Bruno Leite Cruz

Possui graduação em Engenharia Mecânica Industrial pelo IFMA, é Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano (área: materiais de construção e estruturas) pela Universidade Federal do Pará - UFPA e Doutor em Engenharia Mecânica, na área de Engenharia de Energia, trabalhando com biomassa para produção de energia. É professor permanente e pesquisador do curso de Refrigeração e Climatização do IFRS - Campus Rio Grande-RS. Tem experiência em gestão/manutenção industrial na AMBEV, ALUMAR/ALCOA, VALE e Força Aérea Brasileira (FAB). Atuou como Especialista em Engenharia Ferroviária, passando pela área de manutenção industrial, gestão da qualidade total, assistência técnica, ferrovia (vagões, máquinas de via permanente), gestão de contratos, gestão e manutenção de sistemas de refrigeração/climatização e projetos de engenharia. Na Fab, como 1 Tenente Engenheiro Mecânico, atuou na gestão/manutenção de sistemas de refrigeração/climatização de sistemas: aeroespaciais (foguetes e lançadores de foguetes), sistemas marítimos (navegação costeira - até 20Mn), equipamentos móveis e prediais; participou de campanhas de lançamento de foguetes como resposável pelo setor de lançamento do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Na área acadêmica atua na área de Sistemas Térmicos e Fluidos e Termodinâmica, com ênfase em REFRIGERAÇÃO/CLIMATIZAÇÃO, TERMODINÂMICA, TRANSFERÊNCIA DE CALOR E SISTEMAS FLUIDOTÉRMICOS. É pesquisador do grupo de pesquisa (CNPQ): Tecnologia em Refrigeração e Climatização (REFRITEC), na linha de pesquisa: Aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.

Informações coletadas do Lattes em 02/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Mecânica

2020 - 2025

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Avaliação da cadeia de extração e de beneficiamento do babaçu visando a sua valorização energética e alimentar
Regina Célia Espinosa Modolo. Coorientador: Carlos Alberto Mendes Moraes. Palavras-chave: Coco babaçu; Carvão vegetal; Farinha de mesocarpo; Caracterização; Energia.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Mecânica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia de Energia. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia / Especialidade: Energia de Biomassa.

Mestrado profissional em Processos Construtivos e Saneamento Urbano

2016 - 2018

Universidade Federal do Pará
Título: Estudo de produção de concreto com composição híbrida de agregado graúdo., Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Bernardo Borges Pompeu Neto
Coorientador: Raimundo Moreira Lima Neto. Palavras-chave: Seixo rolado; Brita; Híbrido; Agregado Graúdo; Concreto.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Manteriais de Contrução Civil. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas / Especialidade: Estruturas de Concreto.

Especialização em Engenharia de Transportes

2024 - 2025

Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Título: Enganharia de Transportes

Especialização em Docência na educação profissional e ensino técnico

2024 - 2024

Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Título: Docência na educação profissional e ensino técnico

Especialização em MBA - Gerenciamento de Projetos

2012 - 2016

Fundação Getúlio Vargas
Título: Estudo de caso de implantação de projeto de padronização na gerência de logística de insumos do projeto de expansão da ferrovia alfa
Orientador: José Tenório Barreto Júnior

Especialização em Engenharia Ferroviária

2009 - 2009

Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Título: Elaboração de Procedimento Operacional para Utilização de Sistema de Manutenção Preditiva na EFC - Estrada de Ferro Carajás
Orientador: José Artur Lima Cabral Marques
Bolsista do(a): Companhia Vale do Rio Doce, VALE, Brasil.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2008 - 2010

Faculdade Atenas Maranhense
Título: Análise Ergonômica na Instalação de Gesso na Construção Civil
Orientador: Alisson Vieira Costa

Aperfeiçoamento em Estágio de Adaptação Técnico - EAT

2015 - 2015

Força Aérea Brasileira
Título: NIL. Ano de finalização: 2015
Orientador: NIL
Bolsista do(a): Força Aérea Brasileira, FAB, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Física

