Daniela Batista Santos

Daniela Batista Santos é licenciada em Matemática com Enfoque em Informática (2006) e especialista em Educação Matemática (2009) e em A construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências (2007) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação (GESTEC, 2015) e doutora em Crítica Cultural (2024) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua em pesquisa em Educação Matemática e Educação, com ênfase em formação de professores, ensino e aprendizagem em Matemática, Literatura e ludicidade no ensino de Matemática, Didática da Matemática, estágio supervisionado e tendências em educação Matemática. Atualmente, é professora assistente da UNEB/campus II (Alagoinhas-Bahia), onde leciona desde 2010, sendo docente do curso de Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática e coordenadora do projeto de extensão Matemática é Show. Nesta instituição, já atuou como coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE (20142018), coordenadora de Área do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID (20162020). Desenvolveu o projeto de pesquisa Malba Tahan e os Campos Conceituais: Possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia", em que tivemos o referido projeto aprovado no Programa de Iniciação Científica (2018-2019). É membro do GT Didática da Matemática (GT14) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Foi professora de Matemática e Física da Educação Básica do Estado da Bahia (2007-2012). E-mail institucional: dbsantos@uneb.br.

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado Em Crítica Cultural

2020 - 2024

Universidade do Estado da Bahia
Título: LITERMÁTICA: LITERATURA E MATEMÁTICA (RE)PENSANDO ENTRELUGARES FORMATIVOS QUE EDUCAM PARA LETRAMENTOS INSURGENTES
Osmar Moreira Santos.

Mestrado profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação - GESTEC

2013 - 2015

Universidade do Estado da Bahia
Título: ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO E REFLEXIVO: A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA ARITMÉTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: André Ricardo Maghalhães
Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.

Especialização em Especialização em Educação Matemática

2007 - 2009

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos: Compreendendo as estratégias desenvolvidas pelos educandos
Orientador: Jonei Cerqueira Barbosa

Especialização em Pós Graduação A Construção do Conhecimento e o Ens

2006 - 2007

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: O Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: Uma Proposta de (Re)Socialização
Orientador: Profº Dr Jorge costa do Nascimento

Graduação em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informát

2001 - 2006

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: O Papel da Matemática para a Formação do Aluno-cidadão
Orientador: Profº Drº Jorge Costa do Nascimento

Formação complementar

2023 - 2023

Rotina de Autocuidado na Sala de Aula. (Carga horária: 20h). , Associação Gaia +, Gaia +, Brasil.

2023 - 2023

Aprendizagem para corações e mente. (Carga horária: 40h). , Associação Gaia +, Gaia +, Brasil.

2021 - 2022

Disciplina Práticas Docentes, Currículo e Decolonialidade. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2021 - 2021

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. (Carga horária: 13h). , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.

2021 - 2021

INTERFACES DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL E COMPETÊNCIAS SOCIEMOCIONAIS NA AUTOFORMA. (Carga horária: 4h). , VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, VII CONEDU, Brasil.

2021 - 2021

Audiodescrição: Usos, Possibilidades e Inclusão Pedagógica no Ensino de Ciê. (Carga horária: 3h). , VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, VIII ENALIC, Brasil.

2021 - 2021

O COMPORTAMENTO COLETIVO HUMANO NA PERSPECTIVA DO COMPORTAMENTO ANIMAL. (Carga horária: 4h). , XXI SEMANA DA MATEMÁTICA - UNEMAT, UNEMAT, Brasil.

2021 - 2021

Curso sobre a Teoria dos Campos Conceituais. (Carga horária: 60h). , GEEMPA ? Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação, GEEMPA, Brasil.

2021 - 2021

PRODUÇÃO DE ATIVIDADES INTERATIVAS UTILIZANDO OS RECURSOS DIGITAIS: QUIZIZZ. (Carga horária: 4h). , VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Edição 2021), VII CONEDU -2021, Brasil.

2021 - 2021

USO PEDAGÓGICO DE VIDEOAULAS DE MATEMATICA NO YOUTUBE. (Carga horária: 4h). , XXI SEMANA DA MATEMÁTICA - UNEMAT, UNEMAT, Brasil.

2020 - 2020

A MATEMÁTICA APLICADA PRESENTE NA FÍSICA, NAS ENGENHARIAS E NO DIA A DIA. (Carga horária: 5h). , I Encontro das Licenciaturas em Matemática da Universidade Estadual de Goi, I ENLIM, Brasil.

2020 - 2020

Régua e Compasso Digitais: Algumas construções geométricas. (Carga horária: 1h). , Encontro de Matemática do IFPE Campus Pesqueira, EMIP, Brasil.

2020 - 2020

CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. (Carga horária: 5h). , I Encontro das Licenciaturas em Matemática da Universidade Estadual de Goi, I ENLIM, Brasil.

2020 - 2020

Vamos dobrar o Tangram?. (Carga horária: 2h). , Encontro de Matemática do IFPE Campus Pesqueira, EMIP, Brasil.

2020 - 2020

Resolvendo problemas com o Maxima. (Carga horária: 1h). , Encontro de Matemática do IFPE Campus Pesqueira, EMIP, Brasil.

2020 - 2020

Ensinando Matemática a partir dos Gêneros Textuais: Proposta Metodológica. (Carga horária: 2h). , VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, VII CONEDU, Brasil.

2020 - 2020

DO LIVRE PENSAR À FORMULAÇÃO DE CONJECTURAS: UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DE. (Carga horária: 5h). , I Encontro das Licenciaturas em Matemática da Universidade Estadual de Goi, I ENLIM, Brasil.

2020 - 2020

Minicurso CRÍTICA CULTURAL: UMA REVIRAVOLTA LINGUISTICO-LITERÁRIA. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2017 - 2017

Encontro de Planejamento e Formação docente em Libras. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2016 - 2017

Disciplina Fundamentos e Métodos da Pesquisa em Didática da Matemática. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2016 - 2016

Encontro de Planejamento e Formação docente em Libras. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Inglês Instrumental II. (Carga horária: 90h). , Contemporânea Idiomas, CONTEMPORÂNEA, Brasil.

2012 - 2012

Disciplina Currículo e Sociedade. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Currículo e Formação de Professores de Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Didática da Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Estágio.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Letramento Matemático.

Organização de eventos

SANTOS, D. B. . 13º EVENTO DO MATEMÁTICA É SHOW. 2023. (Outro).

SANTOS, DANIELA BATISTA . I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DLLARTES. 2022. (Outro).

SANTOS, DANIELA BATISTA . 12º Evento do projeto de Extensão Matemática é Show. 2022. (Outro).

SANTOS, DANIELA BATISTA . 11º Evento do projeto de Extensão Matemática é Show. 2021. (Outro).

SANTOS, DANIELA BATISTA . 10º Evento do projeto de Extensão Matemática é Show. 2020. (Outro).

SANTOS, DANIELA BATISTA . 9º Evento do projeto de Extensão Matemática é Show. 2019. (Outro).

SANTOS, D. B. . 2º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do NUPE. 2018. (Outro).

SANTOS, D. B. . XVII ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E VI FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. 2017. (Outro).

SANTOS, D. B. . 7°Matemática é Show. 2017. (Outro).

SANTOS, D. B. . 5º Matemática é Show. 2016. (Outro).

SANTOS, D. B. . 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do NUPE, DCET II. 2016. (Outro).

SANTOS, D. B. . 6°Matemática é Show. 2016. (Outro).

SANTOS, D. B. . 5º Matemática é Show. 2015. (Outro).

SANTOS, D. B. . 4º Matemática é Show. 2014. (Outro).

SANTOS, D. B. . I Semana Acadêmica de Matemática (I SEAMAT). 2014. (Outro).

SANTOS, D. B. . 3º Matemática é Show. 2013. (Outro).

SANTOS, D. B. . 2ª Matemática é Show. 2012. (Outro).

SANTOS, D. B. . Seminário Integralizador Matemática é Show. 2011. (Outro).

SANTOS, D. B. . Comemoração do Dia Nacional da Matemática da UNEB. 2010. (Outro).

SANTOS, D. B. . Comemoração do Dia Nacional da Matemática da UESB. 2009. (Outro).

SANTOS, D. B. . XIII Encontro Baiano de Educação Matemática. 2009. (Outro).

SANTOS, D. B. . As Interfaces das Ciências. 2008. (Outro).

SANTOS, D. B. . 66ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM UESB - JEQUIÉ. 2005. (Outro).

SANTOS, D. B. . 65ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM UESB - JEQUIÉ. 2004. (Outro).

SANTOS, D. B. . 1ª Semana de Matemática. 2004. (Outro).

SANTOS, D. B. . 3º Matemática é Show. 2013. (Outro).

SANTOS, D. B. . 5º Matemática é Show. 2016. (Outro).

SANTOS, D. B. . 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do NUPE, DCET II. 2016. (Outro).

Participação em eventos

Palestra - Palestra do Eixo 12 - Mudanças climáticas, justiça ambiental e Amazônia: a responsabilidade ético-ambiental e política do/a professor/a de matemática. 2025. (Outra).

Palestra - Palestra do Eixo 13 - História, Matemática e Educação Matemática: ritos e ritmos em decolonialidade. 2025. (Outra).

Palestra - Palestra do Eixo 13 - História, Matemática e Educação Matemática: ritos e ritmos em decolonialidade. 2025. (Outra).

Palestra -Palestra - Palestra do Eixo 07- Entre o gostar e o evitar a leitura: e o que isso tem a ver com o desempenho em matemática?. 2025. (Outra).

VII Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. 2025. (Seminário).

XV Encontro Nacional de Educação Matemática. 2025. (Encontro).

XXI Encontro Baiano de Educação Matemática (EBEM). 2025. (Encontro).

IX FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA. 2023. (Outra).

XX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2023. (Encontro).

?Histórias da Matemática e da Educação Matemática nos 200 anos de Brasil" ? Aula 01: ?Malba Tahan vai à escola: história, matemática e memória?,. 2022. (Outra).

CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES,. 2022. (Congresso).

Festival do Conhecimento UFRJ - Do Ancestral ao Digital. 2022. (Outra).

XIV Encontro Nacional de Educação Matemática ? Educação Matemática, Escola e Docência: o que nos trouxe Ubiratan D?Ambrósio,. 2022. (Encontro).

XVIII Encontro Internacional da ABRALIC: MUNDOS COM/PARTILHADOS. 2022. (Encontro).

1a SÉRIE DE OFICINAS: A relação do professor com a matemática que ensina.. 2021. (Oficina).

3° SENALEM - Linguagem Matemática na Educação: conexões e perspectivas. 2021. (Seminário).

8ª Jornada Virtual de Estudos em Didática da Matemática ? ?Diálogos em REDE?,. 2021. (Outra).

9ª Jornada Virtual de Estudos em Didática da Matemática ? ?Diálogos em REDE?,. 2021. (Outra).

Feira do Letramento Matemático. 2021. (Feira).

II Colóquio Internacional Poéticas do Aprender: (im)possibilidades do teatro em tempos de pandemia,. 2021. (Outra).

II CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL IN TEIAS CULTURAIS: EPISTEMOLOGIAS SUBALTERNIZADAS. 2021. (Congresso).

III Fórum Sergipano de Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática. 2021. (Outra).

I Seminário Internacional de Pesquisa Narrativa: experiências, formação docente e políticas na educação?. 2021. (Seminário).

IV Escola de Estudos Avançados ? Pesquisa em Cultura, História e Educação Matemática,. 2021. (Outra).

IX EDIPE - Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino,. 2021. (Encontro).

Mesa-redonda - Linguagem Matemática - pensamento de Wittgenstein e Gramática. 2021. (Seminário).

Mesa-redonda - Perspectivas da Linguagem Matemática no Ensino. 2021. (Seminário).

PALESTRA: "Diálogos entre Neurociências e Educação Matemática". 2021. (Outra).

Palestra de Encerramento: Fundamentos da Matemática e Sala de aula: uma perspectiva wittgensteiniana. 2021. (Seminário).

Palestra - Linguagem e Educação Matemática: Reflexões a partir da filosofia de Wittgenstein. 2021. (Seminário).

VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Edição 2021),. 2021. (Congresso).

VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2021. (Encontro).

VIII SEMINÁRIO DE HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA. 2021. (Seminário).

VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. 2021. (Seminário).

XIV ENCONTRO SUL MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2021. (Encontro).

XIX Encontro Baiano de Educação Matemática. 2021. (Encontro).

1ª Jornada Virtual de Estudos em Didática da Matemática ? ?Diálogos em REDE?,. 2020. (Outra).

2ª Jornada Virtual de Estudos em Didática da Matemática ? ?Diálogos em REDE?,. 2020. (Outra).

3ª Jornada Virtual de Estudos em Didática da Matemática ? ?Diálogos em REDE?,. 2020. (Outra).

7ª Jornada Virtual de Estudos em Didática da Matemática ? ?Diálogos em REDE?,. 2020. (Outra).

Conferência - Discussão sobre Educação Matemática com o Clube de Matemática do IFPE Campus PEsqueira. 2020. (Encontro).

CONFERÊNCIA ONLINE: ?O PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI?. 2020. (Outra).

CONFERÊNCIA ONLINE: ?O PENSAMENTO DE KARL MARX?. 2020. (Outra).

CONFERÊNCIA ONLINE: ?O PENSAMENTO DE LEV VYGOTSKY?. 2020. (Encontro).

ENCONTRO II - Integração entre Áreas do Conhecimento. 2020. (Encontro).

I Encontro das Licenciaturas em Matemática da Universidade Estadual de Goiás ? I ENLIM,. 2020. (Encontro).

I Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFBA. 2020. (Encontro).

I Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática ? I ENOPEM,. 2020. (Encontro).

II Ciclo de Diálogos sobre/na Educação Matemática. 2020. (Outra).

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA COMPREENSÃO DA PANDEMIA DO COVID-19. 2020. (Outra).

Mesa-redonda - As Ações Didáticas Associadas ao Laboratório de Matemática. 2020. (Encontro).

Mostra - Relatos de Experiência. 2020. (Encontro).

NOVOS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2020. (Outra).

PALESTRA: ?A BNCC e a construção de currículos à luz da Inclusão Escolar?. 2020. (Seminário).

PALESTRA: ?Avaliação, Inclusão e Educação Matemática Realística?. 2020. (Seminário).

PALESTRA: ?Comunicação e Linguagem na Aula de Matemática?. 2020. (Seminário).

PALESTRA: ?Conversando sobre Avaliação e Escola?. 2020. (Seminário).

PALESTRA: ?Educação Matemática, Exclusão Social e Política do Conhecimento?. 2020. (Seminário).

PALESTRA: ?Educação Matemática Inclusiva e Saberes Docentes?. 2020. (Seminário).

PALESTRA: ?Incluir é construir pontes: Matemática e Literatura?. 2020. (Seminário).

PALESTRA: "Da importância do professor que ensina Matemática". 2020. (Outra).

