José Carlos Ribeiro Floro

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), na linha de pesquisa Ensino de Geografia, Cartografia e Cartografia Escolar. Mestre em Formação de Professores da Educação Básica - Mestrado Profissional em Educação (2017). Licenciado em Geografia (2006) e Bacharel em Direito (2014) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciado em Letras Vernáculas pelo Centro Universitário Internacional (2023) e em Pedagogia pela Universidade de Cabo Verde (2025). Especialista em Oceanografia (2009) e em Ensino de Geografia (2014), também pela UESC. Ex-militar e professor efetivo das redes públicas estadual e municipal de ensino da Bahia. Atuou como vice gestor pedagógico do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEPItabuna), onde coordenou os cursos técnicos em Enfermagem, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho, Biotecnologia, Análises Clínicas, Saúde Bucal, Farmácia e Gerência em Saúde, no período de 2020 a 2022. Exerceu a função de diretor geral da mesma instituição entre 2022 e 2024. Atuou como professor supervisor do PIBID (UESC) no período de novembro de 2024 a janeiro de 2026 e como coordenador técnico dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Itabuna. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase no Ensino de Geografia, Cartografia e Cartografia Escolar, além de atuação nas áreas de gestão administrativa, financeira e pedagógica, bem como na formação de professores da Educação Básica.

Informações coletadas do Lattes em 11/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Geografia

2026 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Cartografia Escolar por investigação: caminhos para a alfabetização e o letramento cartográfico
Orientador: Profª Dra Andréia Medinilha Pancher

Mestrado profissional em Formação de Professores da Educação Básica

2015 - 2017

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: A sala de aula como espaço de referência de aprendizagem da alfabetização cartografica, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Profª Drª Rosenaide Pereira dos Reis Ramos
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia / Especialidade: Cartografia Básica.

Especialização em Ensino de Geografia

2009 - 2011

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: O ensino de Geografia além da dicotomia Geografia física versus Geografia humana: um estudo de caso
Orientador: Profª Drª Ednice de Oliveira Fontes Baitz

Especialização em Oceanografia

2007 - 2009

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: Avaliação dos Projetos de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação marinhas e costeiras da Bahia
Orientador: Profº Drº Alexandre Schiavetti

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

2023 - 2025

Universidade de Cabo Verde
Título: Alfabetização Científica: contribuições na formação inicial dos docentes do curso de Pedagogia integrantes do PIBID

Graduação em Licenciatura em Letras

2018 - 2023

Centro Universitário Internacional
Título: Estratégias pedagógicas diante da pandemia pelo novo coronavírus: um estudo de caso

Graduação em Direito

2009 - 2013

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: A responsabilidade penal das pessoas jurídicas em sede de crimes ambientais
Orientador: Profº Dr. Guilhardes de Jesus Júnior

Graduação em Licenciatura Plena em Geografia

2002 - 2006

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: Geografia da fome na cidade de São José da Vitória - BA
Orientador: Profª Me. Maria Helena Gramacho Mercês

Formação complementar

2019 - 2019

Curso de Formação de Gestores Escolares. (Carga horária: 40h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.

2019 - 2019

Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais - Módulo II. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2018 - 2018

Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2014 - 2014

Novas Tecnologias na Educação. (Carga horária: 360h). , Centro Científico Conhecer, CCE, Brasil.

2014 - 2014

Educação Ambiental. (Carga horária: 120h). , Centro Científico Conhecer, IBIO, Brasil.

2013 - 2013

Projeto Educacionais. (Carga horária: 400h). , Centro Científico Conhecer, IBIO, Brasil.

2013 - 2013

Ciências na Escola. (Carga horária: 160h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.

2012 - 2013

Capacitação Profissional em Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2010 - 2010

Mídias Digitais. (Carga horária: 120h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.

2009 - 2009

Inglês. , Ace, ACE, Brasil.

