Wildo Navegantes de Araújo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (1997), Residência em Zoonoses e Saúde Pública (1999) e mestrado em Medicina Veterinária (vigilância Sanitária) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina em Saúde, com ênfase em Epidemiologia Molecular (2011) pelo CPqGM, Fiocruz, Bahia. Fez o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, EPISUS (2003) numa parceria do Ministério da Saúde do Brasil e o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) em Atlanta,GA - EUA. Fez aperfeiçoamento em Gerenciamento em Saúde Pública Internacional (MIPH) pelo CDC e Emory University, em Atlanta (2006). Foi supervisor técnico e coordenador assistente do EPISUS na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Atualmente é professor adjunto de Epidemiologia para a graduação em Saúde Coletiva, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional na Faculdade UnB Ceilândia. Orientador de mestrado e doutorado na área de epidemiologia no Programa Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde, também orientador e coordenador adjunto Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. É Membro do Comitê Técnico Assessor à Tuberculose, Membro do Comitê Técnico Assessor em Emergências de Saúde Pública do Ministério da Saúde e membro suplente do Conselho Consultivo da Anvisa. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência em epidemiologia; Estudos epidemiológicos; Investigação de surtos; Vigilância epidemiológica; Avaliação de sistemas de vigilância; Análises de dados e situação em saúde. Procura desenvolver estudos relacionados a doenças Infecciosas com ênfase em doenças negligenciadas ou aquelas que mais acometem populações vulneráveis.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa

2007 - 2011

Fundação Oswaldo Cruz, CPQGM
Título: Aspectos epidemiológicos da leptospirose no Brasil e conhecimentos e atitudes sobre leptospirose em favela em Salvador, Bahia
Mitermayer Galvão dos Reis. Palavras-chave: Epidemiologia; Leptospirose; Salvador - BA; Brazil.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva / Especialidade: Zoonoses e Saúde Pública. Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.

Mestrado em Medicina Veterinária

2000 - 2001

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Estudo comparativo entre a Reação de Imunofluorescência Indireta, o Imunoensaio Enzimático Indireto e a Técnica de Gelificação Sérica ao Formol a 40%, para o diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina,Ano de Obtenção: 2002
Helio Langoni.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Leishmaniose Visceral; Diagnóstico; Canina; Elisa; Imunofluorescência; Gelificação sérica ao formol 40%. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva / Especialidade: Zoonose Reemergente. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária. Setores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Field Epidemiology Trainning Program, CDC-Atlanta

2001 - 2003

Ministério da Saúde

Especialização em Residência Em Zoonoses e Saúde Pública

1998 - 1999

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Bolsista do(a): Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.

Graduação em Medicina Veterinária

1992 - 1997

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Management International Public Health. (Carga horária: 240h). , Centers for Disease Control and Prevention, CDC, Estados Unidos.

2005 - 2005

PDAs: Data collection in surveys with spatial data. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva/Especialidade: Zoonoses e Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Vigilância epidemiológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Avaliação de trabalhos científicos. 2018. (Congresso).

Reunião de Avaliação Estratégica de Capacitação Internacional do EpiSUS - Fundamental.Avaliação de experiências apresentadas. 2017. (Outra).

13a. Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle. Coordenador da Mostra competitiva sobre: Investigações de surtos conduzidas pela esfera federal do SUS ? Prêmio Adolfo Lutz e Vital Brazil. 2013. (Congresso).

40 Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, IX Congresso Brasileiro de Aquicultura, XIII Encontro de Medicina Veterinária Militar e L Encontro dos Médicos Veterinários da Bahia. Desenvolvendo apoio técnico multilateral em saúde pública no eixo Sul-Sul. 2013. (Congresso).

40 Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, IX Congresso Brasileiro de Aquicultura, XIII Encontro de Medicina Veterinária Militar e L Encontro dos Médicos Veterinários da Bahia. Ações e Reflexões sobre o Controle da Leishmaniose Canina. 2013. (Congresso).

12a. Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle. Coordenador da Mostra competitiva sobre: Produção técnico-científica dos profissionais do SUS ? Especialização. 2012. (Congresso).

Simpósio de Vigilância em Saúde da Cidade de São Paulo - Do Conceito à Prática.É possível fazer pesquisa no serviço de vigilância em saúde ?. 2011. (Simpósio).

V Encontro Científico do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS.Moderador de mesa redonda. 2011. (Encontro).

XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Leptospirose - Burden of Leptospirosis in Brazil. 2011. (Congresso).

10a Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle. Co-autoria das apresentações realizadas na Mesa do Prêmio Adolfo Lutz e Vital Brazil. 2010. (Congresso).

X Curso Internacional e I Simpósio de Epidemiologia Molecular em Doenças Infecciosas e Parasitárias Emergentes.Introdução ao Epi-Info. 2010. (Simpósio).

XLVI Congresso de Medicina Tropical. Estudo de fatores de risco para gravidade e óbito por influenza pandêmica H1N1 2009. 2010. (Congresso).

1o Encontro de Saúde Pública Veterinária da Bahia.Investigação de surtos em doenças emergentes e reemergentes. 2009. (Encontro).

III Encontro Científico do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS.---. 2009. (Encontro).

VI Scientific Meeting of International Leptospirosis Society.Leptospirosis in Brazil from 2000 to 2005. 2009. (Encontro).

XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Surto Nacional das Infecções por Mycobacterium marsiliensis. 2009. (Congresso).

XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. A epidemia brasileira de micobactérias de crescimento rápido. 2009. (Congresso).

5th Tephinet Global Scientific Conference. membro da comissão científica. 2008. (Congresso).

8a Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2008. (Outra).

II Encontro Científico do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS. 2008. (Encontro).

1a Oficina Técnica: Avaliação e monitoramento das atividades programadas de controle de roedores.Utilização do Epinfo para análise de dados da vigilância epidemiológica da leptospirose. 2007. (Oficina).

1a Oficina Técnica: Avaliação e monitoramento das atividades programadas de controle de roedores.Utilização do Epinfo para análise de dados da vigilância epidemiológica da leptospirose. 2007. (Oficina).

1o Encontro Científico do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS. 2007. (Encontro).

7a. Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2007. (Congresso).

6a Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2006. (Outra).

XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical & I Encontro de Med. Tropical do Cone Sul. Gênero Salmonella: Importante causa de surtos de origem alimentar e seus fatores de risco no Brasil, 1999 - nov 2004. 2005. (Congresso).

4a Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle.Nefrite epidêmica no sudoeste de Minas Gerais. 2004. (Outra).

3a Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle.Reações adversas pós-administração EV do sacarato de hidróxido de ferro III em unidades de hemodiálise, Fortaleza/CE, 2002. 2003. (Outra).

VI Simpósio Internacional de Terapêutica em Hepatite Viral e II Curso de Atualização Terapêutica em Hepatologia. 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Aline Costa Minervino

ARAUJO, WILDO NAVEGANTES. Distribuição dos eventos, danos humanos e materiais relacionados com desastres hidrológicos no Brasil, 2010-2014. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de BrasÃlia.

Aluno: Jurema Guerrieri Brandão

PINTO JUNIOR, V. L.; IGNOTTI, E.;Araújo, Wildo Navegantes de; RATTNER, D.. Incapacidade física durante o tratamento poliquimioterápico dos pacientes de hanseníase no Brasil nas coortes de cura de casos novos dos anos de 2010 e 2011. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília.

Aluno: Líbia Roberta de Oliveira Souza

PINTO JUNIOR, V. L.; MARTINS, J. R. P.;Araújo, Wildo Navegantes de. Excesso de mortalidade em gestantes por influenza A (H1N1)pmd09 no Brasil nos anos de 2009 e 2010. 2013. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juliana Machado Schardosim

SCHARDOSIM, J. M.; RATTNER, D.; CUNHA, M. L. C.;ARAUJO, W. N.; LAMY, Z. C.. A influência do ambiente e das práticas empregadas no trabalho de parto e parto no bem estar do recém-nascido. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gerson Fernando Mendes Pereira

PEREIRA, G. F. M.; SHIMIZU, H. E.; SPERHACKE, R. D.; SEIDL, E. M. F.;ARAÚJO, W. N.; MERCHAN-HAMANN, E.. AIDS no estado do Rio Grande do Sul : aspectos epidemiológicos e sobrevida. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília.

Aluno: Eduardo Marques Macário

DUNCAN, B. B.; KUCHENBECKER, R. S.;CARMO, E. H.Araújo, Wildo Navegantes de; ROSA, R. S.; FERREIRA, J.. A formação de epidemiologistas de campo por meio do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS - Episus. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aglaêr Alves de Nóbrega

NOVAES, A.; OLIVEIRA, M. R. F.; CASTRO, C. N.;Araújo, Wildo Navegantes de. Carga de doença associada à cardiomiopatia chagásica no Brasil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Daniel Roberto Coradi de Freitas

DUARTE, E. C.; LACERDA, M. V. G.;Araújo, Wildo Navegantes de; MEDEIROS, M. A. N.. Avaliação do risco de malária transfusional em serviços de hemoterapia da Região Amazônica brasileira. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: Lessandra Loss Nicoláo Cauduro

KUCHENBECKER, R. S.; POLANCZYK, C. A.;Araújo, Wildo Navegantes de. Avaliação econômica e do impacto assistencial relacionados à infecção por Acinetobacter multirresistente. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Epidemiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ANTÓNIO CHIGOGORO TITOSSE

ARANA, A. R. A.; COELHO, C. H.;ARAÚJO, W. N.. Avaliação da distribuição espacial e dos aspectos epidemiológicos dos casos de tuberculose no município de Maputo - Moçambique, 2011 a 2017, Brasil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Melina Érica Santos

VERANI, J. F. S.;Araújo, Wildo Navegantes de; PINTO JUNIOR, V. L.. Avaliação da capacidade de notificação das emergências em saúde pública pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde, Brasil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Tamara Silva da Costa

PINTAS, C.; RAMALHO, W. M.;ARAÚJO, W. N.. Condições sensíveis à atenção primária à saúde: Internações por pneumonias no Brasil, 2001-2017. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HUB/UnB) - Hospital Universitário de Brasília.

Aluno: Danielly Batista Xavier

PINTAS, C.; RAMALHO, W. M.;ARAÚJO, W. N.. Tendências temporais de internações por condições sensíveis à APS no Distrito Federal e entorno, 1998-2016. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HUB/UnB) - Hospital Universitário de Brasília.