PALESTRA: "Linguagem e as Ciências". 2020. (Encontro).

PALESTRA: A essência do Laboratório de Matemática. 2020. (Encontro).

PALESTRA: A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. 2020. (Outra).

PALESTRA: A Língua Materna e a Matemática. 2020. (Encontro).

PALESTRA: AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E A MATEMÁTICA. 2020. (Encontro).

PALESTRA: COMO (DES)MENTIR USANDO A ESTATÍSTICA. 2020. (Outra).

PALESTRA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PÓS-PANDEMIA : INCERTEZAS E CONJECTURAS. 2020. (Outra).

PALESTRA: Educação Matemática: Desafios e olhares para o futuro. 2020. (Outra).

PALESTRA: ITINERÁRIOS FORMATIVOS DE QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO. 2020. (Encontro).

Palestra - GeoGebra na Formação Inicial de Professores: Realmente Vale a pena?. 2020. (Encontro).

Palestra - Laboratório de (Ensino) Matemática: espaço de formação profissional docente. 2020. (Encontro).

Palestra - MATXAD - Matemática, Xadrez e Artes no ambiente escolar. 2020. (Encontro).

Palestra - O Laboratório de Matemática e sua contribuição no ensino de Geometria. 2020. (Encontro).

Palestra - O Laboratório de Matemática e suas contribuições para Educação Básica. 2020. (Encontro).

Palestra - Plataforma OBAMA: Desenvolvimento de tecnologia educacional para Matemática. 2020. (Encontro).

PRIMEIRO SEMINÁRIO INTEGRADO "COM A PALAVRA, O(A) PROFESSOR(A)...". 2020. (Seminário).

VII Congresso Nacional de Educação - VII CONEDU. 2020. (Congresso).

PALESTRA: "LETRAMENTO E MATEMÁTICA: PERSPECTIVA PARA UM ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA",. 2019. (Outra).

V Encontro sobre livro, leitura e inclusão social no Nordeste II da Bahia e a II Festa Literária Internacional do Paiaiá.?LEITURA E MATEMÁTICA: O homem que calculava?. 2019. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.Ludicidade no PIBID :Contribuições para o ensino e aprendizagem de Matemática. 2019. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.Potencialidades Didáticas dos Campos Conceituais no Conto da Divisão dos Paes de Malba Tahan,. 2019. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.O Conto do Joalheiro : Articulação teóricas com os Campos Conceituais e a Teoria das situações Didaticas. 2019. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.O Uso de Metodologia Diferenciada Para o ensino de Expressões Algébricas: Um Estudo no 8° Ano do Ensino Fundamental II. 2019. (Encontro).

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática e do VII Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática.SUBTRAÇÃO COM TANGRAM:DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS E TRABALHANDO GEOMETRIA E SUBTRAÇÃO POR MEIO DO JOGO. 2019. (Encontro).

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática e do VII Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática.ATIVIDADES DIFERENCIADAS NO ENSINO DEMATEMÁTICA: MOBILIZANDO SABERES E SUPERANDO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MULTIPLICAÇÃO E EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU". 2019. (Encontro).

PALESTRA: ?Gráfico Estatístico e a Interpretação de Dados em Projetos de Modelagem Matemática?,. 2018. (Outra).

Palestra: Cálculo Fracionário. 2018. (Outra).

XVII Encontro Baiano de Educação Matemática. 2017. (Encontro).

1º ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO NUPE DP - DCET. 2016. (Encontro).

1º Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão do NUPE, DCET II. 2016. (Encontro).

Encontro de Estágio da UNEB. 2016. (Encontro).

III Simpósio Brasileiro De Psicologia Da Educação Matemática. 2016. (Simpósio).

IX Semana de Matemática e V Encontro do PIBID. 2016. (Outra).

IX Semana de Matemática e V Encontro do PIBID da UFS. 2016. (Outra).

XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical. 2015. (Seminário).

49º Encontro Regional Nordeste III. 2015. (Encontro).

I Feira de Matemática de Alagoinhas. Projeto Matemática é Show. 2015. (Feira).

III Encontro de Coordenador de NUPE. 2015. (Encontro).

III Encontro de Educação Matemática para Séries Iniciais.ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO E REFLEXIVO: A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA ARITMÉTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. 2015. (Encontro).

XVI Encontro Baiano de Educação Matemática. 2015. (Encontro).

XVI Encontro Baiano de Educação Matemática.TECNOLOGIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTO NUMA PERSPECTIVA DA AUTÔNOMIA. 2015. (Encontro).

EUTIC 2014 Lisboa ? O papel das TIC no design de processos informacionais e cognitivos. 2014. (Simpósio).

III Seminário Regional do LIAPEME e I Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências: Contribuições e perspectivas. 2014. (Outra).

O EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2014. (Encontro).

II Colóquio Nacional de Educação, Currículo e Processos Tecnológicos e I I CoColóquio Nacional de Educação, Currículo e Processos Tecnolágico. 2013. (Congresso).

VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. . Contribuições da Construção naval artesanal do Baixo Sul da Bahia para o ensino de Matemática em espaços formais de educação. 2013. (Congresso).

VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. LINGUAGEM DOS CONJUNTOS E SUAS APLICAÇÕES EM PESQUISA NA INTERNET. 2013. (Congresso).

VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. MATEMÁTICA NA CAPOEIRA: CONSTRUINDO MOVIMENTOS CORPORAIS E FIGURAS GEOMÉTRICAS. 2013. (Congresso).

VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. 2013. (Congresso).

VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. 2013. (Congresso).

VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Capoeira e o ensino de matemática: potencialidades na abordagem de conceitos geométricos. 2013. (Congresso).

VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. O PAPEL DOS JOGOS COMO RECURSO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: BRINCANDO E APRENDENDO COM MATEMÁTICA. 2013. (Congresso).

XI Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM.Descobrindo o segredo das Fórmulas de Área. 2013. (Encontro).

3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEMAT.MATEMÁTICA É SHOW: COMEORANDO O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA COM UM ESPETÁCULO DE CIDADANIA. 2012. (Simpósio).

3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEMAT. 2012. (Simpósio).

4º Congreso Uruguayo de Educación Matemática. 2012. (Congresso).

A História da Educação matemática no Brasil e as responsabilidades de um futuro mestre. 2012. (Outra).

I Colóquio Nacional de Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. 2012. (Outra).

I Encontro Baiano do PPGEM e PROFMAT. 2012. (Encontro).

IV Fórum de Licenciaturas em Matemática. 2012. (Outra).

XIVEncontro Baiano de Educação Matemática.RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PODEROSA FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2011. (Encontro).

Fórum Nacional de Crítica Cultural.ORIGAMI POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS E TERAPÊUTICAS. 2010. (Outra).

Fórum Nacional de Crítica Cultural.ORIGAMI E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA COMBINAÇÃO PERFEITA. 2010. (Outra).

Grupo de estudo sobre Monteiro Lobato.Aritmética da Emília. 2010. (Outra).

III Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. 2010. (Outra).

II Semana de Educação Matemática da UESB.Desvendando o Interessante da Lógica. 2010. (Outra).

Jornada Pedagógica 2010 " currículo inovador: Tecendo o cotidiano escolar.Trabalhos da Área de matemática e suas tecnologias. 2010. (Outra).

Programa Pró Licenciatura da rede UNEB do Município de Pojuca.Geometria e Origami uma combinação perfeita. 2010. (Seminário).

Seminário Integralizador. 2010. (Seminário).

X Encontro Nacional de Educação Matematica. 2010. (Encontro).

X Encontro Nacional de Educação Matemática.A Geometria das Ilusões de Ótica na Educação Matemática. 2010. (Encontro).

X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

X Encontro Nacional de Educação Matemática.A Importância do Estágio na Formação Docente: O Primeiro contato com a Realidade da sala de Aula. 2010. (Encontro).

X Encontro Nacional de Educação Matemática.MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPREENDENDO AS ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS PELOS EDUCANDOS. 2010. (Encontro).

Curso da Formações de Tutores. 2009. (Outra).

Curso de Formação de Tutores. 2009. (Outra).

I Fórum de Didática e Prática. 2009. (Outra).

I Forúm de Didática e Prática Pedagógica. 2009. (Outra).

III Seminário do GPEMEC: O que nossa crianças sabem de adição? Universidade e Escola colaborativamente buscando solucões. 2009. (Seminário).

O que Nossas Crianças Sabem de Adição? Universidade e Escola Colaborativamente Busacando Soluções. 2009. (Seminário).

Projeto de Extensão Vila da Ciência. 2009. (Outra).

Projeto Vila da Ciência.Colaboradora. 2009. (Outra).

Seminário em Modelagem Matemática. 2009. (Seminário).

VIII Semana de Matemática da Uesc. 2009. (Outra).

VIII Semana de Matemática da UESC. 2009. (Outra).

VIII Semana de Matemática da UESC.O uso do Excel como ferramenta para o ensino de função polinominal do 1° grau. 2009. (Outra).

XIII Encontro Baiano deEducaão Matemática. 2009. (Encontro).

XIII Encontro Baiano de Educação Matemática.Jogos: contribuindo na construção do conhecimento algébrico e aritmético. 2009. (Encontro).

XIII Encontro Baiano de Educação Matemática.Aprendendo geometria com ORIGAMI. 2009. (Encontro).

XIII Encontro Baiano de Educação Matemática. 2009. (Encontro).

XIII Encontro Baiano de Educação Matemática. 2009. (Encontro).

XIII Encontro Baiano de Educação Matemática.Aprendendo geometria com ORIGAMI. 2009. (Outra).

II Fórum Baiano da Licenciaturas em Matemática. 2008. (Outra).

III Semana de Matemática - UESB. 2008. (Outra).

I simpósio de software Livre. 2008. (Simpósio).

"Matemática: uma Proposta de Ensino". 2007. (Outra).

Fiscal do Vestibular da UESB.Fiscal do Vestibular da UESB 2007. 2007. (Outra).

IX Encontro Nacional de Eeducação Matemática - ENEM. 2007. (Encontro).

XII Encontro Baiano de Educação Matemática. 2007. (Encontro).

XII Encontro Baiano de Educação Matemática - EBEM.O Papel da Matemática na Formação do Aluno Cidadão. 2007. (Encontro).

1º Fórum das Licenciaturas ém Matemática. 2006. (Outra).

Dinamica de Grupos. 2006. (Oficina).

II Fórum de Educação de Jovens e Adultos. 2006. (Outra).

Planejamento da Formação de Professores do ensino Fundamental de EJA. 2006. (Outra).

66ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. 2005. (Outra).

IX CONPEX IX SEMINÁRI DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UESB. 2005. (Congresso).

Noções de Lógica e o Método Axiomático. 2005. (Outra).

VESTIBULAR.Fiscal do Vestibular da UESB.. 2005. (Outra).

XI Encontro Baiano de Educação Matemática. 2005. (Encontro).

"Winplot e o Ensino de Geometria Analíica Plana e Espacial"."Winplot e o Ensino de Geometria Analíica Plana e Espacial". 2004. (Outra).

8º CONPEX. 2004. (Congresso).

Construção de Modelos para Área de figuras Planas e Aplicações.. 2004. (Oficina).

Curso de Férias: Geométria e Aritmética com o Super Logo.. 2004. (Outra).

Curso de Férias: Introdução à Trigonometria.. 2004. (Outra).

Curso de Férias: Winplot e o Ensino de Geometria Analítica Plana e Espacial.. 2004. (Outra).

Curso de Redação Oficial.. 2004. (Outra).

Encontro Nacional de Educação Matemática.. 2004. (Encontro).

Formas Quadráticas. 2004. (Seminário).

História dos Números.. 2004. (Seminário).

II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática.. 2004. (Outra).

III Encontro de Mateática da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.. 2004. (Encontro).

II Oficina de Reforma Curricular do Curso de Enfermagem.. 2004. (Oficina).

Introdução a Teoria dos Jogos.. 2004. (Seminário).

I Semana de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática. 2004. (Outra).

I Semana de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática.. 2004. (Outra).

I Semana de Matemática do Curso de Matemática de Vitória da Conquista. 2004. (Outra).

Leituras e Matemática.. 2004. (Seminário).

Matemática e Controvérsias.. 2004. (Seminário).

Mesa Redonda: Educação Matemática em Debate.. 2004. (Outra).

Mesa Redonda: O Papel do Professor na Sociedade.. 2004. (Outra).

Mesa Redonda: Participação discente nas Entidades Representativa e Órgão Colegiado.. 2004. (Outra).

Mini-Curso: Dedução Natural da Logica Proposicional.. 2004. (Outra).

Mini-Curso: Teoria do Limite.. 2004. (Outra).

Mini-Curso: Uma contribuição da Matemática Chinesa: O Método da Área para Demonstração Axiomatica de Teorema em Geometria plana afim.. 2004. (Outra).

Mini-curso "Noções de Lógicas e o Método Axiomatico". 2004. (Outra).

Números Irracionais e Transcedentes.. 2004. (Seminário).

Palestra: Introdução à Teoria Qualitativa de Equações Diferenciais.. 2004. (Outra).

Palestra: Sub-Grupos Normais e Grupos Quociente.. 2004. (Outra).

VESTIBULAR. 2004. (Outra).

Curso de capacitação para Secretários de Colegiados e Departamentos. 2003. (Outra).

Curso de Informatica Basica e Avançada.. 2003. (Outra).

Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.Fiscal do ENEM. 2003. (Outra).

I Jornada Pedagogica do Colégio Piaget. 2003. (Outra).

Palestra:A Afetividade no Trabalho Pedagógico..Palestra:A Afetividade no Trabalho Pedagógico.. 2003. (Outra).

Palestra: A Atividade Lúdica no Processo Ensino-Aprendizagem..Palestra: A Atividade Lúdica no Processo Ensino-Aprendizagem.. 2003. (Outra).

Palestra: A Infância: Um Olhar, uma Escuta e um Colo..Palestra: A Infância: Um Olhar, uma Escuta e um Colo.. 2003. (Outra).

Palestra: A Linguagem e sua Construção nos Ciclos 1 e 2 do Ensino Fundamental..Palestra: A Linguagem e sua Construção nos Ciclos 1 e 2 do Ensino Fundamental.. 2003. (Outra).

Palestra: Avaliação - Olhar Sensível e Reflexivo..Palestra: Avaliação - Olhar Sensível e Reflexivo.. 2003. (Outra).

Palestra:Construtivismo: A Construção do Conhecimento..Palestra:Construtivismo: A Construção do Conhecimento.. 2003. (Outra).

Palestra: Produção Textual: A Voz e a Vez do Aluno na Sociedade..Palestra: Produção Textual: A Voz e a Vez do Aluno na Sociedade.. 2003. (Outra).

Vestibular.Fiscal do Vestibular da UESB.. 2003. (Outra).

X EBEM Encontro Baiano de Educação Matemática. 2003. (Encontro).

Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2002. (Outra).

5º Seminário de Iniciação Cientifica.. 2001. (Outra).