2008 - 2008

Formação de Gestores Escolares. (Carga horária: 120h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2008 - 2008

Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Inglês - Skill Plus Three. (Carga horária: 120h). , Skill, SKILL, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Inglês - Skill Plus Two. (Carga horária: 120h). , Skill, SKILL, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Inglês - Skill Plus One. (Carga horária: 120h). , Skill, SKILL, Brasil.

2003 - 2003

Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar. , Polícia Militar da Bahia, PM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professor da Educação Básica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão Pedagógica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Direito do Trabalho.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Direito Previdenciário.

Organização de eventos

FLORO, J. C. R. . A Geografia na Educação Básica: um diálogo a formação e atuação docente. 2025. (Outro).

Participação em eventos

XV Encontro de Geografia da UESC.Os desafios do ensino de Geografia na atualidade. 2014. (Encontro).

18º Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Santa Cruz. 2012. (Seminário).

III Congresso Nacional de Estudos Jurídicos: Sociedade, Estado e e Direito. 2012. (Congresso).

III Encontro Nacional de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos da UESC. 2012. (Congresso).

17ª Seminário de Iniciação Científica e 11ª Semana de Pesquisa e pós-graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz. 2011. (Seminário).

XII Enscontro de Geografia da UESC. 2011. (Encontro).

XIV Semana jurídica da UESC. 2011. (Congresso).

III Semana Pedagógica. 2008. (Seminário).

II Semana Pedagógica 2008. 2008. (Seminário).

IX Encontro de Geografia da UESC.Avaliação dos Projetos de Educação Ambiental nas Unidade de Cosnervação Marinha e Costeira da Bahia. 2008. (Encontro).

IX Encontro de Geografia da UESC. 2008. (Encontro).

V oficina ambiental. 2008. (Oficina).

II Seminário de História da Ciência/IV Encontro da Rede Paranaense de Pesquisa em História e Filosofia da Ciência.II Seminário de História da Ciência/IV Encontro da Rede Paranaense de Pesquisa em História e Filosofia da Ciência. 2006. (Simpósio).

II Seminário de Prática de Ensino em Geografia.II Seminário de Prática de Ensino em Geografia. 2006. (Seminário).

XII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Santa Cruz.A materialização da exclusãosoacial na paisagem urbana de São José da Vitória - BA. 2006. (Seminário).

II Encontro dos Estudantes de Geografia/EBEGEO.O papel da Geografia no equilibrio: preservação ambiental/necessidades sociais na Bahia. 2005. (Encontro).

Atividade Industrial e transformações socioespaciais nas microrregiões Itabuna/Ilhéus e Itapetinga.Atividade Industrial e transformações socioespaciais nas microrregiões Itabuna/Ilhéus e Itapetinga. 2004. (Seminário).

Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia/UESC.Seminário de Socialização do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia/UESC. 2004. (Seminário).

VII Encontro Baiano de Geografia. O espaço geográfico no século XXI: diversidades de idéias, diversidades de ações. 2004. (Congresso).

VII Encontro Baiano de Geografia.XXI COBEGEO - Conselho Baiano de Geografia. 2004. (Seminário).

VII Encontro Baiano de Geografia.Estudos Integrados de Bacias Hidrográficas. 2004. (Oficina).

LAHIGE - Laboratório de Ensino de História e Geografia.LAHIGE - Laboratório de Ensino de História e Geografia. 2002. (Seminário).

Orientou

Guilherme Mendonça; Antônio Souza; Ana Ferreira; Tiphane Lim

OCUPAÇÃO EM LEITO DE RIO NO; 2025; Orientação de outra natureza; (CURSO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM SAÚDE BUCAL) - CEEP EM BIOTECNOLOGIA E SAÚDE; Orientador: José Carlos Ribeiro Floro;

Dhemilly Guimarães; Lara Santos; Kayala Nascimento;

