Alberto Tsuyoshi Ikeda

Professor do Instituto de Artes (Aposentado, 2014), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - S. Paulo), das disciplinas Etnomusicologia, Cultura Popular e Seminários de Pesquisa em Música (Pós-Graduação). Professor-Colaborador, co-responsável, da Disciplina Metodologia da Pesquisa em Música - PPGM-ECA-USP (2014, 2015, 2016, 2017). Professor Co-Orientador do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP (2015, 2016, 2017, abril 2018). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em música e as culturas populares, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular brasileira, música popular-tradicional (folclore/etnomúsica), samba, carnaval, folguedos e danças populares, música brasileira e gêneros de música popular brasileira. Licenciado em Educação Artística - Música, pelo Instituto Musical de São Paulo (1977); Mestre em Artes, pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP, 1989) e Doutor em Ciências da Comunicação, pela ECA-USP (1995). Criador e coordenador do Grupo de Estudos: Música étnica e popular (Brasil/América Latina), desde 1995. Consultor da Cátedra Kaapora, da Diversidade Cultural e Étnica na Sociedade Brasileira: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Comunicação

1991 - 1995

Universidade de São Paulo
Título: Música Política: Imanência do Social
Orientador: Virgílio Benjamin Noya Pinto
Palavras-chave: Música Política; Música e Sociedade; Música de Protesto; Política.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Artes

1982 - 1989

Universidade de São Paulo
Título: Música na Cidade em Tempo de Transformação: São Paulo - 1900-1930,Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Virgílio Benjamin Noya Pinto
Palavras-chave: Música em São Paulo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Licenciatura em Educação Artística - Música

1974 - 1977

Instituto Musical de Sao Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: cultura popular.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: música popular.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PONTES, M. A. ; IKEDA, A. T. . Na Rota da Missão: 80 Anos da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade. 2018. (Exposição).

IKEDA, A. T. . Culturas Populares no Brasil: uma introdução (Curso). 2011. (Outro).

IKEDA, A. T. ; DIAS, P. . Oficinas de Danças Folclóricas Brasileiras. 1998. (Outro).

IKEDA, A. T. . I Jornada de Pesquisa do Instituto de Artes - Unesp - S. Paulo. 1996. (Outro).

IKEDA, A. T. . Oficina do Movimento: consciência e expressão. 1996. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Boca do Céu - 8o Encontro Internacional de Contadores de Histórias.Narrativas da tradição oral: a Literatura Oral em suas modalidades e ... moralidades. 2018. (Encontro).

Boca do Céu - 8o Encontro Internacional de Contadores de Histórias.Era uma vez ... no Reino DesenCantado de Cabralius: os enredos dos contos das ruas. 2018. (Encontro).

XX Congresso da ANPPOM. XX Congresso da ANPPOM. 2010. (Congresso).

Conferência Estadual de Arte e Cultura.GT Cultura Tradicional e Popular. 2009. (Encontro).

Antropologia Musical e Etnomusicologia no estudo das manifestações musicais contemporâneas.Reflexões sobre ética na onda etnicista contemporânea. 2008. (Seminário).

IV Encontro da ABET - Associação Brasileira de Etnomusicologia.Questões Éticas e Legais na Prática de Ensino, Pesquisa e Extensão em Etnomusicologia (Mesa). 2008. (Encontro).

I Encontro de Música e Mídia.A busca de uma "nova" música caipira. 2005. (Encontro).

II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Comitê Científico - Avaliador. 2004. (Encontro).

II Fórum de Debates: Perspectivas Interdisciplinares nas Artes e nas Humanidades.Administração e Políticas Públicas. 2004. (Encontro).

I Seminário Nacional sobre o Patrimônio Imaterial do Jongo.Metodoligas e práticas de registro da tradição oral do jongo. 2004. (Seminário).

Seminário Nacional para as Culturas Populares.Plano Nacional para as Culturas Populares. 2004. (Seminário).

V Congreso IASPM - international Association for the Study of Popular Music - Rama Latinoamericana. Membro do Comitê Científico. 2004. (Congresso).

IV Congreso de la Rama Latinoamericana de la IASPM - International Association for the Study of Popular Music. Música popular apropriada: algumas questões de música e ideologia. 2002. (Congresso).

Semana de Ciências Sociais - Centro Universitário Fundação Santo André.Etnomusicologia: uma reflexão introdutória. 2001. (Encontro).

Simpósio História e Musicalidades Interétnicas no Brasil - PUC-SP.Música e relações interétnicas: apropriação ou expropriação?. 2001. (Simpósio).

V Simpósio Latino-Americano de Musicologia.Música, política e ideologia algumas reflexões. 2001. (Simpósio).

III Congreso Latinoamericano IASPM - International Association for the Study of Popular Music. Pesquisa em música popular urbana no Brasil: entre o intrínseco e o extrínseco. 2000. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Cultura Luso-Nipo-Brasileira.Presença nipônica na música do Brasil. 2000. (Simpósio).

XII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Professor Tutor. 2000. (Congresso).

Coloquio Internacional: Musicologia y Globalización (Casa de Las Américas).Música étnica como cultura alternativa: en tiempo de globalización. 1999. (Simpósio).

II Simpósio Latino-Americano de Musicologia.Música étnica como cultura alternativa: os anos 90 na cidade de São Paulo. 1998. (Simpósio).

X Semana de Letras: as letras e a identidade nacional.O carnaval no Brasil: identidade e contradições. 1998. (Encontro).

XVI Semana de História.Sucessos da Liberdade: música engajada e Tropicália. 1998. (Encontro).

II Congresso Latinoamericano del IASPM - International Association for the Study of Popular Music. Música política: imanência do social. 1997. (Congresso).

II Seminário Internacional de Relatos de Pesquisa em Folclore.Folclore como cultura alternativa em São Paulo. 1997. (Seminário).

I Simpósio de Musicologia Latino-Americana - Fundação Cultural de Curitiba.Musicologia ou musicografia?: algumas reflexões para uma epistemologia no campo da música. 1997. (Simpósio).

VIII Congresso Brasileiro de Folclore. A Carta Brasileira do Folclore, de 1951. 1995. (Congresso).

IV Congresso Nacional da ABPA - Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes. Arte erudita e popular. 1993. (Congresso).

I Encontro de Folclore de São José dos Campos.Música e cultura popular. 1991. (Seminário).

II Congresso Brasileiro do Brinquedo na Educação de crianças de 0 a 6 anos. Lúdica infantil popular na educação: relato de experiência. 1990. (Congresso).

Colóquio: Christliche Musiktraditionen und Synkretismus in Brasilien.Música e religiosidade no Brasil Central: as Folias de Reis em Goiânia - Goiás. 1989. (Simpósio).

