Débora Maia Teles Silveira
Pós Graduada em Bioimagem pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Bacharela em Biomedicina pela Universidade Tiradentes - UNIT (SE), CRBM- 2ª Região . Aluna especial no Mestrado em Imunologia (UFBA). Fez estágio de iniciação científica no ITP - Instituto de tecnologia e Pesquisa, sediado na Universidade Tiradentes, atuando na área de Neuroanatomia, sob orientação da professora Dra. Margarete Zanardo. Foi estagiária no Centro de Medicina Integrado de Sergipe- CEMISE, na área de análises clínicas. Fez estágio na Oncoclínicas do Brasil, sediada no Hospital Santa Izabel, Salvador - Bahia, atuando na dosimetria destinada à radioterapia. Atua como operadora de ressonância magnética na Multimagem e no Hospital Tereza de Lisieux (Salvador-Ba).
Informações coletadas do Lattes em 18/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Biomedicina
2010 - 2014
Universidade Tiradentes
Título: A importância do delineamento na preservação de orgãos sadios durante a radiocirurgia estereotáxica
Orientador: Erika Caldas Silveira
Formação complementar
2008 - 2008
CCAA. (Carga horária: 90h). , CCAA, CCAA, Brasil.
2008 - 2008
1 st Immersion Day. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Participação em eventos
7ª Jornada de extensão da Unit "A diversidade nos move, as extensões nos conectam". 2013. (Outra).
Minicurso: Anatomia patológica: da clínica ao laboratório", na VIII Jornada de Biomedicina. 2013. (Outra).
Semana de Extensão da Universidade Tiradentes - SEMEX. 2013. (Seminário).
VIII Jornada de Biomedicina. 2013. (Outra).
14ª SEMPESq Semana de Pesquisa. 2012. (Seminário).
6a. SEMEX. 2012. (Seminário).
II Simpósio de Biomedicina da Bahiana.Recuperação funcional após lesão medular utilizando atividade física e tratamento com extrato de própolis vermelha sergipana. 2012. (Simpósio).
Jornada de Biomedicina "A Biomedicina e suas perspectivas profissionais". 2012. (Outra).
Minicurso: "Lipo sem cirurgia", na Jornada de Biomedicina "A Biomedicina e suas perspectivas profissionais". 2012. (Outra).
VII Jornada de Biomedicina "A Biomedicina e suas perspectivas profissionais" (Comissão organizadora).Comissão Organizadora do evento. 2012. (Outra).
13º SEMPESQ. 2011. (Outra).
13º SEMPESq Direito e Educação no Brasil das diferenças.Efeitos do extrato de própolis vermelha e do exercício físico na lesão medular. 2011. (Outra).
13º SEMPESq Direito e Educação no Brasil das diferenças. 2011. (Outra).
5a Semana de Extensão da Unit - Semex - Extensão Universitária: a prática acadêmica mudando caminhos. 2011. (Outra).
6a Jornada de Biomedicina: ferramenta essencial para a manutenção da saúde no Brasil. 2011. (Outra).
Curso de Espermograma. 2011. (Outra).
I Recitec Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia. 2011. (Outra).
MINICURSO: "O que é ciência afinal?" - I RECITEC. 2011. (Outra).
Perspectivas e possibilidades de atuação do biomédico na Biotecnologia. 2011. (Outra).
RECITEC. LESÃO MEDULAR UTILIZANDO TRATAMENTO COM EXTRATO DE PRÓPOLIS VERMELHA E ATIVIDADE FÍSICA.. 2011. (Congresso).
SEMEX. 2010. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
Santos, Fanildes Silva Moraes de ; SILVEIRA, D. M. T. ; Gomes, Margarete Zanardo ; Cardoso,Juliana Cordeiro . AVALIAÇÃO LOCOMOTORA APÓS LESÃO MEDULAR UTILIZANDO TRATAMENTO COM EXTRATO DE PRÓPOLIS VERMELHA E ATIVIDADE FÍSICA. In: VII Reunião Regional da FeSBE ? Regional 2012, 2012, Maceió- AL. VII Reunião Regional da FeSBE ? Regional 2012, 2012. p. 01-13.