ÁREA DE DESLIZAMENTO DE ENCOSTA NA AVENIDA JURACY MAGALHÃES, ITABUNA-BA; 2025; Orientação de outra natureza; (CURSO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM SAÚDE BUCAL) - CEEP EM BIOTECNOLOGIA E SAÚDE; Orientador: José Carlos Ribeiro Floro;

Kaio Oliveira; Adam Sobral; Nicole Souza; Bruno Vidal

ÁREA DE RISCO E VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO TRECHO DA BR 415, ITABUNA-BA; 2025; Orientação de outra natureza; (CURSO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM SEGURANÇA DO TRABALHO) - CEEP EM BIOTECNOLOGIA E SAÚDE; Orientador: José Carlos Ribeiro Floro;

Abraão Borges; Nicole Moura; Mardson Gomes; Pedro Portela

COMUNIDADES RIBEIRINHAS E VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA CIDADE DE ITABUNA-BA; 2025; Orientação de outra natureza; (CURSO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM SEGURANÇA DO TRABALHO) - CEEP EM BIOTECNOLOGIA E SAÚDE; Orientador: José Carlos Ribeiro Floro;

Laís Gabriele; Kauana Silva; Beatriz Scarlett

ÁREA DE DESLIZAMENTO DE ENCOSTA NA CIDADE DE ITABUNA-BA: o caso da Avenida Juracy Magalhães; 2025; Orientação de outra natureza; (CURSO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA) - CEEP EM BIOTECNOLOGIA E SAÚDE; Orientador: José Carlos Ribeiro Floro;

Breno Dias; João Henrique; Kalebe Carmo; Ellen Soares

A MATERIALIZAÇÃO DA EXCLUSÃO SOCIAL NA PAISAGEM URBANA DA CIDADE DE ITABUNA-BA; 2025; Orientação de outra natureza; (CURSO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM BIOTECNOLOGIA) - CEEP EM BIOTECNOLOGIA E SAÚDE; Orientador: José Carlos Ribeiro Floro;

Bruna Laís; Jackeline Silva; Luel de Jesus; Douglas Sena

A CIDADE DISTORCIDA: os reflexos das desigualdades socioespaciais no espaço urbano de Itabuna-BA; 2025; Orientação de outra natureza; (CURSO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM BIOTECNOLOGIA) - CEEP EM BIOTECNOLOGIA E SAÚDE; Orientador: José Carlos Ribeiro Floro;

Laíne Stadnik; Nicolle Tavares; Sara Oliveira; João Felipe

ÁREA DE ALAGAMENTO NA CIDADE DE ITABUNA-BA: o caso do; 2025; Orientação de outra natureza; (CURSO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA) - CEEP EM BIOTECNOLOGIA E SAÚDE; Orientador: José Carlos Ribeiro Floro;

OLIVEIRA, G

S; ; SANTIAGO, G; S; ; FLORO, J; C; R; Os reflexos da exclusão social na paisagem urbana da cidade de Itabuna-BA; 2015; Orientação de outra natureza; (Gerência em Saúde) - Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde; Orientador: José Carlos Ribeiro Floro;

SANTOS, A

K; J; ; SILVA, A; L; ; SANTOS, A; D; V; ; ASPECTOS ALIMENTARES E NUTRIONAIS DE FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA DO BAIRRO SANTA HELENA, VISANDO PERCEBER A UTILIZAÇAO DE PARTES DE ALIMENTOS NORMALMENTE JOGADOS FORA; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Nutrição) - Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde; Orientador: José Carlos Ribeiro Floro;

Produções bibliográficas

  • FLORO, J. C. R. ; JESU, J. B. ; SOUZA, M. Z. ; COSTA, N. C. ; MOREIR, W. N. M. C. ; OLIVEIRA, L. A. ; EVANGELISTA, M. A. ; OLIVEIRA, D. F. ; BAPTISTA, A. L. ; PEIXOTO, A. F. ; CALLOU FILHO, C. R. ; LIMA FILHO, J. M. . EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICAS PÚBLICAS: AVANÇOS E ESAFIOS NA GARANTIA DO ACESSO AO ENSINO EM ÁREAS RURAIS. IOSR JOURNAL OF BUSINESS AND MANAGEMENT , v. 27, p. 33-37, 2025.