6º Congresso de Pesquisa e Extensão. 2001. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Jessica Rocha Lacerda

SANTOS, DANIELA BATISTA; Magalhães, André Ricardo; LEAO, J. A. C.; CAMBRUZZI, E.. MATEMÁTICAS DECOLONIAIS: UM ECOSSISTEMA DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA PERSPECTIVA DECOLONIAL. 2025. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Lidiane Kelle de Aguiar

SANTOS, DANIELA BATISTA; KISTEMANN JR., Marco Aurélio; NEUBERT, Luiz Flavio. O baixo desempenho nas avaliações externas: uma análise do desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doce Saber. 2025. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Elisabeth Donisete de Góis Sena

SANTOS, DANIELA BATISTA; Magalhães, André Ricardo; BURGO, Mirian Patrícia. LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNEAD/UNEB. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação - GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Jessica Rocha Lacerda

SANTOS, DANIELA BATISTA; Magalhães, André Ricardo; LEAO, J. A. C.; CAMBRUZZI, E.. MATEMÁTICAS DECOLONIAIS: UM ECOSSISTEMA DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA PERSPECTIVA DECOLONIAL. 2025.

Aluno: Gabriele Souza de Carvalho

BAQUEIRO, G. D. S.;SANTOS, DANIELA BATISTA; LEAL, M. F. C.. Contribuições de um minicurso na percepção dos cursistas com relação às potencialidades e possibilidades de trabalhar resolução de problemas em sala de aula. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Midiele Dantas Gomes

SANTOS, D. B.; Magalhães, André Ricardo; SILVA, F. L.. A Interação do Professor de Matemática com as TIC's em suas Aulas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Renan Silva de Araujo

SANTOS, DANIELA BATISTA; KISTEMANN JUNIOR, M. A.; MATOS, J. S.. A música no ensino de física: uma revisão a partir de textos publicados na revista "A Física na Escola".. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rafael Rocha Ribeiro

SANTOS, DANIELA BATISTA; KISTEMANN JR., Marco Aurélio; RODRIGUES, Marcio Urel. MonoWeb: uma ferramenta para simulação computacional da eletrofisiologia cardíaca. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rafaela Gonçalves da Silva

SANTOS, DANIELA BATISTA; KISTEMANN JR., Marco Aurélio; RODRIGUES, Marcio Urel. Iluminação Desportiva Eficiente: Estudo Sobre o Atual Sistema de Iluminação da Faculdade de Educação Física da UFJF. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rafaela Marques Nascimento

SANTOS, DANIELA BATISTA; KISTEMANN JR., Marco Aurélio; PEDROSO, Kennedy. Um estudo teórico sobre a importância da Divulgação Científica na Universidade Pública. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Samuel Lisboa Leal de Mattos

SANTOS, DANIELA BATISTA; KISTEMANN JR., Marco Aurélio; PEDROSO, Kennedy. PISMpro: Desenvolvimento de um Sistema Web para Filtragem de Questões do Vestibular PISM. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: RENATA SANTOS DE JESUS

SANTOS, DANIELA BATISTA; FERREIRA, M. B. C.; SANTOS, V. M.. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS SOBRE OS NÚMEROS INTEIROS: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS LÚDICAS PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Lucas de Oliveira Varino

FLORES, A. P. X.;SANTOS, D. B.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. VPEG: Uma Ferramenta Para Visualização de PEGs. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Grazielle Conrado Gonçalves Teixeira

FLORES, A. P. X.;SANTOS, D. B.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Para além da imaginação: movimentos da geometria não euclidiana por meio da impressão 3D. 2024.

Aluno: Filipe de Lima Namorato

FLORES, A. P. X.;SANTOS, D. B.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Sistema computacional para reabilitação física à distância. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gustavo de Oliveira Rosa

SANTOS, D. B.; MATOS, J. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Investigando Propriedades Geométricas do Espaço-Tempo de Rindler. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ramon Ferreira de Paula Matos

SANTOS, D. B.; MATOS, J. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. A Web 3.0 e sua importância para o futuro das TICs. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gabriel Garcia de Oliveira Lima

SANTOS, D. B.; MATOS, J. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Análise de Sensibilidade do Fluxo de Potência. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leonardo Augusto de Oliveira

SANTOS, D. B.; FEITOSA, F. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Simulação de Jogo da Velha com Manipulador Robótico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: JOYSCE DA SILVA LOPES

SANTOS, D. B.; FEITOSA, F. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Modelos semi-paramétricos utilizando splines. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Raphael Lima Miranda Gonçalves Fagundes

SANTOS, D. B.; FEITOSA, F. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Definição do material de atrito da pastilha de freio para um protótipo off-road do tipo BAIA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Guilherme da Costa Oliveira

SANTOS, D. B.; FEITOSA, F. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Desenvolvimento de um painel de instrumentos para um protótipo BAJA SAE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nikolas Oliver Sales Genesio

SANTOS, D. B.; KNOP, I. O.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE JOGOS EDUCACIONAIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Hugo Gerhein Trajano

SANTOS, DANIELA BATISTA; KISTEMANN JR., Marco Aurélio; MATOS, J. S.. Microplástico: perigos dos descartes incorretos de plásticos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: LARISSA FERREIRA PEREIRA

FRANCA, E. S. V.; RIOS, J. C. F.;SANTOS, D. B.. A concepção da pessoa surda sobre o processo de ensino e aprendizagem da matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Jadiel Santos dos Reis

BISPO, J. S. G.;SANTOS, D. B.; CONCEICAO, J. C.. Concepção de professores de matemática com relação ao uso de jogos como metodologia de ensino, em turmas do sexto ano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Josiel Silva Sales

MELO, V. M. A.;SANTOS, D. B.; SANTOS, V. M.. O ensino de lógica: contribuições para a aprendizagem da matemática de alunos do ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: João Pedro Monken Kronemberger

SANTOS, D. B.; KNOP, I. O.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS CAMPEÕES DO BRASILEIRÃO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Guilherme Campos Decoló

SANTOS, D. B.; OLIVEIRA, H. M. P.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. ADAPTAÇÃO DE CARRINHOS INFANTIS MOTORIZADOS PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Helena Carvalho Lannes Corrêa Salles

SANTOS, D. B.; OLIVEIRA, H. M. P.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. O PAPEL DA TECNOLOGIA NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DOS SINTOMAS DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDHA). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Kennedy da Cunha Vieira

SANTOS, D. B.; OLIVEIRA, H. M. P.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS E SISTEMA WEB COM INFORMAÇÕES DE TOUROS E VACAS DA RAÇA HOLANDESA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ágata Meireles Carvalho

SANTOS, D. B.; MONTEIRO, H. L. M.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Atributos de Qualidade de Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Computação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pedro de Araujo Bhering Bittencourt

SANTOS, D. B.; MONTEIRO, H. L. M.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Relação Interespecífica: sapos e escorpiões. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Hiero Henrique Barcelos Costa

FLORES, A. P. X.;SANTOS, D. B.; COSTA, F. R.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Resolução de conflitos de merge guiada por dependências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lucas Almeida Silva

FLORES, A. P. X.;SANTOS, D. B.; COSTA, F. R.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Aplicação de algoritmo genético em projetos de pequenos circuitos elétricos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ronan dos Santos Rosa

FLORES, A. P. X.;SANTOS, D. B.; COSTA, F. R.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Ambiente Online para Modelagem de Jogos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thayonara do Patrocinio Andrade

SANTOS, D. B.; MATOS, J. S.; ROSA, V. M.. Educação Financeira e o uso de vídeos educativos para divulgação científica na Pandemia da Covid-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alice Ramos Ferreira

SANTOS, D. B.; MATOS, J. S.; ROSA, V. M.. Robótica Educacional Como Recurso Pedagógico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luana Aredes de Souza

ALMEIDA, B. L.;SANTOS, DANIELA BATISTA; ROSA, V. M.. A potencialidade de mapas mentais para aprendizagem. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Milena Arantes Rocha Maciel

ALMEIDA, B. L.;SANTOS, DANIELA BATISTA; ROSA, V. M.. A Geometria Projetiva do jogo Dobble. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pedro Henrique Coutinho Conde

ALMEIDA, B. L.;SANTOS, DANIELA BATISTA; ROSA, V. M.. Desenvolvimento de uma interface homem-máquina , na forma de um aplicativo para smartphones, para o sistema de controle de temperatura de um forno mufla. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Yuri Fernandes de Oliveira

ALMEIDA, B. L.;SANTOS, DANIELA BATISTA; ROSA, V. M.. Uma revisão sobre fluidos de perfuração. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gabriel Braida Nazareth

SOBREIRA, A. A.;SANTOS, DANIELA BATISTA; COSTA, F. R.. Análise de Dados dos Últimos Catorze Períodos da Matéria de Algoritmos da UFJF. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lívia Leite Oliveira

SOBREIRA, A. A.;SANTOS, DANIELA BATISTA; COSTA, F. R.. Educação Financeira e Inflação: como os preços impactam na vida das famílias?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: RENAN CESAR GOMES DE AGUIAR

SOBREIRA, A. A.;SANTOS, DANIELA BATISTA; MATOS, J. S.. A matemática financeira aplicada às transações Imobiliárias. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Bryan Carolino Muniz Barbosa

SOBREIRA, A. A.;SANTOS, DANIELA BATISTA; MATOS, J. S.. Modelagem e otimização de ração para gado de leite. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: JULIO CESAR FERNANDES DA SILVA

QUINTELA, B. M.;SANTOS, DANIELA BATISTA; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Síntese, caracterização e tratamento térmico de dispersões de óxido de grafeno para aplicações em eletrônica orgânica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: LEANDRA DE SOUZA E ALMEIDA

QUINTELA, B. M.;SANTOS, DANIELA BATISTA; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Análise do Fluxo de Potência Ótimo com o Método de Linearizações Sucessivas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Patrick de Souza de Carvalho

QUINTELA, B. M.;SANTOS, DANIELA BATISTA; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Análise e Caracterização das propriedades vibracionais de Fosfatos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pedro de Almeida Rosa

QUINTELA, B. M.;SANTOS, DANIELA BATISTA; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Controle discreto aplicado a módulo de potência do Sirius. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gabriel Campos de Jesus

SANTOS, DANIELA BATISTA; MATOS, J. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. O estudo da teoria do caos através da função tenda. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paola Lorraine Gomes da Conceição

SANTOS, DANIELA BATISTA; MATOS, J. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. A importância da divulgação científica em tempos de fake news. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Renata Rodrigues de Souza Barros

SANTOS, DANIELA BATISTA; MATOS, J. S.; KISTEMANN JUNIOR, M. A.. Concepções sobre Matemática e Etnomatemática: definições e conflitos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rafael Florencio de Oliveira

SANTOS, DANIELA BATISTA; KISTEMANN JUNIOR, M. A.; CAVALCANTE, J. L.. Contribuições da teoria dos campos conceituais para a compreensão dos conceitos de multiplicação numa perspectiva lúdica e do letramento matemático. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rafael do Nascimento Santos

SANTOS, DANIELA BATISTA; CONCEICAO, J. C.; FERREIRA, M. B. C.. O uso de materiais manipuláveis como recurso didático no ensino de Matemática para deficientes visuais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Daiana Lima Soriano de Oliveira Souza

SANTOS, DANIELA BATISTA; FERREIRA, M. B. C.; CONCEICAO, J. C.. Concepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: JOSENILDO DOS SANTOS

SANTOS, DANIELA BATISTA; QUEIROZ, J. C. S.; BISPO, J. S. G.. Capoeira: um potencial didático para o ensino de geometria. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Carla Gleice da Silva Mota

SANTOS, DANIELA BATISTA; QUEIROZ, J. C. S.; BISPO, J. S. G.. ABORDAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO: ANALISANDO LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Vítor da Silva Santos

SANTOS, DANIELA BATISTA; CONCEICAO, J. C.; QUEIROZ, J. C. S.. POTENCIALIDADES DA LUDICIDADE E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cleidiane Reis da Cunha

SANTOS, D. B.; MAGALHAES, A. R.; BISPO, J. S. G.. POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO LÚDICO E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Joalisson Bahia Santana

SANTOS, D. B.; MAGALHAES, A. R.; BISPO, J. S. G.. O Uso de Metodologias Diferenciadas no Enino de Álgebra no 8º ano do Ensino Fundamental II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: MIRELLE SILVA MAMONA

SANTOS, D. B.; FERREIRA, M. B. C.; SANTOS, V. M.. A ANÁLISE DO ENSINO DE GEOMETRIA NA MODALIDADE EJA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ALAGOINHAS E SEUS REFLEXOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Jefferson da Silva da Paz

SANTOS, D. B.; QUEIROZ, J. C. S.; MACEDO, E. N.. ESTUDO DE FUNÇÕES PERIÓDICAS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ginaldo de Lima, Josenilton Dias e Rita de Cássia Assis

SANTOS, D. B.; SILVA, F. L.; TAVARES NETO, J.. MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DE PERÍMETRO E ÁREA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Regiane dos Reis Santos de Souza e Vinícius Cerqueira Brito

SANTOS, D. B.; SILVA, F. L.; MAGALHAES, A. R.. ANÁLISE DA APRESENTAÇÃO DE MONÔMIOS EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Juliana Teixeira, Renata dos Santos e Valneide Barbosa

SANTOS, D. B.; SILVA, F. L.; MAGALHAES, A. R.. POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO JOGO PARA A COMPREENSÃO DE MATEMÁTICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2016.

Aluno: Maria Lúcia Neves Argolo

SANTOS, D. B.; BISPO, J. S. G.; CONCEICAO, J. C.. A utilização de Materiais Concretos nas aulas de Matemática do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Dr. Luiz Viana Filho do Distrito de Sitio Novo da Cidade de Catu-Ba. 2015.

Aluno: Anaquesia Andrade dos Sanots

SANTOS, D. B.; BISPO, J. S. G.; SANTOS, M. R. C. G.. Os Jogos e a Aprendizagem na Educação Infantil. 2015.