Aluno: Hilda Rodrigues

Araujo, Wildo Navegantes de; Ribeiro, K.C.B.; Veras, M.A.S.M.. Leishmaniose tegumentar americana e presença de flebotomíneos vetores no circuito epidemiológico 19, Estado de Mato Grosso, Brasil, 2001 a 2006. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância em Saúde de Doenças Transmissíveis) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Ludmila Sophia de Souza

ARAÚJO, W. N.; Ribeiro, K.C.B.; Moraes, J.C.. Descritivo FH dengue no Mato Grosso. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância em Saúde de Doenças Transmissíveis) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Guilherme Marçal Cordeiro

Moraes, J.C.;ARAÚJO, W. N.; Veras, M.A.S.M.. A.aegypti e A.albopictus, Regional de Barra do Garças, MT, 2005-2006. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância em Saúde de Doenças Transmissíveis) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Siriana Maria da Silva

ARAÚJO, W. N.; Veras, M.A.S.M.; Ribeiro, K.C.B.. Completitude de ficha de notificação no SIVEP - Malária. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância em Saúde de Doenças Transmissíveis) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Quelma Maria da Silva

Moraes, J.C.; Veras, M.A.S.M.;ARAÚJO, W. N.. Dengue no Estado do Mato Grosso nos anos de 2005 e 2006. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância em Saúde de Doenças Transmissíveis) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Romula de Cassia Turini

ARAÚJO, W. N.; Moraes, J.C.; Ribeiro, K.C.B.. Relato de dois casos de malária ocorridos na região do Coxipo, Município de Cuiabá/MT: autóctones e crípticos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância em Saúde de Doenças Transmissíveis) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Felipe Silva Alves Borges

SILVA, E. V.; MEINERS, M. M. M. A.;ARAUJO, W. N.. A automedicação em estudantes universitários da Faculdade de Ceilândia, UnB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade de Brasília.

ARAÚJO, W. N.. Seleção para o Programa de Treinamento em Epidemiologia de Aplicado ao SUS. 2005. Ministério da Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

João Vieira Neto

SILVA, Maria Helena;VIEIRA NETO, João; GOUVÊA, José Augusto Gaspar de. Avaliação microbiológica do queijo Minas comercializado na região metropolitana de Salvador. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia.

Jackson Maurício Lopes Costa

COSTA, J. M. L; ALMEIDA, M. C. C.; PEDREIRA, J. N. R.. Epidemiologia da leptospirose no Brasil, 2000 - 2005. 2008. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Medicina Investigativa) - Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz.

Eduardo Hage Carmo

dos Reis, MG; de Almeida, MCC; Costa, J;CARMO, E. H.. Aspectos epidemiológicos da leptospirose no Brasil, 2000 a 2009 e o conhecimento e as atitudes sobre a doença em uma favela na cidade de Salvador, Bahia. 2011. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/FIOCRUZ-BA.

Maria da Conceição Chagas de Almeida

Moreira Jr, E. D.ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas; Carmo E. H.. Aspectos Epidemiológicos da leptospirose no Brasil, 2000 a 2009 e o conhecimento e as atitudes sobre a doença em uma favela na cidade de Salvador, Bahia. 2011. Tese (Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - FIOCRUZ.

Maria da Conceição Chagas de Almeida

Reis, Mitermayer Galvão dos;ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas; Costa, Jackson Mauricio Lopes. Epidemiologia da leptospirose no Brasil, 2000-2005. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - FIOCRUZ.

Edson Duarte Moreira Jr

MOREIRA JR, Edson Duarte; CARMO, E H; ALMEIDA, M. da C. C. de. Aspectos epidemiológicos da leptospirose no Brasil, 2000 a 2009 e o conhecimento e as atitudes sobre a doença em uma favela na cidade de Salvador, Bahia. 2011. Tese (Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz / FIOCRUZ-BA.

Helio Langoni

LANGONI, H.. Membro titular a Banca Examinadora do Exame Geral de Qualificação do aluno de Pós Graduação em Medicina Veterinária, Área de Vigilância Sanitária, nível de Mestrado, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Botucatu, SP. 2001. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Antonio Carlos Paes

LANGONI, H.LUVIZOTTO, M. C. R.; MACHADO, J. M.;PAES, A. C.; VASCONCELLOS, S. A.. Estudo comparativo entre a Reação de Imunofluorescência Indireta, o Imunoensaio Enzimático Indireto e a Técnica de Gelificação Sérica ao Formol a 40%, para o diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina.. 2002. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Antonio Carlos Paes

PAES, A. C.. Leishmaniose Visceral. 2001. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Nathalia Lima Pedrosa

Fatores associados a adesão ao tratamento em parceiros sexuais de gestantes infectadas com sífilis; Início: 2018; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Patricia Matias Pinheiro

Epidemiologia da sífilis adquirida no contexto ambulatorial em Hospital Universitário; Início: 2018; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Fabiana Sherine Ganem dos Santos

Estudo epidemiológico sobre fatores de risco associados à infecção por sífilis em área socialmente vulnerável do Distrito Federal; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doctorate en Metodologia de la Recerca Biomèdica i Salut Publica) - Universitat Autònoma de Barcelona - UAB; (Orientador);

Simone Monzani Vivadini

Efetividade de novos Tratamentos para pacientes com Hepatite C crônica; Início: 2016; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Andrea de Paula Lobo

A tuberculose no Brasil: Análise de sobrevida e estratégias para vigilância dos óbitos no país; Início: 2016; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Amarílis Bahia Bezerra

SÉRIE DE CASOS: CARACTERIZAÇÃO DA MOBILIDADE E DO ACESSO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA POR ZIKA E STORCH AOS SERVIÇOS DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE NO DISTRITO FEDERAL; 2017; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Elaine Da Rós Oliveira

Características Epidemiológicas e fatores associados a piora das lesões neurológicas da Hanseníase em menores de quinze anos de idade, Brasil, 2003 - 2012; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília,; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Aristeu de Oliveira Junior

A ÁGUA POTÁVEL NOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): UM OLHAR DO SETOR SAÚDE; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília,; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Isabela Ornelas Pereira;

Estresse parental em cuidadores primários de crianças com evidência de infecção congênita pelo vírus Zika; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília,; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Leandro Soares Sereno

Prevalência da infecção pelo HIV e Sífilis em gestantes em três estudos seccionais seriados e descrição de fatores determinantes; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília,; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Mábia Milhomem Bastos

Carga da co-infecção por HIV e Tuberculose no Brasil; 2015; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Talita Mosquetta Maleski Almeida

TUBERCULOSE: PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DOS CONSULTÓRIOS NA RUA DO DISTRITO FEDERAL; 2014; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília,; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Fernanda Dockhorn Costa Johansen

Fatores associados ao óbito por tuberculose e HIV no Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Luciana Gallo

Aspectos epidemiológicos da tuberculose em moradores de rua do Distrito Federal; 2014; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Priscila Leal Leite

Impacto da Dengue no Brasil em período epidêmico e não epidêmico: Incidência, Mortalidade, Custo hospitalar e Disability Adjusted Life Years (DALY); 2013; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília,; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Kathiaja Miranda Souza

Infecções parasitárias em pacientes transplantados de órgãos sólidos ? O caso da doença de Chagas; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília,; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Andreia de Pádua Careli Dantas

Tracoma: Aspectos epidemiológicos e Perspectivas de Controle no Brasil; 2011; Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Patrícia Pereira Vasconcelos de Oliveira

Surto de Leptospirose no Interior do Ceará: um estudo de caso controle; 2011; Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Simone Valéria Costa Pereira

Avaliação do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Peste no Brasil, 2000 a 2009; 2011; Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Luciana Guerra Gallo

Microcefalia pelo vírus Zika: um estudo sobre fatores individuais e ecológicos e custos; 2016; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Melina Érica Santos

Estudo da carga de doença por hepatites B e C em pessoas vivendo com e sem HIV: proposições à estratégia de vigilância das hepatites virais no Brasil; 2016; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília,; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Patricia Bartholomay Oliveira

Perfil dos pacientes com diagnóstico de tuberculose resistente e perfil genético do Mycobacterium tuberculosis antes e após a implantação de uma nova tecnologia de diagnóstico; 2015; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Aglaêr Alves de Nóbrega

Carga de doença associada à cardiomiopatia chagásica no Brasil; 2014; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Tatyere Constâncio de Sousa

Perfil dos doadores de córneas com hepatites virais B e C no Distrito Federal, 2004 - 2013; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Mábia Milhomem Bastos

Estudo de carga de doença: Impacto da coinfecção tuberculose e HIV no Brasil em 2011; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Anna Cláudia de Oliveira Queiroz

Análise da viabilidade das córneas doadas para transplante pelo Banco de Olhos do Distrito ? Brasil ? 2013 a 2015; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Enfermagem) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Taís Oliveira Barcelos Rangel

Impacto das causas externas como causa mortis na doação de córneas ao Banco de Olhos do Distrito Federal ? Brasil ? 2014 e 2015; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Enfermagem) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Anna Cláudia de Oliveira Queiroz

Perfil epidemiológico dos doadores de córnea do Distrito Federal, 2012; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Enfermagem) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Luis Paulo Pedrosa Vieira

Perfil epidemiológico dos casos notificados de tracoma no Brasil, 2009-2010; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wildo Navegantes de Araújo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Helena Silva

Avaliação microbiológica do queijo Minas comercializado na região metropollitana de Salvador/Ba; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Maria Helena Silva;

Maria Helena Silva

Avaliação da presença da enzima peroxidase no leite pasteurizado tipo C comercializado na cidade de Salvador/Ba; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia; Orientador: Maria Helena Silva;

Patrícia Pereira Vasconcelos de Oliveira

Carga da doença meningocócica no estado da Bahia, 2009 e 2010; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Ministério da Saúde; (Orientador);

Akeni Lobo Coelho

AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE E USABILIDADE DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO TRAKCARE EM UM SERVIÇO TERCIÁRIO DE SERVIÇO DE SAÚDE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Akeni Lobo Coelho;

Mitermayer Galvão dos Reis

Aspectos Epidemiológicos da leptospirose no Brasil, 2000 a 2009 e o conhecimento e as atitudes sobre a doença em uma favela na cidade de Salvador, Bahia; ; 2011; Tese (Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Mitermayer Galvão dos Reis;

Helio Langoni

Estágio na Disciplina de Zoonoses; 1997; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Helio Langoni;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARTHOLOMAY, P. ; PINHEIRO, R. S. ; JOHANSEN, F. D. C. ; OLIVEIRA, S. B. ; ROCHA, MARLI SOUZA ; PELISSARI, D. M. ; ARAÚJO, W. N. . Lacunas na vigilância da tuberculose drogarresistente: relacionando sistemas de informação do Brasil. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. 1-13, 2020.

  • PEIXOTO, HENRY MAIA ; ROMERO, GUSTAVO ADOLFO SIERRA ; DE ARAÚJO, WILDO NAVEGANTES ; DE OLIVEIRA, MARIA REGINA FERNANDES . Guillain-Barré syndrome associated with Zika virus infection in Brazil: a cost-of-illness study. TRANSACTIONS OF THE ROYAL SOCIETY OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE , v. 113, p. 1-7, 2019.