  • COSTA, S. S. ; CRUZ, M. A. ; PRESTES, R. J. ; ARAUJO, C. D. O. ; FLORO, J. C. R. ; RODRIGUES, G. C. ; BEZERRA, T. M. ; SILVA, T. H. ; COLOMBO, G. A. B. ; FONSECA, J. S. ; PINHEIRO, M. G. M. ; BAHIA, T. M. . GESTÃO ESCOLAR E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO) , v. 18, p. e10483, 2025.

  • BEZERRA, THAYNARA DE MOURA ; ANDRADE, NÚBIA PAULO DE COSTA ; NASCIMENTO, JOÃO BATISTA DO ; FERREIRA, MARCIO HARRISON DOS SANTOS ; VIANNA, PEDRO HENRIQUE FARIAS ; CARREIRO, VIVIAN DE APARECIDA OLIVEIRA ; FLORO, José Carlos Ribeiro ; LIMA, UANDERSON DA SILVA ; SILVA, HUARLISON DE SOUZA ; VEIGA, ROSE CRISTINA ; JESUS, SABRINA SILVA DE ; BAHIA, TIAGO MOTA ; ARAÚJO, MARCOS PAULO PARENTE ; PARENTE, MÁIRA SANTIAGO PIRES ; FERREIRA, JOSELY MARINHO . Formação docente para a escuta ativa: um caminho para a promoção da saúde mental escolar. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 18, p. e21919, 2025.

  • FLORO, J. C. R. . ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA INTEGRANTES DO PIBID. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 28, p. 32, 2024.

  • FLORO, J. C. R. ; LIMA, L. A. O. ; GOMES FILHO, T. A. ; SILVA, B. H. F. ; GOMES, H. R. L. ; PASSOS, C. R. S. ; REIS, N. D. ; SILVA, F. C. M. ; GARCIA, A. M. ; MELLO, E. C. ; SILVA, V. C. ; VALENCIANO, F. S. . HORIZONTES DA CIÊNCIA. 1. ed. SÃO JOSÉ DOS PINHAIS: SEVEN, 2025. v. 1. 106p .

  • FLORO, J. C. R. ; LIMA, L. A. O. ; GOMES FILHO, T. A. ; GONCALVES, T. F. ; MELLO, E. C. ; SILVA, F. C. M. ; IACK, C. B. ; SILVA FILHO, A. H. ; PEREIRA, R. ; SILVA, F. ; CARVALHO, A. ; VALENCIANO, F. S. ; SILVA JUNIOR, O. S. . AVANÇOS EM CIÊNCIA E PESQUISA. 1. ed. SÃO JOSÉ DOS PINHAIS: SEVEN, 2025. v. 1. 95p .

  • FLORO, J. C. R. ; NASCIMENTO, C. A. M. ; RODRIGUES, I. M. ; LIMA, U. S. ; VARELA, T. M. C. S. ; FREDERICO, R. T. S. S. ; AMARAL, P. K. D. ; VIANNA, P. H. F. . EDUCAÇÃO SEM BARREIRAS: O PAPEL DA TECNOLOGIA NA INCLUSÃO ESCOLARolar. 1. ed. Florianópolis: Menteverso, 2025. v. 1. 121p .

  • FLORO, J. C. R. ; VIANNA, P. H. F. ; FARIASIA, R. C. V. ; BEZERRA, T. M. ; SANTOS, H. D. ; OLIVEIRA, C. A. ; CERQUEIRA, H. G. ; SILVA, A. C. S. . ENTRE CÓDIGOS E CADERNOS: A NOVA SALA DE AULA. 1. ed. Rio de Janeiro: Letras e Versos, 2025. v. 1. 89p .