I Congresso Brasileiro de Musicologia (Sociedade Brasileira de Musicologia/Instituto de Artes-Unesp-S.Paulo). A música popular em São Paulo no início do século [XX]. 1987. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bruno de Souza Sanches

IKEDA, A. T.; PINTO, I. V.; VASQUEZ, E. R. P.. Fandangos caipiras: fandangos de esporas e de botinas. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM-ECA-USP)) - Escola de Comunicações e Artes - ECA-Usp.

Aluno: Sonia Laiz Vernacci Velloso

IKEDA, A. T.; FRANZONI, T. M.; BELTRAME, V.. Ponto de Cultura Arreda Boi: perspectivas da brancadeira do Boi-do-Mamão numa experiência de política pública. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Centro de Artes - Udesc - SC.

Aluno: Felipe Viana Estivalet

IKEDA, A.IKEDA, A. T.. Além da Estética do Frio: As Dinâmicas Culturais das Canções de Vitor Ramil. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Departamento de Música e Artes.

Aluno: Mariana Santos Teófilo

IKEDA, A. T.; PIEDADE, A. T. C.; JACQUES, T. A.. Fluxos e Tendências na América Latina: as canções populares e seus trânsitos. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Centro de Artes - Udesc - SC.

Aluno: Francisco Luiz Jeannine Andrade Carneiro

IKEDA, A. T.; TONI, F. C.; PINTO, I. V.; MORAES, M. T. D.. Quinteto Armorial: timbre, heráldica e música. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Brasileiros) - Instituto de Estudos Brasileiros - USP.

Aluno: Sonia Laiz Vernacci Velloso

IKEDA, A. T.; FRANZONI, M. T.; BELTRAME, V.. Ponto de Cultura Arreda Boi: perspectivas da brincadeira do Boi-de-Mamão numa experiência de politica pública. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Centro de Artes - Udesc - SC.

Aluno: Caiña Alves

IKEDA, A. T.. Carnaval em Antonina, Paraná. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes (DeARTES).

Aluno: Lucilene Ferreira da Silva

IKEDA, A. T.. Música Tradicional da Infância: características, diversidade e importância na educação musical brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP.

Aluno: Henry Alexandre Durante Machado

IKEDA, A. T.. A regra e o jogo: identidade, hegemonia e cultura popular tradicional no Brasil contemporâneo. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, USP.

Aluno: Jorge Linemburg

IKEDA, A. T.. As Rabecas Brasileiras na Obra de Mário de Andrade: uma abordagem prática. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Centro de Artes - Udesc - SC.

Aluno: Priscila de Paula Gorzoni

IKEDA, A. T.. Mascarados das Folias de Reis: uma ana´lise das máscaras da Companhia Santa Cecília, de São Caetano do Sul, no ABCD, e da Companhia da Serraria, de São Tomé das Letras, no Sul de Minas Gerais. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social) - Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo (PUC-SP).

Aluno: Renato Cardinali Pedro

IKEDA, A. T.. Estudo sobre uma orquestra de viola caipira no município de São Carlos. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes.

Aluno: Murilo Mendes

MENDES, M.;IKEDA, A. T.. Fé no Pife: o contexto das flautas de pífano na região do Cariri - interior do Nordeste brasileiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Centro de Artes - Udesc - SC.

Aluno: Luciana Coin de Carvalho

IKEDA, A. T.. O Bumba-Meu-Boi do Grupo de Danças Brasileiras Gracinha: uma experiência de Arte-Educação. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Aluno: Bruno Del Neri Batista Menegatti

IKEDA, A. T.. Soprando a gaita - bandas de pífanos no sertão baiano. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Escola de Comunicações e Artes - ECA-Usp.

Aluno: Tiago de Quadros Maia Carvalho

IKEDA, A. T.. Lord of Hell: a parática musical da Banda vomer na cena do rock de Montes Claros-MG. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Frederico Freire de Lima Neibert Bezerra

Alberto T. IKEDA;IKEDA, A. T.. O samba-enredo em Florianópolis: perspectivas históricas e produção de samba-enredo entre membros da "Protegidos da Princesa". 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: José Reis de Geus

IKEDA, A. T.; FERNANDES, Adriana. Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Virginia de Almeida Bessa

IKEDA, A. T.. Um bocadinho de cada coisa: trajetória e obra de Pixinguinha. História e música popular no Brasil dos anos 20 e 30. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Camila Koshiba Gonçalves

IKEDA, A. T.. Música em 78 rotações: "discos a todos os preços" na São Paulo dos anos 30.. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Fábio Cavicchio Parra

IKEDA, A. T.. Carnaval: o visual das escolas de samba de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Instituto de Artes.

Aluno: Alexandre Ulbanere

IKEDA, A. T.. Willy Corrêa de Oliveira: por um ouvir materialista dialético. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes.

Aluno: Fabiano Carlos Zanin

IKEDA, A. T.. Aspectos gerais da música flamenca. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Artes (Musicologia)) - Escola de Comunicações e Artes.

Aluno: Ricardo Cardim de Cerqueira

IKEDA, A. T.. Zequinha de Abreu: além do Tico Tico no Fubá. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes.

Aluno: Giovanni Cirino

CIRINO, G.;IKEDA, A. T.. Narrativas musicais: performance e experiência na música popular instrumental brasileira. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Marcelo Tupynambá Leandro

LEANDRO, M. T.;IKEDA, A. T.. A criação musical e o sentido da obra de Marcello Tupynambá na música brasileira (1910-1930). 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Escola de Comunicações e Artes - ECA-Usp.

Aluno: Henri de Carvalho

IKEDA, A. T.. Ernesto Nazareth: a transformação da estética musical brasileira na cidade do Rio de Janeiro. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rosângela Cutrim Santos

IKEDA, A. T.. Zabumba meu boi - "Lá vai", um guarnicê de memórias. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes.

Aluno: Marcelo Alves Brazil

IKEDA, A. T.. Baden Powell e o Jazz na Música Brasileira. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes.

Aluno: Andréa Paula Picherzsky

PICHERZSKY, A. P.;IKEDA, A. T.. Armando Neves: choro no violão paulista. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Aluno: Dênis Tadeu Raih Vidal

VIDAL, D. T. R.;IKEDA, A. T.. A produção musicológica de Clóvis Oliveira. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Aluno: Camila Durigan Segala

IKEDA, A. T.. Alexandre Levy (1864-1892): uma revisão. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes.

Aluno: Marcelo Silva Gomes

IKEDA, A. T.. O samba na música popular instrumental brasileira. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Silvia Taques Bittencourt

IKEDA, A. T.. Na cadência bonita do samba: experiência de criação na Escola de Arte Dramática/Usp. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes.

Aluno: Sonia Maria Reis Blanco

IKEDA, A. T.. O carimbó em Algodoal (Pará). 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Artes (Musicologia)) - Escola de Comunicações e Artes.

Aluno: Eduardo Gonçalves Fernandes

IKEDA, A. T.. O arranjo vocal de música popular em São Paulo e Buenos Aires. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Integração da América Latina) - Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina.

