MARINA LARA DINIZ

Bacharel em Design de Produto (2017) pela UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, onde desenvolveu o projeto de pesquisa Prototipagem rápida e aplicação de novos materiais no desenvolvimento de alargadores, no qual buscou estudar a cultura e a história do adorno corporal no Brasil, através da investigação dos alargadores como joias e da relação entre objeto, corpo e cultura (com ênfase na cultura afro-brasileira). Seu trabalho no tema levou à contribuição no I Simpósio Nacional de Ourivesaria, Joalheria e Design (2017), com o artigo Joias Contemporâneas em Cerâmica, o uso de materiais alternativos na construção da nova joia. Participou também da edição 2015 do Colóquio Internacional de Design com o trabalho O uso de ferramentas colaborativas no ambiente acadêmico, onde discorreu sobre um de seus principais tópicos de interesse - os impactos sociais da tecnologia - dentro dos estudos acerca de metodologias e estratégias de compartilhamento de conhecimento acadêmico e científico. Foi uma das colaboradoras no livro Territórios criativos: design para a valorização da cultura gastronômica e artesanal (2017), onde atuou como pesquisadora unindo seus interesses em identidade e desenvolvimento cultural para pensar o território como âmbito projetual, e analisar as possibilidades de compartilhamento e potencialização do saber cultural e da economia criativa de um território. Desde 2017 atua profissionalmente como Designer de Produto na área desenvolvimento de softwares, se especializando nos estudos sobre a experiência do usuário e como metodologias processuais e visuais do design e sua conexão com a tecnologia podem ajudar a moldar a estruturação cultural de uma sociedade. Facilitadora de processos criativos, certificada pelas instituições Caroli.org (2018) e DTG - Design Thinkers Group (2021) e entusiasta de DesignOps, aplica seus interesses em cultura visual, identidade e ancestralidade, design instrucional e processos metodológicos e filosóficos do design na prática do Design de Serviços no âmbito digital. Seu principal interesse de estudos é a análise crítica do design e da importância de seus elementos filosóficos, históricos e tecnológicos para o desenvolvimento da cultura de uma sociedade e a tradução dessa cultura no comportamento estético e na percepção visual do indivíduo.

Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Aperfeiçoamento em Fotografia

2011 - 2012

Plug Minas, Plug Minas
Título: Once Upon a Time. Ano de finalização: 2012

Graduação em Product Design

2015 - 2016

Dublin Institute of Technology
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Design de Produto

2013 - 2017

Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: Prototipagem rápida e aplicação de novos materiais no desenvolvimento de alargadores
Orientador: Andreia Salvan Pagnan

Curso técnico/profissionalizante em Mecânica Industrial

2008 - 2010

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Formação complementar

2020 - 2020

Bootcamp Design Leadership. (Carga horária: 8h). , How Educação e Tecnologia, HOW EDUCATION, Brasil.

2018 - 2018

Treinamento Lean Inception. (Carga horária: 8h). , Caroli.org, CAROLI.ORG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design de Produto.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Design de Experiência do Usuário.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Pesquisa e Desenvolvimento.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Design de Joias.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Tecnologia Educacional.

Participação em eventos

Design Summit.Designing Time: Gerenciando temo e produtividade em ambientes ágeis através de Design Sprints. 2019. (Outra).

I Simpósio Nacional de Ourivesaria, Joalheria e Design.Joias Contemporâneas em Cerâmica: O uso de materiais alternativos na construção da ?nova joia?. 2017. (Simpósio).

Colóquio Internacional de Design. O uso de ferramentas colaborativas no ambiente acadêmico. 2015. (Congresso).

Design & Semiótica: linguagem, comunicação e cultura. 2014. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • DINIZ, M. L. ; GONCALVES, R. A. C. ; MELO, P. R. A. ; PAGNAN, A. S. . Joias Contemporâneas em Cerâmica: O uso de materiais alternativos na construção da ?nova joia?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BENATTI, Lia Paletta ; MOL, André Carvalho ; DINIZ, M. L. . O Uso de Ferramentas Colaborativas no Ambiente Acadêmico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de desenvolvimento

  • 2023 - 2023

    Design de Produto Digital, Descrição: Iniciativa liderada pela Môre School, setor educacional da empresa Môre Talent Tech, que tem por objetivo a formação de UX Designers, UX Writers, UX Researchers e Product Designers, além de abordar também o ensino para a área de desenvolvimento Back-End e Front-End.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marina Lara Diniz - Coordenador / Jane Leroy Evangelista - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Monitorar e auxiliar no processo de inspecção de veículos escolares e transportes públicos da cidade de Belo Horizonte, prestando atenção à qualidade física dos veículos e da qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas de transporte relacionados.