2024 - 2025

Centro Universitário Internacional

Graduação em Engenharia Mecânica Industrial

2000 - 2005

Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão
Título: A utilização de óleo lubrificante na manutenção de ônibus
Orientador: Antônio Júnior

Formação complementar

2025 - 2025

Iniciação ao Serviço Público. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2023 - 2023

Agenda 2030, os ODS e Nós - Módulo 1. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2023 - 2023

Conceitos em Biodiversidade. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2023 - 2023

Meio Ambiente e Práticas Sustentáveis. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2023 - 2023

Comportamento Organizacional. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2023 - 2023

Assessores Populares em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2023 - 2023

Assessores Populares em ODS: Práticas e Localização. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2023 - 2023

Agenda 2030, os ODS e Nós - Módulo 3. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2023 - 2023

Agenda 2030, os ODS e Nós - Módulo 2. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Conexão Pesquisa UNISINOS. (Carga horária: 2h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2020 - 2020

Desenho Didático para o Ensino On-line. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2016 - 2016

Curso especial para tripulação de embarcações de Estado no Serviço Público. (Carga horária: 90h). , Ministério da Defesa - Comando da Marinha, MIN. DEFESA CM, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Fiscalização, Acompanhamento e Controle de Contratos. (Carga horária: 64h). , Instituto de Logística da Aeronáutica, ILA, Brasil.

2016 - 2016

Curso especial para condução de embarcações do Estado no Serviço Público. (Carga horária: 90h). , Ministério da Defesa - Comando da Marinha, MIN. DEFESA CM, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em 1° Fase do estágio de adaptação técnico (EAT 2/2015). (Carga horária: 312h). , Força Aérea Brasileira, FAB, Brasil.

2010 - 2010

RS-22 Confiabilidade de Sistemas Avançados. (Carga horária: 24h). , ReliaSoft Brasil, RELIASOFT, Brasil.

2008 - 2008

Sustentabilidade. (Carga horária: 30h). , Alcoa World Alumina Brasil, ALCOA WORLD, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Refrigeração e Climatização.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Higiene e Segurança do Trabalho.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Aeroespacial.

Participação em eventos

3° SEMINÁRIO SUL DE INOVAÇÕES EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS. 2023. (Seminário).

I Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas.Abertura - Mesa redonda - Painel. 2023. (Simpósio).

III Encontro da Rede Internacional de Educação OnLIFE - RIEOnLIFE. 2022. (Encontro).

II Seminário Nacional de Obras Civis - II SNOC. 2022. (Seminário).

I Seminário Internacional de Mudanças Climáticas e I Encontro Regional da Região Sul do ICLEI,. 2022. (Seminário).

V Workshop de Tecnologias Limpas e III Jornada de Tecnologias Limpas. 2022. (Simpósio).

XIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Diagnóstico socioambiental da cadeia produtiva da biomassa do coco babaçu na região de Alcântara ? MA. 2022. (Congresso).

XXIV Encontro Nacional de Modelagem Computacional (XXIV ENMC) e XII Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais (XII ECTM)..ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE ALETAS CURVAS EM UM SISTEMA DE TROCADOR DE CALOR DUPLO TUBO CONTENDO PCM NO PROCESSO DE FUSÃO. 2021. (Encontro).

4° Seminário Maranhense de Manutenção. 2008. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Luiz Eduardo Aguiar de Oliveira

CRUZ, B. L.; MAXIMO, G. O. S.; CARNEIRO, D. F. C.. A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA (DDS): uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Sérgio Roberto Costa Porto

CRUZ, B. L.; MAXIMO, G. O. S.; CARNEIRO, D. F. C.. A importância do gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde para o ambiente ocupacional de um hospital veterinário. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Isabela Inácio de Oliveira

CRUZ, B. L.; MAXIMO, G. O. S.; CARNEIRO, D. F. C.. Proposta de mitigação de riscos e acidentes com prensas e equipamentos similares. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Nyagson Lucas Paixão Araújo