  • SLAVOV, S. N. ; CILIAO-ALVES, D. C. ; GONZAGA, F. A. C. ; MOURA, D. R. ; MOURA, A. C. A. M. ; NORONHA, L. A. G. ; CASSEMIRO, E. M. ; PIMENTEL, B. M. S. ; COSTA, F. J. Q. ; SILVA, G. A. ; RAMOS, D. A. R. ; ARAUJO, WILDO N. ; KASHIMA, S. ; HADDAD, R. . Dengue seroprevalence among asymptomatic blood donors during an epidemic outbreak in Central-West Brazil. PLoS One , v. 14, p. e0213793, 2019.

  • TOTTOLI, CAROLINE RIBEIRO ; TOLEDO, ALINE MARTINS DE ; SILVA, NATASHA CYRINO E ; Araújo, Wildo Navegantes de ; SOUZA, RENATA DA NÓBREGA ; CARREGARO, RODRIGO LUIZ . Profissionais da saúde que atuam em ambiente hospitalar têm alta prevalência de fadiga e dorsalgia: estudo transversal. FISIOTERAPIA E PESQUISA , v. 26, p. 91-100, 2019.

  • OLIVEIRA JUNIOR, A. ; MAGALHAES, T. B. ; MATA, R. N. ; SANTOS, F. S. G. ; OLIVEIRA, D. C. ; BRANT, J. L. ; ARAÚJO, WILDO N . Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua): características, evolução e aplicabilidade*. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE , v. 28, p. 1-13, 2019.

  • CRUVINEL, VANESSA RESENDE NOGUEIRA ; MARQUES, CARLA PINTAS ; CARDOSO, VANESSA ; NOVAES, MARIA RITA CARVALHO GARBI ; ARAÚJO, WILDO NAVEGANTES ; ANGULO-TUESTA, ANTONIA ; ESCALDA, PATRÍCIA MARIA FONSECA ; GALATO, DAYANI ; BRITO, PETRUZA ; DA SILVA, EVERTON NUNES . Health conditions and occupational risks in a novel group: waste pickers in the largest open garbage dump in Latin America. BMC PUBLIC HEALTH , v. 19, p. 581-595, 2019.

  • BARTHOLOMAY, PATRICIA ; PINHEIRO, R. S. ; PELISSARI, DANIELE MARIA ; ARAKAKI-SANCHEZ, DENISE ; DOCKHORN, F. ; ROCHA, J. L. ; PENNA, E. Q. A. A. ; BARREIRA, D. ; ARAÚJO, W. N. ; DALCOMO, M. . Sistema de Informação de Tratamentos Especiais de Tuberculose (SITE-TB): histórico, descrição e perspectivas*. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE , v. 28, p. 1-12, 2019.

  • SANTOS, MELINA ERICA ; PROTOPOPESCU, CAMELIA ; SOGNI, PHILIPPE ; YAYA, ISSIFOU ; PIROTH, LIONEL ; BAILLY, FRANÇOIS ; MARCELLIN, FABIENNE ; ESTERLE, LAURE ; WITTKOP, LINDA ; ROSENTHAL, ERIC ; MORLAT, PHILIPPE ; ROUX, PERRINE ; DE ARAUJO, WILDO NAVEGANTES ; SALMON-CERON, DOMINIQUE ; CARRIERI, MARIA PATRIZIA . HCV-Related Mortality Among HIV/HCV Co-infected Patients: The Importance of Behaviors in the HCV Cure Era (ANRS CO13 HEPAVIH Cohort). AIDS AND BEHAVIOR , v. 23, p. 1, 2019.

  • VIVALDINI, SIMONE MONZANI ; PINTO, FLAVIA KELLI ALVARENGA ; KOHIYAMA, IGOR MASSAKI ; ALMEIDA, ELTON CARLOS DE ; MENDES-CORREA, MARIA CÁSSIA ; SANTOS, ALEXANDRE FONSECA ; RIBEIRO, RACHEL ABRAHÃO ; Pereira, Gerson Fernando Mendes ; Araújo, Wildo Navegantes de . Exploratory spatial analysis of HBV cases in Brazil between 2005 and 2017. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA , v. 22, p. 1-13, 2019.

  • RIBEIRO, GILMAR ; DOS SANTOS, CARLOS G. S. ; LANZA, FERNANDA ; REIS, JAMYLLE ; VACCAREZZA, FERNANDA ; DINIZ, CAMILA ; MIRANDA, DIEGO LOPES PAIM ; DE ARAÚJO, RENATO FREITAS ; CUNHA, GABRIEL MURICY ; DE CARVALHO, CRISTIANE MEDEIROS MORAES ; FONSECA, EDUARDO OYAMA LINS ; DOS SANTOS, ROBERTO FONSECA ; DE SOUSA, ORLANDO MARCOS FARIAS ; REIS, RENATO BARBOSA ; DE ARAÚJO, WILDO NAVEGANTES ; GURGEL-GONÇALVES, RODRIGO ; DOS REIS, MITERMAYER G. . Wide distribution of Trypanosoma cruzi-infected triatomines in the State of Bahia, Brazil. Parasites & Vectors , v. 12, p. 604-10, 2019.

  • SLAVOV, SVETOSLAV NANEV ; GONZAGA, FILIPE ALMEIDA CARVALHO ; PIMENTEL, BÁRBARA MACIEL SIDOU ; RAMOS, DORALINA DO AMARAL RABELLO ; DE ARAÚJO, WILDO NAVEGANTES ; COVAS, DIMAS TADEU ; KASHIMA, SIMONE ; HADDAD, RODRIGO . Zika virus RNA surveillance in blood donors in the Federal District of Brazil during the 2016 outbreak. Hematology, Transfusion and Cell Therapy , v. 41, p. 1-3, 2019.

  • NUNES, DANIELE MONTEIRO ; MENEZES, FERNANDA CARVALHO DE ; IGANSI, CRISTINE NASCENTE ; Araújo, Wildo Navegantes de ; SEGATTO, TERESA CRISTINA VIEIRA ; COSTA, KELLY CRISTINA COELHO ; WADA, MARCELO YOSHITO . Inquérito da cobertura vacinal de tríplice bacteriana e tríplice viral e fatores associados à não vacinação em Santa Maria, Distrito Federal, Brasil, 2012. REVISTA PAN-AMAZÔNICA DE SAÚDE (ONLINE) , v. 9, p. 9-17, 2018.

  • SILVA, EVERTON ; PEREIRA, ANA CAROLINA ; ARAÚJO, WILDO ; ELIAS, FLÁVIA . A systematic review of economic evaluations of interventions to tackle tuberculosis in homeless people. REVISTA PANAMERICANA DE SALUD PUBLICA-PAN AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH , v. 42, p. 1-8, 2018.

  • MAIA, C. S. ; FREITAS, D. R. C. ; GALLO, L. G. ; ARAÚJO, W. N. . Notificações de eventos adversos relacionados com a assistência à saúde que levaram a óbitos no Brasil, 2014-2016. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE , v. 27, p. 1-10, 2018.

  • PELISSARI, DANIELE MARIA ; ROCHA, MARLI SOUZA ; BARTHOLOMAY, PATRICIA ; SANCHEZ, MAURO NISKIER ; DUARTE, ELISABETH CARMEN ; ARAKAKI-SANCHEZ, DENISE ; DANTAS, CÍNTIA OLIVEIRA ; JACOBS, MARINA GASINO ; ANDRADE, KLEYDSON BONFIM ; CODENOTTI, STEFANO BARBOSA ; ANDRADE, ELAINE SILVA NASCIMENTO ; Araújo, Wildo Navegantes de ; COSTA, FERNANDA DOCKHORN ; RAMALHO, WALTER MASSA ; DIAZ-QUIJANO, FREDI ALEXANDER . Identifying socioeconomic, epidemiological and operational scenarios for tuberculosis control in Brazil: an ecological study. BMJ Open , v. 8, p. e018545, 2018.

  • SILVA, T. P. D. ; ARAÚJO, W. N. ; STIVAL, M. M. ; TOLEDO, A. M. ; BURKE, T. N. ; CARREGARO, R. L. . Desconforto musculoesquelético, capacidade de trabalho e fadiga em profissionais da enfermagem que atuam em ambiente hospitalar. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP , v. 52, p. 1, 2018.

  • SILVA, N. F. A. ; CILIAO-ALVES, D. C. ; CARVALHO, A. M. ; GONZAGA, F. A. C. ; PIMENTEL, B. M. S. ; ARAÚJO, W. N. ; SLAVOV, S. N. ; HADDAD, R. . Serological and molecular evaluation of parvovirus B19 (B19V) in blood donors from the Blood Center of Brasília, Brazil: focus on women of childbearing age. JORNAL BRASILEIRO DE PATOLOGIA E MEDICINA LABORATORIAL (IMPRESSO) , v. 54, p. 241, 2018.

  • CRUVINEL, V. ; ARAÚJO, W. N. ; MARTINS, C. ; ALVARENGA, J. . Perfil dos Catadores de Resíduos Sólidos do Distrito Federal: Uma Análise Comparativa entre Associações de Ceilândia e Estrutural. Hegemonia (Brasília) , v. 20, p. 67-87, 2017.

  • DUARTE, ELISABETH CARMEN ; GARCIA, LEILA POSENATO ; DE ARAÚJO, WILDO NAVEGANTES ; VELEZ, MARIA P. . Outcomes of Zika virus infection during pregnancy: contributions to the debate on the efficiency of cohort studies. BMC PUBLIC HEALTH , v. 17, p. 924-927, 2017.

  • PEREIRA, ÉVERTON LUÍS ; BEZERRA, JOSIERTON CRUZ ; BRANT, JONAS LOTUFO ; Araújo, Wildo Navegantes de ; SANTOS, LEONOR MARIA PACHECO . Perfil da demanda e dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC) concedidos a crianças com diagnóstico de microcefalia no Brasil. Ciencia & Saude Coletiva , v. 22, p. 3557-3566, 2017.

  • RAMALHO, W. M. ; SILVEIRA, B. D. ; CATAO, R. C. ; BITAR, R. ; ARAÚJO, W. N. ; GURGEL, H. . A Dengue: Contextos Temporal e Social no Distrito Federal. BRASÍLIA EM DEBATE , v. 17, p. 32-35, 2017.

  • BARTHOLOMAY, P. ; PELISSARI, D. M. ; ARAUJO, W. N. ; YADON, Z.E. ; HELDAL, E. . Quality of tuberculosis care at different levels of health care in Brazil in 2013. Revista Panamericana de Saúde Pública , v. 39, p. 3-11, 2016.

  • SANTOS, MELINA ÉRICA ; VERANI, JOSÉ FERNANDO DE SOUZA ; PINTO JUNIOR, VITOR LAERTE ; ARAÚJO, WILDO NAVEGANTES . Avaliação das capacidades de vigilância do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Brasil. TEMPUS ACTAS DE SAÚDE COLETIVA , v. 10, p. 219-234, 2016.

