Luiz Cláudio Cajaiba Soares

Na graduação - É diretor e professor titular da Escola de Teatro da UFBA. Ingressou no ano de 2007 para dedicar-se ao curso da licenciatura através do concurso intitulado Teatro na Educação. Desde então, coordenou o projeto da área da Licenciatura em teatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID-CAPES-UFBA , também Projetos de Iniciação Científica - PIBIC e o projeto de estudos artísticos do Programa de Licenciaturas internacionais - PLI (7 bolsistas), Grupo Coimbra, também da CAPES. Hoje atua como Coordenador Pedagógico do Curso Licenciatura em Teatro EAD. Na pós-graduação - Tornou-se professor do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas ? PPGAC, na própria Escola, atuando na linha de pesquisa relacionada aos processos educacionais em artes cênicas e também, nesta mesma perspectiva, desde 2014 é professor do Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC-UFBA). Orientou vários estudantes no mestrado e no doutorado. Na gestão ? Foi membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE), Chefe do Departamento de Técnicas do Espetáculo, Coordenador do colegiado do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas ? PPGAC, Vice-diretor e Diretor da Escola de Teatro. Durante a gestão como diretor, conduziu a aprovação do curso EAD, a elaboração do PPC e a implementação do curso. Formação - É bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (1992). Tem mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1997). É doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, com sanduíche na Universidade Livre de Berlim (2005). Fez pós-doutorado pela FAPESB/PPGAC/UFBA, cujo projeto investigou os processos de recepção e crítica de espetáculos na cena contemporânea (2006). Outras atividades ? Atuou em vários espetáculos teatrais na cidade Salvador e em algumas poucas produções audiovisuais. Durante sete anos fez comentários semanais sobre teatro no programa multicultura da Radio Educadora da Bahia. Colaborou com a organização do programa de palestras e discussões do Festival Internacional de Dança Contemporânea Brasileira em Berlim (2003-2011). É consultor ad hoc da FAPESB, CAPES e FAPESP. Concentração nas seguintes áreas do conhecimento: artes cênicas, filosofia estética, teatro-educação e comunicação.

Informações coletadas do Lattes em 04/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Cênicas

2001 - 2005

Universidade Federal da Bahia
Título: A encenação dos dramas de língua alemã na Bahia
Orientador: em Universidade Livre de Berlim ( Barbara Panse)
com , Ano de obtenção: 2005. Ewald Hackler. Coorientador: Barbara Panse. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Artes Cênicas.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea

1994 - 1997

Universidade Federal da Bahia
Título: Versão Brasileira.. Dublagem na Tv como Recurso Difusor do Cinema
Orientador: Ewald Hackler
, Ano de Obtenção: 1997.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Cinema; Dublagem; Televisão.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outros Setores; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Bacharelado Em Artes Cênicas Interpretação Teatral

1987 - 1992

Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado

2006 - 2007

Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: performance.

Organização de eventos

CAJAIBA, Claudio . III Forum Negro de Arte e Cultura - Evento com duração de 7 dias onde são discutidas questões e procedimentos afro centradas, composto de mesas redondas, palestras, apresentações artísticas, lançamentos de livros, grupos de trabalho, oficinas, workshops, produção de novas publicações, entre outras atividades. 2019. (Outro).

CAJAIBA, Claudio . II Fórum Negro das Artes Cênicas. 2018. (Outro).

CAJAIBA, Claudio . I Fórum Negro das Artes Cênicas. 2017. (Outro).

CAJAIBA, Claudio . Simpósio Internacional Arte na Educação Básica. 2017. (Outro).

CAJAIBA, Claudio . V Seminários Internacionais PPGAC - I Colóquio Teorias da Recepção. 2012. (Outro).

CAJAIBA, Claudio . 1 Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura (comissão científica). 2012. (Outro).

CAJAIBA, Claudio ; AMOROSO, D. ; VILHENA, D. ; TAVARES, E. ; LOBATO, L. ; FARIAS, S. ; BIAO, A. ; REY, G. . Encontro Internacional Máscaras, Carnavais e Comunidades. 2012. (Outro).

CAJAIBA, Claudio . I Colóquio Internacional no Reino dos Festivais. 2011. (Outro).

CAJAIBA, Claudio . IV Seminários Transculturais Teatro e Dança - Ser e Cura. 2011. (Congresso).

CAJAIBA, Claudio . V Festival de Dança contemporânea Brasileira em Berlim. 2011. (Festival).

CAJAIBA, Claudio . II Seminário do PIBID 2010 - Valorização da docência: diálogo entre a universidade e a escola. 2010. (Outro).

CAJAIBA, Claudio . Seminários Transculturais sobre teatro e dança. 2008. (Outro).

CAJAIBA, Claudio . III Festival de dança contemporânea brasileira em Berlim. 2007. (Festival).

CAJAIBA, Claudio . II Festival de Dança Contemporânea Brasileira em Berlim - Move Berlim. 2005. (Festival).

CAJAIBA, Claudio . I Festival de Dança Contemporânea Brasileira em Berlim - Move Berlim. 2003. (Festival).

CAJAIBA, Claudio . II Congresso da ABRACE. 2001. (Congresso).

CAJAIBA, Claudio . I Reunião Científica da ABRACE. 2000. (Outro).

Participação em eventos

Congresso da UFBA 75 Anos. Ensino De Teatro À Distância: Desafios, Descobertas E Desdobramentos. 2021. (Congresso).

Congresso UFBA 75 Anos. FRUIÇÃO, PEDAGOGIA E MEDIAÇÃO TEATRAL: A EXPERIÊNCIA NA PANDEMIA. 2021. (Congresso).

III Forum Teatro, Formação e Mercado de Trabalho.Habilidades necessárias ao profissional de artes cênicas para sua atuação no mercado de trabalho. 2013. (Outra).

Encontro e Intercâmbio Artístico do Projeto escuna Criativa.Metodologias para a iniciação do ensino de teatro. 2011. (Encontro).

II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário do PIBID.O ensino do teatro e a recepção como mediadora. 2011. (Seminário).

Reunião Científica da ABRACE.Teatro e Recepção nas Escolas Públicas de Salvador. 2011. (Outra).

XXI Congresso da CONFAEB. Teatro na Escola: Fazer ou apreciar. 2011. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Espectador: contemplar ou ser contemplado?. 2010. (Congresso).

II Seminário Internacional Razões da Internacionalização da educação superior. 2010. (Seminário).

II Seminário PIBID 2010.O PIBID na UFBA: caminhos percorrido e perspectivas. 2010. (Seminário).

Reunião Científica de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. O espectador e algumas inovações no teatro do século XX. 2009. (Congresso).

Seminário o sertão vai ao mar, o mar vai ao sertão.Currículos de licenciatura da ufba. 2009. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Algumas reflexões sobre os modos de recepção das artes cênicas contemporaneamente. 2008. (Congresso).

Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.Comentário Crítico para seis montagens. 2008. (Outra).

Seminário Rumos e Perspectivas do PPGAC 2008. 2008. (Seminário).

Seminários Transculturais sobre teatro e dança.Corpo, Dramaturgia e Educação. 2008. (Seminário).

Theatertreffen.Impressões sobre o Theatertreffen. 2008. (Encontro).

IV Reunião Científica da ABRACE.A encenação da diferença. 2007. (Outra).

Quartas Cênicas.A Crítica Teatral na Bahia. 2007. (Encontro).

Seminários de Linhas de Pesquisa e Convenios para Pós-graduação em Artes Cênicas. 2006. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Herbert Carlos da Silva

CAJAIBA, Claudio; Glaucio Machado Santos; MOSTACO, E.. Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cristiane Santos Barreto

CAJAIBA, Claudio. A travessia do narrativo para o dramático no contexto educacional. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carmen Maria Barros Valdez

CAJAIBA, Claudio. O espectador da cena contemporânea: seu lugar em deriva, sua condição não passiva. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana da Silva Amorim

CAJAIBA, Claudio. Teatro X Futebol: por uma dramaturgia do espetáculo futebolístico. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maurício de Souza Pedrosa

CAJAIBA, Claudio. Entre o sonho e a realidade:os sete aspectos da cenografia de Hedda Gabler da Cia de Teatro da UFBA. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ney Wendel Cunha Oliveira

CAJAIBA, Claudio. Teatro, afeto e cultura juvenil: recepção do espetáculo cuida bem de mim. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Solange Miguel M

CAJAIBA, Claudio; Farias, Sergio Coelho Borges; Carneiro, Pedro Antonio O.. Armando. Ensinação-Encenação: Laboratório para desconstrução da personagem de professor. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elton Mendes Francelino

Célida Salume Mendonça (Orientadora); GUILARDUCI, C. J.; Denise Coutinho; ANDRE, C. M.; LEAL, M. L.;CAJAIBA, Claudio. Po-éticas da Afetividade: Cartografias da experiência cênica. 2021. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Mauro Barbosa Ribeiro

CAJAIBA, Claudio. Assim no Teatro como na Vida: experiência estética, leitura de mundo e consciência cidadã. 2011. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mirela de Medeiros Misi

CAJAIBA, Claudio. Navegar é preciso: interdisciplinaridade e interatividade da arte na cena contemporânea. 2010. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria de Fátima Barreto Bastos

CAJAIBA, Claudio. A notícia faz a cena: noticiário jornalístico e telenovela brasileira. 2010. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alexandre Silva Nunes

CAJAIBA, Claudio. Ator, sator, satori: labor e torpor na arte de personificar. 2010. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria de Fátima Barreto Bastos

CAJAIBA, Claudio. A notícia faz a cena: noticiário jornalístico e teledramaturgia brasileira. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alexandre Silva Nunes

CAJAIBA, Claudio. Ator, sator, satori:labor e torpor na arte de representar. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mirella de Medeiros

CAJAIBA, Claudio. O virtual na real: interdisciplinaridade e interatividade na arte contemporânea. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Mauro Barbosa Ribeiro

CAJAIBA, Claudio. A recepção da cena em processos de ensino-aprendizagem. 2008.