CRUZ, G.; ARAUZ, V. A. R.;CRUZ, B. L.. Uma análise bibliométrica sobre trocadores de calor aplicados aotratamento de efluentes líquidos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: LUCAS FABRICIO NEVES DE SOUSA

REZENDE, A. B.; MORAES, E. C.;CRUZ, B. L.. Determinação de limite preditivo de rodas de locomotivas GE Evolution com base na análise da curva de degradação de largura de friso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Natália Lima Gomes

FREITAS, M. S. D.; RODRIGUES, F. M. T.;CRUZ, B. L.. Segurança e saúde no trabalho: práticas de segurança no combate ao covid-19 em ambiente comercial.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Laíse Miranda da Silva

FREITAS, M. S. D.; RODRIGUES, F. M. T.;CRUZ, B. L.. Medidas de Biossegurança para o enfrentamento da COVID19 adotadas numa unidade de saúde na cidade de Coroatá-MA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Geovana Coelho Carvalho

FREITAS, M. S. D.; RODRIGUES, F. M. T.;CRUZ, B. L.. Trabalho em loja de eletrodomésticos em Peritoró - MA: saúde do trabalhador em relação atividade desenvolvida. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Kelly Silva Dos Santos

FREITAS, M. S. D.; RODRIGUES, F. M. T.;CRUZ, B. L.. A importância do uso de EPI: Um estudo de caso em postos de combustíveis de Coroatá-MA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: FRANCISCO RODRIGUES DELFINO

FREITAS, M. S. D.; SOUSA, F. R.;CRUZ, B. L.. Utilização de equipamentos de proteção por trabalhadores da construção civil de Coroatá-MA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Leandro Cajado Branco

FREITAS, M. S. D.; SOUSA, F. R.;CRUZ, B. L.. Uso de EPI para aplicação de agrotóxicos por agricultores do município de Coroatá MA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maycon Santos Machado

FREITAS, M. S. D.; SOUSA, F. R.;CRUZ, B. L.. A INFLUÊNCIA DA ERGONOMIA NA QUALIDADE DO TRABALHO: um estudo em um supermercado de Coroatá-MA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual do Maranhão.

Orientou

Luiz Eduardo Aguiar de Oliveira

A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA (DDS): uma revisão de literatura; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Bruno Leite Cruz;

Sérgio Roberto Costa Porto

A importância do gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde para o ambiente ocupacional de um hospital veterinário; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Bruno Leite Cruz;

Isabela Inácio de Oliveira

Proposta de mitigação de riscos e acidentes com prensas e equipamentos similares; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Bruno Leite Cruz;

Produções bibliográficas

  • CRUZ, BRUNO LEITE ; MODOLO, REGINA CÉLIA ESPINOSA ; MORAES, CARLOS ALBERTO MENDES . Babassu coconut: composition and uses. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e17969, 2025.

  • CRUZ, B. L. . Simulação computacional para dimensionamento de equipamento de climatização de sala de aula. Revista Científica Semana Acadêmica , v. 11, p. 20230206.012442, 2023.

  • SCHVADE, D. C. ; CRUZ, B. L. ; MODOLO, R. C. E. ; VOLTZ, L. ; MORAES, C. A. M. . Avaliação da qualidade de biomassa de babaçu visando a produção de biocarvão para aplicação agrícola. Anais do Contecc 2022 , v. 1, p. 10-20, 2023.

  • FRANCO, LUIZ EDUARDO AGUIAR DE OLIVEIRA ; CRUZ, BRUNO LEITE ; CARNEIRO, DARLAN FRANCISCO COSTA ; MÁXIMO, GUSTAVO OLIVEIRA DA SILVA . A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA (DDS): UMA REVISÃO DE LITERATURA. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 3, p. 12887-12901, 2023.