  • BARUQUE VILLAR, GABRIELA ; DE MELLO FREITAS, FELIPE TEIXEIRA ; PAIS RAMOS, JESUS ; DIAS CAMPOS, CARLOS EDUARDO ; DE SOUZA CALDAS, PAULO CESAR ; SANTOS BORDALO, FERNANDA ; AMORIM RAMOS, TATYANA COSTA ; DO NASCIMENTO PEREIRA, VÍVIAN ; CORDEIRO-SANTOS, MARCELO ; ABDALLA SANTOS, JOAO HUGO ; COELHO MOTTA, GLAUCO ; GOMES, SUZIE MARIE ; MENDES DE SOUZA, VERENA MARIA ; DE ARAUJO, WILDO NAVEGANTES . Risk Factors for Mycobacterium abscessus subsp. bolletii Infection After Laparoscopic Surgery During an Outbreak in Brazil. Infection Control and Hospital Epidemiology , v. 36, p. 81-86, 2015.

  • MUTHURI, STELLA G VENKATESAN, SUDHIR MYLES, PUJA R LEONARDI-BEE, JO LIM, WEI SHEN MAMUN, ABDULLAH AL ANOVADIYA, ASHISH P ARAÚJO, WILDO N AZZIZ-BAUMGARTNER, EDUARDO BÁEZ, CLARISA BANTAR, CARLOS BARHOUSH, MAZEN M BASSETTI, MATTEO BEOVIC, BOJANA BINGISSER, ROLAND BONMARIN, ISABELLE BORJA-ABURTO, VICTOR H CAO, BIN CARRATALA, JORDI CUEZZO, MARÍA R DENHOLM, JUSTIN T DOMINGUEZ, SAMUEL R DUARTE, PERICLES AD DUBNOV-RAZ, GAL ECHAVARRIA, MARCELA , et al. FANELLA, SERGIO FRASER, JAMES GAO, ZHANCHENG GÉRARDIN, PATRICK GIANNELLA, MADDALENA GUBBELS, SOPHIE HERBERG, JETHRO IGLESIAS, ANJARATH L HIGUERA HOEGER, PETER H HOFFMANN, MATTHIAS HU, XIAOYUN ISLAM, QUAZI T JIMÉNEZ, MIRELA F KANDEEL, AMR KEIJZERS, GERBEN KHALILI, HOSSEIN KHANDAKER, GULAM KNIGHT, MARIAN KUSZNIERZ, GABRIELA KUZMAN, ILIJA KWAN, ARTHUR MC AMINE, IDRISS LAHLOU LANGENEGGER, EDUARD LANKARANI, KAMRAN B LEO, YEE-SIN LINKO, RITA LIU, PEI MADANAT, FARIS MANABE, TOSHIE MAYO-MONTERO, ELGA MCGEER, ALLISON MEMISH, ZIAD A METAN, GOKHAN MIKI', DRAGAN MOHN, KRISTIN GI MORADI, AHMADREZA NYMADAWA, PAGBAJABYN OZBAY, BULENT OZKAN, MEHPARE PAREKH, DHRUV PAUL, MICAL POEPPL, WOLFGANG POLACK, FERNANDO P RATH, BARBARA A RODRÍGUEZ, ALEJANDRO H SIQUEIRA, MARILDA M SKR'T-MAGIER'O, JOANNA TALAREK, EWA TANG, JULIAN W TORRES, ANTONI TÖRÜN, SELDA H TRAN, DAT UYEKI, TIMOTHY M VAN ZWOL, ANNELIES VAUDRY, WENDY VELYVYTE, DAIVA VIDMAR, TJASA ZAROGOULIDIS, PAUL NGUYEN-VAN-TAM, JONATHAN S ; Impact of neuraminidase inhibitors on influenza A(H1N1)pdm09-related pneumonia: an IPD meta-analysis. Influenza and Other Respiratory Viruses (Print) , v. 1, p. n/a-n/a, 2015.

  • SAMPAIO, T.L. ; RODRIGUES, I.P. ; PONTES, D.F.S. ; RIBEIRO, T.K.G. ; YAMAGUSHI, C.K. ; DE ARAÚJO, W.N. ; BÁO, S.N. . Suitability of Corneal Tissue for Transplantation Derived From Violent Death: A 10-Year Analysis. Transplantation Proceedings , v. 47, p. 2973-2977, 2015.

  • MARTINS, A. C. S. ; DOMINGUEZ, A. G. D. ; CRUVINEL, V. R. N. ; ARAUJO, WILDO N. . Perfil das condições de vida, saúde e trabalho de catadores de resíduos sólidos da Associação Recicle a Vida em Ceilândia-DF. ParticipAção , v. 16, p. 43-50, 2015.

  • DA NOBREGA, A. A. ; DE ARAUJO, W. N. ; VASCONCELOS, A. M. N. . Mortality Due to Chagas Disease in Brazil According to a Specific Cause. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene , v. 91, p. 528-533, 2014.

  • COSTA, FEDERICO ; RIBEIRO, GUILHERME S. ; FELZEMBURGH, RIDALVA D. M. ; SANTOS, NORLAN ; REIS, RENATO BARBOSA ; SANTOS, ANDREIA C. ; FRAGA, DEBORAH BITTENCOURT MOTHE ; ARAUJO, WILDO N. ; SANTANA, CARLOS ; CHILDS, JAMES E. ; Reis, Mitermayer G. ; KO, ALBERT I. . Influence of Household Rat Infestation on Leptospira Transmission in the Urban Slum Environment. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online) , v. 8, p. e3338, 2014.

  • OLIVEIRA, PATRICIA PEREIRA VASCONCELOS DE ; OHARA, PATRÍCIA MIYUKI ; HOFFMANN, JULIANO LEONIDAS ; SILVA, FERNANDO WILSON FERNANDES ; DE LIMA, ANTÔNIA MÁXIMO DE LIMA ; PATRÍCIO, MARIA IRACEMA AGUIAR ; BARRETO, MARIA DE LOURDES COELHO ALENCAR ; AVELAR, KÁTIA ELIANE SANTOS ; DE CARVALHO, JONAS LOTUFO BRANT ; ARAUJO, WILDO NAVEGANTES . Fatores de risco para leptospirose, relacionados à atividade laboral em agricultores de arroz em uma cidade do nordeste do Brasil, 2008.. Journal of Health & Biological Sciences , v. 2, p. 99-107, 2014.

  • LOPES, J. T. S. ; SILVA, S. B. ; MOTA, D. ; VALENTE, S. F. ; VILGES, K. M. A. ; OLIVEIRA, S. V. ; ARAÚJO, W. N. ; PINTO JUNIOR, V. L. . Analise dos acidentes por animais com potencial de transmissão para raiva no município de Caçapava do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista de Medicina e Saúde de Brasília , v. 3, p. 210-223, 2014.

  • NAVEGANTES DE ARAUJO, W. ; FINKMOORE, B. ; RIBEIRO, G. S. ; REIS, R. B. ; FELZEMBURGH, R. D. M. ; HAGAN, J. E. ; REIS, M. G. ; KO, A. I. ; COSTA, F. . Knowledge, Attitudes, and Practices Related to Leptospirosis among Urban Slum Residents in Brazil. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene , v. 88, p. 359-363, 2013.

  • ARAÚJO, W. N. ; COLPO J. C. S. ; NUNES, R. N. . Conhecimentos, atitudes e práticas sobre saúde do trabalhador na Coordenação de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados do Pará, Brasil, 2008. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 1, p. 44-52, 2013.

  • ROSSETTO, E. V. ; DIMECH, G. S. ; BRAZ, R. M. ; LADISLAU, J. L. B. ; ARAÚJO, W. N. . Avaliação do Sistema de Informações Hospitalares como instrumento para vigilância da malária na Amazônia Legal. Brasil, 1998-2005. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção , v. 3, p. 50, 2013.

  • Mota, Daniel Marques ; Freitas, Daniel Roberto Coradi ; Araújo, Wildo Navegantes de . Avaliação do Sistema de Vigilância Sanitária do Sangue em âmbito federal, Brasil, 2007. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 191-202, 2012.

  • Tauil, Márcia de Cantuária ; Amorim, Thiago Rodrigues de ; Pereira, Gerson Fernando Mendes ; Araújo, Wildo Navegantes de . Mortalidade por hepatite viral B no Brasil, 2000-2009. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 28, p. 472-478, 2012.

  • Andrade, Silvania Suely Caribé de Araújo ; Yokota, Renata Tiene de Carvalho ; Sá, Naíza Nayla Bandeira de ; Silva, Marta Maria Alves da ; Araújo, Wildo Navegantes de ; Mascarenhas, Márcio Dênis Medeiros ; Malta, Deborah Carvalho . Relação entre violência física, consumo de álcool e outras drogas e bullying entre adolescentes escolares brasileiros. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 28, p. 1725-1736, 2012.

  • FREITAS, F. T. M. ; SOUZA, L. R. O. ; Azziz-Baumgartner, E. ; CHENG, P. Y. ; ZHOU, H. ; WIDDOWSON, M. A. ; SHAY, D. K. ; OLIVEIRA, W. K. ; ARAUJO, W. N. . Influenza-associated excess mortality in southern Brazil, 1980 2008. Epidemiology and Infection (Online) , v. 8, p. 1-10, 2012.

  • Souza, Verena Maria Mendes de ; HOFFMANN, JULIANO LEÔNIDAS ; FREITAS, MAXWELL MARCHITO ; BRANT, JONAS LOTUFO ; Araújo, Wildo Navegantes de . Avaliação do conhecimento, atitudes e práticas sobre dengue no Município de Pedro Canário, Estado do Espírito Santo, Brasil, 2009: um perfil ainda atual. Revista Pan-Amazônica de Saúde (Online) , v. 3, p. 37-43, 2012.

  • Yokota, Renata ; SKALINSKI, L. M. ; IGANSI, C. N. ; SOUZA, L. R. O. ; ISER, B. P. M. ; REIS, P. O. ; BARROS, E. N. C. ; MACARIO, E. M. ; BERCINI, M. A. ; RANIERI, T. M. S. ; ARAÚJO, W. N. . Risk Factors for Death from Pandemic (H1N1) 2009, Southern Brazil. Emerging Infectious Diseases (Print) , v. 17, p. 1467-1471, 2011.

  • Monego, Fernanda ; DUARTE, R. S. ; NAKATANI, S. M. ; ARAÚJO, W. N. ; RIEDIGER, I. N. ; BROCKELT, S. ; SOUZA, V. M. M. ; Cataldo, J.I. ; DIAS, R.C.S. ; BIONDO, A.W. . Molecular identification and typing of Mycobacterium massiliense isolated from postsurgical infections in Brazil. The Brazilian Journal of Infectious Diseases , v. 15, p. 436-441, 2011.

  • Souza, Verena Maria Mendes de ; Arsky, Maria de Lourdes Nobre Simões ; Castro, André Peres Barbosa de ; ARAÚJO, W. N. . Anos potenciais de vida perdidos e custos hospitalares da leptospirose no Brasil. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 45, p. 1001-1008, 2011.