Aluno: Robson Alves dos Santos

IKEDA, A. T.. O caipira em debate: entre a academia e o cinema. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Renato de Souza Porto Giglioli

IKEDA, A. T.. Civilizando pela música: a pedagogia do canto orfeônico na escola paulista da Primeira República (1910-1930). 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação.

Aluno: Paulo Murilo Guerreiro do Amaral

Paulo Murilo Guerreiro do Amaral;IKEDA, A. T.. Carimbó em Belém: entre a tradição e a modernidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Aluno: Irandi Fernando Daroz

DAROZ, I. F.;IKEDA, A. T.. Coral da Unesp: canto nos recantos do Estado de São Paulo. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Aluno: Maria Lenora Menezes de Brito

BRITO, M. L. M. de;IKEDA, A. T.. Negritude no Pará: música e poesia na afirmação de uma raça. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Escola de Comunicações e Artes - ECA-Usp.

Aluno: Maria Consiglia Raphaela Carrozzo Latorre

IKEDA, A. T.. A estética-vocal no canto popular do Brasil: uma perspectiva histórica da performance de nossos intérpretes e da escuta contemporânea, e suas repercussões pedagógicas. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

IKEDA, A. T.. Aberturas e impasses: a música no pós-modernismo e um estudo sobre a música erudita brasileira dos anos 1970-1980. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marise Glória Barbosa

IKEDA, A. T.. Umas mulheres que dão no couro - as caixeiras do Divino no Maranhão. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Camila Carrascoza Bomfim

BOMFIM, C. C.;IKEDA, A. T.. Roda de capoeira: música e tradição oral na cidade de São Paulo. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Aluno: Ilza de Paula Pellegrini

IKEDA, A. T.. Princípios teórico-metodológicos para a organização da informação em folclore e cultura popular: subsídios da Termonologia e da Socioterminologia. 2000. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Escola de Com8unicações e Artes da USP.

Aluno: Edwin Ricardo Pitre Vásquez

PITRE VÁSQUEZ, E. R.;IKEDA, A. T.. A música na formação da identidade na América Latina: o universo afro-brasileiro e afro-cubano. 2000. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Integração da Améric) - PROLAM - Programa de Integração da América Latina - USP.

Aluno: Regiane Gaúna

GAÚNA, R.;IKEDA, A. T.. Rogério Duprat: artesão e filósofo das sonoridades múltiplas. 2000. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Aluno: Paula Alexandra Reis Bueno

IKEDA, A. T.; SETTON, M. G. J.. Socializações de jovens professores nas Licenciaturas em Música do Paraná. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação.

Aluno: Yuri Prado Brandão de Souza

IKEDA, A. T.; LACERDA, M. B.; GARCIA, W.; ULHOA, M. T.; AZEVEDO, R.. Estruturas Musicais do Samba-Enredo. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Cibele Odete Palopoli

IKEDA, A. T.; MOREIRA, A. L. C.; LACERDA, M. B.. Violão Velho, Choro Novo: processos composicionais de Zé Barbeiro. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Comunicações e Artes - ECA-Usp.

Aluno: Lígia Rodrigues Balista

IKEDA, A. T.; MARQUES, I. F.; FARIA, J. R. G.; BETTI, M. S.; MARTINS, G. F.. Sojeitos da Terra: a representação do caipira na dramaturgia de Carlos Alberto Soffredini. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Jean-Jacques Armand Vidal

VIDAL, J. A.;IKEDA, A. T.. Cerâmica dos Suruí de Rondônia e dos Asurini do Xingu: visões diferenciadas de povos indígenas da Amazônia. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Instituto de Artes.

Aluno: Camila da Costa Lima

IKEDA, A. T.. O objeto cerâmico como elemento da cultura: um estudo a partir da Coleção Lalada Dalglish. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Aluno: Lígia Nassif Conti

IKEDA, A. T.. A Memória do Samba na Capital do Trabalho: os sambistas paulistanos e a construção de uma singularidade para o samba de São Paulo (1968-1991). 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências: História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Tiago de Quadros Maia Carvalho

IKEDA, A. T.. Música e juventude em Sobral - CE: um estudo sobre práticas musicais juvenis e sua relação com o Coletivo Ocuparte. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paula Veneziano Valente

IKEDA, A. T.. Transformações do Choro no Século XXI: estruturas, performances e improvisação. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Joezer de Souza Mendonça

IKEDA, A. T.. A Mensagem na Música: estudos da Teomusicologia sobre os cânticos dos Adventistas do Sétimo Dia. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - Doutoramento) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Aluno: Thiago Ferreira de Aquino

IKEDA, A. T.. Luciano Perrone: batucada, identidade, mediação. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Artes (Musicologia)) - Escola de Comunicações e Artes - ECA-Usp.

Aluno: Julia Zanlorenzi Tygel

IKEDA, A. T.. Béla Bartók e Heitor Villa-lobos: abordagens composicionais a partir de repertórios tradicionais. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Artes (Musicologia)) - Escola de Comunicações e Artes - ECA-Usp.

Aluno: Rui Manuel Senico Carvalho

IKEDA, A. T.. Parintins: Boi-Bumbá e afirmação identitária (Discurso, representações e identidade no amazonas contemporâneo). 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP.

Aluno: Elisângela de Jesus Santos

SANTOS, E. J.;IKEDA, A. T.. Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmologia de grupos caipiras do Médio Tietê, SP. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências e Letras.

Aluno: Jonas Soares Lana

IKEDA, A. T.. O Artífice Eletroacústico: Rogério Duprat, arranjos de canção e a sonoplastia tropicalista. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Francischini

KERR, D. M.;IKEDA, A. T.. Laurindo Almeida: música brasileira, identidade e globalização. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - Doutoramento) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Aluno: Paulo Celso Moura

KERR, D. M.;IKEDA, A. T.. "Vozes Paulistanas: as práticas do Canto Coral em São Paulo e suas relações com políticas públicas. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - Doutoramento) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Aluno: Virginia de Almeida Bessa

IKEDA, A. T.. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934). 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências: História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Thaís Teixeira de Siqueira

IKEDA, A. T.. A romaria de Nossa Senhora da Abadia e o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros ´influências do turismo cultural na performance festiva e musical dos Kalungas. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Paulo Murilo Guerreiro do Amaral

Maria Elizabeth Lucas;IKEDA, A. T.. Estigma e cosmopolitismo na Constituição de uma Música Popular Urbana de Periferia: etnografia da produção do tecnobrega em Belém do Pará. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes

IKEDA, A. T.. Música na escola: desafios e perspectivas na formação contínua de educadores da rede pública. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Denise Barata

IKEDA, A. T.; Jerusa P. Ferreira. O Partido Alto na Paisagem sonora do Rio de Janeiro: conversa em língua de preto. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: André Curiati de Paula Bueno