Aluno: Thomaz José da Silva Carvalho

CAJAIBA, Claudio. Amaranta. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em direção teatral) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gustavo Santos Nery

CAJAIBA, Claudio. Educando com o coração de Dom Bosco: a afetividade na relação professor de teatro-aluno-ator. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Bárbara Pessoa Santos Cardoso

CAJAIBA, Claudio. Drama e educação: uma relação pertinente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ulisses Santos Ramos

CAJAIBA, Claudio. O teatro no contexto educacional: apuro técnico-estético ou educação sensível?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: LUIZA OLIVA BOCCA

CAJAIBA, Claudio. Vejo cogumelos em você: a pedagogia da recepção numa experiência com o teatro de rua. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucicleide dos Santos N

CAJAIBA, Claudio. Castro.A contribuição do teatro para o desenvolvimento da capacidade de interpretação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Edielson Santana de Deus

CAJAIBA, Claudio. Teatro dos sentidos e dos sentimentos: uma metodologia de ensino do teatro com portadores de deficiência visual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elen Catarina Santos Lopes

CAJAIBA, Claudio. Teatro em comunidade: uma experiência artístico-político-pedagógica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Raimundo Moura do Nascimento

CAJAIBA, Claudio. Ação com arte: o fazer teatral como incentivo à leitura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Victor Kizza Paiva dos Santos

CAJAIBA, Claudio. O teatro-educação e a Lei 11.645. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Milana Soares de Oliveira Leal

CAJAIBA, Claudio. A doçura da barbárie: engajamento político numa experiência de ensino do teatro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ive Cristiane Carvalho Costa

CAJAIBA, Claudio. A valorização da cultura negra no projeto Didá Alamojú da Escola Omidùdù e a Lei 10.639/03. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: LAILI VON CZÉKUS FLÓREZ

CAJAIBA, Claudio. A Pureza da Bobagem: a pedagogia do clown na educação do/a aluno/a com deficiência intelectual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Francisco André Sousa Lima

CAJAIBA, Claudio. O Teatro e o desenvolvimento da criança: uma análise de duas experiências de ensino de teatro na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Eliete Teles dos Santos

CAJAIBA, L. C.;CAJAIBA, Claudio. Teatro de Bonecos e Construção de Conhecimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gessé Almeida Araújo

CAJAIBA, Claudio. Ensino do teatro e identidade cultural: uma proposta metodológica realizada no Parque São Bartolomeu. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rubenval Lopes Meneses

CAJAIBA, Claudio. Travessias de um artista-educador em formAção. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carla Bastos da Silva

CAJAIBA, Claudio. Práticas pedagógicas: A dramaturgia no trabalho do grupo Assalto Cênico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Roseli Silva dos Santos

CAJAIBA, Claudio. O teatro como elemento mobilizador: Um olhar sobre a experiência na comunidade da Chapada do Rio Vermelho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jandiara Sodré Barreto

CAJAIBA, Claudio. A funcionalidade do teatro-educação no desenvolvimento consciente das inteligências múltiplas do educando: uma proposta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Diana de Freitas Ramos

CAJAIBA, Claudio. Tradições e Pertencimento: A Cultura Popular como um componente na formação acadêmica de arte-educadores/ as.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daiane Gama Rocha

CAJAIBA, Claudio. O Jogo na Formação do Educador. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Eliana Andrade de Sousa

CAJAIBA, Claudio. Educação inclusiva: Três experiências com teatro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Thalita Vaz

CAJAIBA, L. C.;CAJAIBA, Claudio. O ELEMENTO CÔMICO NA OBRA O JARDIM DAS CEREJEIRAS, DE ANTON TCHEKHOV. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Interpretação Teatral) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Adelaide Cristina Barbosa Costa

CAJAIBA, Claudio. AS IMAGENS CÊNICAS NA POESIA DE BRECHT. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Interpretação Teatral) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: CLAUDIA EMANUELLA MEDRADO DOS SANTOS

CAJAIBA, Claudio. A dramaticidade da literatura de cordel e um exemplo de sua encenação na Bahia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Interpretação Teatral) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Mariana Serrão

CAJAIBA, Claudio. Teatro como dinâmica de poder: uma incursão pelo pensamento de Augusto Boal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Interpretação Teatral) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Denis Wiliams

CAJAIBA, Claudio. Personagens e atores negros na dramaturgia e nos palcos do teatro brasileiro no século XIX e XX.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Interpretação Teatral) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Maria Rosa Espinheira

CAJAIBA, Claudio. Por dentro da valsa: a adolescência na obra "valsa n. 6", de Nelson Rodrigues.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Interpretação Teatral) - Faculdade Social da Bahia.

CAJAIBA, Claudio; SILVA, U. R.; SANTOS, L. A. N.; GALEFFI, D. A.. A arte e o ensino em cinco movimentos. 2020. Universidade Federal de Pelotas.

CAJAIBA, Claudio. Concurso professor titular - O ensino através de professores leigos. 2007. Universidade do Estado da Bahia.

CAJAIBA, Claudio. Concurso Público Docente na Área de Artes Cênicas/Teatro Subarea Ensino de Teatro, Edital 33/2013. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CAJAIBA, Claudio. Seleção para Professor por tempo determindao - Depto. Técnicas do Espetáculo. 2013. Universidade Federal da Bahia.

CAJAIBA, Claudio. Teste de habilidade específica para o curso de licenciatura em teatro. 2008. Universidade Federal da Bahia.

CAJAIBA, Claudio. Processo de seleção para o doutorado institucional em artes cênicas UFPA. 2008. Universidade Federal do Pará.

CAJAIBA, Claudio. Concurso Público para professor efetivo da UFS. 2008. Universidade Federal de Sergipe.

CAJAIBA, Claudio. Teste de habilidade específica para o curso de licenciatura em teatro. 2007. Universidade Federal da Bahia.

CAJAIBA, Claudio. Seleção de Professor por tempo determinado para a disciplina Direção Teatral. 2007. Universidade Federal da Bahia.

CAJAIBA, Claudio. Teste de habilidade específica para o curso de licenciatura em teatro. 2006. Universidade Federal da Bahia.

CAJAIBA, Claudio; MARFUZ, L. C. A.; TUDELLA, E. A. S.. Progressão Funcional de Adjunto C1 para Adjunto C2. 2022. Universidade Federal da Bahia.

CAJAIBA, Claudio; BRASIL, O. U. S. P.; SUAREZ, N. A.. Progressão para Classe/Nível: Associado IV. 2021. Universidade Federal da Bahia.

CAJAIBA, Claudio; BEZERRA, A. P.; MARFUZ , L. C. A.. Progressão funcional para Nível II, Classe D. 2021. Universidade Federal da Bahia.

CAJAIBA, Claudio; MARFUZ, L. C. A.; COSTA, E. B. A.. Relatório da III etapa do Estágio Probatório. 2021. Universidade Federal da Bahia.

CAJAIBA, Claudio; DUMAS, A. G.; OLIVEIRA FILHO, J. F.. Parecer circunstanciado sobre a terceira etapa do Estágio Probatório. 2021. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, E. B. A.; MARFUZ, L. C. A.;CAJAIBA, Claudio. Progressão Funcional Associada Nível I para Associada Nível II, Classe D. 2020. Universidade Federal da Bahia.

CAJAIBA, Claudio; MARFUZ , L. C. A.; COSTA, E. B. A.. progressão funcional do cargo de Professor de nível 1 da Classe D para o cargo de Professor de nível 2 da Classe D. 2020.