  • COUTO, A. M. ; SALOMAO, M. R. ; SCHERMANN, M. T. ; MOHRDIECK, R. ; CARVALHO, S. M. D. ; ASSIS, D. M. ; ARAÚJO, W. N. ; FLANNERY, B. . Transmission of Yellow Fever Vaccine Virus Through Breast-feeding ? Brazil, 2009. Morbidity and Mortality Weekly Report (Print) , v. 59, p. 130-132, 2010.

  • Siqueira, Alessandra A. ; Santelli, A.C.F.S. ; Alencar Jr, L.R. ; Dantas, M.P. ; Dimech, C.P.N. ; Carmo, G.M.I. ; Santos, D.A. ; Alves, R.M.S. ; Lucena, M.B.F. ; Morais, M. ; ARAÚJO, W. N. . Outbreak of acute gastroenteritis in young children with death due to rotavirus genotype G9 in Rio Branco, Brazilian Amazon region, 2005?. International Journal of Infectious Diseases , p. --, 2010.

  • SOUZA, V. M. M. ; BRANT, J. L. ; Arsky, MLS ; ARAÚJO, W. N. . Avaliação do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica da Leptospirose ? Brasil, 2007. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 18, p. 95-105, 2010.

  • FREITAS, D. R. C. ; SIMOES, B. J. ; ARAÚJO, W. N. . Avaliação do Sistema Nacional de Hemovigilância dos anos 2002 a 2005. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 18, p. 179-186, 2010.

  • Nobrega, Aglaer A. ; GARCIA, M. H. ; Tatto, E ; OBARA, M. T. ; COSTA, E. ; SOBEL, J. ; ARAÚJO, W. N. . Oral Transmission of Chagas Disease by Consumption of Acai Palm Fruit, Brazil. Emerging Infectious Diseases , v. 15, p. 653-655, 2009.

  • Santana-Porto, Eucilene A. ; OLIVEIRA, A. A. ; COSTA, M. R. M. ; PINHEIRO, A. ; OLIVEIRA, C. ; LOPES, M. L. ; SACCHI, C. ; ARAÚJO, W. N. ; SOBEL, J. . Suspected Brazilian Purpuric Fever, Brazilian Amazon Region. Emerging Infectious Diseases , v. 15, p. 675-676, 2009.

  • OLIVEIRA, W. K. ; CARMO, E. H. ; PENNA, G. O. ; KUCHENBECKER, R. S. ; SANTOS, H. B. ; ARAÚJO, W. N. ; MALAGUTI, R. ; DUNCAN, B. B. ; SCHIMIDT, M. I. . Pandemic H1N1 Influenza in Brazil: Analysis of the first 34,506 notified cases of Influenza-like illness with Severe Acute Respiratory Infection (SARI). Eurosurveillance (English ed. Online) , v. 14, p. pii=19362, 2009.

  • CUTOLO, A. ; ARAÚJO, W. N. ; ZUBEN, C. J. V. ; LUVIZOTTO, M. C. R. ; ROCHA, N. S. ; LANGONI, H. . Levantamento de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) e algumas considerações sobre aspectos epidemiológicos da leishmaniose canina no município de Rio Claro, São Paulo, Brasil. Veterinária e Zootecnia , v. 15, p. 91-99, 2008.

  • ARAÚJO, W. N. ; LANGONI, H. ; CASTRO, A. P. B. ; Silva, R.C. ; LUVIZOTTO, M. C. R. ; Lucheis, S. B. . A comparison of indirect fluorescent antibody test, indirect enzimatic immunoassay and serum gelification technique at 40% formol in the diagnosis of canine visceral leishmaniasis. ARS Veterinária (Impresso) , v. 20, p. 338-346, 2004.

  • ARAÚJO, W. N. ; OLIVEIRA, W. K. ; CARMO, G. M. I. ; ALVES, W. ; CARMO, E. H. ; URDANETA, M. ; ALVES, R. M. S. ; SIMPLICIO, A. C. ; DAUFENBACH, L. ; MORAES, G. H. . Investigação do surto de Vibrio parahaemolyticus em Fortaleza/Ceará, Setembro, 2002. Boletim Eletrônico Epidemiológico, Brasília, v. 2, p. 5-7, 2002.

  • ARAÚJO, W. N. ; SILVA, M. H. ; SILVA, A. V. A. F. ; SILVEIRA, V. F. ; BARROS, S. L. B. ; MARTINEZ, T. C. N. . Isolamento e identificação de coliformes no queijo minas comercializado na região metropolitana de Salvador -Bahia.. REVISTA BRASILEIRA DE SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL (UFBA) , Salvador - BA, v. 2, p. 37-42, 2001.

  • ARAÚJO, W. N. ; MARTINEZ, T. C. N. ; SILVA, M. H. ; SILVEIRA, V. F. ; BARROS, S. L. B. ; SILVA, A. V. A. F. . Determinação do número de bolores e leveduras no queijo minas comercializado na região metropolitana de Salvador -Bahia. REVISTA BRASILEIRA DE SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL (UFBA) , Salvador, v. 2, p. 10-14, 2001.

  • ARAÚJO, W. N. ; SILVA, M. H. ; MARTINEZ, T. C. N. ; SILVA, A. V. A. F. ; SILVEIRA, V. F. ; BARROS, S. L. B. . Determinação do nível de contaminação por coliformes totais no queijo minas comercializado na região metropolitana de Salvador - Bahia.. REVISTA BRASILEIRA DE SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL (UFBA) , Salvador, v. 2, p. 5-9, 2001.

  • MENDONÇA, A. O. ; CERQUEIRA, E. J. L. ; ARAÚJO, W. N. ; MORAES-SILVA, E. ; SHIMABUKURO, F. H. ; SARKIS, D. T. ; SHERLOCK, I. A. ; LANGONI, H. . Inquérito sorológico para toxoplasmose em equídeos procedentes de duas regiões do Estado da Bahia, Brasil. SEMINA. CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ONLINE) , Londrina, v. 22, n.2, p. 115-118, 2001.

  • ARAÚJO, W. N. ; SARKIS, D. T. ; MENDONÇA, A. O. ; SHIMABUKURO, F. H. ; CERQUEIRA, E. J. L. ; LANGONI, H. ; SHERLOCK, I. A. ; MORAES-SILVA, E. . Aspectos soroepidemiológicos da leptospirose em equídeos, dos municípios de Jacobina e Jequié, Bahia.. CIÊNCIA VETERINÁRIA NOS TRÓPICOS , v. 4, n.2-3, p. 274-280, 2001.

  • ARAÚJO, W. N. ; LANGONI, H. ; MODOLO, J. R. ; SOUZA, L. C. ; SHIMABUKURO, F. H. ; MENDONÇA, A. O. ; LEITE, B. L. S. ; PADOVANI, C. R. . Epidemiological Vigilance for canine leishmaniasis in the county of Botucatu, SP, Brazil.. ARS VETERINÁRIA Jaboticabal , Jaboticabal, v. 17, n.3, p. 196-200, 2001.

  • OLIVEIRA, A. A. F. ; MOTA, R. ; PEREIRA, G. C. ; LANGONI, H. ; ARAÚJO, W. N. ; SOUZA, M. I. ; SA, M. E. P. . Seroprevalence of bovine leptospirosis in Garanhuns municipal district, Pernambuco State, Brazil.. Onderstepoort Journal of Veterinary Research , v. 68, p. 275-279, 2001.

  • LANGONI, H. ; ARAÚJO, W. N. ; SILVA, A. V. ; SOUZA, L. C. . Tratamento da mastite bovina com amoxicilina e enrofloxacina bem como com a sua associação. ARQUIVOS DO INSTITUTO BIOLÓGICO (IMPRESSO) , v. 67, p. 177-180, 2000.

  • ARAÚJO, W. N. ; SILVA, M. H. . Determinação da enzima peroxidase no leite pasteurizado tipo C comercializado na cidade de Salvador/BA. Arquivos da Escola de Medicina Veterinária da UFBA , Salvador/Bahia, v. 19, n.1, p. 128-138, 1998.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Araújo, Wildo Navegantes de . Programa CAPES / MES - CUBA DOCENTES. 2013.

CRUVINEL, VANESSA RESENDE NOGUEIRA ; MACHADO, G. C. ; MARQUES, CARLA PINTAS ; ARAUJO, WILDO N. ; TRINDADE, J. A. ; JORGE, F. A. M. ; DOURADO, A. P. F. K. . O fim do maior lixão da América Latina: inclusão sócio produtiva e cuidado com a saúde dos catadores de materiais recicláveis. 2019.

ARAUJO, WILDO N. . Artigo na Revista Brasileira de Epidemiologia (02-08-2019). 2019.

ARAUJO, W. N. . Artigo da Revista Brasileira de Epidemiologia (13-11-19). 2019.

ARAÚJO, WILDO . Artigo da Confins (Abr-19) - Dossiê Temático Geografia e Saúde. 2019.

ARAÚJO, W. N. . Artigo no Plos Neglected Tropical Diseases (24-04-19). 2019.

SANTOS, F. S. G. ; CRODA, J. H. R. ; ROCHA FILHO, T. M. ; ROCHA, T. A. F. ; GOMES, V. B. ; RAMALHO, WALTER MASSA ; ARAÚJO, W. N. . Modelagem matemática do impacto da re-introdução do sarampo no Brasil. 2019.

ARAÚJO, W. N. . Artigo na Emerging Infectious Diseases (Nov-2019). 2019.

ARAUJO, WILDO N. . Avaliador do Seminário de Avaliação Final do edital no05-2015 - Seleção Pública de Propostas para Apoio À Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Empresas Emergentes de Base Tecnológica - Startups Brasília. 2018.

ARAÚJO, W. N. . Perguntas e respostas sobre o COVID-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARAÚJO, W. N. . Programa AMBA Debate. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARAÚJO, W. N. . Cuidados com higiene em transporte público devido ao COVID-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARAÚJO, W. N. . Cuidado com a produção de alimentos e serviços delivery. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARAUJO, W. N. ; ROCHA FILHO, T. M. . Sem isolamento, mortes por coronavírus podem chegar a 7 mil no DF. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARAÚJO, W. N. ; RAMALHO, W. M. . Sem isolamento, mais de 70% da população do DF teria contato com a Covid-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARAÚJO, W. N. . Sindicatos podem recorrer à Justiça e MP para barrar volta às aulas. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARAÚJO, W. N. . Especialistas questionam uso de testes rápidos para Covid-19 na população. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARAÚJO, W. N. . Estudo prevê 2,5 milhões casos de coronavírus e 7 mil mortes no DF. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ARAÚJO, WILDO N . Covid-19: DF tem incidência maior que São Paulo. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARAÚJO, W. N. . O que fazer para as medidas de controle do Covid-19 em populações vulneráveis. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KO, A. I. ; SCHRIEFER, A. ; MENEZES, A. P. O. ; REINGOLD, A. ; QUEIROZ, A. T. L. ; MOREIRA, B. ; MOREIRA, E. D. ; COSTA, FEDERICO ; RIBEIRO JR, G. J. S. ; RIBEIRO, G. S. ; SILVA JUNIOR, J. A. ; REIS, J. N. ; CRODA, J. H. R. ; RILEY, L. W. ; SILVA, L. K. ; SANTOS, M. S. ; REIS, M. G. ; GRUBAUGH, N. ; NERY JR, N. R. R. ; REIS, R. B. ; BLANTON, R. ; CORDEIRO, S. M. ; BESSA, T. C. B. ; OLIVEIRA, W. K. ; ARAÚJO, W. N. . XVIII Curso Internacional de Epidemiologia Molecular de Doenças Infecciosas e Parasitárias Emergentes. 2018. .