IKEDA, A. T.; Valentim A. Facioli. Palhaços da cara preta: Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaíma nos Bumba-bois e Folias-de-Reis - MA, PE e MG. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Doutoramento em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Salomao Jovino da Silva

IKEDA, A. T.; Maria Antonieta Antonacci. Memórias Sonoras da Noite: musicalidades africanas no Brasil oitocentista. 2005. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luciana Ferreira Moura Mendonça

IKEDA, A. T.. Do mangue para o mundo: o local e o global através da produção e recepção da música popular brasileira. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Denise Barata

IKEDA, A. T.. O partido-alto na paisagem sonora do Rio de Janeiro: conversa em língua de preto. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Bárbara Aparecida Pederiva

IKEDA, A. T.; Silvia Helena S. Borelli. Anos dourados ou rebeldes: juventude, territórios, movimentos e canções nos anos 60. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcos Fernandes Pipo Nogueira

IKEDA, A. T.. Carlos Gomes, um compositor orquestral: os prelúdios e sinfonias de suas óperas. 2003. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências: História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Herom Vargas Silva

IKEDA, A. T.. Chico Science & Nação Zumbi: um estudo sobre o hibridismo e as relações entre música popular, mídia e cultura. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sérgio Ivan Gil Braga

IKEDA, A. T.. Os bois-bumbás de Parintins. 2001. Tese (Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mario Lima Brasil

IKEDA, A. T.. Mudanças musicais no Babassuê de 1938, gravado em Belém do Pará. 2000. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicaç) - Escola de Com8unicações e Artes da USP.

Aluno: Vitor Gabriel de Araujo

ARAUJO, V. G.;IKEDA, A. T.. Zarzuela - o teatro musical espanhol em São Paulo. 2000. Tese (Doutorado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: André Curiati de Paula Bueno

IKEDA, A. T.. Palhaços de cara preta: Mateus, Pai Francisco e Bastião dos bumba-meu-bois e Folias de Reis transitando entre a oralidade, o drama e a literatura. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

IKEDA, A. T.. Concurso de Provimento de Cargo Docente. 2010. Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP).

IKEDA, A. T.. Professor Adjunto de Musicologia. 2004. Escola de Música - UFRJ.

IKEDA, A. T.. Seleção Docente para a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Unesp-Baurú. 2001. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Unesp.

IKEDA, A. T.. Prêmio Cultura Viva - Ministério da Cultura: Manifestação Tradicional. 2006. Ministério da Cultura.

IKEDA, A. T.. XVI Congresso da Anppom - Comitê Científico: Etnomusicologia. 2006. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

IKEDA, A. T.. Comissão de Seleção - Programa Petrobras Cultural 2004/2005 - Preservação e Memória: Patrimônio Imaterial. 2005.

IKEDA, A. T.; J.J.de Carvalho; M.V. Casado. Comissão de Seleção do Edital de Concurso Público do SID-MinC de Fomento às Expressões das Culturas Populares. 2005. Ministério da Cultura - SID.

IKEDA, A. T.. Jurado do Concurso "Sílvio Romero" 1998, de Folclore e Cultura Popular. 1998. Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - MinC.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Arnaldo Daraya Contier

CONTIER, A. D.; SILVA, D. M.; FERREIRA, M. N.; LIMA, R. N.. Música Política: imanência do social. 1995 - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Reynuncio Napoleão de Lima

LIMA, R. N.. Música Política: Imanência do Social. 1995 - Universidade de São Paulo.

MARIA NAZARETH FERREIRA

FERREIRA, M. N.. Música Política: Imanência do Social. 1995. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Leonardo Corrêa Bomfim

A música "Quadridimensional" de Tom Zé: as transformações de um tropicalista:; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

VANILDO PALHETA MONTEIRO

Carimbó do "Santo Preto": música, identidade e religiosidade no carimbó da Irmandade de São Benedito em Santarém Novo - PA; Início: 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP); (Orientador);

Evandro Rodrigues Higa

"Para fazer chorar as pedras": o gênero musical guarânia no Brasil - décadas de 1940/50; Início: 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - Doutoramento) - Universidade Estadual Paulista (Unesp); (Orientador);

Raiana Alves Maciel L

do Carmo; Música e políticas públicas: uma reflexão acerca dos Pontos de Cultura do Norte de Minas Gerais; Início: 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - doutoramento) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP); (Orientador);

Pedro Bernardes Neto

Samba de Bumbo: música caipira; ; ; além da viola; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista (Unesp); (Orientador);

Félix Ceneviva Eid

Música híbrida na América Latina: o caso de Agustin Barrios; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp),; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Carlos Fernando Elías Llanos

Félix Casaverde,; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP),; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Rafael Marin da Silva Garcia

Moda de Viola: estruturas poéticas e sonoras; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Cristina Gomes Machado

Zimbo Trio e o Fino da Bossa: uma perspectiva histórica e sua repercussão na moderna música popular brasileira; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP),; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Fernanda de Freitas Dias

Na batida do bumbo: um estudo etnográfico do samba na cidade de Pirapora do Bom Jesus - SP; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP),; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Alexandre Francischini

Laurindo Almeida: dos trilhos de Miracatu às trilhas em Hollywood; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP),; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Luciana Rodrigues Gifoni

Música de câmara e pós-modernismo: os grupos Syntagma (CE) e Anima (SP); 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado) - Instituto de Artes - Unesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Cintia Bisconsin Ferrero

Na trilha da Viola Branca: aspectos sócio-culturais e técnico-musicais do seu uso no fandango de Iguape e Cananéia, S; Paulo; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado) - Instituto de Artes - Unesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Miranda Bartira T

R; Nunes de Souza; O Clube do Choro de S; Paulo; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP),; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Aúrea Demaria Silva

No balanço da "Mais querida": música, socialização e cultura negra na escola de samba Embaixada Copa Lord - Florianópolis (SC); 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP),; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Alexandre Ulbanere

Willy Corrêa de Oliveira: por um ouvir materialista dialético; 2005; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes,; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Ricardo Cardim de Cerqueira

Zequinha de Abreu: além do "Tico Tico no Fubá"; 2005; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes,; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Andréa Paula Picherzsky

Armando Neves: choro no violão paulista; 2004; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Música - Mestrado) - Instituto de Artes,; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Rosângela Cutrim Santos

Zabumba meu boi - "Lá vai", um guarnicê de memórias; 2004; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Música - Mestrado) - Instituto de Artes,; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Aúrea Demaria Silva

Escola de Samba Copa Lord - Florianópolis; 2004; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes,; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Camila Carrascoza Bomfim

Roda de capoeira: música e tradição oral na cidade de São Paulo; 2003; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Paulo Murilo Guerreiro do Amaral

O carimbó em Belém, entre a tradição e a modernidade; 2003; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes,; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Evandro Rodrigues Higa