  • FLORO, J. C. R. ; RAMOS, R. P. R. . CARTOGRAFIA E ENSINO: a sala de aula como espaço de referência da alfabetização cartográfica. 1. ed. São Paulo: Dialética, 2024. v. 1. 92p .

  • FLORO, J. C. R. ; PROENCA, E. S. ; ANDRADE, N. P. C. ; CORREIA, S. G. F. ; BAHIA, T. M. ; COSTA, S. S. ; PINHEIRO, S. F. . TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA O EN- SINO DE AGROECOLOGIA SOB A PERSPECTIVA DA EDU- CAÇÃO POPULAR E DO CAMPO. Conectando mundos, incluindo vidas: a revolução digital na educação. 1ed.Florianópolis: Menteverso, 2025, v. 1, p. 24-39.

  • FLORO, J. C. R. ; VIANNA, P. H. F. ; JESUS, M. E. L. A. ; SILVA, J. U. ; GUEDES, V. C. ; ANTUNES, L. A. ; DIAS, L. G. R. ; ALVES, H. S. M. . EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO TÉCNICA. Conectando mundos, incluindo vidas: a revolução digital na educação. 1ed.Florianópolis: Menteverso, 2025, v. 1, p. 110-124.

  • FLORO, J. C. R. ; LIMA, M. W. H. ; LIMA, U. S. ; CONCEICAO, C. J. ; SILVA, P. S. ; SANTOS, I. P. ; COSTA, S. S. ; SILVA, I. G. . O TDAH E INCLUSÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PERSONALIZADO BASEADAS EM NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL. EDUCAÇÃO SEM BARREIRAS: O PAPEL DA TECNOLOGIA NA INCLUSÃO ESCOLAR. 1ed.Florianópolis: Menteverso, 2025, v. 1, p. 36-49.

  • FLORO, J. C. R. ; ANDRADE, N. P. C. ; VARELA, T. M. C. S. ; PROENCA, E. S. ; CORREIA, S. G. F. ; BAHIA, T. M. ; COSTA, S. S. ; LIMA, K. G. F. P. . CAPACITAÇÃO E EMPODERAMENTO: PREPARANDO EDUCADORES PARA A ERA DIGITAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. EDUCAÇÃO SEM BARREIRAS: O PAPEL DA TECNOLOGIA NA INCLUSÃO ESCOLAR. 1ed.Florianópolis: Menteverso, 2025, v. 1, p. 64-77.

  • FLORO, J. C. R. ; VIANNA, P. H. F. ; JESUS, M. E. L. A. ; SILVA, J. U. ; GUEDES, V. C. ; ANTUNES, L. A. ; DIAS, L. G. R. ; ALVES, H. S. M. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UM PANORAMA DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO EAD. EDUCAÇÃO SEM BARREIRAS: O PAPEL DA TECNOLOGIA NA INCLUSÃO ESCOLAR. 1ed.Florianópolis: Menteverso, 2025, v. 1, p. 106-120.

  • FLORO, J. C. R. ; LIMA, U. S. ; COQUEIRO, I. G. ; PEREIRA, L. L. ; COSTA, S. C. ; VIEIRA, V. ; COSTA, L. E. G. . A INFLUÊNCIA DOS JOGOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIAIS EM CRIANÇAS. ENTRE CÓDIGOS E CADERNOS: A NOVA SALA DE AULA. 1ed.Rio de Janeiro: Letras e Versos, 2025, v. 1, p. 68-77.

  • FLORO, J. C. R. ; MORAES, E. O. ; MARINHO, J. S. ; LEITE, G. M. T. ; SANTOS, C. G. . ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DIANTE DA PANDEMIA PELO NOVO CONORAVÍRUS: um estudo de caso. In: Elias Rocha Gonçalves. (Org.). Experiências da Educação:reflexões e propostas práticas. 1ed.São Paulo: Dialética, 2022, v. 1, p. 91-101.