ARAÚJO, W. N. ; PINTAS, C. . Políticas públicas em saúde. O modelo de atuação de saúde à família até o NASF. 2015. (Aulas teórico-práticas).

Araújo, Wildo Navegantes de . Uso do software Epi_Info 7 na análise de dados em epidemiologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Araújo, Wildo Navegantes de . Mini-curso - Análise de dados em estudos caso-controle. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Braga, J.U. ; GARCIA, M. H. ; ARAÚJO, W. N. . Desenhos de estudo aplicados à investigação em saúde pública: abordagem teórico-prática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSIS, D. M. ; WADA, M. Y. ; MACARIO, E. M. ; ARAÚJO, W. N. ; SANTOS, E. D. ; CARMO, G. M. I. . Guia Prático de Campo. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

OLIVEIRA, W. K. ; Araújo, Wildo Navegantes de . Utilização do Epinfo para análise de dados. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

ARAÚJO, W. N. . Leishmaniose Visceral Canina: Aspectos epidemiológicos, clínicos e diagnósticos.. 1999. (Palestra).

ARAÚJO, W. N. ; SOUZA, L. C. . Raiva Bovina: Diagnóstico Sorológico. 1999. (Palestra).

ARAÚJO, W. N. ; MENDONÇA, L. J. P. . Diagnóstico Sorológico. 1999. (Aulas teórico-práticas).

ARAÚJO, W. N. ; LANGONI, H. . Raiva, Leptospirose, Tuberculose, Brucelose, Toxoplasmose, Leishmaniose. 1999. (Palestra).

ARAÚJO, W. N. ; LANGONI, H. . Raiva, Leptospirose, Tuberculose, Brucelose, Toxoplasmose, Leishmaniose. 1998. (Palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    CENÁRIO BRASILEIRO DE USO DE ANTIMICROBIANOS E AS POLÍTICAS DE CONTROLE DE RESISTÊNCIA., Descrição: A resistência aos antimicrobianos (AMR) é um dos maiores desafios para a saúde pública global, com importante impacto na saúde humana e animal, uma vez que afeta a possibilidade de tratamento de diversas infeções causadas por bactérias, parasitos, vírus e fungos. Com o avanço de novas tecnologias, medicamentos e a facilidade de acesso aos antimicrobianos, observa-se a disseminação da AMR como um fenômeno decorrente do amplo uso de medicamentos antimicrobianos; relacionando aos programas inadequados ou inexistentes de prevenção e controle de infecções, à produção de antimicrobianos de má qualidade, divergências referentes à resposta laboratorial, insuficiência de vigilância, monitoramento, regulamentação e fiscalização do uso dos antimicrobianos, favorecendo a transmissão e a exposição de indivíduos a micro-organismos resistentes. Estima-se que em dois terços dos antimicrobianos utilizados pela população mundial são consumidos sem prescrição médica. Mesmo quando prescritos, 50% das indicações são desnecessárias. Entre 2000 e 2010, o consumo de antimicrobianos em 71 países aumentou em 36%> Três quartos desse aumento deve-se aos países que fazem parte do (BRICS): Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Esse aumento pode ser explicado pelo aumento da renda, acessibilidade aos planos de saúde e aumento dos casos de doenças infecciosas. Os antimicrobianos são os vice-campeões em venda, apenas suplantados pelos analgésicos/antitérmicos no Brasil. Nos últimos dez anos, o aumento de vendas de medicamentos genéricos saltou de 5,7 para 24% do total de medicamentos. Em 2009, o Ministério da Saúde (MS) propôs o desenvolvimento da primeira pesquisa de âmbito nacional sobre acesso e utilização de medicamentos: a Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (PNAUM). Assim, considerando a necessidade de conhecer aspectos relacionados ao acesso, à utilização e ao uso racional de medicamentos no Brasil, nota-se que nessa pesquisa não foi incluído como análise de medicamentos grupo dos antimicrobianos. Foi apenas em 2010, com a edição da Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa RDC n 44/2010, em seu segundo artigo, que se dispôs sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, com a retenção de prescrição médica. Em 2012, na RDC n20/2012, foram estabelecidos os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos de uso sob prescrição, isoladas ou em associação. A Instrução Normativa (IN) n 01 de 14 de janeiro de 2013, tornou obrigatória a escrituração dos antimicrobianos vendidos em farmácias e drogarias privadas com preenchimento de formulário eletrônico, por meio do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Apesar de todas as normativas e resoluções publicadas com o intuito de restringir a venda de antimicrobianos, sabe-se que os mecanismos de controle precisam ser aprimorados. Os programas alimentadores do SNGPC utilizados pelas farmácias e drogarias são passíveis de incorreção e, até o momento, existe pouco controle da cadeia de produção, distribuição, estoque e vendas de antimicrobianos fora do comércio varejista. No que concerne a dispensação dos antimicrobianos no âmbito ambulatorial público, serão utilizados os dados do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (HÓRUS), do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), que identifica, em tempo real, os estoques nas centrais de abastecimento farmacêutico, nas farmácias e nas unidades de dispensação e rastreia a dispensação dos medicamentos no SUS. O HÓRUS tem o objetivo de qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica nas três esferas do SUS, e contribuir para a ampliação do acesso aos medicamentos à população. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Wildo Navegantes de Araújo - Coordenador / Thaís Tamara Castro e Souza Minuzzi - Integrante / Beatriz Torres Araújo - Integrante / Claudio Maierovitch Pessanha Henriques - Integrante / Danielle Cabrini - Integrante / Erica Tatiane da Silva - Integrante / Giovanny Vinícius Araújo de França - Integrante / Jakeline Ribeiro Barbosa - Integrante / Juliana da Motta Girardi - Integrante / Synara Nô Seara Cordeiro - Integrante / Mariana Pastorello Verotti - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Estudo das estratégias de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da sífilis em gestantes e crianças indígenas e fatores associados a ocorrência de sífilis em indígenas., Descrição: O Subsistema de Saúde Indígena instituiu um modelo de atenção diferenciado, baseado em Distritos Sanitários Especiais, que realizam ações de Atenção Primária em todo o território brasileiro utilizando um sistema de informação específico. As informações disponíveis na vigilância dos eventos de saúde na população indígena ainda não são suficientes para compreender a magnitude destes eventos, além de não captar todas as informações necessárias para uma abordagem analítica e por isso, muitos determinantes nesta população, permanecem inexplorados. A sífilis, nesse contexto, permanece pouco investigada nesta população, em parte pela subnotificação e a ausência de uma série de dados robusta, que encobrem a magnitude do evento e, por outro lado, pelas dificuldades na logística para desenvolvimento de pesquisas com dados primários na população indígena que vive em aldeias. A associação da sífilis com as situações de vulnerabilidade e pobreza demandam uma série de estratégias de controle que atuem em seus determinantes sociais para além do seu agente etiológico, as dificuldades na cobertura de pré-natal, no diagnóstico oportuno e no acompanhamento das mulheres com sífilis na gestação dentro de áreas indígenas são problemas para o controle da sífilis congênita, e a incidência da doença reflete essa frágil rede de cuidado. O objetivo deste projeto é estudar as estratégias de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento da sífilis congênita e em gestantes indígenas e os fatores associados a ocorrência da doença, avaliando para isso, toda a linha de cuidado desde a atenção à gestação e seu itinerário terapêutico, métodos diagnósticos e agente etiológico. Sua metodologia terá aporte em três abordagens, descritiva, por meio da implantação de sítios de vigilância em 3 polos base (DSEI Bahia, DSEI Mato Grosso do Sul e DSEI Rio Tapajós); analítica com um estudo do tipo caso-controle com as gestantes e crianças e; um estudo apoiado por técnicas de biologia molecular com amostras biológicas. Todos serão apoiados por instrumentos e técnicas de coleta de dados primários com os indígenas aldeados participantes do estudo, de três regiões do Brasil. Espera-se, ao final, que os resultados permitam conhecer a magnitude da sífilis e dos seus principais determinantes na população indígena, bem como fatores de risco para ocorrência da doença, sobretudo da sífilis congênita. Espera-se também identificar o perfil genético do agente etiológico, a bactéria Treponema pallidum, bem como seus mecanismos de resistência que impactem na eficácia do tratamento de escolha. Este estudo é uma proposta de cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz Bahia, Universidade de Brasília, e Universidade Federal da Bahia que já interagem em projetos no campo da epidemiologia e da biologia molecular e a Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Estadual Santa Cruz que já desenvolvem atividades de pesquisas e assistência à população indígena.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (10) . , Integrantes: Wildo Navegantes de Araújo - Coordenador / Helen Gurgel - Integrante / RAMALHO, WALTER MASSA - Integrante / Isadora Cristina de Siqueira - Integrante / Antonio Marcos Pereira Brotas - Integrante / Junia Raquel Dutra Ferreira - Integrante / Paulo Roberto Santana de Melo - Integrante / Simone Simionatto - Integrante / Soraia Machado Cordeiro - Integrante / Suzana Meira Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    LABORATÓRIO MISTO INTERNACIONAL (LMI-SENTINELA) (Observatórios Transfronteiriços do Meio Ambiente, Clima e Doenças Vetoriais: Sítios Sentinelas do Observatório Brasileiro de Clima e Saúde), Descrição: O meio ambiente e suas mudanças, bem como as relações mantidas pelas sociedades humanas com seus ambientes, determinam desigualdades de saúde e sua dinâmica em diversas escalas espaciais e temporais. Os sistemas espaciais resultantes da interação complexa desses determinantes devem ser entendidos de forma sistêmica e holística e, portanto, interdisciplinar e multi-escalar, incluindo a ecologia, epidemiologia, saúde humana e animal, geografia, geoprocessamento, ciências de modelagem de dados, etc. Assim, os objetivos do LMI Sentinela são: estruturar, fortalecer e sustentar uma abordagem integrada através da Geografia - Meio Ambiente - Clima - Saúde no Brasil, se apoiando na formação, pesquisa e políticas públicas; reforçando a visibilidade internacional das equipes brasileiras que irão trabalhar em parceria nesse projeto. O LMI-Sentinela reúne equipes francesas e brasileiras [IRD (UMR ESPACE-DEV, SESSTIM e MIVEGEC), UnB (Geografia, MNT e FCE) e Fiocruz (ICICT)] que desenvolvem e possuem abordagens e competências complementares e atuam em diferentes contextos institucionais, cuja sinergia permitirá prever um impacto significativo e duradouro através do ensino, pesquisa e política pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wildo Navegantes de Araújo - Integrante / Walter Massa Ramalho - Integrante / Helen Gurgel - Coordenador / Christovam Barcellos - Integrante / Anne Elisabeth Laques - Integrante / N Dessay - Integrante / E Roux - Integrante., Financiador(es): Institut de Recherche pour le Développement - Cooperação.