"Para fazer chorar as pedras": o gênero musical guarânia no Brasil - décadas de 1930-50; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - Doutoramento) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP),; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Alexandre Francischini

Laurindo Almeida: música brasileira, identidade e globalização; 2008; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - Doutoramento) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Rosângela de Carvalho Macedo

Samba chula da Bahia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista (Unesp); Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Félix Ceneviva Eid

Agustin Barrios e a Música Latino-Americana; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista (Unesp); Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Elienay da Anunciação Duarte

Contação de Histórias: estudos introdutórios; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Artes - Teatro) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista (Unesp); Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Diego Sales Heras Galvez

Gêneros de Música Popular; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual Paulista (Unesp); Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Vinicius de Freitas Dadamo

Introdução à Cultura dos Orixás: arquétipos e gestos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista (Unesp); Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Fernando Rafael Marchetti

O jongo de Paulo Bellinati; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Ministério da Educação - PET; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Rosângela de Carvalho Macedo

Samba de Roda no Recôncavo Baiano; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP); Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Rodolfo Augusto D

V; Valente; Tom Zé: contradições entre o velho e o novo na música popular brasileira (1965-1974); 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Thais Costa Frois

Drama, canto e dança no Vale: Congada de São Benedito, do Mestre Aristeu, de Guaratinguetá; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Daniel Rocha Ferreira e Silva

Timbres do cotidiano: confecção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Osvaldo Antonio Anzolin

Mamulengo: estudo das técnicas e materiais para a confecção de bonecos; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Fábia Pierangelli de Lima

Introdução aos estudos da cultura popular brasileira; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Unesp; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Luiz Pinto Façanha Júnior

Reminiscências Medievais na Música Nordestina; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Instrumento Antigo) - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Cintia Bisconsin Ferrero

Música popular brasileira: gêneros regionais e urbanos; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Cynthia Elias Taboada

Cultura tradicional e pós-modernidade: estudo do resgate de danças e folguedos tradicionais na cidade de S; Paulo; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em composição e Regência) - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Christiane de Souza Coutinho

Danças folclóricas no Ensino Fundamental, de 1a a 4a série; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Pedro A

Araújo de Oliveira Ramos; De Pixinguinha a Jacob do Bandolim: o choro em duas décadas de evolução (1930-1950); 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Juliana Damião Gomes

Música popular brasileira: gêneros regionais e urbanos (fundamentos técnico-estruturais e sócio-históricos; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Rafael Scaggion

Cultura Popular: aspectos plásticos; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Unesp; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Daniel Luis Barreiro

Música popular brasileira: gêneros regionais e urbanos (fundamentos técnico-estruturais e sócio-históricos); 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Carlos Alberto Vieira

Música e cinema; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Unesp; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Daniel Luis Barreiro

Música Popular Brasileira; gêneros regionais e urbanos (fundamentos técnico-estruturais e sócio-históricos); 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Unesp; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Luciano Locoselli Garcez

Música Popular Brasileira: gêneros regionais e urbanos (aspectos técnico-estruturais e sócio-históricos); 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Sarah Rute Barboza

Aspectos Plásticos no Carnaval de S; Paulo: Escolas de Samba; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Unesp; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Luciano Locoselli Garcez

Música Popular Brasileira: gêneros regionais e urbanos (fundamentos técnico-estruturais e sócio-históricos); 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Unesp; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Luciana Jordão da Rocha

Literatura de Cordel e Artes Plásticas; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Unesp; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Valéria Zeidan

Estudo introdutório sobre gêneros de música popular no Brasil; 1992; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Instrumento - Percussão) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual Paulista (Unesp); Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • IKEDA, A. T. ; IKEDA, A. T. . O Ijexá no Brasil: rítmica dos deuses nos terreiros, nas ruas e palcos da música popular. Revista USP - n. 111 - Dossiê: Música Popular Brasileira na USP , v. Especial, p. 21-36, 2016.

  • IKEDA, ALBERTO T. . Culturas populares no presente: fomento, salvaguarda e devoração. Estudos Avançados (USP. Impresso) , v. 27, p. 173-190, 2013.

  • IKEDA, A. T. . Música, política e ideologia: algumas considerações. @rquivo@ (Unesp) , v. 1, p. nn-zz, 2007.

  • IKEDA, A. T. . Do Lundu ao Mangue-beat. História Viva Temas Brasileiros , v. 3, p. 72-75, 2006.

  • IKEDA, A. T. . Pesquisa em música: algumas questões. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP , Campinas, v. V, n.2, p. 43-46, 2001.

  • IKEDA, A. T. . Chora cavaco ... geme cavaquinho. ARTEunesp, São Paulo, v. 8, p. 151-160, 1992.

  • IKEDA, A. T. . Cururu: resistência e adaptação de uma modalidade musical da cultura tradicional paulista. ARTEunesp, São Paulo, v. 6, p. 47-59, 1990.

  • IKEDA, A. T. . Canções obscenas e de duplo-sentido no cancioneiro popular brasileiro. Revista de Comunicações e Artes, Eca-Usp, São Paulo, v. 17, p. 199-224, 1986.

  • IKEDA, A. T. . Apontamentos históricos sobre o Jazz no Brasil: primeiros momentos. revista Comunicações e Artes, Eca-Usp, São Paulo, v. 13, p. 111-124, 1984.

  • IKEDA, A. T. . Folia de Reis, Sambas do Povo (Cadernos de Folclore, v.21). 1a. ed. São José dos Campos - SP: CECP;FCCR, 2011 (Fundação Cassiano Ricardo), 2011. 156p .

  • IKEDA, A. T. ; DIAS, P. . São Paulo, Corpo e Alma (Livreto/CD/DVD). 2a. ed. S. Paulo: Associação Cultural Cachuera/Imprensa Oficial do Estado de S. Paulo, 2006. 64p .

  • IKEDA, A. T. ; PELLEGRINI Filho, Américo . As celebrações populares: festa, dança e música (Coleção Terra Paulista - Jovens, Volume 10). 1a. ed. São Paulo: Cenpec/Secretaria da Educação do Estado de S. Paulo, 2005. v. 10. 60p .

  • IKEDA, A. T. . Brasil: sons e instrumentos populares. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 1997. 52p .

  • IKEDA, A. T. ; CARRARA, Ana Regina ; Célio Turino . Manifestações Tradicionais: rituais, artes, ancestralidades ... (Prêmio Cultura Viva - MinC). In: Alberto T. Ikeda; Ana Regina Carrara. (Org.). Prêmio Cultura Viva: um prêmio à cidadania. S. Paulo: Cenpec, 2007, v. , p. 50-54.

  • IKEDA, A. T. . Heitor Villa Lobos, Tom Jobim, Chico Buarque, Astor Piazzola e outros (verbetes). In: Emir Sader; Néstor Garcia Canclini; Francisco de Oliveira e outros. (Org.). Latinoamericana: Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo / LPP-UERJ, 2006, v. , p. -.