2012 - 2013

Fiat Automoveis - Matriz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Ajudar nos sistemas de processos de garantia de controle, recolher e organizar informações objetos de análise relacionada com a qualidade do produto e participar na gestão das peças substituídas em garantia, apresentando-os para a cadeia de abastecimento interno, destacando falhas e possíveis melhorias.

2016 - 2016

COGNIKIDS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisas de produto e mercado ao lado da Diretoria Executiva, apoio técnico às áreas de Marketing e Operações, idealização e produção de conteúdo de mídia e materiais gráficos.

2016 - 2017

DUCA$H

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Colaboração com o departamento de Marketing e Comercial no desenvolvimento de campanhas publicitárias, ações de relacionamento com clientes e estratégias de Inbound e Outbound marketing.

2017 - 2019

dti digital

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: UX/UI Designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participou da implementação de soluções B2B que melhoraram o desempenho de colaboradores e clientes de diferentes empresas, por meio de metodologias ágeis de desenvolvimento, ferramentas de Design Thinking e Service Design e princípios e processos de Customer Experience (CX). Acompanhou de perto a transformação digital de diversos clientes e o crescimento exponencial da empresa como referência de mercado.

2019 - 2021

Hotmart

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer de Produto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou na inovação, evolução e manutenção de soluções internas para aumentar a saúde operacional da empresa, amadurecendo continuamente os métodos de gestão de produtos e contribuindo para o desenvolvimento do relacionamento entre as equipes técnicas e de negócios.

2023 - 2024

Flutter Innovation

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de cultura visual

Outras informações:
Atividade de pesquisa em colaboração com a STBY ('Standby'), uma consultoria de pesquisa em design com sede em Londres e Amsterdã, para o levantamento de insumos para a criação do escopo da edição de 2024 da What Design Can Do (WDCD), nomeado "Redesign Everything".A WDCD é uma organização internacional que busca acelerar a transição para uma sociedade sustentável, justa e justa usando o poder do design. Com sede em Amsterdã, com centros em São Paulo, Cidade do México, Delhi, Nairóbi e Tóquio, o WDCD começou em 2011 e é iniciado, com curadoria e organizado por criativos.

2022 - 2022

Flutter Innovation

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de cultura visual

Outras informações:
Atividade de Pesquisa para levantamento de insumos relacionados à cultura visual brasileira para uma empresa internacional de streaming de música.

2021 - 2022

Flutter Innovation

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora de Engenharia de Usabilidade, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa de alocação: Philips Healthcare. Atuou como Consultora de Engenharia da Usabilidade, realizando estudos sobre interação humano-computador no setor de saúde, utilizando processos de acordo com padrões estabelecidos pela indústria e execução de pesquisas e processos de análise visando melhorar a usabilidade de sistemas interativos.

2022 - 2022

Z1 Instituicao de Pagamento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer de Produto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalhou como designer com ênfase em Design de Serviço e Pesquisa de Design, visando novos fluxos de receita e inovação de produtos para revolucionar a forma como produtos e soluções financeiras são entregues à Geração Z.

2022 - 2024

Môre Talents for Design & Tech.

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Designer de Produto, Carga horária: 40

Outras informações:
Melhorar a experiência de produtos e serviços de clientes (empresas de tecnologia que necessitam de colaboradores terceirizados), através de pesquisa, análise e entrega de artefatos para desenvolvimento de sistemas legados e fluxos de trabalho complexos. Desenvolvimento de conteúdo educacional direcionado para os públicos internos e externos da companhia, em iniciativas de ensino, mentoria e produção/tradução de artigos técnicos sobre design e tecnologia.

Atividades

  • 12/2023 - 04/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Môre School.,Cargo ou função, Assessora Educacional.

  • 02/2023 - 04/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, GOL.,Cargo ou função, Designer de Produto Sênior - Consultora.

  • 05/2023 - 02/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Serasa.,Cargo ou função, Designer de Produto Sênior - Consultora.

  • 11/2022 - 05/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Rede.,Cargo ou função, Designer de Produto Sênior - Consultora.

2024 - Atual

Gupy

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.