CAJAIBA, Claudio; MATOS, L. H. A.; MACHADO, A. B.. Progressão Funcional na Classe C de Professor Associado I para Professor Associado II. 2020. Universidade Federal da Bahia.

FREIRE, L. A. R.; COSTA, E. B. A.;CAJAIBA, Claudio. progressão funcional Nível IV da Classe D, Professor Associado IV. 2020. Universidade Federal da Bahia.

CAJAIBA, Claudio. Prêmio Braskem de Teatro. 2014. Braskem - Camaçari - Eteno.

CAJAIBA, Claudio. Comissão de Avaliação de Progressão Funcional Professora Regina Lucia Gomes Souza e Silva. 2014. Universidade Federal da Bahia.

CAJAIBA, Claudio. Prêmio Braskem de Teatro. 2011. Braskem - Camaçari - Eteno.

CAJAIBA, Claudio. Consultor ad hoc da Fundação Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB. 2010. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

CAJAIBA, Claudio. Progressão funcional da Profa. Eliene Benício Amâncio Costa. 2009. Universidade Federal da Bahia.

CAJAIBA, Claudio. Seleção de Espetáculos da Mostra Local do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena. 2009. Universidade Federal de Goiás.

CAJAIBA, Claudio. Consultor ad hoc da Fundação Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB. 2009. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

CAJAIBA, Claudio. Premio Braskem de Teatro. 2006. Caderno 2 Produções.

Orientou

Sandra de Oliveira Calazans

HISTÓRIA DA ARTE E MEDIAÇÃO CULTURAL; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Artes) - Instituto de Humanidades Artes e Ciências; (Orientador);

Elen Catarina Santos Lopes

Teatro: Entre o neoconservadorismo da BNCC e o movimento social popular; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Fernanda Silva Nogueira

Teatro Negro; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Natanael Alves Marreiroi Filho

O Ensino de teatro e a escola pública; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Ágatha Simas Souza

A Pedagogia do Balé Folclórico na formação dos artistas de Salvador-Bahia; Início: 2019; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Lucicleide dos Santos Nascimento Castro

MEDIAÇÃO TEATRAL: UMA AÇAO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DECOLONIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SALVADOR; Início: 2019; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Gilmário Góis de Souza

A experiência do PIBID em Escolas Públicas de Salvador: métodos e distinções; Início: 2017; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Elen Catarina Santos Lopes

Teatro: Entre o neoconservadorismo da BNCC e o movimento social popular; 2021; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Fernanda Silva Nogueira

Teatro Negro na Arte-Educação do Centro de Referência Integral de Adolescentes ? CRIA: Um olhar autoetnográfico; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Nilson Borges da Rocha Júnior

METATEATROM: Um processo educacional em artes cênicas a partir do gênero terror; 2020; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Maria Helena Guimarães Carvalho Tavares

ESTÁGIO NO CURSO TÉCNICO DE TEATRO: Montagem teatral e práticas artísticas no percurso formativo; 2020; Dissertação (Mestrado em PROFARTES) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Ágatha Simas Souza

Alàfia: A (in)visibilidade das danças de motrizes africanas nos processos metodológicos dos professores de Dança em Escolas da Rede Municipal de Salvador/Ba; 2018; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Rilná Figueiredo da Silva

JOGOS TEATRAIS E LEITURA NA ESCOLA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO; 2018; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Lucicleide dos Santos Nascimento Castro

PEDAGOGIA DA RECEPÇÃO: A MEDIAÇÃO TEATRAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL CIDADE DE JEQUIÉ; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFARTES) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Ana Lucia Ribeiro da Silva

A experiência do PIBID no Colégio Estadual Odorico Tavares; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Ailton Ribeiro

Pedagogia do Espectador: Abordagens teórico-metodológicas na prática docente para a formação do aluno/espectador na Escola Pública; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Juliane do Rosário Melo

ENCENAÇÕES DIDÁTICAS CRIADAS A PARTIR DE ELEMENTOS DA ESTÉTICA BRECHTIANA; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Gilmário Souza

ENDEREÇAMENTO TEATRAL: Conexões interativas entre Currículo, Educação e os Valores Culturais dos educandos do Robertinho; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Francisco André Souza Lima

PEDAGOGIA DO TEATRO DE GRUPO: O PROCESSO COLABORATIVO COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO NO OFICINÃO FINOS TRAPOS; 2014; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

REGINA HELENA ESPÍRITO SANTO

Empodaramento da voz do aluno através das oficinas de teatro no colégio Raphael Serravalle; 2013; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

LAILI VON CZÉKUS FLÓREZ

Pedagogia da bobagem: Uma oficina de palhaço para adultos com deficiência intelectual; 2012; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Sandra Maria Miranda Villa

Teatro ou Terapia? A poética do oprimido e a catarse do espectador; 2011; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Liliane Curi Soares de Oliveira

O espectador itinerante: cinema e performance como mediadores do processo de encenação e recepção; 2011; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Maurício de Souza Pedrosa

Entre o sonho e a realidade: os sete aspectos da cenografia na montagem Hedda Gabler da Cia de Teatro da UFBA; 2009; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Adriana da Silva Amorim

Teatro X Futebol: por uma dramaturgia do espetáculo futebolístico; 2009; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Francisco André Souza Lima

TRÊS CURRÍCULOS-DISPOSITIVOS, UMA ENCRUZILHADA: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TEATRO; 2020; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Tharyn Stazak de Freitas

(B)ORDER DRAMA NARRATIVA DE UMA VIAGEM ENTRE DOCÊNCIA, PESQUISA E CRIAÇÃO ARTÍSTICA; 2017; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Tais Ferreira

PROFESSORES/AS DE TEATRO E DANÇA BRASILEIROS/AS COMO ESPECTADORES/AS; 2017; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Clotildes Maria de Jesus olicveira Cazé

O TEATRO INFANTIL DA HORA DA CRIANÇA: UM MOVIMENTO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO SENSÍVEL; 2017; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Cecília Bastos da Costa Accioly

ARTES DA CENA-CURRÍCULO-DISPOSITIVO: LINHAS CURRICULARES PARA AS ARTES DA CENA NA UNIVERSIDAD; 2014; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Paula Alice Baptista Borges

Isso é infantil? Perspectivas, expectativas e tabus transmidiáticos em ?Miúda e o guarda-chuva?; 2014; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

José Maria Lopes Júnior

Do mito ao drama intercultural: processos de ensino-aprendizagem de teatro com indígenas; 2012; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Alexandre José Molina

Experiência artística no processo de formação em dança; 2011; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Mirela de Medeiros Misi

Navegar é preciso: interdisciplinaridade e interatividade da arte na cena contemporânea; 2010; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Paula Alice Baptista Borges

ISSO É INFANTIL?: PERSPECTIVAS, EXPECTATIVAS E TABUS TRANSMIDIÁTICOS A PARTIR DE MIÚDA E O GUARDACHUVA; 2010; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Cecília Bastos da Costa Accioly

O CURRICULUM-ARTE: AS MULTIPLICIDADES DAS CENAS COMO UM MAPEAR DO CONHECER; 2009; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

ALAN LUÍS DE JESUS OLIVEIRA

O QUE É SER NEGRO ALÉM DA PELE? A ESCREVIVÊNCIA ENQUANTO MÉTODO PARA A CONCEPÇÃO DE UM DRAMATURGISMO MARGINAL PERIFÉRICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Carlos Eduardode Lima Silva

A PREPARAÇÃO DE ELENCO PARA UM TEATRO DE INVASÃO E A MOSTRA CURTA CENA NO BUZU: A trajetória de uma experiência pedagógica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Mércya Karen Reis Santana

TUDO É DIFERENTE DA PONTE PRA CÁ Uma experiência com jovens e adolescentes das periferias de Itaparica unindo o movimento Hip-Hop e o teatro; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Edilton Santos de Santana

INICIAÇÃO AO TEATRO NA ESCOLA INTEGRANDO PALCO E PLATEIA COM ESTRATÉGIAS DO TEATRO FÓRUM E DO TEATRO DE ANIMAÇÃO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

DIANA BRITO PAIVA

Maluco Beleza: o ser em sofrimento psíquico, o teatro e a reabilitação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Andreia Fábia dos Santos

Ser belo é; ; ; ? Padrões de beleza na adolescência discutidos através de uma experiência com o ensino de teatro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

LUIZA OLIVA BOCCA

VEJO COGUMELOS EM VOCÊ: A pedagogia da recepção numa experiência com o teatro de rua; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

EDIVALDO RODRIGUES DA MOTA FILHO

A VIOLÊNCIA EM CENA: O ENSINO DE TEATRO E A DISCUSSÃO DO BULLYNG NO AMBIENTE ESCOLAR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