  • 2018 - Atual

    Avaliação da implementação da Isoniazida 300mg para o tratamento da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), Descrição: Avaliar a implementação da Isoniazida 300mg para o tratamento da infecção latente da tuberculose. Métodos: Essa etapa será realizada em Brasília, Curitiba, Santa Catarina, Ribeirão Preto, Espírito Santo sob forma de um ensaio clínico pragmático randomizado e aberto nas Unidades de saúde que prestam assistência a pacientes com Tuberculose e que tenham ou não Programa de Controle de Tuberculose (PCT). Resultados esperados: O estudo pretende fundamentar estratégias teóricas e operacionais que respondam à demanda de incorporação de uma nova apresentação da Isoniazida para tratamento da ILTB na rede do SUS pelo PNCT/MS que não acrescente riscos aos pacientes. Nesse sentido, pretende-se identificar elementos do processo de assistência desde a prescrição até a dispensação e tomada do medicamento pelo indivíduo. Projeto financiado pelo Ministério da Saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Wildo Navegantes de Araújo - Coordenador / Ethel Leonor Noia Maciel - Integrante / Thiago Nascimento do Padro - Integrante / Carolina M M Sales - Integrante / Betina Mendez Alcantara Gabardo - Integrante / Noemia U Tavares - Integrante / Aline Aparecida Monroe - Integrante / Lívia Maria Lopes - Integrante / Gláucia Rebeca Barbosa Ramos - Integrante / Josenaide Engracia dos Santos - Integrante / Melina Mafra - Integrante / Bárbara Manuella Cardoso Sodré Alves - Integrante / Roberto Mauro Pinto Coelho Barcellos Junior - Integrante / Eloisa Dutra Caldas - Integrante / Fernando Araújo Rodrigues de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    História natural da infecção pelo vírus Zika no Distrito Federal, Descrição: As arboviroses transmitidas por Aedes aegypti constituem grandes desafios para a saúde pública no Brasil e no mundo. Dentre elas se destacam as infecções pelos vírus Dengue (DENV), Zika (ZIKV) e Chikungunya (CHIKV). A epidemia pelo ZIKV mais recentemente introduzida no Brasil é ainda um desafio maior considerando a gravidade das manifestações neurológicas a ela associadas com expressão relevante de microcefalia e a síndrome de Guillain Barré. O presente estudo pretende contribuir com novo conhecimento sobre a infecção pelo ZIKV em um contexto de circulação simpátrica dos quatro agentes de maior morbimortalidade, incluindo elevada cobertura vacinal contra febre amarela. A abordagem utilizada é multidisciplinar envolvendo epidemiologistas, infectologistas, pediatras, biólogos moleculares, imunologistas, geógrafos, sanitaristas, demógrafos, especialistas em avaliação econômica, dentre outros para conseguir responder perguntas relevantes sobre a evolução natural da infecção pelo ZIKV e as suas características epidemiológicas, clínicas, imunológicas, assim como dos custos relacionados à infecção. O projeto tem como resultados esperados a geração de novo conhecimento na população humana, essencial para o manejo e planejamento das ações de prevenção lançando mão de evidências científicas sobre o comportamento espaço-temporal da doença; a compreensão da resposta imunológica, com destaque para o subgrupo das gestantes; a obtenção de anticorpos monoclonais candidatos a ferramentas terapêuticas; a geração de dados de acurácia de testes diagnósticos que poderá ser imediatamente útil para o manejo individual de pessoas com a síndrome clínica suspeita, favorecendo o entendimento da sua magnitude e controle da doença; e a estimativa dos custos associados à doença neurológica.A proposta abrange instituições acadêmicas e de serviço vinculadas à atenção à saúde e à vigilância epidemiológica o que permitirá superar as barreiras entre academia e serviços de saúde de uma maneira mais efetiva, reduzindo de maneira substancial o tempo entre a geração do conhecimento científico e a sua aplicação potencial nos serviços. Também se espera o fortalecimento da vigilância das infecções congênitas do Distrito Federal, que em potencial pode apoiar novas decisões nas políticas públicas frente a esta emergência de saúde pública internacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Wildo Navegantes de Araújo - Coordenador / Maria Regina Fernandes de Oliveira - Integrante / Walter Massa Ramalho - Integrante / Luciana Guerra Gallo - Integrante / Helen Gurgel - Integrante / DUARTE, ELISABETH CARMEN - Integrante / GARCIA, LEILA POSENATO - Integrante / Gustavo Adolfo Sierra Romero - Integrante / Maria Imaculada Muniz Barboza Junqueira - Integrante / Henry Maia Peixoto - Integrante / Tatiana Karla dos Santos Borges - Integrante / André Moraes Nicola - Integrante / Katia Crestine Poças - Integrante / Lúcia Rolim Santana de Freitas - Integrante / Alícia Matijasevich Manitto - Integrante / Pedro Luiz Tauil - Integrante / Teresa Cristina Vieira Segatto - Integrante / Priscilleyne Ouverney Reis - Integrante / Rachel Helen Borges da Silva Bitar - Integrante / Paulo Sousa Prado - Integrante / Virginia Kagure Wachira - Integrante / Ananésia Correa dos Santos - Integrante / Bergmann Morais Ribeiro - Integrante / Gustavo Felippe da Silva - Integrante / Maria Sueli Soares Felipe - Integrante / Verenice Adriana Paredes Hernandez - Integrante / Diane Sthefany Lima de Oliveira - Integrante / Fabiana Freire Mendes de Oliveira - Integrante / Julio Cesar Moraes - Integrante / Gustavo Meireles Lessa - Integrante / Fernanda Vieira de Souza Canuto - Integrante / Anna Karina Vieira da Silva - Integrante / Liu Campello Porto - Integrante / Rodrigo Rodrigues Miranda - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    Zika, Dengue e Chikungunya: abordagem multidisciplinar para desenvolvimento de soluções aplicáveis em saúde pública, Descrição: Este projeto congrega várias equipes que vêm desenvolvendo estudos com vírus Zika (ZIKV), Chikungunya (CHIKV) e dengue (DENV) ao longo dos últimos anos nas instituições de pesquisa do DF em resposta à demanda da sociedade brasileira sobre o complexo mosquito e os vírus associados. O projeto foi dividido em quatro subprojetos com o objetivo geral de desenvolver soluções prontamente aplicáveis na saúde pública para a redução da incidência das viroses no DF. O subprojeto I apresenta como tema o 'Controle de mosquito Aedes' e tem como líder Rodrigo Gurgel (UnB) com estreita participação de Rose Monnerat (Embrapa-CENARGEN). Esse subprojeto tem como objetivo o monitoramento de A. aegypti em áreas urbanas do DF e avaliação de impacto do controle com pyriproxyfen (PPF) e das taxas de infecção de A. aegypti e outros mosquitos por arbovírus no DF; o subprojeto II tem como tema 'Aspecto clinico da Zika, Chikungunya e Dengue', liderado por Gustavo Romero (UnB). Esse subprojeto tem como objetivo revelar aspectos clínicos, epidemiológicos e imunológicos envolvidos na história natural da infecção pelo ZIKV em um cenário de circulação simpátrica dos DENV e CHIKV e de elevada cobertura vacinal contra febre amarela no DF; o subprojeto III trata da 'Evolução de Genoma do ZIKV, CHIKV e DENV', liderado por Bergmann Ribeiro (UnB). Esse subprojeto tem como objetivo a caracterização da diversidade genética de DENV, ZIKV e CHKV circulantes no DF e investigação da presença de outros arbovírus em amostras de sangue de indivíduos com doença febril aguda, em A. aegypti e em primatas silvestres por meio de abordagens metagenômicas; e o subprojeto IV, com o tema 'Nova abordagem de kit diagnóstico de febre Zika, Chikungunya e Dengue', é liderado pelo coordenador do projeto Tatsuya Nagata (UnB). Esse subprojeto tem como objetivo desenvolver antígenos específicos para DENV, CHIKV e ZIKV utilizando a estratégia de expressão de multiepítopos específicos e vírus-like particles (VLPs) em sistemas de expressão de proteína baseada em baculovírus e planta. Todas as equipes possuem ampla experiência nos temas propostos e já iniciaram os trabalhos propostos neste projeto com CHIKV e ZIKA, além do DENV, para acelerar a obtenção dos resultados. Os resultados serão amplamente divulgados em congressos, encontros e simpósios, utilizando veículos impressos e eletrônicos por meio de artigos técnicos e científicos e particularmente com a produção de material didático específico para escolas públicas pela equipe do projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Wildo Navegantes de Araújo - Coordenador / Maria Regina Fernandes de Oliveira - Integrante / Elisabeth Carmem Duarte - Integrante / Walter Massa Ramalho - Integrante / Luciana Guerra Gallo - Integrante / Thatiane Lima Sampaio - Integrante / Helen Gurgel - Integrante / Tatsuya Nagata - Integrante / GARCIA, LEILA POSENATO - Integrante / Gustavo Adolfo Sierra Romero - Integrante / Maria Imaculada Muniz Barboza Junqueira - Integrante / Henry Maia Peixoto - Integrante / Tatiana Karla dos Santos Borges - Integrante / André Moraes Nicola - Integrante / Katia Crestine Poças - Integrante / Lúcia Rolim Santana de Freitas - Integrante / Teresa Cristina Vieira Segatto - Integrante / Priscilleyne Ouverney Reis - Integrante / Rachel Helen Borges da Silva Bitar - Integrante / Paulo Sousa Prado - Integrante / Virginia Kagure Wachira - Integrante / Bergmann Morais Ribeiro - Integrante / Rodrigo Gurgel Gonçalves - Integrante / Rose Gomes Monnerat Solon de Pontes - Integrante / Marcos Takashi Obara - Integrante / Nadjar Nitz Silva Lociks de Araújo - Integrante / Mariana Machado Hecht - Integrante / Carlos Marcelo Silveira Soares - Integrante / Christopher William Fagg - Integrante / Fernando Abad Franch - Integrante / Simoni Campos Dias - Integrante / Octávio Luiz Franco - Integrante / Ludovico Migliolo - Integrante / Rodrigo Haddad - Integrante / Simone Kashima Haddad - Integrante / Fernando Lucas de Melo - Integrante / Daniel Mendes Pereira Ardisson de Araújo - Integrante / Rosana Blawid - Integrante / Paula Andreia Silva - Integrante / Alfredo Verlangieri Jabôr - Integrante / Flavia Barreto dos Santos - Integrante / Monique da Rocha Queiroz Lima - Integrante / Lídia Maria Pinto de Lima - Integrante / Danilo Simonini Teixeira - Integrante / Israel Martins Moreira - Integrante / Camila Cibeli de Oliveira Rodrigues - Integrante / Lorrainy Anastácio Bartasson - Integrante / Barbara Maciel Sidou Pimentel - Integrante / Thaís Tamara Castro e Souza Minuzzi - Integrante / Elen Bonilha de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2015 - 2017