-
SILVEIRA, D. M. T. ; Santos, Fanildes Silva Moraes de ; Gomes, Margarete Zanardo ; Cardoso,Juliana Cordeiro . Recuperação funcional após lesão medular utilizando atividade física e tratamento com extrato de própolis vermelha sergipana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVEIRA, D. M. T. ; Santos, Fanildes Silva Moraes de ; Gomes, Margarete Zanardo ; Cardoso,Juliana Cordeiro . Efeitos do extrato de própolis vermelha e do exercício físico na lesão medular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Gomes, Margarete Zanardo ; SILVEIRA, D. M. T. ; Santos, Fanildes Silva Moraes de . Efeitos do extrato de própolis vermelha e do exercício físico na lesão medular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SILVEIRA, D. M. T. ; Santos, Fanildes Silva Moraes de ; Gomes, Margarete Zanardo . Relatório Mensal - Trimestral de iniciação Científica. 2011. (Relatório de pesquisa).
SILVEIRA, D. M. T. . Monitoria em matemática. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVEIRA, D. M. T. . Monitoria em matemática. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2012
Efeitos do tratamento com própolis vermelha associado ao exercício físico sobre a lesão medular em ratos., Descrição: A lesão da medula espinal é um problema clínico sério que impõe responsabilidades e custos à sociedade, pois atinge principalmente a população jovem, no auge de sua produtividade. Para o indivíduo com lesão medular, o trauma inicial é caracterizado por rompimento dos tratos axonais, desconectando o sistema nervoso central (SNC) com as estruturas alvo, os quais não regeneram no adulto. No entanto, os chamados eventos secundários, como a lesão progressiva da microvasculatura e a cascata de eventos bioquímicos como inflamação e oxidação que levam à morte celular, são especialmente importantes, pois contribuem para instalação de deficiências permanentes. O estudo da lesão medular se focaliza, portanto, (i) na elucidação dos processos fisiopatológicos, (ii) no desenvolvimento de terapêutica para interrupção do processo secundário de lesão e (iii) reversão dos fatores que impedem o crescimento axonal no SNC adulto. Neste sentido, a própolis - substância resinosa obtida pelas abelhas - apresenta propriedades antioxidantes e antiinflamatórias descritas na literatura, inclusive no SNC, embora existam poucos estudos sobre as propriedades da própolis vermelha, típica da região Nordeste. Adicionalmente, a atividade física é apontada como estratégia para reabilitação motora após lesão medular por promover a síntese de fatores que favoreceriam o crescimento axonal. Neste trabalho nos propusemos a testar os efeitos do tratamento com o extrato hidroetanólico da própolis vermelha, associado ou não à atividade física, sobre a lesão medular em ratos. Os efeitos foram caracterizados após lesão medular por hemissecção em nível torácico, seguida da avaliação comportamental (recuperação funcional motora). O trabalho foi desenvolvido no Instituto de Tecnologia e Pesquisa e o Biotério da Universidade Tiradentes, mediante aprovação do Conselho de Ética em Pesquisa com o parecer nº 131110.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Débora Maia Teles Silveira - Integrante / Fanildes Silva Moraes dos Santos - Integrante / Margarete Zanardo Gomes - Coordenador.
Prêmios
2012
Prêmio Professor Geraldo Leite - Primeiro lugar com apresentação de comunicação., Escola Bahiana de Medicina.
2011
1º Lugar em Apresentação de Pôster, I - RECITEC -Homepage: http://www.ufrb.edu.br/recitec/docs/premiacao/77-premios-recitec/download.pd.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
CENTRO DE MEDICINA INTEGRADO DE SERGIPEVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Análises Clínicas, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuei em bancada, executando atividades de: Realização de atividades no cargo de analista clínico (análises clínicas). Controle do setor técnico de laboratórios de análises clínicas, fixando os procedimentos de exame a serem cumpridos, desde a coleta do material a ser analisado até a determinação do laudo final, nos respectivos setores: Triagem, Hematologia, Bioquímica, Hormônio e Imunologia.
2010 - 2012
Universidade TiradentesVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuei como bolsista de iniciação científica pelo PROBIC, no ITP - Instituto de Tecnologia e Pesquisa, desenvolvendo atividades atreladas ao Projeto de Pesquisa intitulado Efeitos do tratamento com própolis vermelha associado ao exercício físico sobre a lesão medular em ratos, sendo coordenada pela profa. Dra. Margarete Zanardo Gomes.
2014 - 2014
Oncoclínicas do BrasilVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Principais atividades: Dosimetria para radioterapia. Execução de tarefas de simulação, planejamento computadorizado e cálculo de doses de radiação, os quais auxiliam todo o processo anterior ao tratamento propriamente dito.
2016 - Atual
MCentro de diagnóstico médico por imagem (Ba)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 40
Outras informações:
Atua como operadora de ressonância magnética.
2016 - Atual
Hospital Teresa de LisieuxVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20
Outras informações:
Atua como operadora de ressonância magnética, realizando exames de imagens.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Débora Maia Teles Silveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?