  • FLORO, J. C. R. ; RAMOS, R. P. R. . O ENSINO DA CARTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS. In: Elias Rocha Gonçalves. (Org.). Experiências da Educação:reflexões e propostas práticas. 1ed.São Paulo: Dialética, 2022, v. 1, p. 141-152.

  • FLORO, J. C. R. . (Re)produção da fome no Brasil e no mundo. Informe geográfico, Univer. Est. de Santa Cruz, p. 1 - 4, 28 abr. 2006.

  • FLORO, J. C. R. . A fome em São José da Vitória - BA: uma contribuição do ponto de vista geográfico. In: VII Encontro Baiano de Geografia, 2004, Jacobina. In: VII Encontro Baiano de Geografia, 2005.

  • FLORO, J. C. R. ; SCHIAVETTI, A. . Avaliação dos Projetos de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação Marinha e Costeira da Bahia. In: IX Encontro de Geografia, 2008, Ilhéus. Conquistas e desafios no esapço Urbano e Agrário do Brasil, 2008. p. 64-69.

  • FLORO, J. C. R. ; Maria Helena Gramacho Mercês . A fome em São José da Vitória-BA: uma contribuição do ponto de vista geográfico. In: XII Seminário de Iniciação Científica da Universidade EStadual de Santa Cruz-UESCV, 2006, Ilhéus. Dsenvolvimento Científico com Ética e Inovação, 2006. p. 334-335.

  • FLORO, J. C. R. ; Maria Helena Gramacho Mercês . A materialização da exclusão social na paisagem urbana de São José da Vitória-BA. In: XII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, 2006, Ilhéus. Desenvolvimento Científico com Ética e Inovação, 2006. p. 336-337.

  • FLORO, J. C. R. ; FREITAS, A. P. C. ; SANTOS, J. L. D. M. ; FARIA, R. C. V. ; SANTOS, S. A. ; SANTOS, H. D. ; VARELA, T. M. C. S. ; TASS, R. C. ; GONCALVES, V. S. ; SILVA, I. G. . Educação como ferramenta de pacificação:estratégias pedagógicas para a reconciliação em áreas de conflito. In: I Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2025, Natal. Anais do I Congresso Internacional de Educação Inclusiva (I CONEI). Natal: Scienceduc. v. 1. p. 1-2.

  • FLORO, J. C. R. . Tecnologias educacionais em zonas de conflitos: o uso da educação a distância para garantir a escolarização. In: I Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2025, Natal. Anais do I Congresso Internacional de Educação Inclusiva (I CONEI). Natal: Scienceduc, 2025. v. 1.

  • FLORO, J. C. R. ; FREITAS, A. P. C. ; SANTOS, J. L. D. M. ; FARIA, R. C. V. ; SANTOS, S. A. ; SANTOS, H. D. ; VARELA, T. M. C. S. ; TASSI, R. C. ; GONCALVES, V. S. ; SILVA, I. G. . O PAPEL DOS PROFESSORES COMO MEDIADORES DE CONFLITO ESCOLAR EM CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA URBANA. In: I Congresso Internacional de Eduação Inclusiva, 2025, Natal. Anais do I Congresso Internacional de Educação Inclusiva. Natal, 2025. v. 1. p. 1-2.

  • FLORO, J. C. R. . A legitimidade dos Partidos Políticos para propor ação de mandado de segurança coletivo: a questão dos direitos difusos. In: III ENSONTRO NACIONAL DE PESQUISA E DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENTAIS DA UESC, 2012, Ilhéus. III ENSONTRO NACIONAL DE PESQUISA E DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENTAIS DA UESC, 2012.

  • FLORO, J. C. R. . (Re)produção do espaço brasileiro na segunda métade do século XX. In: II Econtro Baiano de Estudantes de Geografia, 2005, Ilhéus. In: II Encontro Baiano de Estudantes de Geografia, 2005.

