Elizângela de Rezende Silva

Tem experiência na área de , atuando principalmente no seguinte tema: escola primaria, fontes documentais. historia oral.

Informações coletadas do Lattes em 02/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Educação Infantil - Praticas na sala de aula

2017 - 2018

Faculdade São Braz
Título: A importância de formar leitores na Educação Infantil.
Orientador: Patricia Arianne Cornelsen

Especialização em Educaçao de Jovens e Adultos

2017 - 2018

Faculdade São Braz
Título: PRATICA PEDAGÓGICAS DO EJA NO ENSINO MÉDIO: uma reflexão sobre a qualidade da Educação de Jovens e Adultos.
Orientador: Francisco Carlos Somavilla

Especialização em Especialização em Educação

2017 - 2018

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: Negros e Afrodescendentes Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Orientador: Ademilsom Batista Paes

Graduação em Pedagogia

2012 - 2015

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: A ESCOLA MARIA SALOMÉ E A ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA EM PARANAÍBA/MS (1955-1980): repertório de fontes
Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1997

E.E. Manoel Garcia Leal

Formação complementar

2019 - 2019

A BNCC a Educação Especial e Inclusiva. (Carga horária: 60h). , Faculdade São Braz, FSB, Brasil.

2018 - 2018

Práticas em Sala de Aula na Educação Infantil. (Carga horária: 60h). , Faculdade São Braz, FSB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

Silva. Elizangela de Rezende . Programa de Inforamação Integracão ao Calouro UEMS 2014 (PROINCA). 2014. (Outro).

Silva. Elizangela de Rezende . Programa de Inforamação Integracão ao Calouro UEMS 2013 (PROINCA). 2013. (Outro).

SILVA, E. R. . IX Sciencult Simpósio Cientifico - Cultural. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Educação Inclusiva: Saberes da Inclusão Escolar. 2017. (Seminário).

Formação: Pratica Pedagógicas na Educação Infantil. 2017. (Outra).

I Jornada Pedagógica. 2017. (Outra).

IV Encontro de História da Educação do Centro-Oeste (EHECO).Negros e Afrodescendentes Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2017. (Encontro).

IV Encontro de História da Educação do Centro-Oeste (EHECO). 2017. (Outra).

Los médios simbólicos próprios de la cultura y su papel e la constituición de psiquismo humano. 2017. (Outra).

Formação Continuada: Práticas inclusivas na Educação- SEMED -. 2016. (Outra).

Jornada Pedagógica.Jornada Pedagógica. 2016. (Outra).

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica-PIBID.Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID - Bolsista. 2016. (Outra).

SEMED.Curso Comportamento Organizacional e Desenvolvimento da Criança. 2015. (Outra).

PROINCA - Programa de Informaçao e Integraçao do Calouro UEMS/2014 A Transversalidade dos Direitos Humanos na Formaçao dos Alunos da UEMS, UU de Paranaíba.PROINCA. 2014. (Outra).

X Seminario em Educação olõquio de Pesquisa ; A Formação de Professores no Brasil: Tendencias e Cenários..Alunos da Escola Maria Luiza Corrêa Machado Paranaíba/MS: Dados Sócoeconômico. 2014. (Seminário).

"Identidade e Escrita (de si)", VIII Diálogos Pertinentes.. 2013. (Outra).

4º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensao - EPEX/UEMS"."Fontes para a História da Escola Primaria em Paranaíba/MS. 2013. (Encontro).

4º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensao - EPEX/UEMS". 2013. (Outra).

Ações Afirmativas no Direito Constucional Brasileiro - VII Diálogos Pertinentes.. 2013. (Outra).

I Colóquio Educação e Memória. 2013. (Outra).

III Diálogos Pertinentes. 2013. (Outra).

IV Diálogos Pertinentes. 2013. (Outra).

Programa de Informaçao e Integraçao ao Calouro UEMS 2013 PROINCA. 2013. (Outra).

V Diálogos Pertinentes. 2013. (Outra).

VI Diálogos Pertinentes. 2013. (Outra).

X Simposio Cientifico;Cultural, IX Seminario em Educacão.A Escola Maria Salomé e as Fontes Documentais: um estudo da escolarização da infancia (1955-1974). 2013. (Simpósio).

I Diálogos Pertinentes. 2012. (Outra).

II Diálogos Pertinentes. 2012. (Outra).

II Encontro Internacional de Direitos Humanos. Desenvolvimento Sustentavel e Direitos Humanos Avanços E Retrocessos.. 2012. (Encontro).

I Seminario para acompanhamento de pesquisas em educação, linguagem e sociedade (SEAPE). 2012. (Outra).

IX Sciencult Simpósio Científico - Cultural.História da escola primária em Paranaíba por meio de fontes e memoria dos professores. 2012. (Simpósio).

V Curso Conhecendo as Normas da ABNT. 2012. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Estela Natalina Mantovani Bertoletti

BERTOLETTI, Estela Natalina MantovaniPAES; ALMEIDA, J. Q.. A Escola Maria Salomé e a escolarização da infância em Paranaíba/MS (1955-1980): repertório de fontes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Radaí Cléria Felipe Gonçalves

FELIPE, R. C.; GOMES, G. F.;Batista, Ademilson. Negros e Afrodescendentes na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004- 2016). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Geovane Ferreira Gomes

PAES, Ademilson Batista;GOMES, Geovane Ferreira; GONÇALVES, Radai Cléria Felipe. Negros e afrodescendentes na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004-2016). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Ademilson Batista Paes

PAES, A. B.; GOMES, G. F.; GONÇALVES, Radaí Cléria Felipe. Negros e afrodescendentes na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004-2016). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba.