  • CRUZ, A. C. M. R. ; CRUZ, B. L. ; PIMENTA, G. J. . Medicina ocupacional. 1. ed. São Luis: UEMAnet, 2024. v. 1. 56p .

  • GOMES, L. L. ; CRUZ, B. L. . A influência da segurança do trabalho e das tecnologias do século XXI na qualidade de vida dos trabalhadores. In: Eduardo Mendonça Pinheiro; Patrício Moreira de Araújo Filho; Glauber Tulio Fonseca Coelho. (Org.). A influência da segurança do trabalho e das tecnologias do século XXI na qualidade de vida dos trabalhadores. 1ed.São Luis: Pascal, 2023, v. 11, p. 113-120.

  • OLIVEIRA, I. I. ; CRUZ, B. L. ; MAXIMO, G. O. S. ; CARNEIRO, D. F. C. . Proposta de mitigação de riscos e acidentes com prensas e equipamentos similares. In: Aline Mara Oliveira; Osvaldo Sena Guimarães. (Org.). Proposta de mitigação de riscos e acidentes com prensas e equipamentos similares. 1ed.Belo Horizonte: Poison, 2023, v. 10, p. 139-154.

  • PORTO, S. R. C. ; CRUZ, B. L. ; MAXIMO, G. O. S. ; CARNEIRO, D. F. C. . A importância do gerenciamento dos resíduos de saúde para o ambiente ocupacional de um hospital veterinário. In: Aline Mara Oliveira; Osvaldo Sena Guimarães. (Org.). A importância do gerenciamento dos resíduos de saúde para o ambiente ocupacional de um hospital veterinário. 1ed.Belo Horizonte: Poison, 2023, v. 10, p. 155-171.

  • CRUZ, B. L. . Simulação numérica em meios porosos com convecção natural. In: Eduardo Mendonça Pinheiro; Patrício Moreira De Araújo Filho; Glauber Tulio Fonseca Coelho. (Org.). Simulação numérica em meios porosos. 1ed.São Luis: Pascal, 2023, v. 11, p. 133-140.

  • CRUZ, B. L. ; POMPEU NETO, B. B. ; FARIAS, M. F. L. . Avaliação das propriedades mecânicas de concreto com composição híbrida de agregado graúdo como alternativa sustentável na construção civil. In: Eduardo Mendonça Pinheiro; Patrício Moreira De Araújo Filho; Glauber Tulio Fonseca Coelho. (Org.). Engenharia 4.0: a era da produção inteligente Vol. 08. 1ed.São Luis: Pascal, 2021, v. 8, p. 227-241.

  • CRUZ, BRUNO ; SCHVADE, DÉBORA ; MODOLO, REGINA ; MORAES, CARLOS . DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA CADEIA PRODUTIVA DA BIOMASSA DO COCO BABAÇU NA REGIÃO DE ALCÂNTARA - MA. In: XIII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2022, Teresina, 2022. v. 13.

  • SCHROER, IONATAN ANTON ; CRUZ, BRUNO LEITE ; OLIVESKI, REJANE DE CÉSARO . ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE ALETAS CURVAS EM UM SISTEMA DE TROCADOR DE CALOR DUPLO TUBO CONTENDO PCM NO PROCESSO DE FUSÃO. In: Encontro nacional de modelagem computacional e encontro de ciência e tecnologia de materiais, 2021, Evento Online. Anais do(a) Encontro nacional de modelagem computacional e encontro de ciência e tecnologia de materiais. Recife: Even3, 2021.