  • IKEDA, A. T. . Música na Terra Paulista: da viola caipira à guitarra elétrica. In: Maria Alice Setubal. (Org.). Terra Paulista: histórias, artes, costumes - Vol. 3: Manifestações artísticas ecelebrações populares no Estado de São Paulo. São Paulo: CENPEC/Imprensa Oficial do Estado de S. Paulo, 2004, v. 3, p. 141-167.

  • IKEDA, A. T. ; PELLEGRINI Filho, Américo . Celebrações populares: do sagrado ao profano. In: Maria Alice Setubal. (Org.). Terra Paulista: históricas, arte, costumes - vo. 3: Manifestações artísticas e celebrações populares no Estado de São Paulo. São Paulo: CENPEC/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004, v. 3, p. 169-209.

  • IKEDA, A. T. . Ao prazer, ao gozo, ao maxixe (... também quero rebolar). In: Ministério da Educação. (Org.). PCN - Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado / Parâmetros em Ação, volume II. Brasília: Ministério da Educação, 1999, v. , p. 73-80.

  • IKEDA, A. T. . Folias de Reis, Sambas do Povo: Ciclo de Reis em Goiânia. In: H. Nakamaki; Américo Pellegrini Filho. (Org.). Possessão e Procissão: religiosidade popular no Brasil. Osaka; Japão: National Museum of Ethnology, 1994, v. , p. 167-207.

  • IKEDA, A. T. . Fórmulas de Escolha no Populário Infantil. In: Américo Pellegrini Filho. (Org.). Antologia de Folclore Brasileiro. São Paulo: Edart/Univ.Fed.da Paraíba/Univ.Fed.do Pará, 1982, v. , p. 357-365.

  • IKEDA, A. T. . Um carnaval de black blocs?. O Estado de S. Paulo, S. Paulo, p. A15, 02 mar. 2014.

  • IKEDA, A. T. . O Brasil vive o retorno dos blocos de rua [Carnaval]. O Estado de S. Paulo ( Caderno Metrópole ), São Paulo, p. C 3 - C 3, 10 fev. 2013.

  • IKEDA, A. T. ; MONTEIRO NETO, G. . Entrevista - Professor Alberto Ikeda. Cadernos 'Tocando e Cantando' - n.3, Mogi das Cruzes - S. Paulo, p. 06 - 15, 01 dez. 2012.

  • IKEDA, A. T. . Folclore: muito além do espetáculo (Entrevista). Brasil de Fato, São Paulo, 27 abr. 2006.

  • IKEDA, A. T. . Práticas culturais que resistem ao consumismo (A cultura popular na virada do ano)(Entrevista). Fórum: Suplemento do Jornal da Unesp, São Paulo, p. 2 - 2, 01 dez. 2005.

  • IKEDA, A. T. ; C. E. Taboada . Cultura tradicional e pós-modernidade: estudo do resgate de danças e folguedos tradicionais na cidade de São Paulo. Digital Art&, S. Paulo, 01 out. 2005.

  • IKEDA, A. T. . Carnaval: a folia sem compromisso (título original: Carnaval de rua em São Paulo). Revista E (SESC São Paulo), São Paulo, p. 16 - 21, 15 fev. 2001.

  • IKEDA, A. T. . Forró, a música 'nortista' no Sudeste. Direitos Já - Órgão Oficial da Amar - Sombrás (RJ), Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 10 jul. 1998.

  • IKEDA, A. T. . No carnaval pós-moderno, negro não tem vez. O Estado de São Paulo - Caderno Cultura, São Paulo, p. D8 - D9, 08 fev. 1997.

  • IKEDA, A. T. . O carnaval dos surdos. Jornal da Tarde (São Paulo), São Paulo, p. 1 - 1, 29 fev. 1992.

  • IKEDA, A. T. . A música popular nos tempos da modernidade paulistana. D. O. Leitura - Sumplemento Cultural do Diário Oficial do Estado de S. Paulo, São Paulo, , v. 117, p. 4 - 5, 10 fev. 1992.

  • IKEDA, A. T. . Forró: dança e música do povo. D. O. Leitura - Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, , v. 101, p. 10 - 12, 09 out. 1990.

  • IKEDA, A. T. . Escolas de samba ou de marcha?. O Estado de São Paulo - Suplemento Cultura, São Paulo, p. 3 - 4, 24 jan. 1990.

  • IKEDA, A. T. . Os italianos e a música em São Paulo. O Estado de São Paulo - Suplemento Cultura, São Paulo, p. 6 - 7, 07 jan. 1989.

  • IKEDA, A. T. . Jazz-band-e-Ações históricas no Brasil. O Estado de São Paulo - Suplemento Cultura, São Paulo, p. 8 - 9, 28 nov. 1987.

  • IKEDA, A. T. . Chico Bororó: um erudito na música popular (Francisco Mignone). O Estado de São Paulo - Suplemento Cultura, São Paulo, p. 5 - 6, 09 mar. 1986.

  • IKEDA, A. T. . Registro dos saberes populares: dilemas e armadilhas (I Seminário Nacional sobre o Patrimônio Imaterial do Jongo). In: I Seminário Nacional sobre o Patrimônio Imaterial do Jongo (9o Encontro de Jongueiros), 2005, Rio de Janeiro. CD-Rom: O Jongo no Sudeste. Rio de Janeiro: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNPC)/Iphan-MinC, 2004. p. 5 pp..

  • IKEDA, A. T. . Pesquisa em música popular urbana no Brasil: entre o intrínseco e o extrínseco. In: III Congreso Latinoamericano IASPM - International Association for the Study of Popular Music, 2001, Bogotá - Colombia. Actas del III Congreso Latinoamericano IASPM. Bogotá: Academia Superior de Artes de Bogotá/Ministerio de Cultura de Colombia, 2001.

  • IKEDA, A. T. . Música Política: alguns casos latinoamericanos. In: II Congreso Latinoamericano IASPM - international Association for the Study of Popular Music, 1999, Santiago. Actas del II Congreso Latinoamericano IASPM. Santiago - Chile: Fondart/Ministerio de Educación de Chile, 1997. p. 84-107.

  • IKEDA, A. T. . Subsídios para o Conceito de Folclore. In: Oitavo Congresso Brasileiro de Folclore, 1999, Salvador. Anais do 8o Congresso Brasileiro de Folclore. Rio de Janeiro: Comissão Nacional de Folclore/IBECC/UNESCO/Tempo Brasileiro, 1995. p. 170-173.

  • IKEDA, A. T. . Musicologia ou musicografia?: algumas reflexões sobre a pesquisa em música. In: I Simpósio latinoamericano de musicologia, 1998, Curitiba. Anais do I Simpósio latinoamericano de musicologia. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1998. p. 63-68.