Aluno: Jocivânia Santana Souza

SANTOS, D. B.; MAGALHAES, A. R.; SILVA, F. L.. O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DA CIDADE DE ALAGOINHAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Juliana de Jesus Fiaes Alves

SANTOS, D. B.; MAGALHAES, A. R.; SILVA, F. L.. LEITURA E INTERPRETAÇÃO: DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM EQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Maria Lúcia Neves Argolo

SANTOS, D. B.; BISPO, J. S. G.; CONCEICAO, J. C.. A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL DR. LUIZ VIANA FILHO DO DISTRITO DE SÍTIO NOVO DA CIDADE DE CATU BAHIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Tatiane Sena Barrêto Reis

SANTOS, D. B.; BRITO, M. F.. A PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL EM SENHOR DO BONFIM, BAHIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: EDILENE TEXEIRA ARMENTADO

SANTOS, D. B.; NASCIMENTO, Jorge Costa Do; LANDO, J. C.. O Ensino de Estatística na Educação Básica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: EDNEIA GOMES NASCIMENTO F

SANTOS, D. B.; LANDO, J. C.. SANTOS.Dificuldades no ensino-aprendizagem de matemática: resolução de problemas com uso de adição e subtrações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: JOACIR DE JESUS SILVA

SANTOS, D. B.; Magalhães, André Ricardo; PESSOA, S. S.. Dificuldades de aprendizagem em leitura e aritmética. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: JOACIR DE JESUS SILVA

SANTOS, D. B.; Magalhães, André Ricardo; PESSOA, S. S.. Dificuldades de aprendizagem em leitura e aritmética. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: ELISANGELA DE JESUS TELES

SANTOS, D. B.; PESSOA, S. S.; BARROS, J.. As dificuldades de interpretação na resolução de problemas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: LUCINEIA ROCHA DA SILVA

SANTOS, D. B.; PESSOA, S. S.; BARROS, J.. Jogos no ensino de matemática: Superando dificuldades e dinamizando as aulas numa turma do 7° ano do ensino fundamental2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: NOÉLIA GABRIEL DOS SANTOS MEDRADO

SANTOS, D. B.; LANDO, J. C.; NASCIMENTO, Jorge Costa Do. Matemática e linguagens literária: contribuições de Malba Tahan no ensino de matemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Geraldo Silva Barbosa

SANTOS, D. B.; NASCIMENTO, Jorge Costa Do; BRAGA, M. N. S.. Assimilação Solidária no Ensino de Matemática.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: NOEMIA SANTOS CERQUEIRA DA SILVA

SANTOS, D. B.; MAGALHAES, A. R.; SILVA, J. E. J.. Campeonato brasileiro de futebol na aula de matemática. Aprendendo números racionais e gráficos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: MARLI FRÓES CERQUEIRA

SANTOS, D. B.; PESSOA, S. S.; SILVA, A. C. P.. Princípios e critérios avaliativos pelos professores de matemática do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: DENILDO BERTOLDO SANTOS

SANTOS, D. B.; NASCIMENTO, Jorge Costa Do; PESSOA, S. S.. A Prova Brasil e as suas contribuições para o ensino de matemática.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: CRISTINE SANTOS ANDRADE

SANTOS, D. B.; SILVA, A. C. P.; MAGALHAES, A. R.. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS USANDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Sillas Pinheiro Silva

SANTOS, D. B.; MAGALHAES, A. R.; NASCIMENTO, Jorge Costa Do. A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE SEUS IMPACTOS E O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Edimilson Morais dos Reis

REIS EDIMILSON MORAIS DOS;SANTOS, D. B.. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENTURA EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA ? UESB - JEQUIÉ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informát) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: JOÃO BATISTA SILVA CAIRES

CAIRES JOÃO BATISTA SILVA;SANTOS, D. B.. UM ESTUDO COM FUNÇÕES DE POLINÔMIOS DE 1° E 2° GRAUS EM AMBIENTE INFORMATIZADO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informát) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SANTOS, D. B.. Concurso para Educação Matemática. 2012. Centro Educacional Federal de Educação Tecnológica da Bahia - CEFET.

SANTOS, D. B.. Avaliadora e parecerista do XX Encontro Baiano de Educação Matemática(EBEM)/IX Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática FBLM). 2023. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, DANIELA BATISTA. Comissão Avaliadora da RODA DE CONVERSA 17 do II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DLLARTES. 2022. Universidade Estadual da Bahia.

SANTOS, DANIELA BATISTA. Comissão de Avaliação de trabalhos apresentados nas escolas inscritas na VI Feira de Matemática de Alagoinhas. 2022. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, DANIELA BATISTA. AVALIADORA DO XIV Encontro Nacional de Educação Matemática ? Educação Matemática, Escola e Docência: o que nos trouxe Ubiratan D?Ambrósio. 2022. Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

SANTOS, D. B.. Corretora e revisora das Provas da 2ª fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBEMEP. 2017. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, D. B.. Avaliadora da III FEMATICA. 2017. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, D. B.. Avaliadora do XVII Encontro Baiano de Educação Matemática / VI Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. 2017. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, D. B.. Avaliadora da 11 Feira Baiana de Matemática. 2017. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, D. B.. III Semana de Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus VII - Senhor do Bonfim, Bahia. 2017. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, D. B.. Corretora e revisora das Provas da 2ª fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBEMEP. 2016.

SANTOS, D. B.. Avaliadora da II FEMATICA. 2016.

SANTOS, D. B.. II Semana de Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus VII - Senhor do Bonfim, Bahia. 2016.

SANTOS, D. B.. Comissão cientifica do XVI Encontro Baiano de Educação Matemática. 2015. Instituto Federal da Bahia.

SANTOS, D. B.. I Semana de Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus VII - Senhor do Bonfim, Bahia. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, D. B.. Corretora e revisora das Provas da 2ª fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBEMEP. 2015.

SANTOS, D. B.. MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: LICENCIATURA CURTA ? PREMEM NA BAHIA E A CONTRIBUIÇÃO DO PROTAP (1970-1976). 2014. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SANTOS, D. B.. Comissão Científica da I Semana acadêmica de Matemática (I SEAMAT). 2014. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, D. B.. Comissão de avaliação de atividades complementares. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, D. B.. TEMAS TRANSVERSAIS E A CONSTRUCÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO - CONCEPÇÃO SOBRE SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM OS PCNs DE MATEMÁTICA. 2013. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SANTOS, D. B.. Comissão de avaliação de atividades complementares. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, D. B.. Comissão de avaliação de atividades complementares. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, D. B.. Corretora e resivora das Provas da 2ª fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBEMEP. 2011.

SANTOS, D. B.. Comissão de avaliação de atividades complementares. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, D. B.. Corretora e resivora das Provas da 2ª fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBEMEP. 2010.

SANTOS, D. B.. Comissão de avaliação de atividades complementares. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, D. B.; NASCIMENTO, Jorge Costa Do. Corretora e resivora das Provas da 2ª fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBEMEP. 2007.

SANTOS, D. B.; NASCIMENTO, Jorge Costa Do. Corretora e resivora das Provas da 2ª fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBEMEP. 2006.

Orientou

RENATA SANTOS DE JESUS

REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS SOBRE OS NÚMEROS INTEIROS: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS LÚDICAS PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Rafael Florencio de Oliveira

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PARA A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LÚDICA E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Carla Gleice da Silva Mota

ABORDAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO: ANALISANDO LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Vítor da Silva Santos

POTENCIALIDADES DA LUDICIDADE E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Daiana Lima Soriano de Oliveira Souza

O LÚDICO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

JOSENILDO DOS SANTOS

CAPOEIRA: UM POTENCIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Cassio Lopes Carneiro

CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO PARA UMA APRENDIZAGEM DIFERENCIADA E LÚDICA DA ANÁLISE COMBINATÓRIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Cleidiane Reis da Cunha

POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO LÚDICO E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Joalisson Bahia Santana

O USO DE METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DE ÁLGEBRA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

MIRELLE SILVA MAMONA

A ANÁLISE DO ENSINO DE GEOMETRIA NA MODALIDADE EJA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ALAGOINHAS E SEUS REFLEXOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Jocivânia Santana Souza

O Uso de Recursos Tecnológicos no Ensino de Matemática, no 6º Ano do Ensino Fundamental II nas Escolas Públicas Municipais e Estaduais da Cidade de Alagoinhas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Juliana de Jesus Fiaes

Leitura e Interpretação: Dificuldades na Resolução de Problemas Matemáticos com Equação Polinomial do 1º Grau; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Ginaldo F

de Lima; Josenilton S; Dias; Rita de Cássia Assis; MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DE PERÍMETRO E ÁREA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Regiane dos Reis S

de Souza; Vinicius Cerqueira Brito; ANÁLISE DA APRESENTAÇÃO DE MONÔMIOS EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Juliana de J

Teixeira Renata M; dos Santos Valneide M; Barb; POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO JOGO PARA A COMPREENSÃO DE MATEMÁTICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

ELEN DE SANTANA LINS

BRINCANDO E SUPERANDO DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

JOACIR DE JESUS SILVA

Dificuldades de aprendizagem em leitura e aritmética; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

ELISANGELA DE JESUS TELES

As dificuldades de interpretação na resolução de problemas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

LUCINEIA ROCHA DA SILVA

Jogos no ensino de matemática: Superando dificuldades e dinamizando as aulas numa turma do 7° ano do ensino fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

NOÉLIA GABRIEL DOS SANTOS MEDRADO

Matemática e linguagens literária: contribuições de Malba Tahan no ensino de matemática; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

NOEMIA SANTOS CERQUEIRA DA SILVA

Campeonato brasileiro de futebol na aula de matemática; Aprendendo números racionais e gráficos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

MARLI FRÓES CERQUEIRA

Princípios e critérios avaliativos pelos professores de matemática do ensino fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

DENILDO BERTOLDO SANTOS

A Prova Brasil e as suas contribuições para o ensino de matemática; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

CRISTINE SANTOS ANDRADE

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS USANDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática - PAFOR) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Sillas Pinheiro Silva

A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE SEUS IMPACTOS E O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Amauri Silva do Nascimento

Dificuldades na Aprendizagem na Disciplina Geometria Analítica e Álgebra vetorial; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informát) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

JULIANA PEREIRA DE PAUL

TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NOS CONTOS DE MALBA TAHAN: INVESTIGANDO O CAMPO ADITIVO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia, PICIN UNEB; Orientador: Daniela Batista Santos;

Rafael Florencio de Oliveira

A RELAÇÃO DOS CAMPOS CONCEITUAIS COM OS CONTOS DO MALBA TAHAN: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O CAMPO MULTIPLICATIVO ; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Cassio Lopes Carneiro

MALBA TAHAN E A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: UM ESTUDO SOBRE O CAMPO MULTIPLICATIVO; 2018; Iniciação Científica - Universidade do Estado da Bahia, PICIN UNEB; Orientador: Daniela Batista Santos;

Joalisson Bahia Santana

TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NOS CONTOS DE MALBA TAHAN: INVESTIGANDO O CAMPO ADITIVO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia, PICIN UNEB; Orientador: Daniela Batista Santos;

CATARINA TONIA MENEZES COSTA E SILVA

A RELAÇÃO DOS CAMPOS CONCEITUAIS COM OS CONTOS DO MALBA TAHAN: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O CAMPO MULTIPLICATIVO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Daiana Lima Soriano de Oliveira e Jamile dos Santos Souza

ADIVINHAÇÃO EGÍPCIA: EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS POR MEIO DO JOGO; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Rafael Florencio de Oliveira e Jamilly da Silva Santos

FUNÇÃO FLORAL: UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER MATEMÁTICA; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Rafael Florencio de Oliveira;Jamilly da Silva Santos

Função Floral:Uma maneira Divertida de Aprender Matemática; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Daniela Batista Santos;

Daiana Lima Soriano de Oliveira Souza;Jamile dos Santos Souz

Adivinhação Egípcia :Explorando Conceitos Matemáticos por Meio do jogo; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Daniela Batista Santos;

Taiane Santana de Carvalho

Lendo, Interpretando e comparando frações; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Laise Pedreira Souza e Sabrina M

dos Santos; Jogo dos Quadrados; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Cássio Lopes Carneiro e Felipe dos Santos Belon

Matematizando com o Kalah; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Monitores do Matemática é Show 2016

Exposição Materiais Lúdicos para o Ensino de Matemática; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Felipe Henrique Santana da Silva

6°Matemática é Show; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Joalisson Bahia Santana e Felipe Henrique Santana Da Silva

Corrida da Sequência; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Bahia; Orientador: Daniela Batista Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, DANIELA BATISTA ; KISTEMANN JR., Marco Aurélio . Matemática e Literatura: conexões interdisciplinares com a Educação Financeira Crítica em uma obra de Calvino. REVEMOP , v. 6, p. 1-21, 2024.

  • BELON, FELIPE DOS SANTOS ; CARNEIRO, CÁSSIO LOPES ; Santos, Daniela Batista ; Santana, Joalisson Bahia ; MESQUITA, ANTONIA NATANAYANA LIMA ; SILVA, FELIPE HENRIQUE SANTANA DA . APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO/MATH LEARNING AND THE USE OF GAMES AS A TEACHING STRATEGY. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 16657-16671, 2021.

  • Santana, Joalisson Bahia ; Santos, Daniela Batista ; BELON, FELIPE DOS SANTOS ; CARNEIRO, CÁSSIO LOPES ; MESQUITA, ANTONIA NATANAYANA LIMA ; SILVA, FELIPE HENRIQUE SANTANA DA . A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO: MOBILIZANDO E CONSTRUINDO SABERES EM MATEMÁTICA/ THE USE OF GAMES AS A TEACHING RESOURCE: MOBILIZING AND BUILDING KNOWLEDGE IN MATHEMATICS. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 16700-16715, 2021.

  • Souza, Jamile dos Santos ; Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira ; Santos, Daniela Batista . A MATEMÁTICA PELA LENTE DOS JOGOS: UM ESTUDO SOBRE AS POTENCIALIDADES DO SUBTRAÇÃO COM O TANGRAM PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA E SUBTRAÇÃO/ MATHEMATICS THROUGH THE GAMES LENS: A STUDY ABOUT THE POTENTIALITIES OF SUBTRACTION WITH TANGRAM FOR LEARNING GEOMETRY AND SUBTRACTION. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 16869-16880, 2021.

  • SALES, JOSIEL SILVA ; REIS, JADIEL SANTOS DOS ; Santos, Daniela Batista . CONTRIBUIÇÕES DOS MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO E GEOMETRIA/ CONTRIBUTIONS OF CONCRETE MATERIALS FOR THE TEACHING AND LEARNING OF FRACTION AND GEOMETRY. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 16794-16811, 2021.

  • SALES, JOSIEL SILVA ; PEREIRA, LARISSA FERREIRA ; SANTOS, DANIELA BATISTA . PIBD E A FEIRA DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA UM ENSINO SIGNIFICATIVO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA / PIBID AND THE MATHEMATICS FAIR: CONTRIBUTIONS TO A MEANINGFUL TEACHING OF MATHEMATICS IN BASIC EDUCATION. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 23153-23162, 2021.

  • SOUZA, JAMILE DOS SANTOS ; SANTANA, JOALISSON BAHIA ; SANTOS, DANIELA BATISTA . LUDICIDADE NO PIBID: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Revista Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 23122-23133, 2021.

  • OLIVEIRA, RAFAEL FLORENCIO ; SANTOS, JAMILLY SANTOS ; SANTOS, DANIELA BATISTA . O SINAL QUE FICA É DE MAIS OU DE MENOS? CONTRIBUIÇÕES DA RÉGUA MÁGICA PARA A APRENDIZAGEM DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS. Revista Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 23098-23114, 2021.

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . MEMÓRIAS DO PROJETO MATEMÁTICA É SHOW E AS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: DISPOSITIVOS PARA UMA PRÁXIS LÚDICA, CRÍTICA E CULTURAL. PONTOS DE INTERROGAÇÃO (ONLINE) , v. 11, p. 263-289, 2021.