DÉBORA ROBERTA REIS

MEU CORAÇÃO SUBURBANO: Retalhos do processo criativo com o ensino de teatro a partir da indumentária na escola Josias de Almeida Melo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Ulisses Santos Ramos

O TEATRO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: APURO TÉCNICO-ESTÉTICO OU EDUCAÇÃO SENSÍVEL?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Lucicleide dos Santos N

Castro; O ensino de teatro como ferramenta para o desenvolvimento da capacidade de interpretação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Victor Kizza Paiva dos Santos

O teatro-educação e a Lei 11; 645; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Milana Soares de Oliveira Leal

A doçura da barbárie: engajamento político numa experiência de ensino do teatro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Ive Cristiane Carvalho Costa

A valorização da cultura negra no projeto Didá Alamojú da Escola Omidùdù e a Lei 10; 639/03; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Gessé Almeida Araújo

Ensino do teatro e identidade cultural: uma proposta metodológica realizada no Parque São Bartolomeu; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Thiago Cordeiro de Freitas

Chico Buarque na Praça outra Vez: a Ópera do Malandro e suas principais características; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Interpretação Teatral) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

CLEIDINALDO N

/MAGNÓLIA A; /NORMEIDE O; /SINESIA S; OLIVEIRA; ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL-Uma proposta de expressão criadora nas séries iniciais em escolas do município de Várzea da Roça; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

CLARA PAIXÃO SALES

Teatro e Recepção nas Escolas públicas de Salvador; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Diego Santos Valle

Teatro e Recepção nas Escolas Públicas de Salvador; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Poliana Silva Bicalho

Teatro e Recepção nas escolas públicas de Salvador; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia, Superintendência Estudantil da UFBA; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

CLARA PAIXÃO SALES

Teatro e Recepção nas Escolas públicas de Salvador; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Gabriela Vieira de Oliveira

Teatro e recepção nas escolas públicas de Salvador; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia, Superintendência Estudantil da UFBA; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Ruth Marinho Santiago

Teatro e recepção em projetos de educação não formal na cidade de Salvador; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal da Bahia, Superintendência Estudantil da UFBA; Orientador: Luiz Claudio Cajaiba Soares;

Produções bibliográficas

  • CAJAIBA, Claudio . Atmosfera e recepção numa experiência com o teatro na Alemanha. Sala Preta (USP) , v. 8, p. 21-34, 2008.

  • CAJAIBA, Claudio . Marcio Meirelles, o encenador da diferença. Repertório Teatro & Dança , v. 8, p. 83-87, 2006.

  • CAJAIBA, Claudio . Umbigüidades - Uma dramaturgia da recepção?. Repertório Teatro & Dança , Salvador, v. 1, n.6, p. 103-105, 2003.

  • CAJAIBA, Claudio . Ytong e Mural Proletário. Repertório Teatro & Dança , Salvador-Ba, n.5, p. 74-75, 2001.

  • CAJAIBA, Claudio . Quietos e Calados de Barcelona. Repertório Teatro & Dança , Salvador, n.5, p. 95-96, 2001.

  • CAJAIBA, Claudio . Perfil Nilda Spencer. Repertório Teatro & Dança , Salvador, v. 4, p. 82-85, 2000.

  • CAJAIBA, Claudio . As poéticas teatrais e o lugar do receptor. Memória ABRACE , Salvador, p. 90-95, 1999.

  • CAJAIBA, Claudio . Entrevista a Rosel Grassmann. Repertório Teatro & Dança , Salvador, v. 2, p. 18-23, 1999.

  • CAJAIBA, Claudio ; CAJAIBA, L. C. . Sobre a "estética axé" no teatro baiano. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA) , Salvador, v. 8, p. 31-39, 1999.

  • CAJAIBA, Claudio . Perfil Teresa Costa Lima. Repertório Teatro & Dança , Salvador, n.3, p. 96, 1999.

  • CAJAIBA, Claudio ; SUZARTE, C. S. (Org.) ; SILVA, S. D. T. R. L. (Org.) ; BRANDAO, J. M. V. (Org.) ; BANDEIRA, M. G. (Org.) ; NOVAIS, N. S. (Org.) . Simpósio Internacional Arte na Educação Básica. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2019. v. 1. 1177p .

  • CAJAIBA, Claudio ; REZENDE, M. (Org.) . Escritica: o lugar e o papel do pensamento critico agora. 1. ed. Salvador: EGBA, 2014. v. 1000. 206p .

  • CAJAIBA, Claudio . Teorias da Recepção. 1. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013. v. 1000.

  • CAJAIBA, Claudio ; MARCEAU, C. (Org.) . Teatro na Escola - Reflexões sobre as práticas atuais: Brasil-Quebec. 1. ed. Salvador: Fast Design/UFBA/UQAM, 2013. v. 300. 168p .

  • CAJAIBA, Claudio ; MARCEAU, C. (Org.) . Le théâtre à l'école Réflexions sur les pratiques actuelles: Brésil-Québec. 1. ed. Salvador: Fast Design/UFBA/UQAM, 2013. v. 300. 168p .

  • CAJAIBA, Claudio ; CAJAIBA, L. C. (Org.) . Temas em Contemporaneidade Imaginário e Teatralidaade. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2000. v. 1. 364p .

  • CAJAIBA, Claudio . As teorias da recepçao: reincidências e desdobramentos. In: Flávio Desgranges; Giuliana Simões. (Org.). O ato do espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. 1ed.São Paulo-Florianópolis: Hucitec Editora, 2017, v. 1, p. 169-180.

  • CAJAIBA, Claudio . Ensino do Teatro: como planejar? como avaliar?. In: Mariana de Lima e Muniz; Tiago de Brito Cruvinel. (Org.). Pedagogia das Artes Cênicas: criança, jogo e formação. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 117-127.

  • CAJAIBA, Claudio . LICENCIATURA EM TEATRO NA UFBA: AÇÕES E REPERCUSSÕES. In: cajaiba, Claudio; Marceau Carole. (Org.). Teatro na Escola - Reflexões sobre as práticas atuais: Brasil-Quebec. 1ed.salvador: fast Design/UFBA/UQAM, 2013, v. 1, p. 157-167.

  • CAJAIBA, Claudio . LICENCE EN THÉÂTRE À L?UNIVERSITÉ FÉDÉRALE DE BAHIA : ACTIONS ET RÉPERCUTIONS. In: cajaiba, Claudio; Marceau Carole. (Org.). Le théâtre à l?école : réflexions sur les pratiques actuelles : Brésil-Québec. 1ed.salvador: Fast Design/UFBA/UQAM, 2013, v. 1, p. 157-167.

  • CAJAIBA, Claudio . Dez perguntas sobre a dança contemporânea brasileira: a experiência do Festival Brasil Move Berlim. In: Lenira Rangel e Karin Thrall. (Org.). Coleção Corpo em Cena. 1ed.São Paulo: Anadarco, 2012, v. 5, p. 79-106.

  • CAJAIBA, Claudio . A teoria da recepção e a encenação dos dramas de língua alemã na Bahia. In: Cleise Furtado Mendes. (Org.). Dramaturgia, ainda: reconfigurações e rasuras. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2011, v. 1, p. 137-146.

  • CAJAIBA, Claudio . Disposição palco-platéia ao longo da história: lugar e papel do espectador. In: Cassia Navas; Marta Isaacsso; Silvia Fernandes. (Org.). Ensaios em cena. 1ed.Salvador: ABRACE, 2010, v. 1, p. 178-189.

  • CAJAIBA, Claudio . Máquina de Reflexão. In: Ulrich Gmünder. (Org.). A rapadura e o fusca: cana, cultura, sociedade. Salvador: Goethe Institut Salvador, 2009, v. 1, p. 261-266.

  • CAJAIBA, Claudio ; CAJAIBA, L. C. . Cinema e dublagem na TV. In: BÎÃO, Armindo; PEREIRA, Antonia; CAJAIBA, Luiz Cláudio; PITOMBO, Renata. (Org.). Temas em contemporaneidade, imaginário e teatralidade. 1ed.São Paulo: Annablume, 2000, v. 1, p. 145-176.

  • CAJAIBA, Claudio . Impressões sobre o Theatertreffen. Jornal A Tarde - Caderno A Tarde Cultural, Salvador Bahia, p. 4 - 5, 25 out. 2008.

  • CAJAIBA, Claudio . "Besouro..." põe o fit pra gingar. Textura, São José do Rio Preto-SP, p. 4 - 5, 19 jul. 2008.

  • CAJAIBA, Claudio . Lume em preto e branco. Textura, São José do Rio Preto-SP, p. 4 - 5, 16 jul. 2008.

  • CAJAIBA, Claudio . A tempestade. Textura, São José do Rio Preto-SP, p. 10 - 11, 13 jul. 2008.