  • SANTOS, M. J. ; SANTANA, N. S. ; ARAUJO, J. G. ; FLORO, J. C. R. . UM OLHAR REFLEXIVO DAS TRANSFORMÇÕES DA PAISAGEM URBANA DE ITABUNA-BA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, R. C. T. ; VASCONCELOS, V. K. D. ; FLORO, J. C. R. ; ARAUJO, J. G. . USO E OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E AS QUESTÕES SOCIOAMBEINTAIS. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, E. A. ; SILVA JUNIOR, G. S. ; FLORO, J. C. R. ; ARAUJO, J. G. . (DES)ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE ITABUNA E OS ASPECTOS FÍSICO-NATURAIS. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, F. F. ; JESUS, S. M. G. ; FLORO, J. C. R. ; ARAUJO, J. G. . OS DESAFIOS DO ESPAÇO URBANO EM ITABUNA DIANTE DA EXPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA: UMA PROPOSTA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FLORO, J. C. R. . A legitimidade dos Partidos Políticos para propor Ação de Mandado de Segurança Coletivo: a questão dos direitos difusos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORO, J. C. R. . O ambiente marinho à luz do ordenamento jurídico brasileiro: uma abordagem histórico-dialética. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORO, J. C. R. . Avaliação dos projetos de Educação Ambiental nas Unidades de conservação marinhas e costeiras da Bahia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORO, J. C. R. . A materialização da exclusão social na paisagem urbana de São José da Vitória - BA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FLORO, J. C. R. . A fome em São José da Vitória - BA: uma contribuição do ponto de vista geográfico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

FLORO, J. C. R. . A Geografia na Educação Básica: um diálogo a formação e atuação docente. 2025. (Programa de rádio ou TV/Outra).

FLORO, J. C. R. . Os desafios do ensino de Geografia na atualidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FLORO, J. C. R. . OCUPAÇÃO EM LEITO DE RIO NO 'BAIRRO' DA BANANEIRA, ITABUNA-BA. 2025. (Maquete).

FLORO, J. C. R. . ÁREA DE DESLIZAMENTO DE ENCOSTA NA AVENIDA JURACY MAGALHÃES, ITABUNA-BA. 2025. (Maquete).

FLORO, J. C. R. . ÁREA DE RISCO E VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO TRECHO DA BR 415, ITABUNA-BA. 2025. (Maquete).

FLORO, J. C. R. . COMUNIDADES RIBEIRINHAS E VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA CIDADE DE ITABUNA-BA. 2025. (Maquete).

FLORO, J. C. R. . ÁREA DE ALAGAMENTO NA CIDADE DE ITABUNA-BA: o caso do 'bairro' da Bananeira. 2025. (Maquete).

FLORO, J. C. R. . A MATERIALIZAÇÃO DA EXCLUSÃO SOCIAL NA PAISAGEM URBANA DA CIDADE DE ITABUNA-BA. 2025. (Maquete).

FLORO, J. C. R. . A CIDADE DISTORCIDA: os reflexos das desigualdades socioespaciais no espaço urbano de Itabuna-BA. 2025. (Maquete).

FLORO, J. C. R. . ÁREA DE DESLIZAMENTO DE ENCOSTA NA CIDADE DE ITABUNA-BA: o caso da Avenida Juracy Magalhães. 2025. (Maquete).

FLORO, J. C. R. . Alfabetização Cartográfica. 2019. .

FLORO, J. C. R. . O ensino de Geografia além do livro didático: o papel da alfabetização cartográfica no processo ensino-aprendizagem. 2018. .

FLORO, J. C. R. . Alfabetização Cartográfica: Inserseção entre formação, saberes e práticas.. 2017. .

FLORO, J. C. R. . Os jogos como estratégias de leitura, escrita e alfabetização cartográfica.. 2016. .