  • MOTA, C. G. S. ; SANTOS, V. S. ; SANTOS, D. B. . CULTURA AFRICANA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: APRENDENDO CONCEITOS MATEMÁTICOS E COMBATENDO O RACISMO. REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO , v. 10, p. 390-413, 2020.

  • SANTOS, D. B. ; PEREIRA, L. F. ; SALES, J. S. . PIBID: UMA ALTERNATIVA DE POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEMMATEMÁTICA. REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO , v. 10, p. 414-440, 2020.

  • SANTOS, D. B. ; MAGALHAES, A. R. . TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE PRÁXIS DOCENTE E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. Revista Metáfora Educacional , v. 21, p. 205-243, 2016.

  • SANTOS, D. B. ; FIAES, J. J. ; MAGALHAES, A. R. . DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM EQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU: ANÁLISE E PERSPECTIVAS. Revista Metáfora Educacional , v. 21, p. 303-339, 2016.

  • SANTOS, D. B. ; OLIVEIRA, R. F. . (RE)PENSAR PRÁTICAS E (RE)EXISTIR AO CONTEXTO PANDÊMICO: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO "MATEMÁTICA É SHOW". In: Marco Aurélio Kistemann Junior; Fernanda Sevarolli Faria. (Org.). Pandebook: cabeças pensantes na pandemia. 1ed.São Paulo: Editora Akademy, 2023, v. 5, p. 71-86.

  • OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . MALBA TAHAN NO TEATRO: APRENDENDO MATEMÁTICA NO PALCO VIRTUAL. In: Karyne Dias Coutinho; Jefferson Fernandes Alves. (Org.). (Im)possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia. 1ed.Natal: SEDIS-EDUFRN, 2022, v. 2, p. 207-213.

  • Santos, Daniela Batista ; Paula, Juliana Pereira e ; Santana, Joalisson Bahia ; Oliveira, Rafael Florencio de . CONTO DA DIVISÃO DOS PÃES DE MALBA TAHAN MOBILIZANDO CONCEITOS À LUZ DOS CAMPOS CONCEITUAIS:. In: Eloisa Rosotti Navarro ; Maria do Carmo de Sousa. (Org.). Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 1. 1ed.: Editora Científica Digital, 2021, v. 1, p. 419-433.

  • Santos, Daniela Batista ; Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira ; Souza, Jamile dos Santos . ADIVINHAÇÃO EGÍPCIA DESPERTANDO O PRAZER EM APRENDER MATEMÁTICA:. In: Eloisa Rosotti Navarro ; Maria do Carmo de Sousa. (Org.). Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 1. 1ed.: Editora Científica Digital, 2021, v. 1, p. 516-527.

  • Santos, Daniela Batista ; Carneiro, Cássio Lopes Carneiro . APRENDENDO ANÁLISE COMBINATÓRIA COM O PROBLEMA DOS CINCO DISCOS DE MALBA TAHAN. In: Eloisa Rosotti Navarro ; Maria do Carmo de Sousa. (Org.). Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 2. 1ed.: Editora Científica Digital, 2021, v. 2, p. 375-389.

  • Santos, Daniela Batista ; Santana, Joalisson Bahia . O USO DE METODOLOGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS. In: Eloisa Rosotti Navarro ; Maria do Carmo de Sousa. (Org.). Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 2. 1ed.: Editora Científica Digital, 2021, v. 2, p. 390-406.

  • SANTOS, D. B. ; OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, J. S. . MOBILIZAR E/OU CONSTRUIR CONCEITOS DE FUNÇÃO DE FORMA LÚDICA: POTENCIALIDADES DO JOGO FUNÇÃO FLORAL. In: Paula Almeida de Castro. (Org.). Educação como (Re)existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2021, v. 1, p. 1057-1075.

  • NASCIMENTO, Jorge Costa Do ; SANTOS, D. B. ; CARNEIRO, C. L. ; OLIVEIRA, R. F. . POTENCIALIDADES DO CONTO DO JOALHEIRO PARA A APRENDIZAGEM DE PROPORÇÃO: CONEXÕES COM O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO E A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS. In: Paula Almeida de Castro. (Org.). Educação como (Re)existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2021, v. 2, p. 1555-1573.

  • CARNEIRO, C. L. ; OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, D. B. ; SANTANA, J. B. ; PAULA, J. P. . O CONTO DA DIVISÃO DO VINHO E UM DINAR DESAPARECIDO: ARTICULAÇÃO TEÓRICA COM O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO E A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS. In: Marluce Alves dos Santos; Jadson de Souza Conceição; Fabrício Vieira Pessoa; Edmilson Santos de Oliveira Junior; Davi de Andrade Oliveira. (Org.). O lugar da Matemática na Bahia. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 125-136.

  • CARNEIRO, C. L. ; OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, D. B. ; SANTANA, J. B. ; PAULA, J. P. . EXPLORANDO O LIVRO O HOMEM QUE CALCULAVA DE MALBA TAHAN: UM ESTADO SOBRE O CONTO DAS MAÇÃS E SUA RELAÇÃO COM A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. In: Marluce Alves dos Santos; Jadson de Souza Conceição; Fabrício Vieira Pessoa; Edmilson Santos de Oliveira Junior; Davi de Andrade Oliveira. (Org.). O lugar da Matemática na Bahia. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 137-146.

  • SANTOS, D. B. ; Magalhães, André Ricardo . A Teoria das Situações Didáticas como Estratégia para a Aprendizagem de MAtemática. In: Gessilda Cavalheiro Müller; Tânia Maria Hetkowski; Gerusa Soares Pinheiro. (Org.). Estratégia de Ensino da Matemática: Entrelaçando Saberes para a Educação Básica. 1ed.Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia - EDUNEB, 2017, v. 1, p. 107-119.

  • OLIVEIRA, ; SANTOS, DANIELA BATISTA . DESVENDANDO A MULTIPLICAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. In: XV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2025, Manaus. Anais do XV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2025.

  • SANTOS, D. B. . EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO ATLAS.TI PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: XV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2025, Manaus. Anais do XV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2025.

  • SALES, J. S. ; Santos, Daniela Batista . PARA ALÉM DA SALA DE AULA: PRÁTICAS DIFERENCIADAS E LÚDICAS EM MATEMÁTICA NO PROGRAMA ?BRASIL NA ESCOLA. In: XV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2025, Manaus. Anais do XV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2025.

  • SANTOS, R. N. ; Santos, Daniela Batista . O Ensino de Números Complexos: Um relato vivenciado no PIBID. In: XXI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2025, Barreiras. Anais do XXI Encontro Baiano de Educação Matemática.. Barreiras: Anais do XXI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2025. v. 1. p. 1-12.

  • Santos, Daniela Batista ; KISTEMANN JR., Marco Aurélio . QUEM FICA ZANGADO PERDE (ATÉ O DINHEIRO): inspirações calvinianas e a educação financeira crítica. In: VII Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática, 2025, Belo Horizonte. Anais do VII Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. Belo Horizonte: Anais do VII Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática, 2025. v. 1. p. 1-10.

  • SANTOS, DANIELA BATISTA ; OLIVEIRA, R. F. . EM 2020 A PRAÇA FOI VIRTUAL: RESSIGNIFICANDO O PROJETO MATEMÁTICA É SHOW NO CONTEXTO REMOTO. In: VIII SEMINÁRIO DE HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA, 2022, CAMPINAS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA. CAMPINAS: EVEN3, 2022.

  • OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . É HORA DO SHOW: APRENDENDO CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DO MALBA TAHAN NO TEATRO DE FORMA VIRTUAL. In: VIII SEMINÁRIO DE HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA, 2022, CAMPINAS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA. CAMPINAS: EVEN3, 2022.

  • SERGIO LORENZATO ; Rosana Prado Biani ; Rafael Bonato Quintanilha ; MARCUS VINICIUS DE MATTOS ALVARENGA ; SANTOS, DANIELA BATISTA . ROMPENDO BARREIRAS COM MALBA TAHAN. In: VIII Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática, 2022, Campinas. Anais do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Campinas: Even3, 2021.

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . (RE)SIGNIFICAR A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E AS POTENCIALIDADES DA LUDICIDADE E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 2021. ANAIS DO VIII ENALIC. CAMPINA GRANDE: REALIZE EDITORA, 2021.

  • REIS, J. S. ; OLIVEIRA, M. L. C. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . BINGO MATEMÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA LÚDICO E DINÂMICO. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Edição 2021), 2021. ANAIS DO VII CONEDU (EDIÇÃO 2021). CAMPINA GRANDE: REALIZE EDITORA, 2021.

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . O ENTRE-LUGAR DA MATEMÁTICA E A LITERATURA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR, CRÍTICO E REFLEXIVO. In: Seminários Interlinhas (Pós-Crítica), 2021, Alagoinhas. Anais dos Seminários Interlinhas (Pós-Crítica). Alagoinhas: Laboratório de Edição Fábrica de Letras, 2021. v. 9. p. 569-596.

  • Santos, Daniela Batista ; PEREIRA, L. F. ; SALES, J. S. . UMA VIVÊNCIA EXITOSA PARA ALÉM DA SALA DE AULA: PIBID E FEIRA DE MATEMÁTICA. In: I Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática ? I ENOPEM, 2020. Anais do I Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática ? I ENOPEM, 2020. v. 1.

  • CARNEIRO, C. L. ; SANTOS, D. B. . POTENCIALIDADES DO PROBLEMA DOS CINCO DISCOS DE MALBA TAHAN PARA APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA. In: VII Congresso Nacional de Educação - VII CONEDU - Edição Online, 2020, Campina Grande. Anais do VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2020. v. 1.

  • OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, J. S. ; SANTOS, D. B. . O SINAL QUE FICA É DE MAIS OU DE MENOS, PROFESSOR? CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O APRENDIZADO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS. In: VII Congresso Nacional de Educação - VII CONEDU - Edição Online, 2020, Campina Grande. Anais do VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2020. v. 1.

  • REIS, J. S. ; SALES, J. S. ; SANTOS, D. B. . A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO E GEOMETRIA. In: VII Congresso Nacional de Educação - VII CONEDU - Edição Online, 2020, Campina Grande. Anais do VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2020. v. 1.

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . EM BUSCA DOS SIGNOS: LEITURA DE UMA BIBLIOGRAFIA COMPLEXA COM UM OLHAR MATEMÁTICO. In: Seminários Avançados I sobre o Perfil do Doutor em Crítica Cultural, 2020, Alagoinhas. Anais Seminários Avançados I sobre o Perfil do Doutor em Crítica Cultural. Alagoinhas: Laboratório de Edição Fábrica de Letras, 2020. v. 1. p. 145-164.

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . CONTRIBUIÇÕES DO SIGNO LINGUÍSTICO COMO PRÁXIS NOS LETRAMENTOS MATEMÁTICOS. In: Seminários Interlinhas (Pós-Crítica), 2020, Alagoinhas. Anais dos Seminários Interlinhas (Pós-Crítica). Alagoinhas: Laboratório de Edição Fábrica de Letras, 2020. v. 8. p. 99-114.

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . MEMÓRIAS E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS COMO DISPOSITIVOS PARA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO PROJETO ?MATEMÁTICA É SHOW?. In: Seminários Interlinhas (Pós-Crítica), 2020, Alagoinhas. Anais dos Seminários Interlinhas (Pós-Crítica). Alagoinhas: Laboratório de Edição Fábrica de Letras, 2020. v. 8. p. 327-350.

  • SANTOS, D. B. ; SANTANA, J. B. . Uso de Metodologia diferenciada para o Ensino de Expressões Algébricas: Um estudo no 8° ano do Ensino Fundamental II. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ? ENEM, 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ? ENEM, 2019.

  • SANTOS, D. B. ; CARNEIRO, C. L. ; OLIVEIRA, R. F. . O CONTO DO JOALHEIRO: ARTICULAÇÕES TEÓRICAS COM OS CAMPOS CONCEITUAIS E A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ? ENEM, 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ? ENEM, 2019.

  • SANTOS, D. B. ; SANTANA, J. B. ; PAULA, J. P. ; OLIVEIRA, R. F. . POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DOS CAMPOS CONCEITUAIS NO CONTO DA DIVISÃO DOS PÃES DE MALBA TAHAN. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ? ENEM, 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ? ENEM, 2019.

  • SANTOS, D. B. ; SOUZA, J. S. ; SANTOS, J. . LUDICIDADE NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ? ENEM, 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ? ENEM, 2019.

  • SANTOS, D. B. ; SOUZA, J. S. ; OLIVEIRA, D. L. S. . SUBTRAÇÃO COM TANGRAM: DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS E TRABALHANDO GEOMETRIA E SUBTRAÇÃO POR MEIO DO JOGO. In: XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática e do VII Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2019, ilhéus. Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática e do VII Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2019.

  • SANTOS, D. B. ; AVELINO, A. P. S. ; SOUZA, L. P. . ATIVIDADES DIFERENCIADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: MOBILIZANDO SABERES E SUPERANDO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MULTIPLICAÇÃO E EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU. In: XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática e do VII Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2019, Ilhéus. Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática e do VII Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2019.

  • SANTOS, D. B. ; FIAES, J. J. . AVALIAÇÃO DOS DISCENTES SOBRE SEUS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: XVII Encontro Baiano de Educação Matemática e do VI Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2017, Alagoinhas. Anais do XVII Encontro Baiano de Educação Matemática e do VI Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2017.

  • SANTOS, D. B. ; CARNEIRO, C. L. ; SANTANA, J. B. ; SILVA, C. T. M. C. E. . ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. In: XVII Encontro Baiano de Educação Matemática e do VI Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2017, Alagoinhas. Anais do XVII Encontro Baiano de Educação Matemática e do VI Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2017.

  • SANTOS, D. B. ; AVELINO, A. P. S. . O Uso Dos Jogos Para Aprendizagem Matemática: Aprendendo Operação Com Números Inteiros E Conjuntos Numéricos De Forma Divertida. In: XVII Encontro Baiano de Educação Matemática e do VI Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2017, Alagoinhas. Anais do XVII Encontro Baiano de Educação Matemática e do VI Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2017.

  • SANTOS, D. B. ; BELON, F. S. ; MESQUITA, A. N. L. ; SANTANA, J. B. ; SILVA, F. H. S. ; CARNEIRO, C. L. . MOBILIZANDO E CONSTRUINDO SABERES COM JOGOS MATEMÁTICOS. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

  • SANTOS, D. B. ; MESQUITA, A. N. L. ; CARNEIRO, C. L. ; SILVA, F. H. S. ; SANTANA, J. B. ; BELON, F. S. . UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

  • SANTOS, D. B. . TECNOLOGIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTO NUMA PERSPECTIVA DA AUTÔNOMIA. In: XVI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2015, Salvador. Educação Matemática Estabelecendo um Diálogo entre Saberes Universitário e Escolares, 2015.