Ademilson Batista Paes

BERTOLETTI, E. N. M.PAES, A. B.; ALMEIDA., J. Q.. A Escola Maria Salomé e a escolarização da infância em Paranaíba/MS (1955-1980): repertório de fontes.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba.

Foi orientado por

Estela Natalina Mantovani Bertoletti

A escola Maria Salomé e as fontes documentais: um estudo da escolarização da infância (1955-1974); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti;

Estela Natalina Mantovani Bertoletti

Fontes para a história da escola primária em Paranaíba/MS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Estela Natalina Mantovani Bertoletti;

Ademilson Batista Paes

Cotas e inserção de afrodescendentes na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba; Orientador: Ademilson Batista Paes;

Ademilson Batista Paes

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); Subárea: Ciências Sociais e Pedagogia (Interdisciplinar); 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais e Pedagogia; ) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ademilson Batista Paes;

Produções bibliográficas

  • Silva. Elizangela de Rezende . Negros e Afrodescendentes Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004 - 2016). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. R. ; Leal, R. S. L ; BERTOLETTI, E. N. M. . História da escola primária em Paranaíba por meio de fontes e memoria dos professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Negros e Afrodescendentes Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004 - 2016), Descrição: O presente trabalho cujo tema aborda a questão das cotas para negros no ensino superior, tendo como objetivo fazer levantamentos de dados de alunos negros e afrodescendentes matriculados e diplomados na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul do ano de 2003 a 2016. Para tanto, utiliza-se de uma abordagem de fundo quantitativo, visando desvelar a quantidade desses acadêmicos em todos os cursos de graduação (licenciatura e bacharelados). A Universidade a partir de 2004 adotou o sistema de cotas, por força da Lei 2.605 de janeiro de 2003 desde então recebeu um grande número de alunos cotistas. A abordagem histórica do tema está centrada em pesquisa bibliográfica. Levantamento bibliográfico: mediante procedimentos de buscas e pesquisas em bancos de dados como IBICT, SCIELO, e com questionário aberto aplicado a seis ex alunos da UEMS Unidade Universitária de Paranaíba. No que diz respeito ao montante desses acadêmicos, apurou-se por meio de dados e informações fornecidos formalmente pela Diretoria de Registro Acadêmico (DRA-UEMS), que foram diplomados 1065 em seus 57 cursos de graduação e bacharelado, divididos em quinze (15) Unidades Universitárias, distribuídas pelo território do estado de Mato Grosso do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elizangela De Rezende Silva - Integrante / Ademilson Batista Paes - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    A ESCOLA MARIA SALOMÉ E A ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA EM PARANAÍBA/MS (1955-1980): repertório de fontes, Descrição: O presente trabalho foca a Escola Maria Salomé e as fontes documentais relativas à escolarização nessa instituição, entre 1955 e 1980. Essa escola foi muito importante para a região onde estava localizada ? zona rural do município de Paranaíba/MS ? e o interesse veio por saber que nenhum trabalho foi produzido sobre ela. O objetivo dessa pesquisa é contribuir para a produção de uma história da escolarização da infância em Mato Grosso (do Sul) e no Brasil, a partir de fontes de uma instituição escolar primária, assim como localizar, selecionar e ordenar fontes documentais sobre a escola Maria Salomé; descrever e analisar essas fontes para compreender a escolarização da infância nesse núcleo de ensino e contribuir para pesquisas correlatas. Essa pesquisa se insere no âmbito das pesquisas históricas em Educação que não visam ao julgamento de valor, nem à assunção do ponto de vista defendido pelos sujeitos envolvidos, nem à exorcização do passado. A abordagem histórica do tema está centrada em pesquisa documental da Escola Maria Salomé, de fontes primárias (documentos impressos ou manuscritos), recolhidos em acervos particulares e arquivo escolar. A Escola Maria Salomé funcionou em Paranaíba no período de 1955 a 1980, tendo sido fundada em 15 de maio de 1955 como Escola Reunida Maria Salomé, em 1974, foi denominada de Escola Estadual de Primeiro Grau Maria Salomé, e em 1980 foi fechada. Essa escola tinha capacidade para atender anualmente a 160 alunos, sendo 80 no período matutino e 80 no período vespertino e chegou a atender até alunos da 4ª série. No desenvolver da pesquisa foi possível elaborar quadros com nomes de professores e funcionários dessa escola, assim como também levantamento sobre quantia de alunos matriculados e conteúdos trabalhados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elizangela De Rezende Silva - Integrante / Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Fontes para a história da escola primária em Paranaíba/MS, Descrição: Este projeto de Iniciação Científica, desenvolvido com Bolsa CNPq/PIBIC/ AAF consiste em pesquisar as escolas primárias do município de Paranaíba/MS, com fito de investigar e fazer uma catalogação das fontes documentais, buscando contribuir para o resgate e preservação da história da educação escolar no município de Paranaíba / MS, a partir de levantamento, organização e preservação de fontes documentais primárias, localizadas em acervos particulares e arquivos escolares, haja vista a importância de se buscar e preservar essas fontes como fontes históricas e que se encontram dispersas, em um município em que, por muitos anos e para muitos, os estudos eram considerados um capricho. Com isso pretente-se contribuir para uma produçao de uma história da educação em Mato Grosso do Sul e no Brasil, a partir da história da escola primária em Paranaíba/MS. Para isso, tem-se realizado levantamento e organização de fontes documentais sobre a historia da escola primaria, digitalização e catalogação de acervos pessoais e arquivos escolares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elizangela De Rezende Silva - Integrante / Estela Natalina Mantovani Bertoletti - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2015

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Academico, Enquadramento Funcional: Academico, Carga horária: 20

2016 - Atual

CEINF Antônia Mainardi Ovídio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Educação Infantil (concursada), Carga horária: 20