  • IKEDA, A. T. . A música popular em São Paulo no início do século. In: I Congresso Brasileiro de Musicologia, 1991, São Paulo. anais do I Congresso Brasileiro de Musicologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Musicologia, 1987. p. 271-275.

  • IKEDA, A. T. ; FRADE, C. . Entre Artes e Rituais: estetização contemporânea de expressões religiosas populares (Resumo da Comunicação). In: Semana de Cultura Popular 2011: Religiosidade Popular, 2011, Rio de Janeiro. Religiosidade Popular. Rio de Janeiro: EURJ-Decult-Faperj, 2011. p. 47-48.

  • IKEDA, A. T. . Música e Investigação ... ainda: autoetnografia como possibilidade ou escape epistemológico?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . A Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, de 1938 (Exposição no CCSP-SP). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Beyond carnaval, samba and capoeira: popular music and dances in Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Brazilian Samba: the Ethnicity of Carnaval. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Brazilian Carnaval. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Patrimônio Imaterial no Brasil: conceito, princípios e implicações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • IKEDA, A. T. . Contação de histórias musicadas na cultura de tradição oral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • IKEDA, A. T. . A música tradicional em todos os tons. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • IKEDA, A. T. . A música no Teatro de Revista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • IKEDA, A. T. . Presença negra na música popular brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • IKEDA, A. T. . Cultura Popular Brasileira: festas, danças e músicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • IKEDA, A. T. . Os sons apropriados do Brasil, das matrizes afro-sonoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . A etnomusicologia como abordagem para a investigação das músicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Os sons apropriados do Brasil, das matrizes afro-sonoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Entre artes e rituais: estetização contemporânea de expressões religiosas populares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • IKEDA, A. T. . Legislação e Culturas Populares (no Brasil). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • IKEDA, A. T. . Música e sociedade no Brasil: reflexões a partir do Carnaval e das Escolas de Samba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Batuques de São Paulo: Introdução à Ingoma Paulista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Culturas Populares hoje, mais que arte e entretenimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Música na Tradição Caipira Paulista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Cultura Popular Hoje. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Presença negro-africana na cultura popular brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Culturas Populares no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • IKEDA, A. T. . Produção Simbólica e Diversidade Cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Etnomusicologia para quê?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . MPB: Tradição e modernidade (Debate). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • IKEDA, A. T. . Enredos de um Brasil do carnaval: língua(gens) da pós-modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Cultura popular: a integração na universidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Questões éticas e legais na prática de ensino, pesquisa e extensão em etnomusicologia (mesa redonda). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • IKEDA, A. T. ; SEEGER, A. ; ARAÚJO, S. ; ZAN, J. R. ; MORELLI, R.de C. L. . Antropologia musical e etnomusicologia no estudo das manifestações musicais contemporâneas (Debate). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • IKEDA, A. T. . O Som ... dá samba, choro e ciência (ou A música dá Ciência). 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Carnaval e pós-modernidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Culturas populares na educação: medialetizando. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IKEDA, A. T. . Folclore na educação: aplicações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • IKEDA, A. T. . Quinze anos do Babado de Chita!. São Paulo: Babado de Chita (Youtube), 2017 (Texto de Apresentação de CD).

  • IKEDA, A. T. . Prefácio (Ciranda de Sons: práticas criativas em Educação Musical). São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • IKEDA, A. T. . Canção de Protesto. London; New Delhi; New York;: Bloomsbury Academic, 2014 (Verbete de Enciclopédia Internacional).

  • IKEDA, A. T. . Dobrado. London; New Delhi; New York;: Bloomsbury Academic, 2014 (Verbete de Enciclopédia Internacional).

  • FERREIRA, Felipe ; IKEDA, A. T. . Prefácio (Escritos Carnavalescos). Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FERNANDES, Iveta M. Borges Ávila ; IKEDA, A. T. . Prefácio (Brincando e Aprendendo: um novo olhar para o ensino da música). São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • IKEDA, A. T. . Prefácio, de: O instrumento do 'Diabo': música, imaginação e marginalidade. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • A. Francischini ; A. S. C. Neder ; e outros ; IKEDA, A. T. . Etnomusicologia/Música Popular: Crise na Inserção Profissional dos Especialistas?. Curitiba: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2010 (Relatório de GT: Etnomusicologia/Música Popular, do XIX Congresso da ANPPOM).

  • Alberto T. Ikeda ; IKEDA, A. T. . Os índios guarani Mbya, de perto. S. Paulo: Biblioteca Belmonte, Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura Municipal de S. Paulo, 2008 (Texto de Folder (Programa de Evento)).

  • IKEDA, A. T. . Festas negras, de congos e moçambiques. S. Paulo: Biblioteca Belmonte, Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura Municipal de S. Paulo, 2008 (Texto de Folder (Programa de Evento)).

  • IKEDA, A. T. . Junho, com caipiras e japoneses. S. Paulo: Biblioteca Belmonte, Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura Municipal de S. Paulo, 2008 (Texto de Folder (Programa de Evento)).

  • IKEDA, A. T. . Danças populares: entre o ritual e a representação artística. S. Paulo: SESC Santana / SESC S. Paulo, 2008 (Texto de Folder (Progamação de Evento)).

  • IKEDA, A. T. . Folclore: muito além do espetáculo. São Paulo: Jornal Brasil de Fato, 2006 (Entrevista).

  • IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . Cachuera de Música: um projeto de formação de público & Ritmos e Percussão. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de Concerto educativo).

  • IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . Polifonia e Canto Coral. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de Concerto Educativo).

  • IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . Melodia acompanhada: a canção. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de Concerto educativo).

  • IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . A forma suíte: música e dança. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de concerto educativo).

  • IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . Instrumentos de cordas. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de concerto educativo).

  • IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . Instrumentos de sopro. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (s. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de Concerto educativo).

  • IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . A forma suíte: música e dança. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de concerto educativo).

  • IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . Instrumentos de cordas. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de concerto educativo).

  • IKEDA, A. T. . Cultura caipira. São Paulo: Abril, 2004 (Texto para público infantil).

  • IKEDA, A. T. . Berrante (verbete). São Paulo: Associação Cultural Cachuera / Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2002 (verbete, de livreto de CD (de áudio)).

  • IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; XAVIER, R. . São Paulo, corpo e alma. São Paulo: Associação Cultural Cachuera, 2002 (texto de base, para elaboração de roteiro de vídeo-documentário).

  • IKEDA, A. T. . Apresentação (CD / Vídeo: São Paulo, corpo e alma). São Paulo, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • IKEDA, A. T. . Apresentação (Rogério Duprat: sonoridades múltiplas, Regiane GAÚNA). São Paulo, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • IKEDA, A. T. . Apresentação (do CD Segredos do Sul). São Paulo, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • IKEDA, A. T. . Il batuque come precursore del samba. Firenze: Si Lab Software/Edizioni la Repubblica SpA, 1997 (Texto de CD-Rom).