  • SOUZA, M. S. ; SANTOS, D. B. ; PEREIRA, E. B. . PROJETO DE EDUCAÇÃO LÚDICO DE MATEMÁTICA: APRENDENDO MATEMÁTICA COM JOGOS. In: XVI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2015, Salvador. Educação Matemática Estabelecendo um diálogo entre Saberes Universitário e Escolares, 2015.

  • SANTOS, D. B. ; MAGALHAES, A. R. . ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO E REFLEXIVO: A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA ARITMÉTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. In: III Encontro de Educação Matemática para Séries Iniciais, 2015, São Carlos - SP. III Encontro de Educação Matemática para Séries Iniciais.

  • SANTOS, D. B. . Desafios e Possibilidades de um Ensino de Matemática Crítico e Reflexivo: um olhar para o ensino e aprendizagem das operações básicas da aritmética potencializada pela tecnologia. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM, 2014, Pernambuco - Recife. EBRAPEM - 18 anos - Maioridade, Desafios, Responsabilidades Sociais", 2014.

  • SANTOS, D. B. ; CARVALHO, G. S. ; SANTOS, M. L. T. . IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA ENSINO E DDATICA DA MATEMÁTICA. In: III Seminário Regional do LIAPEME e I Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências: Contribuições e perspectivas, 2014, Salvador e Feira de Santana. Eensino de didática das Ciências Naturais e da Matemática., 2014.

  • SANTOS, D. B. ; SANTOS, M. L. T. ; CARVALHO, G. S. . UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE FRAÇÃO ENSINO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: III Seminário Regional do LIAPEME e I Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências: Contribuições e perspectivas, 2014, Salvador e Feira de Santana. ensino de didática das Ciências Naturais e da Matemática., 2014.

  • AVELAR, E. S. ; SANTOS, D. B. ; MAGALHAES, A. R. . Aprendizagem Tecnológica de Matemática: Desenvolvendo teoremas e aplicações no Geogebra 3D. In: EUTIC 2014 Lisboa ? O papel das TIC no design de processos informacionais e cognitivos, 2014, Lisboa - Portugal. EUTIC 2014 Lisboa ? O papel das TIC no design de processos informacionais e cognitivos, 2014.

  • SANTOS, D. B. ; SANTOS, J. ; AVELAR, E. S. ; MAGALHAES, A. R. . Capoeira e o ensino de matemática: potencialidades na abordagem de conceitos geométricos. In: VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2013, Montevidéu. Actas do VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. v. 1.

  • SANTOS, D. B. ; MESQUITA, A. N. L. ; SANTOS, V. M. . Descobrindo o Segredo das Fórmulas de Área. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2013, Curitiba. XI Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2013. v. 1.

  • SANTOS, D. B. ; SANTOS, V. M. ; MAGALHAES, A. R. . LINGUAGEM DOS CONJUNTOS E SUAS APLICAÇÕES EM PESQUISA NA INTERNET. In: VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2013. Actas do VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. v. 1.

  • SANTOS, D. B. ; SANTOS, J. ; AVELAR, E. S. ; Magalhães, André Ricardo . MATEMÁTICA NA CAPOEIRA: CONSTRUINDO MOVIMENTOS CORPORAIS E FIGURAS GEOMÉTRICAS. In: VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2013, Montevidéu. Actas do VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. v. 1.

  • SANTOS, D. B. ; MAGALHAES, A. R. ; AVELAR, E. S. ; DAMASCENO, M. L. S. . O PAPEL DOS JOGOS COMO RECURSO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: BRINCANDO E APRENDENDO COM MATEMÁTICA. In: VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2013, Montevidéu. Actas do VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. v. 1.

  • SANTOS, D. B. ; Magalhães, André Ricardo . MATEMÁTICA É SHOW: COMEORANDO O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA COM UM ESPETÁCULO DE CIDADANIA. In: 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEMAT, 2012, Fortaleza. 3º SIPEMAT, 2012.

  • SANTOS, D. B. ; Magalhães, André Ricardo . A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE SEUS IMPACTOS E O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVO. In: 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEMAT, 2012, Fortaleza. 3º SIPEMAT, 2012.

  • SANTOS, D. B. ; MAGALHAES, A. R. ; SANTOS, E. A. . A MÁGICA DA BASE BINÁRIA: DESAFIANDO SUA INTELIGÊNCIA E APRENDENDO MATEMÁTICA. In: IV Encontro Uruguaio de Educação Matemática, 2012, Montevidéu. IV Encontro Uruguaio de Educação Matemática, 2012.

  • SANTOS, D. B. ; SANTOS, N. A. ; Magalhães, André Ricardo . A GEOMETRIA ATRAVÉS DA ARTE DO ORIGAMI: APRENDENDO NA PONTA DOS DEDOS. In: IV Encontro Uruguaio de Educação Matemática, 2012, Montevidéu. IV Encontro Uruguaio de Educação Matemática, 2012.

  • SANTOS, D. B. ; Magalhães, André Ricardo ; MESQUITA, A. N. L. ; BARBOSA, D. A. S. . A MATEMÁTICA ALÉM DO QUADRO E GIZ. In: IV Encontro Uruguaio de Educação Matemática, 2012, Montevidéu. IV Encontro Uruguaio de Educação Matemática, 2012.

  • SANTOS, D. B. ; Magalhães, André Ricardo ; AVELAR, E. S. ; OLIVEIRA, F. B. . SITUAÇÕES COTIDIANAS GEOMETRIZADAS: LEVANDO A MATEMÁTICA A SOCIEDADE. In: IV Encontro Uruguaio de Educação Matemática, 2012, Montevidéu. IV Encontro Uruguaio de Educação Matemática, 2012.

  • SANTOS, D. B. ; MAGALHAES, A. R. ; SANTOS, E. A. . A Mágica da Matemática: Estimulando e Desafiando sua Inteligência.. In: IV Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática., 2012, Senhor do Bonfim. IV Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática., 2012.

  • SANTOS, D. B. ; Magalhães, André Ricardo ; SANTOS, J. A. ; SILVA, G. F. S. . TEATRO E MATEMÁTICA: APRENDENDO LUDICAMENTE. In: IV Encontro Uruguaio de Educação Matemática, 2012, Montevidéu. IV Encontro Uruguaio de Educação Matemática, 2012.

  • SANTOS, D. B. ; OLIVEIRA, M. S. de ; SENA, C. S. G. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PODEROSA FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. In: XIVEncontro Baiano de Educação Matemática, 2011, Amargosa. A Matemática e a Formação para a Cidadania, 2011.

  • SANTOS, D. B. ; Barbosa, Jonei Cerqueira ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do . Modelagem Matemática na Educação de Jovesn e Adultos: Compreendendo as Estratégias Desenvolvidas pelo Educandos. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2010, Salvador - BA. X Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2010.

  • SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do . O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DE (RE)SOCIALIZAÇÃO. In: II Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2008, Barreiras. II fórum Baiano das Licenciaturas em Mtemática, 2008.

  • SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do . O Papel da Matemática na Formação do Aluno Cidadão. In: XII Encontro Baiano de Educação Matemática - EBEM, 2007, Senhor Do Bomfim. XII EBEM - Matemática e Inclusão Social, 2007.

  • SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do . O Papel da Matemática na Formação do Aluno Cidadão. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2007, Belo Horizonte. IX ENEM - Diálogo entre a Pesquisa e a Prática Educativa, 2007.

  • SANTOS, D. B. . Ludicidade e o ensino da equação do 1º grau, divisibilidade e intervalos. In: XII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2007, Senhor do bonfim. XII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2007.

  • SANTOS, D. B. . Ludicidade e o ensino de equação do 1º grau, divisibilidade e intervalos. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horinzonte. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007.

  • SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do . MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA. In: XI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2005, Salvador - BA. Anias do XI Encontro Baiano de Educação Matemática. Salvador - BA: XI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2005.

  • SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do ; LEONARDO, Tiago . A Arte de Dobrar Papel e o Ensino de Matemática. In: XI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2005, Salvador - BA. Anais do XI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2005.

  • OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . (RE)SIGNIFICAR A LEITURA E A COMPREENSÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COM O APORTE DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS. In: III SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2022, ARRAIS. ANAIS DO TERCEIRO SENALÉM. ARRAIS: EVEN3, 2022.

  • SANTOS, DANIELA BATISTA ; OLIVEIRA, R. F. . PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NO PIBID: VIVÊNCIAS PARA/NA PRÁXIS. In: III SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2022, ARRAIS. ANAIS DO TERCEIRO SENALÉM. ARRAIS: EVEN3, 2022.

  • SALES, J. S. ; OLIVEIRA, M. L. C. ; REIS, J. S. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . A UTILIZAÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA DE RADICIAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. In: VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, VITÓRIA DA CONQUISTA. ANAIS DO VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. CAMPINAS: GALOÁ, 2021.

  • SANTOS, R. N. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . BRINCANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA COM O JOGO MOEDA TRAVADA. In: VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, VITÓRIA DA CONQUISTA. ANAIS DO VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. CAMPINAS: GALOÁ, 2021.

  • CARDIM, C. S. A. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS A PARTIR DO JOGO DA MEMÓRIA. In: VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, VITÓRIA DA CONQUISTA. ANAIS DO VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. CAMPINAS: GALOÁ, 2021.

  • SANTOS, J. S. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . POSSIBILIDADES DE UMA APRENDIZAGEM LÚDICA COM O JOGO DA VELHA DE POTENCIAÇÃO. In: VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, VITÓRIA DA CONQUISTA. ANAIS DO VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. CAMPINAS: GALOÁ, 2021.

  • OLIVEIRA, G. S. P. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . BRINCANDO E EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO JOGO ?4 EM FILA?. In: VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, VITÓRIA DA CONQUISTA. ANAIS DO VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. CAMPINAS: GALOÁ, 2021.

  • OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . GIRE A ROLETA E JOGUE OS DADOS: REVISANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA ROLETA OCTOGONAL. In: VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, VITÓRIA DA CONQUISTA. ANAIS DO VIII FÓRUM BAIANO DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA/XIX ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. CAMPINAS: GALOÁ, 2021.

  • SANTOS, D. B. ; CRUZ, M. M. B. . O Algeplan como possibilidade de ensino de operações de Polinômios. In: IX Semana de Matemática UFS e V Encontro PIBID, 2016, Aracaju. Anais da Semana de Matemática da UFS, 2016.

  • SANTOS, D. B. ; AVELINO, A. P. S. ; CRUZ, T. S. . Aprendendo Análise Combinatória através do jogo Senha uma experiência vivenciada no PIBID. In: IX Semana de Matemática UFS e V Encontro PIBID, 2016, Aracaju. Anais da Semana de Matemática da UFS.

  • SANTOS, D. B. ; DANTAS, A. P. . Material Concreto e Contextualização: Possibilidades Didáticas para Aprendizagem de Fração e Número Inteiro. In: IX Semana de Matemática UFS e V Encontro PIBID, 2016, Aracaju. Anais da Semana de Matemática da UFS, 2016.

  • SANTOS, D. B. ; CARNEIRO, C. L. ; SILVA, C. T. M. C. E. . Aprendendo Equação e Função de Forma Lúdica No PIBID. In: IX Semana de Matemática UFS e V Encontro PIBID, 2016, Aracaju. Anais da Semana de Matemática da UFS, 2016.

  • SANTOS, D. B. ; SANTOS, R. S. . Aprendendo Multiplicação e Potenciação através da construção de problemas e desenvolvimento de estratégia. In: IX Semana de Matemática UFS e V Encontro PIBID, 2016, Aracaju. Anais da Semana de Matemática da UFS, 2016.

  • SANTOS, D. B. ; SANTANA, J. B. . Recursos manipuláveis nas aulas de Matemática, uma experiência do PIBID UNEB. In: IX Semana de Matemática UFS e V Encontro PIBID, 2016. Anais da Semana de Matemática da UFS, 2016.

  • SANTOS, D. B. ; SOUZA, L. P. ; SANTOS, S. M. . O PIBID e sua contribuição no ensino de matemática: um relato de experiência com atividades lúdicas. In: IX Semana de Matemática UFS e V Encontro PIBID, 2016, Aracaju. Anais da Semana de Matemática da UFS, 2016.

  • SANTOS, D. B. ; CUNHA, C. R. . O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA MATEMÁTICA NO PIBIB: ENFATIZANDO OS NÚMEROS INTEIROS. In: IX Semana de Matemática UFS e V Encontro PIBID, 2016, Aracaju. Anais da Semana de Matemática da UFS, 2016.

  • SANTOS, D. B. ; MEDEIROS, K. . A utilização do jogo nas aulas de matemática envolvendo plano cartesiano. In: IX Semana de Matemática UFS e V Encontro PIBID, 2016, Aracaju. Anais da Semana de Matemática da UFS, 2016.

  • SANTOS, DANIELA BATISTA ; SANTOS, O. M. . LITERATURA E LETRAMENTO MATEMÁTICO: DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR, CRÍTICO E REFLEXIVO. In: XVIII Encontro da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada), 2022, Salvador. Programação e Livro de Resumo do XVIII Encontro da ABRALIC. Salvador: ABRALIC, 2022. p. 848-849.

  • SANTOS, D. B. . ETNOMATEMÁTICA FAZENDO A DIFERENÇA NA APRENDIZAGEM DE DIVERSOS SABERES MATEMÁTICOS. In: Vem Brasil ? Virtual Etnomatemática ? Brasil, 2020. VEm Brasil - Virtual Etnomatemática - Brasil - on-line, 2020.

  • SANTOS, D. B. . TECNOLOGIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTO NUMA PERSPECTIVA DA AUTÔNOMIA. In: XVI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2015, Salvador. Anais do XVI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2015.

  • SANTOS, D. B. ; MAGALHAES, A. R. ; JESUS, A. S. . . Contribuições da Construção naval artesanal do Baixo Sul da Bahia para o ensino de Matemática em espaços formais de educação. In: VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2013, Montevidéu. Actas do VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. v. 1. p. 134.

  • SANTOS, D. B. ; SILVA, Miralva Ferraz Barreto da ; ARAÚJO, Rosália Teixeira de ; VILELA, Alba Benemérita Alves . ATENDIMENTO À VÍTIMA NO TRAUMA: CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS. In: Iº Congresso Brasileiro de Enfermagem em Emergência, 2005, São Paulo. Anais Iº Congresso Brasileiro de Enfermagem em Emergência, 2005.