  • CAJAIBA, Claudio . Breves considerações sobre decolonização na Escola de Teatro da UFBA. In: XXVII CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL; V CONGRESSO INTERNACIONAL DOS ARTE/EDUCADORES ; II SEMINÁRIO DE CULTURA E EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 2017, Campo Grande MS. Anais do XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil ; V Congresso Internacional dos Arte/Educadores ; II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul [recurso eletrônico] :. Campo Grande, 2017. p. 229-239.

  • CAJAIBA, Claudio ; BERTONI, V. L. ; SIMOES, J. . Conjecturas sobre o Ensino de Teatro: práticas e contextos na educação básica a partir da experiência do PIBID na UFRGS, UFMG e UFBA. In: VII Congresso da ABRACE - Tempos de Memória: vestígios, ressonâncias e mutações, 2012, Porto Alegre. Memória Abrace Digital. Porto Alegre: ABRACE, 2012.

  • CAJAIBA, Claudio . Teatro e Recepção nas escolas Públicas de Salvador. In: Reunião Científica da ABRACE, 2011, Porto Alegre. Anais da Reunião Científica da ABRACE, 2011.

  • CAJAIBA, Claudio . Teatro na Escola: fazer ou apreciar. In: XXI Congresso da CONFAEB, 2011, São Luis do Maranhão. Anais do XXI Congresso da CONFAEB, 2011.

  • CAJAIBA, Claudio . Espectador: contemplar ou ser contemplado. In: Congresso Internacional da ABRACE, 2010, São Paulo. Anais do Congresso Internacional da ABRACE. Salvador: ABRACE, 2010.

  • CAJAIBA, Claudio . O espectador e algumas inovações no teatro do século XX. In: VI Congresso da ABRACE -, 2009, São Paulo. Anais do VI Congresso da ABRACE. São Paulo: ABRACE, 2009.

  • CAJAIBA, Claudio . ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS MODOS DE RECEPÇÃO DAS ARTES CÊNICAS CONTEMPORANEAMENTE. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Congresso - Criação e Reflexão Crítica. Belo Horizonte: ABRACE, 2008.

  • CAJAIBA, Claudio . A encenação da diferença. In: V Reunião Científica da ABRACE, 2007, Belo Horizonte. Anais da V Reunião Científica da ABRACE. Belo Horizonte: ABRACE, 2007. v. 1.

  • CAJAIBA, Claudio . As poéticas teatrais e o lugar do receptor. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 1999, São Paulo. Memória ABRACE I. Salvador: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em artes Cênicas - ABRACE, 1999. v. 1. p. 90-95.

  • CAJAIBA, Claudio . Woyzeck? Sim, mas sem ervilhas, por favor. MIT SP II Mostra Internacional de Teatro de São Paulo , 2015.

  • CAJAIBA, Claudio . Licenciatura em Teatro na UFBA: ações e repercussões. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro , 2013.

  • CAJAIBA, Claudio ; CASTRO, L. S. N. ; BICALHO, P. L. ; BOMFIM, S. C. . FRUIÇÃO, PEDAGOGIA E MEDIAÇÃO TEATRAL: A EXPERIÊNCIA NA PANDEMIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAJAIBA, Claudio ; SCHIMITH, M. ; REGO, L. ; TURLE, L. . Ensino De Teatro a Distância: Desafios, Descobertas E Desdobramentos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAJAIBA, Claudio . Mesa-redonda 6 - Caminhos rompidos: Pensamento descolonial no ensino de Arte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAJAIBA, Claudio ; SIMOES, J. ; BERTONI, V. L. . Conjecturas sobre o Ensino de Teatro: práticas e contextos na educação básica a partir da experiência do PIBID na UFRGS, UFMG e UFBA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAJAIBA, Claudio . A pesquisa em arte na Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAJAIBA, Claudio . Espectador: contemplar ou ser contemplado?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAJAIBA, Claudio . Algumas reflexões sobre os modos de recepção das artes cênicas contemporaneamente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAJAIBA, Claudio . A encenação da diferença. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAJAIBA, Claudio . COMO SE FORMULAM AS PERGUNTAS NA DANÇA-TEATRO DE PINA BAUSCH?. João Pessoa: Departamento de Artes Cênicas, Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, 2016. (Tradução/Artigo).

  • CAJAIBA, Claudio . Sem título. Salvador, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CAJAIBA, Claudio . Revista Reperório Teatro e Dança n. 17. Salvador: Fast Design-Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, 2011 (Periódico da Área de Artes Cênicas).

  • CAJAIBA, Claudio . Revista Repertório Teatro e Dança n. 16. Salvador: Fast Design-Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, 2011 (Periódico da Área de Artes Cênicas).

  • CAJAIBA, Claudio . Trilogia dos Mortos - Jossi Wieler encena Elfriede Jelinek. Salvador: UFBA/PPGAC, 2007. (Tradução/Artigo).

Outras produções

CAJAIBA, Claudio . Consultor Ad hoc CAPES PROGRAMA DEPROFESSOR VISITANTE NO EXTERIOR - PVE Júnior Edital n 45/2017 Seleção 2018. 2018.

CAJAIBA, Claudio . Consultor Ad hoc CAPES PROGRAMA DEPROFESSOR VISITANTE NO EXTERIOR - PVE Júnior Edital n 45/2017 Seleção 2018, para o processo , no dia 07/04/2018 às 11:31. 2018.

CAJAIBA, Claudio . onsultor Ad Hoc CAPES Programa de DoutoradoPleno no Exterior - Doutorado Pleno no Exterior - Edital n 48/2017 Seleção 2018, para o processo ,88881.17115 no dia 07/04/2018 às 21:52:12. 2018.

CAJAIBA, Claudio . onsultor Ad hoc CAPES para DOUTORADOCAPES/DAAD - CAPES/DAAD Doutorado Sanduíche com cotutela - Edital n 22/2018, para o processo , no dia 26/08/2018 às 21:43. 2018.

CAJAIBA, Claudio . Consultor Ad hoc para a FAPDF Edital 04/2017 - SELECAO PUBLICA DE PROPOSTAS DE PESQUISA CIENTIFICA, TECNOLOGICA E INOVACAO DEMANDA ESPONTANEA. 2018.

CAJAIBA, Claudio . Consultor Ad hoc da Câmara de Linguagens e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB. 2013.

CAJAIBA, Claudio . Consultor Ad hoc da da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. 2013.

CAJAIBA, Claudio . Consultor Ad hoc da CAPES. 2013.

CAJAIBA, Claudio . Consultor Ad hoc da Câmara de Linguagens e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB. 2011.

CAJAIBA, Claudio . Consultor Ad hoc da Câmara de Linguagens e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. 2010.

CAJAIBA, Claudio . Consultor Ad hoc da Câmara de Linguagens e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. 2009.

CAJAIBA, Claudio . Consultor Ad hoc da Câmara de Linguagens e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. 2008.

CAJAIBA, Claudio . Regimento Interno da Escola Politécnica da UFBA. 2019.

CAJAIBA, Claudio . Relatório de Gestão Escola de Teatro. 2019.

CAJAIBA, Claudio . Relatório de Gestão Escola de Teatro. 2018.

CAJAIBA, Claudio . Relatório de Gestão Escola de Teatro. 2017.

CAJAIBA, Claudio . Parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB. 2011.

CAJAIBA, Claudio . Parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. 2011.

CAJAIBA, Claudio . Entre nós. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Programa Muticultura Radio Educadora da Bahia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Programa Muticultura Radio Educadora da Bahia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Programa Muticultura Radio Educadora da Bahia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Programa Muticultura Radio Educadora da Bahia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Retrospectiva Teatro Baiano 2008. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Terreiro dyesu. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Palhaços Trovadores de Belém do Pará. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Salomé. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Jeremias o profeta da Chuva. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Canteiros de Rosa. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Milagre na Bahia. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Atire a primeira pedra. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . O Dia 14. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Parlapatões. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . O Capital Rimini Protokol. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Sonho de uma noite de verão schaubuene. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Move Berlim Festival de dança contemporânea Brasileira em Berlim. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Move Berlim Festival de dança contemporânea Brasileira em Berlim. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Samba no canavial. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Cena Pernambucana. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Orinoco. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Filhos do filhos da Chiquita Bacana. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Tampéte trése degree ssüde. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Jeremias o profeta da Chuva II. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Alegria de viver. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Doralinas e Marias. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Hysteria. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Aula espetáculo Armindo Bião. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Uma vez nada mais. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . A canoa. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Pluft, o fantasminha. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Dom Quixote La Candelária. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Pássaros da Praia - el ciervo encantado. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . A Descobertas das Américas. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Casa número nada. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Filme noir. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Miúda e o guarda chuva. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Festival Internacional de Artes Cênicas I. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Festival Internacional de Artes Cênicas II. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Festival Internacional de Artes Cênicas III. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Kastelo - Teatro da Vertigem. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Pinóquio. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . A última sessão de teatro. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . O olhar inventa o mundo. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CAJAIBA, Claudio . Chapa Única - Programa de Gestão para direção de Unidade Universitária, quadriênio 2022-2026. 2022; Tema: Apresentação do Programa de Gestão como requisito para a candidatura à direção da Escola deTeatro da UFBA, quadriênio 2022-2026. (Site).