    Percepções dos profissionais dos consultórios de rua do Distrito Federal frente ao modelo de atenção a população de rua: O caso da tuberculose, Descrição: A tuberculose (TB) é um problema de saúde pública, sendo ainda a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos, conhecida como participante do elenco das doenças negligenciadas, ou seja, aquelas que não mereceram investimento no tocante aos programas de atenção e tratamento, afetando principalmente as populações negligenciadas como a população em situação de rua. Os Consultórios na Rua integram a rede de atenção em uma nova perspectiva de cuidado aos diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua, que devido às suas características é mais vulnerável à TB, sendo colocada como prioridade de atenção no tratamento da TB. Os desafios dos profissionais no manejo com a tuberculose se dão desde o diagnóstico a adesão ao tratamento. Objetivos: Compreender as percepções e as representações dos profissionais dos Consultórios na Rua sobre a tuberculose. Material e Métodos: Pesquisa quanti-qualitativa, tendo como eixo teórico das Representações Sociais. A pesquisa será realizada com os profissionais dos Consultórios na Rua do Distrito Federal. Instrumento: Entrevista Semi-Estruturada. Análise dos dados: Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo . As atividades da Pesquisa deverão ser elaboradas no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2017. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wildo Navegantes de Araújo - Coordenador / Flavia Tavares Silva Elias - Integrante / Mauro Niskier Sanchez - Integrante / Josenaide dos Santos - Integrante / Talita Mosquetta Maleski Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2015 - Atual

    Gestion, Indicateur et Territoire: Environnement et Santé au Brésil Acronyme: GITES-Brésil, Descrição: Pesquisa sobre a contribuição da geografia da saúde para a melhoria do conhecimento sobre as causas da disparidade espacial das condições de saúde e a elaboração de novos métodos para a medição e o acompanhamento de fenômenos relacionados às tendências sociais e ambientais dos territórios para apoiar a gestão das políticas de saúde pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Wildo Navegantes de Araújo - Coordenador / Walter Massa Ramalho - Integrante / Helen Gurgel - Integrante / M Pedroso - Integrante / Christovam Barcellos - Integrante / Anne Elisabeth Laques - Integrante / P Handschumacher - Integrante / V Herbreteau - Integrante / N Dessay - Integrante / V Dubreuil - Integrante / E Roux - Integrante / M-P Bonnet - Integrante / E Cadot - Integrante / C Romana - Integrante., Financiador(es): Institut de Recherche pour le Développement - Cooperação.

  • 2014 - 2017

    Avaliação das estratégias de controle de tuberculose em populações em situação de rua: custos e impactos no Distrito Federal, Descrição: A população que vive em situação de rua é considerada prioritária para o Programa Nacional de Controle de Tuberculose (PNCT) devido à maior vulnerabilidade e risco de infecção, desenvolvimento da forma latente e ativa da doença somada a problemas de resistência a tratamentos e abandono. Estratégias diferenciadas necessitam ser estimuladas, tanto para aumentar acesso a essa população, quanto reduzir a transmissão. O objetivo do projeto é caracterizar a intervenção adotada no Distrito Federal, avaliando os custos e indicadores epidemiológicos e clínicos. Será realizada avaliação de programa associada a uma análise econômica do tipo custos e consequências. Um modelo teórico permitirá caracterizar a intervenção e os indicadores de resultados, associando-os ao perfil epidemiológico da população atendida. A mensuração de custos estará direcionada aos componentes do modelo, que incluirá a perspectiva do sistema público de saúde e da rede de proteção adotada, no horizonte temporal de um ano. Espera-se apoiar as estratégias existentes tendo em vista da relevância da doença e da população afetada no Distrito Federal. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Wildo Navegantes de Araújo - Coordenador / Flavia Tavares Silva Elias - Integrante / Walter Massa Ramalho - Integrante / Everton Nunes da Silva - Integrante / Mauro Niskier Sanchez - Integrante / Rosa Nancy U. R. Sallenave - Integrante / Luciana Guerra Gallo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2014 - 2016

    Perfil epidemiológico dos doadores e avaliação da viabilidade das córneas doadas para transplante pelo Banco de Olhos do Distrito Federal - Brasil - 2004 a 2013, Descrição: As doenças da córnea, segunda causa de cegueira reversível no mundo, atingem uma população jovem e ativa, levando a importante perda econômica e social. Experimentações cirúrgicas relacionadas as córneas são seculares, porém nos últimos anos tem se consolidado pela adição de tecnologias em saúde, o que levaram a grande difusão do uso. Os bancos de olhos exercem papel fundamental na procura, captação, preservação e distribuição de córneas para transplante. O Brasil é um dos países que lideram o ranque mundial de transplante de córneas no mundo. O Banco de Córneas do Distrito Federal atingiu um eficiente desempenho no processo de captação e distribuição de córneas, e a sua história poderia ser um referencial para os outros Bancos de Olhos do Brasil, no entanto ainda existem poucos estudos de uma forma geral sobre a qualidade e fatores relacionados a sua ocorrência no país, bem como estudos que evidenciem fatores associados a não uso da córnea doada e preservada em banco de olhos, portanto o obejtivo do estudo é avaliar o perfil de doadores, a viabilidade e fatores associados ao transplante às córneas retiradas derivadas de doação para o Banco de Olhos do Distrito Federal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Wildo Navegantes de Araújo - Coordenador / Thatiane Lima Sampaio - Integrante / Thuane Kellen Gomes Ribeiro - Integrante / Celia Kiyoco Yamagoshi - Integrante / Isabela Pereira Rodrigues - Integrante / Daniela Ferreira Salomao Pontes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Menção Honrosa na categoria tema livre do XLVI Congresso de Medicina Tropical: Fatores de risco para influenza pandêmica H1N1 2009 - Rio Grande do Sul, 2009, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

2010

2o. lugar para o Projeto de Pesquisa Aplicada (Projeto de Longo-prazo): Tuberculose pulmonar multirresistente, estudo de caso-controle a partir do relacionamento de dados secundários no Brasil, Ministério da Saúde.

2010

1o lugar no Prêmio Adolfo Lutz e Vital Brazil: Investigação de eventos adversos graves à vacina de febre amarela - Rio Grande do Sul, 2008-2009, Ministério da Saúde.

2010

Melhor trabalho de longo-prazo: Impacto da leptospirose no Brasil em 2007, Ministério da Saúde.

2009

Honra ao mérito - Destaque em avaliação de sistema de vigilância: Avaliação do sistema de vig. epidemiológica para os casos de dengue com complicações no Brasil, 2007-2008, Ministério da Saúde.

2008

Clinical Group Student Book Award: Acute Chagas Disease outbreak associated to açai juice consumption - Para State, Brazil, 2006, American Society Tropical Medicine and Hygiene.

2007

Honra ao mérito - Destaque em projeto de longo prazo: Avaliação de aspectos epidemiológicos da descentralização do diagnóstico de dengue, Ministério da Saúde.

2006

Grants Latin American Investigator Award: Prevalence Study on Desmodus rotundus bites in a rural population following an outbreak of rabies-related death, Maranhão State, Brazil - 2005, International Scientific Commitee on Rabies of the XVII International Conference.

2006

1o lugar no Prêmio Adolfo Lutz e Vital Brazil: Surto de rickettsiose do grupo da febre maculosa, Rio de Janeiro, Brasil - 2005, Ministério da Saúde.

2005

3o lugar - Agentes infecciosos, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

2004

Awards of the International Night of the 53rd Annual Epidemic Intelligence Service Conference, Centers for Disease Control and Prevention.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, UNB - Campus Ceilândia. , Universidade de Brasília (Faculdade de Ceilândia), UED sala A1 28/11, Ceilândia Sul (Ceilândia), 72220900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31078418, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz - Distrito Federal

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz, CPQGM

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1998 - 2000

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Residência em Zoonoses e Saúde Pública

Atividades

  • 02/1998 - 01/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública.,Linhas de pesquisa

  • 02/1998 - 01/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação em saúde - Zoonoses de Importância em Saúde Pública

  • 02/1998 - 01/2000

    Ensino, Ciencias Biologicas (Microbiologia Aplicada), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Demonstração de técnicas laboratoriais - diagnóstico de doenças - Disciplina de Imunologia

  • 02/1998 - 01/2000

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diagnóstico laboratorial de doenças zoonóticas

  • 02/1998 - 01/2000

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública.,Serviço realizado, Diagnóstico laboratorial de doenças zoonóticas.

  • 02/1998 - 01/2000

    Treinamentos ministrados , Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública.,Treinamentos ministrados, Demonstração de diagnóstico laboratorial de doenças zoonóticas

2012 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2013

    Outras atividades técnico-científicas , UNB - Campus Ceilândia, UNB - Campus Ceilândia.,Atividade realizada, Coordenador do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) para a Saúde - Vigilância em Saúde.

  • 04/2013

    Extensão universitária , UNB - Campus Ceilândia, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Pare, Pense e Descarte - Coleta Seletiva Solidária, Catadores de materiais recicláveis e Saúde do Trabalhador.

  • 03/2013

    Ensino, Medicina Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Vigilância em Saúde

  • 03/2013

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Vigilância em Saúde

  • 10/2012

    Extensão universitária , UNB - Campus Ceilândia, .,Atividade de extensão realizada, Programa Doce Desafio - Diabetes, Educação em Saúde e Atividades Físicas Orientadas.

  • 08/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , UNB - Campus Ceilândia, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2012

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia Analítica

  • 08/2012

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia Analítica

  • 08/2012

    Ensino, Gestão de Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia Analítica

  • 08/2012

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia Analítica

  • 08/2012

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia Analítica

2001 - 2012

Secretaria de Vigilância em Saúde - Min. Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultor técnico, Carga horária: 40

Outras informações:
Supervisor técnico do Episus. As responsabilidades incluem: 1) aulas sobre epidemiologia, estatística, manipulação de bases de dados, vigilância em saúde, incluindo investigação de surtos, avaliação de sistemas de vigilância, etc. 2) Orientação de técnicos em treinamento para o desenvolvimento de protocolos de estudo (longo-prazo). 3) Auxílio à coordenação do Episus na gestão do programa

Atividades

  • 07/2001 - 07/2012

    Ensino, Prog. Treinamento Epidem. Aplicada Serviços do SUS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Saúde Pública, Bioestatística