  • OLIVEIRA, RAFAEL FLORENCIO ; SANTOS, DANIELA BATISTA . DESVENDANDO A MULTIPLICAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Santos, Daniela Batista . EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO ATLAS.TI PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SALES, J. S. ; Santos, Daniela Batista . PARA ALÉM DA SALA DE AULA: PRÁTICAS DIFERENCIADAS E LÚDICAS EM MATEMÁTICA NO PROGRAMA ?BRASIL NA ESCOLA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, R. N. ; Santos, Daniela Batista . O Ensino de Números Complexos: Um relato vivenciado no PIBID. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Santos, Daniela Batista ; KISTEMANN JR., Marco Aurélio . QUEM FICA ZANGADO PERDE (ATÉ O DINHEIRO): inspirações calvinianas e a educação financeira crítica. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, D. B. . . CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NA APRENDIZAGEM LÚDICA E LETRADA DOS CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. . JOGOS E BEM-ESTAR: CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O AUTOCUIDADO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JESUS, A. S. ; SANTOS, D. B. ; JESUS, R. S. ; SANTOS, K. F. . POTENCIALIDADES DOS JOGOS DE OPERAÇÕES PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. L. C. ; SALES, J. S. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . DESAFIE SUA MENTE E AGUÇE SEU RACIOCÍNIO LÓGICO: POTENCIALIDADES DO JOGO MOINHO DO VENTO E DOS DESAFIOS FIGURAIS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, J. S. ; OLIVEIRA, ; SANTOS, D. B. ; FARIAS, R. L. . DOBRAR, DESDOBRAR E CONSTRUIR CONCEITOS: POTENCIALIDADES DO ORIGAMI PARA APRENDER GEOMETRIA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . LITERATURA E LETRAMENTO MATEMÁTICO: DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR, CRÍTICO E REFLEXIVO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SALES, J. S. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . ALGEPLAN: UMA PONTE ENTRE A ÁLGEBRA E A GEOMETRIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . MATEMÁTICA É SHOW: UM CONVITE PARA UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA E DIFERENCIADA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO PANDÊMICO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . 'Malba Tahan e a Educação Matemática: diálogos e pesquisas' - MEDIADORA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . 'Desafios, encantos e aprendizagem da Matemática a partir de contos do Malba Tahan'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REIS, J. S. ; OLIVEIRA, M. L. C. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . BINGO MATEMÁTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA LÚDICO E DINÂMICO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . (RE)SIGNIFICAR A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E AS POTENCIALIDADES DA LUDICIDADE E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . GIRE A ROLETA E JOGUE OS DADOS: REVISANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA ROLETA OCTOGONAL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . Rompendo barreiras com Malba Tahan. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . Malba Tahan no Teatro: Aprendendo Matemática no Palco Virtual. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA: INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA UMA MATEMÁTICA LÚDICA E CRÍTICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA ; OLIVEIRA, R. F. . PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NO PIBID: VIVÊNCIAS PARA/NA PRÁXIS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . É HORA DO SHOW: APRENDENDO CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DO MALBA TAHAN NO TEATRO DE FORMA VIRTUAL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . EM 2020 A PRAÇA FOI VIRTUAL: RESSIGNIFICANDO O PROJETO MATEMÁTICA É SHOW NO CONTEXTO REMOTO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, G. S. P. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . BRINCANDO E EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO JOGO ?4 EM FILA?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, J. S. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . POSSIBILIDADES DE UMA APRENDIZAGEM LÚDICA COM O JOGO DA VELHA DE POTENCIAÇÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDIM, C. S. A. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS A PARTIR DO JOGO DA MEMÓRIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTO, R. N. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . BRINCANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA COM O JOGO MOEDA TRAVADA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SALES, J. S. ; OLIVEIRA, M. L. C. ; REIS, J. S. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . A UTILIZAÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA DE RADICIAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, J. S. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . O SINAL QUE FICA É DE MAIS OU DE MENOS, PROFESSOR? CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O APRENDIZADO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARNEIRO, C. L. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . POTENCIALIDADES DO PROBLEMA DOS CINCO DISCOS DE MALBA TAHAN PARA APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SALES, J. S. ; REIS, J. S. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO E GEOMETRIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . VAMOS BRINCAR COM A FUNÇÃO FLORAL? APROXIMANDO O ESTUDANTE DOS CONTEÚDOS DE FUNÇÃO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . MATEMÁTICA É SHOW: DEZ ANOS DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . MALBA TAHAN E O TEATRO: APRENDENDO CONCEITOS MATEMÁTICOS COM A LINGUAGEM TEATRAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . DIÁRIO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZANDO A ESCRITA MATEMÁTICA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . DESAFIO DOS PALITOS: UMA POSSIBILIDADE PARA INSTIGAR O CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . ADIVINHAÇÃO EGÍPCIA BRINCANDO DE MÁGICA E APRENDENDO MATEMÁTICA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, C. R. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . ATIVIDADES COM POTENCIAL LÚDICO NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA TRABALHAR COM NÚMEROS INTEIROS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA ; PEREIRA, L. F. ; SALES, J. S. . UMA VIVÊNCIA EXITOSA PARA ALÉM DA SALA DE AULA: PIBID E FEIRA DE MATEMÁTICA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, DANIELA BATISTA . Laços de uma década de Extensão, Pesquisa e Ensino. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, D. B. . ?LEITURA E MATEMÁTICA: O homem que calculava. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, D. B. ; SANTANA, J. B. . USO DE METODOLOGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: UM ESTUDO NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, J. S. ; SANTOS, D. B. ; SANTANA, J. B. . LUDICIDADE NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARNEIRO, C. L. ; SANTOS, D. B. ; OLIVEIRA, R. F. . O CONTO DO JOALHEIRO: ARTICULAÇÕES TEÓRICAS COM OS CAMPOS CONCEITUAIS E A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, D. B. ; SANTANA, J. B. ; PAULA, J. P. . POTENCIALIDADES DIDÁTICAS DOS CAMPOS CONCEITUAIS NO CONTO DA DIVISÃO DOS PÃES DE MALBA TAHAN. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. ; SOUZA, J. S. ; OLIVEIRA, D. L. S. . Subtração Com Tangram: Desenvolvendo Estratégias E Trabalhando Geometria E Subtração Por Meio Do Jogo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; AVELINO, A. P. S. ; SOUZA, L. P. . Atividades Diferenciadas No Ensino De Matemática: Mobilizando Saberes E Superando Dificuldades De Aprendizagem Em Multiplicação E Equação Do Segundo Grau. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. . Ludicidade e o Ensino de Matemática: possibilidades e desafios. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, D. B. ; SOUZA, L. P. ; AVELINO, A. P. S. . O Uso Dos Jogos Para Aprendizagem Matemática: Aprendendo Operação Com Números Inteiros E Conjuntos Numéricos De Forma Divertida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. ; CARNEIRO, C. L. ; SANTANA, J. B. ; SILVA, C. T. M. C. E. . ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; FIAES, J. J. . AVALIAÇÃO DOS DISCENTES SOBRE SEUS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. . Matemática para a Formação da Cidadania. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, D. B. . ALTERNATIVAS DIDÁTICAS PARA UMA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA AUTONOMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, D. B. . Jogos do Projeto Matemática é Show. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; SOUZA, L. P. ; SANTOS, S. M. . O PIBID e sua contribuição no ensino de matemática: um relato de experiência com atividades lúdicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; CARNEIRO, C. L. ; SILVA, C. T. M. C. E. . Aprendendo Equação e Função de Forma Lúdica No PIBID. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; AVELINO, A. P. S. ; CRUZ, T. S. . Aprendendo Análise Combinatória através do jogo Senha uma experiência vivenciada no PIBID. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; DANTAS, A. P. . Material Concreto e Contextualização: Possibilidades Didáticas para Aprendizagem de Fração e Número Inteiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; CUNHA, C. R. . O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA MATEMÁTICA NO PIBIB: ENFATIZANDO OS NÚMEROS INTEIROS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; SANTANA, J. B. . Recursos manipuláveis nas aulas de Matemática, uma experiência do PIBID UNEB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; SANTOS, R. S. . Aprendendo Multiplicação e Potenciação através da construção de problemas e desenvolvimento de estratégia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; MEDEIROS, K. . A utilização do jogo nas aulas de matemática envolvendo plano cartesiano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; BELON, F. S. ; SANTANA, J. B. ; MESQUITA, A. N. L. ; CARNEIRO, C. L. ; SILVA, F. H. S. . A Utilização De Jogos Como Estratégia De Ensino De Matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; BELON, F. S. ; SANTANA, J. B. ; MESQUITA, A. N. L. ; CARNEIRO, C. L. ; SILVA, F. H. S. . Mobilizando E Construindo Saberes Com Jogos Matemáticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. . TECNOLOGIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTO NUMA PERSPECTIVA DA AUTÔNOMIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, D. B. ; MAGALHAES, A. R. . ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO E REFLEXIVO: A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA ARITMÉTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. . Desafios e Possibilidades de um Ensino de Matemática Crítico e Reflexivo: um olhar para o ensino e aprendizagem das operações básicas da aritmética potencializada pela tecnologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. . Aprendizagem tecnologica de matemática: desenvolvendo teoremas e aplicações no geogebra 3D. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. ; CARVALHO, G. S. ; SANTOS, M. L. T. . IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA ENSINO E DDATICA DA MATEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; SANTOS, M. L. T. ; CARVALHO, G. S. . UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE FRAÇÃO ENSINO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. . A Matemática é show: desafios e possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, D. B. . Matemática na Contemporaneidade: Formação para a cidadania. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, D. B. ; Magalhães, André Ricardo . MATEMÁTICA É SHOW: COMEORANDO O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA COM UM ESPETÁCULO DE CIDADANIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, D. B. ; Magalhães, André Ricardo . A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE SEUS IMPACTOS E O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. ; MAGALHAES, A. R. ; SANTOS, N. A. . GEOMETRIA ATRAVÉS DA ARTE DO ORIGAMI: APRENDENDO NA PONTA DOS DEDOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, D. B. ; MAGALHAES, A. R. ; SANTOS, E. A. . A MÁGICA DA BASE BINÁRIA: DESAFIANDO SUA INTELIGÊNCIA E APRENDENDO MATEMÁTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. ; Magalhães, André Ricardo ; MESQUITA, A. N. L. ; BARBOSA, D. A. S. . A MATEMÁTICA ALÉM DO QUADRO E GIZ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, D. B. ; Magalhães, André Ricardo ; AVELAR, E. S. ; OLIVEIRA, F. B. . SITUAÇÕES COTIDIANAS GEOMETRIZADAS: LEVANDO A MATEMÁTICA A SOCIEDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, D. B. ; Magalhães, André Ricardo ; SANTOS, J. A. ; SILVA, G. F. S. . TEATRO E MATEMÁTICA: APRENDENDO LUDICAMENTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, D. B. ; OLIVEIRA, M. S. de ; SENA, C. S. G. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PODEROSA FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. ; Barbosa, Jonei Cerqueira ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do . Modelagem Matemática na Educação de Jovesn e Adultos: Compreendendo as Estratégias Desenvolvidas pelo Educandos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do . O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DE (RE)SOCIALIZAÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. . O papel da Matemática e a formação do aluno-cidadão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do . O Papel da Matemática na Formação do Aluno Cidadão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. . Ludicidade e o ensino da equação do 1º grau, divisibilidade e intervalos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. ; MIRANDA JUNIOR, G. F. . Construindo algumas frações utilizando origami. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do . MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do ; LEONARDO, Tiago . A Arte de Dobrar Papel e o Ensino de Matemática. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do . Tangram como recurso metodológico para o ensino-aprendizagem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Santos, Daniela Batista . avaliador(a), de trabalhos submetidos na(s) modalidade(s) Comunicação Científica e na(s) Área(s) Temática(s) Eixo 11 ? Didática da Matemática, durante o XV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2025 (Avaliadora).

Outras produções

OLIVEIRA, ; SANTOS, D. B. . O QUE É MULTIPLICAÇÃO? DIALOGANDO SOBRE OS CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO COM APORTE NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, J. S. ; OLIVEIRA, R. F. ; RODRIGUES, G. A. ; FARIAS, R. L. ; SANTOS, D. B. . ORIGAMI E MATEMÁTICA: CONEXÕES CRIATIVAS PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, D. B. . DOBRAR E FRACIONAR: UMA JORNADA CRIATIVA DE APRENDIZAGEM. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, J. S. ; OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, D. B. ; FARIAS, R. L. . DE DOBRAS EM DOBRAS VAMOS APRENDENDO CONCEITOS: POTENCIALIDADES DO ORIGAMI PARA A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SALES, J. S. ; OLIVEIRA, M. L. C. ; REIS, J. S. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . DESVENDANDO DESAFIOS MATEMÁTICOS E ESTIMULANDO O RACIOCÍNIO LÓGICO. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . (RE)SIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO: PARA ALÉM DA SOMA DE PARCELAS IGUAIS. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. S. ; FARIAS, R. L. ; OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . DOBRANDO E DESDOBRANDO IDEIAS MATEMÁTICAS COM ORIGAMIS. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, G. A. ; OLIVEIRA, R. F. ; SANTOS, DANIELA BATISTA . É HORA DAS FRAÇÕES: DIVIDIR AS DÚVIDAS E SOMAR CONHECIMENTOS. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, DANIELA BATISTA . 'Equação de 1º grau'. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, DANIELA BATISTA . 'Operações aritméticas em Q'. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. ; OLIVEIRA, R. F. . LER, INTERPRETAR E APRENDER MATEMÁTICA CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICA. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, DANIELA BATISTA . TANGRAM:CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO LÚDICO E DIVERSIFICADO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, DANIELA BATISTA . AFROMAT:PRÁTICAS MATEMÁTICAS E O COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, DANIELA BATISTA . JOGANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA:POTENCIALIDADES PARA UM ENSINO E APRENDIZAGEM DE FORMA LÚDICA, DIFERENCIADA E AUTÔNOMA. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, DANIELA BATISTA . MOBILIZANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA LEITURA, INTERPRETAÇÃO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM APORTE DA TSD. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, DANIELA BATISTA . ORIGAMI: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. . 5º Boletim Matemática é Show. 2015. (Editoração/Outra).

SANTOS, D. B. . 4º Boletim Matemática é Show. 2014. (Editoração/Outra).

SANTOS, D. B. . 3º Boletim Matemática é Show. 2013. (Editoração/Outra).

SANTOS, D. B. . 2º Boletim Matemática é Show. 2012. (Editoração/Outra).

ALEXANDRE SANTANA BISPO ; AVELAR, E. ; DAMASCENO, M. L. S. ; JESUS, L. B. A. ; JESUS, L. O. B. ; OLIVEIRA, F. B. ; SANTOS, J. A. ; SANTOS, J. R. ; SILVA, G. F. S. ; SANTOS, D. B. . 1º Boletim Matemática é Show. 2011. (Editoração/Outra).

SANTOS, D. B. . Aritmética da Emília. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. . Aprendendo geometria com ORIGAMI. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. . Jogos: Construindo na Construção do conhecimento algébrico e aritmético. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. . Introdução ao Latex. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. . O ensino de Matemática numa perspectiva transformadora. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. . O Leitura e o Ensino de Matemática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. . Monitora da III Semana de Matemática - UESB. 2008. (Curso de Curta duração).