CAJAIBA, Claudio . Oficina de Qualificação em Crítica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CAJAIBA, Claudio . Proposta para Avaliação do PPGAC Coleta CAPES. 2012. (Relatório de pesquisa).

CAJAIBA, Claudio . Relatório do Subprojeto PIBID-Teatro. 2012. (Relatório de pesquisa).

CAJAIBA, Claudio . Proposta para Avaliação do PPGAC Coleta CAPES. 2011. (Relatório de pesquisa).

CAJAIBA, Claudio . Food Art - Trabalhos Esculturais Comestíveis. 2011. (Moderação).

CAJAIBA, Claudio . Matrizes Culturais na dança brasileira: identificação ou transgressão?. 2007. (Moderação).

CAJAIBA, Claudio . Revista Arte Educa. 2006. (Editoração/Periódico).

CAJAIBA, Claudio . Recepção, interpretação e dramatização de conteúdo escolar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAJAIBA, Claudio . Mova-se, trata-se da concepção, roteirização e direção artística de sketschs cênicos. O resultado artístico está vinculado ao projeto de monitoria, aprovado pela PROGRAD/UFBA, que contempla 4 bolsistas, estudantes da graduação das Escolas de Teatro e de Dança. São ações de combate ao sedentarismo apresentado nas salas de aula da UFBA, nas disciplinas teóricas com carga superior a 3 horas diárias. 2019. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Destino: Salvador - Série Exclusiva em 7 capítulos, HBO - Episódio 1 e Episódio 5 - Trata-se de uma participação como ator em uma série que retrata a presença de estrangeiros na cidade de Salvador. O episódio foi gravado em língua portuguesa. O episódio 5 foi gravado no idioma alemão. A série foi veiculada durante todo o ano de 2019. Os episódios são avaliados na disciplina estética da recepção. 2019. Audiovisual.

CAJAIBA, Claudio . Destino: Salvador - Série Exclusiva em 7 capítulos, HBO - Episódio 1. 2018. Audiovisual.

CAJAIBA, Claudio . Participação como ator em Destino: Salvador - Série Exclusiva em 7 capítulos, HBO - Episódios 1 e 5 - H2O produções e filmes Exibição em rede nacional. 2018. Audiovisual.

CAJAIBA, Claudio . Mova-se, sketsch com ações contra o sedentarismo apresentado nas salas de aula da UFBA, nas disciplinas teóricas com carga superior a 3 horas. 2018. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Três Versões da Vida. 2013. Teatral.

CAJAIBA, Claudio ; MACHADO, G. . Uma pequena rua ao luar. 2012. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Retrospectiva do teatro na Bahia. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Caso sério. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . 3 cravos para Exu. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Caminho para Meca. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Francisco. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Recital de Brecht. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Balada de um palhaço. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . As formigas. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Prêmio braskem de teatro. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Aqueles Dois. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Divorciadas, evangélicas e vegetarianas. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Os donos da terra. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . A cela. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Federico Garcia Lorca, pequeno poema infinito. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Anatomia Frozen. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Inveja dos anjos. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Se acaso você chegasse. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . O melhor do homem. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Os enamorados. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Partiste. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Mar me quer. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . O banquete. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Nu de mim mesmo. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . MPB - Mulher popular brasileira. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Recital de poemas de Damário da Cruz. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Um caso de língua. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Torre de Babel. 2010. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . A máquina de Colher Pepinos. 2008. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Nietszche e Zaratustra. 2000. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . O tambor de damasco. 1999. Teatral.

CAJAIBA, Claudio . Show de Nana Meirelles abertura do 14 bis. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

JR., C. ; REYES, R. ; CAJAIBA, Claudio . IV Festival de Música Universitária da Bahia. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

CAJAIBA, Claudio . Opus Dois - Nana Meirelles Homenageia Antonio Carlos e Jocafi. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

CAJAIBA, Claudio . V Calourosa. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

CAJAIBA, Claudio . IV Calourosa. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

CAJAIBA, Claudio . III Festival de Música Universitária da Bahia. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

CAJAIBA, Claudio . Move Berlim- 2° Festival de Dança Contemporânea Brasileira em Berlim. 2005 (Festival).

CAJAIBA, Claudio . Panorama do teatro na Bahia. 2004 (Festival).

CAJAIBA, Claudio . Move Berlim ? 1 Festival de Dança Contemporânea Brasileira. 2003 (Festival).

CAJAIBA, Claudio ; CAPITAL, A. T. A. ; DE, F. ; AZEVEDO, A. . Salvador da Bahia Capitá. 1997 (Espetáculo Teatral).

CAJAIBA, Claudio ; DORST, T. . Merlin ou A Terra Deserta. 1994 (Espetáculo Teatral).

CAJAIBA, Claudio ; AUTORES, V. . Fale-me de amor. 1992 (Espetáculo Teatral).

CAJAIBA, Claudio ; GOLDONI, C. . Arlequim Servidor de Dois Patroes. 1988 (Espetáculo Teatral).

CAJAIBA, Claudio ; CÉSAR, R. ; REYES, R. . Truktor - Em Busca da essencia Perdida. 1987 (Espetaculo Teatral).

CAJAIBA, Claudio ; PIMENTEL, L. . Drauzio, O Vampiradinho. 1986 (Espetáculo Teatral).

CAJAIBA, Claudio ; AUTORES, V. . Repertorio Teatro & Dança. 1999 (Revista Acadêmica) .

CAJAIBA, Claudio ; AUTORES, V. . Revista Repertório Teatro & Dança. 1998 (Revisão) .

CAJAIBA, Claudio ; AUTORES, V. . Cadernos do GIPE-CIT. 1998 (Cadernos de Pesquisa) .

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Experiências Educacionais em Artes Cênicas: distintas configurações num recorte, Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa, de natureza integradora, que envolve os distintos projetos educacionais em artes cênicas, através das experiências desenvolvidas e protagonizadas pelos estudantes da graduação do curso da Licenciatura em Teatro, dos estudantes do mestrado e do doutorado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas ? PPGAC, ambos da Escola de Teatro, e também do Mestrado Profissional em Artes ? PROFARTES, do Instituto de Humanidade Artes e Ciências ? IHAC, todos na UFBA. Propõe-se a observar e inter-relacionar as similaridades entre as experiências, ao tempo em que ratifica as idiossincrasias e a diversidade de proposições.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Maria Helena Guimarães Carvalho Tavares - Integrante / Nilson Borges da Rocha Junior - Integrante / Francisco André Souza Lima - Integrante / Agatha Simas Souza - Integrante / Lucicleide dos Santos Nascimento - Integrante / Gilmario Goes de Souza - Integrante / Sandra de Oliveira Calazans - Integrante / Elen Catarina Santos Lopes - Integrante / Natanael Alves Marreiro Filho - Integrante / Luiz Augusto dos Reis - Integrante / Thiago Santos de Jesus - Integrante / Rozin Almeida Daltro - Integrante / Diego Henrique Souza Aleluia - Integrante.