  • IKEDA, A. T. . São João no Brasil: quadrilha, folguedos e outras danças. São Paulo: SESC Pompéia, 1996 (Texto de Programação: São João no Brasil - a cultura popular em festa).

  • IKEDA, A. T. . A festa caipira e os santos. São Paulo: SESC Pompéia, 1996 (Texto de Programação - São João no Brasil: a cultura popular em festa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

IKEDA, A. T. . Parecer: Projeto para Programa de Professor Visitante no Exterior - CAPES-MEC. 2018.

IKEDA, A. T. . Revista CPC - Centro de Preservação Cultural da USP. 2018.

IKEDA, A. T. . Revista Orfeu - UDESC - Parecer: Etnomusicologia. 2018.

IKEDA, A. T. . ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - XXVIII Congresso - Manaus - BR. 2018.

IKEDA, A. T. . ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - XXVIII Congresso - Manaus - BR. 2018.

IKEDA, A. T. . ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - XXVIII Congresso - Manaus - BR. 2018.

IKEDA, A. T. . Revista Orfeu - UDESC - PPGMUS - Parecer sobre Comunicação Apresentada - Candomblé e Baterias. 2018.

PONTES, M. A. ; IKEDA, A. T. . Na Rota da Missão: 80 Anos da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade (1938-2018). 2018.

IKEDA, A. T. . Instrumentos musicais populares do Brasil _ Exposição no Museu de Etnologia de Osaka - Japão. 2010.

IKEDA, A. T. . Plano de Salvaguarda do Jongo. 2006.

IKEDA, A. T. . Capes - Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Ministério da Educação. 2005.

IKEDA, A. T. . Capes-Mec: Comissão de Classificação de livros e Capítulo de Livro da Área de Artes/Música. 2013.

IKEDA, A. T. . Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.

IKEDA, A. T. . Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.

IKEDA, A. T. . III Concurso Negro e Educação. 2003.

SOTUYO BLANCO, P. ; IKEDA, A. T. . Monumentos de Música na Bahia - Damião Barbosa de Araújo. 2003.

IKEDA, A. T. ; SILVA, M. ; CASTRO, R. . As festas juninas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

IKEDA, A. T. . Carnaval 2014. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

IKEDA, A. T. . O folclore compreende as expressões e o repertório [cultural] dos indivíduos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

IKEDA, A. T. . Blocos de rua em S. Paulo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

IKEDA, A. T. . Carnaval de rua em S. Paulo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

IKEDA, A. T. . Carnaval e blocos de rua em São Paulo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

IKEDA, A. T. . III Torneio Estadual de Cururu. 2011. (Júri do III Torneio de Cururu (Presidente) - Conservatório de Tatuí - SP).

IKEDA, A. T. . Festival de Música Popular Botucanto. 2011. (Júri de Festival de Música Popular).

IKEDA, A. T. . Trans - Revista Transcultural de Música. 2011. (Consultor).

IKEDA, A. T. . V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET). 2011. (Parecerista de Comitê Científico).

IKEDA, A. T. . XXI Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2011. (Parecerista de Comitê Científico).

IKEDA, A. T. . II Torneio de Cururu. 2010. (Júri do II Torneio de Cururu - Conservatório de Tatuí - SP).

IKEDA, A. T. . V Encontro Nacional da ABET. 2010. (Parecerista de Comitê Científico).

IKEDA, A. T. . Capes - Classificação de Livros (Área de Artes/Música). 2010. (Consultor).

IKEDA, A. T. . XX Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2010. (Parecerista de Comitê Científico).

IKEDA, A. T. . Prêmio Culturas Populares - Edição Mestra Dona Izabel. 2009. (Membro de Júri).

IKEDA, A. T. . Produção simbólica e Diversidade Cultural - II Conferência Municipal de Cultura - S. Paulo. 2009 (Palestra).

IKEDA, A. T. . Instrumentos Musicais (Chapada do Norte - MG, Corumbá e Ladário - MS). 2004 (Consultor e entrevistado para vídeo-documentário).

IKEDA, A. T. . São Luís do Paraitinga: do Divino ao João Paulino e outros. 2004 (Supervisor de conteúdo para produção de 8 vídeo-documentários sobre Festas Populares Tradicionais).

IKEDA, A. T. . Festival Folclórico de Parintins. 2003 (Jurado do 38º Festival Folclórico de Parintins - Amazonas (Festival do Boi-Bumbá)).

IKEDA, A. T. . Troféu Nota 10. 2000 (Jurado do Troféu Nota 10 - Escolas de Samba do Grupo Especial de S. Paulo).

IKEDA, A. T. . I Festival de Música Popular do Banco BCN - São Paulo. 1984 (Selecionador e Presidente de Jurado de Festival de Música Popular (Banco BCN)).

IKEDA, A. T. . V Congresso da International Association for the Study of Popular Music - seção Latino-Americana - IASPM-LA. 2004 (Membro de Comitê Científico) .

IKEDA, A. T. . II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET). 2004 (Membro de Comitê Científico) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2004 - Atual

    Música Étnica e Popular (Brasil/América Latina), Descrição: Descrição: Projeto-Matriz de um grupo de investigação temática para estudo das práticas e músicas de tradição oral (étnica/folclórica) e populares no Brasil e América Latina. Os estudos podem enfocar os aspectos técnico-estruturais das músicas (ritmos, melodias, harmonia, formas etc) e/ou os seus contextos histórico-político-sociais, embasando-se principalmente em pressupostos teórico-metodológicos de vertente dialética, preocupando-se com aspectos como: a música e as relações de poder (política); a dinâmica e significados sociais das suas transformações; a produção musical e sua inserção nas relações sociais; a sua promoção institucional e outras. No enfoque mais amplo, busca-se os sentidos subjacentes das realizações sonoras nos grupos humanos, objetivando a sua melhor compreensão na perspectiva antropológica. O objetivo geral do grupo de estudos é o de promover a investigação e a divulgação dos estudos das músicas étnico-populares do Brasil e da América Latina, incentivando o intercâmbio entre pesquisadores, centros de estudos e o público interessado em geral. Em continuidade aos projetos de anos anteriores, no triênio 2013-2015, a pesquisa individual do coordenador do Grupo concentra-se no título: Culturas populares no Brasil na era da globalização: legislações, políticas e ações públicas, voltando-se para no estudo da legislação, documentos normativos e ações de fomento às expressões das culturas populares de tradição oral no Brasil, desde a Constituição Federal de 1988, e outros, dos âmbitos federal, estaduais e municipais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas Educação e Fundamentos da Comunicação. , Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, 01140-070 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 33938610, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1991 - Atual

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente-Doutor, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1991

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas Educação e Fundamentos da Comunicação.,Linhas de pesquisa

    • 03/1991

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Cultura Popular, Etnomusicologia, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 2014 - Atual

    Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Aposentado, Regime: Dedicação exclusiva.