SANTOS, D. B. . Metodologias Inovadoras para o ensino fundamental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do . Ludicidade e o Ensino de Equação do 1º grau, Divisibilidade e Intervalos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do . Ludicidade e o Ensino de Equação do 1º grau, Divisibilidade e Intervalo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do . Origami: Arte e Terapia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. . O Origami como um Recurso para o Desenvolvimento Cognitivo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. . O origami como um recurso terapêutico. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do ; LEONARDO, Tiago . A Arte de Dobrar Papel e o Ensino de Matemática. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. . Tangram como Recurso Metodológico para o Ensino-Aprendizagem. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do ; FREIRE, Inês Angélica . Tangram e Suas Possibilidades: Lúdica, Algébrica e Geométrica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do ; FREIRE, Inês Angélica ; CASTRO, Jean Fabiano de Matos . Tangram e Suas Possibilidades: Lúdica, Algébrica e Geométrica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. . Tangram e Suas Possibilidades: Lúdica, Algébrica e Geométrica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, D. B. ; FREIRE, Inês Angélica ; NASCIMENTO, Jorge Costa Do ; FABIANO, Jean . Tangram E Suas Possibilidades: Lúdica, Algébrica E Geométrica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2022

    MALBA TAHAN E OS CAMPOS CONCEITUAIS: POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA LÚDICA, CRIATIVA, DINÂMICA E COM AUTONOMIA, Descrição: No Contexto escolar do ensino de Matemática, geralmente, predomina a utilização de metodologias expositivas, pautadas no paradigma do exercício, que adotam como centro da aprendizagem a memorização, a partir da repetição de exercícios. Vislumbrando contribuir para desmistificar essa visão da Matemática, propomos o desenvolvimento da presente pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. Objetivamos compreender como a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) estão presentes nos contos do livro ?O Homem que Calculava? de Malba Tahan, refletindo sobre as potencialidades dessa obra para um ensino e aprendizagem em Matemática de forma lúdica, criativa, dinâmica e autônoma. Realizaremos aprofundamento teórico sobre a TCC, a Teoria das Situações Didáticas, bem como as temáticas necessárias para a pesquisa. Produziremos uma tabela contendo os contos, os conteúdos matemáticos, o campo conceitual abordado e a série a ser trabalhados. Construiremos também, uma sequência didática explorando as situações abordadas nos contos, pautada na Teoria da Situações Didáticas, de modo que seja possível trabalhar a autonomia dos educandos no desenvolvimento dos conceitos matemáticos. Almejamos oferecer alternativas didáticas diferenciadas para o ensino e aprendizagem de Matemática, numa perspectiva criativa e dinâmica, contribuir para a formação dos licenciandos em Matemática da UNEB Campus II e difundir os conhecimentos produzidos por meio da pesquisa, em eventos e revistas científicas. Destaque que no período de 2018-2019 este projeto foi contemplado com bolsa de Iniciação científica da UNEB.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniela Batista Santos - Coordenador.

  • 2012 - 2018

    LADIMA - Laboratório Digital de Ensino da Matemática, Descrição: Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver produtos e técnicas que fomentem melhorias no ensino da Matemática. Atuando principalmente nas bases da Educação Matemática, este laboratório desenvolve metodologias e produtos tecnológicos que podem potencializar a prática docente. -. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Daniela Batista Santos - Integrante / André Ricardo Magalhães - Coordenador / Antonia Natanayana Lima Mesquita - Integrante / Fernanda Laureano da Silva - Integrante / Káthia Marise Borges Sales - Integrante.

  • 2012 - Atual

    RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICA-REFLEXIVA: ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA, Descrição: Objetiva-se principalmente analisar e construir recursos didáticos para o Ensino de Matemática Crítica-Reflexiva, de modo que possamos contribuir com a para um melhor ensino de Matemática da comunidade de Alagoinhas e região a partir da utilização do Laboratório de Educação Matemática da UNEB Campus II. Esse projeto está relacionado com o projeto de extensão que coordeno o "Matemática é Show". , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Daniela Batista Santos - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    Estruturação de referencial bibliográfico sobre temas em educação Matemática, Descrição: Estruturar acervo Bibliográfico para fundamentação dos trabalhos referentes às tendências de pesquisa em Educação Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Batista Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual da Bahia, Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET II. , Rodovia Alagoinhas Salvador BR 110 Km 3, BR, 48040210 - Alagoinhas, BA - Brasil, Telefone: (75) 342244888

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalho com a Área de Educação Matemática e Formação de Professor. Em geral leciono as Disciplinas de Didática da Matemática, Estágio, Tendências em Educação Matemática, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática, dentre outras.

2014 - 2018

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Do Núcleo de Pesquisa e Extensão

2009 - 2010

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Tutora A Distância, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 300

Outras informações:
Tutora a distância no Curso de Licenciatura em Matemática, atuando nas seguintes disciplinas: LÓGICA MATEMÁTICA, carga horária 60h; ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO (OTP), carga horária 60h FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, carga horária 60h FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA I, carga horária 60h EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I, carga horária 30h EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II (EM II), carga horária 30h

Atividades

  • 05/2025

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET II) Campus II Alagoinhas.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Matemática.

  • 05/2025

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração Central da Universidade do Estado da Bahia.Cargo ou função, Membro do colegiado do COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS CEP/UNEB.

  • 04/2025

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET II) Campus II Alagoinhas.Atividade de extensão realizada, Coordenadora do projeto de extensão "MATEMÁTICA É SHOW: ARTE, CRIATIVIDADE, CULTURA E A POÉTICA DO APRENDER COM O TEATRO".

  • 03/2025

    Ensino, Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado IV

  • 02/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Ciências Exatas e da Terra DCET II Alagoinhas.Linhas de pesquisa

  • 02/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Linhas de pesquisa

  • 02/2011

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Ciências Exatas e da Terra DCET II Alagoinhas.Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto de Extensão Matemática é Show.

  • 03/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática.

  • 08/2020 - 12/2024

    Pesquisa e desenvolvimento, DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTES (DLLARTES) Campus II, Doutorado em Crítica Cultural.Linhas de pesquisa

  • 04/2022 - 04/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTES (DLLARTES) Campus II.Cargo ou função, Comissão do Processo Eleitoral para o cargo de Coordenador do Colegiado do Programa em Crítica Cultural - Biênio 2022-2024, do Departamento de Linguística, Literatura e Artes - DLLARTES, Campus II / Alagoinhas, ATO ADMINISTRATIVO Nº 25/2022..

  • 03/2022 - 03/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTES (DLLARTES) Campus II.Cargo ou função, Representante estudantil na Comissão de seleção de bolsistas do Pós Crítica em 2022..

  • 10/2021 - 12/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTES (DLLARTES) Campus II.Cargo ou função, Comissão do Processo Eleitoral para o cargo de Diretor do Departamento de Linguística, Literatura e Artes - DLLARTES - Biênio 2022-2024, do Departamento de Linguística, Literatura e Artes - DLLARTES, Campus II / Alagoinhas, ATO ADMINISTRATIVO Nº 115/2021..

  • 03/2021 - 03/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTES (DLLARTES) Campus II.Cargo ou função, Representante estudantil na Comissão de seleção de bolsistas do Pós Crítica em 2021..

  • 07/2016 - 09/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Ciências Exatas e da Terra DCET II Alagoinhas.Cargo ou função, Comissão do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Colegiado de Matemática (membro).

  • 07/2018 - 07/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Ciências Exatas e da Terra DCET II Alagoinhas.Cargo ou função, Participação do Conselho Departamental como representante docente.

  • 04/2020 - 04/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTES (DLLARTES) Campus II, Doutorado em Crítica Cultural.Cargo ou função, Representante estudantil na Comissão de seleção de bolsistas do Pós Crítica em 2020..

  • 10/2019 - 02/2020

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ANÁLISE E REFLEXÃO DO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA (ARPE), DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, ESTÁGIO III

  • 08/2018 - 02/2020

    Ensino, Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Coordenção de área do PIBID de Matemática "PIBID Resignificando o Ensino de Matemática: uma Possibilidade Lúdica, Dinâmica e Contextualizada"

  • 08/2018 - 01/2020

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Atividade realizada, Coordenação de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.

  • 02/2019 - 09/2019

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA, DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (TCC III), LIBRAS

  • 12/2018 - 01/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Ciências Exatas e da Terra DCET II Alagoinhas.Cargo ou função, Comissão, Incentivo à Produção Científica, ATO ADMINISTRATIVO Nº 371/2018..

  • 02/2018 - 12/2018

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA I, POLITICAS EDUCACIONAIS I, DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, ANÁLISE E REFLEXÃO DO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA (ARPE), POLITICAS EDUCACIONAIS II, DIDÁTICA, LIBRAS

  • 10/2018 - 11/2018

    Ensino, Educação MatemáTICA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática e Metodologia do Ensino da Matemática

  • 07/2014 - 07/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Atividade realizada, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE.

  • 07/2014 - 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Cargo ou função, Participação como conselheira do Conselho Departamental.

  • 05/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Ciências Exatas e da Terra DCET II Alagoinhas.Cargo ou função, Comissão do Processo Eleitoral para o cargo de Diretor(a) Biênio 2018-2020 do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, DCET II, Alagoinhas /BA, ATO ADMINISTRATIVO Nº 108/2018.

  • 05/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Ciências Exatas e da Terra DCET II Alagoinhas.Cargo ou função, Comissão para análise e parecer sobre a proposta de implantação do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu ? Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Modelagem e Simulação em Biossistemas, ATO ADMINISTRATIVO Nº 146/2018..

  • 09/2016 - 02/2018

    Ensino, Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Coordenação do PIBID interdisciplinar entre Matemática e Biologia "Ensino e Pesquisa: Articulação Possíve"

  • 09/2016 - 02/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Atividade realizada, Coordenação de Área, do Programo Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.

  • 01/2016

    Outras atividades técnico-científicas , ADUNEB ? Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia, ADUNEB ? Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia.Atividade realizada, Participou da Coordenação Colegiada da ADUNEB - Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia, CNPJ 339645600001-15, na Coordenação Executiva - Gestão 2014/2016..

  • 01/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Bahia (SBEM-BA), Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Bahia (SBEM-BA).Atividade realizada, representante da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Bahia (SBEM-BA) na função de Vice Coordenadora do Núcleo de Alagoinhas nos períodos de: 2010-2012; 2012 ? 2014 e 2014-2018, desenvolvendo e implementando ações indicadas pela SBEM-BA em.

  • 02/2017 - 12/2017

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA, ESTÁGIO II, DIDÁTICA, TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, LIBRAS, SEMINÁRIO TEMÁTICO III (REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICA II)

  • 02/2016 - 12/2016

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA, ESTÁGIO I, LIBRAS

  • 07/2016 - 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração Central da Universidade do Estado da Bahia.Cargo ou função, Comissão com a finalidade de elaborar proposta referente à instalação do Restaurante Universitário, PORTARIA Nº 1.981/2016..

  • 01/2014

    Outras atividades técnico-científicas , ADUNEB ? Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia, ADUNEB ? Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia.Atividade realizada, Participou da Coordenação Colegiada da ADUNEB - Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia, CNPJ 339645600001-15, como representante departamental - Gestão 2012/2014..

  • 12/2014 - 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração Central da Universidade do Estado da Bahia.Cargo ou função, Na Portaria nº 0114/2014, publicada no DOE de 11 e 12/01/2014, referente a Comissão coma finalidade de elaborar a proposta de criação do Programa Institucional de Incentivo àProdutividade da Universidade do Estado da Bahia.

  • 05/2014 - 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração Central da Universidade do Estado da Bahia.Cargo ou função, Comissão regulamentação de permanência nas residências universitárias docentes da UNEB, PORTARIA Nº 1.431/2014..

  • 05/2010 - 06/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Ciências Exatas e da Terra DCET II Alagoinhas.Cargo ou função, Comissão de Atividade Acadêmico Científico Cultural - AACC.

  • 07/2013 - 10/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração Central da Universidade do Estado da Bahia.Cargo ou função, Comissão Interna de Seleção e Coordenação dos Programas de Formação, deque trata a Resolução CONSU nº 749/2010, PORTARIA Nº 1.495/2013..

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, ESTÁGIO I, TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATEMÁTICA I, FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HISTORIA DA MATEMÁTICA, ANÁLISE E REFLEXÃO DO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA (ARPE), TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATEMÁTICA II, SEMINÁRIO TEMÁTICO III (REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICA II)

  • 04/2010 - 12/2010

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Atividade de extensão realizada, Comemoração do Dia Nacional da Matemática - UNEB.

  • 03/2010 - 12/2010

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, MATEMÁTICA III, MODELAGEM MATEMÁTICA, TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Estágios Supervisionados

2008 - 2010

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Reda, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

2005 - 2005

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Reda, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 40

Outras informações:
Secretária do Colegiado de Enfermagem com contrato tipo Reda.

2003 - 2005

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Estágiaria, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 40

Outras informações:
Secretária do Colegiado do Curso de Enfermagem.

2002 - 2002

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora Voluntária

Outras informações:
Monitora voluntária do Laboratório de Informática do Curso de Matemática - LABIEM

Atividades

  • 11/2004 - 12/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Química e Exatas, Campus de Jequié.Linhas de pesquisa

  • 07/2005 - 08/2005

    Estágios , Departamento de Saúde, Colegiado do Curso de Enfermagem.Estágio realizado, Secretária.

  • 07/2003 - 08/2005

    Serviços técnicos especializados , Colegiado do Curso de Enfermagem, Campus de Jequié.Serviço realizado, Secretária.

  • 07/2003 - 06/2005

    Estágios , Departamento de Saúde, Colegiado do Curso de Enfermagem.Estágio realizado, Secretária.

  • 11/2004 - 12/2004

    Extensão universitária , Departamento de Saúde, Campus de Jequié.Atividade de extensão realizada, Ministrante do Curso: O Origami como recurso para o Desenvolvimento Cognitivo.

2006 - 2012

Governo do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

Outras informações:
Também Ensinava Física.

Atividades

  • 05/2007 - 07/2012

    Ensino,Disciplinas ministradas, Disciplina Física, Disciplina Matemática

2006 - 2006

DIREC 13 - Jequié

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Mediadora do Projeto do Governo Estadual de Educação de formação continuada de professores de Jovens e Adultos - EJA.

Atividades

  • 08/2006 - 11/2006

    Ensino, Formação Continuada de Professores - EJA, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Trabalho realizado com os professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA, que lecionam nas escolas da rede pública estadual dos municipio de Jequié-BA e Maracás-BA. Curso de formação continuada de professores, projeto do Governo do Estado.

2003 - 2003

Escola Passo a Passo

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora de 1ª a 4ª serié do ensino fundamental.

Atividades

  • 02/2003 - 12/2003

    Ensino,Disciplinas ministradas, Matemática

2009 - 2010

Universidade Estadual da Bahia

Vínculo: Bolsa de Tutoria, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2009 - 08/2010

    Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LÓGICA MATEMÁTICA, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO (OTP), FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA I, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II (EM II)