  • CRUZ, B. L. ; SCHVADE, D. C. ; MODOLO, R. C. E. ; MORAES, C. A. M. . Diagnóstico socioambiental da cadeia produtiva da biomassa do coco babaçu na região de Alcântara - ma. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHVADE, D. C. ; CRUZ, B. L. ; MODOLO, R. C. E. ; VOLTZ, L. ; MORAES, C. A. M. . Avaliação da qualidade de biomassa de babaçu visando a produção de biocarvão para aplicação agrícola. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHROER, I. A. ; CRUZ, B. L. ; OLIVESKI, R. C. . Análise da influência de aletas curvas em um sistema de trocador de calor duplo tubo contendo PCM no processo de fusão. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

CRUZ, B. L. . Consultoria em Engenharia Mecânica. 2020.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0016599-33.2019.5.16.0016. 2019.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0016542-15.2019.5.16.0016. 2019.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0017892-43.2016.5.16.0016. 2018.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0017168-05.2017.5.16.0016. 2018.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0017836-73.2017.5.16.0016. 2018.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0016567-96.2017.5.16.0016. 2017.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0016689-12.2017.5.16.0016. 2017.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0016785-61.2016.5.16.0016. 2017.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0016065-31.2015.5.16.0016. 2016.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0016646-12.2016.5.16.0016. 2016.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0017258-81.2015.5.16.0016. 2016.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0017490-93.2015.5.16.0016. 2016.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0017573-12.2015.5.16.0016. 2016.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0016129-41.2015.5.16.0016. 2015.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0017213-93.2013.5.16.0001. 2015.

CRUZ, B. L. . Laudo Pericial de Eng. de Segurança do Trabalho - Ação Trabalhista - Rito Ordinário: 0017599-44.2014.5.16.0016. 2015.

CRUZ, B. L. . Consultoria em Engenharia Mecânica. 2009.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2020

    Produção de concreto com agregado graúdo híbrido, Descrição: A busca por dos materiais alternativos e dosagens apropriadas para produzir um concreto que atenda as especificações presente em norma é uma atividade constante diante do esgotamento e distancia de jazidas nas cidades interioranas brasileiras. A extração de seixo rolado na região de Chapadinha, município maranhense, vem aumentando diante da crescente demanda na construção civil para a produção de concreto. Este estudo propõe-se a analisar, de forma comparativa, as propriedades mecânicas com base na produção de concreto com seixo rolado, concreto com brita e o concreto híbrido como alternativa sustentável a realidade local. Dos ensaios pode-se comprovar que para cada um dos tipos de concreto houve uma diferença no consumo de água, sendo o seixo rolado o menor, seguido pelo híbrido e por fim o com brita. Quanto aos resultados do ensaio de resistência a compressão o concreto produzido com agregado graúdo híbrido mostrou-se mais eficiente. No módulo de elasticidade e tração por compressão diametral, o concreto hibrido proposto expressou resultados próximos aos produzido com brita e em conformidade com as normas. Conclui-se que a produção do concreto com agregado graúdo híbrido são viáveis no que tange as propriedades mecânicas e a sustentabilidade da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Bruno Leite Cruz - Integrante / Bernardo Borges Pompeu Neto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Rio Grande. , Rua Engenheiro Alfredo Huch, Parque Residencial Salgado Filho, 96201460 - Rio Grande, RS - Brasil, Telefone: (98) 988088248, URL da Homepage:

Experiência profissional

2023 - 2024

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente A1 (Substituto), Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Refrigeração e Ar Condicionado - 60hTermodinâmica Aplicada - 60hTrensferência de Calor - 60hPesquisa Operacional - 60h Máquinas Térmicas - 60h

2022 - 2024

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Professor Tutor, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor do curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho.

2019 - 2020

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Tutor Presencial, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Tutor Presencial da Graduação em Tecnologia em Segurança do Trabalho

2015 - 2021

Força Aérea Brasileira

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: 1 Tenente Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40

Outras informações:
Chefe da Seção de Lançamento.Chefe do Escritório de Projetos e Processos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).Chefe da Seção de Transporte Marítimo.Atuando como gestor de manutenção e fiscal de contratos na área de Engenharia Mecânica (Refrigeração/Climatização, mecânica diesel/gasolina, mecânica naval/marítima, aeroespacial). Atuou, em campanhas de lançamentos de foguetes, como responsável pelo setor de lançamentos (foguetes: FTB - Foguete de Treinamento Básico, FTI - Foguete de Treinamento Intermediário e VSB-30 (foguete espacial brasileiro de sondagem suborbital).

