalmente adotada para a determinacao do tracado otima de uma cava em um deposito mineral discretiza- do, recai sobre o "ALG- Algoritmo de Lenchs e Grossmann" [1]. Nossa proposta objetiva a pesquisa de um novo metodo que, orientado inicialmente pelo tratamento com blocos regula- res, possa absorver adaptacoes que representem variacoes nas dimensoes e formas originalmente especificada. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Ferrari - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Maringá, Centro de Tecnologia. , A. Colombo, 5790, Zona 7, 87020-900 - Maringa, PR - Brasil, Telefone: (44) 32614069, Fax: (44) 32635874, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1978 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto nível A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.