  • 2010 - 2017

    Teatro e Recepção nas Escolas Públicas de Salvador, Descrição: Trata-se de um projeto de iniciação à Docência com financiamento da CAPES que envolve 31 bolsistas: 25 alunos do curso da licenciatura em Teatro, 5 supervisores professores de escolas públicas da cidade de Salvador e 1 coordenador. Consiste de uma ação supervisionada dos bolsistas, que discute e investiga os meandros do ensino de teatro tendo como foco a recepção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Ana Lucia Ribeiro - Integrante / Jorge Luiz Borges - Integrante / Regina Helena Espírito Santo - Integrante / Camila Bonifácio - Integrante / Milana Oliveira - Integrante / EDILTON SANTOS DE SANTANA - Integrante / EDLENE CRISPINA DA SILVA LIMA - Integrante / ELINALDO PEREIRA NASCIMENTO - Integrante / ERIC FLAVIO SOUZA DE CARVALHO CORREIA - Integrante / INGRID MIRELE CARLOS DA SILVA OLIVEIRA - Integrante / JAMILE DA CRUZ E JESUS - Integrante / JUSSARA BACELAR DE SOUZA - Integrante / LILIANE PIRES DA SILVA - Integrante / LORENA PIO DE CARVALHO - Integrante / MARIA JOSEANE DE SANTANA SANTOS - Integrante / MARUAN RAGHDAN SARRAF - Integrante / NADJA BARBOZA ACCIOLY SANTOS - Integrante / NOAN SANTOS - Integrante / OMAR LEONI SILVA - Integrante / RICARDO SANTANA FERREIRA - Integrante / RONALDO DE JESUS SANTOS - Integrante / SABRINA DA SILVA BISPO - Integrante / TELMA MARIA GUALBERTO DE SANTANA - Integrante / THIAGO DE OLIVEIRA SANTOS - Integrante / VANESSA CERQUEIRA MARINS - Integrante / WALDISNEY BOMFIM TEIXEIRA JUNIOR - Integrante / Alexandro Oliveira Nascimento - Integrante / AMANDA SHAPOVALOV BRITO - Integrante / ANDRE SILVA DOS SANTOS - Integrante / DEBORA PATRICIA SILVA DOS SANTOS - Integrante / DIEGO SANT ANA VALLE - Integrante., Financiador(es): (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2014

    Programa das Licenciaturas Internacionais - PLI, Descrição: Trata-se de projeto aprovado pela CAPES para coordenar um grupo de 7 alunos da Universidade Federal da Bahia, dos cursos de Licenciatura em Desenho e Plástica e do Bacharelado Interdisciplinar em Artes, que fazem graduação sanduíche na Universidade de Coimbra, pelo período de dois anos, obtendo diplomação dupla.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador., Financiador(es): (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2009 - 2013

    Teatro e Recepção na Escolas Públicas de Salvador, Descrição: Trata-se de um projeto de iniciação científica que investiga a presença e as características do ensino de teatro nas escolas publicas da cidade de Salvador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Andréia de Andrade - Integrante / Sandra Santana - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2012

    Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI Grupo Coimbra, Descrição: Trata-se da tutoria a 7 alunos da UFBA que se encontram matriculados na Universidade de Coimbra, Portugal, onde permacerão por 2 anos. Eles fazem o curso de estudos artísticos e ao final concluirão no Brasil e receberão diploma duplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

  • 2010 - 2012

    Ensino de teatro e recepção: Àrea da Licenciatura em Teatro do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID UFBA, Descrição: Trata-se de um projeto aprovado pela CAPES, edital 2010.1, que prevê a atuação de 24 alunos da graduação-licenciatura em teatro e três supervisores nas escolas públicas da cidade de Salvador, colégio Manoel Novaes, Colégio Estadual (Central) e Colégio Odorico Tavares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Andréia de Andrade - Integrante / Sandra Santana - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Ensino de teatro e recepção: Àrea da Licenciatura em Teatro do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID UFBA, Descrição: Trata-se de um projeto aprovado pela CAPES, edital 2010.1, que prevê a atuação de 24 alunos da graduação-licenciatura em teatro e três supervisores nas escolas públicas da cidade de Salvador, colégio Manoel Novaes, Colégio Estadual (Central) e Colégio Odorico Tavares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Andréia de Andrade - Integrante / Sandra Santana - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI Grupo Coimbra, Descrição: Trata-se da tutoria a 7 alunos da UFBA que se encontram matriculados na Universidade de Coimbra, Portugal, onde permacerão por 2 anos. Eles fazem o curso de estudos artísticos e ao final concluirão no Brasil e receberão diploma duplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

  • 2010 - 2012

    Ensino de teatro e recepção: Àrea da Licenciatura em Teatro do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID UFBA, Descrição: Trata-se de um projeto aprovado pela CAPES, edital 2010.1, que prevê a atuação de 24 alunos da graduação-licenciatura em teatro e três supervisores nas escolas públicas da cidade de Salvador, colégio Manoel Novaes, Colégio Estadual (Central) e Colégio Odorico Tavares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Andréia de Andrade - Integrante / Sandra Santana - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI Grupo Coimbra, Descrição: Trata-se da tutoria a 7 alunos da UFBA que se encontram matriculados na Universidade de Coimbra, Portugal, onde permacerão por 2 anos. Eles fazem o curso de estudos artísticos e ao final concluirão no Brasil e receberão diploma duplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

  • 2010 - 2012

    Ensino de teatro e recepção: Àrea da Licenciatura em Teatro do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID UFBA, Descrição: Trata-se de um projeto aprovado pela CAPES, edital 2010.1, que prevê a atuação de 24 alunos da graduação-licenciatura em teatro e três supervisores nas escolas públicas da cidade de Salvador, colégio Manoel Novaes, Colégio Estadual (Central) e Colégio Odorico Tavares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Andréia de Andrade - Integrante / Sandra Santana - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI Grupo Coimbra, Descrição: Trata-se da tutoria a 7 alunos da UFBA que se encontram matriculados na Universidade de Coimbra, Portugal, onde permacerão por 2 anos. Eles fazem o curso de estudos artísticos e ao final concluirão no Brasil e receberão diploma duplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

  • 2010 - 2012

    Ensino de teatro e recepção: Àrea da Licenciatura em Teatro do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID UFBA, Descrição: Trata-se de um projeto aprovado pela CAPES, edital 2010.1, que prevê a atuação de 24 alunos da graduação-licenciatura em teatro e três supervisores nas escolas públicas da cidade de Salvador, colégio Manoel Novaes, Colégio Estadual (Central) e Colégio Odorico Tavares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Andréia de Andrade - Integrante / Sandra Santana - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI Grupo Coimbra, Descrição: Trata-se da tutoria a 7 alunos da UFBA que se encontram matriculados na Universidade de Coimbra, Portugal, onde permacerão por 2 anos. Eles fazem o curso de estudos artísticos e ao final concluirão no Brasil e receberão diploma duplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

  • 2010 - 2012

    Ensino de teatro e recepção: Àrea da Licenciatura em Teatro do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID UFBA, Descrição: Trata-se de um projeto aprovado pela CAPES, edital 2010.1, que prevê a atuação de 24 alunos da graduação-licenciatura em teatro e três supervisores nas escolas públicas da cidade de Salvador, colégio Manoel Novaes, Colégio Estadual (Central) e Colégio Odorico Tavares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Andréia de Andrade - Integrante / Sandra Santana - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI Grupo Coimbra, Descrição: Trata-se da tutoria a 7 alunos da UFBA que se encontram matriculados na Universidade de Coimbra, Portugal, onde permacerão por 2 anos. Eles fazem o curso de estudos artísticos e ao final concluirão no Brasil e receberão diploma duplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

  • 2010 - 2012

    Ensino de teatro e recepção: Àrea da Licenciatura em Teatro do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID UFBA, Descrição: Trata-se de um projeto aprovado pela CAPES, edital 2010.1, que prevê a atuação de 24 alunos da graduação-licenciatura em teatro e três supervisores nas escolas públicas da cidade de Salvador, colégio Manoel Novaes, Colégio Estadual (Central) e Colégio Odorico Tavares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Andréia de Andrade - Integrante / Sandra Santana - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI Grupo Coimbra, Descrição: Trata-se da tutoria a 7 alunos da UFBA que se encontram matriculados na Universidade de Coimbra, Portugal, onde permacerão por 2 anos. Eles fazem o curso de estudos artísticos e ao final concluirão no Brasil e receberão diploma duplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

  • 2010 - 2012

    Ensino de teatro e recepção: Àrea da Licenciatura em Teatro do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID UFBA, Descrição: Trata-se de um projeto aprovado pela CAPES, edital 2010.1, que prevê a atuação de 24 alunos da graduação-licenciatura em teatro e três supervisores nas escolas públicas da cidade de Salvador, colégio Manoel Novaes, Colégio Estadual (Central) e Colégio Odorico Tavares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Andréia de Andrade - Integrante / Sandra Santana - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI Grupo Coimbra, Descrição: Trata-se da tutoria a 7 alunos da UFBA que se encontram matriculados na Universidade de Coimbra, Portugal, onde permacerão por 2 anos. Eles fazem o curso de estudos artísticos e ao final concluirão no Brasil e receberão diploma duplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

  • 2010 - 2012

    Ensino de teatro e recepção: Àrea da Licenciatura em Teatro do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID UFBA, Descrição: Trata-se de um projeto aprovado pela CAPES, edital 2010.1, que prevê a atuação de 24 alunos da graduação-licenciatura em teatro e três supervisores nas escolas públicas da cidade de Salvador, colégio Manoel Novaes, Colégio Estadual (Central) e Colégio Odorico Tavares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Andréia de Andrade - Integrante / Sandra Santana - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI Grupo Coimbra, Descrição: Trata-se da tutoria a 7 alunos da UFBA que se encontram matriculados na Universidade de Coimbra, Portugal, onde permacerão por 2 anos. Eles fazem o curso de estudos artísticos e ao final concluirão no Brasil e receberão diploma duplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