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Implantação do Clube de Ciências no CEEP em Biotecnologia e Saúde, Descrição: O projeto Ciências na Escola visa formar pesquisadores júnior nas escolas de Educação Básica do estado da Bahia. No ano de 2015, o Centro Estadual de Biotecnologia e Saúde iniciou o projeto com a instalação do Clube de Ciências contando com mais de 15 estudantes pesquisadores nas mais diversas áreas dos cursos técnicos oferecidos pela instituição de ensino. Dos projeto de pesquisa desenvolvidos muitos foram apresentados nas diversas Feiras de Ciências da própria escola como de outras instituições vizinhas. Muitos projetos de pesquisa foram escolhidos para concorrer as feiras locais, regionais e estaduais, o que nos levou a implementar a partir de então as Feiras de Ciências na escola a partir de então. Muitos projetos também foram apresentados em outros eventos universitários da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Carlos Ribeiro Floro - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Experimental de Rio Claro - SP. , UNESP - Universidade do Estado de São Paulo, Jardim Bela Vista, 13506900 - Rio Claro, SP - Brasil, Telefone: (19) 35269000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2024 - Atual

CENTRO ESTADUAL DE BIOTECNOLOGIA E SAÚDE

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2024 - Atual

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2020

    Direção e administração, Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde.Cargo ou função, VICE-GESTOR PEDAGÓGICO.

  • 02/2019 - 12/2019

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia - Filosofia e Direito do Trabalho - Ética, Cidadania e Meio Ambiente - Arte

  • 03/2018 - 12/2018

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia; Ética, Cidadania e Meio Ambiente; Filosofia e Direito do Trabalho e Ética e Deontologia

  • 03/2017 - 12/2017

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia; Ética, Cidadania e Meio Ambiente; Filosofia e Direito do Trabalho e Ética e Deontologia

  • 02/2016 - 12/2016

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia; Ética, Cidadania e Meio Ambiente; Legislação e Saúde Pública; Deontologia e Ética e Filosofia e Direito do Trabalho

  • 02/2015 - 12/2015

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia e Ética, Cidadania e Meio Ambiente

2013 - 2015

Colegio Estadual Inacio Tosta Filho

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2014 - 12/2014

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 02/2013 - 12/2013

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

2010 - 2015

ESCOLA ROTARY DE ITABUNA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2014 - 12/2014

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 02/2013 - 12/2013

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia e Sociologia

  • 03/2012 - 12/2012

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 03/2011 - 12/2011

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia e História

2007 - 2010

Colégio Estadual Treze de Junho

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2010 - 12/2010

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 03/2009 - 12/2009

    Direção e administração, Colégio Estadual Treze de Junho.Cargo ou função, Geografia e Relações Humanas.

  • 03/2008 - 12/2008

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia e Educação Ambiental

  • 04/2007 - 12/2007

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia e História

2007 - 2015

Colégio Jorge Amado

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 7

Atividades

  • 02/2017 - 12/2017

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 02/2014 - 12/2014

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 02/2013 - 12/2013

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 05/2007 - 12/2007

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia

2009 - 2009

Colégio Estadual Amélia Amado

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2009 - 12/2009

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia e Filosofia

2008 - 2008

Programa Universidade Para Todos

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor/Monitor, Carga horária: 8

Outras informações:
O programa Universidade Para Todos implantado pela Secretaria da Educação do estado da Bahia visa aperfeiçoar os estudantes do último ano do Ensino Médio ou egressos para ingressar nas Universidades Públicas.

2007 - 2007

Programa Universidade Para Todos

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor/Monitor, Carga horária: 8

2006 - 2007

Curso Preparatório para o Concurso da Polícia Militar da Bahia

Vínculo: Professor de Geografia, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 6

Atividades

  • 05/2007 - 12/2007

    Extensão universitária , Instituição: Curso Preparatório para o Concurso da Polícia Militar da Bahia.Atividade de extensão realizada, Geografia.

2003 - 2007

Secretaria de Segurança Publica

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Soldado da Polícia Militar, Carga horária: 180

2024 - Atual

GRUPO ESCOLAR FREDERICO SMITH LIMA

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20