Atividades

  • 08/2016 - 08/2021

    Ensino, Estágio de Adaptação Técnico - EAT, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Instrutor interno

  • 05/2019 - 12/2020

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Lançamento de Alcântara, Centro de Lançamento de Alcântara.Atividade realizada, Visita técnica ao CLA com alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

2011 - 2011

Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina Ministrada no Curso de Engenharia Civil: 1. Cálculo Fundamental

2008 - 2010

Instituto Daniel de La Touxe

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
*Disciplinas Ministradas no Curso Técnico de Meio Ambiente: 1. Energias Alternativas 2. Gerenciamento de Resíduos Sólidos 3. Estatística 4. Gestão da Qualidade Total *Disciplina Ministrada na Especialização Latu Sensu de Saúde da Família: 1. Saúde do Trabalhador

2022 - 2022

NETCOM

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor do curso técnico em mecânica (EAD), ministrando as disciplinas: - Máquinas térmicas - 60h; - Máquinas de fluxos - 60h.

2008 - 2009

NETCOM

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas Ministradas no Curso Técnico de Telecomunicações: 1. MÁQUINAS TÉRMICAS E DE FLUXO (60 horas/aulas) 2. Desenho Técnico (40 horas/aulas) Disciplinas Ministradas no Curso Técnico de Eletromecânica: 1. MÁQUINAS TÉRMICAS E DE FLUXO (60 horas/aulas) 2. Desenho Técnico (40 horas/aulas) Disciplinas Ministradas no Curso Técnico de Mecatrônica: 1. MÁQUINAS TÉRMICAS E DE FLUXO (60 horas/aulas) 2. Desenho Técnico (40 horas/aulas)

2007 - 2008

Companhia de Bebidas das Américas - Ambev

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Manutenção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Supervisão de manutenção mecânica e elétrica da área industrial e linhas de produção; Gestão de indicadores de manutenção e produção. Melhoria contínua. Manutenção de equipamentos de utilidades (frio, calor, refrigeração), compressores, bombas, tubulações industriais.

2008 - 2008

Consórcio de Alumínio do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40

Outras informações:
Engenheiro de planejamento de manutenção de salas de cubas (Redução - 101L): rotinas de planejamento de manutenção, gestão de indicadores de manutenção.

2010 - 2012

Vale S.A., Vale

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ferroviário, Carga horária: 40

Outras informações:
Engenheiro Ferroviário de Manutenção atuando na manutenção preditiva (waysides) de Vagões da Estrada de Ferro Carajás - EFC. Implantação do programa de manutenção autônoma e projeto de padronização.Coordenador do Grupo de Análise de Falhas, na gerência de equipamentos industriais e móveis.

2012 - 2014

DUCTOR - Engenharia e Projetos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos - Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerenciamento de contratos de operação e manutenção de via permanente (super estrutura); reforma e adaptação de vagões e EGP's (Equipamentos de Grande Porte); Gestão de Manutenção de Sistemas de Climatização de Equipamentos Ferroviários; Comissionamento de Vagões e Máquinas de Via Permanete da Expansão da Estrada de Ferro Carajás - EFC (DIPL) - VALE.

2014 - 2015

PROGEN - ENGENHARIA E PROJETOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico Sênior, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerenciamento de contratos de operação e manutenção de via permanente (super estrutura); reforma e adaptação de vagões e EGP's (Equipamentos de Grande Porte); Gestão de Manutenção de Sistemas de Climatização de Equipamentos Ferroviários; Comissionamento de Vagões e Máquinas de Via Permanete da Expansão da Estrada de Ferro Carajás - EFC (DIPL) - VALE.

2024 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor permanente do curso de Refrigeração e Climatização, atuando na área de Sistemas Térmicos e Fluidos com foco na área de Refrigeração e Climatização.