  • 2010 - 2012

    Ensino de teatro e recepção: Àrea da Licenciatura em Teatro do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID UFBA, Descrição: Trata-se de um projeto aprovado pela CAPES, edital 2010.1, que prevê a atuação de 24 alunos da graduação-licenciatura em teatro e três supervisores nas escolas públicas da cidade de Salvador, colégio Manoel Novaes, Colégio Estadual (Central) e Colégio Odorico Tavares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Andréia de Andrade - Integrante / Sandra Santana - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI Grupo Coimbra, Descrição: Trata-se da tutoria a 7 alunos da UFBA que se encontram matriculados na Universidade de Coimbra, Portugal, onde permacerão por 2 anos. Eles fazem o curso de estudos artísticos e ao final concluirão no Brasil e receberão diploma duplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

  • 2010 - 2012

    Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI Grupo Coimbra, Descrição: Trata-se da tutoria a 7 alunos da UFBA que se encontram matriculados na Universidade de Coimbra, Portugal, onde permacerão por 2 anos. Eles fazem o curso de estudos artísticos e ao final concluirão no Brasil e receberão diploma duplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

  • 2010 - 2012

    Ensino de teatro e recepção: Àrea da Licenciatura em Teatro do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID UFBA, Descrição: Trata-se de um projeto aprovado pela CAPES, edital 2010.1, que prevê a atuação de 24 alunos da graduação-licenciatura em teatro e três supervisores nas escolas públicas da cidade de Salvador, colégio Manoel Novaes, Colégio Estadual (Central) e Colégio Odorico Tavares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Andréia de Andrade - Integrante / Sandra Santana - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Ensino de teatro e recepção: Àrea da Licenciatura em Teatro do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID UFBA, Descrição: Trata-se de um projeto aprovado pela CAPES, edital 2010.1, que prevê a atuação de 24 alunos da graduação-licenciatura em teatro e três supervisores nas escolas públicas da cidade de Salvador, colégio Manoel Novaes, Colégio Estadual (Central) e Colégio Odorico Tavares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador / Andréia de Andrade - Integrante / Sandra Santana - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI Grupo Coimbra, Descrição: Trata-se da tutoria a 7 alunos da UFBA que se encontram matriculados na Universidade de Coimbra, Portugal, onde permacerão por 2 anos. Eles fazem o curso de estudos artísticos e ao final concluirão no Brasil e receberão diploma duplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Claudio Cajaiba Soares - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.

Prêmios

2011

Parinfo da turma de formandos do curso de licenciatura turma 2008, Universidade Federal da Bahia.

2010

Professor Homenageado, Alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da UFBA.

2009

Paranifo da Turma de Formandos da escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia.

2008

Professor Homenageado, Turma de Formandos da Licenciatura em Teatro.

1995

Bahia Aplaude - Melhor Espetáculo, Cofic.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós Graduação Em Artes Cênicas. , Avenida Araújo Pinho, Canela, 40110150 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32837850, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Solicitou vacância do cargo em função da aprovação e nova contratação como Professor Titular Livre

2011 - 2013

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ajunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2009

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2007

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 40

1997 - 1999

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2015

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEAA19 - CRITICA E RECEPÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL, TEAA42 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, TEAA47 Sistematização de páticas em Pedagogia do Teatro, TEAA48 - LABORATÓRIO DE ESCRITA MONOGRÁFICA EM PEDAGOGIA E TEATRO, TEA327 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO VII

  • 03/2015

    Ensino, Mestrado Profissional em Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, HACD49/20151 - Metodologias de Pesquisa, HACD59 - Projeto de Trabalho de Conclusão Final, HACD62 Teorias da Recepção, TEA507 - TOPICOS ESPECIAIS EM ARTES CENICAS, TEA790 - PESQUISA ORIENTADA, TEA793 - PROJETO DE TESE

  • 03/2015

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEA790 PESQUISA ORIENTADA

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Mestrado Profissional em Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, HACD49 - Metodologias de Pesquisa

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEA324 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO IV, TEA326 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO VI

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEA790 - PESQUISA ORIENTADA, TEA940 - ESTAGIO DOCENTE ORIENTADO/DOUTORADO

  • 08/2014 - 12/2014

    Estágios , Escola de Teatro.,Estágio realizado, TEA940 - ESTAGIO DOCENTE ORIENTADO/DOUTORADO.

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEA323 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO III, TEA325 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO V, TEA327 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO VII

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEA790 - PESQUISA ORIENTADA

  • 03/2014 - 07/2014

    Estágios , Escola de Teatro.,Estágio realizado, TEA325 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO V Gradução.

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEA324 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO IV, TEA326 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO VI

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEA790 - PESQUISA ORIENTADA, TEA939 - ESTAGIO DOCENTE ORIENTADO/MESTRADO, TEA940 - ESTAGIO DOCENTE ORIENTADO/DOUTORADO

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Interdisciplinar em Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEAA19 - CRITICA E RECEPÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL

  • 08/2013 - 12/2013

    Estágios , Escola de Teatro.,Estágio realizado, TEA324 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO IV Graduação.

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEA325 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO V, TEA327 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO VII

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEA790 - PESQUISA ORIENTADA, TEA792 - PROJETO DE DISSERTACAO, TEA793 - PROJETO DE TESE

  • 10/2012 - 02/2013

    Direção e administração, Programa de Pós Graduação Em Artes Cênicas.,Cargo ou função, Coordenador do Colegiado de Pós graduação.

  • 03/2011 - 02/2013

    Direção e administração, Programa de Pós Graduação Em Artes Cênicas.,Cargo ou função, Coordenador e membro do Colegiado da Pós-graduação-PPGAC.

  • 03/2011 - 02/2013

    Direção e administração, Programa de Pós Graduação Em Artes Cênicas.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 01/2009 - 01/2013

    Direção e administração, Escola de Teatro.,Cargo ou função, Vice-diretor da Escola de Teatro da UFBA, conforme portaria.

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEA514 - TRABALHO INDIVIDUAL ORIENTADO, TEA790 - PESQUISA ORIENTADA, TEA939 - ESTAGIO DOCENTE ORIENTADO/MESTRADO, TEA940 - ESTAGIO DOCENTE ORIENTADO/DOUTORADO

  • 08/2012 - 12/2012

    Estágios , Escola de Teatro.,Estágio realizado, TEA939 - ESTAGIO DOCENTE ORIENTADO/MESTRADO.

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEA501 - PESQUISA EM ARTES CENICAS, TEA514 - TRABALHO INDIVIDUAL ORIENTADO, TEA790 - PESQUISA ORIENTADA

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEA326 - MID: TEATRO NA EDUCAÇÃO VI

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Teatro na Educação do Brasil

  • 08/2011 - 12/2011

    Estágios , Escola de Teatro.,Estágio realizado, TEA940 - ESTAGIO DOCENTE ORIENTADO/DOUTORADO.

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Artes Cênicas

  • 04/2008 - 04/2010

    Direção e administração, Departamento de Técnicas do espetáculo.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 04/2008 - 04/2010

    Direção e administração, Escola de Teatro.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Técnicas do Teatro.

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro e Ação Cultural

  • 01/2009 - 01/2009

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Artes Cênicas - DINTER UFPA

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa em Teatro na Educação

  • 05/2007 - 08/2008

    Direção e administração, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa de Campo em Teatro na Educação

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias do Espetáculo

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em artes cênicas

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Interdisciplinar de Pesquisa

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro e Ação Cultural

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Teatro na Educação no Brasil

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e Práxis Pedagógica I

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Teatro I

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Topicos Especiais em Artes Cênicas

  • 10/2006 - 11/2006

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formas de Espetáculo

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Bacharelado Em Artes Cênicas Interpretação Teatral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Texto Dramático III

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Bacharelado Em Artes Cênicas Interpretação Teatral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Pesquisa em Artes Cênicas

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, Bacharelado Em Artes Cênicas Interpretação Teatral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Teatro IV

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, Bacharelado Em Artes Cênicas Interpretação Teatral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Texto II

  • 10/2005 - 12/2005

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Encenação e Cenografia

  • 07/2005 - 12/2005

    Ensino, Bacharelado Em Artes Cênicas Interpretação Teatral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Teatro III

  • 08/2005 - 08/2005

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recepção, Interpretação e Dramatização de Conteúdo Escolar

  • 08/1997 - 07/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós Graduação Em Artes Cênicas, Escola de Teatro.,Linhas de pesquisa

2006 - 2007

Faculdade Social da BAhia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2006

    Ensino, Bacharelado em Interpretação Teatral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Monografias, Análise do Teaxto Dramático I, Análise do Texto Dramático II, Pesquisa em Teatro IV, Pesquisa em Teatro III